As ações da Padtec (PDTC3) são uma boa escolha para se investir na bolsa de valores? Veja o que achamos sobre essa companhia de um setor muito promissor no Brasil.
As ações da Padtec (PDTC3) podem ser um bom investimento em um mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet, processamento e outras ferramentas essenciais para o crescimento das corporações. Será mesmo? Que fatores devemos levar em conta na hora de decidir comprar ou vender ações?
As ações da Padtec (PDTC3), assim, são o tema deste artigo em que apresentaremos a companhia, seus negócios, sua história e, sobretudo, nossa metodologia para determinar a compra ou a venda de ações.
- O que é a Padtec e suas ações (PDTC3)?
- Ações da Padtec (PDTC3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Padtec (PDTC3)?
- Formas de ganhar em ações da Padtec (PDTC3)?
- Investir ou não investir em ações da Padtec (PDTC3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Padtec (PDTC3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Padtec (PDTC3)?
- Conclusão
A Padtec tem 78.449.779 ações ordinárias PDTC3 e 77.893.279 (99,29%) estão em livre negociação.
- Conheça um método incrível para escolher boas ações na bolsa de valores, conheça o Raio X Preditivo!
1. O QUE É A PADTEC E SUAS AÇÕES (PDTC3)?
Segundo a página das ações da Padtec (PDTC3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Participação em Outras Sociedades. Fdos de Investimento. Carteiras de Valores Mobiliários Ou Outros Veículos de Investimento. Que Atuem Na área de Tecnologia. em Especial Na Padtec S.A.
- Classificação Setorial: Financeiro / Serviços Financeiros Diversos / Serviços Financeiros Diversos
A Padtec Holding S.A. (B3: PDTC3), antiga Ideiasnet S.A., iniciou suas operações como empresa de investimentos em projetos de Internet em 2000, ano em que abriu seu capital na B3. Seu foco consistia em investir em empresas de tecnologia com rápido crescimento em diversas áreas de atuação, como SaaS (do inglês Software as a Service) na indústria de segurança e construção, tecnologia no setor financeiro e de pagamentos, digital commerce, digital media, mobilidade, banda larga e óptica.
Criada em 1999 como uma unidade do CPqD, de quem é parceira tecnológica, tornou-se uma empresa própria em 2001. Atualmente os sócios da empresa são, além do próprio CPqD, a Ideiasnet que é uma empresa de venture capital e o BNDESPar que investiu mais de 138 milhões de reais na empresa no início de 2013.
Tem sede em Campinas, no estado de São Paulo. Atua no mercado de telecomunicações desenvolvendo, fabricando e comercializando soluções para sistemas ópticos. Foi a primeira empresa latino-americana de equipamentos DWDM.
O portfólio tem equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. A companhia tem negócios e representantes em todos os continentes, com presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços.
Em 2015, já em processo de desinvestimento e após a venda da maior parte de seus ativos, a Companhia iniciou um processo de simplificação da sua estrutura societária. No segundo trimestre de 2020, a Companhia realizou a incorporação de ações de emissão da Padtec S.A., então seu único ativo, com a consequente conversão da Padtec S.A. em sua subsidiária integral.
O que são as ações da Padtec (PDTC3)?
As ações de uma empresa nada mais são do que pequenos pedaços dessa companhia. Não literalmente, mas simbolicamente, significando a parte mínima de seu capital social.
Mas como uma pequena parte do capital social de uma companhia vai parar nas mãos de investidores, de acionistas.
Existem muitas formas de uma empresa conseguir os recursos pra expandir seus negócios. Uma delas é através de empréstimos. Mas isso é muito caro, por causa dos juros.
Uma forma mais inteligente e muito bem vista pelo mercado é vender parte de seu capital social. Isso se dá em forma de ações, pela abertura do capital na bolsa de valores, quando esse capital social passa a ser negociado nos mercados.
Assim, ao comprar ações, estou a um só tempo cedendo parte de meus recursos pra empresa usar e dividindo o risco do empreendimento com ela, na exata proporção do número de ações que comprei.
Se a empresa fizer bom uso desses recursos, ela cresce e o valor das ações também cresce, proporcionalmente. Ao mesmo tempo, passarei a receber dividendos, que são uma parte dos lucros. Ora, se a empresa cresce, é de se esperar que seus lucros cresçam também.
As empresas de capital aberto precisam pagar dividendos a seus acionistas. No Brasil, esse valor costuma ser de 25%, mas pode ser inclusive maior ou menor. Os dividendos são divididos entre as ações e quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Boa parte do mercado não está interessada em ser sócio, acionista, investidor. Boa parte do mercado quer mais comprar, esperar que as ações se valorizem pra vender a seguir. Esses são os traders ou especuladores e eles são capazes de ganhar dinheiro inclusive quando as ações desvalorizam, numa operação chamada venda descoberta, sobre a qual falaremos mais adiante.
2. AÇÕES DA PADTEC (PDTC3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Padtec (PDTC3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Tudo se dá em ambiente totalmente eletrônico.
O sistema PUMA (Plataforma Unificada de Multiativos) dá velocidade, transparência e acessibilidade aos negócios. Qualquer pessoa que tenha conta em uma corretora de valores pode negociar ações da Padtec (PDTC3) desde que tenha ao menos um computador e conexão à internet.
E, claro, um programa adequado pra isso ou mesmo o home broker da corretora.
Mas muitos inocentes não sabem que, quando estão expondo suas economias ao risco da renda variável, se colocam lado a lado com investidores institucionais.
Estes verdadeiros predadores do mercado se caracterizam por algumas vantagens competitivas:
- Robôs HFT (Robôs de High Frequency Trading ou Robôs de Alta Frequência de Negociação): algoritmos capazes de se aproveitar das menores imperfeições do mercado, colocando ordens de compra e venda aos milhares por segundo, reposicionando-as rapidamente se for o caso
- Programadores altamente capacitados, com mas mentes matemáticas mais poderosas do planeta e com os melhores salários do ramo
- Hardware de última geração posicionados próximos aos servidores da bolsa pra evitar as menores latências em suas ordens
- Dirigentes altamente capacitados e muito bem informados: os profissionais mais “sanguinários” e competitivos do mercado… e, acredite, eles não se informam nos portais de notícias, mas diretamente com as fontes dos dados mais importantes do mercado
É por isso que devemos nos posicionar no mercado de maneira a nos aliarmos a esse tipo de participante.
Quais ações a Padtec possui?
A Padtec possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a votar nas assembleias das empresas.
Ações ordinárias também têm direito a receber juros sobre capital próprio ou dividendos – proventos – além de outras garantias previstas em lei e no estatuto societário da companhia em questão.
Qual são os códigos das ações da Padtec
Todas as ações da bolsa de valores são negociadas sob códigos de negociação. Também chamados de ticker, eles são formados, no Brasil, por quatro letras e um dígito. O código de negociação das ações da Padtec são PDTC3. O dígito 3 designa ações ordinárias.
As ações da Padtec (PDTC3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Padtec (PDTC3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Qualquer ação nacional pode ser negociada no estrangeiro desde que participe dos programas de recibos dos respectivos mercados.
Por exemplo as ADR (American Depositary Receipts), do mercado americano. As ADR são negociadas do mesmo jeito que ações em seus mercados. Porém, as ações a elas correspondentes ficam custodiadas no mercado original, no caso, o Brasil, por uma entidade financeira responsável por essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Padtec (PDTC3) são os seguintes:
Nome | %ON – PDTC3 |
Bndes Participações S.A. – Bndespar | 23,05 |
Fundação Cpqd – Centro de Pesquisa E Desenvolvimento em Telecomunicações | 54,91 |
Lmc Brazil. Llc | 5,01 |
Outros | 17,03 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
- Conheça um método incrível para escolher boas ações na bolsa de valores, conheça o Raio X Preditivo!
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)?
Podemos lucrar com as ações da Padtec (PDTC3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da Padtec (PDTC3)
O trade equivale a comprar e a vender ações em operações que duram um período relativamente curto. A ideia é lucrar respectivamente com a alta (vendendo ao final da operação) ou com a baixa (recomprando ao final da operação).
Podemos classificar essas operações de curto a médio prazo de acordo com a sua permanência:
- day trade (de alguns segundos a algumas horas de operação, acabando no mesmo pregão).
- swing trade (operações que duram alguns dias).
- position trade (operações que duram algumas semanas).
Ganhar dividendos com ações da Padtec (PDTC3)
O investidor que quer comprar ações para o longuíssimo prazo ou por um tempo indefinido, geralmente é aquele que analisou os “fundamentos” da empresa e considerou sua estrutura sólida.
Ele não se importa se o preço das ações cai ou sobe.
E acredita que é possível “fazer poupança” com as ações, uma espécie de plano previdenciário.
Ele quer ser remunerado pelos dividendos, que nada mais são que a divisão de pelo menos 25% dos lucros da companhia com os acionistas, na proporção do número de ações possuídas.
Uma das estratégias é usar os dividendos para comprar mais ações. E as novas ações renderão mais dividendos. Isso, claro, se tudo correr bem.
É muito importante verificar se a companhia é boa pagadora de dividendos e se esses dividendos representam uma porcentagem significativa do preço das ações (dividend yield).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA PADTEC (PDTC3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Mesmo depois de olharmos os balanços e os fundamentos de uma companhia (no caso, é o que os investidores fazem) ou de olharmos o gráfico do preço (mais no estilo dos traders, que fazem negociações de curto prazo), é fundamental que observemos os volumes de negócios de um ativo. O volume de negócios revela o posicionamento dos investidores profissionais (os big players são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios dos mercados mundiais). A partir do posicionamento desses participantes fortes, podemos nos posicionar também, colocando-os como “parceiros”. Desse modo, podemos encontrar tanto o timing perfeito para entrar em um investimento de longo prazo quanto regiões de trade de alta probabilidade de acerto em operações de curto prazo (day trade, swing trade e position trade).
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda.
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional.
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda. Mais recentemente a bolsa de valores também passou a cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ação superiores em valor a R$ 20 mil.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%. Leia nosso artigo sobre o tema: clique aqui!
- Conheça um método incrível para escolher boas ações na bolsa de valores, conheça o Raio X Preditivo!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que ensina você a seguir o “dinheiro esperto”.
Em se tratando de dinheiro, é óbvio que preferimos seguir o esperto.
Mas o que é esse dinheiro esperto e como ele se comporta na bolsa de valores?
O dinheiro esperto é o grande volume manipulado pelos investidores institucionais.
Eles absorvem ativos quando os preços estão em queda e todos estão vendendo, desesperados.
E eles vendem esses mesmos ativos a preços progressivamente maiores quando o ativo já mudou de tendência e já está em alta.
Eles, no meio desse processo, ora estão acumulando ativos (para poderem vender a um mercado otimista), ora estão distribuindo, para poderem comprar a preços mais e mais baratos de vendedores pessimistas a preços progressivamente mais caros.
O que o Raio X Preditivo faz é ler o volume dos negócios. Altos volumes só são possíveis através da atuação dos players institucionais.
Assim, sabemos onde eles estão se posicionando com maior potência e sabemos a partir de onde a volatilidade irá disparar com maior contundência. Resultado:
- Relação entre risco e possibilidade de lucro mais vantajosa.
- Aumento da porcentagem de acertos nos trades no longo prazo, gerando consistência e saldo positivo.
- Localização de zonas de preço com alta probabilidade de trade.
O Raio X Preditivo é assim a leitura da atuação dos players institucionais do mercado através do volume. O volume, por sua vez, é a causa da movimentação do preço. Enquanto a velha análise técnica considera apenas o preço, que é mero efeito, a Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo, fica de olho no volume e no fluxo.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)?
A abertura de uma conta em uma corretora de valores e a transferência de valores para o início da operação é tão simples que chega a dispensar explicações.
Sugiro, porém, que, paralelamente a esses passos, você inicie o estudo de uma metodologia que o auxilie no estudo da bolsa de valores. Antes mesmo de fazer suas operações reais, você terá a oportunidade de treinar seus novos aprendizados em uma conta demo que toda corretora deve fornecer a você: se não tiver sucesso na conta demo, não espere ter sucesso na conta real.
O curso e treinamento que indicamos é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA PADTEC (PDTC3)
Ações ligadas à tecnologia estarão cada vez mais em voga nos mercados, sobretudo no Brasil, que ainda tem muito a se desenvolver nesse quesito. Mas não vá às cegas: e olhar apenas para os fundamentos das companhias ou olhar apenas para o desenrolar dos preços nos gráficos é ir às cegas. Nossa sugestão é buscar uma metodologia, como o Raio X Preditivo, que, através da análise do volume nos dê o posicionamento daqueles participantes que realmente tem a capacidade de influenciar o preço dos ativos.