As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) vão cair ou vão subir? Conheça um método que observa a atuação dos big players para prever o comportamento de preço em qualquer ação
As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) estão ligadas à exploração de pigmentos muito importantes para setores diversos da economia, particularmente o Dióxido de Titânio. Antes conhecida como Cristal, foi comprada pela multinacional americana Tronox que, inclusive, é listada na bolsa de valores americana.
As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6), observadas essas e outras características, bem como o atual contexto de nossa economia, seriam interessantes para investirmos? Pra responder essa pergunta, preparamos este artigo, mas, acima de tudo, queremos apresentar a metodologia que utilizamos para estimar o comportamento do preço dos ativos a partir do comportamento institucional (big players), através do volume de negócios.
- O que é a Tronox – Cristal e suas ações (CRPG5, CRPG6)?
- Ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6)?
- Formas de ganhar em ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6)?
- Investir ou não investir em ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6)?
- Conclusão
A Tronox – Cristal tem as seguintes ações nos seguintes números:
Ordinárias | 10.158.398 |
Preferenciais | 18.860.349 |
Total | 29.018.747 |
E, destas, estão em livre negociação na seguinte proporção:
Quantidade de Ações Ordinárias | 10.158.398 | 35,00% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 18.860.349 | 65,00% |
Total de Ações | 29.018.747 | 100,00% |
1. O QUE É A TRONOX – CRISTAL E SUAS AÇÕES (CRPG5, CRPG6)?
Segundo a página das ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Químicos / Químicos Diversos
- Como, agora, a Tronox é a dona da Cristal, vale a pena conhecer um pouco dessa gigante.
Com cerca de 7 mil empregados distribuídos em seis continentes, a Tronox é a maior produtora de dióxido de titânio do mundo. A Tronox está listada na Bolsa de Nova York sob o símbolo TROX.
A Tronox minera e processa minério de titânio (ilmenita), zirconita, dentre outros, e produz pigmento de dióxido de titânio e materiais de titânio de alta pureza. São produtos que adicionam brilho e durabilidade a tintas, plásticos, papéis e outros produtos do nosso dia-a-dia.
No Brasil, a Tronox atua em três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca – Paraíba; a fábrica de TiO2 em Camaçari – Bahia; e o escritório comercial na capital de São Paulo, que atende a demada de clientes da América Latina.
A planta da Bahia utiliza como principal matéria-prima o minério de Titânio, ou ilmenita, retirado da mina do Guajú.
Para entender o que é o minério, basta examinar um punhado de areia da praia: nele, você encontrará grãos de diversas cores. O mais preto de todos é a ilmenita, que é trazida da mina da Paraíba para a planta da Bahia e transformado é um pigmento branco (TiO2) usado para dar cor, brilho e poder de cobertura a uma vasta gama de produtos como tintas, plásticos, papéis, borrachas e muitos outros.
Além da ilmenita, a Mina do Guajú também produz os minérios zirconita, cianita e rutilo.
Área de Atuação
A companhia utiliza do processo de sulfatação para produção de pigmentos no qual de uma capacidade instaladade de 60.000 toneladas foram produzidas 47.100 toneladas em 2016 (78,5% da capacidade instalada). Adicionalmente, a fábrica possui controles que visam constantemente mitigar paralisações no processo produtivo da companhia principalmente para seis categorias de fatores que são fundamentais para a produção de pigmentos: Água, Energia, Gás natural, Slag, Ilmenita e Ácido Sulfúrico.
A Tronox – Cristal possui uma estrutura com vendedores próprios e distribuidores para efetuar o seu processo comercial e logístico, utilizando também um armazém localizado em São Paulo e sua estrutura fabril para escoamento e entrega de produtos, além das exportações efetuadas em menor número (2,63% das vendas efetuadas em 2016) a partir do porto de Salvador.
Adicionalmente, a Tronox – Cristal possui um sistema comercial que através de pedidos de venda e planejamento de S&OP com clientes estratégicos são programadas as saídas, no intuito de atender a demanda em relação à capacidade instalada da Tronox – Cristal.
A Tronox – Cristal possui uma estrutura de sazonalidade com baixo desequilíbrio entre os diferentes períodos do exercício social no qual são visualizadas e monitoradas pelo setor comercial em conjunto com a área de manufatura uma sazonalidade maior no 1º semestre no qual representa entre 40% a 45% das suas vendas em detrimento do 2º semestre que representa entre 55% a 60%, apresentando um impacto nesta proporção nos resultados apresentados pela Tronox – Cristal.
Controvérsias
Segundo a Wikipedia:
A empresa foi dividida em parte para se livrar do legado de sua empresa – mãe, Kerr-McGee , de gerações de despejo ambiental de resíduos tóxicos em 22 estados dos Estados Unidos. De acordo com um relatório, “a Kerr-McGee, em vez de pagar pela bagunça ambiental que criou, decidiu transferir os passivos entre 2002 e 2006 para a Tronox. A Kerr-McGee, enquanto isso, manteve seus valiosos ativos de petróleo e gás.” Tronox não revelou os enormes passivos ocultos para os investidores Em resposta, os acionistas processaram Anadarko Petroleum (sucessor de Kerr-McGee) por manter o alcance do desastre ambiental em segredo. Além disso, o governo federal dos EUA processou a Anadarko para pagar pela limpeza e, em abril de 2014, estabeleceu o maior acordo de contaminação ambiental da história americana, mais de US $ 5 bilhões.
O que são as ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6)?
As ações de uma companhia nada mais são que pequenos pedaços de seu capital social. Uma empresa recorre à abertura de capital, isto é, a negociação de seu capital social na bolsa de valores quando deseja captar dinheiro de investidores, que, ao comprar ações, estão “apostando” nos bons resultados dessa companhia.
Ao vender ações, a empresa recruta recursos financeiros para crescer. Ao comprar ações, o investidor conta que esse crescimento aconteça e suas ações valorizem, os lucros cresçam e ele receba dividendos. Agora, ele é um sócio e pode até receber parte dos lucros através de dividendos (se houver lucros).
Porém, boa parte dos participantes da bolsa de valores preferem se envolver com as ações por um curto período de tempo, isto é: não têm intenção de serem sócios nem de receber dividendos. O que eles querem é comprar as ações e vender tão logo elas valorizem suficientemente em um curto período de tempo, que pode ir de poucos segundos a poucos meses, dependendo o prazo de operação desse negociador ou trader.
Histórico da empresa e de suas ações (CRPG5, CRPG6)
- 1966: A Cristal Pigmentos Do Brasil S.A., indústria química, produtora de pigmento branco de Dióxido de Titânio, foi fundada em 25 de janeiro de 1966. O projeto obteve o apoio da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e do BNDES para a sua implantação e a produção fixada em 22.000 t/a.
- 1971: A tecnologia do processo foi adquirida por cessão definitiva da Laport Industries Ltda, mas a necessidade de constante atualização nessa área levou o grupo fundador a procurar uma associação com a Bayer do Brasil S/A em 1971.
- 1978: Em março de 1978, iniciaram-se as obras de ampliação da capacidade para 50.000 t/a de Dióxido de Titânio. Essa fase foi concluída em novembro de 1982.
- 1983: Em 1983, a empresa iniciou a sua operação na mina do Guajú (Paraíba) que é responsável pela extração do minério de Titânio (Ilmenita) do grupo Cristal no Brasil. A mina está localizada no Nordeste brasileiro, no município de Mataraca, na Paraíba, a cerca de 1.100 km da planta da Bahia – que é responsável pela transformação do minério em pigmento de TiO2. Ocupa uma área de 1.050 hectares e consiste em um complexo de planta flutuante, draga e quatro plantas fixas que produz, além da Ilmenita, a Zirconita, usada para produção de cerâmicas e refratários, o Rutilo, aplicado em eletrodos de solda e ligas metálicas, e a Cianita, matéria-prima para refratários.
- 1997: Em abril de 1997, foi concluída a ampliação da fábrica para 60.000 t/a.
- 2004: Em 29 de março de 2004 a Millennium Chemicals Inc. (controladora indireta da Tronox – Cristal) e a Lyondell Chemical Company assinaram um contrato relativo à troca de ações e junção das empresas, objetivando a criação da terceira maior empresa química norte-americana com ações cotadas no mercado. Em 1º de dezembro de 2004 a Lyondell Chemical Company concluiu a aquisição da sociedade Millennium Chemicals Inc.
- 2006: No dia 7 de setembro de 2006, a Lyondell divulgou para a Securities Exchange Commission nos Estados Unidos da América que “a Lyondell busca continuamente oportunidades de gerar valor através de acordos comerciais, aquisições, venda de ativos ou parcerias. Por exemplo, a Lyondell avaliava possíveis alternativas estratégicas relacionadas ao seu segmento de químico inorgânico”.
- 2007: No dia 26 de fevereiro de 2007 a Lyondell divulgou a conclusão de acordo com a sociedade National Titanium Dioxide Company Ltd. (Cristal), relativo à proposta de alienação pela Lyondell de seus negócios de química inorgânica, dentre os quais a Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S.A. A operação de aquisição pela Cristal dos negócios de dióxido de titânio da Lyondell, foi concluída com sucesso em 15 de maio de 2007. Como consequência, a Cristal tornou-se a nova acionista controladora indireta da Tronox – Cristal, através da aquisição do controle direto da Millennium Inorganic Chemicals (MIC) nos Estados Unidos da América, sendo esta, controlada pela Thann Chimie SAS, empresa pertencente ao Grupo Tasnee (“Tasnee”). Hoje, a Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Conta com sete fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil. Sua atuação no Brasil conta com três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca, na Paraíba; a fábrica em Camaçari, na Bahia; e o escritório comercial em São Paulo.
- 2017: Em 21 de fevereiro de 2017, a Tasnee celebrou um contrato para a alienação dos negócios de dióxido de titânio de todo o grupo para a Tronox Limited (“Tronox”), contrato este que está sujeito à obtenção de autorizações governamentais e regulatórias. Tendo em vista que esta transação representará a alienação do controle da Tronox – Cristal para a Tronox, a Tronox deverá promover uma Oferta Pública de Aquisição (“OPA”) das ações ordinárias em circulação da Tronox – Cristal, nos termos do artigo 254-A da Lei das S.A.
- 2019: Em 2019, a Tronox completou a aquisição do negócio de dióxido de titânio da The National Titanium Dioxide Company, conhecida como Cristal, sócia majoritária da Cristal Pigmentos do Brasil SA.
2. AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações são feitas em meio eletrônico, assim como as ações de qualquer outra empresa ou como qualquer outro ativo do mercado. Isto é, as transações não são intermediadas por interferência humana, mas através de sistemas projetados pra isso.
Isso tornou a bolsa de valores ainda mais acessíveis aos pequenos investidores e traders que só precisam de um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores.
Quais ações a Tronox – Cristal possui?
A Tronox Cristal possui ações ordinárias e preferenciais:
- Ordinárias: ações que dão direito a voto e que podem receber dividendos e juros sobre capital próprio quando há lucro pela empresa
- Preferenciais: não dão direito à voto, mas quando há lucro por parte da empresa, obrigatoriamente recebem dividendos ou juros sobre capital próprio
Qual são os códigos das ações da Tronox – Cristal
O código de negociação também pode ser chamado de ticker. O ticker na bolsa brasileira, sempre é formado por quatro letras e um numeral.
- Ordinárias – CRPG3
- Preferenciais – CRPG5, CRPG6
As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Cristal (CRPG5, CRPG6) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira. No entanto, as ações da Tronox, que é uma empresa americana são negociadas nos Estados Unidos também sob o código TROX.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Millennium Holdings Brasil Ltda | 99,02 | 56,89 | 71,63 |
Outros | 0,98 | 43,11 | 28,37 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)?
Podemos lucrar com as ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRPG6) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: podemos comprar ações com a intenção de vendê-las a seguir, num prazo mais ou menos curto, tão logo valorizem. Esse prazo varia de acordo com a estratégia do trader. Pode ser day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações com mais de dois dias) ou position trade (operações de mais de duas semanas). Também podemos vender as ações, mesmo sem tê-las, se acharmos que o seu preço vai cair. Essa operação se chama venda descoberta e pode ser feita mediante o aluguel das ações; essas ações são vendidas e tão logo caiam são recompradas novamente por um preço menor; o trader devolve as ações ao investidor original, lhe paga o aluguel e fica com o valor que sobrar como seu lucro (claro que, se as ações subirem, o trader vai ter um prejuízo, nesse caso).
- Distribuição de dividendos: os dividendos interessam sobretudo aos investidores de longo prazo, que acreditam em usar a bolsa como “poupança”, acumulando ações ao longo do tempo para receber os proventos. Os dividendos são uma parte do lucro da empresa. Toda companhia da bolsa de valores é obrigada a distribuir 25% de seus lucros, pelo menos, a seus investidores. Essa divisão vem em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio (este último com 15% de imposto de renda na fonte).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6): QUAL DECISÃO TOMAR?
Agora você deve estar se perguntando: vale ou não a pena investir em ações da ¨Tronox – Cristal (CRPG5, CRGP6). Nossa postura, como sempre, é muita cautela e até mesmo a não recomendação de ações para o longo prazo. Apostamos no trade de curto e curtíssimo prazo como uma forma mais segura de encarar a bolsa de valores.
Há muitas incertezas econômicas e políticas para qualquer companhia na bolsa de valores. As ações da Tronox – Cristal (CRPG5, CRGP6) não são diferentes. Isso se ficarmos no campo do que diz respeito à empresa. Mas há outros setores ainda mais imprevisíveis:
- Economia e política setorial (energia)
- Economia e política nacional (como os novos programas de privatização influenciarão a companhia?)
- Economia e política internacional (nesse quesito, as variáveis são tantas que fica até difícil equacionar)
O que dizer com o recém ocorrido na bolsa, quando diversas ações perderam metade de seu valor devido à pandemia? Muitos novatos venderam ações pela metade do preço que as compraram, com medo de perder ainda mais. No outro lado, estavam os grandes investidores, comprando ações a preço de banana, aproveitando a liquidez de ativos causada por todo esse desespero. Se você gosta da ideia do longo prazo, esse era o momento de comprar: quando todos estavam desesperados. Mas geralmente, os iniciantes fazem justamente o contrário.
O fato é que todos esses fatores são meras “desculpas” para os investidores institucionais, os big players, atuarem. Na intenção de buscar liquidez para gigantescas posições compradas ou vendidas, esses participantes do mercado, através do aumento intencional da demanda ou da oferta conseguem “empurrar” o preço na direção que preferem só tendo como adversários outros investidores institucionais tão ou mais poderosos.
Nesse cenário de incerteza, em que gigantes se enfrentam, a nossa recomendação é só ficar exposto ao risco pelo tempo necessário. Não mais que isso.
E, se ainda assim, preferir o longo prazo, aguarde o momento certo para começar e comece devagar. Não coloque todas as suas economias no meio de tanto risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: taxa de execução das ordens, tanto para compra como para venda, cobrada pela corretora. O regime de cobrança varia de corretora para corretora, bem como o preço
- Taxa de custódia: está sendo abandonada pelas corretoras, mas é a taxa cobrada para manter a guarda das ações durante o tempo em que você ficar com elas em carteira
- Emolumentos: taxas da bolsa de valores que, para ações negociadas por pessoas físicas, representa pouco mais de 0,03% do financeiro da negociação
- ISS: cobrado pela prefeitura de São Paulo sobre o valor do serviço representado pela taxa de corretagem. O Imposto sobre Serviços dá 5% da corretagem.
- Imposto de renda: uma alíquota de 20% sobre o lucro de operações de day trade (que começam e terminam no mesmo dia) e uma de 15% para operações com mais de um dia. Nas operações de day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do lucro do mês atual, obtendo um abatimento. Nas outras operações, meses com vendas inferiores a R$ 20 mil têm isenção. Veja nosso artigo sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
- A bolsa, agora, cobra 0,12% sobre os proventos (dividendos ou juros sobre capital próprio) recebidos por carteiras de ações cujo valor é igual ou ultrapassa R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que leva em conta que a atuação dos grandes investidores institucionais é fundamental para a movimentação do preço: eles precisam movimentar quantidades gigantescas de ativos e valores financeiros que, para nós, são difíceis até de imaginar.
Para ficar de olho no movimento desses gigantes, o Raio X Preditivo fica de olho no volume, fator sem o qual uma tendência não se sustenta e sem o qual o mercado não se movimenta. Afinal, é o volume de negócios numa direção que provoca a demanda necessária para que um preço se eleve ou a oferta suficiente para que um preço caia.
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas. As ferramentas são indicadores exclusivos que são capazes de colocar os conceitos, teóricos, para funcionar, na prática.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)?
Para comprar ações de qualquer outra companhia é muito simples.
- Abra uma conta na corretora de valores que você escolher
- Deposite o dinheiro que pretende usar para negociar
- E, através de uma plataforma, dar a ordem de compra
Cuidado com as coisas simples.
Você pode estar empolgado com a compra da ação de uma empresa que está indo muito bem. Só isso já é um sintoma perigoso: quando iniciantes estão empolgados é bem provável que a bolsa venha a cair.
E comprar um topo, se você não está preparado para isso, pode significar que você vai vender num fundo, amargando um belo prejuízo, porque não aguenta mais ver seu dinheiro “diminuir”. E adivinhe o que acontece depois: como que por milagre as ações voltam a subir. Logo depois de você ter vendido.
Veja os gráficos de todas as ações da bolsa: foi exatamente isso que aconteceu com diversas ações de abril até o momento, em 2020.
Antes de mais nada, invista em um curso de qualidade. A nossa sugestão é o treinamento Raio X Preditivo.
E não deixe de treinar na conta demo! Toda corretora disponibiliza uma modalidade desse tipo de plataforma. Treine muito suas novas habilidades aprendidas no curso antes de aplica-las na real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TRONOX – CRISTAL (CRPG5, CRPG6)
A compra da Cristal pela Tronox por si só já mostra que essa é uma ação importante (CRPG5, CRPG6). Agora, se elas vão valorizar ao longo do tempo, se haverá entrada de capital e crescimento, isso são outros quinhentos. O melhor que podemos fazer é aproveitar o comportamento institucional, evidente através de uma leitura precisa do volume de negócios, para encontrar o momento certo de comprar (ou vender) ou mesmo de ignorar essas ações. A melhor leitura de volume de negócios é proporcionada pela metodologia do Raio X Preditivo.