As ações da Sequoia (SEQL3) vão cair ou vão subir? Conheça a empresa e saiba como estimar os movimentos através do volume
As ações da Sequoia (SEQL3) são de uma empresa que é de uma das maiores operadoras logísticas do Brasil. Todo o mundo viu o quanto esse tipo de empresa tem potencial em um mundo em que a circulação geográfica de produtos, bens e matérias primas será cada vez maior. A companhia abriu capital na bolsa de valores recentemente.
As ações da Sequoia (SEQL3), considerando tudo isso, seria um bom ativo para fazermos investimentos? Pra responder essa pergunta, vamos fazer um resumo, neste texto, sobre o que é a empresa e quais são suas atividades. Mas nada disso é importante se não considerarmos, na nossa decisão, o posicionamento dos grandes players do mercado. Fazemos isso através da análise de volume de negociações de uma ativo. E para fazer a análise corretamente utilizamos a metodologia do Raio X Preditivo, que vamos apresentar também neste texto.
- O que é a Sequoia e suas ações (SEQL3)?
- Ações da Sequoia (SEQL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Sequoia (SEQL3)?
- Formas de ganhar em ações da Sequoia (SEQL3)?
- Investir ou não investir em ações da Sequoia (SEQL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Sequoia (SEQL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Sequoia (SEQL3)?
- Conclusão
A Sequoia tem 126.918.336 e, destas, 75.654.813 (59,54%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A SEQUOIA E SUAS AÇÕES (SEQL3)?
Segundo a página das ações da Sequoia (SEQL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Logística.transporte Rodoviário de Cargas em Geral. Municipal. Intermunicipal. Estadual E Interestadual. Serviços de Entrega Rápida E Carga E Descarga. Dentre Outros.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Serviços / Serviços Diversos
A Sequoia é uma das maiores operadoras logísticas de varejo e tecnologia do país e é controlada pela Warburg Pincus, uma empresa de investimentos sediada em Nova York. Com sede em Embu das Artes, atua com entregas em todo o Brasil. Sua oferta inicial de ações captou R$ 1 bilhão no IPO.
Esse dinheiro será usado para aproveitamento do boom do e-commerce, causado pela pandemia. Assim, vai expandir suas operações, adquirindo novas sociedades e melhorando a estrutura e a tecnologia de seus serviços.
Foi criada em 2010 por Armando Marchesan Neto, que também é o atual CEO.
O primeiro aporte de investimentos foi em 2012, pelo fundo brasileiro BR Partners. Com o aporte, adquiriu a Linx Fast Fashion, do Grupo Linx Sistemas, em sua integridade, entrando no mercado de logística para moda, que era o foco da empresa adquirida.
Depois, em 2014, entrou o fundo americano Warburg Pincus entre os investidores, o que possibilitou que a Sequoia aumentasse sua especialidade em utilizar tecnologia aplicada à logística. Atualmente, está em 3.359 cidades brasileiras.
Segundo o site de Relacionamento com Investidores da Sequoia, a empresa atua “no espectro completo de serviços no segmento de transporte e logística, com foco na realização de entregas expressas e em soluções de logística reversa para o e-commerce”. Desenvolve, assim, uma plataforma tecnológica proprietária e escalável. Tal plataforma permite que a empresa tenha uma estrutura enxuta de ativos.
Alguns diferenciais da Sequoia:
- Soluções de entrega expressa de e-commerce
- Serviços com entrega last mile a consumidores finais (business-to-consumer – B2C)
- Serviços de carga fracionada (LTL), que consistem em serviços de transporte que utilizam capacidade parcial do veículo
- Serviços de carga completa (FTL), que consistem em serviços de transporte que utilizam a capacidade total do veículo;
- Field Services (entregas com instalação, troca e desinstalação de equipamentos portáteis);
- E logística interna (armazenamento, manuseio, separação, embalagem e expedição).
98% da frota de veículos e estrutura são terceirizados ou alugados. Isso confere flexibilidade operacional, reduzindo o volume de despesas de capital necessárias para conduzir as operações.
A plataforma tecnológica proprietária e escalável, desenvolvida pela empresa, tem como objetivo estar preparada para dar suporte ao crescimento dos mercados brasileiros de e-commerce e logística.
O que são as ações da Sequoia (SEQL3)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Sequoia (SEQL3).
Cada uma das ações da Sequoia (SEQL3) representa a menor parte do capital social da companhia. Em uma linguagem bem simples, isso significa que cada ação é um pedacinho da empresa. Isso mesmo, ao comprarmos uma ação temos um pedaço daquela empresa.
Por que as companhias fazem isso de vender ações na bolsa, vender seus pedaços na bolsa?
Quando ela faz isso, capta recursos pra poder investir em seus projetos e seu crescimento.
E por que eu compraria ações dessas companhias?
Porque se eu sou dono de um pedaço da empresa, eu vou participar do crescimento dela, que será possível através do meu dinheiro e do dinheiro de milhares de outros investidores, no melhor estilo “a união faz a força”.
Se os projetos que a empresa empreender usando o dinheiro dos investidores der certo, o valor da empresa aumentará. Consequentemente, o valor das ações aumentará proporcionalmente.
Ao mesmo tempo, a lei obriga que as empresas compartilhem pelo menos 25% de seus lucros entre os investidores na forma de dividendos. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo, participando proporcionalmente dos lucros da companhia.
Em verdade, os participantes do mercado que acabam colocando as SEQL3 no Índice Bovespa são justamente aqueles que não estão muito interessados nessa “sociedade”. São os traders que querem lucrar em operações de prazo mais curto e que movimentam diariamente milhares e milhares de ações.
Eles querem comprar quando as ações estão a um preço e vender quando tiverem valorizado, depois de um tempo pequeno (segundos, dias, semanas).
Eles também podem apostar na queda do preço das ações. Nesse caso, primeiro alugam as ações de um investidor, vendem e as compram de volta quando estiverem mais baratas (note que se elas subirem esse tipo de operação perde dinheiro). Depois de comprar de volta, devolvem ao investidor do qual alugaram as ações, pagam o aluguel e mantém o saldo entre a venda e a compra. O nome dessa operação – muito comum, embora desconhecida pelos iniciantes – é venda descoberta, venda a descoberto ou, em inglês, “short position” ou simplesmente “short”.
Histórico da empresa e de suas ações (SEQL3)
- 2010: Início das atividades em 2010, a partir da fundação por nosso atual CEO, Armando Marchesan, visando construir um modelo de negócio de logística especializado, personalizado e focado na pontualidade e velocidade de entrega.
- 2012: Aquisição da Linx Fast Fashing, expandindo nossa presença no segmento de varejo de moda. Novos clientes orgânicos: ramo de moda e casa. Aporte financeiro da divisão de Private Equity da BR Partners.
- 2013: Aquisição da Celote, consolidando o segmento de varejo de moda. Aporte financeiro do fundo de private equity Warburg Pincus LLC, com forte expertise em tecnologia aplicada à logística, com mais de 50 anos de história e investimentos superiores a 86 bilhões de dólares.
- 2016: Aquisição da YepLog: expansão para serviços financeiros. Novos clientes orgânicos: grandes players de cosméticos. Segundo aporte financeiro da Warburg Pincus LLC.
- 2018: Aquisição da TexLog: Expansão para os estados de MG e RJ. Novos clientes orgânicos: um dos maiores marketplaces e um player na liderança do segmento de bebidas. Aporte financeiro de Armando Marchesan (CEO) e Warburg Pincus LLC.
- 2019: Aquisição da NowLog: expansão para o nordeste e se tornando líder nacional em e-commerce. Novos clientes orgânicos: uma das maiores companhias de Telecom do Brasil e um dos maiores marketplaces do Brasil (B2C e B2B).
- 2020: Aquisição da Transportadora Americana – TA: alavanca a proposta da Sequoia na cadeia de B2B, expandindo atuação em LTL (Less-than-truckload). Aquisição da Direcional: proporciona crescimento adicional e reforça a posição natural da Sequoia como consolidador de mercado. Novos clientes orgânicos: empresa líder em eletrônicos e players de computação.
2. AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Sequoia são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Elas podem ser negociadas separadamente, preferenciais e ordinárias, mas o papel com maior liquidez é a Unit que reúne as duas categorias, a SEQL3.
As ações da Sequoia (SEQL3) são negociadas em ambiente totalmente eletrônico, dispensando interferência humana direta nas negociações.
Isso facilitou a vida dos traders e investidores de varejo que precisam ter apenas um computador conectado à internet, uma plataforma de negociação e uma conta em uma corretora de valores.
Quais ações a Sequoia possui?
A Sequoia possui ações ordinárias apenas. São as ações que dão direito a voto nas assembleias das companhias, mas que também têm direito a receber dividendos entre muitos outros direitos concedidos aos acionistas.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3 são conhecidas por códigos de negociação compostos por quatro letras e um numeral. O nome desse código é ticker. O ticker das ações da Sequoia é SEQL3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Sequoia (SEQL3) são negociadas unicamente na B3, a bolsa de valores brasileira.
Essa pergunta é pertinente, pois existem diversas companhias que negociam suas ações no exterior por meio de recibos que podem ser negociados como ações em outros territórios.
Por exemplo, nos Estados Unidos, as ações brasileiras são negociadas por ADRs (American Depositary Receipts). O investidor ou trader estadunidense pode assim comprar e vender esses recibos como se fossem as ações originais.
As ações originais ficam “travadas” por aqui, sob a custódia de uma entidade financeira escolhida como responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Sequoia (SEQL3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Wp Xi C Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 27,76 | 0,00 | 27,76 |
Fram Capital Sherman Ii Fip Multiestratégia | 7,28 | 0,00 | 7,28 |
Fram Capital Sherman Fip Multiestratégia | 4,88 | 0,00 | 4,88 |
Armando Marchesan Neto | 0,49 | 0,00 | 0,49 |
Itaú Unibanco S.A. | 9,63 | 0,00 | 9,63 |
Dws Investment Gmbh | 6,43 | 0,00 | 6,43 |
Morgan Stanley | 12,81 | 0,00 | 12,81 |
Compass Group Llc | 8,27 | 0,00 | 8,27 |
Outros | 22,45 | 0,00 | 22,45 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3)?
Podemos lucrar com as ações da Sequoia (SEQL3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Diferentemente do que crê o senso comum, existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações.
Por exemplo, com as SEQL3, bem como com outros ativos da bolsa, existem muitas.
Porém duas se destacam:
- Trade: no trade compramos ações a um preço na esperança de vender por um preço maior depois de um tempo mais ou menos curto. Esse tempo pode ser de alguns segundos a um dia (day trade), alguns dias (swing trade), algumas semanas (position trade). Também podemos vender as ações na esperança de comprá-las mais baratas depois de um período. Isso é possível através do aluguel de ações. Alugamos as ações que desejamos vender, vendemos e, quando estiverem mais baratas, compramos as ações de volta. Devolvemos as ações, pagamos o aluguel e ficamos com a diferença. O nome dessa operação é “venda a descoberto” e é praticada quando o trader imagina que as ações vão desvalorizar. Se, ao contrário, as ações valorizarem, terá que comprá-las por um preço maior do que vendeu e tomará um prejuízo.
- Dividendos: as companhias precisam por lei dividir 25% de seus lucros (pelo menos) com seus acionistas na forma de dividendos. Essa modalidade de se ganhar dinheiro com ações é a preferida dos que investem em ações no longo prazo. Os dividendos, assim, remuneram o seu investimento.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
O termo investimento, no seu sentido estrito, se refere a “longo prazo”. Será que as SEQL3 são uma boa pedida para o longo prazo?
Ora, a empresa é boa, é líder no setor em que atua, tem lucros consistentes. Tudo indica que, ao longo do tempo, suas ações vão valorizar.
Mas será que sabemos o que vai acontecer daqui cinco, dez, vinte anos?
Dificilmente. Haverá momentos de bonança e momentos de crise. Não sabemos se as bonanças irão compensar as crises e, mais, se seremos capazes de aguentar ver nossas economias serem solapadas à metade, como já aconteceu em outros momentos da bolsa de valores. Quem viveu 2008 lembra bem de gente vendendo ações desvalorizadas pouco antes de elas recuperarem o valor anterior. Quanto arrependimento! Quanta tristeza.
De fato, o longo prazo na bolsa de valores sofre influências sobre as quais temos poucas chances de previsão e mesmo grandes empresas sofrem com elas, bem como suas ações têm interferências fortes e impiedosas.
Por isso, nossa recomendação, em se tratando de ações, é o curto prazo, janelas de negociação mais breves e cujo horizonte está mais visível. Isso nos dá oportunidades de saída tanto no lucro quanto no prejuízo, de maneira que nosso capital não fica completamente exposto e comprometido. Sobretudo em sua totalidade e durante um longo período de tempo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Veja nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações da bolsa.
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que, antes de tudo, analisa o volume de ativos negociados.
Grandes volumes negociados demonstram que uma tendência é de alta ou baixa é consistente.
Grandes volumes em uma mesma faixa de preço indicam que há grande interesse naquele nível de valor. A partir dali, todos os que se posicionaram na compra podem ter que correr para fechar suas posições caso uma queda se comprove. Do mesmo modo, a partir desse nível, se se iniciar uma alta, quem se posicionou na venda, terá que fazer compras para fechar suas posições.
Dependendo do contexto, grandes volumes podem indicar pânico extremo ou euforia máxima, mostrando que uma tendência está no final.
Sem a análise do volume, a observação pura e simples do preço fica oca, porém é o que se observa nas metodologias tradicionais da Análise Técnica que, cada vez mais, sofre com entradas em falsos rompimentos.
Com o volume, analisamos o combustível do mercado. A atuação dos grandes investidores institucionais é a única que confere esse nível de robustez ao sobe e desce das cotações.
Pode-se dizer que o Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas, ferramentas que são os indicadores que colocam a teoria dos conceitos aplicada à prática.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SEQUOIA(SEQL3)?
Desde que você tenha dinheiro suficiente para isso, comprar e vender ações é a coisa mais fácil do mundo. Abrir uma conta em uma corretora de valores, muitas vezes não demora mais do que dez minutos. No máximo 24 horas. Tudo feito diretamente de sua casa. O TED para fazer a transferência de valores também é moleza. O problema é, uma vez passados esses processos tão simples, comprar as ações certas e na hora certa: além disso, é preciso entender o mercado de maneira a tomar as decisões certas e não se arrepender depois. Muitas pessoas veem a bolsa de valores como um método de enriquecimento fácil – sobretudo em momentos de euforia – e, pouco tempo depois, estão chateadas porque perderam muito dinheiro ou estão chateadas, “casadas” com ações que só desvalorizam e que, em suas palavras “ficaram para o longo prazo”.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA SEQUOIA (SEQL3)
As ações da Sequoia (SEQL3) têm tudo para terem um grande futuro pela frente, mas dizer que isso acontecerá com certeza é mentir. O melhor que podemos fazer é acompanhar os investidores institucionais. Os big players montam grandes posições nas empresas em que apostam – usando de diferentes estratégias – e, se necessário, defendem essas posições. Ter esse conhecimento facilita nossa entrada em pontos específicos do preço e também nossa saída, em operações com vantajosa assimetria de risco (perder pouco com a possibilidade de ganhar muito). Para saber essas regiões em que podemos ter os big players como parceiros, usamos as metodologias do Raio X Preditivo, notável por ler o volume como nenhum outro método.