Conheça as ações da Romi (ROMI3), uma companhia que é uma verdadeira máquina de fazer máquinas que fazem máquinas: essa empresa é uma engrenagem econômica fundamental
As ações da Romi (ROMI3) estavam em R$ 18 em fevereiro de 2020 e, em 24 de março, chegaram a R$ 7,01, graças à crise aguda desencadeada pelo novo coronavírus. Esse é o tipo de impacto que um investidor iniciante pode sofrer quando entra de cabeça na bolsa de valores e coloca todas as suas economias acreditando que o longo prazo é um lugar seguro. Será que esses novatos aguentaram o tranco?
O fato é que não é nos momentos de otimismo e euforia que buscamos o longo prazo. Sempre correremos o risco dessas pancadas. Elas sempre acontecerão na bolsa de valores.
Os momentos de crise aguda, no entanto, como o que acabamos de ver e quando todos estão vendendo suas ações assustados, é quando saímos de nossa postura de evitar o longo prazo na bolsa e indicamos o estudo da possibilidade de compra de ações pra períodos mais dilatados.
Lembrando que novas quedas podem acontecer e que a recuperação pode demorar: é preciso ter recursos na manga pra não se assustar com esses fatores. E, sobretudo, a companhia escolhida, ou as companhias escolhidas, devem ter sinais de que aguentarão os desdobramentos e as novas crises que irão se desenrolar a partir do primeiro momento.
As ações da Romi (ROMI3) por isso, são o tema deste artigo em que apresentaremos a história da companhia, seus negócios, suas características e um método que você pode usar pra investir e fazer negócios com qualquer ativo da bolsa de valores.
- O que é a Romi e suas ações (ROMI3)?
- Ações da Romi (ROMI3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Romi (ROMI3)?
- Formas de ganhar em ações da Romi (ROMI3)?
- Investir ou não investir em ações da Romi (ROMI3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Romi (ROMI3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Romi (ROMI3)?
- Conclusão
A Romi tem um total de 62.857.647 ações ordinárias ROMI3 e, destas, estão em livre negociação 29.455.637 (46,86%), isto é, em free float.
1. O QUE É A ROMI E SUAS AÇÕES (ROMI3)?
Segundo a página das ações da Romi (ROMI3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia assim se classifica.
- Atividade Principal: Indústria E Comércio de Máquinas-ferramenta.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Máquinas e Equipamentos / Máq. e Equip. Industriais.
A Romi (ROMI3) iniciou suas atividades em 1930 com uma oficina de reparo de automóveis fundada por Américo Emílio Romi, em Santa Bárbara d’Oeste – SP – Brasil.
Hoje, a Romi (ROMI3) é uma empresa cujos produtos e serviços são consumidos no mercado nacional e exportados pra todos os continentes.
Fornece para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais, com qualidade, tecnologia e confiabilidade.
Produtos:
- Máquinas-ferramenta (máquinas e equipamentos pra trabalhar metal por arranque de cavaco), em especial Centros de Torneamento, Tornos CNC, Tornos Convencionais, Centros de Usinagem e Mandrilhadoras.
- Máquinas pra Processamento de Plásticos (máquinas e equipamentos pra moldar plástico por injeção e por sopro).
- Peças de ferro fundido cinzento e nodular, fornecidas brutas ou usinadas.
A Romi (ROMI3) possui um grande número de patentes de invenções e investe anualmente cerca de 4% da receita anual líquida consolidada em pesquisa e desenvolvimento, na busca permanente por melhores soluções para os mercados em que atuamos.
Além de desenvolver diretamente a tecnologia dos produtos, investe no relacionamento e em parcerias com o meio acadêmico e com institutos de tecnologia, além de contratos de colaboração com algumas empresas líderes globais em seus ramos de atuação.
São 13 unidades fabris (11 no Brasil e 2 na Alemanha), que ocupam mais de 170 mil m² de área construída, sendo 5 de montagem final de máquinas industriais, 2 fundições, 3 de usinagem de componentes mecânicos, 2 pra fabricação de componentes de chapas de aço e 1 planta pra montagem de painéis eletrônicos.
A capacidade instalada de produção de máquinas industriais é de aproximadamente 2.900 máquinas/ano e a de fundidos é de aproximadamente 50.000 toneladas/ano.
Exportando desde 1944 e possui uma rede de distribuidores sediados em todos os continentes, além de subsidiárias de comercialização e serviços localizadas nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha, na Inglaterra, na Espanha, na França e no México.
Foi a primeira indústria genuinamente brasileira a instalar linha de produção e conceber um automóvel 100%, o Romi-Isetta, um trator 100% brasileiro chamado “Toro”, e o primeiro torno horizontal de ferramentaria 100% nacional, batizado de “Imor”, anagrama do nome da própria indústria.
O que são as ações da Romi (ROMI3)?
As ações de uma companhia são a menor fração possível de seu capital social. Capital social, em tese, é tudo o que uma empresa vale, também chamado nos mercados de “capitalização”.
Uma empresa vende parte de seu capital social nos mercados, na bolsa de valores, a fim de captar recursos pra investir em seu próprio crescimento ou mesmo pra pagar dívidas.
Essa oportunidade poderia ser aproveitada através de empréstimos ou financiamentos, mas por vezes, o valor necessário pra esses planos é muito vultoso e, por outras vezes, empréstimos e financiamentos têm custos muito altos em termos de juros. O mesmo pra emissões de debêntures.
Então a empresa faz o que se chama de abertura de capital e, depois de todo um processo preparatório, lança ações na bolsa num evento chamado IPO, do inglês Oferta Pública de Ações.
Os investidores compram essas ações e literalmente, enquanto estiverem com essas ações, se tornam “donos” de “pedacinhos” da empresa. São sócios, acionistas. Eles aceitaram, com isso, dividir os riscos do empreendimento, pra obter a possibilidade de crescimento da companhia.
Se os recursos captados com a venda das ações forem bem aproveitados, a empresa passará naturalmente a valer mais. Se a empresa vale mais, é de se esperar que seus “pedacinhos”, as ações, passem a valer mais na mesma proporção. Ou seja, elas valorizam.
Não só isso: uma empresa maior deve por consequência ter mais lucros. E, por lei, empresas de capital aberto devem dividir parte de seus lucros líquidos com os acionistas (geralmente, 25%) em forma de dividendos. Isso se torna uma outra forma de os investidores remunerarem seus investimentos.
Porém, existem outros participantes que não estão interessados em serem sócios, investidores, acionistas. Tudo o que querem os traders é comprar ações visando o lucro no curto ou no curtíssimo prazo. Tão logo elas valorizem o suficiente eles as vendem. Ou, então, se acreditam que elas vão desvalorizar as vendem – mesmo sem tê-las, numa operação chamada venda a descoberto – e a recompram mais baratas logo mais (eu explico essa operação, mais adiante, quando falarmos de trade com ações da Romi (ROMI3).
Histórico da empresa e de suas ações (ROMI3)
- 1972 – Torna-se uma Sociedade Anônima de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo;
- 1973 – Fabricação do primeiro Torno a CNC – Comando Numérico no Brasil;
- 1974 – Início da fabricação de Máquinas Injetoras de Plástico;
- 1985 – Criação da Romi Machine Tools, Ltd., nos EUA, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., pra suporte à rede de distribuição dos produtos Romi no mercado norte-americano;
- 1987 – Em 25 de junho, é fabricada a máquina de número 100.000, um torno mecânico modelo I 30
- 1990 – Início de operação da Unidade Fabril 16, em ambiente climatizado, pra a fabricação de Centros de Torneamento e Centros de Usinagem. Nesta Unidade Fabril está instalada uma sala ultralimpa voltada pra montagem de conjuntos de cabeçotes;
- 1994 – Certificação ISO 9002 pra Unidade Industrial de Fundição;
- 1995 – Lançamento do sistema de usinagem de furos de precisão Romicron;
- 1996 – Certificação ISO 9001 pra Máquinas-Ferramenta e Máquinas Injetoras de Plástico;
- 2001 – Criação da Romi Europa GmbH, tendo sede na Alemanha, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., para suporte à rede de distribuição dos produtos Romi no mercado europeu;
- 2005 – Certificação em conformidade à ISO 14001, na versão 2004;
- 2007 – Migração da Romi do mercado tradicional para o Novo Mercado Bovespa;
- 2008 – Aquisição do fabricante brasileiro de sopradoras de plástico JAC.
- 2008 – Aquisição dos ativos da Sandretto Industrie s.r.l., tradicional fabricante europeu de injetoras de plástico, com unidades fabris localizadas em Grugliasco e Pont Canavese, na região de Turim, Itália;
- 2009 – Início das operações da Unidade Fabril 82, uma nova fundição, com capacidade inicial para 10 mil toneladas anuais;
- 2009 – Início das atividades da nova unidade fabril de máquinas-ferramenta pesadas – UF 19, voltada para tornos verticais e horizontais de grande porte;
- 2009 – A Romi (ROMI3) assina acordo com a empresa italiana Lazzati s.p.a., da Itália, para fabricação da Mandrilhadoras;
- 2009 – Romi (ROMI3) ingressa no ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa, indicador composto por ações de empresas que apresentam alto grau de comprometimento tendo práticas de sustentabilidade e governança corporativa. O setor de máquinas e serviços estreia no ISE, por meio da Romi;
- 2010 – Assinatura de acordo com a empresa italiana PFG s.p.a., da Itália, para fabricação de Centros de Usinagem de Coluna Móvel; Romi (ROMI3) completa 80 anos de atividades e a produção da máquina Romi (ROMI3) número 150 mil
2. AÇÕES DA ROMI (ROMI3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Romi (ROMI3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Os negócios acontecem de maneira totalmente eletrônica. Graças à Plataforma Unificada Multiativos (PUMA) os pregões viva-voz (aquela gritaria) foram extintos.
As negociações eletrônicas não são apenas rápidas, mas também mais seguras e mais acessíveis.
Graças a essa mudança que vem se dando há mais de dez anos, podemos negociar ações da Romi (ROMI3) a partir de nossa casa, apenas com uma conta na corretora, um computador com internet e uma plataforma gráfica de negociação.
De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.
Porém, jamais devemos esquecer que pular numa fogueira também é fácil. Baste ter um pouco de madeira e fósforos.
Por isso, neste tópico, quero deixar claro sobre onde você está se metendo.
Saiba que estimativamente mais de 80% do volume de negócios da bolsa de valores se dá por conta dos investidores institucionais (big players).
São pouco mais de 50 empresas que controlam boa parte do capital mundial. Além do poderio financeiro, elas têm a seu lado elementos que fazem toda a diferença:
- Algoritmos de negociação automática, pra se aproveitar das mínimas variações de preço e desequilíbrios do mercado
- Equipamento de ponta para rodar esses códigos sofisticados
- As mentes matemáticas mais poderosas, para programar e organizar tudo isso
- Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta.
Pode ter certeza de que, quando a bolsa despencou na recente crise do Novo Coronavírus, eles estavam comprando de gente e fundos desesperados que fizeram entradas em investimentos e negociações no topo do mercado.
Assim, é importante você ter uma metodologia que mostre o que esses participantes estão fazendo, para não ir na contramão desses participantes com mais chances de controlarem e se aproveitarem dos movimentos de preço.
Para isso, as metodologias com melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Romi possui?
As indústrias Romi S.A. possuem apenas ações ordinárias.
Ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias.
Claro que, para ter alguma voz, é bom ter um número grande de ações. Não é pra todo o mundo. São os chamados acionistas majoritários.
As ações ordinárias também têm direito a dividendos, embora a preferência no recebimento é de ações preferenciais, quando essas existem.
Qual são os códigos das ações da Romi
Todas as ações que são negociadas na bolsa de valores têm códigos de negociação.
Esses códigos de negociação também são chamados de ticker.
O ticker é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da Romi é ROMI3.
As ações da Romi (ROMI3) são negociadas em quais bolsas?
As ações ROMI3 não são negociadas no exterior, apenas na bolsa de valores brasileira.
Nada impede que, no futuro, as ações da Romi (ROMI3) sejam negociadas em mercados estrangeiros.
Essa já é uma característica de diversas outras ações de companhias brasileiras.
Isso se dá através de programas de recibos, como as ADR, nos Estados Unidos.
As American Depositary Receipts são negociadas nos Estados Unidos normalmente, como se fossem ações, mas as ações de fato a que são correspondentes ficam sob custódia no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ROMI (ROMI3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Romi (ROMI3) são os seguintes:
Nome | %ON – ROMI3 | %PN | %Total |
Juliana Guimarães Chiti | 3,08 | 0,00 | 3,08 |
Maria Pia Romi Campos | 2,44 | 0,00 | 2,44 |
André Luis Romi | 2,44 | 0,00 | 2,44 |
Anna Maria de Toledo Romi | 0,25 | 0,00 | 0,25 |
José Carlos Romi | 2,44 | 0,00 | 2,44 |
Carlos Guimarães Chiti | 3,08 | 0,00 | 3,08 |
Eugênio Guimarães Chiti | 3,08 | 0,00 | 3,08 |
Frederico Romi | 1,49 | 0,00 | 1,49 |
Fundação Petrobrás de Seguridade Social | 6,89 | 0,00 | 6,89 |
Adriana Romi | 1,49 | 0,00 | 1,49 |
Américo Emilio Romi Neto | 2,44 | 0,00 | 2,44 |
Patrícia Romi Cervone | 1,49 | 0,00 | 1,49 |
Paulo Romi | 1,49 | 0,00 | 1,49 |
Romeu Romi | 2,03 | 0,00 | 2,03 |
Sandra Maria Romi Cheida | 1,49 | 0,00 | 1,49 |
Fenix Empreendimentos S.A. | 17,76 | 0,00 | 17,76 |
Outros | 46,66 | 0,00 | 46,66 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ROMI (ROMI3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Romi (ROMI3):
Trade com ações da Romi (ROMI3)
O trade consiste em operações de curto prazo que duram no máximo semanas, mas que podem chegar até mesmo a alguns segundos.
O trader compra quando acredita que a ação subirá de preço e vende quando obteve essa valorização ou, pelo contrário, a ação desvalorizou e ele teve prejuízo.
Também pode alugar ações e vender essas ações alugadas a fim de recomprá-las mais baratas, caso acredite em uma desvalorização. Nesse caso, o prejuízo acontece quando a ação valoriza.
O trade pode se classificar, entre outras, das seguintes formas:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: as operações duram alguns dias.
- Position trade: as operações duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Romi (ROMI3)
Outra possibilidade é comprar ações para “encarteirar”, praticamente “guardar para a posteridade”.
O investidor não se importa quando as ações que comprou caem de preço. Pode vir até mesmo a comprar mais, pois estão mais baratas.
Um de seus objetivos é ter muitas ações na carteira e ser remunerado pelos dividendos, que são a divisão de parte dos lucros da companhia entre os acionistas.
Confira como foram os dividendos mais recentes da ROMI3:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 17/03/2020 | 23/03/2020 | – | 0,50 | 6,67% |
Juros Sobre Capital Próprio | 10/12/2019 | 23/12/2019 | 10/01/2020 | 0,25 | 1,49% |
Juros Sobre Capital Próprio | 10/09/2019 | 16/09/2019 | 29/11/2019 | 0,40 | 2,77% |
Juros Sobre Capital Próprio | 26/03/2019 | 29/03/2019 | 31/03/2020 | 0,47 | 4,29% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/09/2018 | 17/09/2018 | 30/11/2018 | 0,25 | 3,29% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ROMI (ROMI3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Aparentemente, a Romi (ROMI3) já conseguiu retomar as suas operações fabris depois do dia 21 de abril de 2020, com a pandemia em curso. Em sua página de relacionamento ao investidor, garantiu que as interrupções não representaram impactos aos resultados do primeiro trimestre.
Para lidar com a crise, a Romi captou R$ 88 milhões em linhas de financiamento. No primeiro trimestre, teve um lucro líquido de R$ 40,8 milhões. Esse valor é equivalente a uma queda de 53,2% sobre o lucro líquido de R$ 87,3 milhões apurado no mesmo trimestre de 2019.
A empresa teve receita líquida no 1T20 de R$ 165,9 milhões com alta de 37,4% sobre os R$ 120,7 milhões de um ano antes.
Independentemente dos números, o investidor deve estar atento ao comportamento dos investidores institucionais nesse momento em que o preço das ações estão “relativamente” baratos: estão comprando? Ou estão vendendo? E em que volume?
É preciso ver o que os participantes mais fortes estão fazendo quanto à montagem de grandes posições, no sentido de não comprar ações que na verdade esses participantes poderiam estar se desfazendo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ROMI (ROMI3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos.
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro.
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ROMI (ROMI3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que utiliza o volume como parâmetro principal para tomada de decisões.
O preço é um fator secundário, nesse sentido. O volume é a causa e a movimentação dos preços é mero efeito.
Também podemos dizer que o Raio X Preditivo é uma metodologia que estuda o comportamento dos grandes players institucionais, já que são eles os responsáveis pelos maiores volumes de ativos negociados e são eles que têm capacidade financeira suficiente para desencadear os principais movimentos da bolsa.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ROMI (ROMI3)?
Primeiro, para começar a negociar ações da Romi (ROMI3), você se matricular em um curso sobre bolsa de valores, sobre mercado, sobre trade e investimento.
Sem esse primeiro passo, suas chances de conseguir lucrar na bolsa de valores são mínimas. As bolsas de valores são os mercados mais predatórios que existem. Negociar ou mesmo investir sem esse arcabouço é como ir para a Terceira Guerra Mundial armado com um estilingue.
Tem outro problema. Muitos cursos oferecidos no Brasil e no mundo baseiam-se apenas no preço e nas suas oscilações. Mesmo os mais avançados de seus indicadores nada mais são do que análises complexas e infrutíferas do preço. Eles ignoram o fator mais importante: o volume de ativos negociados.
Uma vez matriculado em um curso – indicamos, pelo motivo acima, o Raio X Preditivo -, só então, você deve criar uma conta em uma corretora de valores. Mas segure sua onda.
Ainda não é hora de colocar dinheiro de verdade nisso.
Para abrir a conta na corretora, é tudo grátis. Nem é preciso deixar dinheiro na conta. Dá para deixar zerada. Deixe assim, por enquanto.
Agora é o momento de usar duas coisas que também são grátis na corretora: a conta demo e uma plataforma gráfica de negociação.
Através da conta demo você você negocia com “dinheiro de mentira” e pode colocar em prática as estratégias que está aprendendo no curso sem risco e sem peso emocional.
Muitos dizem que se deve evitar a conta demo, que não se aprende nada nela. Eu me pergunto se os pilotos de grandes aviões comerciais pensam o mesmo de seus simuladores de voo (mesmo aqueles que já têm experiência em aviões menores).
Eu penso diferente: dificilmente você terá sucesso na conta real se você não treinar na conta demo antes. Lidar com “dinheiro de verdade” coloca elementos incontroláveis em jogo. Tem o fator emocional que surge no momento em que vemos dinheiro de verdade em jogo. Se você ainda não tiver confiança nas técnicas que acabou de aprender, o mais provável é que surte ou faça tudo errado no momento que vir que sua operação está andando R$ 200 para trás. Vai ficar com medo ou será movido pela ganância quando estiver ganhando.
Tão logo treine o suficiente para ver que as técnicas que você aprendeu funcionam e ter a certeza de que as está usando com perfeição, por um tempo que pode levar algumas semanas ou meses, só então deposite seu dinheiro e comece a operar ações reais como a ROMI3 e outros ativos da bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
A Romi (ROMI3) é uma companhia estratégica: ela faz máquinas de fazer máquinas, como dizia um antigo professor meu do CEFET-PR (hoje UTFPR). Com penetração nos mais diversos segmentos industriais do planeta, sempre será necessária.
É importante, porém, estar atento ao comportamento da companhia caso você esteja interessado em investir para o longo prazo. Mas sempre lembrando que, por mais forte que uma empresa seja, suas ações (ROMI3) não passam impunes nem frente às crises globais inesperadas nem frente ao trabalho especulativo dos big players. Taí a recente crise que não deixa mentir.
Assim, se for investir no longo prazo, não deixe de fazer uma cuidadosa análise e de fazer uma entrada cautelosa: pode cair mais – e você pode querer comprar ainda mais ações – e o dinheiro também terá que ser esquecido por um tempo (seja lá onde fica esse “longo prazo”)
Para o curto prazo e para o longo prazo, o fundamental é saber o que os big players estão fazendo (comprando ou vendendo?). Isso é possível através do Raio X Preditivo, que ajuda a ler o volume de negócios elevadíssimo que só esses participantes são capazes de levantar.
Excelente:)