As ações da Oceanpact (OPCT3) vão cair ou vão subir? Ao observar os big players é possível prever esse comportamento. Saiba como
A IPO da OceanPact Serviços Marítimos movimentou R$ 1,22 bilhão com a emissão e os recursos serão usados para ampliar sua frota de navios, que atualmente conta com 23 embarcações, e adquirir máquinas e equipamentos. A empresa é especializada em prestar serviços em ambiente marinho nas mais diversificadas frentes.
As ações da Oceanpact (OPCT3), considerando esse resultado, e a área de atuação da empresa, seriam interessantes para se investir agora? Neste artigo você vai conhecer a empresa, mas principalmente queremos apresentar a metodologia que utilizamos para analisar a atividade dos investidores institucionais (big players), detectando as regiões de preço que esses participantes fortes consideram vantajosas e que estão dispostos a defender.
- O que é a Oceanpact e suas ações (OPCT3)?
- Ações da Oceanpact (OPCT3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Oceanpact (OPCT3)?
- Formas de ganhar em ações da Oceanpact (OPCT3)?
- Investir ou não investir em ações da Oceanpact (OPCT3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Oceanpact (OPCT3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Oceanpact (OPCT3)?
- Conclusão
A Oceanpact tem o seguinte número de ações:
- Ações ordinárias: 959.554
- Em livre negociação: 964.126 (47,99%)
1. O QUE É A OCEANPACT E SUAS AÇÕES (OPCT3)?
Segundo a página das ações da Oceanpact (OPCT3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Serviços de Suporte Marítimo. Incluindo Soluções de Meio Ambiente. Serviços Submarinos E de Apoio Logístico E de Engenharia Para Clientes de Diversos Setores. Como óleo E Gás. Energia. Mineração. Tele
- Classificação Setorial: Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Equipamentos e Serviços
A OceanPact é uma das principais prestadoras de serviços em ambiente marinho do Brasil, oferecendo serviços para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos, principalmente no setor de óleo e gás, mas também em diversos outros setores da economia, como portuário, navegação, mineração, energia e telecomunicações.
A sede da Companhia está localizada na cidade do Rio de Janeiro, com estabelecimentos situados em nove estados brasileiros, além de possuir 12 bases e 3 centros de defesa ambiental espalhados pelo Brasil. A localização estratégica ao longo da costa brasileira e em importantes cidades no interior confere à Companhia capacidade de operar em escala nacional.
As operações da Companhia são divididas em dois segmentos denominados Embarcações e Serviços. A Companhia opera nesses dois segmentos nas suas três áreas de atuação:
- Meio Ambiente, que inclui serviços de proteção ambiental, levantamentos oceanográficos, licenciamentos e estudos ambientais, segurança operacional e remediação ambiental: Representando 54% da receita líquida consolidada da Companhia no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2020 e com aproximadamente 18% de participação no mercado de embarcações Oil Spill Recovery Vessels – OSRV, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo (“ABEAM”) e da Companhia de setembro de 2020, a OceanPact está posicionada como uma das principais empresas a oferecer soluções ambientais a clientes nos setores de Petróleo e Gás, Terminais Portuários, Mineração e Siderugia, Energia e Petroquímica, dentre outros.
- Operações Submarinas, que inclui serviços de geofísica, geotecnia, inspeção, reparo e manutenção, suporte à construção e descomissionamento.: Representando 31% da receita líquida consolidada da Companhia no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2020 e com cerca de 29% de participação no mercado de ROV Support Vessels – RSVs, de acordo com dados da ABEAM e da Companhia de setembro de 2020, a OceanPact oferece esses serviços a clientes nos setores de Petróleo e Gás, Energia e Telecomunicação.
- Logística e Engenharia, que inclui serviços de logística marítima, bases de apoio offshore, engenharia portuária e costeira, obras e dragagens e facilities e limpeza industrial. Essa área representou 15% da receita líquida consolidada da Companhia no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2020.
O que são as ações da Oceanpact (OPCT3)?
Uma empresa lança ações na bolsa de valores – que a partir daí passam a ser negociadas nesse ambiente – para captar capital junto aos investidores, junto ao mercado. Esse processo também é conhecido como abertura de capital.
Por que as companhias fazem isso?
Não poucas vezes, as companhias veem oportunidades de crescimento no segmento em que operam. Porém, para aproveitar essas oportunidades é preciso de dinheiro, uma injeção extra de capital, pois o atual já está comprometido na operação em andamento.
Ela poderia lançar debêntures, poderia pegar empréstimos ou financiamentos. Mas todas essas opções têm um preço: juros.
Uma opção que demonstra a maturidade e a boa governança de uma empresa é justamente o lançamento das ações.
Ações nada mais são do que um pequeno pedaço da companhia. De fato, ao vender ações a companhia está “se vendendo” ao mercado.
Quando eu compro ações estou comprando uma parte bem pequena da empresa e me torno sócio.
A partir daí, participo da valorização da companhia e, mais, posso receber parte de seus lucros, se lucros houver, em forma de dividendos.
Porém, boa parte dos participantes do mercado não estão interessados em serem sócios. Eles querem simplesmente comprar e, então, quando as ações subirem a um certo patamar de preço, vender, realizando lucro.
Eles podem até mesmo vender ações que nem possuem para recompra-las a seguir, mais baratas, caso apostem que o preço vai cair. Esta é uma outra forma de realizar lucro com ações chamada venda a descoberto, que explicaremos de forma breve abaixo.
Esses participantes do mercado não são investidores. Eles são conhecidos como traders ou, em uma linguagem mais popular, especuladores.
História da Oceanpact (OPCT3)
- 2007 – Criada em 2007 no Rio de Janeiro, com foco na área de consultoria e resposta a emergências ambientais, desde a sua fundação a OceanPact participa de forma expressiva em operações de resposta a derramamento de óleo no Brasil e no exterior, ampliando a sua atuação por toda a América Latina. Sua equipe participou da resposta a grandes incidentes ambientais dos últimos 20 anos, incluindo os combates ao vazamento de óleo na Baía de Paranaguá, em 2004, e no Campo do Frade, situado na Bacia de Campos, em 2011. Em 2010, atuou na resposta ao maior desastre ambiental da história da perfuração de petróleo offshore: o vazamento de óleo da Deepwater Horizon, localizado no Golfo do México, nos Estados Unidos, prestando serviços de contenção e recolhimento de óleo. Também atuou nas emergências ambientais causadas por rompimentos de barragens em Mariana, Minas Gerais, em 2015, e em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, prestando serviços de gerenciamento de emergência ambiental. Atuou, ainda, em outras emergências relevantes com naufrágios e outros derramamentos de óleo de grandes proporções.
- 2011 – Por meio de uma joint venture com a empresa americana Witt O’Brien’s, líder mundial em consultoria especializada em respostas a emergências e crises há mais de 35 anos, o Grupo OceanPact criou a Witt O’Brien’s do Brasil (WOB). A Witt O’Brien’s do Brasil cria valor ao fornecer serviços de consultoria especializada e interdisciplinar nas áreas de meio ambiente, segurança e gestão de riscos, assim como em todas as etapas do ciclo de vida de uma potencial emergência ou crise.
- 2013 – A OceanPact ampliou a abrangência dos seus serviços marítimos e ambientais formando outra joint venture, desta vez com a inglesa Gardline, com mais de 50 anos de atuação no mercado internacional de levantamento de dados no mar (marine survey). Teve início a Gardline do Brasil, hoje OceanPact GEO. A aquisição total ocorreria seis anos depois, tornando a OceanPact a detentora da maior frota de barcos dedicados à pesquisa no Brasil, para projetos nas áreas de meio ambiente, geologia, geofísica, geoquímica, oceanografia e geotecnia.
- 2018 – A OceanPact adquiriu integralmente a Servmar, companhia brasileira com 30 anos de experiência em remediação de áreas contaminadas, serviços de engenharia e facilities, incluindo a operação dos Centros de Defesa Ambiental — CDAs, da Petrobras.
- Hoje – Possui uma equipe com mais de 300 oceanógrafos, biólogos, bacharéis em ciências náuticas, engenheiros (navais, ambientais, químicos, industriais, dentre outros), mestres e doutores. Esse time presta serviços diferenciados, opera uma extensa frota de embarcações especializadas e os maiores inventários de equipamentos de prevenção e combate a derramamentos no mar e de coleta de dados oceanográficos da América Latina. Com quinze filiais em nove estados brasileiros, e subsidiárias na Holanda, México, Reino Unido, Noruega e Uruguai.
2. AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Oceanpact são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
As negociações se dão em ambiente totalmente eletrônico, diferentemente de há mais de uma década, quando os negócios eram feitos praticamente no grito, no pregão viva voz, tendo os operadores do pit, gesticulando e berrando suas ordens de compra e venda.
Agora, tudo acontece no PUMA, Plataforma Unificada Multiativos. Isso permite negócios mais rápidos, seguros e acessíveis em diversos níveis.
Num primeiro nível, acessíveis aos pequenos investidores e traders, pessoas físicas como eu ou você. Estes, agora, só precisam de um computador conectado à internet, uma conta em uma corretora e, pronto, já podem negociar ações e muitos outros ativos.
Esta aparente facilidade, no entanto, oculta a atuação dos grandes players institucionais, cuja presença, embora dentro das regras do mercado, torna deletéria e perigosa a negociação dos pequenos players, sobretudo considerando boa parte das metodologias presentes no mercado hoje.
Com recursos financeiros, os investidores institucionais dominam praticamente 50% do capital mundial (estudo de 2011) e tem forte presença nos mercados. A seu lado, algoritmos que a essa altura fazem uso de inteligência artificial pra negociar, posicionar e reposicionar ordens de compra e venda em questão de frações de segundo, mentes matemáticas poderosas pra programar esse aparato, equipamento que têm conexões extremamente rápidas com as bolsas e dirigentes altamente competitivas e ligações diretas com os setores da sociedade que podem afetar os resultados econômicos dos países.
Diante disso, não adianta tentar adivinhar o que vai acontecer com o preço (como faz a maior parte das metodologias de Análise Técnica). É preciso observar o comportamento desses players pra antecipar os efeitos do volume de ordens executadas por suas estratégias. No Brasil, a metodologia que adota essa prática é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Oceanpact possui?
A Oceanpact (OPCT3) possui apenas ações ordinárias, como é esperado de companhias que façam parte do segmento Novo Mercado, da B3.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias. No entanto, não é esperado ter esse direito com apenas algumas poucas ações, visto que cada ação corresponde a um voto.
As ações ordinárias também têm dividendos e a uma série de outros direitos.
Qual são os códigos das ações da Oceanpact
O código das ações ordinárias da Oceanpact é OPCT3. Todas as ações negociadas na B3 são conhecidas por seus códigos de negociação formado por quatro letras e um numeral. Esse código também pode ser chamado de ticker.
As ações da Oceanpact (OPCT3) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente, as ações da Oceanpact (OPCT3) são negociadas na bolsa de valores brasileira apenas. No entanto, nada impede de que, no futuro, venham a ser negociadas em mercados estrangeiros pelo sistema de recibos. Os recibos – como os American Depositary Receipts da bolsa de Nova York – permitem que esses papeis sejam negociados normalmente enquanto as ações correspondentes são custodiadas aqui no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Oceanpact (OPCT3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Flavio Nogueira Pinheiro de Andrade | 27,67 | 0,00 | 27,67 |
Dyna Ii Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 13,95 | 0,00 | 13,95 |
Haroldo Nogueira Solber | 1,94 | 0,00 | 1,94 |
Arthur Octavio de Avila Kos Filho | 1,16 | 0,00 | 1,16 |
Maurício Mauro Rocha Latado | 1,16 | 0,00 | 1,16 |
Erik Fabian Gomes Cunha | 1,16 | 0,00 | 1,16 |
Maxim Medvedovsky | 0,96 | 0,00 | 0,96 |
Adriano Ranieri Cervinho Viana | 0,78 | 0,00 | 0,78 |
Felipe Nogueira Pinheiro de Andrade | 0,39 | 0,00 | 0,39 |
Gustavo Lutz Menezes Petry | 0,39 | 0,00 | 0,39 |
Marcelo Cortes Monteiro Da Silva | 0,39 | 0,00 | 0,39 |
Luiz Izidório Soares Pinto | 0,39 | 0,00 | 0,39 |
Pedro Rafael Nonato Perez | 0,21 | 0,00 | 0,21 |
Ricardo Lutz Da Cunha E Menezes | 0,15 | 0,00 | 0,15 |
Vitor Kume | 0,08 | 0,00 | 0,08 |
Thiago Borges Paes de Lima | 0,08 | 0,00 | 0,08 |
Carlos Frederico Friendenberg de Brito Silva Marins | 0,08 | 0,00 | 0,08 |
Fernando Dambrósio Lucchesi | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Julio Cesar de Souza Junior | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Chen Li Cheng | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Alessandro Silva Monte | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Jorge Luiz Elias Geraldo | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Gustavo Amarante Gabriel | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Ana Paula Lopes Coelho de Castro Lyra | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Fagner Augusto de Magalhães | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Pedro de Moraes Rego Martins | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Leonardo Santanna Antunes Maciel | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Natalia de Menezes Fonseca | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Luciane Atella Bastos | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Outros | 48,00 | 0,00 | 48,00 |
Ações Tesouraria | 0,97 | 0,00 | 0,97 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações como as da Oceanpact (OPCT3), algumas delas bem complexas e criativas, mas as mais comuns são as seguintes:
Trade com ações da Oceanpact (OPCT3)
O trade consiste em operações de curto a médio prazo com a intenção de lucro a partir de negociação de ações.
Podemos:
- Comprar ações com a intenção de vender quando elas estiverem mais caras. Porém, se o preço cair, podemos ter que decidir vende-las mesmo tendo prejuízo, uma vez que o preço pode cair ainda mais
- Vender ações com a intenção de recompra-las quando estiverem mais baratas. Porém, se o preço subir, podemos ter que decidir compra-las mesmo tendo prejuízo, uma vez que o preço pode valorizar ainda mais
A venda descoberta consiste no aluguel das ações, na sua venda e, depois de encerrada a operação (com lucro ou prejuízo), elas são devolvidas ao investidor original. É uma operação bem comum nos mercados, feita com o intermédio de um setor da corretora conhecido como BTC (Banco de Títulos CBLC).
As operações de trade podem ser classificadas também pela sua duração:
- Day trade: começam e terminam no mesmo pregão
- Swing trade: duram alguns dias
- Position trade: duram algumas semanas
Cada uma dessas periodicidades tem características próprias e dizem respeito sobretudo aos alvos das operações em termos de ganhos em porcentagem, ao tempo que o trader vai dedicar para fazer suas estratégias e aos tipos de gráficos que ele vai olhar para fazer suas análises.
Ganhar dividendos com ações da Oceanpact (OPCT3)
Uma postura diametralmente oposta é o investimento propriamente dito.
O investidor vai, provavelmente, usar um tipo de análise conhecido como análise fundamentalista para verificar se vai comprar ou não as ações de uma empresa. Vai tentar descobrir coisas até sobre os dirigentes da empresa, suas visões de mundo, seus planos e muito mais.
Uma vez escolhida a companhia, vai se agarrar às ações e, possivelmente, não vai vende-las nunca mais, acumulando-as cada vez mais, como se fosse uma poupança.
Além de o patrimônio valorizar ao longo das décadas, mesmo com eventuais desvalorizações, existe uma outra vantagem nisso. Se a empresa foi bem escolhida, ela terá lucros regularmente.
Se ela tiver lucros regularmente, obrigatoriamente deverá distribuir dividendos. Esse perfil de investidor usará os dividendos para comprar mais ações. Essas novas ações acrescentarão proventos nos próximos pagamentos de dividendos. Mais dividendos, mais ações e, dessa forma, o investidor reproduz na renda variável o fenômeno mais conhecido na renda fixa, denominado de “juros sobre juros”.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A OceanPact apresenta as seguintes vantagens competitivas em sua página de relacionamento com investidores:
- Abrangência da atuação da Companhia no ciclo de exploração e produção de petróleo: Com seus dois segmentos e três áreas de atuação, a Companhia opera em todo o ciclo de vida da exploração e produção (E&P) de petróleo.
- A frota da OceanPact é composta por embarcações especializadas, com guindastes e outros equipamentos com capacidade e autonomia para operações em águas profundas.
- Um dos maiores inventários de resposta a derramamentos de óleo e de levantamento de dados no mar da América Latina.
- A Companhia busca constante inovação e desenvolvimento tecnológico dos seus serviços,com presença no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e parcerias com o LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ) e o LABOCEANO (Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ) para o desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções para as demandas de seus clientes, além de participar ativamente das principais entidades e eventos do setor.
- Investimento em contratação e capacitação de time técnico qualificado: A Companhia sempre investiu na construção de uma empresa sólida — com equipe, ativos e sistemas inovadores.
- Políticas e Práticas Alinhadas com Altos Padrões de ESG: A missão da Companhia é ajudar a sociedade e os seus clientes a conhecer, usar e explorar o litoral, os oceanos e suas riquezas, garantindo sua proteção e preservação.
- Relacionamento de longa data com importantes IOCs: a Companhia possui base diversificada de clientes e relacionamento de longo prazo. Atualmente, a Companhia é a segunda colocada, numa amostra de 57 empresas, segundo o ranking do PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo) da Petrobras, o que garante um prêmio de 3% no valor da diária das embarcações contratadas.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)?
O Raio X Preditivo entende o volume como a causa do movimento dos preços dos ativos negociados na bolsa de valores.
O volume é o “combustível” do mercado.
O preço, em sim, é mero efeito. Diversos cursos sobre trade e bolsa de valores, porém, ensinam apenas a seguir o próprio comportamento do preço.
O volume, para chegar a esse nível de influência, precisa da atuação coordenada de um ou mais investidores institucionais, aqueles participantes que têm o volume nas mãos.
O Raio X Preditivo combina conceitos e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos no gráfico dos ativos: ele segue as pistas dos institucionais através do volume.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)?
- Escolha uma corretora de sua preferência
- Baixe o aplicativo ou entre no site
- Preencha o formulário com dados pessoais e bancários
- Se for preciso, envie fotos dos documentos exigidos (nem sempre é pedido)
- Tudo isso demora não mais do que uma hora (salvo exceções)
- Transfira o dinheiro da sua conta bancária para a conta na corretora, vida TED
- Comece a operar ações da Oceanpact (OPCT3) ou de qualquer outra empresa de sua preferência
Sim, parece fácil e é.
Mas não se engane, saber o momento de comprar e vender ações pode ser mais complicado que isso. Bem mais.
Todos os anos milhares de pessoas perdem suas economias na bolsa.
Não dê nenhum desses sete passos antes de se comprometer com um mais importante: sua educação.
Não abra mão de um curso sobre bolsa de valores que lhe dê as ferramentas necessárias para operar nos mercados, de acordo com sua verdade e com sua real dificuldade.
Nossa recomendação sincera é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA OCEANPACT (OPCT3)
Dada a importância dos oceanos e grande exploração econômica que pode ser deles extraídas, a presença de uma companhia como a OceanPact é primordial, principalmente considerando que, cada vez mais, se sabe a importância econômica que há na preservação ambiental desse meio. Poucas empresas no mundo estão capacitadas para dar esse tipo de serviço. No entanto, não baseie seus investimentos nessa informação somente: tenha a certeza de que os big players estão apostando na companhia, verifique se eles estão comprando ou vendendo e em que faixas de preço. Essas regiões são vantajosas, com boa assimetria de risco (perder pouco se perder, ganhar muito se ganhar). Para descobrir essas zonas de trade location ou de investimento, recomendamos o uso de uma metodologia que leia e interprete o volume de negócios, caso do Raio X Preditivo.