As ações da Priner (PRNR3) são boas ainda para comprar? Conheça essa empresa considerada pequena para os padrões da bolsa e que subir 30% no primeiro dia de negociação
Ações da Priner (PRNR3): serão esses ativos uma das melhores oportunidades para investir durante a retomada industrial do Brasil? Explico, a Priner trabalha em serviços ligados à manutenção e expansão de parques fabris. Durante os últimos anos, diversas companhias deixaram isso de lado porque estávamos no auge da recessão.
As ações da Priner (PRNR3), na possível retomada econômica, salvo se o corona vírus atrapalhe tudo, tem grandes chances de subirem de preço: a demanda estava reprimida e a companhia pode ser grandemente requisitada.
Não à toa, oportunamente, a Priner lançou suas ações na bolsa de valores em uma IPO (Oferta Pública de Ações) e, já no primeiro dia, embora a captação seja considerada pequena, os ativos dispararam, tendo grande valorização.
Este artigo é para apresentar para você os negócios, a história e as perspectivas das ações da Priner. E, sobretudo, se vale a pena investir nessas ações, bem como em qualquer ação de qualquer companhia negociada na bolsa de valores.
- O que é a Priner e suas ações (PRNR3)?
- Ações da Priner (PRNR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Priner (PRNR3)?
- Formas de ganhar em ações da Priner (PRNR3)?
- Investir ou não investir em ações da Priner (PRNR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Priner (PRNR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Priner (PRNR3)?
- Conclusão
A Priner lançou 38.044.801 de ações ordinárias PRNR3 e, destas, 3.174.603 (15,37%) estão em livre negociação (dados do início de fevereiro, de antes da IPO; o site da B3 ainda deve atualizar esses dados).
1. O QUE É A PRINER E SUAS AÇÕES (PRNR3)?
Segundo a página das ações da Priner (PRNR3) no site da B3, a companhia se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Prestação de Serviços Industriais. Principalmente Nos Segmentos Petroquímico. Óleo e gás. Siderurgia. Papel E Celulose E Químico.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Serviços / Serviços Diversos
A Priner tem cerca de 3.000 funcionários. Trata-se de um grupo que atua através de três empresas, na vedade:,
- Priner Serviços Industriais S.A.
- Priner Locação de Equipamentos S.A.
- Smartcoat Engenharia em Revestimentos S.A.
Suas principais áreas de atuação são:
- Petroquímica
- Papel e Celulose
- Siderurgia
- Offshore
- Naval
- Mineração
- Infraestrutura
Numa rápida olhada dessa lista dá para sacar que a Priner (PRNR3) atende muitas empresas grandes e estratégicas: Petrobras, Vale, Fibria e outras gigantes. E certamente, também, empresas de porte menor e igualmente importantes.
A Priner (PRNR3) é especializada em acesso, pintura industrial, tratamento de superfície, isolamento térmico e habitáculo pressurizado.
A Priner (PRNR3) surgiu da Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A., que em 2013 foi vendida para um fundo de investimentos em Private Equity (FIP), gerido pela Leblon Equities.
Em 2017, uma reestruturação societária da Priner originou a Priner Locação de Equipamentos S.A., empresa atuante no mesmo setor, responsável pela locação de andaimes, equipamentos especiais de acesso e habitáculos pressurizados.
No mesmo ano a Priner adquiriu a Smartcoat Engenharia em Revestimentos S.A., passando a ter participação relevante no mercado brasileiro de prestação de serviços para tratamento de superfícies e pintura industrial.
O que são as ações da Priner (PRNR3)?
As ações de uma companhia são o menor “pedaço” possível de seu capital social. O capital social é o valor representado pela soma de todas as ações. As ações somadas são tudo o que, em tese, a empresa vale.
Por que uma empresa como a Priner (PRNR3) vende ações no mercado?
Muitas vezes, a companhia percebe oportunidades únicas.
E, para aproveitá-las, precisa de dinheiro.
Só que todo o seu dinheiro está comprometido nas operações atuais. Não tem de onde tirar.
Dá para pedir um empréstimo. Mas isso é má ideia: os juros são proibitivos e vão ter um custo grande sobre os resultados futuros.
A melhor opção, em muitos casos, é abrir capital. Isto é, vender ações na bolsa de valores, para investidores, de maneira que elas começam a ser negociadas diariamente entre os interessados, tendo seu preço subindo e descendo de acordo à oferta e a demanda por elas.
No dia da IPO (Oferta Pública de Ações), um certo número de ações é vendido aos investidores que, assim, estão assumindo uma pequena parte do risco de todo o empreendimento. Com a venda a empresa capta os recursos para aplicar em sua operação: compra de outras empresas, pagamento de dívidas, capital de giro, construções de novas estruturas e muito mais.
Se o dinheiro captado tiver uma boa aplicação, a empresa passará a valer mais. Ora, cada ação corresponde a um “pedaço” da empresa. Então é natural que cada pedaço passe a valer mais, proporcionalmente. Quem comprou ações vê, assim, seu patrimônio, por ora convertido em ações, crescer.
E, além disso, uma empresa que cresce passa a lucrar mais (nem sempre, é claro). E parte do lucro das empresas listadas na bolsa deve ser dividido entre os acionistas, em forma de dividendos. Outro “presente” para o acionista pelo fato de ele em algum momento ter assumido uma pequena parte do risco do empreendimento.
Porém, na bolsa, existem outros participantes que estão pouco interessados em investir, ser acionistas ou sócios. Os traders querem na verdade comprar ações para que vender esses papéis assim que eles valorizem até um preço que lhes dê um certo valor de lucro: eles estão interessados em prazos mais curtos.
Os trades podem até mesmo lucrar quanto os preços das ações estão caindo: mesmo sem ter as ações, eles as alugam e as vendem, fazendo o que chamamos de venda a descoberto. Quando as ações ficarem mais baratas, eles as recompram e, assim, obtém lucro. O nome desse tipo de operação é venda a descoberto. Parece estranho, mas garanto a você: é bem comum, simples e intermediado pela corretora de valores.
Histórico da empresa e de suas ações (PRNR3)
- 1982 – É o início das atividades, como uma unidade de serviços da Mills, especializada em montagem de andaimes para acesso nas áreas offshore e industrial da qual se tornará especialista e líder.
- 1990 – Nesta década, a unidade é ampliada passando a oferecer serviços de Pintura Industrial e Isolamento Térmico.
- 2000 – A liderança da área é consolidada em projetos como a montagem de estrutura do heliporto da plataforma P16 da Petrobrás e a renovação de contratos de andaimes para a Aracruz Celulose.
- 2009 – Lançamento do Habitat em parceria com a empresa Safehouse – Habitáculo pressurizado que oferece segurança para execução de trabalhos a quente como solda, corte e esmerilhamento.
- 2013 – A unidade de Serviços Industriais é vendida para um fundo de investimentos em Private Equity (FIP), gerido pela Leblon Equities, e passa a chamar-se Mills|Si durante a transição para a nova marca.
- 2014 – Lançamento do Web Deck um sistema de plataforma suspensa de trabalho ideal para pontes e viadutos e ambiente offshore.
- 2016 – A Mills|Si muda de nome e passa a chamar-se PRINER, atuando em duas frentes: Priner Serviços Industriais e Priner Rental.
- 2017 – Aquisição da empresa SMARTCOAT Engenharia em Revestimentos.
- 2020 – Abertura de capital na bolsa de valores brasileira, a B3. Os ativos, ações da Priner (PRNR3) passaram a ser negociados, comprados e vendidos no mercado mobiliário nacional.
2. AÇÕES DA PRINER (PRNR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Priner são negociadas na bolsa de valores brasileira, hoje conhecida como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ela já foi conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e BM&FBovespa (de quando se uniu à Bolsa de Mercadorias e Futuros).
Os pregões são completamente eletrônicos e o pregão viva voz já não existe desde 2009, quando o último berro de compra ou venda foi dado.
Agora basta ter um computador conectado à internet, uma conta na corretora e algum dinheiro para comprar ações direto de casa. Até um celular serve.
Esse acesso facilitado coloca mais e mais iniciantes em contato ao mercado de capital.
Muitos deles entram despreparados para enfrentar um mercado altamente competitivo, dominado por participantes de alta capacidade financeira: os investidores institucionais.
Uma pesquisa de 2011 revelou que, no mundo, pouco mais de 100 empresas transnacionais dominam quase metade do capital mundial através de controle acionário direto ou indireto das demais companhias transnacionais de menor porte. A pesquisa é de 2011: hoje essa concentração de capital pode estar bem maior.
Pelo menos metade delas, talvez mais, têm intensa participação nos mercados de capitais. Esses investidores institucionais têm a seu lado, além da capacidade financeira, algoritmos automatizados que se aproveitam dos menores desequilíbrios entre os preços dos ativos, programadores altamente capacitados e bem remunerados e CEOs altamente competitivos.
O melhor que o iniciante faz ao entrar na bolsa de valores é aprender a seguir esses participantes, para não ir na contramão do mercado. Uma das melhores maneiras de fazer isso é aprender a ler o volume, o fluxo de ordens e a influência desses fatores como causa dos movimentos de preço.
Quais ações a Priner possui?
A Priner tem ações ordinárias apenas, a exemplo de outras empresas que fazem parte da listagem do Novo Mercado, segmento da B3 cujas listadas precisam ter os mais rigorosos padrões de governança corporativa.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito aos acionistas votar nas assembleias das companhias. Elas também têm direito a receber proventos, tais como dividendos e juros sobre capital próprio. Porém, sem prioridade frente ao recebimento das ações preferenciais.
No entanto, como explicamos, a Priner só tem as ações ordinárias PRNR3.
Devemos lembrar que se você está interessado em votar nas assembleias da Priner, poucas ações como 10 mil ou até mesmo 100 mil têm pouca valia. Estamos falando de companhias que têm milhões de ações e, geralmente, só os acionistas majoritários tomam as decisões.
Qual são os códigos das ações da Priner
Quando vamos começar a negociar ações na bolsa de valores, muitas vezes não estamos habituados aos códigos desses ativos.
Os códigos de negociação são aqueles pelos quais as ações das empresas são conhecidas durante o pregão. Eles também são chamados de ticker.
Os tickers são compostos, geralmente, de quatro letras de um numeral, que pode ter um ou dois dígitos.
O ticker das ações da Priner é PRNR3.
As ações da Priner (PRNR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Priner (PRNR3 são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, atualmente, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nada impede que as ações da Priner (PRNR3), no entanto, sejam negociadas em bolsas estrangeiras, no futuro, como acontece em diversos outros ativos de companhias nacionais. Isso se dá por intermédio de programas de recibo.
Por exemplo, as ADR, dos Estados Unidos. As ADR são as American Depositary Receipts. Esses recibos são negociados na bolsa de valores de Nova York e outras daquele país como se fossem as próprias ações. Porém, as ações correspondentes a esses recibos ficam custodiadas por um banco no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA PRINER (PRNR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Priner (PRNR3 são os seguintes (posição em 10 de fevereiro de 2019 divulgada pelo site da B3; é provável que após a IPO isso tenha mudado, mas não foi atualizado ainda):
Nome | %ON – PRNR3 |
Leblon Equities Partners V Fundo de Investimento em Participações | 83,22 |
Tobias Cepelowicz | 15,37 |
Túlio Cintra | 1,41 |
Outros | 0,00 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA PRINER (PRNR3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com as ações da Priner (PRNR3). Porém destacamos duas delas que podem ter diversas variantes:
Trade com ações da Priner (PRNR3)
Fazer trade significa que não estamos interessados em investir, isto é, comprar ações pra ficar com elas por um longo período.
Nosso objetivo é entrar em operações, sejam elas de compra ou de venda, pra lucrar o mais rápido possível, de acordo com a nossa estratégia.
Podemos:
- Comprar, quando achamos que o preço das ações irá subir. Tão logo suba a um patamar de acordo com nossa estratégia, vendemos com lucro. Se cair, teremos prejuízo, teremos que vender mesmo com um preço mais baixo.
- Vender, quando achamos que o preço das ações irá cair. Tão logo caia, recompramos. Se subir, devemos vender em certo momento, mesmo com prejuízo, sob pena de ver esse prejuízo ficar ainda maior.
A venda de ações “sem ter as ações” é bem comum e é conhecida como venda a descoberto ou short. Ela é possível através do aluguel de ações intermediado pela corretora de valores. Esse processo é bem simples, na verdade. Depois de recomprar as ações, ao final da operação, elas são devolvidas ao investidor que as alugou e o aluguel é pago.
Os trades podem ser divididos também de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações de poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Priner (PRNR3)
Os investidores são aqueles participantes do mercado que estão interessados em acumular ações, não importa o momento, se de queda ou de alta. Inclusive, se o preço das ações estiver caindo, eles aproveitam pra comprar ainda mais ações, pois estariam “baratas”. Claro que não podem ser ações de qualquer empresa.
A escolha de ações pra esse tipo de estratégia é muito criteriosa e exige a análise dos relatórios trimestrais das companhias e até outros fatores mais abstratos, como quem são os diretores, a satisfação dos empregados e clientes, o posicionamento da companhia em seu setor e até o setor em questão.
A partir daí, o investidor vai acumular mais e mais ações. Uma das vantagens é que periodicamente eles receberão os dividendos, a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. Com os dividendos, compra mais ações. Com mais ações, recebe ainda mais dividendos no próximo exercício e assim por diante.
Claro que, pra essa estratégia ter um bom funcionamento, necessário é que a companhia tenha lucros em todos os exercícios, de maneira que pague dividendos com constância, e os dividendos pagos sejam de um bom valor relativo, considerando um indicador chamado dividend yield.
Como as ações da Priner (PRNR3) acabaram de ser lançadas, não temos ainda uma leitura desses fatores.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA PRINER (PRNR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Já no primeiro dia, as ações da Priner Serviços Industriais (PRNR3) estrearam no Novo Mercado, segmento que exige a mais alta governança corporativa, na B3, com uma alta de 31,70%, pra R$ 13,17. Quem comprou R$ 10 mil em ações, numa sentada só, ganhou R$ 3.170.
A IPO captou R$ 173,9 milhões, um valor que muitos podem considerar pequeno se comparados com as IPOs de outras empresas, por exemplo, a igualmente recente Moura Dubeux, que captou R$ 1,25 bilhão. De fato, é o menor volume de uma IPO desde 2013. Mas não é desprezível, considerando-se o potencial de valorização no atual cenário.
O recurso será usado pra aquisição completa da Smartcoat Engenharia e Revestimento. A Priner (PRNR3), no momento, tem 75% dela.
Também será adquirida a R&R Indústria, Comércio e Instalação de Isolantes Removíveis e Reutilizáveis. Dessa, a Priner (PRNR3) tem 51%.
O restante dos recursos será usado da seguinte maneira:
- R$ 63 milhões: aquisição de máquinas e equipamentos
- R$ 31 milhões: reforço de estrutura de capital.
A IPO da Priner foi considerada pelo presidente da empresa, Tulio Cintra, como a porta de entrada de empresas de menor porte na bolsa.
A Priner (PRNR3) é a 143ª empresa listada no Novo Mercado, segmento com as mais exigentes práticas de governança corporativa, transparência e acesso às informações pelos investidores.
Tudo isso é muito interessante, mas vale a pena investir em ações da Priner (PRNR3)?
Quando falamos em investimento, estamos falando de longo prazo. Comprar ações e “casar” com elas porque acreditamos que elas são de uma empresa boa e sólida que só vai crescer nos próximos anos e décadas.
Isso até pode ser verdade. Mas sobretudo em momentos de intensa euforia da bolsa, quando vemos iniciantes se enfiando até o pescoço no mercado de risco.
E a verdade é que, depois de momentos de euforia do mercado, vem a tempestade. Muitos desses participantes inexperientes verão suas economias, convertidas agora em ações, desvalorizarem, 10%. Às vezes até 20%, 30%, 40% ou 50%. Nesses momentos, esses participantes vendem suas ações, com grandes prejuízos, com medo de perderem ainda mais.
E, surpresa, por um motivo que explicaremos em outros artigos, é justamente nesse momento em que esses participantes novatos jogam a toalha que a bolsa retoma sua tendência de alta.
Se a ideia é ficar comprado em ações por um bom tempo, não é uma questão de SE vai haver uma crise mais forte. A questão é QUANDO.
Por isso, recomendamos a cautela no longo prazo. Preferimos advogar operações com perspectiva de saída no curtíssimo, no curto e, no máximo, no médio prazo, em pontos estratégicos, tanto se houver lucro como se houver prejuízo.
Esses pontos estratégicos devem ser determinados pela atuação dos grandes players institucionais, da qual temos a leitura através da interpretação do volume. Atualmente a metodologia com maior ênfase na interpretação do volume, no Brasil, é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA PRINER (PRNR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras cada vez menos estão cobrando essa. Era uma taxa relativa à guarda das ações que você comprava e encarteirava.
- Taxa de corretagem: cobrada pra cada ordem de compra e venda. Cada corretora cobra um valor diferente. Também depende do tamanho da ordem, do tipo de ativo ou derivativo operado e se você tem um pacote “pré-pago” de corretagem
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro de cada operação
- ISS: o ISS incide uma alíquota de 5% sobre a taxa de corretagem
- Carteiras de ações e outros ativos da bolsa que somem mais de R$ 20 mil passam ter uma taxa de 0,12% sobre qualquer provento recebido.
Imposto de renda
Obviamente, você só vai pagar imposto de renda na bolsa de valores se tiver lucro.
A incidência da alíquota varia de acordo com o tipo de operação:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão têm uma alíquota de 20%. Meses anteriores com prejuízo podem ser abatidos do lucro do mês atual. A alíquota é calculada sobre o saldo.
- Outras operações; operações que duram mais de um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro, porém os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil são isentos.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA PRINER (PRNR3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas todos voltados pra leitura do volume de negócios dos ativos e do fluxo de ordens.
Os conceitos proporcionam a capacidade de leitura do contexto do gráfico de um ativo, as ações da Priner (PRNR3), por exemplo, e as ferramentas proporcionam a aplicação prática desses conceitos no gráfico, através dos indicadores Sato’s.
O Raio X Preditivo considera o volume de negócios o principal dado a ser lido no gráfico de um ativo. O volume é o combustível do mercado, sem o qual uma tendência de alta ou de baixa não se sustenta (para ficarmos em só dois exemplos). O volume é a causa do movimento de preços e o movimento de preços, por sua vez, é mero efeito.
Boa parte das metodologias divulgadas hoje no mercado se limita a ler os movimentos de preço. Para o Raio X Preditivo, olhar somente para o preço e pra indicadores dele derivados é ter uma leitura do passado do ativo e, dessa forma, tentar prever o futuro. O Raio X Preditivo tem como objetivo, assim, ler as causas pra se antecipar aos mais prováveis efeitos.
Dessa forma, conseguimos entrar em operações de compra e venda com mais segurança, no que chamamos de zonas saudáveis de trade: operações com risco pequeno (stop loss curto) e probabilidade de grandes ganhos (stop gain longo).
Como boa parte do volume negociado nas bolsas mundiais, estimativamente, mais de 80%, é de responsabilidade dos big players, o Raio X Preditivo também é considerado o estudo da atuação dos Investidores Institucionais.
8. COMO FAÇO PRA COMPRAR AÇÕES DA PRINER (PRNR3)?
Antes de mais nada, você deve estar preparado para o mercado competitivo que é a bolsa de valores. Antes de comprar e vender ações como as da Priner (PRNR3) ou de qualquer outra companhia listada, recomendamos fortemente a matrícula em um curso que ensine a realidade do mercado e como operar da forma mais correta e consonante com os movimentos de preço possível. Pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo.
Somente depois de estar matriculado em um curso de sua escolha e, possivelmente, depois de aprender o básico, só então abra sua conta na corretora de valores.
Abrir uma conta em uma corretora de valores é fácil, simples, rápido e, o melhor, grátis. Não precisa ter saldo mínimo (pode ficar sem depositar nada durante o tempo que você quiser) e não tem taxa de manutenção.
Isso não quer dizer que você não poderá fazer uso de alguns serviços muito interessantes e também gratuitos da corretora já de início: a conta demo e uma plataforma de operação.
Com essas duas ferramentas gratuitas você pode começar a testar seus novos conhecimentos fazendo operações de compra e venda com ações sem o risco de perder dinheiro. Sim, não é a mesma coisa que operar com a conta real. Porém, se não formos bem nas operações simuladas, não será na conta real que teremos sucesso. É muito mais difícil e a pressão de ver o dinheiro subindo e descendo pode ser emocionalmente exaustiva.
Só depois de ter treinado o suficiente, agora sim, transfira o dinheiro para a corretora (é fácil, só fazer um TED) e comece a comprar e a vender ações da Priner (PRNR3).
9. CONCLUSÃO
É óbvio que, a essa altura do campeonato, todos nós estamos apostando na retomada industrial do Brasil.
Nesse contexto, a Priner e, por consequência, suas ações PRNR3 só têm a ganhar, pois diversas grandes empresas e outras de todos os portes dependem dos serviços dessa companhia tão reconhecida.
O fato de a empresa, mesmo sendo considerada de pequeno porte (se comparada a outras listadas na bolsa, naturalmente), ter sido listada no Novo Mercado, tão exigente quanto às práticas de governança, é um atrativo a mais.
Não há motivos para imaginar que as ações da Priner (PRNR3) não irão se valorizar.
Porém, a escolha de ações para se investir no longo prazo deve ser cuidadosa e, ainda assim, eventos nacionais e internacionais podem interferir nesse processo.
O iniciante deve ficar cauteloso com perspectivas muito longas e uma alocação de recursos muito pesada na renda variável.
Recomendamos sempre operações com horizontes de saída, seja no lucro, seja no prejuízo, e uma alocação compatível com o apetite e a capacidade para o risco.
Por sua vez, essas entradas em operações e suas respectivas saídas devem ser pautadas por uma estratégia e uma metodologia sólida, através da leitura do volume e o consequente posicionamento no mesmo sentido dos grandes players institucionais.
Para isso, nossa recomendação é o método do Raio X Preditivo.