As ações da Oncoclínicas (ONCO3) vão cair ou vão subir? Não deixe os boatos te enganarem. Confie apenas num detalhe que só nosso método usa como nenhum outro
A Oncoclínicas, logo após a abertura de seu capital na bolsa de valores brasileira, em setembro, concluiu a compra do Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia, o CEBROM, principal clínica de oncologia de Goiás, dando sequência à estratégia de aquisições após o inicio das negociações de suas ações no mercado. A transação custou à companha R$ 190,5 milhões.
As ações da Oncoclínicas (ONCO3), uma empresa visivelmente em expansão no mercado de saúde brasileiro, valem a pena para investimento?
As ações da Oncoclínicas (ONCO3) são, por isso, tema deste artigo. Mas destacamos que nosso objetivo aqui é apresentar nossa metodologia de análise de ativos da bolsa através do comportamento dos big players institucionais. Através do volume e do fluxo somos capazes de determinar o posicionamento desses participantes fortes e descobrir se temos neles parceiros para nossas compras, vendas e investimentos. Para fazer isso, utilizamos a metodologia do Raio X Preditivo.
- O que é a Oncoclínicas e suas ações (ONCO3)?
- Ações da Oncoclínicas (ONCO3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Oncoclínicas (ONCO3)?
- Formas de ganhar em ações da Oncoclínicas (ONCO3)?
- Investir ou não investir em ações da Oncoclínicas (ONCO3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Oncoclínicas (ONCO3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Oncoclínicas (ONCO3)?
- Conclusão
A Oncoclínicas tem 495.357.723 ações ordinárias. Desse montante, 135.788.449 (27,27%) estão em livre negociação na bolsa de valores brasileira, a B3.
1. O QUE É A ONCOCLÍNICAS E SUAS AÇÕES (ONCO3)?
Segundo a página das ações da Oncoclínicas (ONCO3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Exploração de serviços médicos / Participação em outras sociedades nacionais ou estrangeiras. pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais / Intermediação em pesquisa clínica.
- Classificação Setorial: Saúde / Análises e Diagnósticos / Serviços Médicos e Hospitalares e Diagnósticos.
O Grupo Oncoclínicas se define como uma iniciativa pioneira em gestão e administração de serviços oncológicos.
Fundado em 2010, diz hoje ser considerado um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina.
O grupo também tem parceria exclusiva no Brasil com o Dana Farber Câncer Institute, um dos mais conceituados do mundo, afiliado à Harvard Medical School.
A área de atuação do Grupo Oncoclínicas abrange 12 dos principais estados brasileiros. Atualmente, são mais de 70 unidades que contam com especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia, hematologia e transplante de medula óssea, cuidados complementares e o que há de mais avançado em assistência integrada.
OC Precision Medicine
Em fevereiro de 2020, o Grupo Oncoclínicas inaugurou o OC Precision Medicine, um laboratório de alta tecnologia que reúne genômica e análise patológica. Genes tumorais são analisados em painéis somáticos, com recursos de inteligência artificial, direcionando os tratamentos de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, uma das tendências mais fortes da oncologia. O OC Precision Medicine permite, entre outras coisas, efetuar o estudo de síndromes de câncer hereditário e também o sequenciamento do exoma, que compreende a análise dos mais de 20 mil genes humanos.
O que são as ações da Oncoclínicas (ONCO3)?
Uma companhia lança ações na bolsa de valores com a intenção de captar recursos para investir no seu crescimento, pagamento de dívidas, ter capital de giro e outras finalidades. É um grande volume financeiro (afinal, a soma das ações corresponde a tudo que a empresa vale naquele momento) e obter valores assim através do empréstimo é inviável, seja pelo montante, seja pelo custo futuro em juros.
Quando compro as ações de uma empresa como a Oncoclínicas (ONCO3), estou aceitando dividir com a companhia os riscos da operação. Quando a empresa vende as ações, ela capta recursos. Se os recursos forem bem utilizados, a empresa prosperará e passará a valer mais. Se ela vale mais e as ações são “pedaços” desse valor, as ações passarão também a valer mais, proporcionalmente. Eu, como acionista, investidor ou sócio, verei meu patrimônio em ações crescer financeiramente falando.
E não é só isso: se a empresa passar a valer mais, meu capital também será remunerado. Parte dos lucros de uma companhia devem ser divididos entre os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital.
No entanto, existem diversos participantes da bolsa de valores que não estão interessados em serem sócios ou acionistas. Os traders preferem fazer negócios mais rápidos com as ações, comprando os ativos e vendendo tão logo eles atinjam uma certa valorização.
Eles podem inclusive, se acham que a ação vai desvalorizar, alugar essas ações, vendê-las e, quando estiverem mais baratas recomprá-las, perfazendo lucro dessa maneira. O nome desse tipo de operação é venda a descoberto e é muito comum, embora para o iniciante pareça meio estranho. Há inclusive um setor nas corretoras de valores dedicado a intermediar o aluguel de ações: ganha dinheiro o investidor que aluga as ações e ganha (ou perde) o trader que faz a operação de venda.
2. AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Oncoclínicas (ONCO3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, cujo nome é B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações são em meio eletrônico e, diferentemente de outras épocas, não há participação humana direta no registro e no fechamento das ordens. Tudo acontece através do PUMA (Plataforma Unificada Multiativo).
A negociação eletrônica é muito mais rápida, segura e, ao mesmo tempo, acessível. Graças a ela, podemos negociar ações e outros ativos da bolsa de valores através de um computador comum conectado à internet, bastando ter uma conta simples em uma corretora de valores.
Milhões de pessoas entraram na bolsa de valores nos últimos meses graças a isso. E também movidas pelos recordes que o Ibovespa vinha batendo desde que ultrapassou os cem mil pontos. Muitas delas se arrependeram pois não estavam bem informadas a ponto de entender que crises agudas como a provocada pelo Novo Coronavírus podem acontecer nos mercados a qualquer momento. Neste caso, foi uma pandemia, mas poderia ser qualquer outro motivo.
Os grandes investidores institucionais se aproveitam desses momentos para adquirir ativos a preços baixos que estão sendo vendidos por esses participantes mais fracos em grande quantidade, acumulando papeis que vão voltar a valorizar se não dali a meses, então dali a anos ou décadas.
Esses big players têm a seu lado a tecnologia (robôs de alta frequência de negociação), o poder financeiro (trilhões e trilhões de dólares para suportar os reveses econômicos), tempo, paciência e capacidade de recursos humanos (as mais poderosas mentes matemáticas para programas os algoritmos de negociação automática e os mais bem remunerados dirigentes para a tomada de decisões).
Uma das melhores maneiras de lidar com esse ambiente altamente competitivo e predatório para o pequeno investidor é observar o comportamento desses participantes avassaladores do mercado através do volume de negociação que só eles conseguem movimentar. A leitura do volume de negociação e sua influência sobre o preço é ensinada por poucas metodologias no mundo (a maioria foca apenas no preço). No Brasil, esse tipo de metodologia é ensinada pelo Raio X Preditivo.
Quais ações a Oncoclínicas possui?
A Oncoclínicas (ONCO3) possui os seguintes tipos de ações:
- Ações ordinárias: têm direito a voto nas assembleias da companhia. Têm direito a receber proventos, mas a prioridade é o pagamento das ações preferenciais
Qual são os códigos das ações da Oncoclínicas
Os códigos das ações da Oncoclínicas é ONCO3 (ordinárias).
As ações da Oncoclínicas (ONCO3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Oncoclínicas só são negociadas na bolsa de valores brasileira.
É possível para empresas brasileiras terem suas ações negociadas em bolsas estrangeiras. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso é possível através das American Depositary Receipts (ADR), que são negociadas como se fossem ações, com a mesma facilidade. Enquanto as ADR são negociadas nos EUA, as ações a elas correspondentes são custodiadas por um banco no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Oncoclínicas (ONCO3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Josephina II Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 48,13 | 0,00 | 48,13 |
Josephina Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 13,94 | 0,00 | 13,94 |
Bruno Lemos Ferrari | 2,77 | 0,00 | 2,77 |
OUTROS | 29,43 | 0,00 | 29,43 |
AÇÕES TESOURARIA | 5,73 | 0,00 | 5,73 |
TOTAL | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)?
Dentre as diversas maneiras de ganharmos dinheiro com as ações da Oncoclínicas (ONCO3), podemos destacar duas:
Trade com ações da Oncoclínicas (ONCO3)
Como já explicamos anteriormente, o trader não tem intenção de investir em ações, de ser sócio ou acionista.
Ele quer fazer lucro no curtíssimo, no curto ou no médio prazo.
Para isso, ele tem duas opções:
- Comprar ações: o trader compra ações quando acredita que o preço dos ativos vai subir. Se o preço atinge essa expectativa, ele as vende com lucro. Se o preço das ações cai, ele vende para que seu prejuízo não se avolume.
- Vender ações: o trader acredita que o preço das ações vai cair. Então ele as vende. Isso é possível através do aluguel de ações. Quando as ações ficam mais baratas ele as compra, paga o aluguel e devolve as ações ao investidor de quem as alugou. Se as ações ficarem mais caras, ele terá prejuízo.
O trader também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que duram o período máximo de um único pregão.
- Swing trade: operações que duram poucos dias
- Position trade: operações que duram poucas semanas
Cada um desses subtipos tem características diferentes em termos de objetivos de variação de preço, de periodicidades de gráficos analisados e muitas outras propriedades distintas.
Ganhar dividendos com ações da Oncoclínicas (ONCO3)
Já os investidores elegem ações para comprar e ficar com elas por um período indefinido. Seu objetivo é acumular ações ao longo do tempo, aumentando seu patrimônio com empresas que acredita que crescerão indefinidamente.
Inclusive, quando o preço delas cai por qualquer razão, como aconteceu na última crise, aproveitam para comprar ainda mais ações.
Além de ver seu patrimônio crescer no longuíssimo prazo, eles esperam ter seu investimento remunerado pelos dividendos.
Esses dividendos serão usados para se comprar ainda mais ações que, por sua vez, renderão ainda mais dividendos, gerando o fenômeno dos juros sobre juros.
Para essa estratégia dar certo, é necessário que a empresa seja boa pagadora de dividendos, isto é, tenha lucros em todos os exercícios e seu dividend yield seja convincente. O dividend yield é um indicador que mostra quanto o dividendo vale percentualmente frente ao valor da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Antes de executar qualquer estratégia de compra ou venda, para o curto ou para o longo prazo, o ideal é fazermos uma triagem através de como os grandes players estão se posicionando nesta ou naquela ação.
Talvez algumas ações, neste momento, sejam ideais para o posicionamento para o longuíssimo prazo, dada a grande desvalorização por elas sofridas recentemente: posicionamentos pequenos, constantes, a cada mês e a cada queda, a fim de irmos dilatando a carteira.
Por outro lado, para aqueles que preferem trades mais curtos, a observação dos volumes gerados pelos big players é igualmente interessante: operações mais curtas expõem seu dinheiro ao risco por um menor tempo.
Também recomendamos o posicionamento em ações apenas da parte de suas economias compatível com seu apetite maior ou menor pelo risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia e um treinamento que sistematiza a Nova Análise Técnica com conceitos e ferramentas.
Os conceitos se voltam para a interpretação do volume e do fluxo de ordens. E, por consequência, para a atuação institucional (profissional).
As ferramentas, por sua vez, se encarregam de colocar esses conceitos, essa teoria, para funcionar diretamente sobre o gráfico de maneira intuitiva e simples.
O Raio X Preditivo não é uma metodologia que dá sinais de compra e venda, mas que incentiva o trader a tomar suas próprias decisões a partir da interpretação do volume de negócios e sua influência direta sobre o preço.
Para a Nova Análise Técnica, o preço é mero efeito do volume e o volume é a causa que movimenta o preço.
Tendo isso em mente, lendo as causas temos mais condições de nos antecipar aos efeitos mais prováveis.
A metodologia não só permite encontrar zonas de negociação com assimetria de risco positiva (baixo risco e alta probabilidade de ganho) como antecipar saídas de operações antes que o lucro seja devolvido ou prolongamento das mesmas caso o volume e o fluxo de ordens assim o permita.
Por último, podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento do big players, já que são eles os responsáveis pelos maiores volumes de negociação da bolsa em qualquer momento.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)?
O primeiro passo sempre deve ser a sua educação. Não espere ter sucesso na bolsa de valores só porque comprou ações que antes estavam caras e, agora, estão baratas. Se não houver interesse institucional nessas ações, é quase certo de que elas não irão se recuperar. E, para saber ler o posicionamento dos big players é preciso saber como o mercado funciona.
Portanto, faça um curso que explique o funcionamento disso: nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Só então comece a comprar ações, sejam elas as ações da Oncoclínicas (ONCO3) ou não.
Se o seu plano não for o longo prazo e sim trades mais curtos – day trade, swing trade ou mesmo position trade – recomendo que, antes de operar de verdade, treine nos simuladores que a sua corretora irá fornecer, em que você poderá fazer operações simuladas em tempo real, vendo se as estratégias que está aprendendo têm real funcionamento. E se você, de fato, tem condições de aplicá-las com qualidade.
Muitos questionam a efetividade da prática em simuladores, em contas simuladas. De fato, é muito diferente de operar em contas reais, com dinheiro de verdade colocado em jogo. Porém, também é fato que, se você não tiver sucesso fazendo trades em uma conta simulada, é bem menos provável que tenha em uma conta real.
Apenas depois de ter treinado tempo o suficiente, só então teste suas novas habilidades em uma conta real.
De qualquer modo, abrir uma conta em uma corretora não custa nada: é grátis, não tem taxa de manutenção e nem mesmo saldo mínimo. Vale a pena começar.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ONCOCLÍNICAS (ONCO3)
As empresas de saúde podem ter grande futuro em um país continental como o Brasil, sobretudo se entre suas metas estão a expansão geográfica de forma orgânica ou por meio de aquisições, estratégia que a Oncoclínicas parece estar adotando. Porém, em se tratando de investimento na bolsa de valores, precisamos estar atentos ao posicionamento e à atuação dos big players em tempo real. Fazemos isso através do Raio X Preditivo, que analisa os volumes e fluxos que só esses participantes fortes provocam. Dessa forma, determinamos os momentos e as faixas de preço em que nossas investidas têm mais chance de ter sucesso.