As ações da Whirlpool (WHRL4) são uma Brastemp? Conheça o que essa empresa tem a oferecer em termos de oportunidade
As ações da Whirlpool (WHRL4) são os ativos que estão por trás de marcas como Brastemp e Cônsul. Quem casa, quer casa. Quem quer casa, precisa de produtos para botar essa casa pra funcionar. E se o mercado imobiliário e de consumo se aquecer como é esperado para os próximos anos e décadas, é bem provável que essas ações valorizem.
Será que este é o momento de comprar esses papeis, encarteirar e esquecer, esperando que, daqui 20 anos, eles tenham multiplicado de valor?
As ações da Whirlpool (WHRL4) e a empresa Whirpool são o tema deste artigo. Nele falaremos dos negócios da companhia e, acima de tudo, contaremos nossa opinião sobre o posicionamento em longo prazo em ações da companhia.
E não só. Também em outros ativos da bolsa de valores: será que o longo prazo vale a pena? Será que pensar em ações em termos de investimento é a ideia mais inteligente?
- O que é a Whirlpool e suas ações (WHRL4)?
- Ações da Whirlpool (WHRL4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Whirlpool (WHRL4)?
- Formas de ganhar em ações da Whirlpool (WHRL4)?
- Investir ou não investir em ações da Whirlpool (WHRL4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Whirlpool (WHRL4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Whirlpool (WHRL4)?
- Conclusão
As ações da Whirlpool estão assim subdivididas:
Ordinárias – WHRL3 | 1.028.700.892 |
Preferenciais – WHRL4 | 474.085.114 |
Total | 1.502.786.006 |
E, dessas, estão em livre negociação as seguintes:
Quantidade de Ações Ordinárias – WHRL3 | 8.197.233 | 0,80 |
Quantidade de Ações Preferenciais – WHRL4 | 20.503.796 | 4,32 |
Total de Ações | 28.701.029 | 1,91 |
1. O QUE É A WHIRLPOOL E SUAS AÇÕES (WHRL4)?
Segundo a página das ações da Whirlpool (WHRL4) no site da bolsa de valores brasileira, as ações da companhia se classificam nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Fabricação E Comercialização de Eletrodomésticos E Compressores
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Utilidades Domésticas / Eletrodomésticos
A Whirlpool S/A (WHRL4) faz parte da Whirlpool Corporation e é resultado da fusão entre a Multibrás e a Embraco ocorrida em 2006. É uma subsidiária, portanto. A corporação tem mais de cem anos e é conhecida por fabricar eletrodomésticos e fornecê-los para o mundo todo. Pode-se dizer sem medo de errar que a Whirlpool Corporation está em todos os países do mundo.
Por aqui, são 3 fábricas – localizadas na cidades de Rio Claro (São Paulo), Manaus (Amazonas) e Joinville (Santa Catarina) -, 2 escritórios administrativos, 4 centros de tecnologia, 23 laboratórios e 3 centros de distribuição.
A Whrilpool é dona das seguintes marcas:
- Brastemp
- Consul
- KitchenAid
- Whirlpool
- Maytag,
- Jenn-Air
- Amana
- Inglis
- Estate
- Bauknecht
- Eslabón de Lujo
No mundo todo, são 73 mil funcionários e 70 centros de produção e pesquisa ao redor do globo. Suas vendas anuais se aproximam dos 20 bilhões de dólares.
A sede da corporação localiza-se em Benton Harbor, Michigan, Estados Unidos. Sua subsidiária brasileira está sediada em Joinville, Santa Catarina, Manaus AM e Rio Claro SP.
O que são as ações da Whirlpool (WHRL4)?
Quando uma empresa abre capital, como é o caso da Whirlpool (WHRL4), significa que ela passou a ter suas ações negociadas na bolsa de valores.
As ações entram no mercado em um evento conhecido como IPO, iniciais que vêm do inglês e, em português, significam Oferta Pública de Ações. Na IPO, as ações são colocadas a disposição dos investidores.
Mas por que uma empresa faz isso?
A abertura de capital, a venda de ações, é uma alternativa muito válida para captar recursos para investir na estrutura da companhia, fazer ela crescer, dar andamento a projetos de grande porte, expandir o negócio e a atuação, ter capital de giro e até mesmo pagar dívidas. Sim, porque geralmente as empresas já estão com todo os seus recursos comprometidos com a operação já em andamento. E pedir um empréstimo vultuoso, equivalente ao próprio valor da empresa, é inviável.
Cada ação corresponde a menor fração possível do capital social da empresa. E a soma dessas frações, em tese, nos dá o valor de mercado atual de qualquer companhia. A soma das ações é aquilo que o mercado considera que ela vale.
Ao comprar ações de uma companhia estou comprando um pedaço dessa companhia. Viro sócio, acionista, investidor. Estou aceitando dividir com a companhia os riscos do empreendimento e, em troca, participo de qualquer bom fruto que ela possa ter no futuro.
Se o dinheiro captado na IPO for bem usado, de fato, a empresa vai crescer, vai valorizar. E como cada ação corresponde a um pedaço da empresa, elas vão valorizar proporcionalmente.
Todos ganham: a empresa captou recursos e os investidores veem seu patrimônio se agigantar.
Por outro lado, uma companhia que cresce, em tese, vai lucrar mais. Uma parte dos lucros deve ser dividida com os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio: uma remuneração extra para quem acreditou no potencial da empresa.
Devemos lembrar, porém, que boa parte do mercado é composta por participantes que não estão interessados em comprar ações para “investir”, “ser sócio” ou “acionista”. Os traders querem comprar ações para vendê-las tão logo atinjam um certo lucro compatível com suas estratégias.
Podem ganhar dinheiro inclusive quando as ações estão caindo. Nesse caso, eles alugam ações de um investidor, vendem e recompram quando estiverem mais baratas. O nome dessa operação é venda a descoberto e explicaremos como ela funciona mais à frente.
2. AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Whirlpool (WHRL4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que já foi conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), depois, ao se juntar com a Bolsa de Mercadorias e Futura, passou a ser chamada de BM&FBovespa e, finalmente, com a chegada da Cetip, passou a seu atual nome.
Todas as negociações são conduzidas em ambiente totalmente eletrônico, sem participação direta de uma intervenção humana. Sim, antigamente os negócios eram fechados entre pessoas, diretamente, no pit da bolsa, e eram registrados por funcionários. Hoje, claro, são pessoas que tomam as decisões de compra e venda, mas o passo final disso tudo se dá eletronicamente através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
O PUMA permite negociações rápidas, muito mais rápidas do que aconteciam antes de 2005 na Bovespa e antes de 2009 na BM&F, quando os pregões ainda eram “viva voz”. São milhões de negócios realizados diariamente! Além disso, mesmo com tantos negócios acontecendo, todos ocorrem em absoluta segurança.
Sem falar na acessibilidade: podemos negociar ações a partir do conforto de nosso lar, apenas com um computador comum, conectado à internet, e uma conta em uma corretora de valores.
Essa acessibilidade não deve ser, de jeito nenhum, confundida com facilidade para se tirar dinheiro da bolsa de valores. Precisamos estar cientes de que esse é um dos mais competitivos mercados do mundo.
No seu comando, estão os investidores institucionais. São pouco mais de 100 empresas que, segundo uma pesquisa de 2011, controlam quase 50% do capital mundial direta e indiretamente. Pelo menos 50 delas têm intensa participação no mercado de ações, inclusive no brasileiro.
Do seu lado, eles têm:
- Alta tecnologia: robôs HFT (Alta Frequência de Negociação), que posicionam e reposicionam ordens de compra e venda, se aproveitando de todos os desequilíbrios do mercado. Sem falar no equipamento físico de ponta necessário para rodar esses programas
- Recursos humanos: claro que por trás disso, estão mentes matemáticas altamente preparadas para programar esses algoritmos. E, no comando, CEOs, muito competitivos e mais informados que muitos chefes de estado, o que lhes dá muita vantagem na hora de conduzir todo esse poder financeiro
Assim, ao decidir começar a investir na bolsa de valores, considerando a facilidade com que podemos fazer isso atualmente, não podemos deixar de levar em conta esses participantes. Eles têm, estimativamente, responsabilidade por 80%, possivelmente mais, do volume de negócios das bolsas de valores.
Podemos medir e ler seu comportamento através do volume, portanto, mas para isso é preciso ter conhecimento sobre os conceitos e ferramentas que permitem isso. A ideia é colocar esses big players como aliados, para realizar compras e vendas de ativos de acordo com o lado com maior probabilidade de sair vencedor.
Quais ações a Whirlpool (WHRL4) possui?
A Whirlpool (WHRL4) possui ações:
- Ordinárias: são as ações que dão direito a voto nas assembleias das empresas. Elas também podem receber proventos (dividendos e juros sobre capital próprio), mas sem prioridade sobre as ações preferenciais
- Preferenciais: são as ações que têm preferência no recebimento de proventos. Porém elas não têm direito a voto, a não ser em condições especiais
Qual são os códigos das ações da Whirlpool (WHRL4)
Se você vai negociar ações na bolsa, vai precisar conhecer os códigos de negociação. Os códigos de negociação, também conhecidos como ticker, são compostos de quatro letras e um numeral que pode ter um ou dois dígitos.
Os códigos de negociação das ações da Whirlpool são:
- Ordinárias: WHRL3
- Preferenciais: WHRL4
As ações da Whirlpool (WHRL4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Whirlpool (WHRL4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Mas isso não impede que, no futuro, a exemplo de outras ações brasileiras, elas sejam negociadas em outras bolsas do mundo através de programas de recibo ou equivalentes.
Por exemplo, as ADRs (American Depositary Receipts), que são negociadas nos Estados Unidos. Essas ADRs são negociadas como se fossem ações. No entanto, as ações de fato, a elas correspondentes, estão custodiadas por uma empresa privada.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas são os seguintes:
Nome | %ON (WHRL3) | %PN – (WHRL4) | %Total |
Whirlpool Do Brasil Ltda. | 53,10 | 50,94 | 52,42 |
Brasmotor S.A. | 44,22 | 44,74 | 44,39 |
Whirlpool Csa Holdings S.à.r.l. | 1,88 | 0,00 | 1,28 |
Outros | 0,80 | 4,32 | 1,91 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Whirlpool (WHRL4), dentre as quais podemos listar duas neste momento.
Trade com ações da Whirlpool (WHRL4)
Fazer trade significa, na linguagem popular, especular.
Isto é: compramos quando achamos que o preço vai subir e vendemos, mesmo sem ter a ação, quando achamos que vai cair. A operação de compra é encerrada com uma venda. A operação de venda é encerrada com uma compra.
A ideia é realizar lucro no médio, no curto ou no curtíssimo prazo, sem compromisso em ficar com ações ou acumulá-las.
Também podemos ter prejuízo. Se compramos e as ações começarem a cair de preço, em algum momento teremos que decidir vender para que o prejuízo não aumente.
A operação de venda é possível através do aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. Primeiro, alugamos as ações de um investidor, então as vendemos e, finalmente, as compramos de volta quando estiverem mais baratas. Se o preço subir, em algum momento teremos que encerrar a operação de qualquer maneira, ou o prejuízo ficará ainda maior. Esse tipo de operação é chamado de venda a descoberto.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e se encerram no mesmo dia
- Swing trade: operações que começam e se encerram em poucos dias
- Position trade: operações que começam e se encerram em poucas semanas
Ganhar dividendos com ações da Whirlpool (WHRL4)
O investidor, por outro lado, tem outra visão. Ele escolhe boas empresas e, a partir daí, passa a comprar ações sempre que for possível, sem se importar se o preço está subindo ou caindo. Inclusive, se o preço cai, ele vê isso como uma oportunidade de comprar ações supostamente “baratas”.
Ele vai acumular ações como uma forma de patrimônio.
Além disso, além de acumular ações, ele pode visar receber dividendos, que são parte do lucro da companhia dividido entre ações.
Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo. O investidor pode usar os dividendos para comprar mais ações. Essas novas ações gerarão, mais tarde, mais dividendos e ele poderá comprar ainda mais ações.
Para isso, ele deve escolher ações que paguem dividendos regularmente, sem falhas, a cada exercício, geralmente trimestrais. Além disso, o valor dos dividendos frente ao preço da ação tem que valer a pena (para saber isso, olhamos um indicador chamado dividend yield).
Vejamos como foram os últimos dividendos das ações da Whirlpool (WHRL4).
Tipo do Provento | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 23/07/2019 | 0,57 | 8,21% |
Dividendo | 21/12/2018 | 0,15 | 3,13% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Whirlpool ganhou o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente de 2019, na categoria “Eletrodomésticos”.
Este é considerado o maior reconhecimento nacional dedicado para as empresas que praticam a excelência da gestão focada e centrada nas melhores práticas de relacionamento e atendimento ao cliente.
O prêmio utiliza uma metodologia com três etapas para definir os vencedores: “avaliação da gestão e estratégia de relacionamento com o cliente”, “avaliação da qualidade do atendimento” e “desempenho informado x realizado”.
Com 21 edições, o reconhecimento é destinado para empresas de diversas categorias e segmentos.
As marcas sob o guarda-chuva da Whirlpool (WHRL4) podem deixar qualquer investidor empolgado com a ideia de longo prazo.
Mas claro que, na hora de escolher uma ação para acumular, pensando em anos, décadas de permanência com elas, exige outros cuidados e a observação de outras coisas, como os resultados trimestrais que toda companhia da bolsa deve divulgar. Sem falar no entendimento que devemos ter do setor de atuação da empresa, da economia nacional e internacional e como isso pode afetar o preço das ações ao longo dos anos. Não é uma tarefa fácil.
Além disso, nossa recomendação, sobretudo para os iniciantes é que evitem se expor ao longo prazo, sobretudo considerando que essa classe de investidores geralmente não tem o poderio financeiro de um investidor institucional: se as coisas não forem tão bem, se acontece alguma crise que afete a ação ou as poucas ações que ele está acumulando, talvez ele tenha boa parte de seu capital comprometido.
Assim, advogamos operações que tenham uma perspectiva de saída tanto no lucro quanto no prejuízo em pontos estratégicos em cada caso. Esses pontos, porém, devem ser coordenados a partir de uma leitura do volume e, consequentemente, do que os investidores institucionais estão fazendo, como estão atuando.
Essa leitura pode ser obtida através da metodologia Raio X Preditivo, sobre a qual falamos logo mais abaixo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos, técnicas e ferramentas. A Nova Análise técnica se caracteriza pela atenção ao volume, que, então, é caracterizado como o verdadeiro combustível dos movimentos de preço.
Geralmente, as metodologias da Análise Técnica Clássica costumam seguir o preço, usando padrões de comportamento e indicadores também baseados em preço. Porém, para a Nova Análise Técnica o preço é tão somente um efeito do volume, esse sim considerado a causa.
Como boa parte do volume dos mercados é de responsabilidade dos Investidores Institucionais, também podemos considerar o Raio X Preditivo como o estudo da atuação desses participantes, os Big Players.
Desse modo, em vez de ir contra a atuação desses participantes, o trader pode colocá-los como aliados, encontrando os pontos de decisão desses investidores profissionais, abrindo operações de compra e venda em zonas saudáveis de trade: isto é, não se trata de adivinhar o que o preço vai fazer ou deixar de fazer, mas entrar em operações que, se derem errado, darão um prejuízo pequeno e, se derem certo, darão um lucro muito superior ao risco que se correu.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA WHIRLPOOL (WHRL4)?
Não há dúvida de que o primeiro passo, ignorado por muitos que pela primeira vez se aventuram no mercado de ações, é adquirir e se matricular em um curso sobre trade e bolsa de valores.
Só então abrir a conta na corretora de valores. É grátis e dá para deixar a conta zerada enquanto se usa um outro recurso gratuito fornecido pela corretora: a conta demo.
Na conta demo, você vai treinar os novos métodos que está aprendendo no curso. Recomendamos o Raio X Preditivo, pelos motivos do tópico acima. A conta demo é muito mais fácil de negociar que a real, pois não se está usando dinheiro real. Porém, se você não tiver sucesso nela, não é na conta real que terá, pois haverá envolvimento emocional, uma vez que se estiver usando dinheiro de verdade.
Treine na conta simulada durante algum tempo e, quando julgar que entendeu todos os conceitos e ferramentas ensinados no curso, passe à conta real: transfira o dinheiro que vai usar e comece a negociar ações da Whirlpool (WHRL4) e de outras empresas da bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
A Whirlpool é uma empresa importantíssima, sob o guarda-chuva de uma multinacional. Dona de marcas top of mind, seria uma aposta fácil de valorização para as próximas décadas talvez.
Porém, seu dinheiro não pode ser alvo de apostas. Nem mesmo as fáceis, como as ações da Whirlpool (WHRL3)
Nossa recomendação é não se expor no longo prazo. Quanto mais distante o horizonte, mais difícil saber, com clareza, o que vai acontecer.
Através da leitura do comportamento institucional e do volume, no entanto, temos uma leitura daquilo que tem a probabilidade maior de acontecer.
Portanto, usando um método com esse tipo de interpretação, como o Raio X Preditivo, recomendamos que se entre em operações com perspectiva de saída no máximo no médio prazo, no lucro ou no prejuízo.
Além disso, sugerimos que se comprometa apenas uma parte de seu dinheiro com a renda variável, a fim de que qualquer eventual perda – e elas vão acontecer – não comprometam seu financeiro e seu emocional.