O mercado de saúde animal está em franca expensão em todo o mundo. Por isso, investir em ações do setor podem ser uma boa escolha para rentabilizar seu dinheiro? Veja o que pensamos sorbre as ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3).
As ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) estão cada vez mais dentro de um mercado em que, no agronegócio, se exige um padrão cada vez mais alto de qualidade em termos de saúde animal. Além disso, aparentemente, a empresa teve bastante timing, já há 20 anos, ao perceber a cultura cada vez maior envolvimento relativamente aos pets em nossa sociedade.
As ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3), nesse contexto, seriam um bom ativo para investir ou para fazer negociações de curto prazo? Elas são o tema deste artigo, mas sobretudo queremos apresentar a metodologia de que usamos para obter melhores resultados na hora de decidir investir, comprar ou vender ações.
- O que é a Ouro Fino Saúde Animal e suas ações (OFSA3)?
- Ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)?
- Formas de ganhar em ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)?
- Investir ou não investir em ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)?
- Conclusão
A Ouro Fino Saúde Animal tem 53.949.006 de ações, sendo que 23.582.833 (43,71%) dessas OFSA3) estão em livre negociação nos mercados.
1. O QUE É A OURO FINO SAÚDE ANIMAL E SUAS AÇÕES (OFSA3)?
Segundo a página das ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Participação em Outras Sociedades Que Execerçam Atividades de Desenvolvimento. Fabricação E Comercialização de Produtos Destinados Ao Setor de Saúde Animal.
- Classificação Setorial: Saúde / Medicamentos e Outros Produtos / Medicamentos e Outros Produtos.
A Ouro Fino Saúde Animal Participações S/A é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de medicamentos e produtos destinados ao uso animal. Seus fundadores são Norival Bonamichi e Jardel Massari.
Em 31 de dezembro de 2016, possuía participação de 8,71% no mercado de saúde animal brasileiro, que é altamente pulverizado, de acordo com dados do SINDAN. A empresa possui um portfólio completo de produtos para saúde animal, composto por 105 produtos veterinários, bem como marcas altamente reconhecidas no mercado nacional.
Fabrica e vende medicamentos, vacinas e outros produtos veterinários para uso em animais de produção, que incluem, substancialmente, bovinos, equinos, aves e suínos.
De 1987 a 1999, o crescimento das operações ocorreu na linha de animais de produção. Em 2000, a Ourofino deu o primeiro passo rumo à diversificação atuando também, no mercado de produtos para animais de companhia (cães e gatos).
De 2001 a 2004, a empresa consturuiu, em Cravinhos, São Paulo, um novo parque industrial e tecnológico, uma vez que as antigas instalações já não comportavam o seu crescimento.
O ano de 2007 marcou o início dos investimentos para a entrada no segmento de biológicos, com a construção de uma moderna planta industrial (fábrica e laboratório biosseguro) para a produção de vacinas contra febre aftosa.
As obras foram concluídas em outubro de 2008 e a certificação pela Comissão de Biossegurança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA foi concedida em dezembro do mesmo ano. Essa certificação tornou a Ourofino apta para receber as sementes de vírus e iniciar o desenvolvimento da vacina. A licença para comercialização foi concedida pelo MAPA em outubro de 2010, após dois anos de desenvolvimento.
Ainda em 2007, a Ourofino iniciou a construção da planta industrial de produtos terapêuticos hormonais, com o objetivo de desenvolver um portfólio para protocolo completo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). A construção da fábrica foi concluída no início de 2008 e a comercialização da produção própria iniciada no segundo semestre daquele ano.
Em 2015, a empresa partiu para o mercado externo, fortalecendo a presença no México com a ampliação da equipe comercial e aumento da base de clientes e adquiriu o distribuidor local na Colômbia, com objetivo de ampliar a presença da companhia nesse país.
O que são as ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)?
No ano de 2014, após o cumprimento de diversas exigências legais, o a Ouro Fino concluiu o processo de oferta pública de distribuição primária e secundária de suas ações ordinárias. A oferta foi realizada em mercado de balcão não organizado, em conformidade com a Instrução CVM 400.
Mas o que isso significa? O que são as ações da Ouro Fino (OFSA3)?
As ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3), como qualquer ação negociada na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), são a menor fração possível do capital social da companhia. Primeiro você precisa conhecer o que é abertura de capital.
Uma empresa vislumbra uma chance de crescimento. Ela vai precisar de dinheiro, crédito, recursos pra aproveitar essa oportunidade. Ninguém tem dinheiro sobrando por aí. Uma empresa a pleno vapor tem todos os seus recursos comprometidos já.
Para conseguir esse dinheiro, dá pra pegar empréstimos e financiamentos. Desvantagem: juros altos.
Uma escolha muito melhor é abrir o capital.
Isto é, a companhia vai literalmente vender uma parte dela ao mercado, na bolsa de valores, vai vender o seu capital que, agora, passa a ser “social”.
É quando suas ações passam a ser negociadas nos mercados, particularmente na Bolsa de Valores.
Aqueles que compram ações na Oferta Pública de Ações (IPO) – caso das ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) – passam a ser sócios, passam a ter uma parte da empresa e passam a dividir com a companhia também uma parte de todos os riscos.
Com a venda das ações, agora, a companhia tem o dinheiro extra de que precisava!
Se tudo der certo, a companhia valoriza e, consequentemente, suas ações também.
Quem comprou ações percebe que suas ações subiram de preço.
Uma empresa maior também tem mais lucros. Companhias de capital aberto precisam dividir uma parte de seus lucros entre os acionistas. No Brasil, costuma-se dividir 25% dos lucros, mas pode ser mais que isso ou menos.
Porém, existem muitos participantes do mercado que não estão interessados em ver a valorização das ações no longo prazo e tampouco estão interessados em dividendos.
Os especuladores gostam de comprar as ações e vende-las tão logo elas valorizem até um valor de acordo a seus objetivos.
Eles também podem vender ações. Aí eles recompram quando elas estão mais baratas. Claro que essa tática só serve quando esses especuladores ou traders acreditam que as ações vão desvalorizar.
De qualquer modo, são os especuladores ou traders que dão a liquidez diária a uma ação, isto é a possibilidade de comprar e vender ações a qualquer momento.
Histórico da empresa e de suas ações (OFSA3)
- 1987 – A primeira produção foi para a avicultura. A fabricação própria nascia com o produto Trissulfin, em uma pequena estrutura alugada em Ribeirão Preto (SP). Ganhou representatividade ao longo dos anos, assim como o portfólio. Atualmente oferece mais de 100 produtos, para bovinos, equinos, aves, suínos e pets, comercializados no Brasil e em diversos países.
- 2000 – Dos animais de produção para os animais de companhia. O início da atuação no segmento Pet
- 2004 – O sócio-fundador Norival Bonamichi recebe em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, o prêmio Master of Business de Empreendedor do Ano, da Ernst & Young, o que fez da empresa a primeira do agronegócio brasileiro a conquistar o prêmio.
- 2005 – Muda a sede para cidade de Cravinhos (SP), com a indústria projetada para atender as mais rigorosas exigências dos mercados brasileiro e internacional.
- 2010 – Eleita a empresa mais admirada do setor de medicamentos veterinários em pesquisa realizada pela revista Carta Capital.
- 2011 – Entra para o mercado de biotecnologia com a fabricação e venda da vacina Ourovac Aftosa.
- 2013 – Graças às práticas empresariais e à valorização de colaboradores, é eleita a melhor Indústria Farmacêutica para trabalhar no Brasil pelo guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da revista Você S/A. Além disso, aparece entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no ranking da revista Época, concorrendo com as maiores de diversos segmentos no Brasil, na categoria “Grandes Empresas” (com mais de mil funcionários).
- 2014 – Faz o único IPO (Oferta Pública Inicial) do ano, com ótimo resultado na entrada para o mercado de capitais. Primeira indústria veterinária brasileira na Bolsa de Valores do país.
- 2015 – Eleita pela Animal Pharm a melhor Empresa das Américas Latina e do Sul – categoria Best Company – Latin & South America – entre as indústrias veterinárias do setor pelo Animal Pharm Awards 2015.
- 2017 – Inaugura planta de Biotecnologia para a fabricação de antígenos e vacinas em rotas tradicionais e recombinantes. O prédio atende aos padrões de fabricação nacionais e internacionais.
- 2018 – Representou um ano de grande conquistas e fortalecimento da companhia no mercado de saúde animal. O projeto da construção da fábrica de biológicos passou por avanços relevantes com o começo de produção da vacina contra a circovirose (PCV2b). Além disso, a companhia retomou o posto de terceira colocada em participação de mercado, segundo ranking do Sindan.
2. AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Isso se dá em ambiente totalmente eletrônico, dispensando interferência humana direta nas negociações.
Isso facilitou a vida dos traders e investidores de varejo que precisam ter apenas um computador conectado à internet, uma plataforma de negociação e uma conta em uma corretora de valores.
Claro, não podemos ignorar a presença dos grandes investidores institucionais, com seu grande poderio no que diz respeito a influenciar e a manipular o preço dos ativos na bolsa de valores, nesse contexto. De fato, eles não podem ser ignorados quando consideramos a facilidade de entrar no mesmo ambiente que estes participantes, pois:
- Eles têm enorme arsenal financeiro
- Fazem usos de algoritmos automatizados e poderosíssimos para se aproveitar de cada fragilidade do mercado (robôs hft)
- Contam com programadores de primeira linha e hardware de última geração
- CEOs altamente competitivos e muito bem-informados (se acha que eles se informam no mesmo portal de notícias que você, não imagina quão longe da verdade você está…)
Assim, é fundamental, mesmo considerando a facilidade de negociação das ações da Ouro Fino (OFSA3), bem como de outras ações da bolsa de valores, que consideremos esse contexto e que usemos um método que leve isso em conta, capaz de determinar a atuação destes participantes, a fim de que nos posicionemos sempre ao lado deles e não em seu caminho.
Quais ações a Ouro Fino Saúde Animal possui?
A Ouro Fino possui apenas ações ordinárias. É o tipo de ação que dá direito a voto nas assembleias da companhia. Elas também têm direitos de receber proventos (dividendos ou juros sobre capital próprio), além de outras garantias previstas na legislação e no estatuto societário.
Qual são os códigos das ações da Ouro Fino Saúde Animal
O código das ações da Ouro Fino Saúde Animal é OFSA3. O código de negociação das empresas na bolsa é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos (dois dígitos no caso de units). O dígito 3 indica que se trata de uma ação ordinária.
As ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) são negociadas em quais bolsas?
A Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) não possui, atualmente, ativos negociados no exterior.
Algumas das ações negociadas na bolsa de valores brasileira também são negociadas em bolsas de outros países, habitualmente, através de programas de recibos. Por exemplo, as ADRs, nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que, em seus mercados, são negociados com a mesma agilidade que as ações, enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas em seus países de origem por uma entidade financeira competente.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) são os seguintes:
Nome | %ON – OFSA3 |
Bndes Participações S.A. | 12,26 |
Norival Bonamichi | 27,53 |
Jardel Massari | 28,76 |
Opportunity Hdf Administradora de Recursos Ltda | 17,18 |
Outros | 14,28 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)?
Podemos lucrar com as ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)
É quando compramos ações da Ouro Fino (OFSA3) já pensando em vender passado um tempo mais longo ou mais curto por um preço maior.
Também podemos vender as ações, apostando na queda, pra recomprá-las por um preço mais barato
O tempo dessas operações pode ser diferente dependendo da técnica, estilo e disponibilidade do trader.
- Day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão, podendo durar horas ou até mesmo segundos),
- Swing trade (operações que duram alguns dias)
- Position trade (operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Ouro Fino Saúde Animal (OFSA3)
Dividendos são a distribuição obrigatória de pelo menos 25% dos lucros da empresa entre suas ações.
Os investidores, aqueles que veem ações como “poupança”, costumam usar os dividendos pra comprar mais ações. Essas ações vão dar mais dividendos. Esses dividendos possibilitarão a compra de mais ações.
Para isso dar certo, é preciso que as ações paguem bons e regulares dividendos. É bom conferir a frequência de pagamento e o Dividend Yield, que mostra a porcentagem do valor do dividendo frente ao preço da ação.
Vejamos como foram os Dividendos da OUROFINO S/A ON (OFSA3) mais recentes:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 16/12/2019 | 19/12/2019 | 31/05/2020 | 0,02 | 0,04% |
Dividendo | 29/03/2019 | 29/03/2019 | 20/05/2019 | 0,18 | 0,57% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2018 | 14/12/2018 | 20/05/2019 | 0,14 | 0,45% |
Dividendo | 13/04/2018 | 13/04/2018 | 25/04/2018 | 0,10 | 0,41% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A decisão de investir deve ser baseada sobretudo no comportamento dos investidores institucionais, por diversas razões, entre as quais podemos destacar:
- O volume comanda o preço: os institucionais têm em suas mãos os maiores volumes de negócios (“fichas” em jogo)… irão defender seus interesses através de compras e vendas e irão influenciar os preços de acordo com esses interesses
- Os big players têm motivos para comprar ou vender ativos massivamente. Nós não sabemos que motivos são esses e nem nos interessa. E possivelmente eles nem os divulguem até que seus planos já estejam consolidados. O fato é que eles são mais informados e preparados para isso. Mais que isso: definitivamente eles não operam notícias, porque, geralmente, são eles que “causam” as notícias
Eles não revelam os seus planos, mas o volume não tem como esconder. Se acompanharmos o volume, com os conceitos e ferramentas certas, teremos condições de estimar o comportamento e a atuação institucional e seguir esses participantes fortes.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda. Mais recentemente a bolsa de valores também passou a cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ação superiores em valor a R$ 20 mil
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%. Veja nosso artigo sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que baseia suas leituras não no preço dos ativos, mas no volume das negociações e que, portanto, é uma maneira de seguir a atuação dos grandes players, os participantes capazes de fazer a movimentação das cotações.
Consideramos, assim, o volume a causa dos movimentos de preço. Os movimentos de preço, por sua vez, são mero efeito de caráter secundário. Se nos concentramos nas causas, nos adiantamos aos efeitos e aumentamos nossa chance de lucrar nas operações.
O Raio X Preditivo é assim a codificação em conceitos e ferramentas da Nova Análise Técnica. As ferramentas, por sua vez, tornam a aplicação dos conceitos fácil e simplificada.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)?
É fácil começar a negociar ações na B3.
Basta um celular. Ou um computador.
E um plano dos mais básicos de internet.
Com isso, já dá para abrir a conta na corretora e transferir o dinheiro necessário.
Mas preciso alertar: comprar ações exige responsabilidade e conhecimento.
Antes de dar qualquer passo, faça um curso sobre a bolsa de valores. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Aliás, depois de começar, abra a conta na corretora e comece a treinar a negociação de ativos na conta demo por ela fornecida, sem o risco de perder dinheiro, para treinar suas novas habilidades. Não imagine que você ganhará dinheiro de verdade se, antes, não conseguir ganhar dinheiro “de mentira” na conta demo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA OURO FINO SAÚDE ANIMAL (OFSA3)
Primeira empresa do setor na bolsa de valores, só isso já mostra a disposição de crescimento da companhia e a crença de que investidores acreditarão em seu negócio. Uma empresa “insegura” não faz isso. Note que mesmo companhias do setor que estariam acima da Ouro Fino (OFSA3) em termos de tamanho não se arriscaram nessa seara ainda. Sua visão ao antecipar o atual mercado para pets também mostra pioneirismo. No entanto, jamais se empolgue com as aparências. Sempre verifique o posicionamento dos investidores institucionais através do volume, pois o volume é a causa dos movimentos de preço: eles estão comprando ou vendendo? Não importa se o seu estilo é de investidor: você pode pegar o melhor timing para entrar em uma ação. Não importa se você faz operações de curtíssimo prazo: as leis básicas da influência do volume valem para frações de segundo, minutos, semanas, meses ou até décadas. Para observar e interpretar o volume com qualidade, recomendamos o Raio X Preditivo.