As ações da Riosulense (RSUL4) podem fazer bem para seus investimentos? Não coloque nenhum dinheiro nela se você não tiver evidências que estes participantes fortes estão entrando. Descubra através de um método inovador como o nosso
As ações da Riosulense (RSUL4) são interessantes para investimento?
As ações da Riosulense (RSUL4), para responder essa pergunta, serão o tema deste artigo. Mas o real destaque deste texto em que apresentamos essas ações e a companhia é a metodologia que usamos para tomar decisões na bolsa de valores. Para o Raio X Preditivo, o volume de negócios é mais importante que o preço, pois localiza o posicionamento dos investidores institucionais e os valores que estão interessados em defender. Desse modo, o volume pode ajudar você a tomar a decisão de investir, comprar ou vender, esse e outros ativos negociados em bolsa.
- O que é a Riosulense e suas ações (RSUL4)?
- Ações da Riosulense (RSUL4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Riosulense (RSUL4)?
- Formas de ganhar em ações da Riosulense (RSUL4)?
- Investir ou não investir em ações da Riosulense (RSUL4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Riosulense (RSUL4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Riosulense (RSUL4)?
- Conclusão
A Riosulense tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 343.000 |
Preferenciais | 240.000 |
Total | 583.000 |
Destas, estão em livre negociação as seguintes:
Quantidade de Ações Preferenciais 139.898 58,29 |
Total de Ações 139.898 24,00 |
Composição do Capital Social |
1. O QUE É A RIOSULENSE E SUAS AÇÕES (RSUL4)?
Segundo a página das ações da Riosulense (RSUL4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Material de Transporte / Material Rodoviário
Há mais de sete décadas no mercado, a Riosulense está entre as maiores fabricantes da América Latina de guias, sedes, tuchos mecânicos de válvulas, camisas de cilindro e fundidos em ligas especiais. Tem ainda em seu portfólio válvulas, tuchos hidráulicos, molas e luvas do bico injetor. Com mais de 700 empregados dedicados e capacitados e amplo investimento em tecnologia e inovação de processos.
A Riosulense atua em duas frentes: fornece peças genuínas para algumas das principais montadoras do mundo e abastece os mercados automotivos nacional e internacional com as linhas de reposição. Com isso, exportamos para 25 países da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania, sempre prezando pela qualidade original das peças.
Reposição automotiva
Maior fabricante latino-americana de guias, sedes, tuchos mecânicos de válvula, camisas de cilindro e fundidos em ligas especiais. Oferece ao mercado mais de 5 mil itens, com dimensões e modelos variados, para aplicação nas principais marcas de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas e motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval.
Produtos originais
Fornece peças originais para Brasil, Estados Unidos, China e Europa: utilitários, caminhões, máquinas agrícolas e ferroviárias.
Indústria ferroviária
Oferece soluções completas em peças de aço e ferro fundido para a indústria ferroviária. Atua em todas as etapas do projeto e fornecemos peças para locomotivas, vagões e via férrea.
O que são as ações da Riosulense (RSUL4)?
Ações são pequenos pedaços do capital social de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma companhia supostamente vale, dividíssemos em frações muito pequenas. Essas frações, conhecidas como ações, são negociadas na bolsa de valores.
Ao comprar ações, eu passo a ser dono de uma parte da empresa, por menor que essa parte seja.
Mas por que as companhias fazem isso?
Muito bem. Às vezes, as empresas veem oportunidades de crescimento. Mas para aproveitar essas oportunidades é preciso dinheiro. E, provavelmente, todo o dinheiro da empresa já está envolvido com a atual operação.
Seria necessário pedir um empréstimo ou financiamento. Mas isso tem juros que podem corroer qualquer resultado positivo que supostamente teríamos adiante.
A solução? Abrir capital. É um longo processo que culmina na IPO, do inglês Oferta Pública de Ações. Nesse dia, parte das ações, que representam parte do capital social da companhia, são vendidas aos investidores.
Os investidores aceitam dividir o risco do empreendimento e, em troca, caso tudo dê certo, verão as suas ações valorizarem ao longo do tempo, caso os recursos captados com a IPO sejam bem utilizados. Se isso acontecer, naturalmente, a empresa começa a valer mais. Se ela vale mais, os “pedacinhos”, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.
Além disso, uma empresa maior e mais forte, tende a ter mais lucros. Os lucros são divididos entre os acionistas, na proporção de ações que possuem, em forma de dividendos. Os dividendos são, geralmente, 25% dos lucros líquidos de um exercício. Essa porcentagem pode mudar de acordo com o estatuto social da companhia.
Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em investimento de longo prazo ou mesmo em dividendos.
Os traders costumam comprar ações já com a ideia de vendê-las, tão logo valorizem suficientemente para obter lucro. E, se acham que o preço das ações vai cair, podem até mesmo vender (mesmo sem tê-las, através do aluguel de ações) para recomprar quando estiverem mais baratas.
História da Riosulense (RSUL4)
- 1946: Nasce, em Rio do Sul/SC, a Metalúrgica Riosulense. Entre as primeiras atividades estão os serviços de mecânica básica prestados às indústrias madeireiras e de fécula de mandioca.
- 1949: A empresa se transforma em Sociedade Anônima e inicia a atividade como fabricante de máquinas.
- 1956: A Riosulense dá um importante passo em seu crescimento e inicia as atividades no mercado automotivo, apostando na produção de guias de válvulas.
- 1980: A produção de autopeças se torna a principal atividade da empresa.
- 1985: Inicia-se o processo de desenvolvimento tecnológico.
- 1988: A Riosulense inicia as obras de construção do novo parque fabril e começa a desativar a fábrica de máquinas.
- 1990: Buscando a ampliação das atividades e uma melhor estrutura aos colaboradores, a Riosulense inaugura uma nova sede, onde está até hoje localizada.
- 1992: A companhia conquista o Prêmio de Incentivo à Produtividade e Qualidade, concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
- 1993: Os investimentos realizados trazem resultados positivos e a Riosulense passa a fornecer peças automotivas para as principais montadoras do país.
- 1997: A qualidade das peças fornecidas pela empresa atrai as montadoras estrangeiras e a Riosulense inicia a exportação de peças.
- 1999: A companhia conquista a certificação ISO 9002, que atesta a qualidade dos produtos com ênfase na produção.
- 2000: A excelência consolida a Riosulense como fornecedora de grandes montadoras.
- 2001: O crescimento da Riosulense traz novas conquistas e a empresa recebe a certificação ISO 9001.
- 2004: Após três anos de melhorias contínuas, mais uma certificação é conquistada, dessa vez a ISO/TS 16.949, que é concedida exclusivamente às fornecedoras do setor automobilístico e premia a qualidade dos produtos.
- 2007: Como mais um atestado da qualidade de seus produtos, a Riosulense conquista a recertificação ISO/TS 16949:2002.
- 2008: Agregando novos nichos de mercado, a Riosulense investe mais uma vez em sua expansão e inaugura a unidade de Fundição II.
- 2011: A Riosulense inicia uma nova linha de produção e passa a fornecer peças também para o setor de ferrovias.
- 2012: A empresa coloca em funcionamento a fábrica de camisas de cilindro.
- 2014: A Riosulense é a primeira fundição no Brasil a receber o certificado internacional do programa Transportation and Power Generation, que busca melhorias de qualificação nos processos das empresas que atuam como fornecedoras para ferrovias.
- 2016: A companhia é reconhecida pela contribuição relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas com o Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC).
- 2017: A Riosulense assume um novo posicionamento, com a definição de novos princípios e novo propósito, além de mudança de cultura e estrutura de gestão. Além disso, inicia uma base comercial em Campinas/SP.
- 2018: A companhia conquista a Certificação IATF 16946:2016 e abre um escritório e um centro de distribuição no Chile.
2. AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Riosulense (RSUL4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Todas as negociações acontecem em ambiente totalmente eletrônico. O sistema PUMA (Plataforma Unificada de Multiativos). O PUMA permite negociações rápidas (milhões de negociações diárias), seguras e acessíveis.
Como acessibilidade, podemos entender que qualquer um consegue comprar e vender ações da Riosulense (RSUL4) e de outras companhias, desde que tenha uma conta em uma corretora, um computador com acesso à internet e uma plataforma instalada para fazer essas negociações (pode ser uma plataforma gráfica ou um simples home broker, tudo fornecido gratuitamente pela corretora).
Porém, os investidores e traders de varejo – pessoas como você ou eu – devem estar cientes de que estão entrando em um ambiente altamente competitivo.
Esse ambiente é comandado por megacorporações que doravante chamaremos de investidores institucionais ou big players, que são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios que acontecem nas bolsas de valores do mundo inteiro. A seu lado elas não têm apenas o poderio financeiro.
Também contam com alta tecnologia:
- Robôs HFT: robôs de high frequency trading (robôs de alta frequência de negociação), capazes de fazer milhares de negócios em uma fração de segundo e posicionar e reposicionar ordens de compra e venda com a mesma velocidade, aproveitando-se das menores incoerências dos mercados para lucrar, acumular ou desovar ativos
- Hardware de última geração: para rodar esses programas, não serve qualquer computador. Muitas dessas companhias inclusive se instalam próximas às bolsas para evitar qualquer tipo de latência. Frações de segundo podem fazer a diferença no momento de se aproveitar da liquidez de um ativo na compra e na venda em determinados níveis de preço
Sem falar nos recursos humanos:
- As mentes matemáticas e de programação mais bem remuneradas do planeta, servindo essas máquinas de fazer dinheiro
- Os CEOs mais influentes, competitivos e bem informados do globo: não, eles não se informam nos portais de notícia que você usa. Geralmente eles mesmos são a informação e, quando você lê alguma coisa na internet, eles já sabiam há semanas os cenários mais prováveis e seus desdobramentos econômicos
Dito isso, é extremamente necessário que, quando você entrar nesse “ambiente” em que as ações da Riosulense (RSUL4) são negociadas, esteja preparado com um bom curso que ensine como funciona a atuação dos big players ou investidores institucionais, como é o caso do Raio X Preditivo.
Quais ações a Riosulense possui?
A Riosulense (RSUL4) possui ações ordinárias e preferenciais:
- Ordinárias: ações ordinárias são aquelas ações que dão direito a voto nas assembleias das companhias. No caso, a a JBS, através da Seara, possui mais de 50% das ações da Riosulense. Então, não importa quantas ações ordinárias você possua, quem tem o controle acionário da empresa é a JBS, por via indireta. As ações ordinárias também têm direito a dividendos, mas a prioridade de pagamento sempre é das ações preferenciais
- Preferenciais: as ações preferenciais são aquelas que possuem preferência no recebimento de proventos, sejam eles dividendos ou juros sobre capital próprio. E essas ações só têm direito a voto em situações especiais
Qual são os códigos das ações da Riosulense (RSUL4)
Se você vai negociar ações na bolsa de valores, deve conhecer os códigos dessas ações. Todas as ações da bolsa de valores são conhecidos por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação, também conhecidos como ticker, são compostos de quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
No caso, as ações da Riosulense são conhecidas pelos seguintes códigos de negociação:
- Ordinárias: RSUL3
- Preferenciais: RSUL4
As ações da Riosulense (RSUL4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Riosulense (RSUL4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nada impede de que, no futuro, essas ações sejam negociadas em bolsas estrangeiras, a exemplo de ações de outras companhias de capital aberto brasileiras.
Isso se dá com programas de recibos. O mais notório deles certamente é o das ADRs, nos Estados Unidos.
As American Depositary Receipts são negociadas nos mercados estadunidenses como se fossem ações, com a mesma facilidade e praticidade. Porém, esses recibos correspondem a ações e, portanto, as ações de fato precisam estar custodiadas por uma entidade financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Riosulense (RSUL4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Stramosk Participações S.A. | 90,00 | 41,71 | 70,12 |
Luis Antonio Stramosk | 2,00 | 0,00 | 1,18 |
José Eduardo Stramosk | 2,00 | 0,00 | 1,18 |
João Stramosk Filho | 2,00 | 0,00 | 1,18 |
Eugenio Cesar Stramosk | 2,00 | 0,00 | 1,18 |
Carlos Henrique Stramosk | 2,00 | 0,00 | 1,18 |
Carlos Eduardo V de Oliveira | 0,00 | 24,54 | 10,09 |
Fernando Aboudib Camargo | 0,00 | 14,70 | 6,05 |
Soluto Ii Participacoes S/a | 0,00 | 2,59 | 1,07 |
Clube de Investimento Valore | 0,00 | 4,42 | 1,82 |
Outros | 0,00 | 12,04 | 4,96 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Riosulense que se estendem a outros ativos da bolsa também. Abaixo, destacamos algumas:
Trade com ações da Riosulense (RSUL4)
O trader não está interessado em comprar ações para ficar com elas por tempo indefinido.
Seu interesse é realizar lucro o mais rápido possível, no máximo no médio prazo, mas até mesmo em segundos. Isso mesmo: segundos.
Se ele acha que as ações de uma empresa como a Riosulense (RSUL4) vão subir, ele compra e, tão logo atinjam um lucro que julga de acordo com sua estratégia, as vende. Se caírem, no entanto ele terá prejuízo.
Mas mesmo na tendência de baixa o trader consegue lucrar. Se ele acha que o preço de uma ação vai cair, ele aluga as ações de um investidor e vende (sim, isso é possível, não tem nada de ilegal e é intermediado pelas corretoras). Quando estiverem mais baratas, ele recompra as ações e as devolve ao investidor. Se elas subirem de preço, porém, ele terá que pagar mais caro pelas ações do que o preço pela qual as vendeu e terá prejuízo.
O nome dessa operação que, a princípio, parece bem estranha para os iniciantes é “venda a descoberto” ou, em inglês, “short”.
As operações de trade também podem ser classificadas por sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia. Podem durar horas, minutos ou até mesmo segundos.
- Swing trade: operações que duram poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Riosulense (RSUL4)
O investidor, por outro lado, vai preferir acumular ações por tempo e quantidades indefinidas, desde que elas tenham sido criteriosamente escolhidas, depois de uma cuidadosa análise dos fundamentos da empresa.
Ele vai fazer uma espécie de “poupança” em ações, comprando papéis das empresas eleitas sempre que possível.
Se as ações caírem, ele compra porque estão mais baratas. Se subirem e for uma boa oportunidade naquele momento, comprará ainda mais.
Quanto mais ações ele tem, mais dividendos ele recebe. E, com os dividendos, possivelmente comprará mais ações. Assim, terá mais ações que gerarão mais dividendos e o ciclo se repete, aumentando cada vez mais o patrimônio.
Esse plano só dá resultado se a empresa é boa pagadora de dividendos. Isto é, os dividendos são constantes a cada exercício, sem falhas, e a proporção do valor do dividendo frente ao preço da ação (dividend yield) é satisfatório.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em 2019, no terceiro trimestre, o lucro líquido da Riosulense (RSUL4) foi de R$ 30,3 milhões. Foi um significativo acréscimo de 36,9% se compararmos com o mesmo período do ano de 2018.
Os três primeiros trimestres de 2019, juntos, resultaram um lucro líquido de R$ 75,5 milhões: alta notável de 50,7% se compararmos com os primeiros nove meses de 2018.
Por sua vez, o faturamento foi de R$ 348,6 milhões no terceiro trimestre, significando um acréscimo de 8,1% se compararmos ao período de julho a setembro, no ano passado.
Desde o começo do ano, o valor totalizou R$ 985,5 milhões. Outro crescimento: 13,3% sobre os nove primeiros meses de 2018.
Os números recentes da Riosulense mostram altas notáveis que certamente refletirão em suas ações nas cotações recentes e certamente futuras. Mas, e aí? É pra investir ou não?
Não há dúvida de que, no futuro distante, as ações da empresa têm tudo pra valorizar. Se isso vai acontecer ou não é outra história. E como vai acontecer é outra.
Por isso, gostamos da ideia de aproveitar apenas os momentos de oportunidade que os ativos da bolsa de valores oferecem.
Para isso, usamos uma leitura da atuação dos big players que sempre acumulam ativos nos fundos e distribuem ativos pouco antes de os preços caírem. Isso é possível através da metodologia Raio X Preditivo, que explicamos logo mais, abaixo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que une conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume de ativos negociados na bolsa de valores. A metodologia considera que o volume é o combustível do mercado, a causa dos movimentos de preço, enquanto os preços são mero efeito.
Boa parte das metodologias atualmente em voga se concentram apenas no preço, o efeito, tentando usar o passado para prever comportamentos futuros das cotações.
Sabemos, na prática, que, se nos concentrarmos nas causas, teremos sucesso em prever os efeitos com mais sucesso.
Como a maior parte do volume de negociações da bolsa é de responsabilidade dos investidores institucionais, também podemos considerar que o Raio X Preditivo é a metodologia que coloca o trader lado a lado com esses participantes.
Dessa forma, encontrando os pontos de decisão dos big players, o trader localiza zonas saudáveis de trade. O objetivo não é adivinhar o que o preço fará, mas entrar em operações em que, se perdermos, perderemos pouco de nosso financeiro. E, se ganharmos, ganharemos muito.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RIOSULENSE Riosulense (RSUL4)?
Primeiro, sem sombra de dúvida, é preciso se matricular em um bom curso sobre bolsa de valores e trade. Pelos motivos acima expostos, recomendamos o Raio X Preditivo.
Já matriculados, podemos abrir uma conta em uma corretora de valores. Mas não devemos começar a operar ainda. Antes, é uma melhor ideia treinar na conta demo que todas as corretoras de valores oferecem a seus clientes, através de uma plataforma gráfica de negociação.
Não é só isso que é grátis na corretora: não há custo de abertura, não há saldo mínimo e não há taxas de manutenção.
A conta demo é bastante questionada, afinal é bastante diferente operar com dinheiro de verdade. Porém, também é certo que, se você não conseguir usar adequadamente suas novas habilidades de trade na conta demo, não o fará, muito menos, na conta real, quando operamos com “dinheiro de verdade”.
O passo a seguir, depois de ter treinado com sucesso, é transferir o dinheiro para operar e inciar suas operações reais com ações da Riosulense (RAPT3) e de outras companhias listadas na bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RIOSULENSE (RSUL4)
Os produtos da Riosulense têm amplo uso em várias indústrias presentes no Brasil, sobretudo a ligada em transportes, um setor que, a medida que a economia se movimenta, é cada vez mais necessário. A tendência em um cenário positivo é que ela também se desenvolva. Mas não tome sua decisão sem antes “medir a febre” dos investidores institucionais no que diz respeito ao interesse que eles têm por esse ativo. Isso só é possível através da leitura do volume, pois são esses participantes fortes que controlam esse parâmetro que, por causa e efeito, movimenta o preço. Para ler o volume adequadamente, precisamos de uma metodologia que dê conta dessa demanda, como é o caso do Raio X Preditivo.