As ações da Orizon (ORVR3) vão cair ou vão subir? Ninguém é capaz de dizer isso olhando apenas para o comportamento do preço. Conheça a importância do volume na análise de ações
A Orizon, empresa que transforma dejetos em biogás, fez sua IPO e, com isso, movimentou R$ 554 milhões. Os recursos serão utilizados para investimentos em expansão, aquisições, amortização de dívida e reforço do capital giro. A Orizon atua desde 1999 e beneficia resíduos, desde a reciclagem até a geração de biogás e energia elétrica. Entre seus mais de 500 clientes estão nomes como Braskem, WilsonSons, Michellin, CSN, Shell, Dupont, Cyrella, L ́oreal, Arcellor Mittal, Ipiranga, Nuclep, Saint Gobain, SWM, e Owen Illinois.
As ações da Orizon (ORVR3), assim, seriam um bom investimento? Mais do que olhar para o negócio da empresa e para os fortes nomes entre seus clientes, devemos olhar para como estão se comportando os big players diante desses ativos. Podemos fazer isso observando o volume de negócios, que indica onde esses participantes fortes do mercado estão se posicionando. E este é um dos temas de nosso artigo: o método que analisa o volume de negócios a fim de encontrar regiões de preço vantajosas para nos posicionarmos.
- O que é a Orizon e suas ações (ORVR3)?
- Ações da Orizon (ORVR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Orizon (ORVR3)?
- Formas de ganhar em ações da Orizon (ORVR3)?
- Investir ou não investir em ações da Orizon (ORVR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Orizon (ORVR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Orizon (ORVR3)?
- Conclusão
A Orizon tem 71.449.970 de ações ordinárias.
1. O QUE É A ORIZON E SUAS AÇÕES (ORVR3)?
Segundo a página das ações da Orizon (ORVR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Atuação Na Cadeia de Gestão de Resíduos: Tratamento E Destinação Final de Resíduos; Exploração Do Biogás. Energia E Créditos de Carbono; Beneficiamento de Resíduos; E Serviços de Engenharia Ambiental
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / água e Saneamento / água e Saneamento
A Orizon é uma companhia do estado do Rio de Janeiro especializada no tratamento de resíduos ambientais e geração de biogás. Atua desde 1999 fazendo gestão e beneficiamento de resíduos, da reciclagem à geração de biogás e energia elétrica. Entre 2017 e 2019, apresentou crescimento médio anual de receita líquida de 23%.
Seus clientes incluem Braskem, WilsonSons, Michellin, CSN, Shell, Dupont, Cyrella, L ́oreal, Arcellor Mittal, Ipiranga, Nuclep, Saint Gobain, SWM, e Owen Illinois. Mas são mais de 500 clientes.
O que são as ações da Orizon (ORVR3)?
As ações de uma empresa nada mais são do que a menor partícula de seu capital social. O capital social de uma empresa é negociado na bolsa de valores através de suas ações. O capital é aberto quando a empresa decide vender parte desse capital aos investidores no mercado a fim de captar recursos. Ao comprarmos ações da Orizon (ORVR3) nos tornamos investidores e sócios da companhia.
No entanto, boa parte daqueles que compram ações de companhias no dia a dia da bolsa de valores, na verdade, não está interessado em se tornar sócio. Um dos principais motivos da movimentação de ativos no mercado é a chamada especulação, basicamente negociações – também conhecidas como trades – de curto a médio prazo. Os traders compram ações pra vendê-las pouco tempo depois por um preço melhor. Às vezes a duração dessas negociações é de segundos.
Histórico da Orizon (ORVR3)
- 2009 – A Companhia, denominada Orizon Valorização de Resíduos S.A., e anteriormente denominada Haztec Investimentos e Participações S.A. (“HIP”), foi fundada em 30 de novembro de 2009 com o único objetivo de ser o veículo de investimento dos acionistas que antes eram investidores diretos da Orizon Meio Ambiente S.A., anteriormente denominada Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. (“HTPA”), criada em 14 de junho de 1999. Tal constituição de uma holding entre os investidores e as empresas operacionais tinha o propósito de permitir maior flexibilidade na estratégia de alavancagem financeira do grupo, seja por meio de novas capitalizações ou endividamentos, bem como permitir que os investidores decidissem pelos investimentos em outras empresas por meio do mesmo veículo.
- 2010 – A HIP passou a contar em seu capital social com o Fundo de Investimento em Participações Caixa Ambiental, na época também gerido pelo Santander. Os aportes de capital dos fundos de private equity na HTPA, posteriormente consolidados na HIP, permitiram o crescimento orgânico e inorgânico do grupo que tinha como objetivo ser líder em soluções ambientais no Brasil, desempenhando diversas atividades, tais como: (a) tratamento de águas e efluentes, (b) tratamento e destinação de resíduos, (c) serviços de engenharia ambiental e florestal e (d) fabricação de equipamentos para tratamento de águas e efluentes. O período de 2007 a 2010 foi marcado por transações nos diversos segmentos de atuação do grupo, com diversas aquisições.
- 2011 – Após não capturar as sinergias esperadas e acumular resultados operacionais negativos, a HIP foi a busca de novos acionistas que se dispusessem a capitalizar a Companhia e assumir a gestão do negócio.
- 2013 – Em uma transação que envolveu a contribuição de ativos e capitalização pela maioria dos acionistas, a Inovatec Participações S.A. (“Inovatec”) passou a ser acionista majoritária da HIP com 59,3% do seu capital social. A mudança de acionistas da HIP veio junto a uma alteração no foco de negócios da Companhia onde o posicionamento no tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não-perigosos com viés de agregar valor aos resíduos tratados, bem como os serviços ambientais, seria o único objetivo da Companhia. Venda de non-core business, fortalecendo suas atividades principais, quais sejam tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não-perigosos, redução de custos e aumento dos preços praticados, implantação das atividades de exploração de biogás e geração de energia nos aterros sanitários, e reestruturação financeira. Venda das atividades das antigas empresas Geoplan, Hidrogesp, Gaiapan e Tribel, bem como o encerramento das atividades da antiga Aquamec.
- 2016 – Vendeu, em 2016, sua participação na concessão do município do Rio de Janeiro. Em relação a exploração do biogás e geração de energia elétrica nos aterros sanitários, a Companhia, por meio de suas controladas, iniciou tais atividades em todos seus aterros sanitários, que atualmente contam com o equivalente a 56 MW de energia em termos de capacidade instalada, seja por meio de contratos de venda de biogás ou plantas termoelétricas onde suas empresas atuam como consorciadas.
- 2020 – Os acionistas Infrabrasil Fundo de Investimento em Participações e Fundo de Investimento em Participações Caixa Ambiental venderam suas respectivas participações no capital social da Companhia ao Spectra Portinari Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia. Para mais informações sobre as mudanças na estrutura societária da Companhia, vide item 15.7 deste Formulário de Referência.
2. AÇÕES DA ORIZON (ORVR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Orizon são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
A B3 já foi conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e, mais tarde, como BM&FBovespa, quando da fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros.
Todos os negócios acontecem por intermédio de um sistema chamado PUMA: Plataforma Unificada Multiativo.
O PUMA permite que todas as negociações ocorram exclusivamente em ambiente eletrônico: rápido, seguro, acessível.
Para saber o quanto ele é acessível, basta saber que, agora mesmo, você pode abrir uma conta em uma corretora, depositar o dinheiro e começar a comprar ações como as da Orizon (ORVR3).
Porém, essa facilidade toda não pode iludir você.
Ao colocar suas economias na renda variável, você estará no mesmo ambiente que participantes muito fortes: os investidores institucionais ou big players.
Trata-se de pouco mais de cem companhias que, juntas, controlam quase metade do capital mundial (uma estimativa aproximada de um estudo de 2011). Diversas dessas companhias têm intensa participação e influência nas bolsas mundiais, sendo mais influentes que alguns países importantes e, em alguns casos, com faturamentos superiores ao PIB de diversas nações.
Só aí já vemos que esses participantes têm uma fabulosa vantagem financeira, permitindo que comprem ativos em volumes capazes de pressionar os preços para cima ou vendam pressionando para baixo.
Mas não é só isso:
- Os big players são dirigidos pelos CEOs mais bem informados e mais competitivos (eles não se informam em portais de notícias para tomar suas decisões)
- Os institucionais operam com algoritmos altamente especializados. São os robôs HFT (High Frequency Trading ou Negociação de Alta Frequência); estima-se que quase 90% do volume de ativos negociados nas bolsas mundiais, hoje, são controlados por esse tipo de algoritmo
- Programadores muito bem remunerados: algumas das mentes matemáticas mais poderosas não estão na Nasa, mas na bolsa de valores, ditando o futuro dos preços e da economia como um todo
Dito isso, quando queremos saber onde são negociadas as ações da Orizon (ORVR3), devemos considerar isso.
E, uma vez considerado, precisamos de estratégias que nos permitam atuar da mesma forma que estes participantes.
É isso ou ser esmagado por eles.
Quais ações a Orizon possui?
A Orizon possui apenas ações ordinárias. São aquelas que dão direito a votar nas assembleias da empresa. As ações pertencem à lista do Novo Mercado da principal bolsa de valores brasileira, aquela com os maiores graus de governança.
Qual são os códigos das ações da Orizon
As ações negociadas na bolsa de valores são todas conhecidas por códigos de negociação compostos por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos (units e ETFs costumam ter dois dígitos)
O código de negociação também pode ser chamado de ticker.
O ticker das ações ordinárias da Orizon é ORVR3.
As ações da Orizon (ORVR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Orizon (ORVR3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, embora possam ser negociadas também no estrangeiro no futuro através de programas de recibos, a exemplo de outras ações de empresas do país.
Por exemplo, as ADRs (American Depositary Receipts) são recibos negociados no mercado dos Estados Unidos, representando as ações a que correspondem, enquanto estas ficam custodiadas por aqui por uma entidade financeira responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Orizon (ORVR3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Inovatec Participações S.A. | 50,00 | 0,00 | 50,00 |
Spectra Portinari Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 12,67 | 0,00 | 12,67 |
Outros | 37,33 | 0,00 | 37,33 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Orizon. Duas das mais populares são as seguintes:
Trade com ações da Orizon (ORVR3)
Podemos comprar (ou vender) ações da Orizon (ORVR3), sem intenção de ficar por longos anos da operação, como os investidores. Podemos fazer isso ficando apenas segundos, minutos, dias, semanas apenas com elas: o objetivo aqui é ganhar dinheiro em cima das naturais variações de preço que qualquer ativo negociado na bolsa de valores tem.
Se achamos que vai subir, compramos. Se achamos que vai cair, alugamos ações e vendemos.
No primeiro caso, se sobe, temos lucro. Se cai, temos prejuízo.
No segundo caso, se cai, temos lucro e, ao contrário, temos prejuízo.
A duração desses trades pode ser parâmetro de classificação deles:
- Day trade são operações começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade são operações que duram poucos dias
- Position trade são operações que duram poucas semanas
Ganhar dividendos com ações da Orizon (ORVR3)
Outra postura válida é acumular ações da Orizon (ORVR3) ao longo do tempo, como se fosse uma poupança. Essas ações, se sua empresa tiver lucros, distribuirão dividendos. Com os dividendos, poderei comprar mais ações que, por sua vez, pagarão mais dividendos, reproduzindo na renda variável o fenômeno muito conhecido na renda fixa como juros sobre juros.
Claro que, pra isso ser possível, é preciso que as ações paguem dividendos regularmente. E não só isso. Precisam ser dividendos que correspondam a uma parte interessante do valor da ação, dado verificável através de um indicador muito simples de entender chamado dividend yield.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ORIZON (ORVR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Pensar em investimento – ou seja, longo ou longuíssimo prazo – tem um problema. Quando investimos em ação, entramos na operação sem um viés de saída, dispostos a ficar comprados aconteça o que acontecer. É muito fácil pensar assim, mas o iniciante, sobretudo quando está eufórico, dificilmente consegue visualizar como ficará seu estado de espírito caso as cotações da bolsa, incluindo sua ação, passem a valer metade do seu preço de entrada. Acha que isso não pode acontecer? Dê uma olhada nos gráficos do Ibovespa e de algumas ações, suas principais componentes. Isso acontece sim, periodicamente e inevitavelmente.
As ações da bolsa de valores, por mais que suas companhias sejam sólidas, estão sujeitas a:
- Crises mundiais
- Crises locais
- Crises setoriais
Ou seja, crises que se instalam aos poucos e que são como a metáfora do sapo na panela de água fria sobre o fogareiro: ele não percebe as sutis variações de temperatura e acaba morrendo, pois, em algum momento, a água ferve.
Do mesmo modo, o investidor iniciante, quando vê, percebe que seu patrimônio está valendo metade e, a essa altura, angustiado, não sabe o que fazer e joga a toalha, vendendo tudo. Geralmente, pouco antes de as ações voltarem a subir.
Por isso, temos duas recomendações se você está começando:
- Não coloque todas as suas economias em ações. Apenas uma parte bem pequena dela, pra apimentar suas aplicações
- Tenha uma porta de saída pra suas operações: apenas perfis muito específicos se adaptam ao buy and hold (comprar e segurar) e, muitas vezes, quem não se adapta hesita na hora de comprar mais ações quando elas ficaram muito baratas (grande parte das vezes nem têm dinheiro pra isso e, se tem, não têm coragem de comprar mais, pois acreditam que vai despencar ainda mais)
Para encontrar os melhores momentos pra fazer operações, vale a pena ficar de olho nos big players. Eles deixam pistas de quando estão operando, onde estão se posicionando comprando ou vendendo ativos através do grande volume por eles negociados.
Para analisar esse volume com eficiência, recomendamos o uso do Raio X Preditivo, com suas ferramentas e conceitos voltados pra volume e fluxo de ordens.
Vantagens Competitivas apresentadas pelo site de relacionamento com investidores
- Grande direcionamento de mercado, com grandes perspectivas de crescimento apoiadas por fundamentos sólidos e quadro regulatório favorável
- Modelo de negócios resiliente com receitas previsíveis e desempenho financeiro robusto
- Grandes barreiras para novos participantes, protegendo os atuais players do setor
- Caminhos de crescimento orgânico proporcionando grandes vantagens para uma tema que já é atraente
- Ampla oportunidade de cenário de F&A, apoiada pela integração comprovada da Orizon e capacidades de absorção de sinergias
- Equipe de gestão experiente, com sólida cultura ESG, apoiando uma infraestrutura de ponta que oferece serviços de alta qualidade
- Holding com participação acionária em outras empresas
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)?
Os preços dos ativos estão constantemente subindo e descendo.
Quase todos os métodos e cursos que tentam ensinar e prever esses comportamentos usam o próprio preço como parâmetro de previsão.
Diversos desses métodos têm fundamentação estatística. Se o preço desempenha um tipo de comportamento em algum momento, é possível que o repita a seguir tendo uma boa porcentagem de probabilidade.
A maioria dos professores e analistas, no entanto, desconhece uma informação muito importante para ser analisada: o volume.
O volume de negócios é o combustível do mercado. Ele vai fazer os preços subirem ou caírem.
Os participantes capazes de injetar demanda ou oferta em determinado ativo são os investidores institucionais, com necessidade de montagem e desmontagem de posições gigantescas.
A boa notícia é que, por mais que eles façam de tudo para esconder essas operações, é impossível escondê-las totalmente desde que tenhamos acesso à leitura desse volume.
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica, com ferramentas e conceitos, que nos dão a leitura desse volume, permitindo uma interpretação do contexto do movimento do preço e uma predição eficiente de movimentos que podem ser usados como oportunidade de lucro. No mesmo passo, o risco é reduzido e, em caso de prejuízo, esse acontecimento é minimizado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)?
Você vai encontrar diversos artigos e vídeos na internet ensinando como abrir uma conta em uma corretora de valores e depositar o dinheiro para, imediatamente, comprar ações. É fácil, gratuito e em questão de minutos você pode começar.
O que poucos ensinam é que, sem um treinamento adequado você não vai ter sucesso. Inclusive, pode vir a perder dinheiro.
Recomendamos que, antes de mais nada, faça um curso sobre trade a fim de melhorar as suas chances. Inclusive, recomendamos que treine na conta demo antes de começar de verdade.
Nossa recomendação de curso é o Raio X Preditivo.
A dura verdade de “investir” na bolsa
Ao pensarmos no termo “investir” estamos nos referindo ao longuíssimo prazo.
De fato, alguns investidores são talhados para isso, sabendo escolher bem as ações em que investem.
Mas isso não basta. Eles estão cientes que a alta de um ativo não é uma linha reta.
Aliás, entre altos e baixos, por vezes, os baixos são bastante impactantes. Será comum em décadas de investimento ver ativos caíres para dois terços ou até metade de seu valor atual.
O iniciante, empolgado diante de tudo o que lê na internet sobre investimento em ações, pode não estar ciente do que é passar por isso.
E, num momento de euforia, quando todos estão empolgados pelos resultados da bolsa de valores, não só coloca todas as suas economias em ativos como é bem capaz de vender propriedades para aumentar sua mão.
Pode ser que isso funcione bem em um primeiro momento. Mas é inevitável: os mercados andam em ciclos. Se um momento é de alta, haverá aquele momento em que a tragédia é certa.
E, nessa hora, você, se for iniciante ou nunca tiver passado por uma crise, irá sofrer.
Por melhor que uma empresa seja, por mais que ela não tenha concorrentes – e a não ser que ela tenha características muito especiais -, o preço de seus ativos sofrerá.
Desse modo, fazemos sempre duas recomendações para quem está começando:
- Considere colocar apenas uma parte de seu capital na bolsa de valores, uma parte que não afete seu emocional e sua vida financeira caso veja ela diminuir em caso de prejuízos
- Considere operações que tenham um ponto de entrada e, acima de tudo um ponto de saída (tanto no lucro como no prejuízo)
Analise os ativos a partir do comportamento dos investidores institucionais. Essa leitura é feita a partir do volume de suas operações e, atualmente, uma das metodologias que melhor ensina essa interpretação, no Brasil, é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ORIZON (ORVR3)
A transformação de dejetos em energia – inclusive de aterros sanitários – vem como uma tendência ainda pouco explorada economicamente. Nesse sentido, há amplo potencial de crescimento para essa empresa, bem como em outras frentes. Porém, não devemos basear nossos investimentos em algo tão vago e pontual. No mercado, o ponto mais determinante de forma imediata e de longo prazo é o interesse institucional nas ações de uma empresa. E detectamos esse interesse, seja na compra, seja na venda, através do volume de negócios. E a melhor metodologia para ler o volume de negócios, atualmente, no Brasil, é o Raio X Preditivo.