As ações do Banco da Amazônia (BAZA3) são tão boas quanto a dos bancos do Sudeste? Conheça a força financeira do Norte e saiba como encontrar oportunidades nesses papeis
As ações do Banco da Amazônia (BAZA3) estão ligadas diretamente ao desenvolvimento da região Norte do Brasil. Será que este é o momento de colocar suas apostas na valorização desses ativos?
As ações do Banco da Amazônia (BAZA3), de fato, podem ter uma valorização no longo prazo, mas vemos com cautela esse posicionamento, apostando que é muito mais frequente que papeis como esse, diante da volatilidade do mercado de renda variável, apresentem oportunidades mais razoáveis no curto e no médio prazo, bastando para isso sabermos encontra-las.
Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar esta companhia, seus negócios e sua história, bem como nossa opinião quanto ao investimento de longo prazo nesse e em outros ativos da bolsa de valores brasileira.
- O que é o Banco da Amazônia e suas ações (BAZA3)?
- Ações do Banco da Amazônia (BAZA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Banco da Amazônia (BAZA3)?
- Formas de ganhar em ações do Banco da Amazônia (BAZA3)?
- Investir ou não investir em ações do Banco da Amazônia (BAZA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Banco da Amazônia (BAZA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações do Banco da Amazônia (BAZA3)?
- Conclusão
O Banco da Amazônia tem 29.645.967 de ações ordinárias (BAZA3) e, destas, apenas 1.071.910 ou 3,62% estão em livre negociação (free float).
1. O QUE É O BANCO DA AMAZÔNIA E SUAS AÇÕES (BAZA3)?
Segundo a página das ações do Banco da Amazônia (BAZA3) no site da bolsa de valores brasileia, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos.
O Banco da Amazônia S/A (BAZA3) tem economia mista e o Governo Federal tem a maioria de suas ações (portanto, não é um banco estadual). Ele foi criado durante a Segunda Grande Guerra, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Na época, se chamava Banco de Crédito da Borracha e fazia parte da estratégia de guerra dos aliados, com participação acionária do Brasil e dos Estados Unidos. A companhia seria usada pra reativar a produção seringueira. A Amazônia, então, era a única área do mundo livre do conflito com capacidade pra produzir látex no volume necessário ao esforço pra vencer a contenda com os nazistas.
Só durante a ditadura militar é que o banco mudou de nome, pra Banco da Amazônia (BAZA3) e, durante muito tempo, foi conhecido simplesmente como Basa.
Atualmente é a principal instituição financeira federal de fomento com a missão de promover o desenvolvimento da região amazônica.
O Banco da Amazônia (BAZA3) dá conta de 60% do crédito de longo prazo da Região Norte.
São 120 agências distribuídas em 9 estados diferentes e, embora o foco seja a Região Norte, isso inclui Brasília e São Paulo.
Sua posição é estratégica, já que a Região Norte representa 59% do território brasileiro.
Cerca de 38% da sua Receita Bruta (dados de 2011) são originários da Administração de Fundos Constitucionais como:
- Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).
- Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
- Fundo da Marinha Mercante (FMM).
- Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Sua sede está situada na Avenida Presidente Vargas, em Belém do Pará.
O que são as ações do Banco da Amazônia (BAZA3)?
As ações de uma empresa na bolsa de valores são a menor fração de seu capital social. É figurativamente como se tivéssemos comprado um tijolo da parede da empresa e literalmente uma parte em termos financeiros de tudo o que ela vale.
Uma empresa lança ações, como é o caso da BAZA3, pra captar junto ao mercado, junto aos investidores, recursos financeiros a fim de colocar adiante os seus planos.
Se eu comprei ações de uma companhia e ela usou os recursos captados de maneira inteligente, a companhia vai crescer. Se ela crescer, o preço das ações sobe proporcionalmente e meu patrimônio cresce.
Não só isso, se ela cresce, lucrará mais e os lucros devem ser compartilhados com os investidores, com os acionistas, através dos dividendos.
Desse modo, quando comprei ações, dividi os riscos do empreendimento com a companhia, aceitei correr o risco de as coisas não irem tão bem, mas também, depois de tudo, tenho direito a colher os bons frutos.
No entanto, existem participantes do mercado que não estão interessados em ser sócios, investidores, acionistas. Os traders, popularmente conhecidos como especuladores, compram ações para, então, venderem quando acharem que elas valorizaram suficientemente.
Eles também podem vender ações e recompra-las mais baratas se acharem que os preços desses ativos vão cair.
Histórico da empresa e de suas ações (BAZA3)
- Anos 40
Durante a Segunda Grande Guerra, surge com o objetivo de financiar a produção de borracha pra os esforços dos Aliados.
A produção em outras regiões estava inviabilizada. Os japoneses dominavam as principais fontes produtoras, situadas na Ásia
A Amazônia era o único lugar do Mundo Livre em condições de fornecer o látex.
O Acordo de Washington firmado entre Brasil e Estados Unidos, o Decreto-Lei nº 4.451, de 9 de julho de 1942, cria o Banco de Crédito da Borracha, com participação acionária dos dois países. O desafio foi o de reavivar os seringais nativos da região, cuja economia estava estagnada nos 30 anos posteriores ao fim da Era da Borracha.
Por isso, este é considerado o Segundo Ciclo da Borracha.
- Anos 50
Termina a guerra. A borracha asiática volta ao mercado mundial. E ela é mais barata, sendo mais competitiva que a amazônica.
Em 1950, através do Lei nº 1.184, de 30 de agosto, o Banco de Crédito da Borracha se transforma em Banco de Crédito da Amazônia S.A. Agora, a empresa financia outras atividades produtivas e assumindo contornos pioneiros de banco regional misto, a partir da implementação do Primeiro Plano de Valorização Econômica da Amazônia e dos novos pólos de crescimento propiciados pelo Governo Juscelino Kubitscheck com a abertura da rodovia Belém-Brasília.
- Anos 60
A partir de 1966, se torna o agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal e ganha o nome de Banco da Amazônia (BAZA3), Lei nº 5.122, de 28 de setembro de 1966, tornando-se depositário dos recursos provenientes dos incentivos fiscais.
- Anos 70
Em 1970, abre o capital e suas ações passam a ser negociadas na bolsa de valores. O Tesouro Nacional possui 51% das ações e o público 49%. Em 1974, é alçado a agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O objetivo: expansão da fronteira agrícola e avanço da industrialização regional.
- Anos 80 e 90
Como gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), criado em 1989, possibilita aos mini, micro e pequenos produtores e empresários da região o acesso a uma fonte permanente e estável de financiamentos de longo prazo, com encargos diferenciados, resultando no crescimento de postos de trabalho e da geração de renda.
- Século 21
Atenção ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, principalmente por definição de critérios rigorosos na análise do crédito. Modernização tecnológica, expansão da rede de atendimento e foco no cliente, tanto Pessoa Física como Pessoa Jurídica. A partir de 2002, deixou de usar a antiga sigla Basa. Novas fontes de financiamento de longo prazo, inclusive com recursos internacionais e se volta pra responsabilidade sócio-ambiental, com programas corporativos e patrocínio a ações culturais, esportivas e sociais.
- 2019
Volta a utilizar a sigla Basa, por seu valor e a ligação dos clientes com ela.
2. AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Banco da Amazônia (BAZA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
As negociações acontecem em ambiente absolutamente eletrônico, sem envolvimento humano direto, diferentemente de antigamente quando havia aquela gritaria no pit, em que os negócios eram fechados e registrados por operadores e outros funcionários da bolsa de valores.
A Plataforma Unificada de Multiativos (PUMA) permite que milhões de negócios aconteçam simultaneamente, de maneira rápida, segura, transparente e acessível.
Desse modo, eu ou você, com apenas um computador simples, conectado à internet podemos negociar ações do Banco da Amazônia (BAZA3) e de outras empresas brasileiras.
Ao mesmo tempo estamos no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais que movimentam o mercado com bilhões de reais e, através desse volume, conseguem em momentos específicos movimentar o mercado a seu favor.
Por isso, é importante ter uma leitura do que esses participantes estão fazendo a fim de que compremos quando eles têm a intenção de tentar movimentar o mercado pra cima e vendamos quando querem movimentar o mercado para baixo.
Há um método atualmente para termos essa leitura e falarei dele mais adiante.
Quais ações o Banco da Amazônia possui?
O Banco da Amazônia possui apenas ações ordinárias, as BAZA3.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias.
Porém, lembre-se que ter apenas 100 ações não é muita coisa em um universo de milhares ou milhões de ações, pois cada ação corresponde a um voto.
Além disso, as ações ordinárias também tem direito a receber proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações do Banco da Amazônia
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
No caso, o ticker das ações do Banco da Amazônia é BAZA3.
As ações do Banco da Amazônia (BAZA3) são negociadas em quais bolsas?
As ações do Banco da Amazônia são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Porém, diversas outras ações de nosso mercado podem ser negociadas em bolsas estrangeiras através de sistemas ou programas de recibos.
Por exemplo, nos Estados Unidos, o programa de ADRs (American Depositary Receipts) permite que ativos nacionais sejam negociados na Bolsa de Valores de Nova York ou na Nasdaq.
Esses recibos são negociados lá como se fossem ações e, enquanto isso, as ações de fato são custodiadas por aqui por um banco responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da BAZA3 são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
União | 51,00 | 0,00 | 51,00 |
Bb Fgo Fundo de Investimento em Ações | 10,21 | 0,00 | 10,21 |
Fi Caixa Fgeduc Fundo de Investimento Multimercado | 35,18 | 0,00 | 35,18 |
Outros | 3,61 | 0,00 | 3,61 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações do Banco da Amazônia (BAZA3) e duas delas são bastante populares:
Trade com ações do Banco da Amazônia (BAZA3)
No trade não estamos interessados em investir. Nele, compramos ações visando meramente a venda depois de um certo tempo quando as ações do Banco da Amazônia (BAZA3) já tiverem valorizado a contento.
Também podemos vender ações – através de venda descoberta, que explica a seguir -, recomprando-as quando estiverem mais baratas.
A venda descoberta consiste no aluguel de ações que acreditamos que vão cair de preço. Uma vez alugadas, de um investidor, vendemos essas ações. Tão logo estejam mais baratas, recompramos e ficamos com a diferença entre um preço e outro (o da compra e o da venda). Devolvemos as ações e pagamos o aluguel. Embora isso possa parecer estranho a alguns iniciantes, trata-se de uma operação corriqueira e facilitada pela própria corretoras de valores.
Desnecessário dizer que, se em uma venda descoberta, o preço do ativo subir, teremos prejuízo.
Ganhar dividendos com ações do Banco da Amazônia (BAZA3)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações do Banco da Amazônia (BAZA3) visa o longo prazo, o investimento.
Quem investe, propriamente falando, em ações do Banco da Amazônia, espera não só que seu patrimônio cresça através da valorização das ações ao longo das décadas.
Ele também quer ganhar dividendos.
Os dividendos são parte dos lucros líquidos da companhia divididos com os acionistas.
Esses dividendos geralmente serão usados para comprar mais ações. Se temos mais ações, teremos mais dividendos (que são pagos por ação que temos). Com mais dividendos, na próxima vez, poderemos comprar ainda mais ações.
Para isso dar certo, a empresa precisa, logicamente, pagar dividendos com constância. E, além de tudo, precisa ter um bom dividend yield. O dividend yield é um valor que expressa a porcentagem que o dividendo representa frente ao valor atual da ação.
Vamos ver como se comportaram os dividendos das ações do Banco da Amazônia (BAZA3) nos últimos anos:
Tipo do Provento | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Rendimento | 09/05/2019 | 0,03 | 0,11% |
Juros Sobre Capital Próprio | 09/05/2019 | 1,41 | 5,22% |
Rendimento | 04/05/2018 | 0,01 | 0,05% |
Juros Sobre Capital Próprio | 04/05/2018 | 0,63 | 2,44% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em 2018, a companhia Banco da Amazônia acumulou lucro líquido de R$ 109.08 milhões. Isso foi menos do que o valor médio dos cinco anos anteriores (R$ 147.31 milhões), quando a empresa teve uma retração média de 12,17% por ano. Ainda em 2018, a receita líquida da empresa totalizou R$ 1.3 bilhão. Essa soma foi menor que o valor médio dos últimos cinco anos (R$ 1.38 bilhão). Nesse período, o valor cresceu, em média, 4,16% por ano.
Independentemente dos dados e fundamentos das ações do Banco da Amazônia (BAZA3), quando pensamos em “investimento” – e por “investimento entendemos longo prazo -, devemos estar atento mais aos nossos fatores pessoais, o que nos move, o que nós acreditamos e o quanto nos conhecemos quando o assunto é o investimento.
Claro que, no longo prazo, as ações do Banco da Amazônia (BAZA3) podem valorizar. E muito!
Mas o caminho do longo prazo é tortuoso e, alguns momentos podem ser dolorosos para os investidores iniciantes. Nesse trajeto, eles podem encarar crises como a de 2008 ou como a lendária de 1929. Será que, ao colocar todos os seus ativos em ações da bolsa de valores, ele vai suportar ver seu patrimônio cair para metade ou para um terço do que ele tinha inicialmente?
Enquanto alguns verão uma oportunidade para comprar mais ativos, agora baratos, talvez ele não compartilhe do mesmo entusiasmo ou mesmo nem tenha mais recursos disponíveis para aproveitar a liquidação. A verdade é que ele estará inseguro, perdendo o sono e talvez, pouco antes de o mercado voltar a subir, no fundo desse mercado, ele venda suas ações com um grande prejuízo, tentando salvar o que lhe resta: e testemunhará, como se o mercado soubesse o que ele está fazendo, os preços voltarem a subir, recuperarem e até superarem o valor de antes.
Por isso, advogamos algumas posturas básicas:
- Não investir ou fazer trades que arrisquem ou comprometam uma grande parte de seu capital.
- Aproveitar oportunidades de curto e no máximo de médio prazo a partir da leitura do mercado: as operações devem ter perspectiva de saída no lucro e no prejuízo. Elas têm fim.
- Usar um método de leitura que privilegie a atuação dos grandes players, a partir dos volumes que só eles são capazes de movimentar e alimentar, na busca por liquidez.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Conheça algumas das taxas que a negociação de ações do Banco da Amazônia envolve, bem como a negociação de outras ações da bolsa de valores:
- Taxa de corretagem: é uma taxa que a corretora cobra na hora de executar as suas ordens. Tanto na hora da compra quanto na hora da venda. Muitas corretoras estão adotando uma taxa fixa independentemente do volume. Assim, quanto maior o volume financeiro, menor vai ser a influência da taxa de corretagem
- Taxa de custódia: era uma taxa que as corretoras cobravam para “hospedar” as ações que você comprava. Mas está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa de valores: incide sobre o valor financeiro de cada operação, tanto na hora da compra quanto na hora da venda e, para pessoas físicas, chega a pouco mais de 0,03%.
- Imposto Sobre Serviços: é um imposto de 5% que incide sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide só sobre o lucro. Então, se você estiver pagando imposto de renda, que bom. É uma alíquota de 20% sobre as operações de day trade e uma alíquota de 15% para operações que durem mais de um dia. Há aspectos de isenção e abatimento que sugiro que aprenda em nossos artigos em que detalhamos mais o imposto de renda.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematizou a Nova Análise Técnica em conceitos e ferramentas (indicadores Sato’s). As ferramentas colocam os conceitos para funcionar na prática sobre os gráficos dos ativos da bolsa de valores, como as ações do Banco da Amazônia (BAZA3).
A leitura que essas ferramentas permitem nos dá uma visão do que os grandes players institucionais estão fazendo, como estão atuando, a partir da interpretação do volume.
Para a Nova Análise Técnica, o volume é o principal dado. O volume é o combustível do mercado e é o volume a causa da movimentação dos preços.
O preço, tão estimado pela Velha Análise Técnica, é tão somente um efeito que traz informações de algo que já aconteceu. É o passado.
O volume, por sua vez, nos diz coisas com grande probabilidade de acontecer. Se interpretamos as causas (volume), nos adiantamos aos efeitos e conseguimos nos posicionar melhor para operações com grande probabilidade de sucesso.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO BANCO DA AMAZÔNIA (BAZA3)?
Não há dúvida de que comprar ações do Banco da Amazônia hoje (BAZA3) hoje em dia é muito fácil, assim como para comprar ações de qualquer empresa negociada na bolsa.
- Abra uma conta em uma corretora: se você tem um celular ou um computador com acesso à internet, tudo do que você precisa é entrar no site da empresa ou baixar seu aplicativo.
- Preencha o formulário com seus dados bancários e pessoais. Talvez seja preciso enviar uma foto de algum documento, mas isso também é simples, desde que você o tenha em mãos.
- Em algumas horas, no máximo, sua conta estará aberta: ela não tem custo algum nem necessidade de saldo mínimo.
- Faça um TED a partir de sua conta bancária para sua conta na corretora e comece a operar.
Mas não faça nada disso se antes você não tiver dado o passo “zero”. Que é fazer um curso sério sobre a bolsa de valores.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo, sem dúvida nenhuma.
Independentemente do curso que você escolher, depois de abrir a conta na corretora, a nossa sugestão é que você use a conta demo (uma conta em que você negocia ações e outros papeis usando dinheiro “de mentira”) para treinar.
Embora seja verdade que operar na conta real, com dinheiro de verdade, seja uma experiência bem diferente, também é verdade que se você não consegue lucrar na conta demo, não vai ser na conta real que isso acontecerá de forma diferente.
9. CONCLUSÃO
É óbvio que uma empresa tradicional e estratégica para uma região com tanto potencial como a Norte tem grandes chances de crescer no longo prazo, se tornando ainda mais importante.
Por consequência, suas ações vão valorizar por causa disso.
Isso é motivo para comprar ações do banco e ficar com elas encarteiradas por tempo indefinido? Talvez. Como vimos, o longo prazo é incerto, para qualquer empresa, por melhor que ela seja.
Acreditamos que há mais oportunidades no curto e no médio prazo desde que usemos estratégias corretas para detectá-las.
E sigamos alguns parâmetros:
- Não nos posicionar em renda variável com mais dinheiro do que conseguimos aguentar em caso de perdas.
- Encontrar oportunidades no curto e no médio prazo em ações, com perspectiva de saída das operações tanto em caso de lucro como de prejuízo.
- Uso de uma estratégia que permita uma leitura da atuação dos grandes players.
Essa leitura é feita a partir do volume e do fluxo de ordens que só eles movimentam e, atualmente, a melhor metodologia para fazer isso é o Raio X Preditivo.