As ações do Banco de Brasília (BSLI4) vão cair ou vão subir? Perto do nosso método os outros parecem adivinhação no baralho de tarô. Conheça um método realmente preditivo
As ações do Banco de Brasília (BSLI4) podem parecer atrativas por conta de se tratar de um banco e, costuma-se dizer, que empresas do setor financeiro, sobretudo bancos, são seguras e estáveis, perfeitas para segurar os investimentos em momentos de crise. Será que isso se aplica ao Banco de Brasília.
As ações do Banco de Brasília (BSLI4) seriam interessantes para investimento? Neste artigo, vamos mostrar a história desse banco, seus negócios e explicar o que são suas ações e como são negociadas. Mas acima de tudo queremos apresentar a metodologia que usamos para analisar ações para investimento através do volume de negócios e da atuação dos investidores institucionais.
- O que é o Banco de Brasília e suas ações (BSLI4)?
- Ações do Banco de Brasília (BSLI4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Banco de Brasília (BSLI4)?
- Formas de ganhar em ações do Banco de Brasília (BSLI4)?
- Investir ou não investir em ações do Banco de Brasília (BSLI4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Banco de Brasília (BSLI4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações do Banco de Brasília (BSLI4)?
- Conclusão
O Banco de Brasília tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 28.014.650 |
Preferenciais | 8.290.000 |
Total | 36.304.650 |
E estão em livre negociação nas seguintes proporções:
Quantidade de Ações Ordinárias | 881.761 | 3,15% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 261.060 | 3,15% |
Total de Ações | 1.142.821 | 3,15% |
1. O QUE É O BANCO DE BRASÍLIA E SUAS AÇÕES (BSLI4)?
Segundo a página das ações do Banco de Brasília (BSLI4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: O BRB É Uma Instituição Financeira de Economia Mista. Controlada Pelo Governo Do Distrito Federal. Organizada Sob A Forma de Banco Múltiplo
- Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos
O Banco de Brasília S.A. é um banco múltiplo e uma sociedade de economia mista. O Governo do Distrito Federal é o principal acionista, com 80,33% das ações. Ainda está entre os principais acionistas o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal, com 16,52% das ações. Apenas 3,15% das ações está em free float.
O Conglomerado BRB abrange as empresas controladas, diretas e indiretas: BRB – Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (Financeira BRB); BRB – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (DTVM BRB); Cartão BRB S.A.; BRB – Administradora e Corretora de Seguros S.A. (Corretora Seguros BRB); e BSB Administradora de Ativos S.A. (BSB Ativos).
Além disso, o BRB possui, dentre as suas empresas patrocinadas, a Regius (Fundo de Pensão dos Funcionários do BRB) e a Saúde BRB.
O Banco de Brasília tem como público tanto pessoas físicas como jurídicas. Oferece serviços de bancários habituais: conta corrente, empréstimo e financiamento, investimento, seguros e previdência.
Além disso tem serviços que só um banco público pode oferecer: depósito judicial e recebimento de recursos de programas sociais. Também tem cartões de crédito. Sem muita novidade por aqui, então.
Até o ano de 2019, o Banco de Brasília tinha os seguintes rankings:
- 15º maior banco brasileiro em depósitos a prazo
- 10º em crédito imobiliário
- 12º em depósitos em poupança.
- Era o principal banco em pontos de atendimento no Distrito Federal, com 120 agências e 516 pontos de auto-atendimento apenas no DF.
Possui também pontos de atendimento em mais seis Estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.
O Banco de Brasília surgiu com a Lei Federal 4545 em 1964, mas só conseguiu autorização de funcionamento do Banco Central em 1966. Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal – GDF de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.
Primeiro se chamou Banco Regional de Brasília S.A. e em 1986, ganhou o nome que mantém até hoje.
Só em 1991 tornou-se banco múltiplo. E, finalmente, em 2019 celebrou acordo com a Cielo para emitir os seus cartões.
O que são as ações do Banco de Brasília (BSLI4)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações do Banco de Brasília (BSLI4).
Quando uma empresa abre capital, isto é, faz uma oferta pública inicial de ações na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), ela está captando recursos pra seu crescimento.
O que isso significa? Que ela está dividindo os riscos desse empreendimento com os investidores. Os investidores, por sua vez, aceitam o risco porque acreditam que a companhia terá sucesso e elas aceitam comprar frações da companhia, em forma de ações.
Assim, as ações nada mais são que a menor fração possível do capital social de uma empresa. Se compramos ações, passamos a ser “donos” de um pedaço da empresa. Se a empresa tiver sucesso, o valor total da companhia vai aumentar e, consequentemente, o valor de cada “pedacinho” ou ação vai aumentar junto.
Não só isso: se a empresa cresce, é esperado que ela lucre mais. Por lei, pelo menos 25% dos lucros precisam ser divididos com os acionistas. E, assim, os investidores também vão ter a oportunidade de receber uma remuneração extra pelo risco que aceitaram tomar quando da oferta pública de ações.
Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em se tornar sócios da companhia.
Boa parte dos negócios diários da bolsa de valores é realizado por traders também conhecido como especuladores.
O que eles querem?
Eles sabem que as oscilações fazem parte do preço de um ativo. Ele sobe e desce e isso é regra. Os especuladores querem se aproveitar dessas oscilações:
- Se o preço vai subir (na interpretação de suas análises), eles compram
- Se o preço vai cair (segundo a leitura desses traders), eles vendem: a venda de ativos mesmo sem tê-los em carteira é possível graças ao aluguel de ações; esse tipo de operação é chamada de venda descoberta, venda a descoberto ou, em inglês, short (em muitos filmes, você vai ver essa palavra traduzida equivocadamente como “operação curta”)
No caso de comprar, o trader quer que as ações subam, pra vendê-las mais caras a seguir. Se o preço cair, ele terá prejuízo.
No caso de vender, a expectativa é de que a ação caia. Assim, ele poderá recomprá-las a um preço mais barato, ficando assim com a diferença do preço de venda e de compra. Aí é só devolver as ações alugadas, pagar o aluguel dos papeis e manter o restante como lucro. Mas se as ações valorizarem ele terá prejuízo.
Histórico da empresa e de suas ações (BSLI4)
- 1964 – Criação do Banco de Brasília S.A. (BRB)
- 1966 – Autorização do Banco Central do Brasil para funcionar em 12 de julho
- 1986 – Teve sua denominação alterada de Banco Regional de Brasília S.A. para Banco de Brasília S.A., permanecendo a sigla BRB.
- 1991 – Transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: Comercial, Câmbio, Desenvolvimento e Imobiliária. Fazem parte do conglomerado financeiro, como empresas coligadas, a BRB – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, a BRB – Crédito, Financiamento e Investimento e a Corretora Seguros BRB.
- 2019 – Um acordo entre o Banco de Brasília com a Cielo na área de adquirência de cartões, garantiu uma iniciativa que complementa o portfólio de produtos ofertados pela instituição para empresários e empreendedores do Distrito Federal e região.
- 2020 – Foi o banco que mais concedeu crédito imobiliário no DF, segundo ranking publicado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Passou a ser patrocinador master do Flamengo para um período de três anos, após o BS2 rescindir o contrato com o clube carioca, com valor mínimo de R$ 32 milhões por ano, mas podendo ter aumento da receita através da exploração de negócios previstos no acordo envolvendo torcedores, imagem e negócios corporativos com o clube.
2. AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
Assim como as ações de outras empresas de capital aberto, as BSLI4 são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira.
As ações do Banco de Brasília (BSLI4) são negociadas na B3. Compramos e vendemos ações em meio totalmente eletrônico, proporcionado pelo sistema PUMA, que proporciona velocidade, segurança e acessibilidade a todos os perfis de participante do mercado, direta e indiretamente.
Por exemplo, pra mim e pra você, pequenos traders ou investidores de varejo, isso é muito bom: podemos comprar ações do Banco de Brasília (BSLI4) – ou de qualquer outra empresa negociada na Bolsa de Valores – de nossa casa, tendo apenas um computador, uma conexão com a internet e uma conta na corretora de valores.
Antes, você teria que ligar pra sua corretora e dar suas ordens de compra e venda de ativos. Pense no quanto é prático.
Mas, veja bem…
Nem tudo são flores.
Aliás, não querendo colocar água no chope de ninguém, na bolsa, nada são flores.
Ao entrarmos na bolsa de valores com nossas economias – muito valiosas e vultosas pra nós, mas para o mercado um mero fiapo financeiro -, estamos adentrando em um verdadeiro campo de batalha em que somos tão somente formigas num cenário em que carros blindados de última geração se digladiam.
Estima-se que 90% dos negócios nos mercados mundiais sejam por conta dos grandes investidores institucionais, mega corporações internacionais que movimentam volumes enormes financeiros e em ativos.
Sem saber se posicionar em um cenário assim, você será esmagado. Por isso, recomendamos o uso de uma metodologia que saiba entender a atuação desses participantes fortes. Na nossa metodologia, utilizamos o volume para definir o momento de comprar e vender ações, baseando-nos na provável posição e no provável comportamento dos big players. O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume como a causa dos movimentos de preço.
Quais ações o Banco de Brasília possui?
O Banco de Brasília (BSLI4) possui ações ordinárias (ON), aquelas ações que dão a seus investidores o direito a voto nas assembleias da companhia, e preferenciais, que não dão direito a voto, mas têm prioridade no recebimento de dividendos.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores possuem um código de negociação que também é conhecido como ticker. Os ticker são formados por quatro letras e um numeral. O ticker das ações do Banco de Brasília é BSLI4 (preferenciais) e BSLI3 (ordinárias).
São negociadas em quais bolsas
As ações do Banco de Brasília (Banco de Brasília3) são negociadas apenas na bolsa brasileira, a B3.
Porém, diversas ações brasileiras estão presentes em outras bolsas do mundo, através de programas específicos.
Por exemplo, algumas ações são negociadas na bolsa de Nova York através do programa de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam sob a custódia de uma empresa financeira, geralmente um banco, no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSILI4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações do Banco de Brasília (BSILI4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Governo Do Distrito Federal | 75,44 | 96,85 | 80,33 |
Instituto de Previdência Dos Sevidores Do Distrito Federal – Iprev Df | 21,41 | 0,00 | 16,52 |
Outros | 3,15 | 3,15 | 3,15 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4)?
Podemos lucrar com as ações do Banco de Brasília (BSILI4) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Há duas formas de ganhar dinheiro com ações da Banco de Brasília (BSLI4) que gostaríamos de destacar, dentre muitas, não porque são as melhores ou as piores necessariamente, mas porque são as mais conhecidas e através das quais seria adequado iniciar os seus conhecimentos.
- Trade: no trade o objetivo não é investir, mas sim lucrar em um prazo mais ou menos curto. Podemos comprar ações da Banco de Brasília (BSLI4) a fim de lucrar com sua venda, quando tiverem valorizado. Podemos, também, imaginando que as ações vão desvalorizar, vender esses papeis com a intenção de recomprá-los quando estiverem mais baratos (pra isso, precisamos antes alugar as ações que queremos vender e, depois que recompramos, pagamos o aluguel e devolvemos ao investidor original; o nome disso é venda a descoberto ou “short”, em inglês). A duração de um trade é de poucos segundos a algumas horas (day trade), passando por poucos dias (swing trade) e indo a poucas semanas (position trade)
- Dividendos: os dividendos são para aqueles que se identificam como “investidores” de fato, que compram ações e seguram por um bom tempo, às vezes pela vida toda. A intenção, de fato é “fazer poupança” com ações. Nesse caso, a cada exercício a companhia vai dividir seus lucros com esses sócios. No caso, a Banco de Brasília (BSLI4), segundo seu estatuto divide uma porção bem razoável dos lucros. Enquanto por lei o mínimo é de 25%, a Banco de Brasília (BSLI4) divide 50% de seus lucros.
Vejamos como foram os dividendos da Banco de Brasília (BSLI4) recentemente:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 12/11/2020 | 01/12/2020 | 09/12/2020 | 0,82 | 2,15% |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/08/2020 | 01/09/2020 | 09/09/2020 | 0,59 | 1,56% |
Juros Sobre Capital Próprio | 14/05/2020 | 01/06/2020 | 09/06/2020 | 0,69 | 1,81% |
Dividendo | 19/02/2020 | 02/03/2020 | 11/03/2020 | 1,57 | 4,13% |
Dividendo | 28/11/2019 | 03/12/2019 | 10/12/2019 | 0,26 | 0,69% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Vemos o investimento em longo prazo em ações de maneira temerosa.
A exceção é quando as ações estão visivelmente descontadas e, nesse caso, pode ser vantajoso. Caso de 2008, com a crise do subprime, e 2020, com a crise do coronavírus. Mas é justamente nessas horas que a maior parte das pessoas costuma vender suas ações que comprou no momento da empolgação. Vender no prejuízo, no desespero, com medo de perder mais, enquanto os big players compram aproveitando a liquidez dada pelo pânico generalizado.
Mesmo assim, se vamos comprar quando todos estão desesperados, precisamos ficar atentos a quais empresas os big players estão comprando. Fazemos isso através do volume: mais adiante explicarei como o Raio X Preditivo faz isso.
Claro que o investimento no longo prazo funciona para muitos investidores, mas considere que quanto mais tempo se fica posicionado no mercado de risco, maiores as chances de que esse risco se concretize. Afinal, alguém esperava que a crise de 2020 viesse com uma pandemia? Tem coisas que não dá para prever.
E, quando a crise vem, tanto maior a posição (mais dinheiro envolvido), mas impactante será a concretização desse risco.
Individualmente e mesmo quando o investidor diversifica, ações estão sujeitas a influências muito mais poderosas que sua própria saúde corporativa: situação econômica setorial, nacional e internacional, bem como a atuação especulativa de grandes players (investidores institucionais).
Desses fatores, a atuação dos grandes players é a mais previsível, sobretudo no curto prazo. Assim, nossa recomendação (geralmente) é não o investimento, mas a busca de oportunidades no curto prazo, baseando-se nas pistas que esses mega investidores deixam através do volume de negócios.
Para isso, é necessário uma metodologia baseada nas causas dos movimentos de preço (volume) e nossa recomendação para tanto é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nossoa rtigo sobre o Imposto de Renda em Operações da Bolsa.
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia e um curso que sistematiza os conceitos da Nova Análise Técnica, que se baseia na leitura do volume (considerado a causa do movimento dos preços).
A Nova Análise Técnica, por sua vez, se contrapõe à Análise Técnica Tradicional, que foca seus esforços na análise pura e simples do preço, mero efeito do volume de ativos negociados.
A sistematização do Raio X Preditivo se realiza através da aplicação prática dos conceitos da Nova Análise Técnica na leitura dos gráficos dos ativos da bolsa de valores, levantando níveis de negociação para trades de alta probabilidade de ganho e menor risco.
A aplicação dos conceitos acontece através de ferramentas (indicadores) pensados especialmente para aplicação dessas ideias, tornando a leitura do gráfico dos ativos mais imediata, simples e preditiva.
Como já sabemos que 90% do volume de ativos negociados na bolsa de valores se dá pela atuação dos grandes investidores institucionais (big players), também é cabível dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da presença desses participantes, bem como a possibilidade de se colocar lado a lado com parceiros fortes na hora de operar.
Com o Raio X Preditivo, escolhemos o lado com maior probabilidade de vencer e vamos juntos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSLI4)?
Em primeiro lugar, não imagine que a bolsa de valores vai resolver seus problemas financeiros. Primeiro resolva sua vida financeira, dívidas e financiamentos: os juros de dívidas sempre serão superiores à remuneração que um iniciante pode conseguir.
A seguir, separe o dinheiro que pretende usar para negociar. Recomendamos que não seja uma parte expressiva de seu capital disponível, pois estará colocando esse dinheiro em risco.
O próximo passo é abrir a conta em sua corretora de valores preferidas, transferir o dinheiro via TED e começar.
Porém, o passo mais importante e que vai evitar perdas de dinheiro irresponsáveis é fazer um curso de trade voltado para a realidade da bolsa, focado na análise do volume (e não do preço): nossa sugestão mais forte é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DO BANCO DE BRASÍLIA (BSILI4)
As ações do Banco de Brasília (BSILI4), sim, de fato, pertencem a um banco estatal. Pagam dividendos nos últimos exercícios e podem ser interessantes a investidores. Mas é um banco pequeno (se compararmos com outros de varejo). Mantemos nossa posição de que apenas a análise do comportamento do volume pode nos indicar a possibilidade de um ativo vir a cair ou a subir. Por isso, só invista ou faça trades nessa ação se você tiver uma leitura clara do volume (e por consequência do comportamento dos investidores institucionais). Essa leitura do volume nos é dada pela metodologia do Raio X Preditivo.