As ações da Raízen (RAIZ4): está na hora de investir? Saiba o que fazer utilizando uma metodologia que fica de olho no comportamento dos big players
As ações da Raízen – controlada por Cosan e Shell – entraram em cena em agosto na Bolsa de Valores Brasileira e captou no processo R$ 6,9 bilhões. É uma empresa que já entra gigante no mercado de ativos. As ações da Raízen (RAIZ4) seriam interessantes para investir?
As ações da Raízen (RAIZ4) são o tema deste artigo, porém o destaque fica para a metodologia que utilizamos para analisar estes e outros ativos da bolsa a partir do posicionamento institucional. O Raio X Preditivo faz isso a partir do posicionamento dos grandes investidores institucionais e, para tanto, lança mão da leitura apurada do volume de ativos negociados, que denuncia a atuação desses gigantes que controlam os movimentos de preço da bolsa.
- O que é a Raízen e suas ações (RAIZ4)?
- Ações da Raízen (RAIZ4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Raízen (RAIZ4)?
- Formas de ganhar em ações da Raízen (RAIZ4)?
- Investir ou não investir em ações da Raízen (RAIZ4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Raízen (RAIZ4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Raízen (RAIZ4)?
- Conclusão
A Raízen tem ações nos seguintes números:
Ordinárias | 8.993.572.584 |
Preferenciais | 1.263.035.550 |
Total | 10.256.608.134 |
Estão em livre negociação nas seguintes proporções:
Quantidade de Ações Preferenciais | 1.263.035.550 | 12,31% |
1. O QUE É A RAÍZEN E SUAS AÇÕES (RAIZ4)?
Segundo a página das ações da Raízen (RAIZ4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Distribuição E Venda de Etanol E de Petróleo. Combustíveis E Outros Hidrocarbonetos Fluidos E Seus Subprodutos. Bem Como Itens Necessários Para O Desemprenho de Tais Atividades.
- Classificação Setorial: Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Exploração. Refino e Distribuição
A Raízen produz açúcar e etanol, distribui combustíveis e gera energia. Trata-se da principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional. Também atua no varejo de combustíveis por meio dos postos de serviço e lojas de conveniência que atuam sob a marca Shell no Brasil e na Argentina.
Em 2019, iniciou a operação da primeira planta de energia solar, começou a construir de uma unidade de produção de biogás e aperfeiçoou a tecnologia da unidade de etanol de segunda geração.
A Raízen nasce com a união de parte dos negócios da Shell e da Cosan (joint venture). A Cosan produz açúcar e etanol, além de fazer a cogeração de energia. A empresa também ficou com as operações de distribuição e comercialização de combustíveis, no mercado B2B e B2C, sendo responsável por uma rede de postos de serviços e bases de abastecimento em aeroportos do país.
A produção está em cerca de 2500 milhões de litros de etanol de cana-de-açúcar por ano (mercado interno e externo). As 26 unidades de produção também geram 73 milhões de toneladas de açúcar anualmente. O bagaço de cana gera 1 GW de capacidade instalada de produção de energia elétrica.
São 25 bilhões de litros comercializados para transporte e indústria através de 65 terminais de distribuição, chegando também a 7 mil postos de serviço da marca Shell e 66 aeroportos.
A empresa tem 30 mil funcionários, com escritórios no Brasil e na Argentina.
O que são as ações da Raízen (RAIZ4)?
Ações são “pequenos pedaços” de tudo o que a empresa vale e sua totalidade, em tese, corresponde ao capital social de uma empresa, o que comumente é chamado de “capitalização” da companhia.
Quando eu compro uma ação estou realmente comprando uma fração dessa empresa, me tornando um pouco dono dela: sócio, investidor, acionista.
Por que as empresas abrem capital na bolsa de valores e passam a ter suas ações nela negociadas?
Porque é uma forma de captar recursos para colocar em prática planos de expansão, investimentos em estrutura, fluxo de caixa e até pagamento de dívidas.
A outra opção – empréstimos – pode comprometer qualquer resultado futuro por causa dos juros.
Então a abertura de capital se mostra uma opção mais vantajosa.
O investidor, por sua vez, ao comprar as ações, como, por exemplo, as ações da Raízen (RAIZ4), está aceitando dividir o risco desse empreendimento da companhia.
Em troca de correr esse risco, fornecendo recursos para o desenvolvimento da empresa, ele participará desse crescimento.
Se os recursos forem bem aplicados, a companhia irá se desenvolver e passar a valer mais ao longo do tempo.
Dessa forma, os “pedaços” da empresa, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente. Em tese, pelo menos. Se as ações valorizam o patrimônio do investidor infla igualmente.
Não apenas isso: uma empresa maior tende a lucrar mais. E parte dos lucros deve ser dividido igualmente entre cada ação em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Essa é uma outra forma de remunerar o investimento em ações, de que falaremos mais adiante.
O mercado também tem participantes que não estão interessados em ser sócios. Eles querem realizar lucros em períodos mais curtos que podem ser de meses, semanas, dias ou até mesmo horas, minutos e, sim, segundos. Os traders compram ações para vender essas ações tão logo elas atinjam um certo valor alvo, sem o compromisso de “estocá-las” em suas carteiras.
Eles podem até mesmo vendê-las sem as ter, se acham que vão desvalorizar, na intenção de recomprá-las mais baratas. Esse tipo de operação é bem corriqueira e é feita através do aluguel de ações intermediado pelas corretoras de valores e é chamado de venda a descoberto, venda descoberta ou short (falaremos sobre ele mais adiante).
História da Raízen (RAIZ4)
- 2011: Raízen é fundada a partir da Joint Venture (JV) entre Shell e Cosan. No mesmo ano, conquista a certificação Bonsucro. Consolidação e expansão da Fundação Raízen.
- 2012: Nesse ano, alcança o grau de investimento com notas máximas por Fitch, S&P e Moody’s. Criação da JV Raízen MIME reforçando presença no sul do Brasil.
- 2013: Inauguração do 1º etanolduto, para transporte exclusivo de etanol. Primeira emissão de debêntures da Raízen Energia no mercado. Inauguração do terminal Porto Nacional.
- 2014: Emissão histórica de CRA (títulos do agronegócio).
- 2015: Recorde de exportação de açúcar. Inauguração da planta de etanol de 2ª geração. Inauguração do terminal de Rondonópolis MT.
- 2016: Lançamento do app Shell Box
- 2017: Inauguração do terminal de Marabá PA. Primeira emissão de bonds no mercado internacional.
- 2018: Compra dos ativos da Shell na Argentina.
- 2019: Inauguração da nossa primeira planta de energia solar, em Piracicaba. Criação da joint-venture Grupo Nós, com a Femsa, para expandir negócios nos segmentos de proximidade e conveniência em todo o Brasil.
- 2020: Inauguração do Terminal de São Luís-MA. Inauguração da nossa primeira planta de biogás, em Guariba-SP. Lançamento dos compromissos públicos para 2030, alinhados à 16 dos 17 ODSs da ONU.
- 2021: Inauguração da base de distribuição de combustíveis em Miritituba-PA. Concluímos a aquisição da empresa Biosev. Nos tornamos uma empresa de capital aberto na B3.
2. AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Raízen (RAIZ4) a exemplo de outras ações de empresas brasileiras são negociadas na bolsa de valores, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente absolutamente eletrônico.
O sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos) garante velocidade, com milhares de negócios realizados por segundo, movimentando milhões de reais a cada minuto, segurança e acessibilidade.
Graças a ela, podemos negociar ações da Raízen (RAIZ4) e de outras empresas a partir de nossa casa, com um computador conectado à internet, uma plataforma gráfica de negociação e uma conta na corretora.
Porém, o investidor e o trader iniciantes podem ter a ilusão de que estão entrando em um campo florido devido a essa acessibilidade toda. Se trata de um dos mercados mais competitivos que existem e, se formos a ele com esse espírito, perderemos dinheiro sem sombra de dúvida.
Boa parte dos negócios realizados na bolsa de valores são de responsabilidade dos participantes mais agressivos e poderosos da economia mundial, que chamaremos aqui de “investidores institucionais” ou big players. São megacorporações, financeiras ou não, que em número não maior do que pouco mais de uma centena, controlam metade do capital mundial.
De seu lado, esses participantes têm os robôs HFT (algoritmos de alta velocidade de negociação capazes de fazer milhares de operações por segundo com alta precisão, aproveitando os desequilíbrios do mercado), mentes matemáticas poderosas e bem remuneradas para programá-los e CEOs altamente competitivos e bem informados para comandar essa estrutura.
Ao entrar na bolsa, por mais acessível que ela seja, devemos estar cientes disso e preparados para não ir contra o fluxo desses participantes poderosos.
Pelo contrário, devemos saber ler sua atuação e nos aliarmos a eles, pois são os que determinam o caminho do preço dos ativos. Nesse sentido, temos a leitura do volume como aliada e, em termos de leitura de volume, atualmente, uma das melhores metodologias é o Raio X Preditivo, treinamento sobre o qual falaremos mais adiante.
Quais ações a Raízen possui?
A Raízen (RAIZ4) possui ações ordinárias e preferenciais:
- Ações ordinárias: são as ações que dão direito a voto nas assembleias das empresas. Elas também têm direito a receber dividendos e juros sobre capital próprio, porém não com prioridade sobre as ações preferenciais
- Ações preferenciais: têm preferência, como indica o nome, no recebimento de proventos. Porém, só tem direito a voto nas assembleias em casos muito particulares
Qual são os códigos das ações da Raízen
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por seus códigos de negociação. Eles também são chamados de ticker. O ticker é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos das ações da Raízen são os seguintes:
- Ações ordinárias: RAIZ3.
- Ações preferenciais: RAIZ4.
Apenas as preferenciais são negociadas na bolsa.
As ações da Raízen (RAIZ4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Raízen (RAIZ4) ainda são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira a B3. Mas tudo leva a crer que elas estarão nesses mercados estrangeiros.
Outras ações da B3 também podem ser negociadas em mercados estrangeiros através de programas de recibos desses respectivos países.
Por exemplo, nos Estados Unidos existem as ADRs, as American Depositary Receipts. Esses recibos permitem que ações brasileiras sejam lá negociadas normalmente, porém através das ADRs, que são compradas e vendidas como se fossem ações, enquanto as ações de fato ficam custodiadas no Brasil por um banco, geralmente.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Raízen (RAIZ4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Shell Brazil Holding Bv | 50,00 | 0,00 | 43,84 |
Cosan Investimentos E Participações S.A. | 50,00 | 0,00 | 43,84 |
Outros | 0,00 | 100,00 | 12,31 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Raízen (RAIZ4) na bolsa de valores, dentre os quais destacamos:
Trade com ações da Raízen (RAIZ4)
Consideramos esta a opção mais segura para os investidores ou traders de varejo. Claro que há exceções de pessoas que tem bons resultados colocando seu dinheiro no longo prazo na bolsa de valores. Mas de um modo geral, por motivos que explicaremos no tópico seguinte, o longo prazo é um conjunto muito grande de incertezas e exposição ao risco.
O trade consiste em comprar e vender ações visando o lucro no curtíssimo, no curto ou, no máximo, no médio prazo.
- Day trade: comprar e vender ações no mesmo dia/pregão.
- Swing trade: comprar ações e segurar por dois dias ou até, no máximo, uma ou duas semanas.
- Position trade: comprar ações e segurar por duas semanas ou até, no máximo, um ou dois meses.
Também podemos vender ações, caso imaginemos que o preço delas vai cair. Essa operação chamada venda descoberta ou, em inglês, “short”, consiste em alugar os ativos, vendê-los e, quando estiverem suficientemente mais baratos, comprá-los de volta e devolvê-los ao possuidor de origem, pagando o aluguel das ações com uma pequena parte do lucro.
Ganhar dividendos com ações da Raízen (RAIZ4)
Para aqueles que acreditam na bolsa de valores como uma forma de investimento a longo prazo (não recomendamos), os dividendos podem ser uma forma de renda, caso a empresa os pague com regularidade.
O que são dividendos?
As empresas são obrigadas a dividir com seus acionistas 25% dos seus lucros. Essa fatia é dividida por ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4): QUAL DECISÃO TOMAR?
O investidor iniciante deve colocar todo o seu dinheiro disponível em ações da Raízen (RAIZ4)?
Definitivamente, não. Uma ação sozinha está sempre sob risco de desvalorização por diversos motivos, por melhor que seja a empresa: crises setoriais, nacionais, internacionais.
Aliás, o mercado como um todo está sujeito a isso e, por vezes, nem uma boa diversificação salva o portfólio de uma desvalorização massiva, como já vimos acontecer nas bolsas mundiais na história econômica das últimas décadas.
E, embora no longo prazo os índices sempre apresentem tendência de alta, mesmo depois de situações críticas, temos acompanhado diversas ações que não desempenham bem serem excluídas das composições desses índices.
Desse modo, sempre recomendamos a exposição limitada aos mercados de risco, tanto financeiramente (apenas parte de seu dinheiro) quanto a respeito do tempo das operações. Isto é, precisamos saber o momento certo de comprar ou de vender ações e, ao mesmo tempo, conhecer a hora adequada para encerrar essas operações.
Ao mesmo tempo, essas negociações devem ser balizadas por uma metodologia que leve em conta a atuação dos investidores institucionais, que comandam os mercados, através de uma análise do volume e do fluxo de ordem desses participantes.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de Renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia especializada em seguir a atuação dos grandes players institucionais, aqueles que têm condições de movimentar os preços através do volume.
Para isso, usa uma série de conceitos, técnicas e ferramentas que acompanham e interpretam as informações dadas pelo volume.
No Raio X Preditivo, o volume é uma informação mais importante que o preço. O preço, para essa metodologia, é mero efeito e o volume é a causa.
Se interpretamos a causa, nos adiantamos aos efeitos e conseguimos encontrar regiões saudáveis de trade: quando perdemos, perdemos pouco; e quando ganhamos, ganhamos muito.
A ideia é saber em que níveis de preço os big players se posicionaram e nos colocarmos ao lado desses participantes, com maiores chances de vencer a queda de braço do mercado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?
O primeiro passo, sem dúvida, e que não pode ser evitado é fazer um curso sobre a bolsa de valores e sobre trade, como negociar ações de forma eficiente. Não podemos imaginar que, por conta própria, sem nunca ter entrado antes em contato com um mercado tão competitivo como esse, podemos comprar e vender ações impunemente.
Portanto, recomendamos que se inscreva em um curso. Pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo.
Tão logo se matricule, abra sua conta na corretora de valores. Mas não comece ainda. Não há pressa: conta na corretora é grátis, não tem taxa de manutenção, nem saldo mínimo.
Este é o momento de começar a treinar as ideias que está aprendendo através de outros recursos grátis: a plataforma gráfica de negociação e a conta demo.
Alguns dirão que não vale a pena treinar na conta demo, pois nela não usamos dinheiro de verdade. Mentira. De fato, a conta demo não é a mesma coisa que a conta real. Mas não imagine que terá sucesso na conta real se não conseguir ter sucesso na conta demo, com “dinheiro de mentirinha”. A conta real é bem mais exigente.
Depois de treinar por tempo que julgar suficiente, recomendamos que inicie seus trabalhos na conta real. Para isso, precisará transferir dinheiro para sua conta da corretora e, pronto, pode começar.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)
A Raízen é uma empresa que já chega gigante à B3, depois de sua IPO. Com forte presença no setor de biocombustíveis e também no setor açucareiro e de produção de energia, suas ações têm tudo para crescer nos anos que virão. Porém, mais do que expectativas, devemos usar análises em que podemos confiar para tomar as nossas decisões na bolsa de valores. Uma das formas mais confiáveis de fazer isso é o uso da análise do volume. O volume revela a atuação e as posições dos big players da bolsa de valores, participantes fortes capazes de movimentar ou segurar o preço em determinados níveis de negociação. Para fazer uma análise apurada do volume, nossa recomendação é o uso da metodologia do Raio X Preditivo.