As ações da Tegma (TGMA3) vão cair ou vão subir? Pare de tentar adivinhar e passa a utilizar uma metodologia preditiva a partir do comportamento dos grandes players do mercado
As ações da Tegma (TGMA3) são de uma empresa cujo principal negócio é transportar veículos para montadoras. Não só o transporte: mas também a logística toda da operação, abarcando diversas etapas dessa atividade, fundamental para um dos principais setores da economia, dos negócios, do comércio. Claro que, para seus negócios irem bem, a indústria automobilística deve também estar em excelentes condições. Para isso, é necessário que o país retorne a seu crescimento.
As ações da Tegma (TGMA3) nesse contexto, seriam interessantes para investirmos? Este artigo não é só para apresentar essa companhia, mas para mostrar a metodologia que utilizamos para decidir pela compra ou pela venda desses ativos, observando o comportamento dos investidores institucionais – big players com condições de influenciar o preço e prever possíveis altas e quedas – através do volume de negócios que só eles são capazes de desencadear em um ativo.
- O que é a Tegma e suas ações (TGMA3)?
- Ações da Tegma (TGMA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Tegma (TGMA3)?
- Formas de ganhar em ações da Tegma (TGMA3)?
- Investir ou não investir em ações da Tegma (TGMA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Tegma (TGMA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Tegma (TGMA3)?
- Conclusão
A Tegma tem 66.002.915 de ações ordinárias. E, desse total, 32.007.080 (48,49%) se encontram em livre negociação.
1. O QUE É A TEGMA E SUAS AÇÕES (TGMA3)?
Segundo a página das ações da Tegma (TGMA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Prestação de Serviços de Logística Para A Indústria Automotiva. Gerenciamento de Estoques E Pátios. Atividades de Armazém Geral. Pdi. Dentre Outras.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Rodoviário
A Tegma foi fundada em 1969 como transportadora Sinimbú, nome da rua da qual a empresa funcionava em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
A empresa foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso e era responsável por transporte de carnes.
Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da marca General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo, com a conquista de novos clientes, aquisição de outras empresas. Depois de 50 anos de existência se consolidou como uma das principais operadoras logísticas do país.
A Tegma atua na logística de veículos prontos para praticamente todas as montadoras instaladas no país e as principais importadoras. A atuação da Tegma envolve a coleta dos veículos na fábrica ou no porto, a gestão de pátios das montadoras, o armazenamento de veículos não faturados, serviços de acessorização e o transporte dos veículos até as concessionárias ou os portos. Todo esse processo é transcorrido com o know-how de 50 anos de atuação e com um abrangente controle baseado em um robusto sistema tecnológico de rastreamento dos equipamentos de transporte em estradas, localização de veículos por chassi em pátios de até 8 mil veículos e um processo orientado por KPI´s (GEROT – Routine Management). O nosso modelo de negócios não é baseado em ativos. Para nossas operações, utilizamos em sua grande maioria ativos alugados ou contratamos de terceiros.
A Tegma chegou a distribuir 1,2 milhão de veículos em 2012, utilizando pátios por todo o país que somam 1,8 milhão de m² e 1,4 mil equipamentos de transporte, sendo sua grande maioria de parceiros de longa data.
A companhia é listada desde julho de 2007 na B3 de São Paulo, na mais alta categoria de governança Novo Mercado. A partir do IPO iniciou as operações da logística integrada e hoje é reconhecida como um importante operador logístico para operações de logística industrial/inbound (abastecimento de linha de produção) e armazenagem de bens de consumo no Brasil. Na logística industrial a Tegma presta serviço para indústrias dos ramos de cuidado pessoal (home´n care) e vidreiros, transportando matéria prima até as fábricas e também para o ramo de eletrodomésticos, gerenciando o fluxo de peças para as fábricas. Na atividade de armazenagem a Tegma presta serviços por meio de 22 mil m² de armazéns em São Paulo e no Rio de Janeiro de gestão de estoques, etiquetagem, separação de pedidos para diversos clientes do setor de bens de consumo, alimentícios, entre outros. A empresa faz parte de uma Joint Venture chamada GDL no Espírito Santo, para serviços de armazenagem geral e alfandegada.
Logística automotiva
A atuação inicia-se com a coleta dos veículos 0km nas montadoras, portos ou transformadoras, os quais são transportados por caminhões “cegonhas” próprias ou terceirizadas, até centros consolidadores, onde é realizada a roteirização das viagens e expedição para 650 concessionárias em todo país.
Serviços incluem o planejamento de todas as etapas do transporte de cargas, de modo a obtermos rotas otimizadas, baseadas na distância a ser percorrida, transit time, disponibilidade de equipamentos e maximização das cargas para embarque.
Além disso, usa softwares que simulam rotas, roteirizam a carga e a melhor posição dos diferentes tipos de veículos nas carretas, controla tempo de pátio e tempo total da viagem (transit time), dentre outros serviços. As cargas são monitoradas em tempo real durante seu deslocamento, e permite realizar um acompanhamento preventivamente a fim de evitar atrasos na entrega. Além disso, o cliente pode realizar o acompanhamento direto através de ferramenta disponibilizada em website.
Gestão de pátios e armazenagem de veículos
A gestão de pátios corresponde ao serviço de administrar os veículos que acabaram de ser produzidos ou importados. Nesses casos utiliza áreas próximas às fábricas ou aos portos que chegam a comportar oito mil veículos. Para o gerenciamento de estoques e centros de distribuição de veículos, contamos com sistemas operacionais que nos auxiliam a monitorar os estoques de veículos nos pátios, sistemas esses que estão interligados via internet, possibilitando que o cliente faça o acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo. O nível de avaria nos pátios é de extrema importância e controlado por indicadores de forma apurada.
Em pátios ao redor do Brasil e normalmente perto das montadoras/portos também realiza os serviços de armazenagem dos veículos produzidos e não faturados para clientes.
Pdi (pre-delivery-inspection)
Nos centros de serviços automotivos, realiza os serviços PDI que correspondem à instalação de acessórios (rádios, vidros e travas elétricas, película no vidro, adesivagem, entre outros) e a inspeção de entrega de veículos zero km (PDI – Pre Delivery Inspection) conforme modelo e informações recebidas dos clientes, serviços de estocagem e entrega final (em instalações próprias e do cliente).
Armazenagem
Inclui o planejamento da entrada, manuseio e separação, picking ou separação e preparação de pedidos e expedição, com o acompanhamento de indicadores de desempenho. Outras atividades englobam logística reversa, cross-docking (sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega), inspeção de mercadorias, tracking ou rastreamento do pedido em tempo real, acompanhamento de inventários cíclicos e gerais, montagem de kits em geral, gerenciamento de peças e instalação de equipamentos.
Os serviços são realizados em centros de distribuição com 26 mil metros quadrados de área coberta, distribuídos pelo território nacional, equipados e automatizados com estrutura de segurança e todos os requisitos exigidos pelos órgãos intervenientes, entre eles a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso realiza operações nas instalações dos clientes (in house), planejando e gerenciando todo o fluxo de produtos, desde o recebimento até a entrega aos clientes finais.
A Tegma é responsável pelo gerenciamento das etapas da logística dos clientes, através de ferramentas de gestão (WMS – Warehouse Management System e TMS – Transportation Management System), que permite nossos clientes terem acesso ao status das suas mercadorias a partir de seu ingresso nos armazéns.
Logística industrial
Na operação de logística industrial, a Tegma atua em toda a gestão da etapa da logística que engloba desde o recebimento dos produtos no porto, ou na fábrica de origem, até o abastecimento das linhas de produção. Na logística industrial (operações que são relacionadas ao fluxo de materiais e informações) desde os fornecedores de matéria prima até o recebimento dessas mercadorias na fábrica), a empresa oferece serviços como operação portuária, armazenagem, transporte, movimentação de granéis sólidos e líquidos e produtos acabados e operação inbound de matérias-primas. Por exemplo, as operações de transferência e armazenagem de matérias-primas são realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, e para o segmento químico a Tegma é responsável por uma movimentação de mais de 1 milhão de toneladas por ano.
O que são as ações da Tegma (TGMA3)?
As ações de uma empresa são pequenos pedaços de seu capital social.
Quando uma empresa abre seu capital social na bolsa de valores, passa a negociar esses “pedaços”.
Geralmente isso é feito quando se pretende captar recursos do mercado a fim de investir em programas de crescimento.
Quem compra as ações lançadas passa a ser investidor. Ou, mesmo, sócio. Porém, nem todos gostam da ideia de serem “sócios” e preferem ser “traders” negociando ações, vendendo quando as ações vão cair e comprando quando vão subir.
Histórico da empresa e de suas ações (TGMA3)
- 1969 – Inicia operações de transporte em 1969 como Transportadora Sinimbu Ltda
- 1998 – A partir da unificação das operações logísticas da Sinimbu com outras duas tradicionais empresas brasileiras de transporte, a Schlatter e a Transfer, e a entrada da Axis do Brasil, cujos acionistas eram o Grupo Coimex e a Allied Holdings (maior operador logístico de Transporte Outbound dos Estados Unidos da América), passa a operar sob a denominação social de Axis Sinimbu Logística Automotiva S.A.
- 2001 – Adquirime a Translor Veículos Ltda., empresa pioneira no transporte de veículos 0 km no Brasil
- 2002 – Muda a denominação social para Tegma Gestão Logística Ltda., em decorrência da aquisição da participação detida pela Allied Holdings pelo Grupo Coimex e pelo Grupo Itavema-Sinimbu
- 2004 – Adquirie 49% das ações da Catlog, provedor logístico único da Renault e da Nissan no Brasil
- 2007 – Realizamos IPO na Bolsa de Valores de São Paulo, adquire as empresas Tegma Cargas Especiais Ltda, P.D.I. Ltda. e a Tegma Logística Integrada S.A. (antiga CLI) e criamos a Tegma Venezuela S.A.
- 2008 – Adquire o negócio de transporte de veículos operado pela CTV, que apresenta forte atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil
- 2011 – Adquire o controle da Direct Express Logística Integrada S.A., empresa responsável por entregas B2B e B2C com forte presença no mercado de e-commerce.
- 2012 – Adquire o negócio operado pela LTD Transportes Ltda., através da aquisição de 100% da Trans Commerce Transportes de Cargas Ltda, focado no mercado de logística fracionada, em especial na distribuição de mercadorias com peso acima de 30 Kg
- 2014 – Vende a Direct Express para a sociedade controlada pela B2W – Companhia Digital, 8M Participações Ltda.
- 2017 – Foi aprovado pela Administração a alienação da participação de 25% na Controlada em conjunto Tegma Venezuela S.A
- 2018 – Foi celebrada a criação da GDL Gestão de Desenvolvimento em Logística Participações S.A., uma joint venture que congregará as atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias em geral desenvolvidas em Cariacica-ES pela Tegma Logística Integrada e pela Companhia de Transportes e Armazéns Gerais (SILOTEC)
2. AÇÕES DA TEGMA (TGMA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Tegma (TGMA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, que já foi conhecida como Bovespa e, mais tarde, como BM&FBovespa. Finalmente, com a chegada da Cetip ao grupo, a bolsa passou a se chamar B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
As ações das empresas são totalmente negociadas em meio eletrônico, através do sistema PUMA. Assim, basta ter um computador conectado à internet, um programa pra negociação e uma conta em uma corretora. Isso é suficiente pra negociarmos ações da Tegma (TGMA3) na bolsa de valores.
Quais ações a Tegma possui?
Todas as ações da Tegma são ordinárias, isto é, aquelas que dão direito a voto nas assembleias. Claro que, pra se ter voz nessas assembleias, não basta ter apenas um milhão de ações. É preciso ter uma parcela representativa de papeis e sermos os chamados acionistas majoritários.
Qual são os códigos das ações da Tegma
O código das ações da Tegma é TGMA3. O nome desse código é ticker. Todo ticker é formado por quatro letras e um dígito e cada ação de cada companhia tem um ticker diferente.
As ações da Tegma (TGMA3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Tegma (TGMA3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Muitas ações brasileiras são negociadas em bolsas estrangeiras, frequentemente nas bolsas americanas.
Quando isso acontece é através de American Depositary Receipts, recibos que são negociados como se fossem as próprias ações, enquanto as ações de fato ficam custodiadas no brasil por uma empresa financeira responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Tegma (TGMA3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Cabana Empreendimentos E Participações Ltda. | 7,30 | 0,00 | 7,30 |
Itau Unibanco S.A. | 7,46 | 0,00 | 7,46 |
Ricardo Moreira Franco | 0,77 | 0,00 | 0,77 |
Coimex Empreendimentos E Participações Ltda. | 20,01 | 0,00 | 20,01 |
Mopia Participações E Empreendimentos Ltda. | 23,33 | 0,00 | 23,33 |
Outros | 41,03 | 0,00 | 41,03 |
Ações Tesouraria | 0,10 | 0,00 | 0,10 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)?
Podemos lucrar com as ações da Tegma (TGMA3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: destacamos este modo. Através da Nova Análise Técnica podemos detectar a atuação dos grandes investidores institucionais e antecipar, assim, os movimentos de preços mais importantes. Assim, compramos quando achamos que vai subir e vendemos rapidamente, tão logo o preço atinja o alvo esperado. Também podemos vender, se achamos que vai cair. Essas operações de curto prazo podem durar de segundos (day trade) a meses (position trade).
- Distribuição de dividendos: se, no entanto, o investidor quiser ficar com as ações compradas durante um longo período de tempo expondo seu dinheiro às flutuações de um mercado incerto no longo prazo, existe a opção do “buy and hold”. Literalmente, comprar e segurar, não importa o que aconteça. Os dividendos são 25% dos lucros da empresa que são divididos entre as ações e distribuídos a seus possuidores, os investidores. Se a empresa não lucrar em determinado trimestre ou ano, não há dividendos.
Vejamos os dividendos mais recentes da TGMA3:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 07/11/2019 | 12/11/2019 | 26/11/2019 | 0,17 | 0,56% |
Juros Sobre Capital Próprio | 29/08/2019 | 04/09/2019 | 16/09/2019 | 0,11 | 0,34% |
Dividendo | 29/08/2019 | 04/09/2019 | 16/09/2019 | 0,34 | 1,02% |
Juros Sobre Capital Próprio | 24/04/2019 | 24/04/2019 | 07/05/2019 | 0,11 | 0,42% |
Dividendo | 24/04/2019 | 24/04/2019 | 07/05/2019 | 0,32 | 1,27% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TEGMA (TGMA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Como você vai ler em outros artigos nossos, não somos favoráveis à ótica das ações como investimento de longo prazo. Consideramos a bolsa um ambiente especulativo e salvo situações em que testemunhamos grandes crises, com quedas muito rápidas de preço com boas oportunidades de compra, não recomendamos o longo prazo. Por exemplo, teria sido uma boa ideia comprar ações em março e abril de 2020, devido à crise do Corona Vírus. Foi o que os big players (investidores institucionais) fizeram, aproveitando a liquidez que os novatos desesperados deram, vendendo seus papéis a qualquer preço, com medo de perderem ainda mais: os big players compraram e isso foi possível de ser lido através da metodologia do Raio X Preditivo. O Raio X acompanha a atuação profissional através do volume e a atuação profissional foi elevada no fundo do mercado (muito volume em compras).
Porém, mesmo em trades, que oferecem menos risco pela menor exposição durante o tempo, há uma situação em particular que você deve ponderar.
Trata-se de mercado de renda variável: mesmo com as melhores estratégias, nunca sabemos quanto realmente podemos ganhar ou até mesmo perder.
As ações da Tegma (TGMA3) são importantes e de uma empresa sólida? Claro que sim. Mas existem outros fatores influenciando no preço desse ativo além da própria solidez da companhia.
Portanto, se, por um lado, comprar ações pode dar muito lucro, mais do que em qualquer renda fixa, a principal desvantagem desse tipo de investimento é o risco.
Por isso, olhamos com cautela a permanência em “investimentos” ou em “fazer poupança” com ações. Poucos investidores têm a qualidade de leitura do mercado para escolher boas empresas e, ao mesmo tempo, a segurança de comprar mais ações em momentos de crise (justamente quando elas estão desvalorizando e o seu dinheiro também). Afinal, nada garante que elas não continuarão desvalorizando.
Nosso posicionamento é o de fazer trades de curto prazo, em que a curta permanência, os valores pequenos (relativamente ao capital total possuído) e as faixas limitadas de lucro e prejuízo, nos protegem de perdas que em prazos mais longos podem ser bastante debilitantes, financeiramente falando.
No entanto, em suas páginas de relacionamento com o investidor, as empresas sempre apontam suas vantagens e seria espantoso se não o fizessem. Segundo a página de relacionamento com investidores da Tegma (TGMA3), a empresa tem as seguintes vantagens:
- OPORTUNIDADE DE MERCADO: a Tegma busca o mercado de terceirização da logística no Brasil. Os clientes devem focar nas suas atividades principais e que a atividade de logística tanto outbound quanto inbound (e às vezes até interna) devem ser realizadas por empresas especializadas para gerar ganhos para toda cadeia de produção do clientes, incluindo fornecedores e clientes.
- ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR A VISÃO E GERAR CRESCIMENTO/VALOR: a logística é composta por diversas etapas imprescindíveis para o funcionamento eficiente do processo. A Tegma busca se inserir nas etapas mais críticas desses processos, no intuito de oferecer ganhos para toda cadeia de produção dos seus clientes e, com isso, criar um vínculo/parceria capaz de se sustentar por um longo tempo.
- PRINCIPAIS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS: a Tegma acredita que para se atingir a excelência em um setor tão fragmentado como a logística no Brasil é necessário investir em inovação, governança e sustentabilidade.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxas de corretagem (pela execução de cada uma das ordens de compra e venda), taxa de custódia (para manter as ações que você comprar em custódia, muito embora as corretoras estejam abandonando sua cobrança)
- Taxas da bolsa: uma pequena porcentagem sobre o valor financeiro de cada operação de compra e venda chamada emolumentos. Os emolumentos correspondem à negociação e à liquidação e, para pessoas físicas, é de 0,0375% do total negociado.
- Impostos: ISS (o imposto sobre serviços é 5% sobre a taxa de corretagem, cobrado pela prefeitura de São Paulo) e Imposto de Renda (a alíquota é de 20% para operações de day trade e 15% para operações que duram mais de um dia, incidente sobre lucro se lucro houver).
No caso do Imposto de Renda de operações com mais de um dia, há isenção nos meses em que as vendas não superaram R$ 20 mil. Para operações de day trade não há isenção. Perdas de meses anteriores podem ser subtraídas de lucros do mês atual a fim de se obter abatimento. O recolhimento é mensal, de responsabilidade do próprio investidor, via Darf a ser pago até o último dia útil do mês seguinte em que se conseguiu lucrar.
- Recentemente a bolsa de valores passou a cobrar 0,12% sobre os proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) de carteiras de ação cuja soma fosse igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que, antes de tudo, analisa o volume de ativos negociados. Grandes volumes negociados demonstram que uma tendência é de alta ou baixa é consistente. Grandes volumes em uma mesma faixa de preço indicam que há grande interesse naquele nível de valor. Dependendo do contexto, grandes volumes podem indicar pânico extremo ou euforia máxima, mostrando que uma tendência está no final.
Sem a análise do volume, a observação pura e simples do preço fica oca. Com o volume, analisamos o combustível do mercado. A atuação dos grandes investidores institucionais é a única que confere esse nível de robustez ao sobe e desce das cotações.
Pode-se dizer que o Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas, ferramentas que são os indicadores que colocam a teoria dos conceitos aplicada à prática.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)?
O primeiro passo deveria – embora nem todos os investidores iniciantes tenham essa prudência – fazer um curso que ensine a realidade do mercado de trade, um curso honesto que explique o quão competitivo e metaforicamente sanguinário é esse ambiente. Bem como ter uma leitura adequada do comportamento dos preços e do volume dos ativos.
A parte de começar a comprar e vender ações, TGMA3 ou de qualquer outra companhia, é fácil: abrir uma conta em uma corretora, transferir o dinheiro, baixar um programa de negociação e pronto. Simples assim. Simples até demais. Não é à toa que mais de 90% dos traders iniciantes desistem da bolsa antes de completar seis meses de negociação.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TEGMA (TGMA3)
Como vimos, a Tegma é uma empresa que depende diretamente da indústria automotiva. A indústria automotiva, por sua vez, depende da venda de automóveis para pessoas e empresas. Em ambos os casos, companhias e pessoas devem estar seguras e à vontade para trocar de veículo, comprar o seu primeiro… para isso, é preciso empregos seguros, bons salários e, literalmente, vontade de gastar um bom dinheiro nesse bem, se comprometendo com financiamentos que podem chegar a dois ou três anos.
Nesse sentido, consideramos que a postura mais segura é observar o comportamento dos investidores institucionais que, em caso de uma retomada, podem antecipar esse movimento influenciando diretamente no preço das ações. Para saber como estão se posicionando, o mais adequado é a leitura do volume que, a certos níveis, só pode ser impactado pelos big players. A leitura de volume mais adequada, através de conceitos e ferramentas especialmente pensadas para isso você obtém com o Raio X Preditivo.