As ações da Viveo (VVEO3) vão ainda vão fazer parte de sua carteira de ações? Aprenda a ler o comportamento de quem entende de bolsa através do volume de ativos negociados
As ações da Viveo (VVEO3) entraram em negociação na bolsa de valores em um mês em que diversas outras empresas do setor de saúde fizeram sua estreia na B3, a bolsa de valores brasileira (redes de hospitais e laboratórios, sobretudo), entre março e abril de 2021. A Viveo é uma empresa que atua como fabricante e distribuidora de insumos hospitalares, no caso.
As ações da Viveo (VVEO3) podem representar um bom investimento? Neste artigo, apresentaremos a empresa, mas sobretudo queremos dar uma introdução a você a respeito do que são ações e como usamos o volume de negócios para determinar bons momentos e boas faixas de preço para investir ou fazer trades. O volume de negócios nos indica onde estão se posicionando e quando estão se posicionando os big players. Dessa forma encontramos regiões de preço que eles estão considerando defender ou das quais precisarão se desfazer caso os preços caiam abaixo delas, gerando fortes movimentos, tanto de alta como de baixa. O nome dessa metodologia é Raio X Preditivo e ela será introduzida ao longo deste texto sobre a Viveo (VVEO3).
- O que é a Viveo e suas ações (VVEO3)?
- Ações da Viveo (VVEO3): onde e como são negociadas?
- Formas de ganhar em ações da Viveo (VVEO3)?
- Investir ou não investir em ações da Viveo (VVEO3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Viveo (VVEO3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Viveo (VVEO3)?
- Conclusão
1. O QUE É A VIVEO E SUAS AÇÕES (VVEO3)?
A Viveo (VVEO3), fundada em 1996 pela família Mafra, que hoje controla o negócio juntamente com a família Bueno, fundadora do gruo Amil, a Viveo, cujo nome oficial é CM Hospitalar, surgiu com foco em exportação e importação de medicamentos.
A Viveo fabrica e distribui materiais e medicamentos para o segmento de saúde, com produtos e soluções para todo o Brasil.
Seu capital é 100% nacional e a companhia tem frota própria, mais de 20 unidades operacionais e centros de distribuição em todas as regiões do país. São cerca de 3.500 colaboradores diretos.
A empresa atua de forma completa no mercado da saúde, da fabricação à entrega final aos pacientes.
Entre seus clientes estão o varejo, hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e atacados.
A Viveo, na verdade, é composta por diversas empresas: Mafra Hospitalar, HealthLog, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix, Vitalab, Cremer, Flexicotton e Far.me e dona de marcas conhecidas como Cremer, Topz, Embramed e Salvelox.
- Cremer – Com mais de 80 anos, a Cremer é uma das maiores empresas do Brasil na fabricação e fornecimento de itens de primeiros socorros, cirurgias, tratamento, higiene e bem-estar.
- Diagnóstica Cremer – Com uma estratégia multicanal integrada a operação logística própria, atende nacionalmente ao mercado de medicina diagnóstica com uma grande diversidade de marcas e produtos.
- Mafra – Distribuidora de materiais e medicamentos hospitalares, líder no mercado brasileiro e pioneira da Viveo.
- Health Log – Especializada em saúde, oferece uma plataforma de serviços e soluções que otimizam a cadeia de suprimentos. Com frota e equipe próprias são mais de 900 mil km/mês e entregas em todo o Brasil.
- Flexicotton – Com tecnologia de ponta e rigor em todos os processos, é líder em marca própria, oferecendo produtos de cuidados pessoais, proteção, beleza e bem-estar.
- Biogenetix – Distribuidora credenciada da Roche Diagnóstica para o interior do estado de São Paulo, oferece serviços com qualidade e inovação, garantindo maior precisão nos resultados laboratoriais dos parceiros.
- Byogene – No mercado há mais de 20 anos com grande destaque nas áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, alergia, biologia molecular e coleta, é distribuidora credenciada da Roche Diagnóstica para a grande São Paulo, Alto do Tietê, Baixada Santista, Sorocaba e Rio de Janeiro.
- Vitalab – Há mais de 18 anos atuando no mercado laboratorial, é distribuidora credenciada da Roche Diagnóstica para todo o Distrito Federal.
- Far-me – Investimento da Viveo, é uma farmácia que simplifica a rotina de pacientes que utilizam medicamentos de uso contínuo ou pontual.
- Tecnocold – Distribuidora de vacinas referência em confiança e qualidade com participação em mais de 60% do mercado privado brasileiro.
Alguns dados do prospecto da IPO
A Viveo se define, em seu prospecto da oferta de ações, como um ecossistema de produtos e serviços em saúde cujo propósito é “cuidar de cada vida” com a missão de simplificar o mercado de produtos e serviços para o setor de saúde, por meio da oferta de soluções ágeis, confiáveis e inovadoras. A Viveo opera em um ambiente altamente complexo e ainda com muitas ineficiências, mas está sempre buscando ser um agente transformador do mercado em que atua para promover, cada vez mais, a democratização do acesso a saúde.
A formação do ecossistema Viveo teve origem na Mafra Hospitalar, que em 2016 era uma das líderes de mercado, conforme relatório Integration do Carlyle Group, considerando sua receita bruta, na distribuição de materiais médicos/hospitalares e medicamentos no Brasil, atendendo hospitais, clínicas e laboratórios pelo país.
A partir de 2017, a Companhia tomou a decisão estratégica de expansão de seus negócios em diversas direções. A Viveo mantém tradição e pioneirismo na distribuição de materiais médicos/hospitalares e medicamentos, oferecendo um serviço diferenciado para os seus diversos clientes e mantém a sua tradição que,desde o início de suas atividades empresariais, em 1996, já inovava no mercado, utilizando tecnologia diferenciada no seu relacionamento comercial e na prestação de serviços de qualidade. A companhia acredita ser uma das únicas empresas do setor a investir em frota própria de caminhões para garantir o controle, confiabilidade e a qualidade das entregas.
Ao longo de sua história, a Companhia foi pioneira em diversas iniciativas, como a criação da Mafra Log, atual Health Logística Hospitalar S.A. (“HealthLog”), para elevar o nível e a qualidade dos serviços e produtos ofertados aos seus clientes, melhorando o controle de toda a cadeia logística. Isso porque a Companhia passou a ter uma frota própria para entrega dos produtos, bem como oferecer serviços de armazenagem para hospitais e a utilização de Vendor Management System (VMI) junto a clientes e fornecedores.
O ecossistema da Viveo atua em um mercado de saúde que movimenta anualmente mais de R$223 bilhões em nível nacional, segundo estimativas internas, composto pelos mais variados prestadores de serviços de saúde (mercado institucional privado e público), varejo, serviços e logística. Este mercado apresentou rápido crescimento nos últimos anos (segundo dados do IQVIA mais recentes, do período de setembro de 2019 a agosto de 2020 em comparação com o ano de 2017, o mercado de medicamentos cresceu em média 10,3% a.a. e, considerando apenas o segmento não-varejo, 12,0% a.a. ao ano), superando a economia brasileira que, no período de 2019 a 2020, apresentou crescimento pouco superior a 1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Companhia acredita ter um grande potencial de crescimento, tendo em vista que atua em um mercado altamente fragmentado com diversas oportunidades de consolidação. Nos últimos 3 anos (2018-2020), a Companhia apresentou um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de receita líquida de 29,3% e de EBITDA Ajustado de 33,9%. Esse crescimento inclui não somente o crescimento orgânico da companhia, mas também sua expansão via aquisições.
O que são as ações da Viveo (VVEO3)?
As ações de uma empresa como a Viveo (VVEO3) nada mais são que a menor fração possível de seu capital social. Todas juntas, as ações representam a totalidade desse capital social. Mas como isso começa?
A companhia faz uma oferta pública de ações (IPO, em inglês) pra ofertar o seu capital social ao mercado em forma de ações. Essas ações são adquiridas da empresa pelos investidores, que também podem ser chamados de acionistas ou, mesmo, sócios.
A empresa, por um lado, recebe recursos financeiros por isso e divide com parte do mercado o risco de sua operação. Os investidores aceitam correr esse risco diante da possibilidade de a companhia crescer (usando os recursos que acabou de arrecadar).
Sim, a ideia de vender o capital social no mercado é justamente arrecadar recursos pra investir no próprio crescimento. Se esses recursos são bem utilizados, todos ficam felizes:
- A companhia cresce e pode entrar num ciclo de expansão de duração indeterminada, superando a concorrência, aumentando seu market share, criando novos mercados, etc
- Se a companhia cresce, o valor das ações tende a crescer na mesma proporção. Os investidores, que aceitaram o risco da operação da companhia, veem seu patrimônio crescer
- Uma empresa maior lucra mais. Uma parte dos lucros, obrigatoriamente deve ser dividida entre os acionistas. O tamanho dessa parte varia de companhia pra companhia. No Brasil, costuma ser 25%, mas pode ser maior ou até mesmo menor (isso é determinado no estatuto social da companhia). O lucro pode ser distribuído em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. O valor do dividendo é por ação. Logo quanto mais ações o acionista tem, mais dividendos ele recebe.
Porém, o mercado está cheio de participantes que não estão nem aí pra serem sócios, acionistas ou investidores.
Os traders ou especuladores compram ações já visando a sua posterior venda, tão logo elas tenham atingido um certo patamar de valorização. Eles não ficam mantendo as ações muito tempo. Podem ficar algumas semanas, alguns dias ou até mesmo poucos segundos.
Eles são capazes de lucrar até quando as ações estão desvalorizando. Pra isso, alugam as ações de um investidor, vendem e recompram quando estiverem mais baratas, mantendo a diferença como o seu lucro. Esse tipo de operação se chama venda descoberta e, embora pra os iniciantes pareça uma coisa muito esquisita, é algo bem comum e simples de realizar, facilitado por um setor especializado das corretoras. Em inglês, podemos encontrar – nos filmes, por exemplo – esse tipo de operação denominado como “short” (e não poucas vezes o termo vem erroneamente traduzido como “operação curta”).
2. AÇÕES DA VIVEO (VVEO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Viveo (VVEO3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações, a exemplo de qualquer outro ativo negociado na B3, se dão em ambiente totalmente eletrônico sem interferência humana direta. O sistema responsável por controlar milhões e milhões de operações diárias é o Puma (Plataforma Unificada Multiativos).
O Puma permite que eu, você ou qualquer outro investidor ou trader comum negocie ações, contratos, minicontratos, opções, commodities a partir da própria casa, bastando, para isso, ter apenas um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora da bolsa de valores.
Essa facilidade toda pode dar a ilusão de que a bolsa de valores não é o ambiente hostil e competitivo que ela realmente é.
Enquanto nos conectamos a partir de nossos simples computadores, com simples plataformas gráficas de negociação, estamos entrando no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais que se digladiam entre si tendo, para isso, diversas vantagens competitivas.
- Robôs HFT (High Frequency Trading/Alta Velocidade de Negociação): algoritmos que posicionam e reposicionam milhões de ordens a cada fração de segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado
- Hardware e conexões de última geração: para poder rodar esses algoritmos avançadíssimos e para conseguir posicionar as ordens necessárias com maior precisão possível
- As mentes matemáticas mais bem remuneradas do planeta a fim de programar esses algoritmos
- Os CEOs mais competitivos e bem informados, interessados a usar toda essa estrutura a favor de suas corporações
Entrar nesse ambiente sem uma metodologia capaz de ler o comportamento e a atuação desses participantes é pedir para ir na contramão do mercado e levar prejuízos, não importa a periodicidade em que você opera.
O Raio X Preditivo, a partir do volume que só esses participantes são capazes de movimentar, nos dá as pistas e as informações necessárias para nos posicionarmos não contra os grandes investidores institucionais, mas a favor de seus movimentos, desse modo usando-os como aliados: entramos em investimentos e trades com maios possibilidade de sucesso.
Quais ações a Viveo possui?
A Viveo (VVEO3) possui apenas ações ordinárias, que são os papeis que dão direito a voto nas assembleias das companhias, mas que também têm direito a receber proventos tais como dividendos ou juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Viveo
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por códigos de negociação compostos por quatro letras e um numeral composto por um ou dois dígitos. O código de negociação também é conhecido como ticker. O ticker da Viveo é VVEO3.
As ações da Viveo (VVEO3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Viveo, por enquanto, são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
3. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VIVEO (VVEO3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Viveo (VVEO3), dentre as quais se destacam:
Trade com ações da Viveo (VVEO3)
O trade é comprar ações para vendê-las quando há uma valorização que se considere suficiente, compatível com o lucro planejado.
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade: operações que duram alguns dias
- Position trade: operações que duram algumas semanas
Também podemos vender VVEO3, se achamos que ela vai perder valor, mesmo sem tê-la em carteira.
Neste caso, precisamos das seguintes etapas:
- Alugar ações de um investidor
- Vender essas ações alugadas
- Recomprar as ações
- Devolver as ações e pagar o aluguel
- Embolsar o lucro (se as ações tiverem subido teremos prejuízo)
O nome desse tipo de trade é “venda a descoberto” ou “venda descoberta”. Em inglês, ela se chama “short”, termo que confunde muito os tradutores de filmes sobre a bolsa, frequentemente traduzido como “operação curta” (errado).
Ganhar dividendos com ações da Viveo (VVEO3)
Os dividendos são para os investidores, aquela classe de participantes do mercado que vão comprar as ações sem a menor intenção de vendê-las, pois analisaram a fundo os fundamentos da empresa e consideram que são bons e que no longo prazo ela só vai se valorizar. Os dividendos, inclusive servirão para que eles possam comprar ainda mais ações, de maneira que, no próximo exercício, eles possam receber ainda mais dividendos.
Claro que essa filosofia só dá certo se a companhia for boa pagadora de dividendos. Isto é, pagar proventos regularmente nos últimos cinco ou seis anos.
Além disso, o dividend yield deve ser satisfatório (a porcentagem que os dividendos representam frente ao valor total da ação).
4. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VIVEO (VVEO3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente de qualquer análise mais profunda da companhia individualmente – que certamente teria o seu mérito – temos uma postura bem clara quando se trata de investimentos em bolsa de valores no longo prazo.
Sabemos que as crises de maior impacto sempre aconteceram e sempre acontecerão na bolsa de valores. Não é uma questão de se uma crise dessas acontecerá, mas de quando. Vamos convir que no longuíssimo prazo seria razoável acreditar no acontecimento de várias delas.
E eu pergunto: por que o seu patrimônio precisaria passar por elas apenas por um posicionamento ou uma crença de que “no longo prazo a bolsa sempre apresenta crescimento”?
Quanto mais tempo nos posicionamos em renda variável, mais próximos estamos de enfrentar uma crise e ver nossas economias caírem pela metade. Talvez para um terço de seu valor.
Nossa postura é:
- Posicionamento de apenas uma parte de nosso capital em renda variável (quanto será isso vai depender de cada um, de quanto cada um está disposto a correr riscos)
- Estratégias não de buy and hold (poupança em ações) e sim com panoramas de entrada em operações em determinados pontos e estratégias de saída (tanto se houve certo prejuízo como se houve lucro), focando não só em ganhar, mas protegendo-se o que se ganhou na bolsa de valores
Porém, para colocar em prática esses dois pontos, sobretudo o segundo, fundamental é uma estratégia que aponte os momentos de entrada e de saída das operações, independentemente de sua periodicidade operacional (day trade, swing trade, position trade).
Essa metodologia precisa seguir o volume e o fluxo de ordens dos grandes investidores institucionais: eles são os que, em condições normais, conseguem movimentar o mercado na direção que preferem ou que, então, sabem se aproveitar da volatilidade do mercado diante de alguma crise que provoque uma queda muito grande. Ou de um momento de euforia que provoque uma alta acentuada. Mais bem informados e com uma visão do mercado muito mais ampla, vale a pena nos posicionarmos da maneira mais similar possível a estes participantes.
Para seguir o volume, a metodologia mais recomendada é o Raio X Preditivo.
5. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VIVEO (VVEO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VIVEO (VVEO3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica. Essa sistematização se dá pelo uso de conceitos e de ferramentas (indicadores Sato’s) que possibilitam a aplicação desses conceitos sobre os gráficos dos ativos da bolsa de valores.
Assim, o Raio X Preditivo se especializou na observação do volume, que é a verdadeira causa do movimento dos preços. Podemos dizer que, como os grandes volumes são proporcionados pelos investidores institucionais, essa metodologia fica na cola da atuação desses participantes, que dão a direção do mercado.
A Análise Técnica Tradicional, por sua vez, se concentra na movimentação dos preços. Os preços, a nosso ver, comprovadamente são mero efeito do volume. Por isso consideramos o volume uma informação mais importante que o preço.
Como boa parte do volume da bolsa de valores é causado pela movimentação dos grandes investidores institucionais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação dos big players e, desse modo, ajuda o investidor e o trader pessoa física a usar esses participantes fortes como parceiros de suas negociações.
7. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VIVEO (VVEO3)?
Abrir uma conta em uma corretora de valores, depositar o dinheiro e começar a comprar ações da Viveo (VVEO3) ou de qualquer outra empresa é fácil.
O que vou escrever a seguir é para que isso não seja um erro.
O mais fundamental é que, antes, você se inscreva em um curso que lhe ensine a realidade do mercado e a busca de regiões saudáveis de trade no gráfico das ações.
Enquanto aprende e vai desenvolvendo seus conhecimentos, treine antes na conta demo que toda corretora oferece: não é o mesmo que operar de verdade, com dinheiro real, mas pode acreditar que se você não tiver sucesso na conta demo, não é na conta real que terá.
Então, pode ser que você esteja bem empolgado neste momento. Porém, não coloque o carro na frente dos bois: invista primeiro em sua educação. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
8. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA VIVEO (VVEO3)
Independentemente do que dizem os prospectos das empresas e seus balanços – sempre passíveis da “contabilidade criativa” – devemos nos basear antes no comportamento dos big players do mercado, os investidores institucionais, que não arriscam seus recursos financeiros em barcas furadas e inclusive são capazes de defender suas posições com mais aquisições se acreditarem que isso é viável ou vantajoso. Para analisar o comportamento desses big players, a melhor forma é analisar o volume de ativos negociados, pois esses participantes fortes são, estimativamente, responsáveis por mais de 70% do volume de negócios dos mercados internacionais. Para ter tal leitura do mercado, através do volume, nossa indicação é a metodologia do Raio X Preditivo, que é perita na interpretação do volume e no seu uso para encontrar regiões de preço favoráveis para entrada em investimentos e em trades de compra ou de venda em qualquer periodicidade analisada (intraday, diária, semanal e até mesmo mensal).