As ações da Trevisa (LUXM4) podem render quanto? Comece a pensar como investidor profissional usando a metodologia que segue os big players
Das recentes altas de preço do combustível, a única empresa de transporte que não sofreu em suas ações foi a Trevisa (LUXM4), voltada ao transporte aquático. As demais – Tegma (TGMA3) e Hidrovias (HBSA3) registraram as maiores quedas durante o período de acréscimo de preços.
As ações da Trevisa (LUXM4), sabendo disso, seriam um investimento interessante?
As ações da Trevisa (LUXM4), são o tema deste artigo para respondermos essa questão. Mas nós sabemos que a verdadeira resposta se esconde por trás da atuação dos investidores institucionais, os big playes, aqueles que movem o preço dos ativos na bolsa de valores. Para entender esse comportamento, precisamos observar o volume de negócios. Através dele, podemos estimar onde esses participantes fortes estão se posicionando e com que intenção, melhorando nossa tomada de decisões. Por isso, o principal objetivo deste artigo é apresentar o Raio X Preditivo, metodologia líder, pioneira e especializada na leitura de volume.
- O que é a Trevisa e suas ações (LUXM4)?
- Ações da Trevisa (LUXM4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Trevisa (LUXM4)?
- Formas de ganhar em ações da Trevisa (LUXM4)?
- Investir ou não investir em ações da Trevisa (LUXM4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Trevisa (LUXM4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Trevisa (LUXM4)?
- Conclusão
A Trevisa tem o seguinte número de ações:
- Ordinárias: 298.000
- Preferenciais: 898.000
- Total: 196.000
E elas estão em livre negociação nos seguintes volumes:
Quantidade de Ações Ordinárias | 256.800 | 11,17% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 1.320.300 | 45,56% |
Total de Ações | 1.577.100 | 30,35% |
1. O QUE É A TREVISA E SUAS AÇÕES (LUXM4)?
Segundo a página das ações da Trevisa (LUXM4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Participação de Capital em outras empresas em qualquer setor econômico / Locação de Conjuntos Comerciais.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Hidroviário
A página de relacionamento com investidores da companhia nos informa que a Trevisa Investimentos é uma empresa brasileira que se dedica essencialmente ao transporte aquático. Em 31 de dezembro de 2011, a Empresa possuía duas subsidiárias, a Navegação Aliança Ltda. e a Trevo Florestal Ltda., e uma afiliada, a Trevisa Operadora Portuária Ltda. Através da subsidiária Navegação Aliança Ltda., a Empresa se dedica à prestação de serviços de transporte aquático de carga através de uma frota de 15 navios, com uma capacidade estática total de 50.000 toneladas, e na operação de um estaleiro na cidade brasileira de Taquari. A Navegação Aliança Ltda. atua essencialmente no transporte de fertilizantes, trigo, lascas de madeira e soja. Através de sua subsidiária Trevo Florestal Ltda., a Empresa atua no setor de reflorestamento regional, incluindo florestas de pinus e eucalipto no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e na produção de biomassa de resíduos florestais. Além disso, atua na locação de imóveis comerciais.
A Trevisa Investimentos foi fundada em 1930 com a denominação Luchsinger, Madörin & Cia Ltda atuando por várias décadas, e de forma pioneira, como importante player do setor de fertilizantes no Brasil. Após a venda da Adubos Trevo para a norueguesa Norsk Hydro, em 2000, e dos seus ativos florestais em 2019, passou a focar seus negócios em navegação, através da controlada Navegação Aliança Ltda, setor com ótimas perspectivas.
Hoje a Companhia participa do mercado de capitais como uma empresa tradicional, tendo suas ações negociadas na bolsa.
Além da atuação no transporte de graneis e cargas em geral por hidrovias, através da controlada Navegação Aliança Ltda, a Companhia também se dedica à locação de áreas comerciais no seu prédio-sede, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Trevisa é a organização responsável por manter o modelo de gestão e direcionar os negócios.
A empresa e sua controlada seguem um modelo de gestão coeso, guiado por um planejamento estratégico atento às tendências de mercado no Brasil e no mundo. Possuem uma variada carteira de clientes e tem o compromisso em manter projetos de longo prazo com cada um deles. Conquistando e justificando sua confiança, a Trevisa alcançou uma posição de destaque no mercado do Rio Grande do Sul, especificamente no ramo da navegação.
O que são as ações da Trevisa (LUXM4)?
Ações nada mais são do que pequenos pedaços da empresa. Num sentido figurado. Mas no que diz respeito ao capital da empresa é no sentido absoluto mesmo. Se multiplicarmos o número de ações da companhia pela sua atual cotação teremos a capitalização dela naquele exato instante.
Por que uma empresa decide negociar suas ações na bolsa e literalmente vender uma parte dela no mercado pra investidores de todos os tamanhos? Pra captar recursos pra usar em seus projetos, pagamentos de dívidas, pra ter capital de giro, liquidez e muitas outras finalidades. Como ela usará esses recursos é uma questão de seu planejamento.
Abrir capital é, muitas vezes, mais inteligente do que pegar empréstimos, financiamentos ou lançar debêntures.
Se os recursos forem usados de forma inteligente, a companhia cresce e, consequentemente, seu valor aumenta. Ora, se cada ação corresponde a uma fração do valor da companhia, as ações valorizam na mesma proporção. O mercado não funciona dessa forma equilibrada e as ações nem sempre acompanham o valor real da companhia, mas a lógica é essa.
Se as ações valorizam, os investidores que compraram ações veem seu patrimônio valorizar. E não só isso. Se a empresa cresce, é provável que esteja lucrando mais. E parte dos lucros deve ser dividido com os acionistas na proporção de ações que eles possuem. O nome disso é provento e os proventos podem vir tanto em forma de dividendos como em forma de juros sobre capital próprio.
Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em se tornar sócios ou investidores de uma empresa. Muitos deles querem tão somente comprar ações e vendê-las tão logo apresentem algum lucro. Estes são os traders. Não há nada de errado em agir assim. É apenas mais uma forma de lucrar com ações.
História da Trevisa
- 1930 – Criada Luchsinger, Madörin & Cia Ltda, com a participação de Frederico Madörin, Germano Becker e João Mallman (antigos funcionários da Luchsinger & Cia Ltda), dedicando-se principalmente à produção de fertilizantes.
- 1963 – Alterada denominação social para Luchsinger Madörin Comercial (atual Trevisa), adquirindo a função de holding, e criada a Indústrias Luchsinger Madörin (Adubos Trevo).
- 1971 – Indústria Luchsinger Madörin adquire a Fazenda Sarita, localizada no município de Rio Grande.
- 1972 – Criada a Emagal empreendimentos Gaúchos (após, denominada Trevo Florestal – Treflor) e iniciado o plantio das florestas de pinus e eucalipto.
- 1978 – Trevisa adquire a Navegação Aliança, na época com três embarcações. Atualmente conta com a maior frota da Bacia do Sudeste.
- 1980 – Trevisa abre o capital e passa a negociar ações na BOVESPA.
- 1982 – Trevisa adquire o Centro Empresarial Trevisa, sede da empresa.
- 2000 – Venda da Adubos Trevo, passando a focar os seus negócios em navegação e reflorestamento.
- 2019 – Venda dos ativos florestais da Treflor, passando a focar os seus negócios em navegação.
2. AÇÕES DA TREVISA (LUXM4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Trevisa são negociadas na bolsa de valores brasileira, hoje conhecida como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ela já foi conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e BM&FBovespa (de quando se uniu à Bolsa de Mercadorias e Futuros).
Os pregões são completamente eletrônicos e o pregão viva voz já não existe desde 2009, quando o último berro de compra ou venda foi dado.
Agora basta ter um computador conectado à internet, uma conta na corretora e algum dinheiro para comprar ações direto de casa. Até um celular serve.
Esse acesso facilitado coloca mais e mais iniciantes em contato ao mercado de capital.
Muitos deles entram despreparados para enfrentar um mercado altamente competitivo, dominado por participantes de alta capacidade financeira: os investidores institucionais.
Uma pesquisa de 2011 revelou que, no mundo, pouco mais de 100 empresas transnacionais dominam quase metade do capital mundial através de controle acionário direto ou indireto das demais companhias transnacionais de menor porte. A pesquisa é de 2011: hoje essa concentração de capital pode estar bem maior.
Pelo menos metade delas, talvez mais, têm intensa participação nos mercados de capitais. Esses investidores institucionais têm a seu lado, além da capacidade financeira, algoritmos automatizados que se aproveitam dos menores desequilíbrios entre os preços dos ativos, programadores altamente capacitados e bem remunerados e CEOs altamente competitivos.
O melhor que o iniciante faz ao entrar na bolsa de valores é aprender a seguir esses participantes, para não ir na contramão do mercado. Uma das melhores maneiras de fazer isso é aprender a ler o volume, o fluxo de ordens e a influência desses fatores como causa dos movimentos de preço.
Quais ações a Trevisa possui?
A Trevisa (LUXM4) possui ações ordinárias e ações preferenciais. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias. As preferenciais, por sua vez, não dão direito a voto, mas têm preferência no recebimento de proventos, frente às ordinárias.
Sobre o direito de voto nas assembleias, é preciso lembrar que cada ação corresponde a um único voto. Como estamos falando de milhões de ações, o investidor deve estar ciente que apenas um número considerável de ações pode fazer com que sua opinião tenha alguma importância nas decisões da companhia.
Qual são os códigos das ações da Trevisa
Se vamos investir e negociar ações, é fundamental que passemos a conhecer os códigos de negociação pelos quais cada uma é conhecida.
Os códigos de negociação das empresas são formados por quatro letras (geralmente) e um numeral de um ou dos dígitos (dois dígitos, habitualmente, são as units, junção de ações preferenciais com ordinárias). Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
O ticker da Trevisa é o LUXM4, as preferenciais.
As ações ordinárias por sua vez são reconhecidas pelo dígito 3: LUXM3.
As ações da Trevisa (LUXM4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Trevisa (LUXM4) são negociadas, atualmente, apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Nada impede que no futuro essas ações sejam negociadas em mercados estrangeiros através de sistemas de recibo ou similares.
O mais conhecido são as ADR, usadas nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que são negociados como se fossem ações, com a mesma velocidade, praticidade e liquidez. Enquanto isso, as ações correspondentes a esses recibos ficam custodiadas por um banco no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Trevisa (LUXM4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Simg Participações Ltda | 6,34 | 0,00 | 2,80 |
Becker Participações S.A. | 23,59 | 0,00 | 10,43 |
Sílvia Christina Mallmann Guariglia | 0,00 | 4,34 | 2,42 |
Roberto Lindeman | 0,00 | 0,82 | 0,46 |
Eliana Logemann | 0,00 | 0,82 | 0,46 |
Frederico Guilherme Madörin | 10,97 | 0,00 | 4,85 |
Silvia Helena Becker Livi | 0,00 | 9,70 | 5,41 |
Scmg Participações Ltda. | 6,34 | 0,00 | 2,80 |
Glarus S. A. | 38,03 | 14,76 | 25,05 |
Fernando Ferreira Becker | 0,00 | 15,54 | 8,67 |
Jorge Lindemann | 0,00 | 0,82 | 0,46 |
Sandra Ines Mallmann Guariglia | 0,00 | 3,73 | 2,08 |
El Participações S.A. | 14,54 | 0,00 | 6,43 |
Outros | 0,21 | 49,48 | 27,69 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)?
Conheça algumas das formas de se ganhar dinheiro com ações da Trevisa (LUXM4) e com outras ações da bolsa de valores brasileira:
Trade com ações da Trevisa (LUXM4)
Fazer trade significa que não estamos interessados em investir, isto é, comprar ações pra ficar com elas por um longo período.
Nosso objetivo é entrar em operações, sejam elas de compra ou de venda, pra lucrar o mais rápido possível, de acordo com a nossa estratégia.
Podemos:
- Comprar, quando achamos que o preço das ações irá subir. Tão logo suba a um patamar de acordo com nossa estratégia, vendemos com lucro. Se cair, teremos prejuízo, teremos que vender mesmo com um preço mais baixo.
- Vender, quando achamos que o preço das ações irá cair. Tão logo caia, recompramos. Se subir, devemos vender em certo momento, mesmo com prejuízo, sob pena de ver esse prejuízo ficar ainda maior.
A venda de ações “sem ter as ações” é bem comum e é conhecida como venda a descoberto ou short. Ela é possível através do aluguel de ações intermediado pela corretora de valores. Esse processo é bem simples, na verdade. Depois de recomprar as ações, ao final da operação, elas são devolvidas ao investidor que as alugou e o aluguel é pago.
Os trades podem ser divididos também de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações de poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Trevisa (LUXM4)
Os investidores são aqueles participantes do mercado que estão interessados em acumular ações, não importa o momento, se de queda ou de alta. Inclusive, se o preço das ações estiver caindo, eles aproveitam pra comprar ainda mais ações, pois estariam “baratas”. Claro que não podem ser ações de qualquer empresa.
A escolha de ações pra esse tipo de estratégia é muito criteriosa e exige a análise dos relatórios trimestrais das companhias e até outros fatores mais abstratos, como quem são os diretores, a satisfação dos empregados e clientes, o posicionamento da companhia em seu setor e até o setor em questão.
A partir daí, o investidor vai acumular mais e mais ações. Uma das vantagens é que periodicamente eles receberão os dividendos, a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. Com os dividendos, compra mais ações. Com mais ações, recebe ainda mais dividendos no próximo exercício e assim por diante.
Claro que, pra essa estratégia ter um bom funcionamento, necessário é que a companhia tenha lucros em todos os exercícios, de maneira que pague dividendos com constância, e os dividendos pagos sejam de um bom valor relativo, considerando um indicador chamado dividend yield.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | – | 27/04/2021 | 13/05/2021 | 1,20 | 1,68% |
Dividendo | – | 22/04/2021 | 13/05/2021 | 0,40 | 0,57% |
Dividendo | 31/07/2020 | 05/08/2020 | 14/08/2020 | 2,71 | 6,45% |
Dividendo | 31/07/2020 | 31/07/2020 | 14/08/2020 | 1,96 | 5,1% |
Dividendo | 22/10/2019 | 31/10/2019 | 26/11/2019 | 1,40 | 5,2% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TREVISA (LUXM4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Normalmente indicamos um comportamento mais cauteloso no que diz respeito a “investimento” em ações, isto é, comprar ações com uma mentalidade para mantê-las encarteiradas durante um longo tempo.
Encaramos a bolsa de valores como um ambiente especulativo, para trades, e não para investimento.
No entanto, crises agudas como a que testemunhamos recentemente com a crise do novo coronavírus nos dão uma oportunidade para o longo prazo em muitos casos: muitas empresas têm suas ações negociadas muito abaixo dos valores “justos” indicados pelos múltiplos das companhias.
Quer dizer: as ações da Trevisa (LUXM4) PODEM estar sendo negociadas abaixo dos valores que elas realmente valem.
Porém, é preciso uma certa cautela:
- Precisamos avaliar se realmente a empresa está sendo negociada abaixo de um valor justo
- Não podemos tentar adivinhar o fundo do mercado: novas quedas dramáticas podem acontecer; vale a pena ter um financeiro na manga, seja para suportar novas quedas quanto para fazer novas entradas periódicas ou a cada queda
- A recuperação desse dinheiro pode demorar anos ou mesmo décadas: é preciso levar o longo prazo a sério, como se esquecêssemos que esse dinheiro aplicado existe
- Devemos estar certos de que a empresa tem a capacidade de suportar os momentos mais dramáticos, considerando-se as características da crise e seus desdobramentos futuros
Fora esses momentos de crise aguda e sobretudo nos momentos de euforia e otimismo, nossa postura é indicar trades mais curtos, com duração determinada pelo comportamento do volume de negociação e níveis de preço de maior probabilidade de trade, denunciados pelo fluxo de ordens dos grandes players institucionais. Como já dissemos: de um modo geral, a bolsa preza por um comportamento mais especulativo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que acompanha a atuação dos big players do mercado, os investidores institucionais através da análise e interpretação do volume de negócios.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa e o movimento de preços é o efeito.
Apesar disso, boa parte das metodologias presentes no mercado de cursos sobre bolsa de valores se limita a analisar o preço.
No entanto, acreditamos que, interpretando a causa (volume), conseguimos nos antecipar aos efeitos (preço) com mais acertos.
Dessa forma, o Raio X Preditivo consegue localizar as regiões que os grandes players consideram importantes e de onde os movimentos de preço mais efetivos deverão partir.
Assim, essa metodologia encontra pontos de trade de alta probabilidade, em que o risco é menor (menor chance de perder uma operação e, se perder, com prejuízo mínimo) e a chance de ganho é maior (maior chance de lucrar e, se lucrar, com lucro superior).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)?
Inegável que entrar na bolsa de valores, renda variável, sem os devidos conhecimentos necessários para adentrar o mercado mais competitivo do mundo, como se estivéssemos colocando nosso dinheiro em um monótono CDB é loucura. No mínimo uma besteira. Mais provável é que percamos dinheiro nessas condições.
Assim, a minha primeira recomendação é que você se matricule em um curso que ensine a realidade da bolsa de valores, de preferência um que faça a análise do volume de negócios realizados, sua correlação com a participação institucional nos ativos e seus efeitos sobre os movimentos de preço.
Por essas razões, minha recomendação, nesse sentido, é o Raio X Preditivo.
Uma vez matriculado, agora sim, é hora de abrir sua conta em uma corretora de valores, um passo que não custa nada: não tem taxa de abertura ou manutenção e sequer pede saldo mínimo de permanência.
O passo seguinte também é gratuito: requisite sua conta demo e sua plataforma gratuita de negociação gráfica para você passar a treinar sem colocar seu dinheiro em risco antes de compreender as estratégias que está aprendendo.
Muitos dirão que é perda de tempo negociações na conta demo. Não é. Claro que é mais fácil negociar com “dinheiro de mentira”, sem colocar suas economias “na reta”. Porém, esteja certo de que se você não for bem na conta demo, não será na conta real que terá sucesso.
Depois de treinar, praticar e conseguir relativo sucesso na conta demo, pode começar a comprar e vender ações da Trevisa (LUXM4). Mas você vai notar que, a partir do momento em que dinheiro de verdade está em jogo, as coisas são bem diferentes. Daí a importância de estar preparado e confiante na técnica que está aprendendo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TREVISA (LUXM4)
Uma empresa tradicional e que, no momento em que o combustível vem aumentando de preço, não teve impacto em suas ações. Isso pode indicar que se trata de uma boa aposta, sobretudo se o modal hidroviário no Brasil, ainda subaproveitado, tiver uma maior atenção econômica. Por isso, devemos ficar atentos nos volumes de negociação de seus ativos. Isso vale para qualquer ativo da bolsa. O volume denuncia o interesse institucional seja para compra, seja para a venda. Desse modo, temos condições de ficar lado a lado com os participantes que movimentam o preço. A melhor metodologia para fazer esse tipo de avaliação é o Raio X Preditivo, especializado na análise do volume e, consequentemente, na atuação dos players institucionais.