Conheça uma empresa ligada a segurança digital. Será este o futuro da bolsa de valores? Aprenda sobre as ações da Valid (VLID3)
As ações da Valid (VLID3) são os ativos de uma empresa ligada à segurança digital: formas de pagamento, sistemas de identificação e muito mais. Se o investidor acredita que a segurança de dados é o futuro, estas seriam as ações para investir no longo prazo? O mercado da Valid (VLID3) é bem mais amplo que isso e, neste artigo, vamos apresentar brevemente do que se trata essa companhia, seus negócios, sua história e nossa opinião sobre o investimento e a permanência nesses ativos para o longo prazo.
As ações da Valid (VLID3) seriam um investimento (longo prazo) para comprar e deixar na “carteira”?
- O que é a Valid e suas ações (VLID3)?
- Ações da Valid (VLID3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Valid (VLID3)?
- Formas de ganhar em ações da Valid (VLID3)?
- Investir ou não investir em ações da Valid (VLID3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Valid (VLID3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Valid (VLID3)?
- Conclusão
A Valid (VLID3) tem 71.225.000 ações ordinárias VLID3 e, destas, 68.845.943, ou seja quase a totalidade delas, está em free float, livre negociação (96,66%).
1. O QUE É A VALID E SUAS AÇÕES (VLID3)?
Segundo a página das ações da Valid (VLID3) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a Valid se encontra situada nos seguintes setores:
- Atividade Principal: Impressão de Documentos de Segurança.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Serviços / Serviços Diversos
A Valid (VLID3) fornece soluções de segurança personalizadas pra diversos países.
Sua sede é no Brasil, mas atende governos e organizações privadas de 17 nações.
Seu valor de mercado é de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e ela conta com 7 mil funcionários em todo o mundo.
Seus serviços e produtos de atuação:
- Meios de Pagamento e Telecom
- Sistemas de Identificação
- Marketing Digital
- Certificação Digital
No Brasil, a Valid (VLID3) erar anteriormente conhecida como ABnote. Ao longo do tempo, passou por uma série de transformações financeiras, sendo atualmente parte da Companhia Valid.
Atua também na Argentina, Austrália, Brasil e França. Produz seguros, notas e moedas de dinheiro, cartões de crédito, passaportes, carteiras de motorista, e até cartões telefônicos de alta tecnologia.
A fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo teve investimentos R$ 30 milhões e uma área total de 53.904 metros quadrados. Só nessa unidade, são 870 pessoas empregadas, com capacidade produtiva de 5 milhões/mês de cartões plásticos, 40 milhões/mês de cartões telefônicos e 1500 toneladas de papel por mês.
As outras fábricas da Valid (VLID3) na América Latina estão nas seguintes cidades:
- Rio de Janeiro (RJ)
- Erechim (RS)
- Pinhais (PR)
- Barueri
- São Bernardo do Campo (SP)
- Buenos Aires, na Argentina
A empresa atua no país desde 1957 e hoje tem representações em 17 Estados e no Distrito Federal.
Atualmente investe em um novo segmento de mercado, a certificação digital.
INTERPRINT
A empresa foi adquirida em maio de 2008. Com sede no estado de São Paulo, Brasil, se dedica a proporcionar soluções completas em meios de pagamento e identificação pra a indústria financeira e instituições governamentais. Os produtos do seu portfólio incluem, entre outros, carteiras de motorista, carteira de identidade, soluções biométricas (AFIS) e impressão eletrônica.
SOLVO
A empresa foi adquirida em outubro de 2015. Localizada nas Ilhas Maurício, se dedica globalmente à produção e venda de smart cards, desenvolvimento e implementação de sistemas operacionais pra SIM e gestão de software e soluções pra operadores móvel.
AGROTOPUS
Adquirida em outubro de 2018, com sede no estado do Paraná, Brasil, com foco em soluções corporativas pra a área de agronegócio. Com a operação, a Agritech se torna uma linha de negócios da Valid (VLID3) especializada em soluções inovadoras pra toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária.
O que são as ações da Valid (VLID3)?
Numa linguagem bem simples: ações são figurativamente “pedacinhos” da empresa.
Como funciona?
É como se a soma de todas as ações da companhia representasse tudo o que ela vale.
E cada ação, individualmente, fosse a menor fração possível desse valor.
Se eu sou dono de uma ação, sou dono de um “pedacinho” da empresa. Por menor que seja esse valor, sou sócio, investidor, acionista.
Uma empresa – por exemplo, a Valid (VLID3), decide “se vender” na bolsa pra angariar recursos pra crescer ainda mais. Pois viu uma oportunidade de crescimento a sua frente e seus recursos atuais estão todos comprometidos com as operações em andamento.
De outra forma, teria que recorrer a empréstimos ou financiamentos e sofrer com juros lá na frente, que comprometeriam qualquer possível resultado.
Então ela decide abrir capital, tornar o capital em capital social, num processo que culmina com o dia da IPO, Oferta Pública de Ações. Nesse dia, na bolsa, investidores de todos os portes decidem comprar pedaços maiores e menores dessa companhia, dividindo com a empresa o risco da operação, mas na esperança que o risco se converta em frutos.
Se os valores captados com a venda das ações forem bem utilizados, lá na frente, a empresa vai crescer. Crescendo, passa a valer mais.
Mas, ora, as ações equivalem a um valor proporcional da empresa. Se a empresa vale mais, as ações valem mais. Quem comprou ações vê seu valor financeiro crescer: todos ganham, o investidor se deu bem e a companhia se deu bem.
Mas não é só isso: uma empresa maior também lucra mais. E parte dos lucros devem ser divididos entre os investidores em forma de dividendos, remunerando ainda mais as ações que estão em suas carteiras.
Porém, existe uma parcela de participantes do mercado que não estão interessados em ser investidores, acionistas ou sócios. Os traders preferem encontrar oportunidades de compra, quando acham que as ações vão se valorizar, pra vendê-las tão logo essa oportunidade se concretize, realizando o lucro em um prazo mais curto. Esse prazo pode ser de meses, semanas ou mesmo segundos, sim, segundos.
E, se eles acreditam que as ações vão desvalorizar, alugam ações de um investidor, vendem e recompram elas mais baratas, tendo lucro também. Esse tipo de operação se chama venda a descoberto e vamos falar sobre ela mais adiante. É uma operação bastante corriqueira na bolsa e pode ser realizada com ações da Valid (VLID3) ou com qualquer outra companhia negociada na bolsa de valores.
Histórico da empresa e de suas ações (VLID3)
- 1957: Foi fundada a sociedade Thomas de La Rue, cuja atuação era voltada pra a venda de papel de alta-segurança e tecnologias de impressão.
- 1993: A Thomas de La Rue foi adquirida pela American Banknote Corporation e teve a sua denominação social alterada pra American Banknote Company Gráfica e Serviços Ltda., passando a atuar também no desenvolvimento de serviços, produtos e soluções para o setor de cartões, sistemas de identificação e impressão de segurança, em 18 estados do território nacional. A partir de 1993, por meio de uma série de aquisições, alianças estratégicas e joint ventures, a seguir descritas, a Companhia conquistou uma posição de liderança no mercado brasileiro, e referência de qualidade nas soluções entregues.
- 1995: Aquisição do negócio de serviços gráficos do Bradesco, dando em pagamento aos vendedores ações representando 22,5% do capital da Companhia;
- 1996: Aquisição do negócio de serviços gráficos do Unibanco, mediante pagamento em espécie;
- 1997: Aquisição do negócio de impressão eletrônica do Itaú, mediante pagamento em espécie;
- 1998: Aquisição da Menno Cartões: Aquisição de todos os ativos da empresa então líder em fabricação de cartões plásticos no Brasil, mediante pagamento em espécie;
- 1999: Foi celebrado um contrato de joint venture com a empresa Gemplus SCA, empresa francesa líder mundial no mercado de smart cards;
- 2006: Abertura do capital realizada em 12 de abril de 2006. Aquisição, em setembro, da Trust Administração e Participações Ltda., empresa atuante no segmento gráfico de segurança, tendo como principais atividades a impressão de loterias instantâneas e cartões pré-pagos em papel;
- 2007: Venda da participação de 50% detida pela Companhia na Gemplus Banknote (GBN) em janeiro. Aquisição da empresa argentina Transtex, em junho, a qual, em 10 de novembro de 2010, teve sua razão social alterada para Valid Soluciones y Servicios de Seguridad en Medios de Pago e Identificación S.A;
- 2008: Aquisição da Interprint Ltda.;
- 2010: Aquisição da Microeletrónica Española S.A.U. (MEE), a qual, em 16 de novembro de 2010, teve sua razão social alterada para Valid Soluciones Tecnológicas S.A; A American Banknote Corporation deixou de ser o principal acionista da Companhia e, por consequência, em 08 de outubro de 2010, a American Banknote S.A. teve a sua denominação social alterada pra Valid Soluções e Serviços de Segurança em Meios de Pagamento e Identificação S.A;
- 2011: Constituição da empresa Valid Certificadora Digital Ltda, controlada da Companhia, atuante no segmento de certificados digitais pra pessoas físicas e jurídicas e notas fiscais eletrônicas;
- 2012: Em maio, com objetivo de reforçar a estratégia de crescimento da Companhia em outros mercados geográficos, a Companhia adquiriu a Empresa PPI Secure Solutions LLC, sediada na Pensilvânia, Estados Unidos. A Empresa PPI Secure Solutions LLC é reconhecida pela produção de cartões e soluções bancárias; Em novembro, a Companhia adquiriu os ativos da Vmark Inc. e de suas subsidiárias localizadas em Illinois e Nova Jersey, Estados Unidos, consolidando o posicionamento da Companhia no mercado norte-americano;
- 2013: A Companhia adquiriu a ScreenCheck North America LLC sediada em Indiana, Estados Unidos da América pela controlada Valid USA;
- 2014: Em março de 2014, a Companhia adquiriu a Inversiones Germán Martínez S.A.S., estabelecida em Bogotá, Colômbia, pela controlada Valid Soluciones Tecnológicas S.A., que passou a denominar-se Valid Soluciones y Servicios de Seguridad en Medios de Pago e Identificación S.A.S. Em setembro, a Companhia adquiriu a Solpyr Investment S.A. pela Interprint no Uruguai. Ainda em setembro, a Companhia constituiu a subsidiária Valid Soluciones y Servicios de Seguridad em Medios de Pago e Identificación no México.
- 2015: Em janeiro, a Companhia adquiriu substancialmente todos os ativos e assumiu determinados passivos da Card Cells através da VALID USA. Em junho, a Companhia adquiriu a MSC, sediada na Califórnia, também através da VALID USA. Em outubro de 2015, a Companhia realizou a aquisição da Fundamenture, empresa localizada na Dinamarca, que atua no negócio global de Telecom, com presença importante na Ásia, África e Oriente Médio.
- 2016: Diversificação do portfólio de serviços, pois vários dos produtos e soluções atualmente fornecidos estão no meio de uma transformação do mundo físico para o ambiente digital
- 2017: Nos Estados Unidos, emissão de carteiras de habilitação no Estado de Washington
- 2018: A Valid constituiu na Nigéria, através da Valid Soluciones Tecnológicas SA, a Valid Card Nigeria Limited. Em 8 de junho de 2018, a Companhia teve seu nome alterado para Valid Soluções S.A. E, com o intuito de expandir o rol de negócios dentro da área de IoT, utilizando o expertise de todo o Grupo Valid, para levar tecnologia avançada para a gestão do agronegócio, a Interprint Ltda. adquiriu 51,8% da Nexitera Consultoria e Soluções em TI S.A.
2. AÇÕES DA VALID (VLID3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Valid (VLID3) a exemplo de outras ações de empresas brasileiras são negociadas na bolsa de valores, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente absolutamente eletrônico.
O sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos) garante velocidade, com milhares de negócios realizados por segundo, movimentando milhões de reais a cada minuto, segurança e acessibilidade.
Graças a ela, podemos negociar ações da Valid (VLID3) e de outras empresas a partir de nossa casa, com um computador conectado à internet, uma plataforma gráfica de negociação e uma conta na corretora.
Porém, o investidor e o trader iniciantes podem ter a ilusão de que estão entrando em um campo florido devido a essa acessibilidade toda. Se trata de um dos mercados mais competitivos que existem e, se formos a ele com esse espírito, perderemos dinheiro sem sombra de dúvida.
Boa parte dos negócios realizados na bolsa de valores são de responsabilidade dos participantes mais agressivos e poderosos da economia mundial, que chamaremos aqui de “investidores institucionais” ou big players. São megacorporações, financeiras ou não, que em número não maior do que pouco mais de uma centena, controlam metade do capital mundial.
De seu lado, esses participantes têm os robôs HFT (algoritmos de alta velocidade de negociação capazes de fazer milhares de operações por segundo com alta precisão, aproveitando os desequilíbrios do mercado), mentes matemáticas poderosas e bem remuneradas para programá-los e CEOs altamente competitivos e bem informados para comandar essa estrutura.
Ao entrar na bolsa, por mais acessível que ela seja, devemos estar cientes disso e preparados para não ir contra o fluxo desses participantes poderosos.
Pelo contrário, devemos saber ler sua atuação e nos aliarmos a eles, pois são os que determinam o caminho do preço dos ativos. Nesse sentido, temos a leitura do volume como aliada e, em termos de leitura de volume, atualmente, uma das melhores metodologias é o Raio X Preditivo, treinamento sobre o qual falaremos mais adiante.
Quais ações a Valid possui?
A Valid (VLID3) possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias. Elas também têm direito a dividendos e juros sobre capital próprio (e outros proventos eventuais), mas não têm prioridade sobre as ações preferenciais. Porém, a Valid (VLID3) não tem ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Valid
Todas as ações da bolsa de valores têm códigos de negociação. E frequentemente os investidores e traders só se referem a elas por esses códigos, conhecidos também como ticker. Portanto é bom conhecer os códigos de suas ações preferidas. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. O da Valid é VLID3.
As ações da Valid (VLID3) são negociadas em quais bolsas?
Além de serem negociadas na bolsa de valores brasileira, as ações da Valid (VLID3) são negociadas nas bolsas americanas em forma de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados em bolsas como a de Nova York como se fossem ações, enquanto as ações de fato são custodiadas no Brasil, por uma empresa financeira, de maneira que não haja duplicidade na negociação dos papeis. O código das ADRs da Valid nos Estados Unidos é VSSPY e o depositário, custodiante, é o Citibank
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA VALID (VLID3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas são os seguintes:
Nome | %ON – VLID3 |
Alaska Asset Management | 20,06 |
Cape Ann Asset Management Limited | 5,28 |
Outros | 73,51 |
Ações Tesouraria | 1,15 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VALID (VLID3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações da Valid (VLID3), dentre as quais podemos destacar duas mais óbvias e populares.
Trade com ações da Valid (VLID3)
O trade não visa sociedade, ser acionista ou investidor (por investimento entendemos longuíssimo prazo, geralmente).
A ideia aqui é detectar uma oportunidade, entrar em uma operação e sair dela o mais rápido possível, tão logo o lucro previsto na estratégia seja atingido ou até que o cenário que motivou a entrada se altere. Ou, ainda, se o trader entrar numa região de prejuízo e tenha de encerrar a operação antes que as perdas se agravem.
Essas oportunidades podem ser:
- De compra: se o trader verifica através de sua metodologia de análise que os preços da ação devem subir, ele compra. Se as ações de fato subirem, ele encerra a operação com a venda, com lucro. Mas se as ações caírem, ele terá prejuízo.
- De venda: se o trader verifica através de sua metodologia de análise que os preços da ação devem cair, ele vende. Se as ações de fato caírem, ele encerra a operação com uma compra, com lucro. Mas se as ações se valorizarem, ele terá prejuízo.
É possível para o trader vender ações que ele não tem em carteira através do aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. Ele aluga ações de um investidor, vende as ações alugadas e, no melhor dos cenários, as recompra mais baratas, ficando com a diferença entre a venda e a compra. Embora possa parecer estranho ao iniciante, esse tipo de operação é corriqueira e leva o nome de venda a descoberto, venda descoberta ou, ainda, em inglês, short.
Ganhar dividendos com ações da Valid (VLID3)
Os investidores, aqueles que compram ações para acumular ao longo do tempo, sem pensar em vendê-las mesmo que desvalorizem, os dividendos são importante recurso de remuneração do investimento e de seu patrimônio em ações. O investidor Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física da bolsa de valores brasileira, chama isso, inclusive, de plano previdenciário: ser remunerado pelos dividendos.
O investidor, para isso, escolhe cuidadosamente ações que vão valorizar ao longo das décadas (desnecessário dizer o quanto essa escolha deve ser cuidadosa). Além disso, as ações devem pagar dividendos com constância e seu dividend yield deve ser interessante (a relação entre o valor do dividendo por ação e o preço da ação).
Se tudo der certo, no início, os dividendos serão usados para comprar mais ações. Essas novas ações renderão mais dividendos, que servirão para comprar mais ações. Até o ponto que o investidor possa viver de dividendos: demanda tempo, disciplina, paciência e resiliência.
Vejamos como foram os dividendos mais recentes das ações da Valid (VLID3).
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/11/2019 | 14/11/2019 | 03/04/2020 | 0,35 | 2,24% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2018 | 14/12/2018 | 10/01/2019 | 0,59 | 3,19% |
Juros Sobre Capital Próprio | 21/09/2018 | 26/09/2018 | 11/10/2018 | 0,24 | 1,85% |
Dividendo | 26/04/2018 | 26/04/2018 | 18/05/2018 | 0,15 | 0,81% |
Dividendo | 26/04/2018 | 26/04/2018 | 18/05/2018 | 0,15 | 0,81% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VALID (VLID3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Investimento é longo, longuíssimo prazo. Escolher ações para horizontes tão distante exige muitas coisas do investidor: não só conhecimento e capacidade de análise micro e macroeconômica apuradíssimos, mas também paciência e resiliência nas horas em que ele vai duvidar de que tenha feito a escolha correta. Sim, pois haverá momentos em que as ações vão desvalorizar. Deve comprar mais? Tem dinheiro para comprar mais, uma vez que elas estão tão baratas agora? Ou deve vender para garantir o lucro ou evitar um prejuízo maior? Não deve fazer nada?
Agora, se coloque na pele de um investidor iniciante que, em dúvida, vê todas as suas economias “derreterem” porque usou todo o seu dinheiro para comprar ações de cinco, quatro ou, na pior das hipóteses, uma única ação. Não são poucos que fazem isso e que, depois de verem seu patrimônio ser reduzido à metade jogam a toalha, realizando o prejuízo. Para, logo depois, verem o preço do ativo voltar a subir. Ficam lambendo as feridas.
Mesmo no caso de uma empresa importante como a Valid (VLID3), nossa recomendação é aproveitar, antes, as oportunidades que esses ativos oferecem diária e semanalmente para operações de compra e venda em prazos mais curtos. Assim, o investidor ou o trader têm cenários em que podem garantir o lucro mais rapidamente e evitar que perdas se avolumem, caso a operação se mostre desfavorável.
Outra indicação que fazemos é que se evite colocar uma parte muito considerável de seu capital disponível na renda variável, independente da modalidade operacional escolhida. Assim, se houver perdas fortes no mercado, esse impacto não será sentido de forma tão contundente em sua saúde financeira.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VALID (VLID3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
A compra e venda de ações da Valid (VLID3) tem diversas taxas envolvidas que o investidor e o trader devem considerar:
- Taxas de corretora: taxa de custódia (em desuso, poucas ainda aplicam) e taxa de corretagem, que é o preço da execução da ordem de compra e venda.
- Taxas da bolsa: totalizam pouco mais de 0,03% sobre o valor financeiro de CADA ordem.
- Imposto Sobre Serviços: 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: 20% sobre o lucro de operações de day trade e 15% sobre o lucro das operações com mais de um pregão de duração (swing trade, position trade).
- Taxa de 0,12% sobre os proventos de carteiras de ações e outros ativos que totalizem mais de R$ 20 mil.
Leia o nosso artigo sobre Imposto de renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VALID (VLID3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que usa o volume para tomada de decisões em contraposição a outras metodologias que usam o preço como parâmetro para critério de entrada em suas operações.
Para o Raio X Preditivo, o volume é o principal fator a ser considerado no momento de tomarmos nossas decisões de compra e venda, pois ele é combustível dos movimentos de preço.
Sendo a causa dos movimentos de preço, o preço passa a ser considerado mero efeito. Interpretando e tomando decisões baseados no volume, nos adiantamos aos efeitos mais prováveis.
Como boa parte do volume do mercado é de responsabilidade dos grandes players institucionais, podemos concluir também que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação desses participantes com mais recursos para dominar o mercado.
Assim, o trader coloca esses participantes como aliados, não indo contra as forças que controlam os preços em determinados momentos.
Também podemos dizer que o Raio X Preditivo é a metodologia que ajuda o trader a encontrar zonas saudáveis de posicionamento, em que o objetivo não é “adivinhar” o que o preço vai fazer (pois isso não é possível) e sim dar entrada em operações que, quando certas, dão um lucro considerável e, quando erradas, dão um prejuízo mínimo.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VALID (VLID3)?
- Entrar em um curso sobre bolsa de valores e trade: pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo.
- Abrir uma conta em uma corretora de valores: é totalmente grátis.
- Fazer uso da conta demo que a corretora fornece gratuitamente: é diferente da conta real, mas sem sucesso nela não vai ser na conta real que você vai se dar bem.
- Transferir dinheiro para sua conta na corretora e começar a operar na conta real (depois de treinar suficientemente).
9. CONCLUSÃO
As ações da Valid (VLID3) têm condições de ter uma valorização tão boa quanto qualquer outra no longuíssimo prazo. Se formos perguntar para diferentes analistas, cada um dirá uma coisa diferente. O que não deixa dúvida é que, baseado no volume de cada movimento do preço, podemos chegar a muitas conclusões e, por diversas vezes, podemos detectar oportunidades de entrada em operações de compra e venda diariamente, com perspectiva de sair delas, rapidamente com um bom lucro, arriscando-nos muito menos às inevitáveis volatilidades que vemos no longo prazo. Para encontrar essas entradas, recomendamos o Raio X Preditivo. E, além disso, recomendamos que limite sua exposição à renda variável a uma parte de seu dinheiro que, em caso de perdas, você não se compadeça por ter tido seu patrimônio dilapidado pelas regras do mercado.