As ações da Unidas (LCAM3) vão cair ou vão subir? Estamos usando um método de análise que pode ser usado para qualquer ação da bolsa e é diferente de tudo o que você já viu: funciona
As ações da Unidas (LCAM3): você já viu R$ 25 mil virarem R$ 8 mil em questões de dias em um “investimento”? Quem comprou mil ações da Unidas (LCAM3) no início do ano pensando em “investimento de longo prazo” viu. E não foi culpa da companhia. A crise desencadeada pelo novo Coronavírus fez todas as ações da bolsa despencarem.
Por isso, somos cautelosos ao indicar a compra de ações para longo prazo. A bolsa tem caráter especulativo e altamente competitivo. Não é questão de se acontecerá uma crise dessas, mas quando. Difícil de prever a data e até mesmo o motivo. Os iniciantes geralmente entram de cabeça, colocando todas as suas economias, nos momentos de otimismo e euforia que, geralmente, antecedem esses desastres.
Mas é nos desastres como esse que, ao contrário, indicamos – ainda que cuidadosos – a compra de ativos que, agora, estão baratos. Mas atenção:
- A empresa deve ser capaz de sobreviver à crise e a seus desdobramentos.
- Pode cair mais: tenha reservas pra suportar o tranco e até mesmo fazer novas entradas a preços ainda menores.
- A recuperação dos patamares de preço anteriores pode demorar anos e a colheita de resultados, décadas: lembre-se de que estamos falando de longo prazo e, possivelmente, você tenha que “esquecer” desse dinheiro por algum tempo.
Em qualquer caso – longo ou curto prazo – é importante estar de olho no que os grandes players estão fazendo através do rastro do volume de ativos negociados que só participantes do mercado desse porte deixam. Nesse sentido, as ferramentas e os conceitos do Raio X Preditivo são fundamentais pra tal leitura.
As ações da Unidas (LCAM3), assim, são o tema deste artigo, sua história, seus negócios, suas características, bem como o método que utilizamos pra escolher entre as centenas de ativos negociados na bolsa e também o momento certo de comprar, vender ou permanecer no investimento.
- O que é a Unidas e suas ações (LCAM3)?
- Ações da Unidas (LCAM3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Unidas (LCAM3)?
- Formas de ganhar em ações da Unidas (LCAM3)?
- Investir ou não investir em ações da Unidas (LCAM3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Unidas (LCAM3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Unidas (LCAM3)?
- Conclusão
1. O QUE É A UNIDAS E SUAS AÇÕES (LCAM3)?
Segundo a página as ações da Unidas (LCAM3) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), os ativos da companhia se classificam nos seguintes setores:
- Atividade Principal: A Plataforma de Negócios Da Companhia É Composta Pelas Divisões de (i) Terceirização de Frotas. Também Designada “fleet”. (ii) Aluguel de Carros. Também Designada “rac” E (iii) Venda de Seminovos.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Diversos / Aluguel de carros.
A Unidas (LCAM3) é a maior empresa de terceirização de frotas e a segunda maior na indústria de locação de veículos do Brasil. Ela atua nos segmentos de Terceirização de Frotas e Aluguel de Carros (Rent a Car – “RaC”), e possui uma operação de seminovos pra suportar o processo de renovação de frota de veículos.
Segundo o anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (“ABLA”) referente ao ano de 2019, o Market Share em Terceirização de Frotas, em termos do tamanho da frota do segmento, foi de 16,4%.
Considerando os últimos dados divulgados para o mercado, em 31 de dezembro de 2019, a frota continha 85.027 veículos disponibilizados pra clientes corporativos espalhados por todo o território nacional.
A Unidas (LCAM3) lidera um mercado que passa por um grande momento de crescimento, respaldado pela ainda baixa penetração nacional – cerca de 9% da frota corporativa brasileira é terceirizada – e pela grande economia de custos que o serviço de terceirização e gestão de frotas proporciona para as empresas contratantes – cerca de 27% somente no primeiro ano de contrato.
Ainda considerando os dados da ABLA, referente ao segmento de Aluguel de Carros, a representatividade da Unidas (LCAM3) em relação à frota total do segmento foi de 16,6%, o que a posiciona como o segundo maior player do país.
Em 31 de dezembro de 2019, a companhia tinha 79.561 veículos, incluindo os 4.331 carros disponibilizados na rede de franquias para o serviço de Rent a Car.
A Unidas (LCAM3) se define, segundo sua página de relacionamento com investidores, uma plataforma completa pra atendimento, que inclui todos os serviços disponíveis no mercado de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros, além de ampliar sua atuação geográfica. “Estamos prontos pra avançar cada vez mais a fim de sermos, até 2023, a empresa referência em mobilidade veicular no país”, informa a página.
A Unidas (LCAM3) afirma ter quatro pilares:
- Comprar bem: segundo maior comprador de automóveis no Brasil, viabilizando um maior poder de barganha com os fornecedores;
- Alugar bem: serviços focados na satisfação de clientes combinados a uma forte eficiência operacional, o que contribui para a melhoria de nossas margens e ser referência pra clientes globais, devido ao patrocínio da Enterprise – maior nome do segmento no mundo;
- Vender bem: presença de lojas de Seminovos em todo o país com foco de venda no segmento de varejo, mix competitivo de veículos e alta produtividade das lojas;
- Captar bem: melhoria do rating de crédito e redução do custo da dívida, benefícios advindos das potenciais sinergias financeiras entre as empresas.
O que são as ações da Unidas (LCAM3)?
Ações são pequenos pedaços do capital social de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma companhia supostamente vale, dividíssemos em frações muito pequenas. Essas frações, conhecidas como ações, são negociadas na bolsa de valores.
Ao comprar ações, eu passo a ser dono de uma parte da empresa, por menor que essa parte seja.
Mas por que as companhias fazem isso?
Muito bem. Às vezes, as empresas veem oportunidades de crescimento. Mas pra aproveitar essas oportunidades é preciso dinheiro. E, provavelmente, todo o dinheiro da empresa já está envolvido com a atual operação.
Seria necessário pedir um empréstimo ou financiamento. Mas isso tem juros que podem corroer qualquer resultado positivo que supostamente teríamos adiante.
A solução? Abrir capital. É um longo processo que culmina na IPO, do inglês Oferta Pública de Ações. Nesse dia, parte das ações, que representam parte do capital social da companhia, são vendidas aos investidores.
Os investidores aceitam dividir o risco do empreendimento e, em troca, caso tudo dê certo, verão as suas ações valorizarem ao longo do tempo, caso os recursos captados com a IPO sejam bem utilizados. Se isso acontecer, naturalmente, a empresa começa a valer mais. Se ela vale mais, os “pedacinhos”, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.
Além disso, uma empresa maior e mais forte, tende a ter mais lucros. Os lucros são divididos entre os acionistas, na proporção de ações que possuem, em forma de dividendos. Os dividendos são, geralmente, 25% dos lucros líquidos de um exercício. Essa porcentagem pode mudar de acordo com o estatuto social da companhia.
Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em investimento de longo prazo ou mesmo em dividendos.
Os traders costumam comprar ações já com a ideia de vendê-las, tão logo valorizem suficientemente pra obter lucro. E, se acham que o preço das ações vai cair, podem até mesmo vender (mesmo sem tê-las, através do aluguel de ações) pra recomprar quando estiverem mais baratas.
Histórico da empresa e de suas ações (LCAM3)
- 1985/1990: Fundação da Unidas S.A (LCAM3). através do M&A de 5 empresas e 2 patrocinadores financeiros;
- 1993: Fundação da Companhia de Locação das Américas – Locamerica;
- 2000: Expansão nacional da Locamerica através de aquisições de pequenas locadoras de veículos;
- 2013/2015: Aquisição da Best Fleet;
- 2017: Aquisição da Panda Meridional e fusão com a Auto Ricci;
- 2018: (i) Fusão da Locamerica com a Unidas S.A. (LCAM3), resultando na Nova Companhia, a qual partir de setembro do mesmo ano passa a usar a marca Unidas. A fusão Locamerica-Unidas foi eleita a Melhor Operação de M&A pelo prêmio Golden Tombstone da IBEF; (ii) aquisição da NTC Serviços Ltda. com a finalidade de ampliar a frota de veículos e assumir um novo posicionamento na indústria do Agronegócio com a posterior criação da divisão de negócio Unidas Agro.
2. AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Unidas (LCAM3) estão presentes na bolsa de valores brasileira.
Até meados de 2000, nossa bolsa era conhecida como Bovespa. Com a união com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) ela passou a ser conhecida como BM&FBovespa e, finalmente, como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), depois da união com a Cetip.
Nesse processo de fusões, aos poucos, a bolsa se tornou totalmente eletrônica. O “pit”, onde as negociações em viva-voz aconteciam virou museu. Agora tudo acontece através de computadores, com mais velocidade, segurança e acessibilidade. Dá pra investir e negociar com um simples computador conectado à internet. Até mesmo um celular.
De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.
Porém, jamais devemos esquecer que pular pela janela também é. Basta ter vontade. Entrar na bolsa sem saber onde se está metendo pode ter o mesmo efeito de pular pela janela (para seu dinheiro).
Por isso, neste tópico, quero deixar claro sobre onde você está se metendo.
A maior parte dos negócios da bolsa de valores é de responsabilidade dos investidores institucionais (big players).
São umas poucas empresas que controlam boa parte do capital mundial. Preço pra elas não é o único problema: além de terem que encontrar boas ações pra comprar a preços baixos e vender a preços altos, elas precisam dessas ações em grande volume.
Por isso, além do poderio financeiro, elas precisam ter a seu lado elementos que fazem toda a diferença:
- Algoritmos de negociação automática, pra se aproveitar das mínimas variações de preço e desequilíbrios do mercado
- Equipamento de ponta pra rodar esses códigos sofisticados
- As mentes matemáticas mais poderosas, pra programar e organizar tudo isso
- Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta.
Em momentos de crise como o que estamos presenciando, elas se aproveitam da liquidez e dos preços cada vez mais baixos e da disposição para a venda (por participantes desesperados) para absorver um grande número de ações.
Assim, é importante, na hora de negociar ações como as ações da Unidas (LCAM3), usarmos uma metodologia que mostre o que esses participantes estão fazendo. Acredite: você não tem nenhuma chance se você não entender a natureza da atuação dos big players.
Para isso, as metodologias de melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Unidas possui?
A Unidas (LCAM3) possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito à participação ativa nas assembleias das empresas.
No entanto, apenas acionistas de grande número de ações acabam tendo voz ativa, os chamados acionistas majoritários.
As ações ordinárias também têm direito a dividendos, só não tendo preferência a eles (o que não as impede de receber) se houver ações preferenciais, o que não é o caso.
Qual são os códigos das ações da Unidas
O código das ações da Unidas é LCAM3. O 3 determina que se trata de ações ordinárias.
Todos os códigos de negociação das ações da bolsa de valores são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos de negociação também podem ser chamados de “ticker”.
As ações da Unidas (LCAM3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Unidas (LCAM3) não são negociadas em bolsas estrangeiras.
Quando isso acontece, é por meio de programas de “recibo”.
O melhor exemplo e o mais comum são as ADR, nos Estados Unidos.
As ADR são recibos que são negociados como se fossem ações. As ações de fato ficam sob custódia no Brasil.
Os ADRs, American Depositary Receipts, são certificados de ações emitidos por instituições depositárias no exterior, lastreados em valores mobiliários de empresas brasileiras. Considerados importantes instrumentos utilizados pelas empresas para captar recursos no exterior, os ADRs foram desenvolvidos por instituições financeiras internacionais, no intuito de superar as naturais barreiras formadas por diferentes procedimentos operacionais, idiomas, formulações legais, entre outras.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Unidas (LCAM3) são os seguintes:
Nome | %ON LCAM3 | %PN | %Total |
Companhia de Locação Das Américas | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
Outros | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR EM AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro em ações da Unidas (LCAM3):
Trade em ações da Unidas (LCAM3)
Quando queremos ganhar dinheiro en ações da Unidas (LCAM3) ou qualquer outra ação através do trade não estamos interessados em investir (por investir, entendemos comprar ativos para ficar de posse deles durante um longo tempo).
Nosso objetivo aqui é entrar em operações – de compra ou de venda – e sair delas tão rápido quanto possível, no momento em que essas operações derem um certo lucro de acordo com nossa estratégia.
- Podemos comprar caso achemos que o preço das ações vai subir: se o preço de fato subir, realizamos o lucro numa venda das ações. Porém, se o preço das ações cair, teremos prejuízo.
- Podemos vender ações caso achemos que o preço das ações vai cair: se o preço de fato cair, realizamos o lucro numa recompra. Porém, se o preço das ações cair teremos prejuízo.
Podemos vender ações que não temos através de uma operação muito comum conhecida como venda a descoberto. Primeiro, por intermédio da corretora de valores, alugamos as ações de um investidor. Depois, vendemos. Tão logo as ações caiam, compramos essas mesmas ações com um preço mais barato. A diferença de preço entre as duas operações é nosso lucro. Claro, se as ações começarem a subir de preço, em algum momento teremos que comprar elas mais caras e teremos prejuízo.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Note que, no trade, dificilmente as operações duram mais que um mês, pois o trader opta por não ficar exposto durante muito tempo aos riscos da bolsa.
Ganhar dividendos com ações da Unidas (LCAM3)
Os investidores são diferentes. Eles escolhem ações para comprar e para manter por tempo indefinido, esperando que no longuíssimo prazo elas valorizem. Ele não se desfaz delas de jeito nenhum, mesmo em momentos em que elas possam desvalorizar por qualquer razão. Inclusive, quando elas ficam mais baratas, veem isso como uma oportunidade de comprar ainda mais ativos de uma empresa que eles consideram boa, saudável e sólida.
Outro objetivo dos investidores é, ao longo do tempo, receber os dividendos, que são a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Cada ação tem direito a um certo valor de dividendos. Quanto mais ações tenho, portanto, mais dividendos recebo.
Assim, os investidores vão inclusive usar os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, receberão mais dividendos e poderão comprar mais ações que, por sua vez, darão mais dividendos e assim por diante, remunerando com cada vez mais potência seu investimento.
No entanto, para que isso dê certo, as ações precisarão pagar dividendos regularmente (empresas que não lucram acabam por não pagar dividendos). Além disso, os dividendos devem ser valiosos frente ao preço da ação. Podemos verificar isso através do dividend yield, que é uma porcentagem que mostra quanto os dividendos valem frente ao preço da ação.
Confira os dividendos mais recentes das ações da Unidas (LCAM3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 30/03/2020 | 12/05/2020 | 31/01/2021 | 0,10 | 0,88% |
Juros Sobre Capital Próprio | 30/03/2020 | 02/04/2020 | 31/01/2021 | 0,10 | 0,96% |
Juros Sobre Capital Próprio | 23/12/2019 | 30/12/2019 | 10/01/2020 | 0,08 | 0,35% |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/09/2019 | 24/09/2019 | 04/10/2019 | 0,26 | 0,51% |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/06/2019 | 25/06/2019 | 08/07/2019 | 0,27 | 0,57% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Unidas (LCAM3), recentemente, aprovou a compra da totalidade de ações da Zetta Frotas, no valor de R$ 25 milhões.
A operação ainda envolve a transferência para os vendedores de cerca de 2 milhões de ações de emissão da Unidas.
Dessa forma, a Unidas (LCAM3) pretende fornecer ao mercado veículos como “ambulâncias, UTIs móveis, veículos de resgate, carros fúnebres, viaturas policiais, entre outros”, segundo informe distribuído pela companhia.
Independentemente da estratégia da empresa, sempre pense em investimento, longo prazo, com cuidado.
Veja o que aconteceu com aqueles novatos da bolsa, milhões de pessoas, que entraram no mercado quando o Ibovespa estava em 120 mil pontos. Longo prazo é um lugar perigoso no mercado de risco.
Porém, numa crise tão grave como a atual, surgem muitas oportunidades. Precisamos escolher empresas que estejam em condições de superar a crise e seus desdobramentos.
Nunca devemos colocar muito dinheiro numa estratégia de longo prazo: apenas dinheiro que “não vamos precisar”. Se ocorrerem novas quedas, devemos estar com o sangue frio o suficiente para mantermos a posição e, não só isso, comprar mais ações. Sem falar que a colheita de frutos pode demorar décadas e a retomada de um ciclo de alta pode levar até mesmo alguns anos.
Nessa estratégia e na estratégia de curto prazo, o fundamental, porém, é o uso de uma estratégia que foque na leitura do volume: assim fazemos uma interpretação do que os grandes players estão fazendo, comprando ou vendendo. O volume nos dá pistas importantes de quando, onde, e como nos posicionarmos em ações as mais diversas. Atualmente a metodologia que melhor nos dá isso é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de negócios como a informação mais importante para a tomada de decisões de compra e venda de ações.
O volume é o combustível do mercado. Se não há demanda, o preço não sobe. Se não há oferta, o preço não cai. Como os responsáveis por 80% do volume de negócios, estimativamente, são os big players institucionais, também consideramos o Raio X Preditivo como o estudo do comportamento dos institucionais.
O volume é a causa do movimento do preço. O preço, por sua vez, é mero efeito. Se entendemos o volume, nos antecipamos aos efeitos mais prováveis, tirando proveito deles em operações rápidas, com baixo risco e alto potencial de lucro.
Se ficamos de olho nas causas, lendo, interpretando, chegando a conclusões por conta própria, temos melhores condições de encontrar zonas saudáveis de trade. São aquelas regiões do gráfico em que o risco é pequeno frente a um enorme potencial de ganho.
Além disso, a metodologia da Raio X Preditivo permite que o trader encerre sua operação antes de atingir o stop loss ou o stop gain sem peso na consciência, uma vez que o volume e o fluxo de ordem nos dão sinais em tempo real de fraqueza ou força de um movimento.
Assim, podemos encerrar uma operação que está ganhando antes que ela devolva o lucro ou, pelo contrário, alongá-la, sem nos prendermos a fatores meramente matemáticos e ligados ao preço. O volume é quem manda.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA UNIDAS (LCAM3)?
Não faça nada antes de se inscrever em um curso sobre bolsa de valores.
É engraçado como as pessoas fazem curso até para fazer bolos, que é uma atividade supostamente simples.
E, na hora, de entrar num dos ambientes mais sanguinários que existem, com a possibilidade de perdas significativas, muito mais significativas que um simples bolo solado, queimado, batumado ou cru, entram como se estivessem indo para um campo florido. Não é um campo florido. É uma guerra. E você pode perder dinheiro. Muito dinheiro.
Um curso evita que isso aconteça das formas mais estúpidas.
Escolha um curso que privilegie a análise dos ativos através do volume negociado e não do preço. A maior parte dos cursos enfoca o preço e, por experiência, isso não traz bons resultados.
Não mesmo.
Sempre pergunte a essência do curso a quem estiver vendendo. Se ele não mencionar que o volume é o principal fator, fuja e procure outro.
Escolhido o curso, está na hora de abrir a conta na corretora de valores.
Mas ainda não é o momento de depositar o dinheiro. Primeiro você precisa treinar as técnicas que está aprendendo na conta demo, uma conta em que você opera “dinheiro de mentira” em suas negociações de ações e outros ativos. Esta é a hora de ganha confiança na metodologia que está aprendendo.
Com confiança na metodologia, o fator emocional na hora de operar na conta real, com dinheiro de verdade, é reduzido enormemente. Não passe para a conta real enquanto não tiver resultados na conta demo. Se nem na conta demo você conseguir, como conseguiria na conta real?
Depois de algumas semanas ou meses treinando, aí sim, está na hora de passar a conta real. Deposite dinheiro na conta da corretora e comece a negociar ações da Unidas (LCAM3) e de outras empresas da bolsa, bem como muitos outros ativos e derivativos disponíveis.
9. CONCLUSÃO
Sem dúvida de que ações de empresas como a Unidas (LCAM3) sofrem com uma crise como a atual, que limita a atividade econômica como um todo e, sobretudo, o deslocamento das pessoas. No entanto, não podemos desconsiderar de que se trata de uma das líderes do setor e, como tal, tem mais condições de passar por ela com mais segurança e com mais potencial para crescer quando tudo estiver superado.
Se a LCAM3 for sua escolha para um investimento a longo prazo, repito nossos alertas iniciais:
- Tenha a certeza de que se trata de uma companhia com condições de crescer mesmo depois da crise ou na sobreposição de crises (não sabemos se tem mais pepino pela frente… nada impede; basta olhar os noticiários para perceber que as coisas vão demorar para se resolver econômica, sanitária e politicamente)
- Pode haver mais quedas: tenha uma reserva de dinheiro para aguentar psicologicamente qualquer novo tranco e até para fazer novas entradas a preços ainda mais baixos
- É longo prazo: a colheita dos frutos pode estar distante, anos ou décadas
Em momentos de otimismo exacerbado, no entanto, nossa dica é diferente: prefira trades curtos, para fazer lucros mais rápidos e seguros. Isso também pode ser feito em momentos como o atual.
Para tanto – tanto no longo quanto no curto prazo – é fundamental uma ferramenta que nos dê a leitura correta do comportamento do volume de negócios de um ativo.
Isso nos mostra como estão atuando os big players institucionais. Se emularmos o comportamento desses participantes, temos mais chance de ficarmos do lado dos vencedores.
Isso é possível com ferramentas como as fornecidas pelo Raio X Preditivo.