As ações do Banco BMG (BMGB11) vão cair ou vão subir? Aprenda tudo sobre este banco e um método para escolher o melhor momento de investir
As ações do Banco BMG (BMGB11) acabaram de ser lançadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Na verdade, são units (reconhecíveis pelos dígitos 11). E cada uma das units une uma BMGB4 mais três direitos de subscrição pra outras 3 BMGB4, que só passarão a ser negociadas quando o aumento de capital da companhia for aprovado pelo Banco Central. No fim, quem comprar atualmente BMGB11, ficará, quando isso acontecer, com 4 BMGB4.
As ações do Banco BMG (BMGB11), considerando o momento da economia e o posicionamento dessa empresa no setor bancário e de crédito, valem a pena de serem compradas?
Este artigo é pra que você conheça um pouco mais sobre o Banco BMG e suas ações, seus negócios, sua história, bem como nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo em seus ativos. Isto é, se vale a pena, hoje em dia, ficar posicionado em ações durante um tempo indeterminado sob o risco de crises da própria empresa ou crises que podem vir a atingir o mercado como um todo, sem poupar nenhuma ou quase nenhuma companhia da bolsa de valores.
- O que é o Banco BMG e suas ações (BMGB11)?
- Ações do Banco BMG (BMGB11): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Banco BMG (BMGB11)?
- Formas de ganhar em ações do Banco BMG (BMGB11)?
- Investir ou não investir em ações do Banco BMG (BMGB11): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Banco BMG (BMGB11)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações do Banco BMG (BMGB11)?
- Conclusão
Antes da IPO, lançamento primário das ações, a expectativa era que a companhia captasse no mercado cerca de R$ 1,5 bilhão.
As ações do banco BMG (BMGB11) antes da abertura de negociações na bolsa, estavam assim divididas:
- Total de ações ordinárias: 400.007.354.
- Total de ações preferenciais: 100.000.000.
- Total de ações: 500.007.354.
1. O QUE É O BANCO BMG E SUAS AÇÕES (BMGB11)?
O Banco BMG (BMGB11) foi fundado há quase 90 anos pela família Guimarães e, atualmente, é controlado pela Família Pentagna Guimarães.
Sua atuação se dá principalmente no setor de crédito, através de canais de vendas diversificados a fim de chegar a um amplo espectro da população brasileira.
As pessoas físicas que são clientes do Banco BMG (BMGB11) têm acesso aos seguintes produtos:
- Cartão de crédito consignado (BMG Card).
- Crédito pessoal com débito em conta (Crédito na Conta), ambos exclusivos pra aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
- Crédito pessoal digital.
- Seguros massificados via parceria.
Aos clientes pessoa jurídica, o BMG (BMGB11) oferece:
- Prestação de serviços financeiros estruturados
- Instrumentos derivativos
- Seguro garantia pra empresas de médio e grande porte (BMG Empresas e BMG Seguros).
Além disso, o Banco BMG (BMGB11) disponibiliza produtos de investimento de renda fixa pra todos os públicos (BMG Invest).
A estratégia pra levar tais produtos ao público inclui várias frentes:
- Banco digital.
- Agências bancárias.
- Rede de franquias “help! loja de crédito”.
- Correspondentes bancários.
Nos últimos anos, a marca BMG (BMGB11) vem se tornando mais e mais conhecida devido a essa política de expansão.
Governança transparente e séria
O Banco BMG (BMGB11) conta com um Conselho de Administração – do qual 38% dos membros são independentes, incluindo o Presidente -, Comitês, Código de Ética disponível pra todos os seus públicos, Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), Estrutura de Auditoria Interna independente, uma área de Relações com Investidores estratégica e atuante, entre outras iniciativas.
A família Pentagna Guimarães, que controla o BMG, faz parte da indústria financeira do Brasil desde 1930, quando criou o Banco de Crédito Predial S.A. (mais tarde denominado Banco de Minas Gerais S.A.), um banco comercial com produtos pra pessoas física e jurídica.
O foco na concessão de empréstimos consignados iniciou em 1998, no entanto, e, em 2005, foi um dos pioneiros na criação do cartão de crédito consignado.
Contrato de associação com o Itaú: durou quatro anos
Em julho de 2012, o BMG (BMGB11) celebrou com o Itaú Unibanco S.A. um contrato de associação visando à oferta, distribuição e comercialização de créditos consignados no Brasil, formando a joint venture denominada Banco Itaú BMG Consignado S.A..
Em dezembro de 2016 foi concluída a venda da participação do BMG no Banco Itaú BMG Consignado para o Itaú Unibanco.
Novas frentes
Lançada em 2016, a “help! loja de crédito” é uma rede de franquias de lojas de crédito ao redor do Brasil. O público alvo são os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, a rede tem como objetivo ser uma solução multisserviços. Nas franquias, a operação é formalizada por meio do perfil biométrico completo, integrado ao sistema operacional, que traz mais segurança na qualidade do crédito e mitiga potenciais fraudes. O perfil biométrico permite também uma maior facilidade e segurança no atendimento dos canais digitais.
O que são as ações do Banco BMG (BMGB11)?
Uma empresa, digamos o Banco BMG (BMGB11), decide expandir os negócios.
Uma das possibilidades é a abertura de capital na bolsa de valores. A abertura de capital significa que a companhia passará a vender ações no mercado.
Ações são a menor fração do capital social da empresa. Isso quer dizer que, quando eu compro ações do Banco BMG (BMGB11), eu compro uma fração da empresa e viro “sócio”.
Quem compra ações está dando dinheiro em troca desses ativos. O dinheiro, chamado de captação, será usado pela companhia. Ela pode investir essa captação em diferentes frentes.
Se a empresa fizer bom uso desse dinheiro, ela vai ter bons resultados. Se isso acontecer, as ações aumentam de valor proporcionalmente (embora nem sempre isso aconteça). Se elas valorizam, o investimento dos acionistas, ao comprar as ações, foi bom.
Uma empresa que se desenvolve, por consequência, tem mais lucros.
Os lucros de uma empresa devem ser divididos entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem: pelo menos 25% dos lucros em forma de dividendos.
Uma parte do mercado não está interessada em ser sócia, investidora, acionista ou mesmo em receber dividendos. Esses desejam comprar as ações quando elas estiverem a determinado preço e vendê-las quando estiverem a um preço mais elevado. A diferença entre esses dois preços é o lucro desses traders.
Histórico da empresa e de suas ações (BMGB11)
- 1930 – A Família Guimarães cria o Banco de Crédito Predial S.A. (mais tarde denominado Banco de Minas Gerais S.A.) que atua como um banco comercial e oferece produtos pra pessoas físicas e jurídicas.
- 1962 – É criada a sigla BMG.
- 1965 – É criada a Argento S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.
- 1971 – A denominação social da Argento é alterada pra BMG Financeira S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento. É criada a BMG Leasing e o banco passa dar foco no financiamento de veículos leves e pesados e, rapidamente, se torna líder no setor.
- 1985 – A empresa BMG Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento adquire capital majoritário do banco comercial Brasilinvest Banco Comercial S.A. que passa a chamar BMG Banco Comercial S.A.
- 1988 – A BMG Financeira torna-se um banco múltiplo.
- 1989 – A BMG Financeira tem sua denominação alterada pra Banco BMG S.A.
- 1993 – O BMG Banco Comercial S.A. é incorporado pelo Banco BMG S.A. Em outubro, os acionistas aprovam o fechamento de capital do BMG e a família Guimarães efetua uma oferta a todos os acionistas minoritários pra aquisição das ações.
- 1994 – O Banco BMG adquire de membros da família Guimarães as ações ordinárias da BMG Leasing.
- 1996 – É concluída a oferta de aquisição das ações.
- 1998 – BMG passou a concentrar seu foco na concessão de empréstimos consignados a funcionários do setor público.
- 2001 – Constituição do BMG Bank (Cayman) Limited, como subsidiária integral do BMG nas Ilhas Cayman.
- 2002 – Em busca de estruturas de funding adequadas ao perfil de seu ativo, o BMG estrutura o seu primeiro programa de securitização por meio de FIDCs.
- 2004 – O BMG (BMGB11) é o primeiro banco médio a realizar um acordo de cessão de créditos, diversificando suas fontes de funding e acessando o mercado interbancário com um novo produto.
- 2005 – O banco se torna líder no mercado de crédito consignado. Incrementando sua estratégia e foco no segmento de consignação, o BMG (BMGB11) lançou o Cartão de Crédito Consignado: cartão de crédito internacional, com desconto direto na folha de pagamento e com a vantagem de oferecer taxas de juros reduzidas quando comparado aos cartões de crédito convencionais. O BMG realiza a sua primeira captação externa por meio de um eurobond no formato MTN.
- 2009 – O BMG (BMGB11) emite a sua primeira dívida subordinada no mercado externo.
- 2011 – Os acionistas do BMG (BMGB11) criam uma companhia de crédito ao consumo denominada BMG Money, com sede na Flórida – Estados Unidos. A BMG Money oferece crédito consignado pra funcionários do setor público nos EUA, refletidos no BMG através de acordos de participação celebrados entre BMG Money e BMG Cayman.
- 2011 – O Banco adquire a totalidade das ações do GE Money no Brasil (atual Banco Cifra) e do Banco Schahin (atual BCV).
- 2012 – Em julho, o BMG associa-se ao Itaú Unibanco pra criação de um novo banco voltado exclusivamente ao crédito consignado (Banco Itaú BMG Consignado S.A.), tendo o BMG 30% do capital e o Itaú os 70% restantes. Em novembro, o Banco profissionaliza sua gestão.
- 2013 – Em fevereiro são iniciadas efetivamente as operações do Banco Itaú BMG Consignado S.A e o nível de produção do consignado cresce, atingindo níveis recordes. Em setembro, o Banco muda sua sede pra capital paulista.
- 2014 – O BMG anuncia o acordo de unificação de negócios com o Itaú Unibanco S.A. Em contrapartida, o BMG aumenta sua participação no capital social total e votante do Banco Itaú BMG Consignado pra 40%.
- 2015 – Com a criação da margem exclusiva para o cartão de crédito consignado pra aposentados e pensionistas do INSS e seguindo a estratégia de focar no Cartão de Crédito Consignado, em setembro o BMG passa a operar no convênio INSS e em outubro já é líder de mercado nesse segmento.
- 2016 – BMG lança o Crédito na Conta: crédito pessoal, com débito em conta, exclusivo pra aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Lançamento do novo canal de distribuição, a “help! loja de crédito”, rede de franquias focada no varejo segmentado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Criação da BMG Seguros, com foco em seguro garantia. BMG e Generali firmam parceria de 20 anos pra distribuição exclusiva dos produtos de seguros massificados. BMG conclui a venda de sua participação de 40% no Banco Itaú BMG Consignado.
- 2017 – O BMG lança a sua plataforma de investimentos, o BMG Invest Digital, na qual é possível investir de maneira 100% digital.
- 2018 – A “help! loja de crédito”, rede de franquias passa a ser subsidiária do Banco BMG. É assinado um memorando de entendimento entre o Banco BMG (BMGB11) e a Autopass, com intuito de estabelecer uma parceria comercial para oferta e distribuição de produtos do Banco BMG. O BMG adquire 65% da subadquirente Pago Cartões (renomeada para Granito), empresa brasileira de tecnologia especializada no segmento. Em outubro, em complementariedade aos canais de distribuição existentes, o BMG lança o seu Banco Digital.
- 2019 – Abre capital na bolsa de valores brasileira, a B3 e as ações do banco BMG passam a ser negociadas sob o código BMGB11.
2. AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Banco BMG (BMGB11), passaram a ser negociadas na B3, a nossa bolsa de valores. Os negócios acontecem em um ambiente eletrônico.
Tudo fica mais seguro, menos passível de erros, rápido e acessível.
Com um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores podemos negociar ações do Banco BMG (BMGB11) e outros ativos e derivativos da bolsa de valores.
Sim, é uma tranquilidade. Mas isso posiciona investidores novatos e desavisados no mesmo ambiente que grandes investidores institucionais. É o mesmo que jogar um bando de crianças na jaula dos leões: e elas ainda acham que vão ganhar dinheiro.
Os institucionais, também conhecidos como “big players, têm vantagens financeiras, tecnológicas e de recursos humanos que vão além de nossa imaginação:
- Vantagens financeiras: boa parte do capital mundial está nas mãos deles.
- Vantagens tecnológicas: robôs de alta frequência de negociação (HFT).
- Vantagens de recursos humanos: programadores muito bem remunerados e dirigentes muito bem informados e extremamente competitivos.
Para investir ou fazer negociações na bolsa é importante usar um método que nos mostre como esses grandes participantes estão se posicionando para que nos posicionemos ao lado deles e não no seu caminho. O atropelamento seria inevitável.
Nossa recomendação é o treinamento Raio X Preditivo.
Quais ações o Banco BMG possui?
O Banco BMG possui ações ordinárias e ações preferenciais, embora, no momento, esteja negociando ações preferenciais e subscrições conjugadas em uma unit.
- Ordinárias: dão direito a voto nas assembleias da empresa e, portanto, controle sobre a mesma. Também recebem dividendos, embora não tenham preferência.
- Preferenciais: têm preferência no recebimento dos dividendos e outros proventos, tais como juros sobre capital próprio. Não têm direito à voto.
As units negociadas na bolsa são compostas de uma preferencial e três subscrições a preferenciais. Em tese, a unit vale por quatro preferenciais.
Qual são os códigos das ações do Banco BMG
- Ordinárias: BMGB3.
- Preferenciais: BMGB4.
- Units: BMGB11.
As ações do Banco BMG (BMGB11) são negociadas em quais bolsas?
Até o momento as ações do Banco BMG (BMGB11) são negociadas apenas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11)?
Segundo o site do banco BMG (BMGB11), atualmente, os principais acionistas são os seguintes (estas informações foram recolhidas pré-IPO, então podem carecer de atualização):
Acionistas | Ações ON | Ações PN | Total de ações | % |
Flávio Pentagna Guimarães | 1 | 55.000.000 | 55.000.001 | 11,0 |
BMG Participações S/A | 154.438.284 | 0 | 154.438.284 | 30,9 |
Regina Annes Guimarães | 51.541.439 | 9.000.000 | 60.541.439 | 12,1 |
Ricardo Annes Guimarães | 51.541.439 | 9.000.000 | 60.541.439 | 12,1 |
João Annes Guimarães | 51.541.439 | 9.000.000 | 60.541.439 | 12,1 |
Ângela Annes Guimarães | 51.541.439 | 9.000.000 | 60.541.439 | 12,1 |
Antônio Mourão Guimarães Neto | 18.961.199 | 9.000.000 | 27.961.199 | 5,6 |
Outros | 20.442.114 | 0 | 20.442.114 | 4,1 |
- Total de ações ordinárias: 400.007.354.
- Total de ações preferenciais: 100.000.000.
- Total de ações: 500.007.354.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11)?
Trade com ações do Banco BMG (BMGB11)
O trade é a compra de ações – do Banco BMG (BMGB11) ou outras – já com a intenção de, em uma ocasião, de vendê-las com lucro, mais caras, depois de um tempo mais ou menos curto.
Se achamos que vão cair de valor, podemos alugá-las, vender esses papeis alugados e, tão logo eles estejam mais baratos, comprá-los de volta.
O nome desse tipo de operação é venda a descoberto.
Os trades podem ser:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações do Banco BMG (BMGB11)
Os lucros das companhias são divididos com acionistas através dos dividendos (ou ainda através dos juros sobre capital próprio). As companhias listadas na bolsa devem dividir pelo menos 25% dos lucros com os investidores.
Investidores são aqueles que imaginam que as ações de uma companhia vão valorizar ao longo dos anos e até mesmo das décadas.
Os dividendos são pagos por ação. Quanto mais ações tenho, mais dividendos recebo. Por isso, muitos investidores compram mais ações com os dividendos que recebem: para receber mais dividendos.
Pra conseguir ter esse efeito, o investidor deve comprar ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos: existem aquelas que, por não estarem conseguindo lucrar, simplesmente não pagam.
Além disso, o dividend yield deve ser satisfatório. Esse indicador mostra em porcentagem quanto o dividendo vale em relação ao preço da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11): QUAL DECISÃO TOMAR?
Investimento é, por definição, longo prazo. Você está pronto para isso na bolsa de valores? Está com preparo para enfrentar o sobe e desce? De olhar o seu dinheiro um dia valer o dobro e, no outro, valer a metade?
O pequeno e inexperiente investidor em diversas ocasiões desconhece no que investir e, mesmo quando faz boas aquisições, não sabe o que fazer quando depara com uma crise ou uma súbita desvalorização de seu papel ou de seus papeis (quando decide diversificar):
- Comprar mais pois agora está barato?
- Vender para não ver o prejuízo crescer? (afinal, ninguém sabe quanto a bolsa vai cair ainda!)
- Deixar como está, porque “no longo prazo, sempre valoriza” (um discurso que sempre escutamos.
Esse tipo de decisão pode ser torturante. Já vi gente reclamando porque suas ações caíram 5% em valor. Gente que estava se dizendo “buy and holder”… imagine quando enfrentarem a primeira crise de verdade…
Somente uma dessas vai dizer a você se você tomou a decisão certa quanto a investir em qualquer ação.
Toda companhia – e isso inclui o Banco BMG (BMGB11) – estará sempre à mercê de crises maiores ou menores ou até mesmo do ataque especulativo dos big players.
Nossa recomendação: precisamos de ferramentas e técnicas para seguir os investidores institucionais, considerando todas as vantagens competitivas que eles têm.
A metodologia que recomendamos para isso são trades com horizontes de início e de término com o uso da metodologia Raio X Preditivo, que é especializado em seguir o rastro do volume e do fluxo de ordens deixado pelos investidores institucionais.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Diversas dessas taxas variam de corretora para corretora e de acordo com o volume que você estará negociando:
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda.
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional.
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%.
No imposto de renda é possível fazer alguns abatimentos, conforme o caso, mas temos um artigo falando exclusivamente sobre isso.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11)?
O Raio X Preditivo entende o volume como a causa do movimento dos preços dos ativos negociados na bolsa de valores.
O volume é o “combustível” do mercado.
O preço, em sim, é mero efeito. Diversos cursos sobre trade e bolsa de valores, porém, ensinam apenas a seguir o próprio comportamento do preço.
O volume, para chegar a esse nível de influência, precisa da atuação coordenada de um ou mais investidores institucionais, aqueles participantes que têm o volume nas mãos.
O Raio X Preditivo combina conceitos e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos no gráfico dos ativos: ele segue as pistas dos institucionais através do volume.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO BANCO BMG (BMGB11)?
Você vai encontrar diversos artigos e vídeos na internet ensinando como abrir uma conta em uma corretora de valores e depositar o dinheiro para, imediatamente, comprar ações. É fácil, gratuito e em questão de minutos você pode começar.
O que poucos ensinam é que, sem um treinamento adequado você não vai ter sucesso. Inclusive, pode vir a perder dinheiro.
Recomendamos que, antes de mais nada, faça um curso sobre trade a fim de melhorar as suas chances. Inclusive, recomendamos que treine na conta demo antes de começar de verdade.
Nossa recomendação de curso é o Raio X Preditivo.
Conheça um método para investir em ações na bolsa de valores:
9. CONCLUSÃO
Bancos costumam fazer sucesso na bolsa de valores. E não há motivo para não imaginarmos que isso não se dará com o Banco BMG e suas ações BMGB11 no longo prazo.
Porém, sempre considere os seguintes itens:
- Crises sempre acontecerão: você aguenta ficar comprado em ações por tempo indeterminado?
- O volume de dinheiro, relativo ao total que você possui, que aportou na bolsa é compatível com seu relacionamento com o risco?
- Você tem um plano de saída? Recomendamos mais do que investimento, trades com expectativa de saída, no lucro ou no prejuízo, seguindo o fluxo e o volume, e que devem ser seguidos à risca.
- Uma metodologia vencedora: a metodologia que mais tem dado resultado comprovadamente é a que segue o fluxo de ordens e o volume dos grandes investidores institucionais, conhecida como Raio X Preditivo.