As ações da Unifique (FIQE3) são boas para sua carteira de ativos? Saiba o que os profissionais estão pensando aprendendo a analisar o volume de ativos negociados a cada momento
A Unifique (FIQE3) fez o seu IPO em setembro de 2021 e alguns analistas estão projetando que as ações da empresa dobrem de preço até o final de 2022. Mas será que isso é verdade? Será que isso pode mesmo se realizar?
As ações da Unifique (FIQE3) são o tema deste artigo para que, ao final, você tenha mais elementos para tomar sua decisão. Porém, nossa meta é apresentar nossa metodologia de avaliação de oportunidades de compra e venda de ativos na bolsa de valores, baseando nossas decisões nos big players do mercado, através da análise do volume e do fluxo, determinando os pontos em que esses participantes fortes estão posicionados ou em que estão se posicionando, usando essas informações para torná-los nossos parceiros em trades e investimentos.
As ações da Unifique (FIQE3) serão apresentadas através de dados da empresa, mas o principal aqui é que você aprenda que os big players comandam o mercado e como podemos usar essa informação a nosso favor.
- O que é a Unifique e suas ações (FIQE3)?
- Ações da Unifique (FIQE3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Unifique (FIQE3)?
- Formas de ganhar em ações da Unifique (FIQE3)?
- Investir ou não investir em ações da Unifique (FIQE3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Unifique (FIQE3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Unifique (FIQE3)?
- Conclusão
A Unifique tem 362.049.609 de ações ordinárias e, destas, 101.099.463 (27,92%) estão em livre negociação na bolsa de valores.
1. O QUE É A UNIFIQUE E SUAS AÇÕES (FIQE3)?
Segundo a página das ações da Unifique (FIQE3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Serviços de comunicação multimídia, instalação e manutenção elétrica e serviços de telefonia fixa comutada – STFC.
- Classificação Setorial: Comunicações / Telecomunicações / Telecomunicações.
A Unifique se define como uma empresa de Telecomunicações que, em 2021, comemora 24 anos de história.
Na tecnologia de Fibra Óptica são mais de 15.000 km instalados no sul do Brasil, para mais de 300 mil clientes. São 1.000 empregados diretos e 300 indiretos, chegando a mais de 130 municípios.
Trata-se da primeira operadora no Brasil a entregar a tecnologia XGSPON com planos de 2.000 mega ou seja 2 GIGA: este serviço foi eleito pela pesquisa da Anatel por dois anos consecutivos como a Melhor Banda Larga Fixa do Brasil, nosso suporte técnico possui atendimento 24 horas, 7 dias da semana.
No ano de 2020 a empresa foi eleita pela Anatel como a Melhor Telefonia Fixa do Brasil segundo pesquisa de satisfação e qualidade percebida.
A Unifique entrega uma tecnologia inovadora de Central Telefônica Virtual, ou seja, uma central telefônica na nuvem.
Na telefonia móvel, a Unifique traz ofertas são semanais, quinzenais e mensais.
Em TV HD por assinatura, a Unifique apresenta uma variedade de pacotes e combos de TV. Além disto, séries, filmes, esportes, documentários, noticiários com navegação mais personalizada e intuitiva.
O Data Center tem 300m² de piso elevado, 1,5 Mega VA na subestação, e 72 horas de autonomia sem reabastecimento na usina de geração própria. A infraestrutura física segura é apoiada pela tecnologia de biometria, com aplicação de práticas de layout para melhor eficiência energética. A arquitetura paralela e redundante nos sistemas críticos do data center como: subestação, geração de energia própria, UPS, climatização de precisão e conectividade.
O sistema de detecção de incêndio precoce analisa as partículas contidas no ar para efetuar de maneira imediata o combate do incêndio com a supressão do agente extintor, sem prejudicar os equipamentos ou deixar resíduos.
A estrutura é reconhecida pela VMware com o certificado Cloud Verified e também pela Uptime Institute pelo certificado de Tier III.
O que são as ações da Unifique (FIQE3)?
Sim, em algum momento, a companhia percebe uma oportunidade de crescimento. Porém, os recursos estão todos comprometidos nas operações já em andamento.
Ela poderia tomar dinheiro emprestado ou lançar debêntures. Porém, os valores necessários podem ser muito superiores a qualquer lançamento de debêntures e, além disso, os juros de empréstimos podem corroer e comprometer os resultados futuros.
A abertura de capital compreende todo um processo que tem seu ápice no lançamento público das ações (IPO). Cada ação corresponde a um “pedacinho” do valor da empresa. Cada ação tem o mesmo valor e é a menor fração do capital social total, a capitalização, da companhia.
Ao comprar ações, eu estou comprando pedacinhos dessa empresa. E, ao vender ações, a empresa capta os recursos de que precisa.
Se os recursos, a partir daí são bem utilizados a empresa cresce e valoriza. Se ela valoriza, cada “pedacinho” (ações), valoriza proporcionalmente. Quem comprou ações vê seu patrimônio investido nesses ativos crescer.
Além disso, uma empresa mais robusta vai acabar lucrando mais. Por lei, parte dos lucros deve ser dividida entre os acionistas em forma de dividendos. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Existe uma parte dos participantes do mercado, no entanto, que não está interessada em ser sócia, investidora ou acionista. Os traders gostam de comprar ações e vendê-las tão logo apresentem uma valorização, conseguindo, assim, um certo valor em lucros. Podem até mesmo vender as ações, mesmo sem tê-las (através do aluguel dessas ações), e recomprá-las quando estiverem mais baratas. Isso quando acreditam que o preço vai cair. Falaremos desse tipo de operação, chamado de venda descoberta, mais adiante.
História da Unifique
- 1997 – A Unifique foi fundada em Novembro, com a marca TPA – Timbó Provedor de Acesso – e atendíamos somente a cidade de Timbó/SC. A tecnologia utilizada na época era internet discada, com o acesso através da linha telefônica. O atendimento iniciou com apenas 1 colaborador, Fabiano Busnardo, hoje CEO Unifique.
- 2000 – A tecnologia de internet discada já estava ficando para trás. As primeiras torres para o atendimento de internet via rádio já estavam em construção. Neste ano passou a atender clientes com tecnologia de internet via rádio. A tecnologia funciona através de uma antena direcionada a um link principal, e o sinal é captado por outra antena instalada na residência, esta tecnologia ainda é utilizada em lugares de difícil acesso ou interior.
- 2006 – Sempre acompanhando as novas tecnologias disponíveis no mercado, neste ano, passou a construir a própria rede de fibra óptica. O início dos projetos para o cabeamento foi na cidade de Timbó e mais tarde nas cidades de Rio do Sul e Ibirama.
- 2010 – Passou a entregar o serviço de telefonia fixa. Com a nova modalidade de serviço, bastava instalar o aparelho telefônico na casa do cliente para montar o combo. O atendimento passou a ser residencial e empresarial.
- 2013 – A empresa ampliou a rede de fibra óptica.. A TPA passou a investir muito mais para continuar expandindo a rede FTTH (fiber to the home). Neste ano, várias cidades do vale, já contavam com o atendimento de internet via fibra óptica, telefonia fixa e internet via rádio.
- 2014 – Mudança do nome e marca TPA. Timbó Provedor de Acesso já não fazia mais sentido, considerando que na época, o atendimento se estendia a outras cidades em Santa Catarina. Após diversos estudos de branding, nomenclatura e logotipo, passou a se chamar Unifique.
- 2016 – Lança a TV Unifique. A partir desta data os clientes passaram a contar com combos de internet, telefone fixo e a TV por assinatura. Hoje, são mais de 100 canais com opções à la carte e variedades em HD.
- 2017 – Início da construção da nova sede em Timbó SC.
- 2018 – Início da construção do Data Center. Unifique foi eleita a Melhor Banda Larga Fixa de Santa Catarina pela Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel.
- 2019 – Lança o serviço de Data Center. A partir deste ano, clientes passaram a contar com ainda mais virtualização. Eleita pela Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel, como Melhor Banda Larga Fixa, mas desta vez, a Unifique foi a melhor do Brasil
- 2020 – Em 2020, pela segunda vez, eleita Melhor Banda Larga Fixa do Brasil, segundo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel, mas desta vez também como a Melhor Telefonia Fixa do Brasil.
- 2021 – Expansão para outros estados. O atendimento com fibra óptica chegou em mais algumas cidades do Paraná, além da entrada efetiva no Rio Grande do Sul. Primeira empresa brasileira a implantar a tecnologia XGS PON, possibilitando aos clientes a melhor experiência com o plano de 2 Giga na fibra óptica. Entra no mercado de capital aberto.
2. AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Unifique (FIQE3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente completamente eletrônico. O pregão viva voz já foi abandonada há mais de uma década.
Através da Plataforma Unificada Multiativo (PUMA), as negociações acontecem muito mais rápido, com mais segurança e de maneira acessível: a partir de um computador conectado à internet, com uma conta na corretora, qualquer pessoa pode comprar e vender ações de qualquer companhia, incluindo as ações da Unifique (FIQE3).
Graças a toda essa acessibilidade, milhões de novos investidores pessoas físicas entraram na bolsa nos últimos meses, sobretudo quando a bolsa de valores estava acima dos cem mil pontos e reinava um clima de euforia e otimismo. Mal sabiam eles a crise que se aproximava e que foi desencadeada pelo novo coronavírus.
No ambiente de crise aguda e de desespero que se seguiu, os grandes investidores institucionais (big players) aproveitaram para encher o carrinho de ativos, a partir de pequenos investidores que passaram a vender suas ações a qualquer preço em grande volume.
De fato, os big players estão interessados em liquidez e na possibilidade de comprar um volume enorme de ações e outros ativos a baixo custo, não importa o momento, pois eles sabem que mais dia, menos dia, esses ativos voltarão a valorizar, ainda que em anos ou décadas.
Esses big players atuam diariamente, através de uma leitura avançadíssima de mercado e com informações privilegiadas. Eles não só têm o poder financeiro a seu lado, mas contam também com robôs HFT (algoritmos que se aproveitam dos menores desequilíbrios do mercado), programadores de alto nível e CEOs altamente competitivos.
Nesse ambiente, é fundamental que o pequeno investidor e o pequeno trader esteja paramentado com as melhores ferramentas e conceitos de leitura do mercado, com uma metodologia que permita a interpretação da atuação desses big players a partir do grande volume de ativos que negociam, seja na compra, seja na venda, influenciando no movimento do preço. Pois ir contra esses participantes é como bater contra uma parede. Não tem como ganhar: é preciso acompanhar seus movimentos.
Quais ações a Unifique possui?
A Unifique (FIQE3) possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias além de outros direitos.
Existem dois tipos de ações:
- Ações preferenciais: não dão direito a voto nas assembleias da companhia, mas têm preferência no recebimento de proventos e outros direitos
- Ações ordinárias: dão direito a voto, mas não têm preferência no recebimento de proventos e alguns outros direitos (embora via de regra também os recebam).
No entanto, como dissemos, a Unifique (FIQE3) possui apenas ações ordinárias.
Qual são os códigos das ações da Unifique (FIQE3)
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação, também chamados de “ticker”.
Os códigos de negociação são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da Unifique é FIQE3.
As ações da Unifique (FIQE3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Unifique (FIQE3) até o momento são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
No entanto, é possível que no futuro essas ações FIQE3 sejam negociadas em mercados estrangeiros através de um sistema de recibos.
Por exemplo, as ADRs nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que são negociados como se fossem ações, com a mesma facilidade e agilidade. Enquanto isso, as ações a elas correspondentes ficam em custódia no Brasil por uma empresa financeira responsável por essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Unifique (FIQE3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Erolf Schotten | 0,36 | 0,00 | 0,36 |
Fabiano Busnardo | 3,84 | 0,00 | 3,84 |
Clever Mannes | 2,47 | 0,00 | 2,47 |
Rafaela Cristiane Kisner Busnardo | 0,35 | 0,00 | 0,35 |
Gabriela Busnardo Campregher | 0,02 | 0,00 | 0,02 |
Unitá Participações S.A. | 65,04 | 0,00 | 65,04 |
Outros | 27,92 | 0,00 | 27,92 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)?
Existem diferentes maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Unifique (FIQE3), dentre as quais podemos destacar duas:
Trade com ações da Unifique (FIQE3)
O trade – ou como muitos chamam de modo derrogatório “especulação” -, é comprar a um preço para lucrar na venda, a um preço mais alto. Ou vender – mesmo sem ter as ações ou outro ativo qualquer -, para lucrar, recomprando a um preço mais barato.
Nessa modalidade, não há a intenção de acumular ações.
O objetivo é lucrar no prazo mais curto possível.
- Se o trader acredita que as ações vão subir de preço, ele compra. Assim que se chegue a certo valor mais elevado, ele faz a venda, com lucro. Se as ações caírem de preço, ele vende mesmo que com prejuízo. A ideia é que esse prejuízo não extrapole sua capacidade de sofrer perdas em uma única operação
- Se o trader tem uma leitura de que os preços irão cair, ele entrará numa operação conhecida como venda a descoberto. Com facilitação da corretora de valores, ele aluga ações de um investidor. Então, as vende. Uma vez mais baratas, ele as recompra. O lucro é a diferença entre a venda e a recompra (descontado o aluguel das ações e as taxas). Porém, se os preços subirem enquanto ele estiver posicionado, ele terá de comprar de qualquer maneira, pois começará a sofrer um prejuízo naquele trade
O trade também pode ser classificado de acordo com a periodicidade ou com a duração das operações:
- Day trade: as operações começam e terminam num mesmo pregão.
- Swing trade: as operações de compra e venda chegam a durar alguns dias.
- Position trade: os trades têm a duração de algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Unifique (FIQE3)
O investidor compra ações para ficar com elas por tempo indeterminado.
Escolheu papeis de empresas que acredita que valorizarão indefinidamente.
Se os preços caem, como na crise recente, ele não ficará desesperado. Inclusive vai aproveitar para comprar mais.
Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. E, se for uma boa empresa, ela continuará a dar lucro não importa as circunstâncias. O lucro deve ser dividido entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem.
Então, quanto mais ações ele tem, mais dividendos ele recebe. Se ele comprar mais ações usando os proventos, no próximo exercício ele receberá ainda mais dividendos, pois tem mais ações. Os dividendos, ainda maiores, serão usados para comprar ainda mais ações.
Claro: a empresa deve pagar dividendos regularmente e os dividendos devem ter um valor considerável frente ao valor da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente dos números e das qualidades de uma empresa, sabemos que muitas empresas da bolsa de valores, se não todas, apresentaram quedas expressivas eventualmente, tornando seus preços atraentes. Por que isso acontece?
Uma das melhores formas de avaliar a possibilidade de investir em ações como as da Unifique (FIQE3) é observar o fluxo de volume. De fato, muitas companhias têm apresentado um grande volume de negócios, denunciando grande interesse institucional.
Não sabemos se isso significa o fim da crise ou se as empresas podem cair ainda mais: acontece que os institucionais costumam comprar em todo o processo de queda. Assim como eu ou você eles não sabem onde é o fundo do mercado ou de um ativo específico. Mas eles se aproveitam da liquidez do pânico para, aos poucos, irem enchendo o carrinho de ativos de boas empresas.
Se você pensa em longo prazo pode escolher ações para ir comprando aos poucos, compras que podem acontecer periodicamente, a cada mês ou a cada queda. Mas escolha com cuidado, sempre tendo o volume e outros conceitos do Raio X Preditivo como parâmetro.
A outra possibilidade é usar o volume e o fluxo de ordens como parâmetro para operações mais curtas: o trade tem a vantagem de deixar você exposto ao risco por um tempo limitado. Muitos traders evitaram de perder o sono na última crise simplesmente porque terminaram o dia antes da grande queda sem estarem comprados em nada.
A outra dica é: independentemente dos ativos ou do ativo que você escolher sempre comprometa com a renda variável um montante compatível com seu perfil de risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de negócios como a informação mais importante para a tomada de decisões de compra e venda de ações.
O volume é o combustível do mercado. Se não há demanda, o preço não sobe. Se não há oferta, o preço não cai. Como os responsáveis por 80% do volume de negócios, estimativamente, são os big players institucionais, também consideramos o Raio X Preditivo como o estudo do comportamento dos institucionais.
O volume é a causa do movimento do preço. O preço, por sua vez, é mero efeito. Se entendemos o volume, nos antecipamos aos efeitos mais prováveis, tirando proveito deles em operações rápidas, com baixo risco e alto potencial de lucro.
Se ficamos de olho nas causas, lendo, interpretando, chegando a conclusões por conta própria, temos melhores condições de encontrar zonas saudáveis de trade. São aquelas regiões do gráfico em que o risco é pequeno frente a um enorme potencial de ganho.
Além disso, a metodologia da Raio X Preditivo permite que o trader encerre sua operação antes de atingir o stop loss ou o stop gain sem peso na consciência, uma vez que o volume e o fluxo de ordem nos dão sinais em tempo real de fraqueza ou força de um movimento.
Assim, podemos encerrar uma operação que está ganhando antes que ela devolva o lucro ou, pelo contrário, alongá-la, sem nos prendermos a fatores meramente matemáticos e ligados ao preço. O volume é quem manda.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)?
Não recomendamos a compra de ações para investimentos ou o trade com ações sem antes uma preparação teórica e prática.
Assim, é desejável que você faça um curso que explique pra você a realidade do mercado. De preferência, um curso que explique a leitura do volume de negócios e sua influência sobre o preço dos ativos.
Tão logo se matricule num curso, comece a estudar e abra sua conta na corretora. Você não vai negociar ainda, mas saiba que a abertura de conta é grátis, não tem taxa de manutenção e nem saldo mínimo de permanência.
Faça uso da conta simulada que toda corretora fornece para testar suas habilidades na plataforma de negociação gráfica também gratuita.
Embora as operações simuladas sejam mais tranquilas que as da conta real e, por isso, sejam vistas com maus olhos por muitos ensinantes de análise técnica, consideramos esse um passo fundamental: se você não for bem na conta simulada, testando suas novas habilidades, não será na conta real, com dinheiro de verdade em jogo, que você vai se sair bem.
Tão logo tenha treinado com sucesso na conta demo, aí sim, comece a operar e comprar ações de verdade, com toda a responsabilidade que o conhecimento real do mercado lhe dá.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA UNIFIQUE (FIQE3)
A Unifique tem diversos prêmios de qualidade e diversos analistas estão fazendo projeções importantes para suas ações. Tudo isso é muito bom. Porém, quando for investir ou fazer trades em mercados de risco, sempre considere que o mercado tem muitas influências e muitas delas estão além das melhores projeções e das bolas de cristal dos analistas. Sempre esteja a par da posição dos grandes investidores institucionais. Para fazer isso, você precisa saber analisar o volume e o fluxo que esses participantes fortes provocam e que denunciam suas posições. A melhor forma de fazer isso é através da metodologia do Raio X Preditivo.