Vale a pena comprar ações da Unicasa (UCAS3)? Os big players sabem e nosso método é especializado em monitorar a atuação desses investidores institucionais
As ações da Unicasa (UCAS3) estão ligadas ao setor de móveis. Possivelmente é a única empresa do setor presente na bolsa de valores. O setor de móveis, sobretudo os planejados, estão ligados à capacidade de consumo das pessoas e, até mesmo, indiretamente ao setor imobiliário. Afinal, ao comprar imóveis, é preciso colocar “coisas” dentro deles. Em suma, a economia deve estar movimentada, as pessoas seguras em seus empregos, com uma boa renda, bom crédito e com vontade de gastar, seja comprando móveis novos ou reformando e renovando seus ambientes.
A Unicasa, de fato, para termos um exemplo como momentos de insegurança podem influenciar nos resultados (falo da crise da Covid-19), teve uma redução de 93,3% nos lucros do segundo trimestre de 2020. Passou assim de um lucro líquido de R$ 4,05 milhões no segundo trimestre de 2019 para R$ 270 mil de lucro em igual período de 2020. Independentemente do ano em que você esteja lendo isso, esse resultado mostra como momentos de insegurança econômica impactam nas indústrias.
As ações da Unicasa (UCAS3) são por isso, o tema deste artigo em que falaremos da empresa, sua história, seus negócios e, sobretudo, da metodologia que utilizamos para determinar se é hora de comprar ou vender uma ação, baseados no comportamento institucional, denunciado pelo volume de negócios no ativo.
- O que é a Unicasa e suas ações (UCAS3)?
- Ações da Unicasa (UCAS3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Unicasa (UCAS3)?
- Formas de ganhar em ações da Unicasa (UCAS3)?
- Investir ou não investir em ações da Unicasa (UCAS3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Unicasa (UCAS3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Unicasa (UCAS3)?
- Conclusão
A Unicasa tem 66.086.364 de ações ordinárias e 29.340.638 (44,40%) delas estão em livre negociação.
1. O QUE É A UNICASA E SUAS AÇÕES (UCAS3)?
Segundo a página das ações da Unicasa (UCAS3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Indústria. Comércio. Prestação de Serviços. Importação E Exportação de Produtos Relacionados Ao Ramo de Mobiliário em Geral. Planejado E Modulado de Madeira. Ferro. Aço. Alumínio E Outros Materiais.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Utilidades Domésticas / Móveis
A Unicasa Indústria de Móveis S/A é uma empresa que atua no mercado de móveis em geral.
O grupo Unicasa Móveis é um dos maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina.
Localizada na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, possui um parque fabril com mais de 50 mil m² de área construída e produz mais de 180 mil módulos de móveis por mês.
Com quase três décadas de atuação no segmento moveleiro, a Unicasa Móveis possui uma trajetória consolidada com uma rede de revendas autorizados com um total de 700 lojas, expandiu seu portfólio para atender as diversidades do mercado de consumo.
Marcas:
- DELL ANNO: focada na linha Premium e voltada para as Classes A e B, oferece produtos de maior valor agregado, com design contemporâneo e conceitos minimalistas, apresentando como diferencial a identificação com o universo da moda;
- FAVORITA: posicionada como marca intermediária no que se refere a preço e público-alvo, é destinada às Classes B e C. Ações de marketing buscam associar essa marca a soluções versáteis e completas, de modo a gerar uma excelente percepção de qualidade e preço;
- NEW: destinada principalmente à Classe C, é a nossa marca voltada para o aproveitamento de espaços com praticidade, estilo e preços competitivos. Concebida em janeiro de 2009 para explorar a expansão do consumo no país
- CASA BRASILEIRA: criada em 2013, através de estudos de tudo aquilo que tem a cara do Brasil, a Casa Brasileira tem o jeito de ser do brasileiro, unindo referências de todas as regiões e estados do pais, além de ser a primeira marca da empresa a trabalhar com o modelo de franquia.
- UNICASA CORPORATE: marca destinada ao segmento corporativo, criada para atender a crescente demanda das incorporadoras e das empresas do segmento hoteleiro e da construção civil.
Por meio da Unicasa Corporate, as marcas Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira, atuam no mercado corporativo desenvolvendo mobiliário para uma variada linha de empreendimentos como escritórios, hotéis e construtoras.
A Unicasa Corporate oferece projetos exclusivos e assistência técnica especializada.
Expandindo permanentemente a sua atuação no mercado externo, trabalho iniciado em 2002, a Unicasa possui canais de exportação na América do Sul, América Central, África e Oriente Médio através de mais de 30 showrooms.
A fábrica conta com uma exclusiva linha de produção just in time, totalmente automatizada e personalizada para suas diferentes linhas de produtos. A linha de pintura de laccas, com tecnologia automotiva importada foi um dos principais investimentos da empresa nos últimos anos.
A abertura de capital foi em 2012, no segmento de Novo Mercado da BM&FBovespa, o mais alto e exigente nível de governança corporativa.
Características do processo de produção
Parque fabril localizado em Bento Gonçalves, RS, com aproximadamente 50 mil m² de área construída e capacidade média de produção de 184.800 módulos de móveis por mês.
Parque fabril com duas fábricas destinadas:
- à fabricação dos produtos das marcas Dell Anno e Favorita
- à produção dos produtos das marcas New e Telasul e Casa Brasileira
Parque fabril conta com alta tecnologia e com modelo de produção versátil, que permite fabricar produtos somente após a realização de pedidos e, mesmo assim, entregá-los com agilidade (prazo máximo de 10 dias por pedido), proporcionando a manutenção de baixos níveis de estoque de produtos acabados.
A produção de módulos de móveis atingiu 1,52 milhão em 2009, 1,79 milhão em 2010, 1,70 milhão em 2011 e em 2012. Cabe destacar que foram investidos, em 2011, R$25 milhões e, em 2012, R$7,2 milhões em máquinas e equipamentos, com foco na otimização das rotinas de produção e consequente aumento de capacidade produtiva.
Pesquisa e desenvolvimento de produtos – (“P&D”)
Lança anualmente, entre os meses de fevereiro e maio, para cada uma das marcas uma nova coleção de produtos. Adicionalmente, durante todo o ano são atualizadas as coleções de produtos existentes, aperfeiçoando o sistema funcional e incluindo novas cores, texturas e acessórios, dentre outros, com o objetivo de fornecer aos revendedores, aos lojistas e aos consumidores um portfólio atualizado com base nas tendências do mercado de móveis nacional e internacional.
Histórico da empresa e de suas ações (UCAS3)
- 1985 – Fundação pelas empresas Grendene S.A, Telasul S.A. e Pozza S.A. – Indústria e Comércio, com a denominação de Premier Móveis Ltda. Sede está localizada em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, um dos maiores polos moveleiros do Brasil. Ainda em 1985 alterou razão social para Dell Anno Móveis Ltda. Inicialmente, fabricava apenas móveis para cozinhas.
- Década de 90 – Buscou a expansão de atividades por meio de investimentos em novas linhas de produtos e da diversificação dos canais de distribuição, compostos por revendas exclusivas e lojas multimarcas e pontos de venda em magazines (“Pontos de Venda Multimarcas”).
- 2003 – Cria a marca Favorita que, inicialmente, tinha como foco a comercialização de seus produtos apenas em Pontos de Venda Multimarcas. Ainda neste ano, razão social foi alterada para Única Indústria de Móveis Ltda., passando o nome Dell Anno a ser principal marca, que tinha como foco a comercialização de seus produtos apenas em revendas exclusivas.
- 2004 – Transformação do tipo jurídico para sociedade anônima, sendo a razão social alterada para Única Indústria de Móveis S.A.
- 2007 – Por meio de contrato de licença de uso de marca celebrado com a Telasul S.A., adquire o direito, não exclusivo, de utilização da marca Telasul, com um perfil de produto para atender as grandes redes varejistas e focada no segmento de consumo da classe D. No mesmo ano, cria também o modelo de Universidade Corporativa para dar suporte ao treinamento de revendedores e empregados, bem como inicia a implantação do Programa de Trainee.
- 2007 e 2009 – Respectivamente, as marcas Dell Anno e Favorita passaram por um processo de reposicionamento, visando elevar a percepção das marcas e dos respectivos produtos. Esse reposicionamento resultou na criação, no ano de 2009, da marca New, voltada para atender o crescimento do consumo da classe C no Brasil, completando portfólio de marcas.
- 2009 – Razão social foi alterada para Unicasa Indústria de Móveis S.A.
- 2010 – Cria a Unicasa Corporate, divisão de negócios com foco em parcerias na construção civil e no ramo hoteleiro, com o intuito de capitalizar a expansão desse mercado e as oportunidades decorrentes dos investimentos no país para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
- 2011 – Parceria com o estilista Reinaldo Lourenço e presença internacional da marca Dell Anno no Salão do Móvel de Milão, patrocinando uma mostra de arquitetura e design. Investe em tecnologias de produção just in time e diferenciação de produtos: foram lançados os acabamentos chanfrados em 45º e as marcas Dell Anno e Favorita foram complementadas com as linhas para escritório e infantil (office e kids).
- 2012 – Consolidação da vinculação da imagem da marca Dell Anno a estilo e moda, por meio do patrocínio concedido à São Paulo Fashion Week. Neste mesmo ano inicia o projeto de lojas próprias da Unicasa que culminou com com a abertura de 4 lojas Dell Anno em São Paulo e 1 loja Dell Anno em Manaus em 2013. Consolida a estratégia de comunicação da marca New com a classe C por meio do patrocínio do Big Brother Brasil e de inserções programadas para todo o ano no programa Caldeirão do Huck, dentre outras.
- 2013 – A marca “Casa Brasileira” foi lançada em março, na Feira de Móveis do Estado do Paraná (Movelpar), inspirada no local onde o ser humano vive muitas histórias, tem carinho por ele, e que sempre busca dar seu toque pessoal: a sua casa. De norte a sul do Brasil, avaliou-se a arquitetura, o design, as tonalidades e a gastronomia. O posicionamento da marca surge para atender a todas as regiões do país, com um preço acessível, democratizando o móvel planejado. Com a tendência crescente da utilização de móveis pintados (“lacca”), no segundo semestre de 2013, a companhia adicionou esse produto a seu portfolio. O processo de pintura realizado por robôs da mais alta tecnologia, inspirada nos métodos da pintura automotiva.
- 2014 – A Unicasa (UCAS3) inaugurou sua última loja própria do projeto iniciado em 2012, a Dell Anno Atelier. O Atelier possui 450m² e é resultado da materialização do posicionamento da marca que vem permeando o universo fashion com o design do mobiliário, inicialmente com a participação de Reinaldo Lourenço, que assinou a Linha Duo Chamalote, e posteriormente da Animale, com a coleção Ashanti. O showroom abre as portas com o lançamento da superfície MOON, assinada pelo estilista Pedro Lourenço e campanha estrelada pela modelo Izabel Goulart. No segundo trimestre de 2014, a Unicasa (UCAS3) decidiu por encerrar o fornecimento de móveis modulados a magazines que ocorria através da marca Telasul Modulados, concentrando seus esforços para aumentar a rentabilidade da Unicasa (UCAS3) em sua principal atividade, os móveis planejados.
2. AÇÕES DA UNICASA (UCAS3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Unicasa (UCAS3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, em ambiente totalmente eletrônico.
Isso tornou possível que você negocie ações de sua própria casa ou a partir de seu celular, bastando ter uma conta em uma corretora.
Mas essa facilidade nos faz ignorar a presença de grandes players disputando bilhões de reais e milhões de ações nos melhores preços nesse ambiente.
O Raio X Preditivo, através da interpretação do volume de negócios, nos dá o posicionamento desses participantes fortes, com melhores condições de bancar o jogo e influenciar no preço de um ativo.
Não recomendamos que se entre nesse ambiente sem o conhecimento mínimo necessário e é fundamental entender a atuação dos investidores institucionais, os big players.
Quais ações a Unicasa possui?
A Unicasa possui apenas ações ordinárias, que são as que dão direito a voto e que também recebem dividendos e juros sobre capital próprio, além de outros direitos.
Qual são os códigos das ações da Unicasa
O código de negociação das ações da Unicasa é UCAS3.
As ações da Unicasa (UCAS3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Unicasa (UCAS3) são negociadas apenas no mercado brasileiro. Através de sistemas de recibo, ações brasileiras podem ser negociadas no estrangeiro. O exemplo mais comum são as ADR, recibos que são negociados nas bolsas americanas. As American Depositary Receipts são negociadas como se fossem as próprias ações, mas as ações de fato ficam custodiadas no Brasil por uma entidade financeira responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Unicasa (UCAS3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Alexandre Grendene Bartelle | 41,72 | 0,00 | 41,72 |
Renata Vendruscolo Zietolie | 3,25 | 0,00 | 3,25 |
Kelly Zietolie | 0,91 | 0,00 | 0,91 |
4um Gestão de Recursos Ltda | 5,02 | 0,00 | 5,02 |
Opportunity Hdf Administradora de Recursos Ltda | 10,23 | 0,00 | 10,23 |
Laura Zietolie | 3,25 | 0,00 | 3,25 |
Isabela Zietolie | 3,25 | 0,00 | 3,25 |
Camila Zietolie | 3,25 | 0,00 | 3,25 |
Outros | 29,14 | 0,00 | 29,14 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)?
Podemos lucrar com as ações da Unicasa (UCAS3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da Unicasa (UCAS3)
Compramos UCAS3 já querendo vender quando elas alcançarem um valo maior. Esse prazo em que ficaremos “comprados” em UCAS3 varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de mais de dois dias), position trade (operações de mais de duas semanas).
Também é possível vender ações UCAS3, mesmo sem tê-las. Isso é possível alugando-as. Alugamos, vendemos os ativos e, quando estiverem mais baratos, compramos de volta. Ficamos com a diferença entre o preço de venda e recompra, pagamos o aluguel e o resto é lucro.
Ganhar dividendos com ações da Unicasa (UCAS3)
A regra é clara: as empresas de capital aberto precisam distribuir PELO MENOS 25% de seu lucro com os acionistas, o mesmo valor por ação. Essa categoria de ganhar dinheiro com ações UCAS3 é a preferida dos investidores (aqueles que gostam de comprar ações e ficar com elas por tempo indeterminado, independentemente se as ações sobem ou caem).
Uma boa forma de saber se uma empresa é boa pagadora de dividendos e ver a frequência com que isso acontece e quanto por cento do valor da ação esse dividendo representa.
Vejamos como foram os dividendos mais recentes de UCAS3:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 29/07/2020 | 05/08/2020 | 16/12/2020 | 0,18 | 3,56% |
Rest Cap Din | 03/12/2019 | 05/02/2020 | 14/02/2020 | 0,37 | 5,83% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2019 | 16/12/2019 | – | 0,08 | 1,53% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA UNICASA (UCAS3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em sua página de relacionamento com investidores, a Unicasa (UCAS3) aponta as seguintes vantagens competitivas:
- Liderança no mercado mobiliário do país, com portfólio de marcas complementares, reconhecidas e desejadas, com penetração em todas as classes sociais.
- Ampla rede de revendedores com distribuição no brasil e no exterior.
- Desenvolvimento de produtos com design inovador em parque fabril de alta tecnologia e eficiência.
- Agilidade para se antecipar às oportunidades de crescimento do setor.
- Forte geração de caixa.
- Política de recursos humanos focada em resultados e no cliente.
- Administração com profunda experiência no setor e gestão profissionalizada.
E aponta as seguintes estratégias para continuar crescendo:
- Capturar as oportunidades de crescimento
- Capturar maiores ganhos de escala e eficiência operacional mediante o aumento das vendas
- Rentabilizar a base de lojistas e as vendas.
- Ampliação constante da oferta de produtos inovadores.
- Incrementar vendas no segmento corporativo.
Para mais detalhes de cada um desses itens, recomendamos que você visite a página de relacionamento com investidores da companhia.
Nosso posicionamento
Investir em ações pensando no longo prazo é mais arriscado do que parece.
Por mais promissoras que pareçam as ações da Unicasa (UCAS3), ainda assim ela está envolvida em um cenário cujas peças têm bordas muito difíceis de serem entendidas:
- A política e a economia nacional
- A política e a economia mundial
- Atuação dos grandes investidores institucional (companhias transnacionais com faturamentos equivalentes ao PIB de países inteiros)
Alguém imaginou o que aconteceria no início de 2020 quando uma pandemia prejudicou todas as ações da bolsa de valores? Ainda assim, no início do ano, milhões de novos investidores compraram ativos e viram o preço despencar. Muitos venderam com prejuízo de metade de seus investimentos só para que grandes players comprassem essas ações baratas, aproveitando a “liquidação”.
De fato, os investidores institucionais podem atuar de forma importante na demanda e na oferta de um ativo de maneira a fazer o preço oscilar em busca de pontos de liquidez que lhes interessa. Ou simplesmente aproveitando momentos de pânico que testemunhamos em março e abril de 2020.
Não digo que as ações da Unicasa (UCAS3) não irão se valorizar no longo prazo. Digo, na verdade, que não é possível saber. Simplesmente.
E, se o cenário é de incerteza, vale a pena deixar seu dinheiro no longo prazo?
Nossa percepção é de que não, não vale. Talvez apenas em momentos de crise aguda. Aí realmente é um sinal que costuma anteceder bons ciclos de alta. Não houve crise de grande monta que não fosse seguida por um ciclo enorme de alta a seguir (pelo menos até o momento).
Nossa recomendação é a busca de trades de prazo mais curto e, ainda assim, com conhecimentos e ferramentas que nos permitam saber a realidade do mercado no momento em que estamos negociando.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: taxa de execução das ordens, tanto para compra como para venda, cobrada pela corretora. O regime de cobrança varia de corretora para corretora, bem como o preço
- Taxa de custódia: está sendo abandonada pelas corretoras, mas é a taxa cobrada para manter a guarda das ações durante o tempo em que você ficar com elas em carteira
- Emolumentos: taxas da bolsa de valores que, para ações negociadas por pessoas físicas, representa pouco mais de 0,03% do financeiro da negociação
- ISS: cobrado pela prefeitura de São Paulo sobre o valor do serviço representado pela taxa de corretagem. O Imposto sobre Serviços dá 5% da corretagem.
- Imposto de renda: uma alíquota de 20% sobre o lucro de operações de day trade (que começam e terminam no mesmo dia) e uma de 15% para operações com mais de um dia. Nas operações de day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do lucro do mês atual, obtendo um abatimento. Nas outras operações, meses com vendas inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
- A bolsa, agora, cobra 0,12% sobre os proventos (dividendos ou juros sobre capital próprio) recebidos por carteiras de ações cujo valor é igual ou ultrapassa R$ 20 mil. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)?
As metodologias ultrapassadas de Análise Técnica tomam suas decisões baseando-se nas informações dos gráficos dos ativos, porém, usando o preço como referência.
A Nova Análise Técnica observa que essa movimentação do preço, essa volatilidade, é tão somente o efeito. Por trás desse efeito está a informação mais importante: o volume.
Sem ele o mercado não se move.
O volume é o que determina a força de uma demanda e de uma oferta que, por conseguinte, determinam respectivamente se o preço de um ativo vai subir ou cair.
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica. Essa sistematização se dá em conceitos e ferramentas, tudo voltado para a leitura do volume e, mais recentemente, para o fluxo de ordens.
Entendendo o volume nos antecipamos aos movimentos mais importantes da bolsa de valores.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)?
Você precisa de muito pouco: abrir uma conta em uma corretora de valores (coisa mais fácil do mundo hoje em dia) e transferir o dinheiro necessário via TED.
Fácil, né?
Por isso mesmo você deve tomar cuidado.
Comprar e vender ações não é tão fácil quanto parece, na prática.
Por isso, não comece antes de fazer um bom curso sobre o real funcionamento do mercado, sob o risco de tomar decisões sem a leitura adequada do contexto.
Nossa recomendação é que você faça o treinamento Raio X Preditivo.
E mesmo enquanto faz o curso, não deixe de treinar muito, antes, na conta demo, onde não há risco de se perder dinheiro de verdade.
Só então comece a negociar ações da UCAS3 e outros ativos da bolsa.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA UNICASA (UCAS3)
Como pudemos ver, a Unicasa penou nos primeiros trimestres de 2020, como quase todas as outras companhias, devido ao novo coronavírus. No entanto, trata-se de uma empresa bem consolidada e tem tudo para dar conta de se recuperar. Se isso acontecer, suas ações podem se valoriza no curto, no médio e no longo prazo. Mas isso é apenas especulação, futurologia. Mais prudente é observar o comportamento dos big players nesse ativo, através da observação inteligente do volume. Dessa forma, podemos pautar nossas decisões, escolhendo parceiros fortes, tanto na venda quanto na compra. Para termos essa leitura, recomendamos a metodologia Raio X Preditivo, que encara o volume de negócios como a causa dos movimentos de preço.