As ações da Restoque (LLIS3) vão cair ou vão subir? Pare com as adivinhações e aprenda um método que praticamente sabe o que vai acontecer depois
As ações da Restoque (LLIS3), dona das marcas Le Lis Blanc, John John, Bobô, Rosa Chá e Dudalina, entre outras, andaram na corda bamba e talvez ainda andem. Aventou-se inclusive que a companhia seria comprada por uma concorrente, particularmente o Grupo Soma, que abriu capital na bolsa recentemente.
As ações da Restoque (LLIS3), considerando-se essas dificuldades, mesmo sendo uma das principais marcas de artigos de luxo do Brasil, seriam um bom investimento? Neste artigo vamos falar sobre a empresa e sobre o que são as suas ações, mas nosso principal objetivo é mostrar pra você a metodologia que utilizamos para determinar se está na hora de comprar ou de vender ações através da observação do volume de negócios de um ativo, dado que denuncia o comportamento dos big players institucionais. Através dessa metodologia você encontra parceiros fortes para suas operações e investimentos, reduzindo a chance de perder dinheiro e aumentando a chance de ganhar.
- O que é a Restoque e suas ações (LLIS3)?
- Ações da Restoque (LLIS3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Restoque (LLIS3)?
- Formas de ganhar em ações da Restoque (LLIS3)?
- Investir ou não investir em ações da Restoque (LLIS3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Restoque (LLIS3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Restoque (LLIS3)?
- Conclusão
A Restoque tem 68.850.829 de ações ordinárias e, destas, 38.348.692 (55,70%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A RESTOQUE E SUAS AÇÕES (LLIS3)?
Segundo a página das ações da Restoque (LLIS3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: (a) Confecção de Produtos em Geral. Através de Terceiros; (b) Importação E Exportação; (c) Exploração de Comércio E Indústria de Confecção de Produtos em Geral.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados
A Restoque trabalha com moda com operações no Brasil, na Itália e no Panamá. Suas marcas são Le Lis Blanc, Dudalina, Rosa Chá, John John, Bo.Bô, Individual e Base. É considerada uma empresa de alto padrão. Em 2019 somava 250 lojas de todas as marcas e ela tem sede em São Paulo e, ainda, um escritório em Blumenau.
Fundada em 1982 como Le Lis Blanc, em 2008, começou a negociar ações na bolsa. Foi o ano de mudança de nome para Restoque. Nesse ano também adquiriu a Bo.Bô e, quatro anos depois, os direitos da marca Rosa Chá.
Mais dois anos se passaram até que incorporasse todas as ações da Dudalina em uma manobra em que os acionistas da Dudalina passaram a deter 50% da Restoque.
As coisas não estavam muito bem em 2017: as ações passaram por grupamento na proporção de 7 para 1 (grupamentos não costumam ser bom sinal, pois demonstram que as ações desvalorizaram tanto que é preciso grupá-las para terem um valor acima do mínimo permitido pela bolsa: R$ 1).
O que são as ações da Restoque (LLIS3)?
As ações da Restoque (LLIS3), a exemplo de ações de outras empresas, são a menor partícula possível do total do capital social da companhia.
A empresa lança ações no mercado quando está interessada em captar recursos no mercado de investidores.
Com a venda das ações, esses investidores se tornam acionistas e passam a possuir uma parte da empresa, de seu capital social.
Com isso, a empresa arrecada recursos pra continuar seu crescimento. Se os recursos forem bem aplicados, a companhia crescerá e as ações valorizarão junto com o valor da empresa.
Se eu tiver comprado essas ações, participarei desse crescimento. Além disso, provavelmente, a empresa terá lucrado. Por lei, parte do lucro de uma empresa deve ser dividido com os acionistas (no mínimo 25%).
Claro que nem todos os participantes do mercado estão interessados dessa maneira em serem sócios das empresas.
Boa parte dos participantes que provocam tamanha movimentação em negócios que uma companhia como a Restoque (LLIS3) tem são traders de prazos variados.
Histórico da empresa e de suas ações (LLIS3)
- 1982 – Fundação como Le Lis Blanc
- 2008 – Abertura de capital (IPO) na BM&FBovespa. No mesmo ano, adquiriu a marca Bo.Bô – Bourgeois Bohême.
- 2012 – Lançamento da linha de cosméticos e produtos de beleza “Le Lis Beauté” e a linha de produtos de vestuário para o público masculino “Noir, Le Lis”. Comprou os direitos da marca Rosa Chá. Investiu vinte milhões na aquisição da marca e no desenvolvimento das lojas.
- 2014 – Incorporou 100% das ações da Dudalina.
- 2015 – 328 lojas próprias, distribuídas entre cinco de suas sete marcas (Le Lis Blanc Deux, Dudalina, Bo.Bô – Bourgeois Bohême, John John, Individual e Rosa Chá).
- 2016 – Revista Exame publica matéria que revela uma suposta guerra de fundos de investimento pelo controle da empresa, que tem causado entraves ao sucesso do grupo.
2. AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Restoque (LLIS3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, exclusivamente por meio eletrônico. Quer dizer, basta ter um computador conectado à internet, uma conta em uma corretora de valores e uma plataforma adequada de negociação e facilmente podemos negociar ações da Restoque (LLIS3) diretamente do conforto de nosso lar.
Nunca é demais lembrar, no entanto, que, ao fazer isso, estamos entrando no mesmo ambiente que outros investidores de maior calibre, os investidores institucionais, que movimentam diariamente nas bolsas mundiais bilhões de dólares usando robôs HFT, grande potência financeira e algumas das mentes mais bem remuneradas, competitivas e bem informadas do planeta. Tentar enfrentar esse cenário indo na contramão ou sem a devida ciência daquilo com que se está lidando é pedir pra levar prejuízo.
Quais ações a Restoque possui?
Como pertence ao Novo Mercado da B3, segmento de exigente nível de governança, a Restoque (LLIS3) só tem ações ordinárias (ON).
Veja algumas das características das ações ordinárias:
- Direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social: os acionistas fazem jus a dividendo obrigatório anual equivalente de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício, diminuído ou acrescido dos seguintes valores: 5% (cinco por cento) para a constituição da reserva legal, até que ela atinja os limites fixados em lei; e importância destinada à formação de reservas para contingências, e reversão dessas reservas que tenham sido formadas em exercícios anteriores
- Direito a voto pleno
- Direito a reembolso de capital: ocorre no caso de liquidação da companhia. A Restoque (LLIS3) não pode dissolver-se ou entrar em liquidação, salvo nos casos previstos em lei, competindo à Assembleia Geral estabelecer o modo de liquidação e eleger, além do liquidante, os membros do Conselho Fiscal, que deverá funcionar no período de liquidação, fixando-lhes os poderes e remuneração.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores têm códigos de negociação. Esses códigos, também conhecidos como tickers, são formados por quatro letras seguidos de um numeral. O ticker da Restoque é LLIS3, herança do tempo em que a empresa se chamava Le Lis Blanc.
São negociadas em quais bolsas
Além das ações ordinárias LLIS3 negociadas na B3, não são negociadas no exterior. Algumas ações brasileiras estão nos mercados externos através de programas de recibo.
Por exemplo, as ADRs, nos Estados Unidos.
O programa de ADRs (American Depositary Receipts) permite que os investidores daquele país negociem esses papeis normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam sob responsabilidade de uma empresa custodiante, geralmente um banco.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Restoque (LLIS3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Fundos Sob Gestão Da Warburg Pincus | 16,25 | 0,00 | 16,25 |
Fundos Sob Gestão Da Advent International | 15,82 | 0,00 | 15,82 |
Marcelo Faria de Lima | 26,90 | 0,00 | 26,90 |
Marcio Da Rocha Camargo | 17,21 | 0,00 | 17,21 |
Outros | 23,82 | 0,00 | 23,82 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)?
Das inúmeras formas de se ganhar dinheiro com ações do Restoque (LLIS3), se destacam as seguintes:
- Trade com ações do Restoque (LLIS3): em um trade não estamos pensando em “investir” no sentido estrito do termo. Queremos comprar ações para vendê-las, depois de um tempo, visando o lucro, quando elas tiverem desvalorizado; também podemos sair da operação quando elas tiverem desvalorizado, mas, então, com prejuízo. Outro viés é alugar as ações, para vendê-las, esperando que desvalorizem, comprando-as a seguir, mais baratas e devolvendo, a seguir, para quem as alugou. A duração dessas operações geralmente é limitada pelo objetivo do lucro ou pelo prejuízo máximo aceitável. Tanto maiores os objetivos, mais longas elas serão: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (com duração de dias), position trade (com duração de semanas).
- Distribuição de dividendos das ações do Restoque (LLIS3): agora, se eu penso em investir, isto é, usar as ações como uma espécie de poupança, meu objetivo é acumulá-las ao longo dos anos. Posso estar interessado nos proventos, em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. As companhias são obrigadas a dividir seus lucros com os acionistas, pelo menos 25% deles. A divisão dos dividendos é por ação. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo. Minha estratégia pode incluir a ideia de usar os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, no futuro, receberei ainda mais dividendos, que me ajudarão a comprar mais ações que, por sua vez, me trarão mais dividendos.
Claro que, para essa estratégia dar certo, é necessário que a companhia pague dividendos com regularidade.
Confira os dividendos mais recentes da Restoque (LLIS3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 30/04/2019 | 30/04/2019 | 10/05/2019 | 0,48 | 1,61% |
Dividendo | 30/04/2018 | 30/04/2018 | 09/05/2018 | 0,94 | 3,07% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Por investimento entendemos o longo e o longuíssimo prazo.
Existe um pensamento largamente difundido de que, na bolsa de valores, no longo prazo sempre haverá valorização.
Porém essa visão diz mais respeito aos índices – que reúnem uma mescla de diversas ações de diferentes empresas de distintos setores – do que ações individualmente.
O que vale para índices nem sempre vale para ações individuais, sobretudo porque os índices sempre trazem as ações de melhor desempenho. Porém, mesmo para índices há aqueles momentos da economia em que todos os ativos são altamente impactados por uma eventual desvalorização. Tanto maior o prazo, mais isso é verdade: as crises de mercado são uma constante também no longo prazo.
Nesse cenário, sobretudo para o pequeno investidor, que não tem o capital necessário para uma diversificação adequada, nos expõe a momentos de intensa desvalorização de nossos investimentos. Quanto maior o tempo, maior a exposição a fatores mais ou menos imprevisíveis, tanto na sua ocorrência quanto na interpretação de seus efeitos futuros:
- Crises setoriais
- Crises nacionais
- Crises internacionais
- Atuação de grandes players, na manipulação dos preços através do controle da demanda e da oferta, proporcionada pelo controle do volume
Enquanto os três primeiros itens estão além de nossas possibilidades de leitura, o quarto item pode ser lido no curtíssimo, curto e até médio prazo, justamente através do volume (desde que estejamos munidos dos conceitos e das ferramentas adequadas para aplicar esses conceitos).
Enquanto isso, no longo prazo, o pobre pequeno investidor terá dificuldades em um momento em que vê suas ações desvalorizarem:
- Devo aproveitar os preços baixos para comprar mais?
- Tenho dinheiro para comprar mais?
- Quero arriscar mais dinheiro em ações sobre as quais não tenho certeza se desvalorizarão ainda mais?
- Devo aceitar o prejuízo e vender minhas ações antes que elas desvalorizem ainda mais? E se elas voltarem a subir justamente agora?
- Devo deixar tudo como está? E se as ações continuarem a cair?
O problema fica ainda maior se ele comprometeu uma parte significativa de suas economias e, nesse caso, a decisão fica ainda mais difícil de ser tomada.
Por isso recomendamos a leitura do mercado a partir do volume (atuação dos grandes players), com uma parcela menos significativa das economias e em horizonte de tempo mais estreito.
Isso vale para ações da Restoque (LLIS3) e para qualquer outra ação, qualquer ativo ou qualquer derivativo negociado na bolsa de valores, do Brasil ou do mundo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que sabe que a maior influência sobre o preço é dada pelo volume. O volume por sua vez, nesse nível de influência, só é possível graças à atuação coordenada de um ou mais investidores institucionais. Dessa forma, o Raio X Preditivo é a metodologia que combina conceitos baseados nessa premissa e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos no gráfico dos ativos, a fim de seguir as pistas deixadas por esses investidores institucionais através do volume.
O volume é a causa do movimento dos preços. Porém, o que vemos no mercado é diversos cursos sobre trade e bolsa de valores que ensinam apenas a seguir o próprio comportamento do preço: chega a ser engraçado usar os efeitos para tentar adivinhar os próximos efeitos.
Assim, o Raio X Preditivo fixa seus esforços nas causas dos efeitos e, desse modo, se antecipa em operações de alta probabilidade de prazo mais ou menos curto, com riscos mais curtos e chances mais altas de ganho.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)?
Nada mais simples: pegue seu celular, escolha sua corretora de valores, baixe o aplicativo, abra sua conta (isso leva não mais que meia hora). Com o mesmo celular, transfira o dinheiro que vai usar via TED, usando o internet banking. E, no próprio aplicativo da corretora, compre as ações que escolheu. Simples, não?
É. Mas se você comprar ações como quem compra bananas na feira, corre o risco de perder dinheiro.
Por isso, o passo fundamental, antes de tudo, é fazer um curso que o prepare para a realidade do mercado. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RESTOQUE (LLIS3)
As ações da Restoque (LLIS3) estão numa corda bamba atualmente. Já estiveram mais, mas estão dando mostras de ainda terem fôlego. Esse tipo de ação pode, eventualmente, trazer surpresas positivas. Mas jamais fique no achismo. Sempre baseie suas decisões em dados concretos. E, na bolsa, não existe dado mais concreto que o volume de negócios que apresenta de forma bruta o fluxo de demanda e oferta, que em última instância, são as causas dos movimentos de preço (efeito). Para ter a leitura adequada do volume, confie apenas na metodologia do Raio X Preditivo, que se especializou na análise do volume e, por consequência, na atuação dos big players da bolsa.