As ações da Rumo (RAIL3) vão cair ou vão subir? Depois que você aprender uma coisa você não vai se importar mais com essa bobagem e vai ganhar em qualquer caso
Será que as ações dessa companhia podem realmente mudar o rumo de seus investimentos? Trocadilhos a parte, as ações da Rumo (RAIL3), ao todo, são 1,5 bilhão de ativos ordinários, sendo que, destes, 1,1 bilhão (cerca de 71%) estão em livre negociação na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
O grande interesse por negócios com ações da Rumo (RAIL3) faz com que ela seja uma das mais movimentadas do nosso mercado. Não é à toa que elas fazem parte da carteira teórica que compõe o Índice Bovespa, sendo responsável por 1,247% de peso de sua composição.
O Índice Bovespa é composto por aquelas ações que, juntas, são responsáveis por 80% dos negócios da bolsa. Assim, devido a sua grande atração, neste artigo estudaremos a Rumo, seus negócios, sua história, suas ações e veremos nossa postura quanto ao investimento nesse tipo de ativo, bem como de qualquer ativo da bolsa de valores.
- O que é a Rumo e suas ações (RAIL3)?
- Ações da Rumo (RAIL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Rumo (RAIL3)?
- Formas de ganhar com ações da Rumo (RAIL3)?
- Investir ou não investir em ações da Rumo (RAIL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Rumo (RAIL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Rumo (RAIL3)?
- Conclusão
1. O QUE É A RUMO E SUAS AÇÕES (RAIL3)?
Segundo a página da Rumo (RAIL3) no site da B3, a companhia tem a seguinte classificação:
- Atividade Principal: Prestar Serviços de Transporte de Cargas Através Dos Modais Ferroviário E Rodoviário. Dentre Outros. Isoladamente Ou Combinados Entre Si de Forma Intermodal Ou Multimodal. Entre Outros.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Ferroviário.
A Rumo S.A. (RAIL3) é a empresa resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística, em 2016.
A companhia traz serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.
Geograficamente, a abrangência da Rumo (RAIL3) é os Estados de Mato Grosso e São Paulo e os Estados da região sul do Brasil. Nesta área estão os portos mais ativos do país. Por eles, sai boa parte da produção agrícola nacional.
Os ativos da Rumo (RAIL3) inclui 12.000 quilômetros de linhas ferroviárias, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões e seus centros de distribuição e instalações de armazenamento.
A operação inclui 12 terminais de transbordo, diretamente ou em parceria. A capacidade é de aproximadamente 900 mil toneladas pra grãos, açúcar e outras commodities.
Em Rondonópolis (MT), o complexo logístico tem capacidade de carregamento mensal de mais de 1 milhão de toneladas.
A Rumo (RAIL3) controla dois terminais em Santos e participa de quatro terminais portuários, três deles localizados no porto de Santos (SP) e um localizado no Estado do Paraná, com uma capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 1,3 milhão de toneladas e uma capacidade total de levantamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano.
A Rumo (RAIL3) arrendou terrenos nesses portos com a intenção de construção e desenvolvimento de armazéns e terminais logísticos.
O que são as ações da Rumo (RAIL3)?
A Rumo S.A. (“RAIL3”) está listada desde 2017 na B3 no mais alto nível de governança corporativa “Novo Mercado”.
Quando uma empresa passa a negociar ações na bolsa de valores, na verdade ela está vendendo seu capital social aos investidores. Ao fazer a venda de seu capital social, dividido em pequenos pedaços chamados ações, a companhia está, na verdade, captando recursos pra investir em seu próprio crescimento.
Quem compra ações da companhia se transforma em sócio e, assim, deseja que a empresa se desenvolva e, por consequência, suas ações se valorizem. Do mesmo modo, se a empresa se desenvolve passa a apresentar mais lucros. Os lucros são divididos com os sócios investidores em forma de dividendos (pelo menos 25% dos lucros).
A grande verdade é que a maioria dos participantes da bolsa de valores não estão interessados em se tornar sócios das companhias. Eles querem tão somente fazer operações de compra e venda em que o resultado final seja o lucro, baseado na volatilidade (variação) do preço.
Podemos comprar ações pensando em vender dali a um tempo, quando estiverem mais caras. Mas também podemos alugar ações, vendê-las e comprá-las de volta quando estiverem mais baratas.
Esse tipo de operação tem o nome de “trade” e quem faz trades é chamado de “trader”.
Histórico da empresa e de suas ações (RAIL3)
- 1997: A Ferrovia Sul Atlântico obtém os direitos de explorar com exclusividade a Malha Sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- 1998: Passa a operar a parcela sul da Malha Paulista, localizada no Estado de São Paulo
- 1999: Início da exploração de duas grandes malhas ferroviárias nas regioes centro e nordeste da Argentina. Passa a adotar o nome América Latina Logística
- 2000: Criação da UNIALL, Universidade Corporativa América Latina Logística, instituição que suporta todo o modelo de treinamento, de reciclagem do conhecimento e desenvolvimento das pessoas adotado na ALL, permitindo suprir a necessidade de qualificação técnica pra ferrovia
- 2001: Arrendamento dos ativos operacionais da Delara, uma das maiores empresas de logística integrada do País, assumindo as operações e os contratos comerciais da Delara no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. A integração ampliou os horizontes da empresa dando origem a uma estrutura logística consolidada.
- 2004: Ingressa no mercado de capitais com Oferta Pública Inicial na então Bovespa.
- 2006: Adquiriu a Brasil Ferrovias (Ferroban e Ferronorte) e a Novooeste, operadoras de ferrovias nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O negócio, avaliado em R$ 3 bilhões, ampliou sua atuação na principal região industrial do país e agregou à sua malha um dos principais corredores de exportação de commodities agrícolas do país, passando a atender ao porto de Santos.
- 2009: Início das obras do Projeto Rondonópolis, que compreende a expansão da malha ferroviária a partir do Alto Araguaia, novo trecho ferroviário que avança 260 km em direção à fronteira agrícola do Brasil e a construção do terminal de transbordo dem Rondonópolis. Migração ao ADR com a negociação das ações da ALL no mercado dos Estados Unidos. Assinatura dos Contratos com a Rumo Logística pra duplicação do trecho Itirapina-Santos pra transporte de açúcar com expansão da capacidade da ferrovia.
- 2010: Migração ao Novo Mercado da listagem da Bolsa. Criação da Braso Logística, que desenvolve serviços de logística intermodal de contêineres, como transporte ferroviário, armazenagem, operação de terminais e outros serviços.
- 2011: Criação da Ritmo Logística (RAIL3), que presta uma variedade de soluções rodoviárias pra vários segmentos tendo foco na captura do mercado de ponta rodoviária no entorno da ferrovia. Criação da Vetria Mineração, empresa tendo o objetivo de desenvolver uma solução integrada para a extração, logística e comercialização de minério de ferro do Maciço de Urucum, localizado na região de Corumbá (MS). A Vétria já nasce tendo uma mina operacional de alta qualidade e quantidade de minério, um contrato com capacidade na ferrovia e um terreno licenciado para a construção de um terminal no porto de Santos.
- 2012: Início das operações do Projeto Eldorado, contrato de 15 anos de transporte de celulore via Ritmo e ALL Operações Ferroviárias no trecho de Aparecida do Taboado (MS) a Santos, tendo volume estimado de 750 mil toneladas por ano.
Conclusão da Obra Rondonópolis, de acordo com o prazo e custo esperados. Ao todo foram investidos pouco mais de R$ 700 milhões desde 2009. A conclusão do projeto representa um marco para a geração de caixa da ALL, uma vez que os investimentos das operações ferroviárias cairão para o patamar de crescimento orgânico e o novo trecho trará uma contribuição relevante para os resultados operacionais. - 2013: Conclusão da primeira fase de certificação das reservas da Mina da Vetria, tendo volume de 10 bilhões de toneladas inferidas de minério de ferro com teor médio de 46%. Saída das operação da Argentina, com anúncio do Governo Argentino de estatização das duas malhas ferroviárias de concessão da ALL. Anúncio da Capitalização Brado Logística.
- 2014: A Vetria, que era uma parceria entre (Ve)torial, (Tri)unfo e (A)LL, não vingou por dificuldades em se obter as licenças ambientais necessárias e pela falta da entrada de um sócio estratégico.
- 2015: Fusão da Rumo e da ALL.
2. AÇÕES DA RUMO (RAIL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Rumo (RAIL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira a B3, em meio eletrônico sem envolvimento humano direto envolvido, sem papelada e sem burocracia.
Desse modo, qualquer um com uma conta em uma corretora, um computador conectado à internet e uma plataforma de negociação (um programa) consegue negociar RAIL3 ou qualquer outra ação de companhias que estão listadas na bolsa.
Porém, isso também vale para os grandes investidores institucionais. Os investidores institucionais são companhias altamente competitivas que negociam nas bolsas de valores do mundo e através do grande volume de suas operações, sua tecnologia (hardware e software) e pessoal altamente preparado conseguem influenciar o preço dos ativos quase como se ignorassem a qualidade das empresas que o emitiram, a situação econômica nacional e internacional.
De fato, muitos desses big players têm faturamentos anuais equivalentes ao PIB de países. Assim, ao mesmo tempo em que temos a facilidade de negociar RAIL3 a qualquer momento que queiramos, precisamos estar cientes de que estamos no mesmo ambiente que esses participantes.
Quais ações a Rumo possui?
A Rumo (RAIL3) possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias aos sócios que as possuem.
Porém, não imagine que ter apenas 100 mil ações da Rumo (RAIL3) seria suficiente para que você tivesse voz numa dessas assembleias. Num universo de 1,5 bilhão de ações, isso é muito pouco.
Qual são os códigos
As ações, para serem negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, precisam de códigos de negociação. Esses códigos de negociação são compostos de quatro letras e um numeral. O nome técnico disso é ticker. O ticker das ações ordinárias da Rumo é RAIL3.
São negociadas em quais bolsas
A ALL chegou a ter ADRs negociadas no mercado americano, mas atualmente a Rumo não tem ADRs nas bolsas dos Estados Unidos.
ADRs ou American Depositary Receipts são recibos que podem ser negociados como ações nos mercados estrangeiros enquanto o papel original fica sob a guarda de uma entidade financeira custodiante em solo brasileiro.
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3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?
Segundo a página da Rumo (RAIL3) no site da B3, os principais acionistas são os seguintes:
Nome | %ON |
Julia Dora Antonia Koranyi Arduini | 3,82 |
Cosan Logística S.A. | 28,47 |
Outros | 67,71 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Rumo (RAIL3). As mais conhecidas e populares, sem dúvida, são o trade e os dividendos, cada um desses se encaixando em um perfil diferenciado de “investidor”.
Trade
O trade consiste em comprar ações com o objetivo de vendê-las depois de um tempo mais ou menos curto, com lucro, depois que elas tiverem subido de preço (se o preço cair, levamos prejuízo). Também podemos alugar as ações, vendê-las e, depois, comprá-las de volta, quando tiverem caído de preço (se o preço subir, levamos prejuízo).
A duração desse trade vai nos classificar em diferentes categorias relativas à periodicidade de nossas operações:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão. Podem ter algumas horas ou até mesmo míseros segundos.
- Swing trade: duram de poucos dias a no máximo duas semanas.
- Position trade: a partir de algumas semanas até alguns meses.
Cada uma dessas operações, visa uma faixa de lucro, um nível máximo de risco e os estudos são feitos em cima de gráficos adequados ao período de investimento. Por exemplo, o day trader costuma usar o gráfico dos minutos e, no máximo, das horas.
Dividendos
O que são dividendos?
Dividendos são a parcela do lucro que uma companhia divide com seus acionistas.
Por lei, é esperado que as companhias dividam pelo menos 25% de seus lucros.
Essa forma de remuneração é a preferida de quem gosta de “investir” no sentido estrito do termo, isto é, comprar ações e ficar com elas por tempo indefinido.
Normalmente, quem gosta de dividendos usa os dividendos para comprar mais ações para se beneficiar do efeito dos “juros sobre juros”.
Uma forma de saber se os dividendos são vantajosos é somar os valores de determinado ano, possivelmente o mais recente, dividir pelo valor da ação naquele ano e multiplicar por cem. Isso nos dará os “juros” anuais sobre o valor aplicado, tornando mais fácil a comparação com dividendos de outras empresas e até com juros de aplicações na renda fixa.
Também é importante verificar se a companhia paga dividendos regularmente se temos esse tipo de estratégia.
No caso, em nosso levantamento, descobrimos que a RAIL3 não vem pagando dividendos nos últimos anos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RUMO (RAIL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos em investimento, geralmente, pensamos em longo prazo.
Ora, a bolsa de valores é aquela categoria de investimento conhecida como “renda variável”. Isto é, não sabemos quanto iremos ganhar ao final de um período mais ou menos longo: varia.
Aliás, podemos até mesmo perder dinheiro.
Quanto mais longo o prazo, mais incerto o resultado. Apesar de todos aqueles que dizem que, no longo prazo, a bolsa de valores sempre apresenta resultados positivos.
Tenho minhas dúvidas: se em reais a bolsa de valores brasileira voltou ao patamar de 2008, inclusive superando os 70 mil pontos de então, chegando a 100 mil pontos, em valores dolarizados, ainda estamos longe, longe mesmo dos níveis de há mais de 10 anos.
Isso que estamos falando em um índice que, por regra, mantém em sua carteira teórica apenas as ações com melhor desempenho. Dez anos é bastante tempo. E, ainda assim, não tivemos “bons resultados”?
Se com índices a coisa é incerta desse jeito, com ações individuais a coisa se complica ainda mais, pois ela sofre a ação de agentes ainda mais imprevisíveis que podem resultar em crises maiores ou menores:
- Políticas econômicas setoriais.
- Políticas econômicas nacionais.
- Políticas econômicas internacionais.
E também não podemos deixar de esquecer:
Sim. O céu pode ser de brigadeiro nos três primeiros itens. Se um ou mais player institucional decidir que precisa comprar ações de uma companhia, mas a preços mais baixos, ele vai fazer com que esse ativo caia usando todas as táticas de que dispõem.
Quanto mais tempo ficamos expostos em um “investimento” na bolsa de valores, maiores as chances de que venhamos a enfrentar uma situação dessas. Não é “se”. É “quando”.
Assim, nossa recomendação não é “investir” em ações. Mas aprender metodologias de negociação que nos deem horizontes mais próximos de entrada e de saída, tanto na compra quanto na venda de ativos, ainda que sejam de empresas boas, sólidas e promissoras como a Rumo (RAIL3).
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RUMO (RAIL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Comprar e vender ações envolve taxas e impostos. Conheça os principais:
- Taxa de custódia: era uma taxa que as corretoras cobravam dos investidores para que as ações que eles comprassem ficassem sob sua guarda. Felizmente, essa taxa vem entrando em desuso e diversas corretoras não as cobram mais.
- Taxa de corretagem: taxa cobrada para a execução de ordens de compra e venda. Varia de corretora para corretora, de ativo para ativo, com o volume financeiro da operação e até mesmo no caso de o investidor ter comprado um pacote pré-pago de corretagem.
- Taxas da bolsa: os emolumentos incidem sobre o valor financeiro de cada operação e correspondem a pouco mais de 0,03% do total para pessoas físicas.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
O Imposto de Renda varia com o tipo de operação:
- Day trade: as operações que duram menos de um pregão têm uma alíquota de 20% sobre o lucro. Se há prejuízo em meses anteriores, esse prejuízo pode ser abatido do mês em que houve lucro. A alíquota é calculada sobre o que restar (se restar algo).
- Outras operações: as operações com duração superior a um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro. Porém, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil há isenção e não é preciso recolher imposto.
Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores, clique aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
A maior parte das metodologias de Análise Técnica, atualmente, observa o movimento do preço no gráfico das ações. Porém, o movimento do preço depende de outra informação que consideramos mais importante: o volume de negócios. Sem volume, o preço não tem capacidade de se movimentar. Além disso, o volume se comporta, muitas vezes, de maneira diferente do que a Análise Técnica Clássica acredita em termos de influência.
A Nova Análise Técnica, codificada pela metodologia do Raio X Preditivo, através de ferramentas e conceitos, visa seguir o volume de maneira a entender e interpretar como os grandes players, aqueles participantes do mercado que realmente têm capacidade de influenciar o movimento de preços, estão se posicionando.
Através dessa observação, é possível identificar zonas de trade de maior probabilidade de acerto. A ideia, assim, é reduzir o stop loss, reduzindo o valor que colocamos em risco, e aumentar as chances de ganho.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?
Desde que você tenha dinheiro suficiente para isso, comprar e vender ações é a coisa mais fácil do mundo. Abrir uma conta em uma corretora de valores, muitas vezes não demora mais do que dez minutos. No máximo 24 horas. Tudo feito diretamente de sua casa. O TED para fazer a transferência de valores também é moleza. O problema é, uma vez passados esses processos tão simples, comprar as ações certas e na hora certa: além disso, é preciso entender o mercado de maneira a tomar as decisões certas e não se arrepender depois. Muitas pessoas veem a bolsa de valores como um método de enriquecimento fácil – sobretudo em momentos de euforia – e, pouco tempo depois, estão chateadas porque perderam muito dinheiro ou estão chateadas, “casadas” com ações que só desvalorizam e que, em suas palavras “ficaram para o longo prazo”.
Veja o vídeo abaixo e aprenda um método incrível para investir em ações da rumo e de outras companhias:
9. CONCLUSÃO
O Brasil precisa de transporte eficiente para sua produção agrícola e a Rumo (RAIL3) vem para atender essa demanda. Claro que o país precisa de mais recursos em termos de linhas férreas e há muito espaço para uma companhia como essa crescer. Porém, tudo pode acontecer nesse setor, mesmo considerando-se a qualidade dessa companhia.
Nossa recomendação não é investir em RAIL3, mas graças a sua volatilidade e grande número de negócios, acompanhá-la no dia a dia, esperando-se oportunidades para trades de curta duração, expondo o seu capital durante um período mais curto.
Claro que essas oportunidades devem ser encontradas através da observação do comportamento dos grandes players e isso só é possível através de uma metodologia que denuncie o volume e o fluxo de ordens agressivas de compra ou de venda. Nesse sentido, nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
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