As ações da Unipar (UNIP6) dão oportunidades de ganhar dinheiro todos os dias: aprenda a encontrá-las e comprar e vender na hora certa
As ações da Unipar (UNIP6) estão ligadas à indústria química. Essa companhia produz alguns produtos químicos essenciais para a cadeia produtiva de outras empresas relevantes à economia do país.
As ações da Unipar (UNIP6), assim, considerando toda a cadeia de interdependência que move a economia, seriam então um bom investimento? É uma boa ideia comprar esses ativos e “encarteirar”?
Para tentar responder essas perguntas, preparamos este artigo em que apresentamos a Unipar e suas ações UNIP6 e falamos brevemente de seu negócio. Acima de tudo, encare este texto como nossa opinião sobre o posicionamento em longo prazo em ações, sejam elas quais forem.
- O que é a Unipar e suas ações (UNIP6)?
- Ações da Unipar (UNIP6): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Unipar (UNIP6)?
- Formas de ganhar em ações da Unipar (UNIP6)?
- Investir ou não investir em ações da Unipar (UNIP6): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Unipar (UNIP6)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Unipar (UNIP6)?
- Conclusão
As ações da Unipar assim se subdividem:
Ordinárias (UNIP3) | 35.252.274 |
Preferenciais (UNIP6) | 66.428.467 |
Total | 101.680.741 |
E essas estão em free float (livre negociação) na seguinte proporção:
Quantidade de Ações Ordinárias (UNIP3) | 8.264.441 | 23,44% |
Quantidade de Ações Preferenciais (UNIP6) | 48.992.853 | 73,75% |
Total de Ações | 57.257.294 | 56,31% |
1. O QUE É A UNIPAR E SUAS AÇÕES (UNIP6)?
Segundo a página das ações da Unipar (UNIP6) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, a companhia assim se alinha com os setores de mercado:
- Atividade Principal: Atuar No Setor de Soda. Cloro E Derivados. Podendo Participar Como Sócia Ou Acionista de Outras Sociedades. Direta Ou Indiretamente. Inclusive Por Meio de Fundos de Investimentos.
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Químicos / Químicos Diversos.
A Unipar Carbocloro (UNIP6) é especializada em fabricação de cloro, derivados de cloro e soda cáustica. Tais produtos atendem as indústrias têxteis, de papel e celulose, alumínio, alimentos, bebidas, remédios e construção civil, dentre outros. A empresa conta com cerca de 1300 empregados.
Também é acionista controlador da Unipar Indupa S.A.I.C., empresa argentina produtora de PVC (policloreto de vinila), soda cáustica e cloro na Argentina e no Brasil.
A Unipar Indupa, por sua vez, é uma das empresas petroquímicas mais importantes do Mercosul, estabelecida há quase 70 anos, e seus principais produtos são PVC e Soda Cáustica.
Além de tudo isso, A Unipar também possui participação na Solalban, empresa de geração de energia elétrica na Argentina.
A Unipar, por sua vez, é controlada pela Vila Velha S.A. Administração e Participações com 57,6% de suas ações ordinárias. A Vila Velha, então, é controlada por Frank Geyer Abubakir, atual Presidente do Conselho de Administração da Companhia.
A Unipar foi criada em 28 de maio de 1969 e hoje conta com três plantas situadas estrategicamente a fim de atender o Brasil e outros países com os químicos que produz:
- Cubatão (SP/Brasil)
- Santo André (SP/Brasil)
- Bahía Blanca (Argentina)
O que são as ações da Unipar (UNIP6)?
Existe um momento na história de uma empresa como a Unipar (UNIP6), que surgem grandes oportunidades de desenvolvimento. Porém, para aproveitar essas oportunidades, é preciso de dinheiro para dar andamento aos projetos necessários para isso. Porém, a essa altura, todos os recursos da companhia já estão comprometidos com as operações já em curso.
Pra conseguir esse dinheiro, a empresa pode lançar mão de empréstimos ou financiamentos. No entanto, essas possibilidades incorrem em juros importantes que podem comprometer os resultados lá na frente. Outras vezes, o montante é muito alto.
Uma possibilidade mais inteligente é abrir capital, o que significa, basicamente, vender seu capital na bolsa de valores em forma de ações.
Portanto, ações nada mais são do que a menor fração possível do capital social de uma companhia. Como se fosse o menor pedaço possível de tudo o que a empresa vale.
As ações são vendidas inicialmente num evento chamado IPO, letras que, do inglês, significam Oferta Pública de Ações. Nesse dia, a empresa vende suas ações para os investidores dos mais variados calibres. Os investidores, por sua vez, aceitam dividir com a empresa o risco do empreendimento. Em troca, a companhia capta recursos.
Se tudo der certo, a companhia vai investir bem esses recursos e vai crescer. Vai valer mais. Como cada ação corresponde a um certo valor do que a empresa vale, elas valorizam proporcionalmente. Todos ganham: a empresa teve recursos para investir em seu crescimento e os investidores viram sua tomada de risco render frutos, vendo o seu financeiro crescer.
Não só isso, uma companhia maior tende a lucrar mais. E os lucros líquidos, em parte, devem ser divididos com os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Existe uma parte dos participantes do mercado, porém, que não estão interessados em serem investidores, acionistas ou sócios das empresas. Os traders, também chamados popularmente de especuladores, gostam de comprar ações e vende-las tão logo valorizem suficientemente, lucrando em prazos mais curtos, que podem chegar a semanas ou mesmo alguns segundos, sim, segundos.
Eles podem até mesmo vender ações que nem tem – numa operação chamada venda a descoberto, em que alugam ações de um investidor – e recomprá-las mais baratas, caso acreditem que o preço de um ativo vai cair.
Histórico da empresa e de suas ações (UNIP6)
- 1969: A Companhia (UNIP6) foi constituída em 28 de maio sob a denominação de União Participações Industriais Ltda.
- 1971: A Companhia foi pioneira no setor petroquímico e de modo efetivo participa da instalação do Pólo Petroquímico de São Paulo, o primeiro do Brasil.
- 1973: Obtenção do registro de empresa de capital aberto;
- Década de 80: Consolidação da posição de destaque na indústria petroquímica nacional.
- 1992: A Unipar (UNIP6) participou expressivamente do Programa Nacional de Desestatização do setor petroquímico, adquirindo participações na Petroflex e Poliolefinas, aumentou sua participação na Petroquímica União, assumindo a condição de principal acionista.
- 1996: Constituição da Rio Polímeros (Unidade PE Duque de Caxias) para construção de um complexo gás-químico no Rio de Janeiro. Primeiro no Brasil a utilizar derivados de gás natural como matéria-prima, com escala mundial de produção e total integração entre a operação das unidades de eteno e de polietilenos.
- 2000: Conclusão do processo de descruzamento de participações societárias com a Odebrecht Química S.A., resultando na constituição da Polietilenos União produtora de polietilenos no Pólo de São Paulo.
- 2005: A Unipar (UNIP6) dá início à ampliação da capacidade do Pólo de São Paulo, através da Petroquímica União e Polietilenos União. Ambos os projetos foram concluídos em 2009.
- 2006: Ano marcado pela entrada em operação efetiva da Rio Polímeros no mês de abril, após a bem sucedida conclusão dos testes de aceitação operacional do seu complexo industrial. Com investimento total da ordem de US$ 1,15 bilhão, a Riopol correspondeu ao maior empreendimento petroquímico implantado na América Latina nos últimos anos.
- 2007: Ano marcado na história da Companhia por importantes aquisições de participações societárias na Petroquímica União (maio – SEP Empreendimentos Produtivos S.A. e junho – Dow Brasil e Dow Nordeste), objetivando concretizar a estratégia da Companhia de consolidar ativos localizados principalmente na Região Sudeste.
- 2008: A Unipar (UNIP6) consolida seus ativos petroquímicos na região sudeste, com a constituição da Quattor Participações, a 2ª maior empresa petroquímica da América do Sul, cujo controle era exercido pela Comapnhia, com 60% do capital votante.
- 2009 e 2010: O ano de 2009 foi marcado pelos entendimentos com os acionistas da Braskem e Petrobrás para estudo de eventual negociação da participação societária da Companhia na Quattor Participações S.A., que culminaram com a celebração do Acordo de Investimento, em 22 de janeiro de 2010.
- 2013: Em março de 2013, a Companhia celebrou, por meio de sua subsidiária Carbocloro Participações Ltda., Instrumento Particular de Compra e Venda de Quotas e Outras Avenças com subsidiárias da Occidental Petroleum Corporation (“Grupo Occidental”), tendo por objeto a aquisição indireta da totalidade da participação detida pelo Grupo Occidental na Carbocloro Indústrias Químicas Ltda., representativa de 50% (cinquenta por cento) do capital social da Carbocloro (“Aquisição”).
- 2016: Em 02 de maio de 2016, a Companhia informou através de Fato Relevante que celebrou contrato de compra e venda de ações com a Solvay Argentina S.A., por meio do qual se obriga a adquirir ações representativas de 70,59% do capital social votante e total da Solvay Indupa S.A.I.C., produtora de PVC e soda.
2. AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Unipar (UNIP6), a exemplo de outras ações de outras empresas brasileiras, são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações se dão em ambiente absolutamente eletrônico, sem interferência direta de mãos humanas, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). Bem diferente do período que antecedeu 2005, na Bovespa, e 2009, na BM&F, quando as negociações ainda eram feitas no grito, registradas e executadas por funcionários das corretoras e da bolsa.
As negociações eletrônicas proporcionam:
- Velocidade: milhões de negociações são feitas diariamente.
- Segurança: as negociações de ações acontecem em ambiente absolutamente seguro.
- Acessibilidade: de megainvestidores a pequenos investidores e traders podem comprar e vender ações da Unipar (UNIP6) e de outras empresas.
Sim, a partir de minha casa, eu posso comprar e vender ações, bastando, para isso, ter um computador conectado à internet, uma conta na corretora e dinheiro para tanto.
Porém, essa aparente facilidade não pode ser confundida com a facilidade de ter sucesso nesse mercado. A bolsa de valores é um dos mercados mais competitivos que existe. No seu comando, estão os investidores institucionais, que também podemos chamar de big players.
A seu favor, esses participantes têm:
- Robôs HFT (High Frequency Trading ou Robôs de Alta Frequência de Negociação): são algoritmos capazes de realizar centenas de milhares de negócios, posicionar e reposicionar ordens de compra e venda em frações de segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado para obter liquidez e lucro.
- Programadores de ponta: para programar tudo isso, algumas das mentes matemáticas mais poderosas do planeta são, por consequência, algumas das melhor remuneradas do globo também.
- CEOs altamente competitivos: eles não se informam no mesmo portal de notícia que você. Geralmente eles já sabem dos fatos importantes do mercado semanas antes de algum estagiário apertar o botão de publicar.
Por isso, ao entrar no mercado, onde as ações da Unipar (UNIP6) e de outras empresas são negociadas, você deve estar preparado para essa realidade. A melhor maneira é aprender a acompanhar a atuação desses players e a melhor forma de fazer isso é acompanhar o volume (80%, talvez mais, do volume negociado nas bolsas mundiais é por conta dos investidores institucionais).
Uma das metodologias especializada em seguir o volume institucional é o Raio X Preditivo, de que falaremos mais abaixo.
Quais ações a Unipar possui?
A Unipar (UNIP6) possui dois tipos de ação:
- Ações ordinárias: são as ações que dão direito a voto nas assembleias das empresas. Elas também têm direito a receber dividendos e juros sobre capital próprio, porém não com prioridade sobre as ações preferenciais.
- Ações preferenciais: têm preferência, como indica o nome, no recebimento de proventos. Porém, só tem direito a voto nas assembleias em casos muito particulares.
Qual são os códigos das ações da Unipar
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por seus códigos de negociação. Eles também são chamados de ticker. O ticker é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos das ações da Unipar são os seguintes:
- Ações ordinárias: UNIP3
- Ações preferenciais: UNIP5, UNIP6
As ações da Unipar (UNIP6) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Unipar (UNIP6) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira a B3.
Outras ações da B3 também podem ser negociadas em mercados estrangeiros através de programas de recibos desses respectivos países.
Por exemplo, nos Estados Unidos existem as ADRs, as American Depositary Receipts. Esses recibos permitem que ações brasileiras sejam lá negociadas normalmente, porém através das ADRs, que são compradas e vendidas como se fossem ações, enquanto as ações de fato ficam custodiadas no Brasil por um banco, geralmente.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Unipar (UNIP6) são os seguintes:
Nome | %ON – UNIP3 | %PN – UNIP6 | %Total |
Belvedere Administração de Valores Mobiliários Ltda. | 1,05 | 8,34 | 5,81 |
Verde Asset Management S.A. | 7,62 | 0,00 | 2,64 |
Eduardo Livio Valaretto | 0,00 | 0,40 | 0,26 |
Frank Geyer Abubakir | 0,25 | 0,07 | 0,13 |
Maria Soares de Sampaio Geyer | 5,23 | 0,73 | 2,29 |
Luiz Barsi Filho | 12,54 | 21,51 | 18,40 |
Vila Velha S.A. – Administração E Participações | 57,62 | 0,02 | 19,99 |
Outros | 14,78 | 65,02 | 47,61 |
Ações Tesouraria | 0,91 | 3,92 | 2,88 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Unipar (UNIP6), dentre as quais destacamos as seguintes:
Trade com ações da Unipar (UNIP6)
O trade não visa o longo prazo, o investimento. O objetivo é entrar em operações de curto prazo e encerrá-las tão logo se obtenha o lucro desejado ou, do contrário, se entre num patamar de prejuízo cuja melhor indicação seja encerrar a operação, para que as perdas não se avolumem.
Podemos comprar ações quando achamos que elas vão subir. Tão logo elas valorizem suficientemente, de acordo com a estratégia de cada trader, é feita uma venda. Se desvalorizarem, teremos prejuízo.
Também podemos vender ações, mesmo sem tê-las. Isso é possível graças ao aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. O trader aluga ações de um investidor, as vende e, quando elas estiverem mais baratas, recompra, ficando com a diferença entre um valor e outro. Se as ações valorizarem, porém, ele terá prejuízo. Essa operação, chamada de venda descoberta ou a descoberto, é estranha aos iniciantes, mas garanto que ela é bem comum e corriqueira.
Os trades também podem ser classificados de acordo com sua duração ou periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que começam e terminam em alguns dias.
- Position trade: operações que começam e terminam em algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Unipar (UNIP6)
Outra possibilidade é remunerar as ações com dividendos. Os dividendos são parte dos lucros líquidos de uma companhia divididos entre as ações. Quanto mais ações eu tenho, portanto, mais dividendos eu recebo.
Essa é a opção dos investidores, aqueles participantes do mercado que vão comprar ações e ficar com elas nos momentos de alta e nos momentos de queda. Eles têm a intenção de acumular patrimônio em ações, uma espécie de pensamento previdenciário, uma poupança em ações.
Claro que esse tipo de estratégia exige que se escolha as ações com muito cuidado. Um dos critérios é saber se a companhia é uma boa pagadora de dividendos: se paga em todos os exercícios e se os dividendos representam um bom dividend yield, uma porcentagem que indica quanto o provento vale frente ao valor total da ação.
Se assim for, os dividendos podem ser usados para comprar mais ações. Essas novas ações renderão ainda mais dividendos que, por sua vez, servirão para comprar ainda mais ações.
Vejamos como foram os últimos dividendos da Unipar.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 17/04/2019 | 17/04/2019 | 30/04/2019 | 0,30 | 0,84% |
Dividendo | 15/10/2018 | 18/10/2018 | 30/10/2018 | 0,26 | 0,64% |
Dividendo | 15/10/2018 | 18/10/2018 | 30/10/2018 | 1,28 | 3,13% |
Dividendo | 18/04/2018 | 18/04/2018 | 30/04/2018 | 1,17 | 4,28% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6): QUAL DECISÃO TOMAR?
Os negócios de cloro e soda da Unipar Carbocloro têm se caracterizado por uma forte e estável geração operacional de caixa, baixa alavancagem e menor exposição em termos de volatilidade de preço e de demanda de seus produtos, em comparação com commodities petroquímicas.
A Unipar Indupa é uma das empresas petroquímicas mais importantes do Mercosul, estabelecida há quase 70 anos, e seus principais produtos são PVC e Soda Cáustica.
Para você ter uma ideia, um dos maiores investidores pessoa física da bolsa de valores brasileira, Luiz Barsi, tem mais de 12% das ações ordinárias da companhia e mais de 20% das ações preferenciais. Supostamente é bom investir nessas ações, principalmente porque Barsi aposta em ações que pagam bons dividendos.
Porém, você não é o Luiz Barsi.
Será mesmo uma boa ideia adquirir ações da Unipar (UNIP6) hoje, depois de toda a trajetória dessa companhia? Está aí uma resposta que nem mesmo Barsi responderia pra você com certeza.
Nossa postura, em se tratando de mercado de renda variável, são posições com perspectiva de saída em caso de lucro e em caso de prejuízo: portanto, não somos simpáticos a aquisição de ações para “esquecer” na carteira. Conhecemos muitos casos de investidores iniciantes que escolheram uma única ação e colocaram todas as suas fichas nela: as crises setoriais, nacionais e internacionais, sempre vêm e, nesses momentos, os investidores institucionais se aproveitam da liquidez para comprar ações que venderam caro por um preço barato da mão de investidores de pequeno porte desesperados para parar de ver suas contas sangrarem.
Por isso, recomendamos trades de prazos menores e, ao mesmo tempo, o envolvimento de uma parcela menor de seu capital total no mercado de risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Custos da corretora: O primeiro é a taxa de corretagem. Cada ordem de compra e venda tem uma taxa de corretagem. Geralmente ela é pautada pelo valor financeiro envolvido naquela ordem. Ou pode ser um custo fixo. Por exemplo, na XP Investimentos, o custo é de R$ 18,90 por ordem. Também existe a Taxa de Custódia, que é a taxa que a corretora cobra para manter suas ações em custódia. Porém, diversas empresas estão abandonando essa cobrança.
- Custos da bolsa: a bolsa de valores cobra os emolumentos, que são as tarifas sobre a negociação, registro e liquidação. Isso dá 0,0345% sobre o total negociado para pessoas físicas.
- ISS: incidência de 5% de Imposto Sobre Serviços cobrada sobre o preço da corretagem.
- Imposto de renda: se houver lucro tem Imposto de Renda. Para operações no mesmo dia (day trade), a alíquota é de 20% sobre o lucro. Para operações que durem mais de um pregão, a incidência é de 15% sobre o lucro (nestas, se no mês as vendas forem inferiores a R$ 20 mil, há isenção). Ao final do mês, o próprio investidor tem que contabilizar se houve lucro e prejuízo e pagar até o final do mês seguinte o imposto devido via Darf. Prejuízos de meses anteriores podem ser descontados de lucros atuais.
- Para quem recebe dividendos e outros proventos, as carteiras acima de R$ 20 mil agora têm uma taxa de 0,12% sobre os valores recebidos.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: clique aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica em forma de conceitos e ferramentas. Ambos, conceitos e ferramentas, estão a serviço da interpretação do volume.
Para a Nova Análise Técnica, o volume é o combustível do movimento de preços. Enquanto outras metodologias focam sua atenção no preço, mero efeito, o Raio X Preditivo foca no volume, a causa.
Se focamos na causa, nossa chance de nos adiantarmos aos efeitos é maior.
Como boa parte do volume de negócios da bolsa de valores é de responsabilidade dos investidores institucionais, podemos dizer que o Raio X Preditivo também é o estudo da atuação desses participantes que, geralmente, se aproveitam do comportamento manada dos demais.
Desse modo, o trader que faz uso dessa metodologia para de lutar contra esses adversários imbatíveis e passa a atuar ao lado deles, colocando-os como aliados.
Outra ideia do Raio X Preditivo é atuar como uma forma de encontrar zonas saudáveis de trade. Zonas saudáveis de trade são aquelas em que o trader, embora jamais seja capaz de dizer com certeza para onde o preço vai, ganhará muito se acertar a operação e perderá pouco se errar.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA UNIPAR (UNIP6)?
Nunca enfatizarei suficientemente a importância de se fazer um curso sobre bolsa de valores e trade antes de comprar ações da Unipar (UNIP6) ou qualquer outra ação do mercado.
Sem isso, o trader iniciante não saberá nem o que aconteceu quando perceber que sua conta foi dilacerada por operações equivocadas.
Somente depois de ter se matriculado em um curso de qualidade (recomendamos o Raio X Preditivo pelos motivos que lemos no tópico anterior), abra uma conta em uma corretora. É grátis, não precisa de saldo mínimo, não tem taxa de manutenção.
Além disso, tem outra ferramenta gratuita que você poderá usar antes de operar de verdade: a conta demo. Na conta demo, através de uma plataforma gráfica de negociação (também grátis) você poderá comprar e vender ativos sem arriscar dinheiro de verdade.
Não é o mesmo que operar na conta de verdade, mas também é real que, se você não tiver sucesso nela, não será na conta de verdade que terá. Portanto, treine, treine e treine na conta demo até se sentir seguro.
Quando se sentir seguro, transfira o dinheiro necessário para a conta da corretora e comece a operar, de início com valores pequenos e vá aumentando à medida que ganha confiança.
9. CONCLUSÃO
As ações da Unipar (UNIP6) são, sem dúvida, interessantes: não fosse isso, Barsi não teria tantas, ele que sempre pensou no longuíssimo prazo.
Porém, devemos evitar usar os passos de outros investidores para tomar as nossas decisões, mesmo os passos dos melhores dentre todos, como é o caso.
E se uma grande crise dos mercados vier, como veio em outros tempos? Você aguenta o tranco? Terá dinheiro para comprar mais ações supostamente “em promoção”?
Consideramos mais prudente aproveitar as dezenas de oportunidades que as ações da bolsa de valores dão diariamente, incluindo as ações da Unipar (UNIP6), para compra e venda em períodos mais curtos.
Além disso, mais uma vez recomendamos que a exposição financeira ao mercado de renda variável seja limitada a uma porcentagem, frente aos recursos totais disponíveis ao trader, a fim de que possíveis perdas não sejam incapacitantes.