As ações do Grupo Mateus (GMAT3) não são tão conhecidas no Sul? Seria uma vantagem investir agora antes de ele começar sua expansão? Saiba o que os grandes investidores pensam através do nosso método
As ações do Grupo Mateus (GMAT3) fizeram sua abertura de capital em 2020 e até o momento em que isso aconteceu foi a maior oferta pública de ações desse ano, captando mais de R$ 4.63 bilhões. Quarto maior atacarejo do Brasil, tem mais atuação no Norte e no Nordeste, sendo pouco conhecido pela população mais ao sul do país. Ainda.
As ações do Grupo Mateus (GMAT3), essa companhia criada por um ex-garimpeiro de Serra Pelada, seria uma boa ação para investir? Para responder essa pergunta, preparamos um artigo que conta o que é essa empresa. Mas, acima de tudo, queremos apresentar brevemente a metodologia que usamos para detectar a atuação institucional e saber o que os big players estão fazendo, usando o volume de negócios em ativos como causa principal dos movimentos de preço.
- O que é o Grupo Mateus e suas ações (GMAT3)?
- Ações do Grupo Mateus (GMAT3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Grupo Mateus (GMAT3)?
- Formas de ganhar em ações do Grupo Mateus (GMAT3)?
- Investir ou não investir em ações do Grupo Mateus (GMAT3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Grupo Mateus (GMAT3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações do Grupo Mateus (GMAT3)?
- Conclusão
O Grupo Mateus tem 2.202.976.483 de ações ordinárias e estão em free float 454.852.740 (20,60%).
1. O QUE É O GRUPO MATEUS E SUAS AÇÕES (GMAT3)?
Segundo a página das ações do Grupo Mateus (GMAT3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Holdings de Instituições Não Financeiras. Participação No Capital de Outras Sociedades. Na Condição de Acionista. Sócia Ou Quotista. em Caráter Permanente Ou Temporário. Como Controladora Ou Coligada.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Comércio e Distribuição / Alimento
O Grupo Mateus é o quarto maior atacarejo do Brasil, operando supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção.
Sua abrangência é no Maranhão, no Pará e no Piauí, com 137 lojas.
Ilson Mateus, um ex-garimpeiro de Serra Pelada (PA) criou o grupo há 34 anos que. O Grupo Mateus tem hoje mais de 20 mil pessoas funcionários. Atualmente, 6 em cada 10 colaboradores estão há mais de 10 anos no Grupo Mateus.
Sua IPO, em 2020, arrecadou R$ 4,63 bilhões.
Em sua página de relacionamento com o investidor, o Grupo Mateus se define como a maior rede varejista de alimentos do Brasil no critério de capital 100% nacional.
Além de suas próprias lojas, atende quase 20 mil pontos de venda com a ajuda de 1.750 representantes comerciais do atacado. Com isso, seu atendimento segue chega até Bahia, Ceará e Tocantins, com a operação de entrega do Armazém Mateus.
São:
- 29 atacarejos
- 24 supermercados
- 2 hipermercados
- 66 lojas de eletroeletrônicos
- 16 lojas de vizinhança
- 9 centros de distribuição.
A marca Mateus possui as seguintes bandeiras:
- Mix Atacarejo
- Supermercado Mateus
- Eletro Mateus
- Camiño Supermercados
O grupo também possui a plataforma de e-commerce e o aplicativo de descontos, o Mateus App. E também oferece crédito: cartões MateusCard e o Crednosso.
O Grupo Mateus possui Centros de Distribuição no Maranhão, Pará e Piauí que garantem também a operação varejista de pequenos e médios empreendedores no Norte e Nordeste através do Armazém Mateus.
Em 2020 lançou a plataforma “Super – Mercado do Futuro” com venda online. O cliente seleciona os produtos no smartphone e pode escolher entre o delivery ou o sistema de entrega drive-trhu na própria loja.
Com o crescimento das operações, em 2013, foi criada a It Happens, hoje Pulse. Passou a desenvolver e gerenciar softwares de logística usados nas atividades. Conta, para isso, com 180 programadores de módulos para RH, vendas, estoque, contabilidade, e-commerce, dados estatísticos, infraestrutura e gestão da companhia.
A Central de Fatiamento e Porcionamento centraliza toda matéria que será processada nas lojas. No processamento, o maquinário possui tecnologia europeia e nacional, são fatiados frios, carnes, peixes, hortifrútis e comidas prontas, com a produção total de 22 toneladas por dia. A distribuição é feita em caminhões com as temperaturas adequadas para cada tipo de produtos, nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.
O Grupo Mateus criou em 2007 a Indústria de Panificação Bumba Meu Pão, nas cidades de São Luís e Imperatriz, de maneira que esta Central atenda todas as lojas Mateus. As lojas são abastecidas diariamente pela Indústria com pães, bolos, tortas e salgados. A produção diária é de 37 toneladas, distribuídas para os estados do Maranhão, Para e Piauí.
O que são as ações do Grupo Mateus (GMAT3)?
Quando uma empresa decide crescer, muitas vezes ela precisa de um capital extra para fazer esse investimento.
Uma das formas de obtê-lo é através de financiamentos ou empréstimos. Mas está cada vez mais comum o recurso de abertura de capital que nada mais é que vender na bolsa de valores o seu capital social, em forma de ações, para os investidores. Quando os investidores compram as ações, dão dinheiro para a empresa crescer. Se ela é bem-sucedida nesse objetivo, as ações valorizam e todos ganham.
Então, ações nada mais são do que pequenos pedaços do capital social de uma empresa.
Nem todos nós estamos interessados em ficar sócios de uma empresa ou levar ações para o longo prazo, mesmo se tratando de uma companhia como o Grupo Mateus (GMAT3).
Histórico da empresa e de suas ações (GMAT3)
- 1986: O início do Grupo Mateus
Em 1986, Ilson Mateus abre uma pequena mercearia de 50 m², na cidade Balsas, Maranhão. Com o sucesso do negócio, em pouco tempo a mercearia inicia as vendas no atacado e se torna um Armazém.
- 1997: Aposta no Eletro
Em 1997, o Grupo Mateus começa a apostar nas vendas de eletroeletrônicos e, assim, surge o Eletro Mateus.
- 2000: Novos Mercados
Com o objetivo de expandir para novos mercados, o Grupo inaugura sua primeira loja em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão.
- 2002: Inauguração em Santa Inês
É inaugurada uma nova e moderna loja em Santa Inês, Maranhão. A cidade, além de ser um importante ponto de distribuição, também foi estratégica para a chegada do Grupo Mateus à capital maranhense.
- 2003: Chegada à São Luís
Em 2003, o Grupo Mateus chega em São Luís, com a inauguração de duas lojas, seguidas por outras aberturas ao longo dos anos.
- 2007: Diversificação dos Negócios
Neste ano, nasce a Bumba Meu Pão, empresa especializada na fabricação de pães, doces e salgados. Também é criado um novo segmento de vendas, o atacarejo (cash and carry), com as lojas Mix Atacarejo.
- 2009: Inauguração em Açailândia
O Grupo Mateus expande suas operações para mais uma cidade e inaugura um Mateus Supermercados na cidade de Açailândia, no Maranhão.
- 2011: MateusCard e Expansão da Bumba Meu Pão
Por meio de uma parceria com o Bradesco, o Grupo Mateus lança seu próprio cartão de crédito, o MateusCard. No mesmo ano, a Bumba Meu Pão tem a capacidade de produção triplicada.
Investimento em pessoas
Com o crescimento do negócio, o Grupo Mateus percebe a necessidade de investir na formação de pessoas e cria a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus, onde os gestores são capacitados para que possam assumir cargos de liderança no Grupo.
- 2012: Novos Estados
Como parte de sua estratégia, o Grupo Mateus expande a sua atuação para outros estados, começando por Marabá, no Pará.
- 2013: Expansão no Maranhão
Mais quatro lojas, dos segmentos de eletro, autosserviço e varejo são inauguradas no Maranhão.
- 2014: Investimento em Produção e Logística
Além da abertura de mais um supermercado em São Luís, o Grupo amplia sua estrutura de produção e logística, com a inauguração de uma Central de Hortifrúti e um Centro de Distribuição em Imperatriz.
- 2015: Novas Aberturas no Maranhão
Em 2015, o Grupo Mateus abre mais três lojas, além de reinaugurar o primeiro Mix Atacarejo em Balsas, que foi totalmente reconstruído seguindo o padrão moderno das demais lojas do segmento.
- 2016: Primeiro negócio online
O Grupo Mateus implementa o site CantodoChef.com.br, especializado em vendas para restaurantes, hotéis e lanchonetes, aumentando a sua participação de mercado.
Investimento em segmento Prime
Após grandiosa reforma, uma das lojas mais estratégicas do Grupo em São Luís ganha um empório. O Spazio Mateus é focado em produtos premium e possui restaurante, gelateria, cafeteria, boulangerie e a maior adega do Maranhão.
- 2017: Lojas de Vizinhança
É criada uma nova bandeira de varejo, a Camiño – loja de vizinhança, que atende cidades com até 50 mil habitantes mapeadas pelo Grupo Mateus.
- 2018: Mais Investimentos em Logística e Produção
Para atender ao rápido crescimento do negócio, é inaugurado um novo Centro de Distribuição em São Luís. O Grupo Mateus também inova na sua linha de produção e abre uma Central de Fatiados, também na capital maranhense, com foco na padronização e na centralização da produção de frios.
- 2019: Expansão Digital
Dois lançamentos marcam a expansão digital do Grupo Mateus: Mateus App, que oferece descontos, e o e-commerce Mateus Online, voltado para venda de produtos não-alimentícios (eletro, móveis, papelaria, perfumaria e bebidas).
- 2020: IPO do Grupo Mateus
Tendo como base logística, tecnologia, pessoas e serviços, o Grupo Mateus figura no mercado do país como a maior empresa de varejo alimentar com capital 100% nacional. Dando continuidade à sua expansão estratégica, o Grupo realiza sua oferta pública de ações na B3, no segmento de Novo Mercado, seguindo os mais elevados padrões de Governança Corporativa.
Inauguração no Piauí
Em 2020, o Grupo Mateus expande sua atuação para mais um estado, com a inauguração de uma unidade do Mix Atacarejo em Teresina, capital do Piauí.
2. AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Grupo Mateus (GMAT3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Todas as negociações são feitas por meio eletrônico. Qualquer pessoa física ou jurídica, de posse de um computador conectado à internet, com uma plataforma de negociação, consegue vender e comprar esses e qualquer outro ativo nesse mercado. Pra isso, basta, além desses itens, termos uma conta em uma corretora de valores, que fará o meio de campo entre os negociadores e a bolsa.
Quais ações o Grupo Mateus possui?
O Grupo Mateus (GMAT3) possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias. Essas ações também têm direito a receber proventos, tais como dividendos e juros sobre capital próprio, além de outros direitos. Se uma empresa tem também ações preferenciais, estas têm prioridade no recebimento de proventos (e outros direitos), mas não é o caso do Grupo Mateus (GMAT3).
Qual são os códigos das ações do Grupo Mateus
O código das ações do Grupo Mateus é GMAT3.
Os códigos das ações negociadas na bolsa também são conhecidos por ticker.
O ticker é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
As ações do Grupo Mateus (GMAT3) são negociadas em quais bolsas?
As ações do Grupo Mateus (GMAT3) foram recém-lançadas em 2020 na B3. Por isso, ainda não são negociadas no estrangeiro.
Se isso acontecer, será por algum sistema de recibos, por exemplo as ADRs, que são correspondentes ao mercado estadunidense.
As American Depositary Receipts são recibos que podem ser negociados nas principais bolsas dos Estados Unidos como se fossem as próprias ações. Porém, as ações correspondentes ficam custodiadas por uma empresa financeira no Brasil, evitando duplicidade de negociação.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações do Grupo Mateus (GMAT3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Ilson Mateus Rodrigues | 41,90 | 0,00 | 41,90 |
Maria Barros Pinheiro | 30,50 | 0,00 | 30,50 |
Ilson Mateus Rodrigues Junior | 3,50 | 0,00 | 3,50 |
Denílson Pinheiro Rodrigues | 3,50 | 0,00 | 3,50 |
Outros | 20,60 | 0,00 | 20,60 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)?
Podemos lucrar com as ações do Grupo Mateus (GMAT3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: compramos GMAT3 na intenção de vender as ações quando elas valorizarem num prazo mais ou menos curto. Esse prazo varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de mais de dois dias), position trade (operações de mais de duas semanas). Também podemos vender ações se acharmos que elas vão desvalorizar no curto prazo para comprá-las, mais tarde, mais baratas. Como posso vender algo que não tenho? Eu alugo as ações de um investidor de longo prazo, vendo e, depois, as recompro, pagando o aluguel e mantendo a diferença de preço entre venda e recompra como o meu lucro.
- Distribuição de dividendos: todas as empresas listadas na bolsa são obrigadas a dividir 25% de seus lucros (pelo menos) por seus acionistas. Essa divisão é feita por ação possuída e ocorre periodicamente. São os dividendos, que interessam sobretudo aos investidores que querem encarar as ações do Grupo Mateus (GMAT3) como uma espécie de poupança, no longo prazo. Ainda não temos condições de saber se o Grupo Mateus é bom pagador de dividendos, pois suas ações acabaram de ser lançadas.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Como vimos, com a recente crise detonada pelo novo corona vírus, é temeroso investir em ações pensando no longo prazo, principalmente se iniciamos esse processo no momento errado… num topo histórico, por exemplo.
Claro, há as exceções que sabem fazer isso. Talvez alguém tenha falado pra você de Luis Barsi e você tenha pensado que, ora, é fácil e tudo o que ele diz faz sentido.
Ou, então, justamente depois de um momento mais agudo de crise como o que acabamos de testemunhar em março/abril de 2020. Diversas empresas estavam a preços “baratos” e os grandes investidores aproveitaram a liquidez que só o desespero dá para acumular milhões em ações de coas companhias.
Mas lembre-se de que o mercado é um dos setores mais competitivos que existem. Os preços dos ativos são controlados por movimentações de grandes volumes por parte dos investidores institucionais. Estes têm a seu lado algoritmos de última geração, as mentes matemáticas mais poderosas para programá-los e computadores para executá-los, de alta capacidade e, de preferência, bem perto da bolsa, para evitar a latência, fazendo milhares de operações por segundo.
O que diz o próprio grupo Mateus (GMAT3)
Entre os planos do Grupo Mateus está fortalecer posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia de multicanalidade, aproveitando todos formatos e negócios. Eis detalhes do plano segundo a página de relacionamento com investidores:
- Consolidar ainda mais a liderança e presença regional por meio da expansão geográfica das lojas físicas: em 30 de junho de 2020, 137 lojas entre as bandeiras Mateus Supermercados, Mix Atacarejo, Eletro Mateus e Armazém Mateus, o que representa praticamente o dobro do número de lojas físicas em 2016
- Manutenção da disciplina financeira: medidas e estratégias que vêm demonstrando consistência e eficiência na manutenção de níveis de liquidez e caixa adequados, apresentando um baixo índice de alavancagem financeira. Plena capacidade de pagamento de todos os compromissos financeiros de curto e longo prazo com a geração de caixa e recursos atualmente disponíveis.
- Expansão via multicanalidade completa: em vista da crescente expansão do poder aquisitivo das classes sociais brasileiras, dará continuidade à estratégia de expansão de múltiplos canais de venda, com a inauguração de lojas físicas, em shopping centers e nas ruas, e a ampliação das operações em lojas virtuais.
- Reforçar continuamente a cultura com base no desempenho: incentiva o trabalho em equipe, promovendo a liderança e comprometimento profissional, bem como contribuindo para o desenvolvimento, a retenção e a atração de talentos.
- Ampliar conhecimento do mercado de varejo alimentar e do varejo de eletro/móveis e dos hábitos de compra de nossos consumidores: estudos de mercado de modo a ampliar conhecimento das principais tendências dos segmentos de varejo alimentar, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis, como por exemplo, análises de benchmarking e pesquisas de comportamento do consumidor.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações na Bolsa de Valores!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas. A Nova Análise Técnica analisa os gráficos dos ativos e seus potenciais movimentos através da observação do volume como fonte principal de informações, diferentemente da Análise Técnica Clássica, que foca no preço.
Para a Nova Análise Técnica, a verdadeira mensagem é o volume e o preço é o mero mensageiro, um ponto de referência. O volume é o combustível de qualquer tendência e sua análise dá informações mais completas do que pode vir a acontecer com um ativo, com maior probabilidade de acerto.
Como os volumes mais expressivos só podem ser provocados pelos investidores institucionais, o Raio X Preditivo também pode ser definido como a metodologia que observa a atuação dos big players, colocando-os como parceiros em níveis de preço de alta probabilidade de acerto, também conhecidas como trade location.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)?
Para comprar ações do Grupo Mateus (GMAT3) ou de qualquer outra companhia é muito, muito simples. Basta abrir uma conta na corretora de valores que você escolher, depositar o dinheiro que pretende usar para negociar e, através de uma plataforma, dar a ordem.
Parece simples e é. Mas cuidado.
Não confunda a facilidade de execução de uma tarefa com o sucesso de seus resultados. Comprar ações no momento em que elas estão no auge de um movimento pode significar que você terá que vendê-las quando não aguentar mais vê-las cair.
Assim, antes de mais nada, antes de investir em ações do Grupo Mateus (GMAT3) ou de qualquer outra empresa, invista em um curso de qualidade. A nossa sugestão é o treinamento Raio X Preditivo.
E, mesmo depois disso, treine muito na conta demo – que toda boa corretora fornece – para, assim, verificar se está preparado a fazer trades e investir com dinheiro de verdade.
Claro que é mais fácil fazer trades com o “dinheiro de mentira” da conta demo. Porém, se você não produzir resultados na conta demo, não será na conta real que conseguirá.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DO GRUPO MATEUS (GMAT3)
Embora seja uma empresa mais conhecida ao Norte do Brasil, o Grupo Mateus é muito forte por lá, uma região que tem muito potencial para expansão, isso sem falar na possibilidade de o grupo querer tomar sua fatia em terras mais ao Sul, dominadas pelos seus mais fortes concorrentes. Num cenário desses, é possível que as ações se valorizem, caso se obtenha sucesso no intento. O que esperar de uma empresa que surgiu de alguém com tanta garra, que saiu de Serra Pelada para o mundo?
No entanto, sempre há momentos melhores para se adquirir esses ativos, sobretudo quando há interesse institucional. Isso se determina pela leitura do volume de negócios. Um volume elevado pode tanto indicar que um grande participante está se desfazendo das ações quanto um que está acumulando em grande número. A leitura correta do volume de negócios nos é dada pela metodologia do Raio X Preditivo.