As ações da Wiz (WIZS3) vão cair ou vão subir? Conhecendo a companhia e conhecendo o método que eu vou te apresentar você vai decidir com mais segurança se vale a pena investir nessa e em outras ações da bolsa
As ações da Wiz (WIZS3) estavam em R$ 15 no início do ano de 2020. Quem comprou pensando em investir para o longo prazo naquela época viu seu dinheiro cair pela metade em março, quando a crise desencadeada pelo Novo Coronavírus nos atingiu em cheio.
A bolsa é assim: os iniciantes entram em momentos de euforia e otimismo. O que eles desconhecem é que esses desastres sempre acontecem na bolsa (geralmente logo depois de momentos de extrema euforia). E aí acabam vendendo suas ações no desespero, com grande prejuízo para os big players que aproveitam a liquidez gerada pelo medo pra comprar ações de boas empresas em grande quantidade e a preços baratos.
Por isso, sempre vemos o longo prazo na bolsa de valores com cautela extrema. A não ser, é claro, nessas crises agudas: comprar quando todos estão vendendo costuma ser bom negócio mesmo no longo prazo, desde que estejamos atentos ao seguinte:
- A empresa deve ser capaz de superar a crise e seus desdobramentos
- Pode haver mais quedas: é preciso ter uma reserva pra suportar a pancada e até pra fazer novos aportes
- A recuperação de patamares anteriores de preços pode levar anos e a colheita de frutos décadas: é longo prazo, não esqueça
Mas de um modo geral, sobretudo nos momentos de otimismo, recomendamos prazos mais curtos, sempre pautados pelo comportamento dos investidores institucionais. Esse comportamento pode ser lido através dos grandes volumes de negócios que só as ferramentas e conceitos dados pelo Raio X Preditivo dão: os big players estão comprando ou vendendo? Devemos saber isso, seja na queda, seja na alta. E essa leitura serve tanto pra quem quer o longo prazo quanto pra quem quer o curto.
As ações da Wiz (WIZS3), portanto, serão o tema deste artigo: a sua história, seus negócios suas características. Porém, destacamos acima de tudo o método que usamos pra escolher os ativos, as ações, em que investimos ou com as quais fazemos trades, bem como o método que usamos pra escolher a hora certa de comprar, vender ou, até mesmo, deixar tudo como está, o Raio X Preditivo.
- O que é a Wiz e suas ações (WIZS3)?
- Ações da Wiz (WIZS3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Wiz (WIZS3)?
- Formas de ganhar em ações da Wiz (WIZS3)?
- Investir ou não investir em ações da Wiz (WIZS3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Wiz (WIZS3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Wiz (WIZS3)?
- Conclusão
A Wiz tem um total de ações ordinárias WIZS3 de 159.907.282 e, destas, 76.791.625 ou 48,02% estão em livre negociação.
1. O QUE É A WIZ E SUAS AÇÕES (WIZS3)?
Segundo a página da WIZ e suas ações WIZS3 no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia se qualifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Corretagem de Seguros de Todos Os Ramos. Assessoria E Consultoria Na área de Seguros em Geral. Intermediação E Desenvolvimento de Soluções em Negócios. Sem Especificação Definida. Dentre Outros.
- Classificação Setorial: Financeiro / Previdência e Seguros / Corretoras de Seguros.
A Wiz (WIZS3) faz a distribuição de serviços financeiros e de seguros através de sua plataforma multicanal. Ela conecta dados, conhecimentos do setor, pessoas, empresas, oportunidade e necessidades dessa área de negócios. São mais de 40 anos de atuação, com desenvolvimento e implementação de plataformas integradas de relacionamento e venda, em todo território nacional.
A Wiz (WIZS3) atua principalmente como a corretora de seguros da Caixa Seguradora, e opera com exclusividade na comercialização dos produtos de Seguros, Previdência, Capitalização e Consórcios, nos canais de vendas da Caixa, que, como todos sabem, é um dos maiores bancos do Brasil, com uma base composta por mais de 84 milhões de clientes.
Uma característica interessante da Wiz (WIZS3), sobretudo pra momentos de crise como o atual: devido ao modelo de negócios com baixa necessidade de ativos, ela demanda baixos níveis de investimentos em capital fixo pra suportar a evolução.
O principal canal de distribuição a que a companhia tem acesso é a rede da Caixa, que é composta por:
- 415 agências;
- 286 correspondentes bancários e
- 017 correspondentes lotéricos.
O site de relacionamento com investidores destaca os principais negócios da empresa:
Vida
Trata-se de apólices de seguro de vida individuais oferecidas aos clientes da Caixa no balcão das agências e outros canais. Atualmente é o produto com maior relevância na receita.
Habitacional
O seguro Habitacional é essencial pra viabilizar a concessão de crédito habitacional. O seguro habitacional é obrigatório no Brasil e o produto é composto por dois tipos de cobertura:
- Seguro de morte ou invalidez permanente (Seguro MIP): Este seguro garante que em caso de morte ou invalidez do segurado, o contrato de financiamento será quitado pela seguradora.
- Danos físicos ao imóvel (Seguro DFI): Este seguro protege contra danos estruturais causados ao imóvel. O custo deste seguro é feito com base no preço de avaliação da CAIXA sobre o imóvel.
Prestamista
O seguro Prestamista funciona como garantia para o contratante do financiamento que, em caso de morte ou invalidez, terá sua dívida quitada. Este seguro representa uma importante segurança, tanto pra quem contrata o seguro, pois elimina o risco de que sua família tenha que arcar com a dívida, em caso de falecimento, quanto para a instituição financeira cedente, por diminuir a inadimplência e garantir a quitação do crédito em caso de ocorrência do sinistro.
Patrimoniais
Composto por três linhas de produtos:
- Auto: O seguro Auto da Caixa Seguradora possui como coberturas básicas a colisão, incêndio, roubo, furto, dano corporal e dano material causado a terceiros.
- Residencial: O produto Residencial consiste no seguro patrimonial de imóveis residenciais. O ambiente da CAIXA representa grande potencial de crescimento do seguro Residencial, já que o banco está fortemente associado ao crédito habitacional. Por se tratar de um produto com renovação anual ele gera um relacionamento de longo prazo com o cliente.
- Empresarial: O seguro empresarial é o seguro patrimonial pra empresas. O produto oferece uma gama variada de coberturas aos segurados, tendo como cobertura básica a de incêndio e explosão. Coberturas adicionais são incluídas de acordo com o segmento de atuação da empresa. Adicionalmente com o fortalecimento do crédito rotativo pra empresas, diversas instituições financeiras vêm requisitando o seguro das operações pra garantir a continuidade dos negócios.
Outros Produtos
Este grupo contempla a receita de comissão de venda de três produtos: previdência, consórcio e capitalização. Estes produtos representam uma parcela menor do nosso resultado e tem como característica principal o fato de em muitos casos atuarem como substitutos de produtos financeiros tradicionais.
Riscos Especiais
A Wiz (WIZS3) atua na comercialização dos produtos de Riscos Especiais por meio de uma das subsidiárias.
Consórcios e seguros correlatos
Atua na prospecção e ativação de parceiros estratégicos pra a venda de consórcios e seguros correlatos fora das agências CAIXA, em mais de 2500 pontos de vendas espalhados pelo país. O consórcio é um produto da Caixa Consórcios, vendido diretamente pela equipe da Wiz (WIZS3) e, especialmente, pela rede de parceiros, onde a Wiz (WIZS3) atua na ativação, acompanhamento e capacitação.
O que são as ações da Wiz (WIZS3)?
Ações são a menor fração possível do capital social de uma companhia. Quando compro ações, como as da Wiz (WIZS3) estou adquirindo frações da empresa, me associando a ela.
As empresas passam a negociar suas ações na bolsa, num processo chamado IPO – Oferta Pública de Ações – pra captar recursos junto ao mercado, junto aos investidores de todos os tamanhos e procedências.
Se esses recursos captados através da venda do capital social forem bem usados, ela vai crescer e, consequentemente, as ações que compramos passará a valer mais. Ela vai lucrar mais e parte desse lucro será dividida entre os investidores em forma de dividendos.
Muitos participantes do mercado, no entanto, não estão interessados em se tornar sócios. Eles querem comprar ações pra vender tão logo elas valorizem de acordo a seus objetivos, realizando seu lucro a partir da oscilação natural dos ativos.
Podem ganhar, inclusive, se os ativos desvalorizarem, fazendo vendas descobertas: alugar ações, vender, recomprar quando estiverem mais baratas e manter a diferença entre os dois preços (se as ações subirem de preço, terão prejuízo).
2. AÇÕES DA Wiz (WIZS3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Wiz (WIZS3) estão presentes na bolsa de valores brasileira.
Até meados de 2000, nossa bolsa era conhecida como Bovespa. Com a união com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) ela passou a ser conhecida como BM&FBovespa e, finalmente, como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), depois da união com a Cetip.
Nesse processo de fusões, aos poucos, a bolsa se tornou totalmente eletrônica. O “pit”, onde as negociações em viva-voz aconteciam virou museu. Agora tudo acontece através de computadores, com mais velocidade, segurança e acessibilidade. Dá pra investir e negociar com um simples computador conectado à internet. Até mesmo um celular.
De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.
Porém, jamais devemos esquecer que pular pela janela também é. Basta ter vontade. Entrar na bolsa sem saber onde se está metendo pode ter o mesmo efeito de pular pela janela (para seu dinheiro).
Por isso, neste tópico, quero deixar claro sobre onde você está se metendo.
A maior parte dos negócios da bolsa de valores é de responsabilidade dos investidores institucionais (big players).
São umas poucas empresas que controlam boa parte do capital mundial. Preço pra elas não é o único problema: além de terem que encontrar boas ações pra comprar a preços baixos e vender a preços altos, elas precisam dessas ações em grande volume.
Por isso, além do poderio financeiro, elas precisam ter a seu lado elementos que fazem toda a diferença:
- Algoritmos de negociação automática, pra se aproveitar das mínimas variações de preço e desequilíbrios do mercado
- Equipamento de ponta para rodar esses códigos sofisticados
- As mentes matemáticas mais poderosas, para programar e organizar tudo isso
- Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta.
Em momentos de crise como o que estamos presenciando, elas se aproveitam da liquidez e dos preços cada vez mais baixos e da disposição para a venda (por participantes desesperados) para absorver um grande número de ações.
Assim, é importante, na hora de negociar ações como as ações da Wiz (WIZS3), usarmos uma metodologia que mostre o que esses participantes estão fazendo. Acredite: você não tem nenhuma chance se você não entender a natureza da atuação dos big players.
Para isso, as metodologias com melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Wiz possui?
A Wiz (WIZS3) possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias. As ações ordinárias também têm direito a receber dividendos e só não têm preferência na ordem e na disponibilidade desses proventos se houver ações preferenciais, o que não é o caso.
Qual são os códigos das ações da Wiz
O código das ações ordinárias da Wiz é WIZS3. O 3 indica que se trata de ações ordinárias.
As ações da Wiz (WIZS3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Wiz (WIZS3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, não sendo negociadas em outras bolsas do mundo. Isso seria possível através de um programa de recibos, como acontece com outras ações. Por exemplo, ADR são recibos negociados nos Estados Unidos como se fossem ações, enquanto as ações a elas correspondentes ficam sob custódia no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA Wiz (WIZS3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Wiz (WIZS3) são os seguintes:
Nome | %ON WIZS3 | %PN | %Total |
Integra Participações S.A. | 26,94 | 0,00 | 26,94 |
Itaú Unibanco S.A. | 6,94 | 0,00 | 6,94 |
Caixa Seguros Holding S.A. | 25,00 | 0,00 | 25,00 |
Outros | 41,13 | 0,00 | 41,13 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA WIZ (WIZS3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Wiz (WIZS3). Destacamos as seguintes:
Trade com ações da Wiz (WIZS3)
Fazer trade significa, na linguagem popular, especular.
Isto é: compramos quando achamos que o preço vai subir e vendemos, mesmo sem ter a ação, quando achamos que vai cair. A operação de compra é encerrada com uma venda. A operação de venda é encerrada com uma compra.
A ideia é realizar lucro no médio, no curto ou no curtíssimo prazo, sem compromisso em ficar com ações ou acumulá-las.
Também podemos ter prejuízo. Se compramos e as ações começarem a cair de preço, em algum momento teremos que decidir vender para que o prejuízo não aumente.
A operação de venda é possível através do aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. Primeiro, alugamos as ações de um investidor, então as vendemos e, finalmente, as compramos de volta quando estiverem mais baratas. Se o preço subir, em algum momento teremos que encerrar a operação de qualquer maneira, ou o prejuízo ficará ainda maior. Esse tipo de operação é chamado de venda a descoberto.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e se encerram no mesmo dia.
- Swing trade: operações que começam e se encerram em poucos dias.
- Position trade: operações que começam e se encerram em poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Wiz (WIZS3)
O investidor, por outro lado, tem outra visão. Ele escolhe boas empresas e, a partir daí, passa a comprar ações sempre que for possível, sem se importar se o preço está subindo ou caindo. Inclusive, se o preço cai, ele vê isso como uma oportunidade de comprar ações supostamente “baratas”.
Ele vai acumular ações como uma forma de patrimônio.
Além disso, além de acumular ações, ele pode visar receber dividendos, que são parte do lucro da companhia dividido entre ações.
Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo. O investidor pode usar os dividendos para comprar mais ações. Essas novas ações gerarão, mais tarde, mais dividendos e ele poderá comprar ainda mais ações.
Para isso, ele deve escolher ações que paguem dividendos regularmente, sem falhas, a cada exercício, geralmente trimestrais. Além disso, o valor dos dividendos frente ao preço da ação tem que valer a pena (para saber isso, olhamos um indicador chamado dividend yield).
Confira como foram os dividendos mais recentes das ações da Wiz (WIZS3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 23/03/2020 | 23/03/2020 | 25/11/2020 | 0,33 | 4,31% |
Dividendo | 24/04/2019 | 24/04/2019 | 22/05/2019 | 0,33 | 3,78% |
Dividendo | 24/04/2019 | 24/04/2019 | 25/11/2019 | 0,78 | 8,81% |
Dividendo | 19/04/2018 | 19/04/2018 | 18/05/2018 | 0,26 | 2,35% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA Wiz (WIZS3): QUAL DECISÃO TOMAR?
O único momento em que indicamos a compra de ações para o longo prazo (investimento) é justamente os de crise, quando ações estão sendo negociadas muito abaixo dos múltiplos de suas respectivas companhias. Estão “relativamente baratas”.
Mas atenção:
- Deve ser uma empresa que seja capaz de suportar a crise bem como seus desdobramentos (não pense que nossa economia sairá impune do que está acontecendo agora)
- Esteja ciente de que novas quedas podem acontecer: portanto coloque um dinheiro nessa estratégia um valor que não lhe doa o coração caso haja uma nova queda de, por exemplo, 50%.
- A retomada de um ciclo de alta pode demorar até mesmo anos: no entanto, depois de TODAS as crises, houve ciclos de alta magníficos. É preciso ter paciência.
- A colheita dos frutos pode demorar anos ou décadas: numa estratégia dessas, não podemos nos afobar e tirarmos nosso dinheiro nos primeiros lucros. Quem saiu do investimento depois da crise de 2008, deixou de ganhar muito dinheiro.
Em outros momentos, quando não aproveitamos a oportunidade de uma crise, e a bolsa está repleta de otimismo e euforia (geralmente sentimentos que antecedem uma pancada para baixo), nossa recomendação sempre será a de prazos mais curtos.
No entanto, independentemente disso, em todos os casos devemos usar metodologias de análise que privilegiem o volume, denunciando a atuação dos investidores institucionais. São eles que, com o volume, através da acumulação ou distribuição de grande número de ativos comandam o desenrolar dos preços.
A metodologia que melhor dá esse tipo de leitura atualmente é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA Wiz (WIZS3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos.
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA Wiz (WIZS3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que foca no volume de ativos negociados.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa. O preço é mero efeito.
Infelizmente, a maior parte dos cursos oferecidos no Brasil ensina apenas a leitura do preço, que dá resultados atrasados ou até equivocados quanto ao que está acontecendo em um ativo.
Entendemos que se temos uma leitura adequada das causas, no caso o volume, temos condições de nos adiantar aos efeitos.
O Raio X Preditivo também pode ser considerado uma metodologia de estudo do comportamento dos investidores institucionais. São eles os responsáveis por, estimativamente, mais de 80% do volume negociado nas bolsas mundiais. E, dessa forma, eles comandam o andamento dos preços. Colocar-se ao lado desses gigantes, emulando sua atuação, é a garantia de operações e até de investimentos mais acertados.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA Wiz (WIZS3)?
Minha dica para quem está começando: não abra sua conta na corretora ainda.
Primeiro escolha um curso que ensine sobre a bolsa de valores, sua realidade, sobre negociação, sobre trade e investimento.
Isso é fundamental. Sem investir em educação você não tem chance. Zero chance. Nada.
Ninguém se envolve em nenhuma atividade de risco – e a bolsa é basicamente risco – sem um conhecimento prévio. Você já ouviu falar de alguém que faz mergulho de alta profundidade sem se preparar durante um bom tempo antes? Não. Sabe por quê? Porque se você for mergulhar a trinta metros de profundidade ou mais sem saber o que está fazendo você vai provavelmente morrer.
Por que diabos as pessoas pensam que a bolsa é algo que dá para entrar “só pra ver o que dá”?
O curso que você escolher deve encarar como principal informação o volume de ativos negociados. É isso que move os preços. No entanto, a maior parte dos cursos vendidos no Brasil e no mundo, enfatizam o preço e sua movimentação. Por nossa experiência, isso não funciona.
Depois de matriculado no curso, abra a conta na corretora de valores. É grátis e você pode deixar ela zerada sem custo algum. E já ter acesso à conta demo. Na conta demo, você pode fazer operações de compra e venda sem arriscar seu suado dinheirinho, testando e aprendendo na prática as técnicas que o seu curso está ensinando.
É neste instante que você tem a chance de ganhar confiança nas técnicas ensinadas por seus novos professores. Com confiança na metodologia, o fator emocional fica de fora, o mais de fora possível, quando você colocar dinheiro de verdade na jogada.
Depois de treinar um tempo e depois de ter tido “lucro”, ainda que “de mentirinha”, está na hora de passar para a conta real. Se você não lucrar nem na conta simulada, então espere. Se nem na conta simulada você tiver lucro, não será na real que isso vai acontecer.
Assim que estiver seguro, agora sim. Deposite o dinheiro na conta da corretora e comece a operar ações da Wiz (WIZS3), ações de outras empresas e outros ativos e derivativos disponíveis na bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
A Wiz (WIZS3) tem duas grandes vantagens: necessidade de poucos ativos para operar seus negócios, visto que conta com estruturas de outras grandes empresas para fazer seu trabalho, e o fato de que uma dessas grandes empresas é a Caixa, um dos maiores bancos do Brasil. Esse fato também pode ser um risco. O que aconteceria se a Wiz (WIZS3) perdesse essa estrutura de uma hora para a outra? Ou você acha que, em caso de você estar investido, seria avisado com antecedência?
Porém, sem dúvida, é uma empresa forte de um dos ramos do setor de seguro. Tem tudo para sobreviver a esta crise. E até sobreviver se uma nova crise se sobrepuser a atual. Então, ao escolher uma ação para investir, como a WIZS3, tenha em mente o seguinte:
- A empresa deve dar mostras de ser capaz de aguentar as crises e aproveitar as oportunidades para, no futuro, ocupar o espaço deixado por aquelas que não sobreviverem
- As ações estão baratas, mas podem cair ainda mais: nada impede que o mercado caia, por exemplo, mais 50% por qualquer motivo. Não há quem saiba o que o futuro nos reserva. Tenha dinheiro de reserva para suportar eventos assim e não sair vendendo suas ações desesperado e até para, se for oportuno, comprar ainda mais ações, que estarão ainda mais baratas
- A recuperação pode demorar anos ou décadas: aqui a ideia é lembrar você de que esse dinheiro deve ser “esquecido”. A colheita dos frutos pode demorar anos ou décadas.
Em situações mais habituais, quando, por exemplo, o sentimento geral do mercado é neutro ou até mesmo eufórico, recomendamos operações de mais curto prazo. A ideia é não se expor tempo demais aos movimentos especulativos e à volatilidade do mercado. Operações de curto prazo, inclusive, funcionam para momentos como o atual, independentemente se as ações estão “caras” ou “baratas” (caro ou barato é algo muito relativo na bolsa).
Não importa se o seu caso é de longo ou de curto prazo, é fundamental termos uma leitura constante do que os grandes players (investidores institucionais) estão fazendo. Isso é possível através da leitura do volume de negócios nos ativos: só os institucionais movimentam grandes volumes e isso indica quando eles estão atuando. O Raio X Preditivo nos dá a leitura através de suas ferramentas pensadas exatamente para isso e a interpretação dessa leitura através de seus conceitos únicos.