As ações da Tupy (TUPY3) vão cair ou vão subir? Conheça essa empresa, suas ações e um método que vai ajudar você a fazer a coisa certa com qualquer ativo da bolsa de valores
As ações da Tupy (TUPY3) estão ligadas ao ramo da metalurgia e o crescimento industrial do país pode levar essa companhia junto. Você verá que se o mercado automotivo crescer, a Tupy cresce junto.
Será este o momento de comprar ações da Tupy (TUPY3)? Se você nunca ouviu falar dela, precisa se informar melhor.
São 11 mil funcionários em quatro parques fabris: dois instalados no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e dois no estado de Coahuila, no México (Saltillo e Ramos Arizpe). A empresa atua em mais de 40 países e as vendas para o mercado externo corresponderam a 72,6% de sua receita em 2014.
As ações da Tupy (TUPY3), considerando tudo isso, são uma boa opção para quem quer investir em ações? Neste artigo, vamos falar um pouco dos negócios da companhia, de sua história e de nosso posicionamento quanto ao investimento em suas ações, bem como no investimento de ações da bolsa de valores como um todo. Será que existe algum posicionamento mais seguro no mercado de renda variável?
- O que é a Tupy e suas ações (TUPY3)?
- Ações da Tupy (TUPY3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Tupy (TUPY3)?
- Formas de ganhar em ações da Tupy (TUPY3)?
- Investir ou não investir em ações da Tupy (TUPY3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Tupy (TUPY3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Tupy (TUPY3)?
- Conclusão
A Tupy tem 144.177.500 ações ordinárias TUPY3 e, dessas, 65.947.515 ou 45,74% estão em free float, isto é, estão em livre negociação nos mercados.
1. O QUE É A TUPY E SUAS AÇÕES (TUPY3)?
Segundo o site das ações da Tupy (TUPY3) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produtos Fundidos Pra Os Setores de Transporte de Carga. Infraestrutura E Agricultura / Conexões em Ferro Fundido Pra Aplicações em Redes Hidráulicas E de Gás / Perfis.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Material de Transporte / Material Rodoviário.
A Tupy (TUPY3) foi fundada em 1938, em Joinville, Santa Catarina, e tem capacidade pra produzir 848 mil toneladas anuais de peças em ferro fundido, nos parques fabris de:
- Joinville (SC)
- Mauá (SP)
- Saltillo
- Ramos Arizpe (Coahuilla – México)
A Tupy tem aproximadamente onze mil funcionários e exporta mais de 80% de sua produção, pra aproximadamente 40 países. Seus escritórios estão em São Paulo, nos Estados Unidos e na Alemanha.
Talvez você tenha peças da Tupy mais próximas do que imagina. Grande parte da produção da TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo (caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros).
- blocos e cabeçotes de motor
- peças pra sistemas de freio
- transmissão
- direção
- eixo
- suspensão
Sim, a Tupy muito provavelmente está em seu carro.
A Tupy também produz conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem a setores diversos da indústria.
Entre os principais clientes do mercado automotivo global estão:
- Cummins
- Ford
- FCA
- Mercedes-Benz
- Perkins
- VW/Audi
- Iveco
- MAN
- John Deere
- Komatsu
- Kubota
- Peugeot
Parque Industrial Joinville
Com área total de 1.208.000 m² e área construída de 230.417 m², o parque industrial de Joinville tem capacidade pra 445.000 toneladas ao ano: blocos e cabeçotes de motores, outras peças pra as indústrias automotiva, ferroviária e de máquinas e equipamentos, além de conexões, granalhas e perfis. Em Joinville também está a Usinagem, responsável pelo acabamento das peças.
Parque Industrial Mauá
A cidade de Mauá está localizada na região do ABC, na Grande São Paulo, onde se concentra parte da indústria automotiva brasileira. Portanto, é uma situação estratégica. Com área total de 100.000 m2 e área construída de 36.000 m2, este parque está direcionado especificamente ao setor automotivo e tem capacidade atual de 95.000 toneladas ao ano.
Parque Industrial Saltillo
A cidade de Saltillo está localizada na região norte do México, no estado de Coahuilla. Este parque está direcionado especificamente ao setor automotivo, blocos e cabeçotes de motor e tem capacidade produtiva de 216.000 toneladas ao ano.
O que são as ações da Tupy (TUPY3)?
As ações de uma empresa, como é o caso das ações da Tupy (TUPY3), são pequenos pedaços de seu capital social.
Quando uma empresa abre seu capital social na bolsa de valores, passa a negociar esses “pedaços”.
Geralmente isso é feito quando se pretende captar recursos do mercado a fim de investir em programas de crescimento.
Quem compra as ações lançadas passa a ser investidor. Ou, mesmo, sócio. Porém, nem todos gostam da ideia de serem “sócios” e preferem ser “traders” negociando ações, vendendo quando as ações vão cair e comprando quando vão subir.
Histórico da empresa e de suas ações (TUPY3)
- 1938 – Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz fundam a Tupy. Albano era um homem de negócios e os sócios, pessoas que já se dedicavam a fabricar artefatos de ferro, utilizando conhecimentos rudimentares de fundição.
- 1935 – Obteve-se a composição certa do ferro maleável. Três anos depois, nas mesmas instalações de uma antiga oficina existente no centro da cidade, as primeiras conexões com a marca TUPY começaram a ser fabricadas.
- 1941 – Atestado de similaridade, o que significava que as ligas criadas pela Tupy eram semelhantes às estrangeiras.
- 1954 – Enquanto as conexões ganhavam mercado em todo o país, Albano Schmidt planejava a construção do que viria a ser o parque industrial do Boa Vista, pra onde a Tupy começou a se transferir em 1954.
- 1958 – Morre Albano Schmidt e a Presidência da empresa foi ocupada pelo filho Hans Dieter Schmidt, então com 26 anos, mas já visto pelo pai como sucessor natural. O primeiro contrato pra produção de peças automotivas havia sido firmado: tambores de freio para a Volkswagen, recém-chegada ao Brasil.
- 1959 – É criada a Escola Técnica Tupy, com o objetivo de qualificar mão de obra para fazer frente aos desafios que, acreditava ele, a indústria automobilística traria.
- 1963 – A segunda unidade de fundição foi instalada, exclusivamente para produzir peças automotivas
- 1972 – Primeiro Centro de Pesquisa, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
- 1975 – Uma terceira frente: a unidade de fundição de blocos e cabeçotes de motor, segmento que hoje responde por mais de 60% dos negócios da empresa.
- 1976 – a empresa se estabelece nos Estados Unidos e, no ano seguinte, na Alemanha, com escritórios de negócios.
- 1981 – Hans Dieter Schmidt faleceu em acidente aéreo.
- 1991 – Gestão profissionalizada
- 1995 – A Tupy deixa de ser um empreendimento familiar e seu controle acionário é entregue a um grupo de fundos de pensão e bancos, solução de capital encontrada para fazer frente ao excessivo endividamento. Nesse mesmo ano, a Tupy adquire a Sofunge, fundição cativa da Mercedes-Benz do Brasil.
- 1996 – Começa a oferecer a seus clientes os serviços de usinagem
- 1998 – Adquire uma unidade de fundição em Mauá, no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que moderniza e expande o parque fabril de Joinville.
- 2000 – Implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Domina o processo de utilização do ferro fundido vermicular (CGI – Compacted Graphite Iron) para produção em larga escala de blocos de motor e assina o primeiro contrato para fornecimento desses produtos à Ford, no Reino Unido.
- 2003 – Controladores decidem mudar a liderança da Companhia. A nova administração estabelece como prioridades a reestruturação da dívida e a reorganização da estrutura, condições essenciais para suportar o crescimento que viria nos anos seguintes.
- 2004 – Destacada com o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, pelo domínio do processo de fabricação de componentes em ferro fundido vermicular.
- 2008 – Com sua saúde financeira totalmente recuperada – anuncia investimentos de R$ 420 milhões, destinados à modernização de suas unidades produtivas, ao aumento da capacidade de produção, à ampliação dos serviços de usinagem e melhorias ambientais.
- 2011 – Investimentos na ampliação da capacidade de produção de componentes
- 2012 – Nova fábrica de blocos e cabeçotes para motores, denominada Fundição C, no parque industrial da Tupy, em Joinville (SC). Com investimentos da ordem de R$ 157 milhões. Conclui o processo de aquisição de duas fundições no México: Cifunsa Diesel e Technocast, ambas especializadas na fabricação de blocos e cabeçotes de motores e pertencentes ao Grupo Industrial Saltillo (GIS).
2. AÇÕES DA TUPY (TUPY3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Tupy (TUPY3) são sobretudo negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa brasileira, junto com ações de centenas de outras companhias.
Essa negociação se dá completamente através do meio eletrônico. Através da internet e outras formas de conexão, milhares, dezenas de milhares ou mesmo centenas de milhares de negócios são realizados diariamente com ações da Tupy (TUPY3).
Assim, com uma simples conexão à internet, um computador e uma conta em uma corretora, qualquer um pode estar no mesmo ambiente que grandes empresas financeiras, competindo por lucro através da compra e venda de ativos no mercado. Desnecessário dizer que essa competição não se dá em pé de igualdade visto que as grandes empresas, os chamados big players ou investidores institucionais, têm a seu lado o poderio financeiro, tecnológico e de recursos humanos que, nós, reles mortais, jamais teremos.
Daí o cuidado que devemos ter quando pensamos em nos expor a uma guerra financeira que silenciosamente ocorre através das conexões eletrônicas. Diariamente, “investidores” inocentes se expõem a esses riscos sem sequer se dar conta disso.
Quais ações a Tupy possui?
A Tupy possui tão somente ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das empresas sem, porém, ter prioridade sobre as ações preferenciais na hora de receber proventos, tais como juros sobre capital próprio e dividendos. Porém, a Tupy não possui ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Tupy
Para negociar ações na bolsa, precisamos conhecer os seus códigos de negociação ou ticker. Todos os códigos de negociação são compostos de quatro letras em caixa alta e um numeral de um ou dois dígitos. No caso, o código de negociação das ações da Tupy é TUPY3.
As ações da Tupy (TUPY3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Tupy (TUPY3) até o momento são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Nada impede que, no futuro, seus papeis sejam negociados em bolsas estrangeiras, a exemplo de outras companhias brasileiras que se valem de programas de recibo, que permitem sua presença em diversos mercados.
Por exemplo, as ADR (American Depositary Receipts) permitem que ações brasileiras sejam negociadas no mercado americano. Assim, um investidor nos Estados Unidos pode comprar ADRs, como se comprasse ações, enquanto as ações de fato ficam sob custódia de um responsável financeiro no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TUPY (TUPY3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Tupy (TUPY3) são os seguintes:
Nome | %ON |
Caixa de Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil | 25,88 |
Bndes Participações S.A. Bndespar | 28,19 |
Outros | 45,93 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TUPY (TUPY3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Tupy (TUPY3) na bolsa de valores, dentre os quais destacamos:
Trade com ações da Tupy (TUPY3)
Consideramos esta a opção mais segura para os investidores ou traders de varejo. Claro que há exceções de pessoas que tem bons resultados colocando seu dinheiro no longo prazo na bolsa de valores. Mas de um modo geral, por motivos que explicaremos no tópico seguinte, o longo prazo é um conjunto muito grande de incertezas e exposição ao risco.
O trade consiste em comprar e vender ações visando o lucro no curtíssimo, no curto ou, no máximo, no médio prazo.
- Day trade: comprar e vender ações no mesmo dia/pregão.
- Swing trade: comprar ações e segurar por dois dias ou até, no máximo, uma ou duas semanas.
- Position trade: comprar ações e segurar por duas semanas ou até, no máximo, um ou dois meses.
Também podemos vender ações, caso imaginemos que o preço delas vai cair. Essa operação chamada venda descoberta ou, em inglês, “short”, consiste em alugar os ativos, vendê-los e, quando estiverem suficientemente mais baratos, comprá-los de volta e devolvê-los ao possuidor de origem, pagando o aluguel das ações com uma pequena parte do lucro.
Ganhar dividendos com ações da Tupy (TUPY3)
Para aqueles que acreditam na bolsa de valores como uma forma de investimento a longo prazo (não recomendamos), os dividendos podem ser uma forma de renda, caso a empresa os pague com regularidade.
O que são dividendos?
As empresas são obrigadas a dividir com seus acionistas 25% dos seus lucros. Essa fatia é dividida por ação.
Vejamos os mais recentes dividendos da Tupy (TUPY3) para ver se vale a pena:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 14/05/2019 | 21/05/2019 | 18/06/2019 | 0,17 | 0,94% |
Dividendo | 14/03/2019 | 19/03/2019 | 28/03/2019 | 0,26 | 1,31% |
Juros Sobre Capital Próprio | 14/03/2019 | 19/03/2019 | 28/03/2019 | 0,69 | 3,49% |
Dividendo | 07/11/2018 | 12/11/2018 | 26/11/2018 | 0,15 | 0,77% |
Juros Sobre Capital Próprio | 07/11/2018 | 12/11/2018 | 26/11/2018 | 0,20 | 1,02% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TUPY (TUPY3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Tupy (TUPY3) registrou lucro líquido de R$ 66,481 milhões no terceiro trimestre de 2019. O valor é um decréscimo de 25% em relação ao mesmo período de 2018.
Entre julho e setembro de 2018, a companhia registrou R$ 88,637 milhões de lucro.
Até setembro, o lucro líquido da empresa somou R$ 206,371 milhões.
Na correlação com o ano anterior, o crescimento foi de 6,5%.
Mas independentemente de todos esses números e muitos outros que o investidor precisa estudar para tomar a sua decisão, temos uma posição bem clara quanto ao longo prazo para qualquer ação da bolsa.
Mesmo em trades, que oferecem menos risco pela menor exposição durante o tempo, há situações em particular que devemos ponderar.
Estamos lidando com renda variável: mesmo com as melhores estratégias, nunca sabemos quanto realmente podemos ganhar ou até mesmo perder.
As ações da Tupy (TUPY3) são importantes e de uma empresa sólida? Claro que sim. Mas existem outros fatores influenciando no preço desse ativo além da própria solidez da companhia.
Portanto, se, por um lado, comprar ações pode dar muito lucro, mais do que em qualquer renda fixa, a principal desvantagem desse tipo de investimento é o risco.
Por isso, olhamos com cautela a permanência em “investimentos” ou em “fazer poupança” com ações. Poucos investidores têm a qualidade de leitura do mercado para escolher boas empresas e, ao mesmo tempo, a segurança de comprar mais ações em momentos de crise (justamente quando elas estão desvalorizando e o seu dinheiro também). Afinal, nada garante que elas não continuarão desvalorizando.
Nosso posicionamento é o de fazer trades de curto prazo, em que a curta permanência, os valores pequenos (relativamente ao capital total possuído) e as faixas limitadas de lucro e prejuízo, nos protegem de perdas que em prazos mais longos podem ser bastante debilitantes, financeiramente falando.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TUPY (TUPY3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
A compra e a venda de ações como as da Tupy (TUPY3) envolve custos.
- Custos da corretora: O primeiro é a taxa de corretagem. Cada ordem de compra e venda tem uma taxa de corretagem. Geralmente ela é pautada pelo valor financeiro envolvido naquela ordem. Ou pode ser um custo fixo. Por exemplo, na XP Investimentos, o custo é de R$ 18,90 por ordem. Também existe a Taxa de Custódia, que é a taxa que a corretora cobra para manter suas ações em custódia. Porém, diversas empresas estão abandonando essa cobrança.
- Custos da bolsa: a bolsa de valores cobra os emolumentos, que são as tarifas sobre a negociação, registro e liquidação. Isso dá 0,0345% sobre o total negociado para pessoas físicas.
- ISS: incidência de 5% de Imposto Sobre Serviços cobrada sobre o preço da corretagem.
- Imposto de renda: se houver lucro tem Imposto de Renda. Para operações no mesmo dia (day trade), a alíquota é de 20% sobre o lucro. Para operações que durem mais de um pregão, a incidência é de 15% sobre o lucro (nestas, se no mês as vendas forem inferiores a R$ 20 mil, há isenção). Ao final do mês, o próprio investidor tem que contabilizar se houve lucro e prejuízo e pagar até o final do mês seguinte o imposto devido via Darf. Prejuízos de meses anteriores podem ser descontados de lucros atuais.
- Para quem recebe dividendos e outros proventos, as carteiras acima de R$ 20 mil agora têm uma taxa de 0,12% sobre os valores recebidos.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TUPY (TUPY3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia da Nova Análise Técnica que ajuda o trader a tomar as decisões a partir do volume de ativos negociados.
Essa metodologia considera o volume a informação mais importante que um trader pode ter. Isto é: o volume é o combustível que pode fazer os preços subirem ou caírem.
Para isso, se vale de conceitos e técnicas voltados completamente ao comportamento do preço sob a influência do volume.
Como boa parte do volume dos negócios realizados na bolsa é de responsabilidade dos grandes players institucionais, podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação desses participantes também, colocando esses big players como aliados do pequeno trader.
Nesse sentido, o objetivo do Raio X Preditivo não é “adivinhar” o que vai acontecer a seguir, mas encontrar zonas saudáveis de trade, onde os trades “errados” geram poucas perdas e os trades “certos” geram grandes ganhos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TUPY (TUPY3)?
Hoje em dia é muito fácil abrir uma conta em uma corretora de valores. Além de tudo é grátis: não precisa nem ter saldo mínimo. Pode deixar ela zerada pelo tempo que você quiser.
Mas não recomendamos que você comece a investir ou fazer trades com ações da Tupy (TUPY3) ou com qualquer outra sem antes se preparar com um bom curso. Pelos motivos do tópico acima, recomendamos o Raio X Preditivo.
Somente depois de ter se matriculado, abra a sua conta. Mas não comece a operar ainda. Aproveite que toda corretora oferece contas demo em que você pode fazer operações com ações sem arriscar dinheiro real.
Somente depois de ter obtido sucesso na conta demo, treinado bastante, faça o depósito para começar a operar na conta real. Não se engane, se você não tiver bons resultados na conta demo, não será na conta real que irá se dar bem. Não tem milagre.
9. CONCLUSÃO
As ações da Tupy (TUPY3) certamente têm grande interesse econômico e excelente correlação com a industrialização do Brasil. Não há dúvida de que tais papeis só tem a ganhar com o crescimento tão esperado e prometido. Porém, existem muitos fatores que estão além da nossa previsão e controle no longo e no longuíssimo prazo. Qualquer investimento visando esse horizonte deve ser feito só depois de muito estudo.
No entanto, ações como as TUPY3, a exemplo de tantas outras, diariamente dão oportunidades de entrada em prazos menos dilatados. Para isso recomendamos métodos de análise que observem o comportamento dos grandes investidores institucionais que, mais das vezes, estão no comando dos grandes movimentos de preço, se aproveitando da liquidez para montar e desmontar grandes posições. Além disso, recomendamos que o iniciante, nesse tipo de operação, não comprometa em grande escala os seus recursos financeiros, protegendo a maior parte dele em investimentos mais seguros e conservadores.