As ações da PPLA Participations (PPLA11) vão cair ou vão subir? Chega de adivinhação. Conheça um método que lida com a realidade do mercado
As ações da PPLA Participations (PPLA11) na verdade não são ações. São units. A diferença é que, normalmente, units são um “mix” de ações. No caso, as units da PPLA são units formadas por um mix de BDRs (Brazilian Depositary Receipts). BDRs são recibos de ativos estrangeiros que permitem que estes sejam negociados em nosso mercado, enquanto os ativos originais (correspondentes aos recibos) ficam custodiados no mercado original (a PPLA é constituída em Bermuda!).
À parte essa complexidade toda, a PPLA é basicamente uma empresa de investimentos. Ao comprar as PPLA11, na verdade, estamos comprando os investimentos que essa empresa faz. Na verdade, a estrutura dessa unit é bem complexa, como você verá na descrição da empresa mais abaixo, e sua ligação com o BTG precisa ser cuidadosamente explicada a fim de que seja entendido que, ainda assim, são duas coisas totalmente independentes uma da outra.
As ações da PPLA Participations (PPLA11), ainda assim, mesmo que você fique perdido nessa maçaroca de conceitos empresariais e administrativos, podem ser entendidas a partir do interesse dos grandes investidores nesses papéis. Este artigo, muito mais do que explicar o que são essas ações e essa companhia, visa dar a entender como através da observação do volume de ativos negociados podemos antecipar movimentos de alta ou de baixa.
- O que é a PPLA Participations e suas ações (PPLA11)?
- Ações da PPLA Participations (PPLA11): onde e como são negociadas?
- Formas de ganhar em ações da PPLA Participations (PPLA11)?
- Investir ou não investir em ações da PPLA Participations (PPLA11): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da PPLA Participations (PPLA11)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da PPLA Participations (PPLA11)?
- Conclusão
A PPLA Participations tem 2.814.666 de units PPLA11 – quantidade equivalente a 100% das ações que servem de lastro – e todas essas units estão em livre negociação segundo o site da B3.
1. O QUE É A PPLA PARTICIPATIONS E SUAS AÇÕES (PPLA11)?
Segundo a página das ações da PPLA Participations (PPLA11) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Holding de Companhias Que Atuam Como Veículos de Investimento.
- Classificação Setorial: Financeiro / Serviços Financeiros Diversos / Gestão de Recursos e Investimentos
A PPLA Participations (PPLA11) representa a unidade de investimentos do grupo BTG Pactual Holding (BPAC11).
A PPLA Participations é um veículo de investimento, constituído para realizar diversos investimentos em posição proprietária, incluindo diversos investimentos estrangeiros e alguns investimentos brasileiros. A PPLA Participations é o sócio administrador (general partner) da PPLA Investments, que é o veículo pelo qual os investimentos são realizados.
Vamos conhecer as duas principais linhas de investimento da PPLA.
Private Equity
Investimentos em fundos de private equity geralmente são de médio a longo prazo. Os retornos sobre investimentos em private equity são gerados por um ou pela combinação dos seguintes fatores:
- Acúmulo do fluxo de caixa das operações;
- Aumento dos ganhos durante o ciclo de vida do investimento
- Venda de um negócio por um múltiplo de ganho mais alto que o preço de compra original.
Estratégias de saída utilizadas por fundos de private equity incluem ofertas públicas iniciais e a venda de negócios para novos investidores.
O setor de private equity no Brasil expandiu nos últimos anos, parcialmente alavancado por um período anterior de crescimento do setor privado, de 1994 a 2000.
Como resultado da proeminência do Brasil como um mercado importante de investimentos em private equity, muitos fundos internacionais que anteriormente só investiam esporadicamente no Brasil estabeleceram escritórios aqui e realizaram captações locais.
Este crescimento foi fruto do desempenho positivo do mercado acionário brasileiro, que permitiu às empresas de private equity reciclar suas carteiras e expandir seus fundos. Além disso, a crescente classe média brasileira somada à perspectiva positiva para as exportações do país criaram oportunidades para promover investimentos em setores relacionados ao consumo e infraestrutura.
Como resultado, no ano de 2015, o setor arrecadou um total de US$1,9 bilhão em fundos de private equity enquanto os investimentos por eles realizados atingiram US$1,6 bilhão. A captação de recursos para investimentos de private equity aumentou em outros mercados emergentes.
Apesar do Brasil estar passando por um grande fluxo de investimentos de private equity nos últimos anos, o mercado brasileiro permanece com baixa penetração, quando comparado a outros países dos BRIC e, especialmente, quando comparado aos Estados Unidos. De acordo com a EMPEA, os investimentos de private equity representaram apenas 0,09% do PIB do Brasil em 2015, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido apresentaram 1,41% e 1,95% de penetração em 2015, respectivamente.
Principal Investments
A área de Principal Investments da PPL envolve atividades de investimento de capital proprietário em uma ampla gama de instrumentos financeiros, incluindo investimentos em Merchant Banking e investimentos imobiliários principalmente no Brasil e investimentos em uma variedade de instrumentos financeiros no mercado global.
A área de Principal Investments assume diversos riscos e destina recursos substanciais para trazer benefícios dessas exposições, se alavancando e se beneficiando da análise de informações, buscando sempre tirar proveito de disparidades observadas no valor de ativos em mercados de negociação e de tendências macroeconômicas, empresariais e setoriais específicas.
Os instrumentos financeiros investidos pela área de Principal Investments envolvem ainda atividades de arbitragem em uma ampla gama de instrumentos financeiros e de ações. A estratégia destes produtos considera a realização de investimentos em base global por meio de portfólio diversificado em diferentes mercados e em diferentes categorias de eventos, bem como é produto de análise rigorosa de questões regulatória, legal, fundamentalista e situacional.
Esclarecimentos que a PPLA dá em sua página de relacionamento com investidores
- Apesar de a PPLA e o Banco BTG Pactual S.A. possuírem estruturas de controle equivalentes – sendo a PPLA, uma sociedade constituída em Bermuda, e o Banco BTG Pactual S.A., instituição financeira com sede no Brasil -, tratam-se de companhias distintas e com operações segregadas, conforme amplamente divulgado ao mercado.
- As units “PPLA11” são compostas apenas por valores mobiliários de emissão da PPLA e não representam um investimento em valores mobiliários de emissão do Banco BTG Pactual S.A.
- Recomenda-se que os interessados em investir na PPLA realizem a diligência necessária e consultem seus consultores e demais profissionais que julgarem apropriados para auxiliá-los na avaliação da adequação do investimento na PPLA ao perfil de investimento, dos riscos inerentes aos negócios da PPLA e ao investimento nas units “PPLA11”.
- O investimento em units “PPLA11” representa um investimento de risco, uma vez que é um investimento em renda variável e, assim, os investidores que pretendam investir na PPLA estão sujeitos a perdas patrimoniais e riscos, inclusive aqueles relacionados às units “PPLA11”, à PPLA, ao setor da economia em que esta atua, aos seus acionistas e ao ambiente macroeconômico e que devem ser cuidadosamente considerados antes da tomada de decisão de investimento. O investimento em units “PPLA11” não representa, portanto, um investimento adequado a investidores avessos aos riscos relacionados à volatilidade do mercado de capitais.
O que são as ações da PPLA Participations (PPLA11)?
Uma companhia lança ações na bolsa de valores com a intenção de captar recursos para investir no seu crescimento, pagamento de dívidas, ter capital de giro e outras finalidades. É um grande volume financeiro (afinal, a soma das ações corresponde a tudo que a empresa vale naquele momento) e obter valores assim através do empréstimo é inviável, seja pelo montante, seja pelo custo futuro em juros.
Quando compro as ações de uma empresa como a PPLA (PPLA11) estou aceitando dividir com a companhia os riscos da operação. Quando a empresa vende as ações, ela capta recursos. Se os recursos forem bem utilizados, a empresa prosperará e passará a valer mais. Se ela vale mais e as ações são “pedaços” desse valor, as ações passarão também a valer mais, proporcionalmente. Eu, como acionista, investidor ou sócio, verei meu patrimônio em ações crescer financeiramente falando.
E não é só isso: se a empresa passar a valer mais, meu capital também será remunerado. Parte dos lucros de uma companhia devem ser divididos entre os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital.
Histórico da empresa e de suas ações (PPLA11)
- 2010 – A PPLA Participations foi constituído em Bermudas, sob a forma de uma limited liability company de prazo indeterminado, já com o objetivo de ser o veículo de investimento do mercado na PPLA Investments, que, por sua vez, foi constituído em outubro de 2008.
- 31 de março de 2010 – Ocorreram reorganizações societárias e aquisições que fizeram com que a PPLA Investments controlasse, indiretamente, a maioria das companhias de Merchant Banking dos sócios do Banco BTG Pactual e, dessa forma, a PPLA Investments deveria consolidar os ativos, passivos e resultados operacionais dessas companhias em suas demonstrações financeiras.
- Dezembro de 2010 – Os Membros do Consórcio adquiriram, direta ou indiretamente, Ações Classe D da PPLA Participations e participações Classe D na PPLA Investments, as quais representavam, antes da conclusão da oferta pública inicial, 16,0% do capital social total da PPLA Investments.
- 25 de julho de 2011 – Aprovada pelo Banco Central uma reestruturação societária por meio da qual controladas até então da PPLA Investments, responsáveis pela condução das plataformas internacionais do Grupo BTG Pactual em Londres, Nova Iorque e Hong Kong, foram transferidas para o Banco BTG Pactual, aumentando a segregação entre a PPLA Investments e o Banco BTG Pactual. Essas transferências foram efetuadas pelo valor contábil e totalizaram US$188,1 milhões.
- Abril de 2012 – O Grupo BTG Pactual completou sua oferta pública inicial de units na BM&FBOVESPA e na Alternext Amsterdam. Em outubro de 2013, as units do Grupo BTG Pactual deixaram de ser negociadas e listadas no segmento Alternext da NYSE Amsterdam e passaram a ser negociadas e listadas no segmento Euronext da NYSE Amsterdam, em uma migração que já havia sido previamente acordada com os reguladores europeus na época da oferta pública inicial de units do Grupo BTG Pactual, sendo que nenhuma nova ação ou unit foi ofertada ou emitida no âmbito dessa migração.
- Fevereiro de 2017 – Foram aprovados dois novos programas de units (“Novos Programas de Units”) – que passaram ser negociados na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão a partir de 16 de fevereiro de 2017, inclusive – compostos exclusivamente por valores mobiliários de cada uma das Companhias sendo: (i) units a serem negociadas sob o ticker BPAC11, compostas por uma ação ordinária e duas ações preferenciais classe A de emissão do Banco (“Units BPAC11”) e (ii) units a serem negociadas sob o ticker BBTG12, compostas por um Brazilian Depositary Receipt (“BDR”) representativo de uma ação classe A e dois BDRs representativos, cada, de uma ação classe B, de emissão da BTGP (“Units BBTG12” e, em conjunto com as units BPAC11, “Units BPAC11 e BBTG12”).
- 4 de agosto de 2017 – Foi aprovada a migração automática de todos os titulares remanescentes de units BBTG11 para a estrutura de negociação segregada de cada uma das Companhias, ou seja, cada titular de uma unit BBTG11 passou a deter automaticamente, a partir do início do pregão de 21 de agosto de 2017, uma unit BPAC11 e uma unit BBTG12 para cada unit BBTG11 detida anteriormente.
- 6 de setembro de 2017 – Foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária o grupamento de ações Classe A e Classe B de emissão da Companhia, na razão de 9 para 1 a ser efetivado no dia 08 de setembro. A partir do pregão de 11 de setembro de 2017, a unit e os BDRs com lastro em ações de emissão da Companhia passaram a ser negociadas sob o novo nome de pregão “PPLA” e os tickers da unit e dos BDRs com lastro em ações de emissão da Companhia foram modificados de unit “BBTG12” para “PPLA11”. A composição de cada unit continuou a mesma, sendo 1 BDR classe A e 2 BDRs classe B.
2. AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As units da PPLA Participations (PPLA11) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações acontecem em meio eletrônico, sem envolvimento humano direto, graças ao sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
As negociações eletrônicas são muito mais rápidas do que as negociações viva-voz de há uma década atrás, além de serem mais seguras e acessíveis a todos os públicos: dá para negociar ações de casa, com um computador comum conectado à internet, através até mesmo de um celular, bastando ter uma conta corrente em uma corretora de valores.
Acontece que este ambiente tão acessível também é um dos mais competitivos do mundo.
Enquanto vimos milhões de brasileiros comprando ações quando o Ibovespa estava acima dos 100 mil pontos, os big players já estavam distribuindo seus ativos a esses novatos otimistas e eufóricos com a promessa de altas infinitas.
Quando o preço das ações caiu, no momento mais agudo (até o momento) da crise desencadeada pelo Novo Coronavírus, diversos deles venderam seus papéis a qualquer preço, com medo de perder ainda mais, em pânico.
O grande volume de negócios nessa ocasião denunciou, em muitos casos, que alguns participantes estavam comprando essas “ações baratas”. De fato, os big players têm a seu lado, além do poder financeiro, o poder tecnológico e de recursos humanos.
- Robôs HFT capazes de fazer milhares de negociações por segundo se aproveitando das menores distorções no preço dos ativos a fim de comprar e vender ações em grandes quantidades
- As mentes matemáticas mais poderosas do planeta capazes de programar essas “máquinas de criar liquidez” e lucro
- Equipamentos de ponta capazes de rodar esses algoritmos
- CEOs altamente competitivos e bem mais informados que o pequeno investidor que, no máximo, obtém informações através de algum portal de notícia que só tem informações quando elas veem a público
Desse modo, acreditamos que a melhor forma de lidar com ações, sejam elas da PPLA (PPLA11) ou qualquer outra, é observar o comportamento desses investidores institucionais através do volume de negociações em contraste com o movimento do preço.
Uma das ferramentas para fazer isso é o Raio X Preditivo, de que falaremos logo mais adiante.
Consideramos que também é possível encarar as ações como forma de investimento, sobretudo em momentos de grandes quedas, mas só se observarmos a grande atuação institucional absorvendo as quedas – aproveitando a liquidez dos desesperados que vendem a qualquer preço -, os fundamentos da empresa e sua capacidade de aproveitar os grandes ciclos de alta que costumam acontecer depois de grandes crises. Mas, como sempre, são momentos bem específicos que permitem a entrada em investimentos de longuíssimo prazo.
Quais ações a PPLA Participations possui?
A PPLA11 possuem códigos de units que são a junção de duas classes de BDR (Brazilian Depositary Receipts). BDRs são recibos de ativos estrangeiros que permitem que estes sejam negociados em nosso mercado, enquanto os ativos originais (correspondentes aos recibos) ficam custodiados no mercado original (a PPLA é constituída em Bermuda!).
Qual são os códigos das ações da PPLA Participations
As ações da PPLA na verdade têm códigos de units e por isso o código de negociação é PPLA11.
As ações da bolsa de valores têm códigos formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. Os códigos de negociação também podem ser chamados de ticker.
As ações da PPLA Participations (PPLA11) são negociadas em quais bolsas?
As ações da PPLA Participations (PPLA11) são negociadas em forma de units que representam a junção de duas classes de BDR. Por serem BDR, isso por si só já implica que elas poderiam ser negociadas em outros mercados, como o seu de origem (Bermuda). Porém, até onde pudemos pesquisar, o principal mercado de negociação é mesmo o Brasil.
3. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11)?
Podemos lucrar com as ações da PPLA Participations (PPLA11) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da PPLA Participations (PPLA11)
O trade – ou como muitos chamam de modo derrogatório “especulação” -, é comprar a um preço para lucrar na venda, a um preço mais alto. Ou vender – mesmo sem ter as ações ou outro ativo qualquer -, para lucrar, recomprando a um preço mais barato.
Nessa modalidade, não há a intenção de acumular ações.
O objetivo é lucrar no prazo mais curto possível.
- Se o trader acredita que as ações vão subir de preço, ele compra. Assim que se chegue a certo valor mais elevado, ele faz a venda, com lucro. Se as ações caírem de preço, ele vende mesmo que com prejuízo. A ideia é que esse prejuízo não extrapole sua capacidade de sofrer perdas em uma única operação
- Se o trader tem uma leitura de que os preços irão cair, ele entrará numa operação conhecida como venda a descoberto. Com facilitação da corretora de valores, ele aluga ações de um investidor. Então, as vende. Uma vez mais baratas, ele as recompra. O lucro é a diferença entre a venda e a recompra (descontado o aluguel das ações e as taxas). Porém, se os preços subirem enquanto ele estiver posicionado, ele terá de comprar de qualquer maneira, pois começará a sofrer um prejuízo naquele trade
Ganhar dividendos com ações da PPLA Participations (PPLA11)
O investidor compra ações para ficar com elas por tempo indeterminado.
Escolheu papeis de empresas que acredita que valorizarão indefinidamente.
Se os preços caem, como na crise recente, ele não ficará desesperado. Inclusive vai aproveitar para comprar mais.
Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. E, se for uma boa empresa, ela continuará a dar lucro não importa as circunstâncias. O lucro deve ser dividido entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem.
Então, quanto mais ações ele tem, mais dividendos ele recebe. Se ele comprar mais ações usando os proventos, no próximo exercício ele receberá ainda mais dividendos, pois tem mais ações. Os dividendos, ainda maiores, serão usados para comprar ainda mais ações.
Claro: a empresa deve pagar dividendos regularmente e os dividendos devem ter um valor considerável frente ao valor da ação.
4. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente da qualidade da empresa, somos cautelosos, preferindo sempre avaliar os volumes que denunciam o posicionamento dos big players em cada uma das ações negociadas na bolsa de valores, incluindo as ações da PPLA (PPLA11). Seja para quem prefere o longuíssimo prazo ou para quem prefere prazos mais longos, a avaliação do posicionamento institucional é fundamental.
Julgamos que os momentos de crise como o atual são os ideais para se posicionar pensando em prazos mais longos, até mesmo de décadas, fazendo aportes pequenos e consistentes ao longo do tempo, a cada queda ou a cada mês, sempre que for possível nesse caso, independentemente se cair mais. Claro, se estiver claro que os institucionais também estão se posicionando.
Se você prefere não arriscar seu patrimônio em posições mais longas, prefira trades que durem algum tempo, expondo seu dinheiro a um período menor de risco. Além disso, sempre utilize valores que não comprometam a totalidade de suas economias.
5. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa pra manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
Os proventos (dividendos, juros sobre capital próprio) de carteiras de ações e de outros ativos superiores a R$ 20 mil são taxados agora em 0,12% pela bolsa de valores
6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que inclui conceitos e ferramentas para a leitura do volume de negócios e, consequentemente, do comportamento dos investidores institucionais (big players), aqueles participantes que têm condições de desencadear os movimentos importantes da bolsa, na intenção de se aproveitar da grande liquidez e, assim, configurar grandes posições em ativos a custos baixos.
Os conceitos são facilmente aplicados aos gráficos das ações através das ferramentas (indicadores Sato’s). Assim, conseguimos ler o comportamento do volume, que consideramos a causa dos movimentos dos preços. Os preços das ações, por sua vez, são mero efeito.
Se sabemos ler as causas, mais facilmente nos adiantamos aos efeitos, quase que prevendo o que tem a maior possibilidade de acontecer a seguir. Isso nos dá mais taxa de acerto dos trades, com risco de perdas maiores e possibilidade de ganhos maiores.
7. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11)?
Consideramos os passos fundamentais para começar a comprar e vender ações da PPLA (PPLA11), os seguintes:
- Fazer um curso sobre bolsa de valores, mercado e trades: é um dos mercados mais competitivos do mundo. Se você não tiver um mínimo de conhecimentos, vai se dar mal
- Abrir uma conta em uma corretora de valores: é grátis, não tem taxas, nem saldo mínimo
- Treinar na conta demo: é mais fácil com “dinheiro de mentira”, mas se você não conseguir sucesso na conte demo, não terá na conta real
- Depois de treinar por alguns meses, comece a operar de verdade ações da PPLA (PPLA11) e de outras empresas
8. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA PPLA PARTICIPATIONS (PPLA11)
É até um pouco difícil entender o que é a PPLA11, o porquê de ela ser sediada em Bermuda – podemos até levantar algumas hipóteses, não é mesmo? – e outros detalhes administrativos e empresariais complexos. Porém, uma coisa que é simples até demais é o volume de negociação. O volume não mente, o volume é absoluto. O volume de negociação indica interesse institucional. E se os big players demonstram interesse por uma ação – fator facilmente detectável pelo volume – sabemos que alto importante vai acontecer se não imediatamente, pelo menos em algum prazo. E quanto a isso não importa se é uma companhia que vende maçãs ou uma que nem sabemos direito o que é. Pra ter esse entendimento do comportamento dos grandes investidores, recomendamos o Raio X Preditivo.