Quero que você conheça como os investidores profissionais fazem para comprar e vender ações da Vulcabras (VULC3): conheça a companhia e o método que estou usando
As ações da Vulcabras (VULC3) são uma das mais tradicionais da bolsa de valores brasileira. Se tem uma coisa de que as pessoas sempre vão precisar é de calçados. E de calçados de qualidade, produzidos em larga escala, suficiente para tornar esse produto acessível, então, nem se fala. Será que isso é suficiente para comprarmos ações da Vulcabras (VULC3) e mantê-las na carteira por um longo período?
As ações da Vulcabras (VULC3), assim, seriam interessantes para investir? Para tentar responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo em que contamos os negócios da empesa, sua história e nosso posicionamento quanto ao longo prazo quanto a esse ativo. Não só quanto a esse, mas também com relação a qualquer ação negociada na bolsa de valores brasileira.
- O que é a Vulcabras e suas ações (VULC3)?
- Ações da Vulcabras (VULC3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Vulcabras (VULC3)?
- Formas de ganhar em ações da Vulcabras (VULC3)?
- Investir ou não investir em ações da Vulcabras (VULC3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Vulcabras (VULC3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Vulcabras (VULC3)?
- Conclusão
A Vulcabras tem 245.756.346 ações ordinárias VULC3 e, dessas, 74.685.291 ou 30,39% estão em livre negociação, em free float.
1. O QUE É A VULCABRAS E SUAS AÇÕES (VULC3)?
Segundo a página das ações da Vulcabras (VULC3) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), essa companhia pode ser classificada da seguinte maneira:
- Atividade Principal: Representantes Comerciais E Agentes Do Comércio de Têxteis. Vestuário. Calçados E Artigos de Viagem.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Tecidos. Vestuário e Calçados / Calçados.
A Vulcabras Azaléia S/A (VULC3) é uma empresa brasileira do setor de calçados e vestuário, atuante desde 1952, quando nasceu com o nome de Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A.
As suas marcas dão a dimensão da companhia:
- Olympikus
- OLK
- Botas Vulcabras
- Azaleia
- Dijean
- Opanka
A Vulcabras (VULC3) tem cerca de 13 mil empregados. São 3 plantas de fabricação no Brasil (todos no nordeste: Horizonte-CE, Itapetinga-BA e Frei Paulo-SE)e ainda filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia.
Um número impressionante: são mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, em um dos maiores centros de tecnologia e desenvolvimento de calçados da América Latina, instalado em Parobé-RS.
Os principais acionistas da Vulcabras (VULC3) são da família Bartelle.
Em 1954, saiu de São Paulo e transferiu suas instalações para a cidade de Jundiaí, no interior do Estado.
Entre as inovações da época estão as botas de borracha, botas de PVC em duas cores, calçados de couro de solas de PVC (um de seus primeiros ícones foi o Vulcabras 752) e calçados sintéticos de solas de PVC.
Em 1977, abriu o capital na bolsa de valores e, desde então, passou a se chamar Vulcabras S.A. em 1992, e Vulcabras Azaleia S.A., em 2010. Nesse período, sobretudo nas décadas de 70 e 80, comprou o controle acionário de diversas empesas calçadistas. Não só isso, desenvolveu domínio em todas as etapas que vão da aquisição da matéria prima até o pé do cliente: produção, marketing e venda aos lojistas (12 mil clientes em todo o Brasil, atualmente).
Seus calçados vão para 30 países, destaque para a América do Sul. A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores e clientes diretos, atingindo mais de 15 mil pontos de venda no mercado brasileiro e 3 mil no exterior.
A partir de 2018, a companhia passou a ser a licenciada exclusiva da Under Armour no Brasil, uma das maiores marcas de confecções, calçados e acessórios esportivos.
A Olympikus, uma das principais marcas da Vulcabras, tem um histórico de apoio incondicional ao esporte brasileiro. Patrocinou times de futebol, como o Flamengo, e integrou a parceria mais vitoriosa do país, em 19 anos de apoio à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), período em que o vôlei virou uma paixão nacional. Em 19 anos, foram 9 ligas mundiais, 10 grandprix e 12 medalhas olímpicas conquistadas, sendo 6 de ouro.
O que são as ações da Vulcabras (VULC3)?
Ações são “pequenos pedaços” de tudo o que a empresa vale e sua totalidade, em tese, corresponde ao capital social de uma empresa, o que comumente é chamado de “capitalização” da companhia.
Quando eu compro uma ação estou realmente comprando uma fração dessa empresa, me tornando um pouco dono dela: sócio, investidor, acionista.
Por que as empresas abrem capital na bolsa de valores e passam a ter suas ações nela negociadas?
Porque é uma forma de captar recursos para colocar em prática planos de expansão, investimentos em estrutura, fluxo de caixa e até pagamento de dívidas.
A outra opção – empréstimos – pode comprometer qualquer resultado futuro por causa dos juros.
Então a abertura de capital se mostra uma opção mais vantajosa.
O investidor, por sua vez, ao comprar as ações, como, por exemplo, as ações da Vulcabras (VULC3), está aceitando dividir o risco desse empreendimento da companhia.
Em troca de correr esse risco, fornecendo recursos para o desenvolvimento da empresa, ele participará desse crescimento.
Se os recursos forem bem aplicados, a companhia irá se desenvolver e passar a valer mais ao longo do tempo.
Dessa forma, os “pedaços” da empresa, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente. Em tese, pelo menos. Se as ações valorizam o patrimônio do investidor infla igualmente.
Não apenas isso: uma empresa maior tende a lucrar mais. E parte dos lucros deve ser dividido igualmente entre cada ação em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Essa é uma outra forma de remunerar o investimento em ações, de que falaremos mais adiante.
O mercado também tem participantes que não estão interessados em ser sócios. Eles querem realizar lucros em períodos mais curtos que podem ser de meses, semanas, dias ou até mesmo horas, minutos e, sim, segundos. Os traders compram ações para vender essas ações tão logo elas atinjam um certo valor alvo, sem o compromisso de “estocá-las” em suas carteiras.
Eles podem até mesmo vendê-las sem as ter, se acham que vão desvalorizar, na intenção de recomprá-las mais baratas. Esse tipo de operação é bem corriqueira e é feita através do aluguel de ações intermediado pelas corretoras de valores e é chamado de venda a descoberto, venda descoberta ou short (falaremos sobre ele mais adiante).
Histórico da empresa e de suas ações (VULC3)
- 1952 – Fundação da Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. na cidade de São Paulo – SP, produzindo calçados de couro de sola de borracha vulcanizada. Nasce o sapato “752” ícone nacional em calçados masculino.
- Anos 50 – A fábrica da Vulcabras é transferida para a cidade de Jundiaí (SP) onde foram adicionados novos itens às linhas de produção, tais como botas de borracha, calçados de couro e calçados sintéticos de PVC. Em 1958 foi fundada a Calçados Azaleia na cidade de Parobé – RS, destinada a produção de calçados feminino, nasce a marca Azaleia.
- 1973 – A Vulcabras ingressa no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se nos anos seguintes licenciada para produção e comercialização exclusiva no Brasil de diversas marcas reconhecidas internacionalmente tais como: Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok e outras.
- 1975 – A Calçados Azaleia, então fabricante de calçados femininos, ingressa no segmento de calçados esportivos no lançamento da marca Olympikus. O primeiro modelo de tênis foi confeccionado em couro, próprio para uso escolar do dia-a-dia, um modelo resistente e “indestrutível”.
- 1977 – A abertura do capital social da Vulcabras S.A na Bovespa impulsiona a Companhia para um novo ciclo de crescimento.
- Anos 80 – Ao longo dos anos 80, a Vulcabras cresceu por meio da aquisição de diversas sociedades do mercado calçadista localizadas, principalmente, na cidade de Franca – SP, um importante polo calçadista de fabricantes de calçados de couro. Em 1988 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquirem o controle da Vulcabras S.A.
- Anos 90 – Na busca por melhoria de custos na competição com os produtos importados por outras marcas a Vulcabras S.A decide mudar suas operações industriais para a região nordeste do Brasil, que passou a conceder programas de incentivos fiscais estaduais em conjunto com o Governo Federal, incentivos de imposto de renda, para implantação de novas indústrias de calçados e confecções.
- 2003 – Adquire a “VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A.” na Argentina – para quem já exportava produtos -, iniciando o processo de internacionalização do negócio, objetivando a distribuição de forma direta produtos naquele mercado.
- 2004 – Inicia a produção de confecções esportivas na Vulcabras no segmento esportivo, complementando a linha de calçados e diversificando produção da companhia.
- 2005 – A marca Reebok a Vulcabras inicia o patrocínio do São Paulo Futebol Clube.
- 2007 – A Vulcabras S.A adquire a Calçados Azaléia S/A, detentora das marcas Olympikus, Azaléia, Dijean e Opanka. Nasce assim, aos 55 anos, a Vulcabras|azaleia S.A, a maior indústria de calçados esportivos da América Latina. No mesmo ano compra Indular Manufacturas S.A. que permitiu a Vulcabras|azaleia produzir diretamente na Argentina, tornando-se um dos maiores fabricantes de calçados esportivos daquele país.
- 2008 – Licenciada exclusiva da Reebok desde 1996, a Vulcabras e a Adidas International constituem Joint Venture com o objetivo de desenvolver, produzir e distribuir os produtos da marca no Brasil e na Argentina.
- 2009 – A Vulcabras Azaleia consolida sua liderança de mercado, com portfólio de 7 marcas e mais de 500 lançamentos anuais, patrocinando os maiores times da primeira divisão de futebol brasileiro.
- 2010 – A Vulcabras S.A. passa a se chamar Vulcabras Azaleia S.A.
- 2011 a 2014 – Os anos de 2011 a 2014 foram pautados por profundas reestruturações.
- 2015 – Em dezembro de 2015 a companhia vendeu a Vulcabras Azaleia Argentina S.A. que era responsável pela comercialização e distribuição varejista de calçados e confecções de marcas do mercado argentino.
- 2016 – Após o processo de reestruturação, surge uma nova Vulcabras Azaleia com: Três unidades industriais localizadas na Bahia, Ceará e Sergipe; Um dos maiores Centro de Tecnologia e Desenvolvimento de Calçados da América Latina, com mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, localizado em Parobé no Rio Grande do Sul; Um centro administrativo em São Paulo, e; Duas unidades de distribuição no Peru e na Colômbia;
- 2017 – Em outubro de 2017, realiza uma oferta pública de ações que resultou em um aumento expressivo da liquidez das ações e levou a Companhia ao Novo Mercado, segmento que reúne as empresas com maior nível de governança corporativa da B3.
- 2018 – Under Armour: em outubro de 2018, a Vulcabras Azaleia S.A. firmou contratos de distribuição e licenciamento exclusivo da marca no Brasil por 10 anos. Os contratos também incluem fabricação e comercialização dos produtos da Under Armour: calçados, confecções e acessórios.
2. AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Vulcabras (VULC3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Se você está imaginando uma grande sala – o pit – onde há diversas pessoas berrando umas com as outras suas ordens de compra e venda, você está entregando sua idade: isso não existe mais desde 2005, na antiga Bovespa, e desde 2009, na antiga BM&F.
Tudo se dá em meio eletrônico, sem interferência direta humana, através de um sistema chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
A PUMA permite milhões de operações de compra e venda diárias, envolvendo milhões e milhões de reais em ativos, por dia, diversas delas a cada segundo, tudo em grande segurança.
Além disso, possibilita o acesso fácil de investidores e traders de todos os calibres, dos megainvestidores institucionais aos pequenos traders e investidores de varejo, como você ou eu. Podemos comprar ações, como as da Vulcabras (VULC3), a partir de nossa casa, com um computador conectado à internet, usando um programa chamado plataforma gráfica de negociação e uma conta na corretora, com a facilidade de um clique no mouse.
Essa aparente facilidade não deve ser confundida com a facilidade com que teremos lucro ou bons resultados no mercado, sobretudo se formos com a mentalidade atrasada de que a bolsa de valores, renda variável, funciona como a renda fixa. Podemos perder dinheiro, sobretudo se não considerarmos o quanto esse mercado é competitivo e dominado pelos grandes investidores institucionais (responsáveis estimativamente por 80% ou mais dos negócios).
Assim, é bom adotar uma metodologia de decisão de compra e venda baseada no comportamento desses participantes, amparada no volume de ativos que eles compram e vendem a cada período, causando movimentação de preços nesta ou naquela direção de acordo com a atuação daquele momento. Falaremos de um método que faz esse estudo mais adiante: o Raio X Preditivo.
Quais ações a Vulcabras possui?
As ações da Vulcabras (VULC3) são todas ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que permitem aos acionistas votar nas assembleias da empresa, interferindo nos destinos da companhia. Claro que, como cada ação corresponde a um voto, ter algumas poucas ações, digamos umas 10 mil, pode ser bem irrelevante. As ações ordinárias da Vulcabras (VULC3) também têm direito a receber proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.
A particularidade das ordinárias é que elas não têm antecedência no recebimento dos proventos frente às ações preferenciais. Porém, a Vulcabras não tem ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Vulcabras
Ao negociar ações, aos poucos vamos nos familiarizando com os códigos de negociação das ações. Eles são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. Também são conhecidos como ticker.
O ticker das ações da Vulcabras é VULC3.
As ações da Vulcabras (VULC3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Vulcabras não são negociadas em nenhuma outra bolsa do mundo além da brasileira, a B3.
Nada impede que, no futuro, porém, isso aconteça.
Diversas ações do Brasil são negociadas em mercados estrangeiros através de programas de “recibos”.
Por exemplo, as ADR (American Depositary Receipts), dos Estados Unidos.
Os investidores estrangeiros compram e vendem ADR como se fossem ações, com a mesma praticidade, velocidade e segurança de negociação.
No entanto, as ações a que esses recibos são correspondentes ficam custodiadas por uma empresa, geralmente um banco, no Brasil.
3. SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Vulcabras (VULC3) são os seguintes:
Nome | %ON – VULC3 |
Gold Negócios E Participações S.A. | 15,24 |
Fundo de Investimento de Ações Investimento No Exterior Pgb | 4,95 |
Pedro Bartelle | 4,02 |
Pedro Grendene Bartelle | 0,00 |
Gianpega Negócios E Participações S.A. | 31,83 |
Maria Cristina Nunes de Camargo | 5,89 |
Outros | 38,07 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações da Vulcabras (VULC3), dentre os quais destacamos os seguintes:
Trade com ações da Vulcabras (VULC3)
No trade não nos interessa “encarteirar” ações, acumular esses ativos ao longo de uma vida, como se estivéssemos “colecionando” os papeis de uma empresa, com a intenção de aumento de patrimônio em ações.
Aqui, a ideia é iniciar uma operação – de compra ou de venda – e sair dela tão logo ela apresente um lucro compatível com nossa estratégia de médio, curto ou curtíssimo prazo.
Podemos:
- Comprar: se achamos que o preço das ações vai subir. A operação é encerrada com uma venda. Se a ação tiver subido, teremos lucro. Se tiver desvalorizado, teremos prejuízo.
- Vender: aqui fazemos uma venda a descoberto. Com o intermédio da corretora, alugamos as ações de um investidor e vendemos. A operação é encerrada com a recompra dessas ações. Fazemos essa operação se achamos que o preço dos papeis vai cair. Se de fato caírem, teremos lucro. Se subirem, teremos prejuízo.
Fica o parêntese aqui: no trade, faz parte da estratégia encerrar operações com prejuízo às vezes, com a finalidade de evitar que, em um cenário de deterioração da operação, esse prejuízo fique muito maior.
O trade também pode ser subdividido em suas diferentes variedades de periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade: operações que começam e terminam em alguns dias
- Position trade: operações que começam e terminam em algumas semanas
Ganhar dividendos com ações da Vulcabras (VULC3)
Outra ideia totalmente diferente é investir em ações da Vulcabras (VULC3). O investidor, geralmente, pratica o buy and hold (comprar e segurar). A ideia é escolher boas empresas com perspectivas para as décadas seguintes, comprar e comprar e comprar ao longo da vida, acumulando ações. Seja nas quedas de preço, seja nas altas. Se a empresa for realmente boa e bem escolhida é inevitável que ela valorize ao longo do tempo. Além disso, ela pagará dividendos, que é a divisão de parte dos lucros entre as ações. Se você usar os dividendos para comprar mais ações, a seguir, terá mais ações, que pagarão ainda mais dividendos e assim por diante.
Claro que, para isso funcionar, a companhia deve pagar dividendos consistentemente (e ela só paga se tiver lucros) e o dividend yield deve ser bom (quanto o dividendo representa proporcionalmente ao preço da ação).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3): QUAL DECISÃO TOMAR?
De um modo geral, nossa postura é encarar a bolsa com um caráter especulativo, sobretudo considerando a atuação dos investidores institucionais que se aproveitam da liquidez dada pelos investidores e traders mais fracos: vendendo ações caras nos momentos de euforia da bolsa e comprando ações baratas nos momentos de desespero, quando a bolsa está em queda e todos estão pessimistas.
Assim, recomendamos o uso de uma metodologia que analise o volume de negócios que acontecem em determinado ativo, para detectar a ação desses participantes de maior porte que, através do volume que conseguem manipular, em determinados momentos assumem o controle do preço.
Estendemos essa recomendação para ações da Vulcabras (VULC3) e para qualquer ação da bolsa de valores: baseando-nos nesses parâmetros, todas elas nos fornecem pistas importantíssimas de oportunidades de compra e venda diversas vezes por semana e por dia.
Veremos a seguir um método que nos ajuda a ter essa leitura.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxa de corretagem e taxa de custódia (a taxa de custódia está caindo em desuso).
- Taxas da bolsa: incidem sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou venda e chega a 0,03%, pouco mais que isso.
- Imposto sobre serviços: 5% sobre o valor da taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide sobre o lucro (20% para day trade e 15% sobre outras operações.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que se especializou em analisar o volume através de conceitos e ferramentas.
Para essa metodologia, o volume é a causa dos movimentos de preço e os movimentos de preço (geralmente apoio decisório de outras metodologias) é mero efeito.
Se nos adiantamos às causas, certamente temos melhores condições de prever os efeitos. Veja, o objetivo do Raio X Preditivo não é “adivinhar” o que o preço vai fazer, isso é impossível.
A ideia é encontrar pontos de trade location, locais onde os grandes investidores institucionais fizeram muitos negócios e empilharam suas fichas e, assim, nas entradas das operações, em caso de perdas, elas serem mínimas e, em caso de ganhos, eles serem máximos.
O Raio X Preditivo também se vale, além do estudo aprofundado do volume, de padrões comportamentais desses grandes players para a tomada de decisões. Portanto, também podemos dizer que essa metodologia é o estudo da atuação dos Investidores Institucionais.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VULCABRAS (VULC3)?
O primeiro passo é se inscrever num curso. Sem um curso sério sobre bolsa e trade, pode esquecer. Não vai dar certo: de fato, 90% dos traders (mesmo com cursos) se dão mal (inclusive por usarem metodologias baseadas em preço e não em volume).
Depois de se inscrever, a ideia é abrir sua conta em uma corretora. É totalmente grátis e nem precisa depositar dinheiro nenhum ainda. Pois a ideia é que você treine bastante na conta demo, comprando e vendendo ações de forma simulada. Se você não tiver sucesso nela, não terá na real (é mais difícil na real, por questões emocionais de se estar usando dinheiro de verdade).
Depois de ter treinado um bom tempo, com sucesso, aí sim, transfira dinheiro para sua conta e comece a comprar e vender ações da Vulcabras (VULC3) e de outras empresas.
9. CONCLUSÃO
Nosso posicionamento quanto a Vulcabras (VULC3) para o longuíssimo prazo é reticente. Do ponto de vista do investidor iniciante, que tem poucos recursos ainda, o longo prazo pode reservar surpresas que ele não vai suportar com a mesma resiliência de um investidor com muitos recursos. E essa opinião se estende a qualquer outro ativo da bolsa de valores.
Assim, recomendamos operações de prazo mais curto: uma vez que os ativos da bolsa apresentam diversas oportunidades em diferentes prazos operacionais, como o diário, o semanal e até mesmo no intradiário (day trade). Com uma ferramenta de análise eficiente, caso do Raio X Preditivo, pode-se encontrar zonas saudáveis de trade.
Outra recomendação importante é estar ciente de que o ideal é comprometer apenas uma parte de seu capital com a renda variável uma vez que, se houver perdas importantes, elas não comprometam a totalidade de seus recursos financeiros.