As ações da Westwing (WEST3) cabem em sua carteira de investimento ou são boas para fazer trade? PARE TUDO. Não faça nada sem antes conhecer o método que segue os big players
A Westwing, uma loja online de móveis, arrecadou R$ 1,16 bilhão com a sua IPO e os recursos serão usados para para expansão de mercado, marketing, tecnologia, marca própria e logística. Trata-se de uma loja de móveis online com características um pouco diferentes das concorrentes de acordo com o que veremos mais adiante.
As ações da Westwing (WEST3) seriam interessantes para se investir? Independentemente das características da empresa, que aqui apresentaremos, para decidir é necessário acompanhar o interesse institucional (big players) nesse papel. Para fazer isso, precisamos analisar o volume de negócios, que denuncia em que faixa de preço os investidores institucionais acham interessante comprar e vender e sua disposição de defender essas posições. Para tanto, apresentaremos também a metodologia de que utilizamos: o Raio X Preditivo.
- O que é a Westwing e suas ações (WEST3)?
- Ações da Westwing (WEST3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Westwing (WEST3)?
- Formas de ganhar em ações da Westwing (WEST3)?
- Investir ou não investir em ações da Westwing (WEST3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Westwing (WEST3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Westwing (WEST3)?
- Conclusão
A Westwing tem o seguinte número de ações:
- Ações ordinárias:476.801
- Ações em free float:438.948 (72,56%)
1. O QUE É A WESTWING E SUAS AÇÕES (WEST3)?
Segundo a página das ações da Westwing (WEST3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Comércio Físico E Digital Varejista de Móveis E Artigos Domésticos em Geral. Vestuário E Bens E Acessórios de Uso Pessoal; Serviços de Design de Interiores E Arquitetura.
- Classificação Setorial: Tecnologia da Informação / Programas e Serviços / Programas e Serviços
A Westwing é uma loja de decoração online. Foi inaugurada em 2011. Ela era uma subsidiária de uma empresa alemã de mesmo nome. Atualmente oferece um serviço de curadoria que transforma a experiência online do consumidor com algo como visitar uma loja por lazer. Não possuir praticamente estoque. Ela leva os produtos dos fornecedores aos seus centros logísticos e de lá até o cliente final.
Os responsáveis pela Westwing brasileira adquiriam as ações que estavam em posse dos alemães em 2018 e a tornaram independente, graças ao apoio do fundo de private equity Axxon Group.
Os negócios da companhia são:
- Westwing club, um clube de compras online gratuito com catálogo renovado diariamente que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo
- Westwing Now, que se parece mais com as páginas tradicionais de e-commerce e conta com barra de busca
- Galeria, uma loja física no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.
Segundo a companhia: “Mais do que uma plataforma de e-commerce, a Westwing tem como sua missão inspirar as pessoas a descobrirem mais beleza no seu viver. Buscamos realizar essa missão através do nosso modelo de negócios de shoppable magazine, que proporciona experiência de compra que acreditamos ser única, agradável e divertida no varejo online, como também serve de inspiração e referência de decoração e estilo para os nossos clientes.“
A empresa tem aproximadamente 9 milhões de usuários cadastrados. No terceiro trimestre de 2020, teve uma média de aproximadamente 728 mil visitantes únicos mensais no website e no aplicativo: 87% dos clientes são mulheres.
Em setembro de 2020, contava com mais de 1 milhão de seguidores no perfil do Instagram (sendo a marca mais ativa e com maior quantidade de conteúdo, atingindo aproximadamente 38,7 milhões de impressões1), 27,3 milhões de consumidores, quase 2 milhões de fãs na página do Facebook e mais de 11 milhões de acessos ao perfil no Pinterest.
Tem ampliado a atuação, focando cada vez mais em lifestyle, incluindo categorias como moda, cosméticos, ingredientes premium, produtos infantis, etc., que representaram aproximadamente 13% do Gross Merchandise Value (GMV) no período de nove meses encerrado em 30 de setembro de 2020 (contra aproximadamente 3% no exercício social findo em 31 de dezembro de 2017).
O que são as ações da Westwing (WEST3)?
Uma empresa, em certo momento, percebe que precisa expandir seus negócios. Essas oportunidades, muitas vezes, são únicas e precisam ser aproveitadas.
Porém, pra tanto, é preciso de recursos, dinheiro. Não dá pra ficar se endividando com empréstimos e financiamentos a torto e a direito, ainda mais quando os planos são ambiciosos.
Só existe uma coisa que dá pra fazer a um custo relativamente menor e que envolva somas enormes, equivalentes a quase que a totalidade do capital da empresa: abrir o capital na bolsa de valores.
Assim, a companhia decide vender, negociar, seu capital social na bolsa de valores em forma de ações. Cada ação representa a menor fração possível do capital social de uma companhia. É literalmente, mesmo, um pequeno pedaço da empresa.
Ao comprar ações de uma companhia, eu estou topando dividir os riscos daquele empreendimento, adquirindo uma parte dela. Me torno sócio, acionista. Mas se a empresa investir o recurso proveniente dessa venda a contento, tudo vai dar certo: ela vai valorizar e minhas ações vão valorizar também, proporcionalmente.
Não só isso: uma empresa que cresce lucra mais. E o lucro deve ser dividido com os acionistas em forma de dividendos. Normalmente, no Brasil, 25% pelo menos dos lucros são divididos entre as ações, igualmente. Quanto mais ações tenho, mas dividendos recebo.
Boa parte da movimentação de negócios na bolsa de valores, no entanto, não acontece por causa dos participantes que decidem ser sócios. Quem provoca aumentos e reduções na demanda e na oferta, impactando no preço do ativo, são os traders.
Eles compram e vendem ações tentando lucrar com as oscilações naturais do mercado. Compram pra vender mais caro dali a segundos ou mesmo meses e vendem pra recomprar mais barato dali a um tempo também mais ou menos curso. Os traders também são conhecidos como especuladores.
Histórico da Westwing (WEST3)
A Westwing Brasil foi fundada em 2011 como subsidiária de uma multinacional alemã de mesmo nome que, além do Brasil, estabeleceu operações em vários países da Europa e Ásia. Após um período de rápida expansão de 2012 até 2016 (em que cresceu, em termos de GMV, em média 34% a.a.), passou a contar com menos investimentos dos antigos controladores, que decidiram focar seus recursos no mercado europeu. Essa retração de investimentos, principalmente nas áreas de tecnologia da informação e marketing, resultou em uma desaceleração do crescimento até o ano de 2018, quando a empresa se tornou totalmente independentes do grupo alemão, após um management buyout patrocinado pelo Axxon Group. Desde então tem investido fortemente no crescimento. Os primeiros resultados desses investimentos começaram a aparecer já no segundo semestre de 2019 (no período de agosto a dezembro de 2019, o GMV do ecossistema Westwing5 cresceu aproximadamente 17% em relação ao mesmo período do ano anterior) e aceleraram em 2020 (crescimento ano a ano de aproximadamente 23% no 1º trimestre, aproximadamente 104% no 2º trimestre e aproximadamente 129% no 3º trimestre).
2. AÇÕES DA WESTWING (WEST3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Westwing (WEST3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, conhecida como Bovespa até 2008 e, depois, como BM&FBovespa até 2017, quando a entidade se uniu também à Cetip.
Na B3, as ações, como as da Westwing, são negociadas em ambiente totalmente eletrônico, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). A participação direta de humanos na negociação não acontece: é tudo eletrônico. Assim, as transações são extremamente rápidas, transparentes, seguras e acessíveis.
Por acessíveis entendemos que, tendo um computador, uma conexão com a internet e uma conta na corretora, qualquer pessoa pode negociar ativos na bolsa de valores.
Embora isso seja de fato fácil, nem todos os novos participantes têm consciência de que estão entrando em um mercado altamente competitivo, dominado por participantes muito poderosos, conhecidos como investidores institucionais.
Os investidores institucionais, através do grande volume financeiro que tem a sua disposição, podem controlar com grande eficiência a evolução dos preços. Além desse volume financeiro, eles têm:
- Robôs de Alta Frequência de Negociação ou, do inglês High Frequency Trading Robots (HFT): algoritmos que exploram as deficiências do mercado, posicionando e reposicionando ordens de compra em frações de segundo, milhares delas de cada vez, controlando o fluxo de oferta e de demanda dos ativos
- As mentes matemáticas mais poderosas para programar os melhores computadores com as melhores conexões com a bolsa de valores
- Os CEOs mais competitivos e bem informados do mundo: não imagine que eles se informam no mesmo portal de notícia que você. Eles têm a informação importante muito antes de ela chegar à mesa dos editores e jornalistas
Nesse sentido, para o iniciante que quer enveredar por esse caminho, é muito importante obter um método que ajude a entender o comportamento dos investidores institucionais, através do grande volume por eles operados.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Westwing possui?
A Westwing possui apenas ações ordinárias.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias.
As ações ordinárias também têm direito a proventos, tais como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Westwing
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por um código de negociação. Os códigos de negociação também podem ser chamados de ticker. O ticker é composto de quatro letras e um numeral, de um ou dois dígitos. As ações ordinárias costumam ter o dígito três.
O código das ações da Westwing é WEST3.
As ações da Westwing (WEST3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Westwing são negociadas unicamente no Brasil, mas nada impede que sejam negociadas no exterior, futuramente, como na Bolsa de Nova York.
Isso seria possível através de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados na bolsa de Nova York (NYSE), como se fossem ações comuns enquanto as ações de fato, correspondentes aos recibos, ficam em custódia no mercado brasileiro, sob a guarda de uma instituição financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA WESTWING (WEST3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Westwing (WEST3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Oikos Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 25,85 | 0,00 | 25,85 |
Carlos Andres Alfonso Mutschler Castillo | 0,69 | 0,00 | 0,69 |
Eduardo Balbão Ribeiro de Oliveira | 0,52 | 0,00 | 0,52 |
Tatix Comércio E Participações Ltda. | 0,39 | 0,00 | 0,39 |
Kapitalo Investimentos Ltda. | 5,27 | 0,00 | 5,27 |
Equitas Administração de Fundos de Investimento Ltda. | 7,03 | 0,00 | 7,03 |
Tork Capital Gestão de Recursos Ltda. | 6,46 | 0,00 | 6,46 |
Outros | 53,80 | 0,00 | 53,80 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA WESTWING (WEST3)?
Podemos lucrar com as ações da Westwing (WEST3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações da Westwing (WEST3)
Fazer trade significa que entraremos em operações em WEST3 visando prazos mais curtos e não “investimento”.
Quer dizer: vamos comprar ações da companhia e, quando estiverem valendo mais, vamos vendê-las, com lucro.
Outra possibilidade é alugar ações, vendê-las e, quando estiverem mais baratas, as compramos de volta.
A duração dessas operações pode variar de acordo com nossa estratégia, podendo vir a ter poucos segundos a um dia (day trade), poucos dias (swing trade) ou poucas semanas (position trade). Cada duração tem por objetivo um nível de lucro, de risco e de permanência, bem como observa o comportamento das ações em gráficos de diferentes frequências.
Ganhar dividendos com ações da Westwing (WEST3)
Os investidores propriamente ditos, aqueles que compram as ações pra “segurar”, muitas vezes visam os dividendos.
Os dividendos – e outras formas de proventos – nada mais são do que a empresa dividindo seus lucros com os investidores.
Por regra, pelo menos 25% dos lucros devem ser distribuídos em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA WESTWING (WEST3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Vemos com cautela a presença em longo prazo em ações. Por mais que uma companhia esteja muito bem e seu valor real seja excelente, as ações sempre podem sofrer com crises mundiais, nacionais e setoriais. Muitas vezes, os investidores iniciantes não estão prontos a suportar uma perda considerável de valor de seus investimentos, sem entender que o valor da empresa continua o mesmo e “pode” haver uma recuperação no preço dos papeis.
Assim, recomendamos uma estratégia que acompanhe o comportamento dos grandes players, através de posicionamentos que não visem o longo prazo, mas uma duração mais curta, com pontos de entrada e de saída bem específicos. Essa estratégia é possível através da leitura de volume dos grandes players proporcionada pelo Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA WESTWING (WEST3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA WESTWING (WEST3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas que possibilitam a aplicação dos conceitos. A Nova Análise Técnica considera o volume e o fluxo de ordens como a causa dos movimentos do preço. A velha Análise Técnica, por sua vez, baseia suas decisões de compra e venda, simplesmente no comportamento do preço, que é mero efeito do volume.
Através do volume, podemos ver o comportamento dos investidores institucionais, como e onde estão se posicionando e os momentos prováveis em que, através da manipulação do volume, tentarão provocar movimentos contundentes de preço.
Desse modo, podemos dizer que o Raio X Preditivo nos ajuda a posicionar nossas operações de compra e venda de ações juntamente com estes participantes, escolhendo com maior probabilidade de acerto o lado vencedor (queda ou alta).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA WESTWING (WEST3)?
Atualmente abrir conta em corretora de valores, transferir o dinheiro e começar a negociar é algo absolutamente descomplicado. Entre o momento de não ter conta para negociação e a compra da primeira ação pode demorar talvez, se tanto, duas horas… é rápido e fácil mesmo.
Porém, a etapa mais importante, sem dúvida, é o seu aprendizado. Faça um curso que ensine a realidade do mercado. De outro modo, o certo é que seja perda de tempo e dinheiro. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Ao abrir a conta na corretora, antes de comprar ações, faça testes na conta demo, usando todos os conceitos novos e as ferramentas obtidas no Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA WESTWING (WEST3)
Talvez para muitos dos que não conheciam a marca Westwing o valor levantado na IPO – R$ 1,16 bilhão – tenha surpreendido, por se tratar de uma loja de móveis e decoração, sobretudo pelo modelo de negócio, quase que exclusivamente online e com baixo estoque. No entanto, isso mostra que se trata de uma empresa que deve ficar sob o nosso radar: há grande potencial de altos volumes de negociação no futuro. Através da observação desses volumes podemos detectar faixas de preço em que os participantes fortes (big players) estão se posicionando e, assim, encontrar regiões de alta probabilidade de trade e até mesmo de investimento. São essas regiões que esses big players têm mais disposição de defender e, pode acreditar, defenderão. No entanto, não faça nenhum investimento na bolsa sem ter a leitura correta do volume. Não basta apenas identificar altos volumes: é preciso saber interpretá-los no contexto do mercado naquele momento. Para ter esse tipo de leitura, nossa recomendação é a metodologia do Raio X Preditivo.