As ações da TC Tradersclub (TRAD3) são boas ou são furada? O volume de negociação e o comportamento dos big players diz tudo o que você precisa saber. Entenda
As ações da TC Tradersclub (TRAD3) entrou na bolsa de valores e teve grande valorização em seus primeiros momentos de negociação. Seriam elas um investimento interessante?
As ações da TC Tradersclub (TRAD3), por isso, são o tema deste artigo: o que é a empresa, qual a sua história, qual o seu negócio. Porém, vamos destacar aqui a metodologia que utilizamos para decidir em que ações investir e, principalmente, em que momentos e em que faixas de preço. O Raio X Preditivo é a metodologia que utiliza o comportamento dos big players (investidores institucionais) para suas tomadas de decisão. Para conseguir esse feito, utiliza a leitura do volume de negócios e encontra os pontos que esses participantes fortes tendem a defender ou até mesmo, em tempo real, sua atuação atual em determinado ativo.
- O que é a TC Tradersclub e suas ações (TRAD3)?
- Ações da TC Tradersclub (TRAD3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da TC Tradersclub (TRAD3)?
- Formas de ganhar em ações da TC Tradersclub (TRAD3)?
- Investir ou não investir em ações da TC Tradersclub (TRAD3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da TC Tradersclub (TRAD3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da TC Tradersclub (TRAD3)?
- Conclusão
A TC Tradersclub tem 279.841.605 de ações ordinárias e 86.940.212 (31,07%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A TC TRADERSCLUB E SUAS AÇÕES (TRAD3)?
Segundo a página das ações da TC Tradersclub (TRAD3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Desenvolvimento e Gestão de Plataformas para Oferecer Produtos e Serviços para o Mercado Financeiro.
- Classificação Setorial: Tecnologia da Informação / Programas e Serviços / Programas e Serviços
Segundo o site de relacionamento com investidores, a TC é uma comunidade de investidores com mais de 502 mil membros cadastrados. A plataforma oferece inteligência de mercado gerada tanto pelo networking entre milhares de investidores, que compartilham suas ideias de investimentos e trocam experiências, quanto pelo fornecimento de informações (muitas delas em tempo real e proprietárias) relacionadas ao mercado financeiro do Brasil e do mundo.
Também disponibiliza análise de dados relativos ao cenário macro e às empresas listadas em bolsa que auxiliam na melhor tomada de decisão. O terceiro braço da plataforma é o de educação financeira, com a oferta de diversos cursos (alguns deles gratuitos) para quem investe ou deseja começar a investir. A receita da empresa é obtida com a venda de planos de assinaturas, serviços e cursos.
Segundo o CEO Pedro Albuquerque, “o TC é um aplicativo gratuito e fácil de usar. Centenas de milhares de investidores debatendo especificamente sobre mercado financeiro e tudo o que impacta a Bolsa.” Nesse sentido, o objetivo do TC é tornar-se uma das maiores plataformas de comunicação e educação financeira do mundo.
São 470 colaboradores que – entre diferentes funções – contribuem para a produção, curadoria e disponibilização em nossa plataforma de centenas de conteúdos diários.
A inteligência da TC é construída a partir:
- Dos conteúdos divulgados no nosso sistema de notícias TC Mover e pela TC Rádio, primeira estação 100% focada no mercado financeiro;
- Da experiência de investidores, que compartilham suas ideias de investimentos no feed colaborativo do Trade Ideas;
- Dos relatórios de parceiros líderes em pesquisa no mercado.
A plataforma do TC também contempla:
- Informações financeiras de todas as empresas listadas na B3;
- Análise preditiva e benchmarking do setor; e
- Acesso direto a fatos relevantes e comunicados da empresas listadas;
Na plataforma, os usuários encontram:
- Centenas de artigos gratuitos;
- Gibis (comic books) e livros (e-books);
- Trilhas de conhecimento personalizadas, do ensino financeiro básico ao avançado;
- Torneios e campeonatos de investimentos, com simulações de operações cotidianas no mercado de capitais.
O que são as ações da TC Tradersclub (TRAD3)?
Quando uma empresa abre capital, como é o caso da TC TradersClub (TRAD3), significa que ela passou a ter suas ações negociadas na bolsa de valores.
As ações entram no mercado em um evento conhecido como IPO, iniciais que vêm do inglês e, em português, significam Oferta Pública de Ações. Na IPO, as ações são colocadas a disposição dos investidores.
Mas por que uma empresa faz isso?
A abertura de capital, a venda de ações, é uma alternativa muito válida para captar recursos para investir na estrutura da companhia, fazer ela crescer, dar andamento a projetos de grande porte, expandir o negócio e a atuação, ter capital de giro e até mesmo pagar dívidas. Sim, porque geralmente as empresas já estão com todo os seus recursos comprometidos com a operação já em andamento. E pedir um empréstimo vultuoso, equivalente ao próprio valor da empresa, é inviável.
Cada ação corresponde a menor fração possível do capital social da empresa. E a soma dessas frações, em tese, nos dá o valor de mercado atual de qualquer companhia. A soma das ações é aquilo que o mercado considera que ela vale.
Ao comprar ações de uma companhia estou comprando um pedaço dessa companhia. Viro sócio, acionista, investidor. Estou aceitando dividir com a companhia os riscos do empreendimento e, em troca, participo de qualquer bom fruto que ela possa ter no futuro.
Se o dinheiro captado na IPO for bem usado, de fato, a empresa vai crescer, vai valorizar. E como cada ação corresponde a um pedaço da empresa, elas vão valorizar proporcionalmente.
Todos ganham: a empresa captou recursos e os investidores veem seu patrimônio se agigantar.
Por outro lado, uma companhia que cresce, em tese, vai lucrar mais. Uma parte dos lucros deve ser dividida com os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio: uma remuneração extra para quem acreditou no potencial da empresa.
Devemos lembrar, porém, que boa parte do mercado é composta por participantes que não estão interessados em comprar ações para “investir”, “ser sócio” ou “acionista”. Os traders querem comprar ações para vendê-las tão logo atinjam um certo lucro compatível com suas estratégias.
Podem ganhar dinheiro inclusive quando as ações estão caindo. Nesse caso, eles alugam ações de um investidor, vendem e recompram quando estiverem mais baratas. O nome dessa operação é venda a descoberto e explicaremos como ela funciona mais à frente.
História da TC Tradersclub (TRAD3)
- 2015: O TC nasce, em abril de 2015, como um grupo de investidores dentro de um aplicativo de mensagens, demonstrando sua vocação para reunir uma comunidade engajada e com o objetivo de ser um espaço para troca de informações qualificadas entre investidores. O projeto é idealizado por três sócios com grande experiência no mercado: Pedro Albuquerque Filho, Israel Massa e Rafael Ferri.
- 2016: Com o crescimento da comunidade, que chega a ter cinco grupos no aplicativo de mensagens e a realizar encontros físicos, vê-se a necessidade de mudar de plataforma para haver um melhor filtro e controle das mensagens compartilhadas. A migração para a plataforma de comunicação comercial Slack, em agosto de 2016, permite a organização necessária para o gerenciamento da Comunidade TC. A seguir, é aberta oficialmente a empresa TradersClub.
- 2017: Em junho de 2017, o TC se consolida com a participação de 10 mil investidores e abre sua primeira sede em São Paulo. Ainda nesse ano, são fechadas as primeiras parcerias institucionais e é lançado o primeiro plano de assinatura para usuários: TC Master Pro.
- 2018: A robustez da operação e os desejos para a Comunidade já não são mais comportados pelo Slack e diante disso, os sócios veem a necessidade de ter uma plataforma própria, lançada em janeiro de 2018. O aplicativo e a versão web do TradersClub trazem algumas funcionalidades então muito ansiadas, como o tagueamento de notícias e ativos, a possibilidade de publicar racionais de investimentos e a segmentação de canais por interesses. Nesse período, a organização conta apenas com oito colaboradores. Tendo a inteligência de mercado como um dos seus pilares, ao longo de 2018, a Companhia investe ainda mais no time dedicado à curadoria e produção de conteúdo sobre o mercado financeiro. São lançados o feed de notícias TC News; os primeiros artigos e vídeos educacionais; e o plano TC Mover Pro que traz o diferencial de notícias 24 horas por dia, alertas urgentes, conteúdos proprietários multiformato e filtros de notícias.
- 2019: O ano de 2019 começa com 25 colaboradores no TC e a estreia do Trade Ideas, primeiro feed com ideias de investimentos do mercado. Em julho, a área de comunicação passa por uma remodelagem total e se torna oficialmente o TC Mover. Nesse mês, a plataforma alcança o marco de 100 mil usuários cadastrados e, em setembro, é realizada a primeira edição do TC Day, no qual participam 1.350 assinantes, 30 gestores e contribuidores e no qual o TC School é institucionalizado como uma diretoria independente. O ano termina com 200 mil membros na plataforma e quase 40 colaboradores na Companhia.
- 2020: Já com cerca de 300 mil pessoas cadastradas na plataforma e 75 colaboradores, o TC muda-se para uma nova sede em março de 2020. Nos quatro primeiros meses, a base de assinantes de planos triplica e novos produtos são lançados no decorrer do ano: os cursos “Análise Técnica”, com Sérgio Sanita Jr., e “Estratégias com Opções”, com Rafael Ferri; os planos TC Master e TC Private; a Carteira, funcionalidade para criação e controle da carteira de ativos; e o TC Labs, criado para desenvolver pesquisas que são úteis para lançar, no mesmo ano, o TC Matrix e elaborar novas ferramentas para o sistema de análise fundamentalista, que possui também dados de derivativos, documentos auditados e indicadores macroeconômicos. Em setembro, a Companhia é transferida para um terceiro endereço, a fim de comportar 175 funcionários.
- 2021: O TC expande mais de cinco vezes, começando 2021 com mais de 230 colaboradores. Atualmente, a Companhia pode ser considerada a TechFin no modelo SaaS (software como serviço) que mais cresce no Brasil. E os lançamentos não param. No primeiro semestre de 2021, os usuários do TC passam a contar com a TC Rádio, primeira rádio sobre mercado financeiro no Brasil, com conteúdo 100% focado em economia, finanças e investimentos; os Índices de Incerteza Macroeconômica, primeiros indicadores proprietários do TC; o novo plano TC Premium, voltado para investidores com mais de R$ 150 mil investidos na Bolsa; e a cobertura de equities no Brasil e nos Estados Unidos pelo TC Matrix, casa de análise que também passa a ter uma equipe exclusivamente dedicada a análises macroeconômicas. O início do segundo trimestre começa com a aquisição da plataforma de software contábil Sencon, especializada na apuração de resultados em renda variável e há mais de dez anos no mercado. Com a aquisição, o TC passa a contar com 502 mil usuários e cerca de 470 colaboradores. São realizados ainda dois importantes eventos: o TC Talks, primeiro festival de conteúdo sobre mercado financeiro no Clubhouse, e a segunda edição do TC Day, dessa vez online, com mais de 10 horas de conteúdo exclusivo e mais de 20 convidados externos. Na área educacional, nascem o TC Academy, ferramenta que cria trilhas de conhecimento personalizadas para cada investidor; o TC Educa, um plano para clientes institucionais aumentarem a produtividade de seus colaboradores por meio de educação financeira; e o TC Hub Cripto, pacote educacional para quem busca investir nessa classe de ativos.
2. AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da TC TradersClub (TRAD3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Se você está imaginando uma grande sala – o pit – onde há diversas pessoas berrando umas com as outras suas ordens de compra e venda, você está entregando sua idade: isso não existe mais desde 2005, na antiga Bovespa, e desde 2009, na antiga BM&F.
Tudo se dá em meio eletrônico, sem interferência direta humana, através de um sistema chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
A PUMA permite milhões de operações de compra e venda diárias, envolvendo milhões e milhões de reais em ativos, por dia, diversas delas a cada segundo, tudo em grande segurança.
Além disso, possibilita o acesso fácil de investidores e traders de todos os calibres, dos megainvestidores institucionais aos pequenos traders e investidores de varejo, como você ou eu. Podemos comprar ações, como as da TC TradersClub (TRAD3), a partir de nossa casa, com um computador conectado à internet, usando um programa chamado plataforma gráfica de negociação e uma conta na corretora, com a facilidade de um clique no mouse.
Essa aparente facilidade não deve ser confundida com a facilidade com que teremos lucro ou bons resultados no mercado, sobretudo se formos com a mentalidade atrasada de que a bolsa de valores, renda variável, funciona como a renda fixa. Podemos perder dinheiro, sobretudo se não considerarmos o quanto esse mercado é competitivo e dominado pelos grandes investidores institucionais (responsáveis estimativamente por 80% ou mais dos negócios).
Assim, é bom adotar uma metodologia de decisão de compra e venda baseada no comportamento desses participantes, amparada no volume de ativos que eles compram e vendem a cada período, causando movimentação de preços nesta ou naquela direção de acordo com a atuação daquele momento. Falaremos de um método que faz esse estudo mais adiante: o Raio X Preditivo.
Quais ações a TC TradersClub possui?
A TC TradersClub (TRAD3) possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias. Elas também têm direito a dividendos e juros sobre capital próprio (e outros proventos eventuais), mas não têm prioridade sobre as ações preferenciais. Porém, a TC TradersClub (TRAD3) não tem ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da TC TradersClub
Todas as ações da bolsa de valores têm códigos de negociação. E frequentemente os investidores e traders só se referem a elas por esses códigos, conhecidos também como ticker. Portanto é bom conhecer os códigos de suas ações preferidas. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. O da TC TradersClub é TRAD3.
As ações da TC TradersClub (TRAD3) são negociadas em quais bolsas?
as ações da TC TradersClub (TRAD3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira. A B3. No futuro, elas poderão ser negociadas nas bolsas americanas em forma de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados em bolsas como a de Nova York como se fossem ações, enquanto as ações de fato são custodiadas no Brasil, por uma empresa financeira, de maneira que não haja duplicidade na negociação dos papeis.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da TC Tradersclub (TRAD3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Israel Calebe Massa | 5,95 | 0,00 | 5,95 |
Omar Ajame Zanatto Miranda | 6,61 | 0,00 | 6,61 |
Pedro Geraldo Bernardo de Albuquerque Filho | 23,80 | 0,00 | 23,80 |
Guillermo Andres Parra Bernal | 3,52 | 0,00 | 3,52 |
Startups Br Holding Ltda. | 26,77 | 0,00 | 26,77 |
Javier Alejandro Ramacciotti | 1,42 | 0,00 | 1,42 |
Outros | 31,94 | 0,00 | 31,94 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da TC TradersClub (TRAD3), dentre as quais destacamos as seguintes:
Trade com ações da TC TradersClub (TRAD3)
O trade não visa o longo prazo, o investimento. O objetivo é entrar em operações de curto prazo e encerrá-las tão logo se obtenha o lucro desejado ou, do contrário, se entre num patamar de prejuízo cuja melhor indicação seja encerrar a operação, para que as perdas não se avolumem.
Podemos comprar ações quando achamos que elas vão subir. Tão logo elas valorizem suficientemente, de acordo com a estratégia de cada trader, é feita uma venda. Se desvalorizarem, teremos prejuízo.
Também podemos vender ações, mesmo sem tê-las. Isso é possível graças ao aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. O trader aluga ações de um investidor, as vende e, quando elas estiverem mais baratas, recompra, ficando com a diferença entre um valor e outro. Se as ações valorizarem, porém, ele terá prejuízo. Essa operação, chamada de venda descoberta ou a descoberto, é estranha aos iniciantes, mas garanto que ela é bem comum e corriqueira.
Os trades também podem ser classificados de acordo com sua duração ou periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que começam e terminam em alguns dias.
- Position trade: operações que começam e terminam em algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da TC TradersClub (TRAD3)
Outra possibilidade é remunerar as ações com dividendos. Os dividendos são parte dos lucros líquidos de uma companhia divididos entre as ações. Quanto mais ações eu tenho, portanto, mais dividendos eu recebo.
Essa é a opção dos investidores, aqueles participantes do mercado que vão comprar ações e ficar com elas nos momentos de alta e nos momentos de queda. Eles têm a intenção de acumular patrimônio em ações, uma espécie de pensamento previdenciário, uma poupança em ações.
Claro que esse tipo de estratégia exige que se escolha as ações com muito cuidado. Um dos critérios é saber se a companhia é uma boa pagadora de dividendos: se paga em todos os exercícios e se os dividendos representam um bom dividend yield, uma porcentagem que indica quanto o provento vale frente ao valor total da ação.
Se assim for, os dividendos podem ser usados para comprar mais ações. Essas novas ações renderão ainda mais dividendos que, por sua vez, servirão para comprar ainda mais ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Olhamos com cautela a permanência em “investimentos” ou em “fazer poupança” com ações. Poucos investidores têm a qualidade de leitura do mercado para escolher boas empresas e, ao mesmo tempo, a segurança de comprar mais ações em momentos de crise (justamente quando elas estão desvalorizando e o seu dinheiro também). Afinal, nada garante que elas não continuarão desvalorizando.
Nosso posicionamento é o de fazer trades de curto prazo, em que a curta permanência, os valores pequenos (relativamente ao capital total possuído) e as faixas limitadas de lucro e prejuízo, nos protegem de perdas que em prazos mais longos podem ser bastante debilitantes, financeiramente falando.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia para ler o mercado e tomar decisões de compra e venda baseada na interpretação do volume das negociações. Como o volume é a causa dos movimentos de preço, o trader consegue se posicionar, dessa forma, em regiões com maior probabilidade de acerto da operação.
O Raio X Preditivo considera o volume como o combustível do mercado. Assim, lendo as causas, essa metodologia consegue se adiantar aos efeitos.
O método também pode ser considerado como o estudo do comportamento dos investidores institucionais, que também podemos chamar de big players ou “dinheiro esperto”, visto que são eles os responsáveis por 80%, estimativamente, dos negócios que acontecem nos mercados.
Serve para ações da TC TradersClub (TRAD3) bem como qualquer outra ação negociada na bolsa de valores ou qualquer outro tipo de ativo e derivativo do mercado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)?
- Faça um curso sobre bolsa de valores e trade: pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo
- Abra uma conta em uma corretora, mas não comece a negociar ainda: abrir uma conta na corretora é grátis, não tem taxa de manutenção e não precisa depositar nada (a conta pode ficar zerada pelo tempo que você preferir)
- Aproveite para utilizar duas coisas que as corretoras oferecem gratuitamente: uma conta demo (em que você opera com dinheiro simulado) e a plataforma gráfica de negociação (um programa em que você acompanha o desenvolvimento do preço dos ativos no gráfico e que também serve para comprar e vender ações)
- Treinar suas novas habilidades, que aprendeu no curso, na conta demo não é demérito nenhum. Se você não obtiver lucros na conta demo, terá muito mais dificuldades na conta real
- Tão logo tenha treinado suficientemente, está na hora de começar a operar na conta real. Deposite o dinheiro necessário na corretora e comece a comprar e a vender ações da TC TradersClub (TRAD3).
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TC TRADERSCLUB (TRAD3)
A TC entra em um mercado que ainda tem muito o que crescer no Brasil, o de investimentos e trades e que, por isso, tem uma demanda ainda muito grande a ser suprida e, até mesmo, criada. Há muito espaço para crescimento. Suas ações, portanto, tem muito potencial mesmo se considerarmos os senões do setor de educação e do mercado de risco, em que a companhia se insere. Porém, recomendamos sempre, na tomada de decisão para investimentos e trades – por exemplo na hora de comprar ou vender esses ativos da TC – usar metodologias sérias para a análise. Nossa preferida é a análise do volume e do consequente posicionamento institucional (big players). Através do posicionamento desses participantes fortes, temos a condição de encontrar regiões seguras de trade e de investimento, com baixo risco e grande potencial de lucro. Uma das melhores metodologias para análise de volume com essa finalidade é o Raio X Preditivo.