As ações da Terra Santa Agro (TESA3) vão cair ou vão subir? Conheça um método que desnuda a atuação dos big players que influenciam o preço dos ativos
As ações da Terra Santa Agro (TESA3) estão ligadas ao crescimento do agronegócio no Brasil, uma de nossas frentes mais fortes. A Terra Santa não foca apenas na produção de bens agrícolas, mas também na valorização das terras de que é proprietária. O setor de agronegócio é forte por aqui, mas ainda pode melhorar ainda mais no que diz respeito a questões ambientais, qualidade e quantidade de produção e ainda há a questão da expansão das fronteiras agrícolas.
As ações da Terra Santa Agro (TESA3), nesse contexto, seriam interessantes para investir? O objetivo deste artigo é justamente falar sobre a empresa, seus negócios, sua história, mas principalmente apontar respostas para essa pergunta apresentando a metodologia que utilizamos para tomar as nossas decisões, através da observação do comportamento institucional, mediante a leitura do volume de negócios em determinado ativo.
Eis o que você vai aprender aqui:
- O que é a Terra Santa Agro e suas ações (TESA3)?
- Ações da Terra Santa Agro (TESA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Terra Santa Agro (TESA3)?
- Formas de ganhar em ações da Terra Santa Agro (TESA3)?
- Investir ou não investir em ações da Terra Santa Agro (TESA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Terra Santa Agro (TESA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Terra Santa Agro (TESA3)?
- Conclusão
A Terra Santa Agro tem 21.657.498 de ações ordinárias e, desse total, estão em free float (livre negociação) 7.244.588 (33,45%).
1. O QUE É A TERRA SANTA AGRO E SUAS AÇÕES (TESA3)?
Segundo a página das ações da Terra Santa Agro (TESA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produção E Comércio de Produtos Vegetais (soja. Milho E Algodão) – Industrialização E Comércio de Biocombustíveis. óleo Vegetal E Subprodutos
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Agropecuária / Agricultura
A Terra Santa Agro S/A atua no setor agroindustrial, produtora de commodities agrícolas, com foco na produção de soja, milho e algodão e valorização de terras.
A Terra Santa, é o resultado da incorporação de três empresas: Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial (incorporada em dezembro de 2010) e Vanguarda Participações (incorporada em setembro de 2011). As duas últimas empresas, genuinamente agrícolas, consolidaram a estratégia da Companhia de adoção de um novo modelo de negócios com foco na produção de grãos e fibras.
Como decorrência do foco em grãos, a Companhia promoveu um plano continuado de desinvestimento de ativos ligados ao biodiesel para concentrar todos os seus esforços na alocação de recursos para o desenvolvimento da operação agrícola.
Possui 7 unidades de produção no Mato Grosso tendo cerca 133,3 mil hectares sob seus cuidados.
Ao todo, possui:
- 497 equipamentos agrícolas em uso, sendo 437 próprios
- 9 unidades de armazenagem, sendo 5 próprias
- 3 algodoeiras próprias.
A Companhia tem suas ações negociadas no Novo Mercado da B3, nível mais alto de Governança Corporativa da bolsa brasileira.
O segmento de grãos e fibras (soja, algodão e milho) vem passando por um crescimento, amparado por:
- Crescimento econômico e populacional
- Aumento da renda disponível e, consequentemente, mudança nos hábitos alimentares e de vestuário
- Urbanização. Neste contexto, o Brasil se apresenta como um dos principais protagonistas para atender esse aumento na demanda
A estrutura acionária da Companhia é pulverizada com predominância majoritária de investidores brasileiros.
A Terra Santa Agro afirma ter a busca do crescimento econômico de forma sustentável, visando sempre à proteção do meio ambiente, através de práticas de gestão ambiental, de modo a promover a melhoria contínua dos processos e produtos por meio da conscientização e adoção de boas práticas no desenvolvimento de suas atividades, além de cumprir rigorosamente a legislação ambiental. A empresa diz adotar uma postura preventiva com relação às questões de meio ambiente e responsabilidade social, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade e preservando os recursos ambientais para as gerações futuras.
Para atingir esses objetivos, a Terra Santa lista:
- Atendimento e cumprimento da legislação ambiental vigente, através do licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades produtivas junto aos órgãos ambientais competentes;
- Adequações de infraestrutura, visando a melhoria das condições de trabalho e a redução de eventuais passivos gerados no processo produtivo;
- Proteção de mananciais, tais como: nascentes, rios e córregos, que estão em áreas pertencentes à Companhia;
- Proteção da biodiversidade, através da preservação das áreas de reserva legal e de preservação permanente de suas Unidades de Produção;
- Redução de resíduos sólidos por meio da verticalização da produção, na qual os subprodutos do processo produtivo, tais como resíduos de casquinha de soja, algodão e milho, são comercializados para empresas de fabricação de ração animal;
- Destinação adequada dos resíduos sólidos gerados no processo de produção agrícola;
- Cultivo de eucaliptos, para suprir a demanda por lenha dos armazéns da Companhia;
- Implantação de Projeto de Manejo Florestal Sustentável (P.F.M.S.) na ‘Fazenda Iporanga’, com área total de aproximadamente 12.200 hectares, visando à manutenção da floresta nativa existente na propriedade; e
- Redução e controle de poluição atmosférica por meio de aplicação racional de defensivos agrícolas e implantação de mecanismos para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental.
O que são as ações da Terra Santa Agro (TESA3)?
Quando uma companhia decide que deve crescer, há duas possibilidades principais:
- Empréstimos e financiamentos
- Abertura de capital, para que o próprio mercado lhe dê recursos na compra de ações
As ações são o produto da abertura de capital. São pequenos pedaços do capital social da empresa. Os investidores compram ações e, assim, por um lado, se tornam sócios da empresa e, por outro, ao comprar, dão recursos para a companhia implementar seus projetos de desenvolvimento.
Se os projetos de desenvolvimento dão certo, as ações valorizam e os sócios ficam felizes, pois fazem parte desse sucesso.
Porém, muitos participantes do mercado não estão interessados em se tornar sócios das empresas, mas tão somente comprar ações e vender quando elas ficam mais caras.
Também podemos vender ações, mesmo sem tê-las, numa manobra chamada venda descoberta. A seguir, quando estiverem mais baratas, as compramos de volta e ficamos com a diferença como nosso lucro.
Histórico da empresa e de suas ações (TESA3)
- 2006 – Em 10 de novembro de 2006, foi realizada a Oferta Pública Inicial de Ações.
- 2012 – Em dezembro de 2012 a Companhia realizou um aumento de capital, em que a gestora de recursos de terceiros independente regulada pela CVM, Gávea Investimentos, adquiriu uma porcentagem significativa do capital social da Companhia.
- 2013 – A Companhia inicia seu processo de turnaround operacional, cujo objetivo era a busca pela eficiência operacional e rentabilidade dos negócios. Para isso, foram realizados investimentos em maquinário, solo e na criação de uma cultura organizacional eficiente, onde o “senso de dono” passa a permear todos os níveis hierárquicos da Companhia.
- 2014/2015 – Os resultados da conclusão deste processo começam a se tornar realidade já na safra 2014/15, quando a Companhia conquista suas produtividades recordes em todas as culturas, inclusive quando comparadas as médias do estado do Mato Grosso. A companhia devolveu arrendamentos localizados na Bahia e Piauí, por conta da alta instabilidade climática e baixa rentabilidade, concentrando suas operações no Mato Grosso por este ter estabilidade climática verificada no centro-oeste brasileiro nos últimos 30 anos, possibilidade de plantio mais eficiente em duas safras e expectativa futura de redução de custos logísticos por meio da exportação pelos portos do norte.
2. AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Terra Santa (TESA3) são sobretudo negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa brasileira, junto com ações de centenas de outras companhias.
Essa negociação se dá completamente através do meio eletrônico. Através da internet e outras formas de conexão, milhares, dezenas de milhares ou mesmo centenas de milhares de negócios são realizados diariamente com ações da Terra Santa (TESA3)
Assim, com uma simples conexão à internet, um computador e uma conta em uma corretora, qualquer um pode estar no mesmo ambiente que grandes empresas financeiras, competindo por lucro através da compra e venda de ativos no mercado. Desnecessário dizer que essa competição não se dá em pé de igualdade visto que as grandes empresas, os chamados big players ou investidores institucionais, têm a seu lado o poderio financeiro, tecnológico e de recursos humanos que, nós, reles mortais, jamais teremos.
Daí o cuidado que devemos ter quando pensamos em nos expor a uma guerra financeira que silenciosamente ocorre através das conexões eletrônicas. Diariamente, “investidores” inocentes se expõem a esses riscos sem sequer se dar conta disso.
Quais ações a Terra Santa Agro possui?
As ações da Terra Santa Agro são exclusivamente ordinárias e garantem aos seus titulares os seguintes direitos:
- Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- Em caso de alienação a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações de emissão da Companhia nas mesmas condições asseguradas ao acionista controlador alienante;
- Todos os demais direitos assegurados às Ações nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da Terra Santa Agro e na Lei das Sociedades por Ações.
Qual são os códigos das ações da Terra Santa Agro
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por um código formado por quatro letras e um ou dois dígitos. O nome desse código é ticker. O ticker das ações da Terra Santa é TESA3.
As ações da Terra Santa Agro (TESA3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Terra Santa Agro (TESA3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Nada impede que, no futuro, as ações ordinárias da Terra Santa sejam negociadas em bolsas estrangeiras. Geralmente, o primeiro mercado estrangeiro a que uma ação brasileira se aventura é o americano através das American Depositary Receipts (ADR). As ADR são recibos que são negociados exatamente do mesmo modo que as ações. Porém, as ações de fato ficam sob a custódia de uma entidade financeira responsável por esse serviço, no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Terra Santa Agro (TESA3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Darci de Araujo | 0,15 | 0,00 | 0,15 |
Silvio Tini de Araújo | 24,80 | 0,00 | 24,80 |
Bonsucex Holding S.A. | 17,57 | 0,00 | 17,57 |
Laplace Investimentos Gestão de Recursos Ltda. | 22,94 | 0,00 | 22,94 |
Gavea Investimentos | 5,72 | 0,00 | 5,72 |
Outros | 28,82 | 0,00 | 28,82 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)?
Podemos lucrar com as ações da Terra Santa Agro (TESA3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: é quando compramos ações da Terra Santa Agro (TESA3) com a intenção de vender depois de um tempo mais longo ou mais curto por um preço maior. Também podemos vender as ações (alugando-a antes) pra recomprá-las por um preço mais barato, caso nossas análises digam que o ativo vai cair de valor. Esse tempo varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão, podendo durar horas ou até mesmo segundos), swing trade (operações que duram alguns dias) e position trade (operações que duram algumas semanas.
- Distribuição de dividendos: dividendos são a distribuição obrigatória de pelo menos 25% dos lucros da empresa entre suas ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A decisão de investir em ações, sejam elas da Terra Santa Agro (TESA4) ou não, tem a ver com o quanto você está disposto a se envolver com os riscos do mercado de renda variável.
Mesmo ações de grandes empresas como a Terra Santa, muitas vezes estão expostas às crises nacionais, mundiais e a movimentos meramente especulativos que só técnicas adequadas podem detectar. Então, o investimento a longo prazo é um risco alto. Quanto mais tempo nos expomos, maiores as chances de sermos atingidos por algum revés.
Devemos tomar cuidado com a ideia de que se uma empresa está com ações constantemente em valorização isso significa que esse movimento continuará indefinidamente. Muita gente diz que, no longo prazo, as ações sempre valorizam, mas a prática e casos testemunhados por muitos de nós, mostram que isso não chega a ser uma completa verdade. Nem todo o mundo tem o sangue frio de ver seu dinheiro desvalorizar com o ativo que comprou e, ainda assim, mantê-lo encarteirado.
Não podemos deixar de citar o caso da crise do Novo Coronavírus. Muitos investidores novatos venderam suas ações com perdas de metade de seu investimento ou até mais. E, na outra ponta, estavam os big players se aproveitando da liquidez dada pelos desesperados. Quem usou as metodologias do Raio X Preditivo observou a movimentação institucional (através do aumento de volume) e aproveitou para comprar também ações de boas empresas a preço de banana.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxas de corretagem (pela execução de cada uma das ordens de compra e venda), taxa de custódia (para manter as ações que você comprar em custódia, muito embora as corretoras estejam abandonando sua cobrança)
- Taxas da bolsa: uma pequena porcentagem sobre o valor financeiro de cada operação de compra e venda chamada emolumentos. Os emolumentos correspondem à negociação e à liquidação e, para pessoas físicas, é de 0,0375% do total negociado.
- Impostos: ISS (o imposto sobre serviços é 5% sobre a taxa de corretagem, cobrado pela prefeitura de São Paulo) e Imposto de Renda (a alíquota é de 20% para operações de day trade e 15% para operações que duram mais de um dia, incidente sobre lucro se lucro houver).
No caso do Imposto de Renda de operações com mais de um dia, há isenção nos meses em que as vendas não superaram R$ 20 mil. Para operações de day trade não há isenção. Perdas de meses anteriores podem ser subtraídas de lucros do mês atual a fim de se obter abatimento. O recolhimento é mensal, de responsabilidade do próprio investidor, via Darf a ser pago até o último dia útil do mês seguinte em que se conseguiu lucrar.
- Recentemente a bolsa de valores passou a cobrar 0,12% sobre os proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) de carteiras de ação cuja soma fosse igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que está ensinando pioneiramente a Nova Análise Técnica no Brasil.
A Análise Técnica tradicional, antiga, observa o comportamento do preço dos ativos, como os da Terra Santa (TESA3), para tentar prever o seu futuro. Porém, o preço quando aparece no gráfico do ativo, já é passado e, embora possa ter um grau de acerto e uma fundamentação estatística, ele se baseia em comportamentos anteriores que podem ou não se confirmar.
A Nova Análise Técnica se baseia na atuação dos grandes investidores institucionais, denunciada pelo grande volume de dinheiro e ativos que eles movimentam. Os grandes movimentos de preço, sem dúvida, são meros efeitos dessa causa anterior, o comportamento dos Big Players.
O Raio X Preditivo desenvolveu os conceitos e ferramentas para ler essas causas e se adiantar aos movimentos do preço. Assim, com ela, você pode determinar com mais precisão o momento de comprar ou vender ações da Terra Santa (TESA3).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)?
Antes de decidir por comprar qualquer tipo de ação, por exemplo as da Terra Santa (TESA3) devemos saber onde estamos nos metendo.
A bolsa de valores é um dos mercados mais competitivos que existem e dificilmente pode ser considerado um investimento em que podemos nos posicionar passivamente.
Portanto, a melhor coisa, antes de mais nada, é fazer um curso que lhe ensine os melhores momentos para comprar e vender ações, contratos futuros e outros ativos e derivativos negociados no mercado de risco.
Tão logo você tenha iniciado um curso, o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora. Atualmente isso é fácil, bastante entrar no site de sua escolhida, preencher um cadastro e, em menos de 24 horas, sua conta estará aberta.
A seguir transfira o dinheiro para sua nova conta a partir de uma conta bancária de mesma titularidade. Esse passo, inicialmente, não é necessário: não há saldo mínimo, não há mensalidade e nem saldo de permanência nas corretoras.
E enquanto você não depositar nada, pode praticar em uma conta demo a compra e a venda de ações, contratos futuros, opções e demais papeis negociados. É uma boa maneira de testar seus novos conhecimentos e ir ganhando confiança (embora negociar com dinheiro de verdade coloque o fator emoção em jogo; apenas se a sua metodologia transmitir confiança, a emoção será colocada de lado).
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TERRA SANTA AGRO (TESA3)
Como podemos ver, o investimento de longo prazo, mesmo em empresas boas como a Terra Santa (TESA3) pode ser arriscado no longo prazo. Mesmo para operações em que ficaremos muito tempo com os ativos, há o momento certo de entrar. Mais ainda se estamos pensando em operações de curto prazo. Para encontrar esses momentos, o ideal é detectar a atuação de parceiros fortes em determinados níveis de preço. Para conseguir fazer isso, devemos olhar o volume de negócios presente e passado, rastros deixados pelos investidores institucionais. Esses rastros são facilmente encontrados pela metodologia do Raio X Preditivo.