Aprenda a comprar e a vender ações do Banco Mercantil (BMIN4): estas dicas vão fazer você encontrar oportunidades em qualquer ativo da bolsa de valores
As ações do Banco Mercantil (BMIN4) são os ativos desse banco mineiro com grande foco no atendimento dos beneficiários do INSS e, portanto, tem um grande fluxo de recursos em suas mãos. Sem dúvida que isso gera interesse por suas ações ordinárias (BMIN3) e preferenciais (BMIN4).
Ao todo, entre uma classe e outra, são 52 milhões de ações, 32 milhões de ordinárias (BMIN3) e quase 20 milhões de preferenciais (BMIN4).
Destas, uma boa porcentagem delas está em “free float”, ou seja, em livre negociação no mercado.
- Quantidade de Ações Ordinárias em negociação (BMIN3): 10.477.896 (32,16%)
- Quantidade de Ações Preferenciais em negociação (BMIN4): 14.788.288 (74,55%)
- Total de Ações em negociação: 25.266.184 (48,20%)
Note que uma porcentagem muito maior e um número maior de ações preferenciais estão em negociação. De fato, de um modo geral, as ações preferenciais costumam ter mais liquidez e, portanto, negócios diários. Afinal, as ações ordinárias costumam ser mantidas por seus possuidores por interesses de controle acionário da empresa.
De qualquer modo, bancos sempre gerarão interesse nos investidores e traders. Assim, vamos dedicar este artigo a estudar os negócios do Banco Mercantil (BMIN4), sua história e nosso posicionamento quanto ao investimento em companhias da bolsa no longo prazo, tanto pra esta específica quanto para as demais.
- O que é o Banco Mercantil e suas ações (BMIN4)?
- Ações do Banco Mercantil (BMIN4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Banco Mercantil (BMIN4)?
- Formas de ganhar com ações do Banco Mercantil (BMIN4)?
- Investir ou não investir em ações do Banco Mercantil (BMIN4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Banco Mercantil (BMIN4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações do Banco Mercantil (BMIN4)?
- Conclusão
1. O QUE É O BANCO MERCANTIL E SUAS AÇÕES (BMIN4)?
O Banco Mercantil (BMIN4) foi fundado no município de Curvelo, em Minas Gerais, em 1943. No momento, atua com pessoas físicas e jurídicas, seu porte é considerado médio e oferece produtos e serviços diversificados pra todas as classes de clientes. As origens do crescimento do Banco Mercantil vem das décadas de 60, 70 e 80 quando incorporou vários estabelecimentos bancários.
Recentemente, fica em oitavo lugar em depósitos totais, entre os bancos privados, de acordo com levantamento do Banco Central. Sua rede de atendimento conta com mais de 200 pontos.
O ponto que chama a atenção pra este banco é que em 2010 venceu o primeiro leilão do INSS e se transformou no responsável pelo pagamento de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Pra isso, teve de se adaptar, lançando um atendimento adaptado à demanda, com equipe especializada, produtos e serviços exclusivos pra esse público. Com isso, obteve certificação ISSO 9001 nessa área.
Segundo a instituição Great Place To Work, foi a melhor empresa pra se trabalhar em Minas Gerais, em 2018, com direito a exibir esse título até 2020.
O Banco Mercantil (BMIN4) também trabalha com investimento, crédito, corretagem de seguros, câmbio, distribuição de valores e intermediação de títulos e valores mobiliários.
Atualmente, está presente em 143 cidades, com 3 Plataformas e 2 Unidades de Negócios, 25 Postos de Atendimento Eletrônico e 200 agências. No entanto, concentra negócios no Sudeste brasileiro: 80% de suas agências estão nessa região, especialmente em Minas.
Recentemente abriu uma agência internacional, no caso, nas Ilhas Cayman.
As Ilhas Cayman são considerados um “paraíso fiscal”. O objetivo é oferecer mais produtos internacionais aos clientes.
O que são as ações do Banco Mercantil (BMIN4)?
Quando uma empresa abre capital, isto é faz uma oferta pública inicial de ações na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), ela está captando recursos pra seu crescimento.
O que isso significa? Que ela está dividindo os riscos desse empreendimento com os investidores. Os investidores, por sua vez, aceitam o risco porque acreditam que a companhia terá sucesso e elas aceitam comprar frações da companhia, em forma de ações.
Assim, as ações nada mais são que a menor fração possível do capital social de uma empresa. Se compramos ações, passamos a ser “donos” de um pedaço da empresa. Se a empresa tiver sucesso, o valor total da companhia vai aumentar e, consequentemente, o valor de cada “pedacinho” ou ação vai aumentar junto.
Não só isso: se a empresa cresce, é esperado que ela lucre mais. Por lei, pelo menos 25% dos lucros precisam ser divididos com os acionistas. E, assim, os investidores também vão ter a oportunidade de receber uma remuneração extra pelo risco que aceitaram tomar quando da oferta pública de ações.
Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em se tornar sócios da companhia.
Boa parte dos negócios diários da bolsa de valores é realizado por traders também conhecido como especuladores.
O que eles querem?
Eles sabem que as oscilações fazem parte do preço de um ativo. Ele sobe e desce e isso é regra. Os especuladores querem se aproveitar dessas oscilações:
- Se o preço vai subir (na interpretação de suas análises), eles compram.
- Se o preço vai cair (segundo a leitura desses traders), eles vendem: a venda de ativos mesmo sem tê-los em carteira é possível graças ao aluguel de ações; esse tipo de operação é chamada de venda descoberta, venda a descoberto ou, em inglês, short (em muitos filmes, você vai ver essa palavra traduzida equivocadamente como “operação curta”).
No caso de comprar, o trader quer que as ações subam, pra vendê-las mais caras a seguir. Se o preço cair, ele terá prejuízo.
No caso de vender, a expectativa é de que a ação caia. Assim, ele poderá recomprá-las a um preço mais barato, ficando assim com a diferença do preço de venda e de compra. Aí é só devolver as ações alugadas, pagar o aluguel dos papeis e manter o restante como lucro. Mas se as ações valorizarem ele terá prejuízo.
Histórico da empresa e de suas ações (BMIN4)
- 1940 – Fundação do Banco Mercantil de Minas Gerais – Curvelo/MG.
- 1953 – Família Araujo assume o BMMG.
- 1955 – Incorporação do Banco Industrial de Minas Gerais.
- 1968 – Aquisição do Banco Santa Cruz e Banco Metrópole.
- 1970 – Aquisição dos Bancos Industrial de Campina Grande e Mercantil do Brasil. Assume identidade Banco Mercantil do Brasil.
- 1980 – Consolida-se em MG e é reconhecido no setor bancário e financeiro em todo o país.
- 2014 – Vencedor do Leilão INSS em MG e interior de SP. Foco no atendimento aos beneficiários do INSS.
- 2016 – Novas oportunidades de negócios para o Banco Mercantil de Investimentos (BMIN4) .
- 2018 – Certificação ISO 9001 pra Agência Matriz – comprovando a qualidade do atendimento.
2. AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Banco Mercantil (BMIN4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anteriormente conhecida como Bovespa e, ainda, mais tarde, como BM&FBovespa.
Todos os negócios acontecem em ambiente eletrônico, com total segurança de registro e liquidação, transparência, velocidade e acessibilidade a todos os perfis de investidores.
Assim, todos habilitados a isso podem negociar ações do Banco Mercantil (BMIN4) e de outras companhias, do mero investidor de varejo que compra de 100 a 10 mil ações a cada vez aos investidores institucionais, que compram e vendem milhões em uma única operação.
Para nós, meros mortais, basta ter um computador, uma conexão com a internet e uma conta na corretora pra isso. Bem fácil.
Porém, estaremos entrando em um campo de batalha em que 90% das operações são realizadas por institucionais que contam com:
- Robôs HFT (Hith Frequency Trading): algoritmos avançadíssimos preparados pra se aproveitar das menores deficiências e desequilíbrios do mercado. Eles são capazes de posisionar, reposicionar e executar milhares de ordens por segundo, inclusive com capacidade de, assim, manipular o preço.
- Hardware de última geração: computadores pra executar esses algoritmos e, por sua vez, essas mega companhias estão conectadas diretamente com os mercados, garantindo a velocidade de sua atuação.
- Recursos humanos de primeira: as mentes matemáticas mais geniais e os executivos mais competitivos do mercado, muito bem informados e muito bem remunerados.
Nesse cenário, vale a pena saber como esses personagens fundamentais se comportam, sob o risco de ser esmagado sob o peso de suas operações.
Quais ações o Banco Mercantil possui?
O Banco Mercantil possui ações ordinárias e preferenciais:
Ações ordinárias: dão direito a voto nas assembleias, além de outros direitos e, ainda, recebem dividendos, embora não tenham prioridade nesse quesito
Ações preferenciais: recebem dividendos com prioridade, mas não têm direito a voto nas assembleias. Possuem ainda muitos outros direitos
Talvez você tenha se interessado pelas ordinárias por querer participar das assembleias das companhias, como as do Banco Mercantil (BMIN4), porém, para ter essa participação não bastam poucas ações. São necessárias muitas.
Além disso, tanto investidores vão preferir as preferenciais (BMIN4) pela prioridade dos dividendos, quanto os traders também vão preferir, por conta da liquidez desses papeis.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação.
Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
Os ticker das ações do Banco Mercantil são os seguintes:
- Ações preferenciais (PN) do Banco Mercantil: BMIN4
- Ações ordinárias (ON) do Banco Mercantil: BMIN3
São negociadas em quais bolsas
As ações do Banco Mercantil (BMIN4) ainda não estão sendo negociadas em bolsas estrangeiras, apenas na bolsa brasileira, a B3.
No entanto, existem muitos casos de ações nacionais que são negociadas em bolsas de outros países.
Por exemplo, na Bolsa de Nova York, muitas de nossas ações são negociadas através de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam travadas por aqui, sob a custódia de uma empresa, geralmente um banco, habilitado para tanto.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4)?
Segundo a página das ações do Banco Mercantil (BMIN4) no site da B3, estes são os principais acionistas da companhia:
Nome | %ON – BMIN3 | %PN – BMIN4 | %Total |
Pedro Ribeiro de Oliveira Neto | 10,88 | 0,00 | 6,76 |
Luiz Henrique Andrade de Araújo | 8,78 | 6,70 | 7,99 |
Marco Antônio Andrade de Araújo | 6,88 | 7,78 | 7,22 |
Paulo Henrique Brant de Araujo | 3,09 | 0,04 | 1,94 |
Yehuda Waisberg | 1,03 | 8,30 | 3,78 |
Erildo Lima | 0,81 | 5,57 | 2,61 |
Sociedade Com. Agricola Santa Luzia Ltda | 5,90 | 0,00 | 3,66 |
Milton de Araújo | 6,50 | 0,00 | 4,04 |
Maurício de Faria Araujo | 4,40 | 0,00 | 2,73 |
José Ribeiro Vianna Neto | 0,15 | 0,05 | 0,11 |
Mb Fundo de Invest em Ações Inst Financeiras | 0,00 | 1,72 | 0,65 |
Sapil Ltda | 4,24 | 0,00 | 2,64 |
Renato Augusto de Araujo | 3,98 | 0,56 | 2,68 |
Lusbem Gestão Parti. Societ. Ltda | 4,20 | 1,43 | 3,15 |
Sandra Maria de Araujo Simões | 6,88 | 3,83 | 5,72 |
Ana Carolina Andrade de Araújo Lima | 6,88 | 3,83 | 5,72 |
E2m Estrategia Fim | 0,00 | 2,61 | 0,99 |
E2m Intrust Fundo Invest | 0,10 | 2,15 | 0,87 |
Outros | 25,30 | 55,43 | 36,74 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações do Banco Mercantil (BMIN4), dentre as quais as mais populares são:
- Trade com ações do Banco Mercantil (BMIN4): compramos BMIN4 na intenção de vender as ações quando elas valorizarem num prazo mais ou menos curto. Esse prazo varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de mais de dois dias), position trade (operações de mais de duas semanas). Também podemos vender ações se acharmos que elas vão desvalorizar no curto prazo para comprá-las, mais tarde, mais baratas. Como posso vender algo que não tenho? Eu alugo as ações de um investidor de longo prazo, vendo e, depois, as recompro, pagando o aluguel e mantendo a diferença de preço entre venda e recompra como o meu lucro.
- Distribuição de dividendos das ações do Banco Mercantil (BMIN4): todas as empresas listadas na bolsa são obrigadas a dividir 25% de seus lucros (pelo menos) por seus acionistas. Essa divisão é feita por ação possuída e ocorre periodicamente. São os dividendos, que interessam sobretudo aos investidores que querem encarar as ações do Banco Mercantil (BMIN4) como uma espécie de poupança, no longo prazo. Geralmente, inclusive, os dividendos são usados para comprar ainda mais ações que, por sua vez, serão responsáveis pelo pagamento de mais dividendos futuros.
Claro que, para essa última estratégia, no mínimo, é preciso que a empresa pague dividendos regularmente e que esses dividendos sejam bons, representem uma porcentagem importante do valor da ação.
Vejamos como foram os dividendos recentes do Banco Mercantil (BMIN4):
Data de Aprovação | Tipo de Ação | Valor |
21 Fev 2019 | Ordinária | 0,054207 |
20 Fev 2019 | Preferencial | 0,663529 |
22 Fev 2018 | Preferencial | 0,663529 |
23 Fev 2017 | Preferencial | 0,331815 |
10 Ago 2016 | Ordinária | 0,301650 |
10 Ago 2016 | Preferencial | 0,331815 |
17 Mar 2016 | Preferencial | 0,330000 |
13 Ago 2015 | Ordinária | 0,300000 |
13 Ago 2015 | Ordinária | 0,330000 |
13 Ago 2015 | Preferencial | 0,363000 |
19 Fev 2015 | Preferencial | 0,663530 |
25 Fev 2014 | Preferencial | 0,331765 |
09 Ago 2013 | Preferencial | 0,331765 |
09 Ago 2013 | Ordinária | 0,298588 |
06 Ago 2010 | Ordinária | 0,922966 |
Uma coisa que você pode fazer é somar os dividendos de determinado ano (para uma única classe de ação, preferencial ou ordinária), dividir pelo valor da ação no início desse período e multiplicar por cem, tendo, então, uma porcentagem que corresponde ao valor aproximado dos “juros” pagos pelos dividendos sobre uma suposta “aplicação” no início do período.
Claro, ainda tem a possível desvalorização ou valorização do ativo, pois não estamos falando de renda fixa, mas de renda variável. Tratar as duas modalidades de forma igual é falta de sabedoria.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Embora seja um banco médio, isto é, não está entre os cinco grandes do varejo brasileiro (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Bradesco), não há como negar a importância do Banco Mercantil.
Sobretudo, considerando a sua responsabilidade sobre o beneficiados pelo INSS em uma região tão importante e tão densamente povoada. Só isso, por si só, já é uma garantia de que os negócios dessa companhia estão garantidos até certo nível.
Porém, quando pensamos em INVESTIR (ou seja, LONGO PRAZO), sendo pequenos participantes de varejo, devemos ser ainda mais cautelosos.
Por mais que estejamos falando de empresas sólidas e boas, quando se trata de renda variável, bolsa de valores, mercado de risco, devemos ser responsáveis: não estamos mais falando de caderneta de poupança, definitivamente.
Você pode “apostar” em uma grande companhia e, ainda assim, suas ações não irem tão bem. Alguns dos motivos porque isso acontece ainda não estão ao alcance de seus conhecimentos e outros motivos não estão ao alcance sequer de grandes e experientes analistas (ou você acha que não existem grandes fundos que perdem dinheiro com ações?).
Há muito de imprevisibilidade no mercado de renda variável.
E quanto mais tempo você fica exposto ao risco, maiores são as chances de que essas imprevisibilidades se concretizem. Não acredita? Pergunte a alguém que vivenciou a crise de 2008, quando o varejo começava a se interessar pela bolsa.
Essas crises, mais ou menos graves, acometem as empresas individualmente e, nos casos mais graves, os mercados como um todo.
Já pensou? Você comprar ações do Banco Mercantil e um acontecimento qualquer, por mais bem intencionados que sejam os dirigentes da empresa, as ações caírem para a metade do preço?
O que fazer? Comprar mais ações? Mas você terá dinheiro para isso? E, se tiver, terá coragem de comprar mais, mesmo se arriscando no caso de elas caírem ainda mais? Deve vender as ações, amargando um prejuízo de 50%?
Por essas razões, nossa recomendação para a bolsa, salvo exceções, é não investir, mas procurar operações de curtíssimo, curto e médio prazo, em horizontes próximos, com desdobramentos prováveis fáceis de distinguir através da análise do comportamento dos principais participantes do mercado, os investidores institucionais.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Se você deseja negociar ou comprar ações Banco Mercantil (BMIN4), para investir, terá que considerar as seguintes taxas:
- Taxa de corretagem: taxa de execução das ordens, tanto para compra como para venda, cobrada pela corretora. O regime de cobrança varia de corretora para corretora, bem como o preço
- Taxa de custódia: está sendo abandonada pelas corretoras, mas é a taxa cobrada para manter a guarda das ações durante o tempo em que você ficar com elas em carteira
- Emolumentos: taxas da bolsa de valores que, para ações negociadas por pessoas físicas, representa pouco mais de 0,03% do financeiro da negociação
- ISS: cobrado pela prefeitura de São Paulo sobre o valor do serviço representado pela taxa de corretagem. O Imposto sobre Serviços dá 5% da corretagem.
- Imposto de renda: uma alíquota de 20% sobre o lucro de operações de day trade (que começam e terminam no mesmo dia) e uma de 15% para operações com mais de um dia. Nas operações de day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do lucro do mês atual, obtendo um abatimento. Nas outras operações, meses com vendas inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
Recomendamos que você leia nossos artigos sobre Imposto de Renda na bolsa de valores para ter mais detalhes sobre isso.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas.
Os conceitos da Nova Análise Técnica explicam o comportamento do preço dos mercados através do volume de ativos negociados.
As ferramentas são projetadas para viabilizar a leitura desses conceitos nos gráficos dos ativos negociados em bolsa.
Para a Nova Análise Técnica, o volume explica o movimento dos preços. Ou seja, o volume é a causa. E o preço, mero efeito.
A Análise Técnica Tradicional, que estuda os ativos da bolsa através do gráfico do movimento de preço, no entanto, insiste em estudar o preço isoladamente. Porém, como vimos, o preço é o efeito.
O Raio X Preditivo, sistematização da Nova Análise Técnica, é capaz de se adiantar aos efeitos, pois está concentrado na causa que os antecedem.
Outra forma de ver o Raio X Preditivo é considerá-lo como a metodologia operacional que permite estudar o comportamento dos big players – aqueles que têm o volume do mercado em sua mão – através do fluxo de ordens de compra e venda que eles desencadeiam.
Ou seja: o Raio X Preditivo ajuda você a detectar o momento em que esses participantes estão agindo e como, de modo a escolher o lado vencedor do mercado na hora certa e no nível de preço com a maior probabilidade de sucesso.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO BANCO MERCANTIL (BMIN4)?
É tão fácil comprar ações do Banco Mercantil (BMIN4) hoje em dia que nem sei se realmente preciso explicar.
Primeiro passo é ter um celular. Se já tem isso, é meio caminho andado. E dinheiro para comprar ações.
Feito isso, baixe o aplicativo da corretora que você escolheu. A partir daí, é tudo auto-explicativo. Preencha os formulários com seus dados pessoais e bancários, fotografe com seu próprio celular os documentos necessários e pronto. Sua conta está aberta. Agora, é só transferir o dinheiro via TED e comprar as ações.
Seria irresponsabilidade minha, no entanto, se eu terminasse minha explicação por aí.
Antes de fazer tudo isso, o fundamental é aprender um método que permita que você negocie ações com inteligência. Faça um curso sobre trade, mas escolha um que ensine a Nova Análise Técnica, aquela que concentra sua atenção às causas dos movimentos do preço.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Por isso, veja o vídeo abaixo e aprenda um método para escolher ações na Bolsa:
9. CONCLUSÃO
Como sempre gostamos de frisar, investir em ações, isto é, comprar ações para o longuíssimo prazo, tem casos de sucesso: porém, esses casos são, na verdade, as exceções que confirmam a regra. De um modo geral, os pequenos investidores de varejo não sabem muito bem o que fazer a partir do momento que as ações “não fazem o que ele querem”, isto é, subir indefinidamente, como promete o adágio que diz: na bolsa, no longo prazo, as ações sempre valorizam.
Nem sempre é assim, mesmo com companhias boas como o Banco Mercantil (BMIN4).
Se você está interessado nessa empresa, peço que considere com prudência aprender um método que ensine a encontrar oportunidades nessas e outras ações: não se preocupe, essas oportunidades aparecem com clareza (desde que estejamos usando as ferramentas corretas) diariamente.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!