As ações da Multilaser (MLAS3) é pra investir ou pra deixar pra lá? Conheça uma metodologia que usa o comportamento dos big players para tirar todas as suas dúvidas
As ações da Multilaser entraram em negociação na bolsa de valores brasileira com a captação de R$ 2,2 bilhões. Esses recursos captados devem ir para o caixa da companhia e serão usados para reforçar o caixa, pagar dívidas e fazer aquisições.
As ações da Multilaser (MLAS3) seriam interessantes para nosso investimento?
As ações da Multilaser (MLAS3), para tentarmos responder essa pergunta, são o tema deste artigo. Porém, queremos destacar a nossa metodologia Raio X Preditivo que, através da análise do volume de ativos negociados, acompanha a atuação dos big players do mercado, encontrando pontos de entrada e saída para trades e investimentos.
- O que é a Multilaser e suas ações (MLAS3)?
- Ações da Multilaser (MLAS3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Multilaser (MLAS3)?
- Formas de ganhar em ações da Multilaser (MLAS3)?
- Investir ou não investir em ações da Multilaser (MLAS3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Multilaser (MLAS3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Multilaser (MLAS3)?
- Conclusão
A Multilaser tem 820.539.225 de ações ordinárias, tendo 172.313.238 (21,00%) de ações em livre negociação.
1. O QUE É A MULTILASER E SUAS AÇÕES (MLAS3)?
Segundo a página das ações da Multilaser (MLAS3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Fabricação de Periféricos Para Equipamentos de Informática.
- Classificação Setorial: Tecnologia da Informação / Computadores e Equipamentos / Computadores e Equipamentos.
A Multilaser atua no segmento de eletroeletrônicos e informática e foi criada em 1987 por Israel Ostrowiecki. Fabrica, importa e vende produtos do setor tecnológico, acessórios multimídia e brinquedos.
Sua sede fica na cidade de São Paulo, mas suas fábricas ficam em em Extrema, Minas Gerais e Manaus, Amazonas. As fábricas totalizam 75.000 metros quadrados, sendo responsável por 5 mil produtos diferentes, presentes em 40.000 pontos por todo o país. São 3.000 funcionários e 40 engenheiros divididos em laboratórios no Brasil e na Ásia.
Quatro anos depois da fundação, a companhia já era a única na América Latina a fazer recarga de cartucho de tinta de impressoras, passando posteriormente a diversificar a sua atuação.
Em maio de 2021, a Multilaser fechou uma parceria com o grupo chinês Hisense para fabricar TVs da marca Toshiba.
- 30 anos no mercado brasileiro
- 000 colaboradores
- 5000 produtos
Portfólio
- Smartphones e Celulares
- Telas, áudio e Home Theater
- Informática e Tablets
- Gamer
- Eletroportáteis
- Ventiladores e Aquecedores
- Ferramentas
- Saúde e Bem Estar
- Beleza e Perfumaria
- Brinquedos e Bebês
- Patinetes, Bikes, Skates
- e Hoverboard
- Smartwatch
- Drones
- Automotivo
O que são as ações da Multilaser (MLAS3)?
Numa linguagem bem simples: ações são figurativamente “pedacinhos” da empresa.
Como funciona?
É como se a soma de todas as ações da companhia representasse tudo o que ela vale.
E cada ação, individualmente, fosse a menor fração possível desse valor.
Se eu sou dono de uma ação, sou dono de um “pedacinho” da empresa. Por menor que seja esse valor, sou sócio, investidor, acionista.
Uma empresa – por exemplo, a Multilaser (MLAS3), decide “se vender” na bolsa pra angariar recursos pra crescer ainda mais. Pois viu uma oportunidade de crescimento a sua frente e seus recursos atuais estão todos comprometidos com as operações em andamento.
De outra forma, teria que recorrer a empréstimos ou financiamentos e sofrer com juros lá na frente, que comprometeriam qualquer possível resultado.
Então ela decide abrir capital, tornar o capital em capital social, num processo que culmina com o dia da IPO, Oferta Pública de Ações. Nesse dia, na bolsa, investidores de todos os portes decidem comprar pedaços maiores e menores dessa companhia, dividindo com a empresa o risco da operação, mas na esperança que o risco se converta em frutos.
Se os valores captados com a venda das ações forem bem utilizados, lá na frente, a empresa vai crescer. Crescendo, passa a valer mais.
Mas, ora, as ações equivalem a um valor proporcional da empresa. Se a empresa vale mais, as ações valem mais. Quem comprou ações vê seu valor financeiro crescer: todos ganham, o investidor se deu bem e a companhia se deu bem.
Mas não é só isso: uma empresa maior também lucra mais. E parte dos lucros devem ser divididos entre os investidores em forma de dividendos, remunerando ainda mais as ações que estão em suas carteiras.
Porém, existe uma parcela de participantes do mercado que não estão interessados em ser investidores, acionistas ou sócios. Os traders preferem encontrar oportunidades de compra, quando acham que as ações vão se valorizar, pra vendê-las tão logo essa oportunidade se concretize, realizando o lucro em um prazo mais curto. Esse prazo pode ser de meses, semanas ou mesmo segundos, sim, segundos.
E, se eles acreditam que as ações vão desvalorizar, alugam ações de um investidor, vendem e recompram elas mais baratas, tendo lucro também. Esse tipo de operação se chama venda a descoberto e vamos falar sobre ela mais adiante. É uma operação bastante corriqueira na bolsa e pode ser realizada com ações da Multilaser (MLAS3) ou com qualquer outra companhia negociada na bolsa de valores.
História da Multilaser (MLAS3)
- 1987 – Inicia suas atividades como empresa de reciclagem de cartuchos.
- 2004 – Lançamento da linha de Informática que incluía cartuchos de impressão, CD, DVD e mouses.
- 2006 – Os eletrônicos começam a fazer parte da linha de produtos da Multilaser. Neste ano foram lançados aparelhos de som, acessórios para notebook, MP3 player, câmera digital e MP4.
- 2007 – Inauguração do complexo industrial de Extrema, no estado de Minas Gerais, iniciando a produção de pen drives em sua nova unidade fabril, e expandindo sua linha de informática e acessórios como mochilas, GPS, porta – retratos digitais, filmadoras.
- 2010 – Investe em um novo mercado e começa a fabricar diferentes modelos de celulares.
- 2011 – Lança novas linhas e apresenta diferentes modelos de tablets.
- 2013 – Nasce um novo braço da empresa, a marca Multikids, com produtos na categoria de brinquedos, esportes e eletrônicos, voltados para o público infantil, inclusive com a linha Baby.
- 2014 – Ano da inauguração da Brasil Componentes.
- 2014/2017 – Durante esse período, torna-se proprietária da marcas Atrio, Pulse, Serene e Giga Security.
2. AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Multilaser (MLAS3), a exemplo de outras ações de outras empresas brasileiras, são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações se dão em ambiente absolutamente eletrônico, sem interferência direta de mãos humanas, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). Bem diferente do período que antecedeu 2005, na Bovespa, e 2009, na BM&F, quando as negociações ainda eram feitas no grito, registradas e executadas por funcionários das corretoras e da bolsa.
As negociações eletrônicas proporcionam:
- Velocidade: milhões de negociações são feitas diariamente
- Segurança: as negociações de ações acontecem em ambiente absolutamente seguro
- Acessibilidade: de megainvestidores a pequenos investidores e traders podem comprar e vender ações da Multilaser (MLAS3) e de outras empresas
Sim, a partir de minha casa, eu posso comprar e vender ações, bastando, para isso, ter um computador conectado à internet, uma conta na corretora e dinheiro para tanto.
Porém, essa aparente facilidade não pode ser confundida com a facilidade de ter sucesso nesse mercado. A bolsa de valores é um dos mercados mais competitivos que existe. No seu comando, estão os investidores institucionais, que também podemos chamar de big players.
A seu favor, esses participantes têm:
- Robôs HFT (High Frequency Trading ou Robôs de Alta Frequência de Negociação): são algoritmos capazes de realizar centenas de milhares de negócios, posicionar e reposicionar ordens de compra e venda em frações de segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado para obter liquidez e lucro
- Programadores de ponta: para programar tudo isso, algumas das mentes matemáticas mais poderosas do planeta são, por consequência, algumas das melhor remuneradas do globo também
- CEOs altamente competitivos: eles não se informam no mesmo portal de notícia que você. Geralmente eles já sabem dos fatos importantes do mercado semanas antes de algum estagiário apertar o botão de publicar
Por isso, ao entrar no mercado, onde as ações da Multilaser (MLAS3) e de outras empresas são negociadas, você deve estar preparado para essa realidade. A melhor maneira é aprender a acompanhar a atuação desses players e a melhor forma de fazer isso é acompanhar o volume (80%, talvez mais, do volume negociado nas bolsas mundiais é por conta dos investidores institucionais).
Uma das metodologias especializada em seguir o volume institucional é o Raio X Preditivo, de que falaremos mais abaixo.
Quais ações a Multilaser possui?
A Multilaser possui tão somente ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das empresas sem, porém, ter prioridade sobre as ações preferenciais na hora de receber proventos, tais como juros sobre capital próprio e dividendos. Porém, a Multilaser não possui ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Multilaser
Para negociar ações na bolsa, precisamos conhecer os seus códigos de negociação ou ticker. Todos os códigos de negociação são compostos de quatro letras em caixa alta e um numeral de um ou dois dígitos. No caso, o código de negociação das ações da Multilaser é MLAS3.
As ações da Multilaser (MLAS3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Multilaser (MLAS3) até o momento são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Nada impede que, no futuro, seus papeis sejam negociados em bolsas estrangeiras, a exemplo de outras companhias brasileiras que se valem de programas de recibo, que permitem sua presença em diversos mercados.
Por exemplo, as ADR (American Depositary Receipts) permitem que ações brasileiras sejam negociadas no mercado americano. Assim, um investidor nos Estados Unidos pode comprar ADRs, como se comprasse ações, enquanto as ações de fato ficam sob custódia de um responsável financeiro no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Multilaser (MLAS3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Alexandre Ostrowiecki | 39,54 | 0,00 | 39,54 |
Dragon Gem Llc | 28,16 | 0,00 | 28,16 |
Edward James Feder | 6,18 | 0,00 | 6,18 |
André Poroger | 3,82 | 0,00 | 3,82 |
Eder Da Silva Grande | 0,21 | 0,00 | 0,21 |
Truxt Investimentos Ltda. | 5,50 | 0,00 | 5,50 |
Outros | 15,50 | 0,00 | 15,50 |
Ações Tesouraria | 1,10 | 0,00 | 1,10 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Multilaser (MLAS3), dentre as quais podemos destacar duas:
Trade com ações da Multilaser (MLAS3)
No trade, inexiste a intenção de ganhar dinheiro no longuíssimo prazo através da acumulação de ações ao longo do tempo. A intenção é abrir uma operação e fechar tão logo ela apresente um lucro condizente com a estratégia.
Podemos:
- Comprar se achamos que as ações vão subir de preço. E, então, vender quando subirem. Se o preço cair, teremos que encerrar a operação no prejuízo
- Vender se achamos que as ações vão cair de preço. E, então, recomprar quando de fato caírem. Se as ações valorizarem, teremos prejuízo
A venda de ações “sem tê-las” é chamada de venda a descoberto e é possível mediante o aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. Alugamos as ações de um investidor e as vendemos. Pagamos o aluguel e devolvemos as ações no encerramento da operação, quando as recompramos.
O trade também pode ser subdividido de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Multilaser (MLAS3)
Outra forma de ganhar dinheiro com ações como as da Multilaser (MLAS3) é através de dividendos.
Geralmente, essa é a intenção dos investidores de longuíssimo prazo.
Os dividendos são parte dos lucros líquidos da companhia divididos igualmente entre as ações. Quanto mais ações eu possuo, mais dividendos eu recebo.
Uma das estratégias desses investidores é, com os dividendos, comprar mais ações. Assim, é possível receber mais dividendos ainda no próximo pagamento. E comprar mais ações e assim por diante, reproduzindo na renda variável o fenômeno dos juros sobre juros da renda fixa.
Claro que para isso dar certo é preciso que a empresa seja lucrativa e, portanto, pague bons dividendos com regularidade.
A sugestão é que você pesquise a frequência de pagamento de dividendos de uma companhia e o dividend yield, que é uma porcentagem que mostra quanto os dividendos valem frente ao preço cheio das ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando usamos o termo investir para ações da Multilaser (MLAS3 ou para qualquer ação da bolsa de valores, estamos pensando em longo e longuíssimo prazo. Isto é ficar com as ações a todo custo, faça chuva ou faça sol, mesmo em momentos em que o seu preço caia assustadoramente: isto é, acreditamos que no longo prazo o seu valor irá se recuperar. Não só isso, uma queda de preços pode até mesmo significar a compra de mais ações com desconto.
Muitos investidores iniciantes começam a seguir essa linha de pensamento. E não poucos colocam boa parte de seu capital em ações pensando no longo prazo.
Inevitavelmente, o mercado é feito de ciclos e haverá momentos de crise, sejam setoriais, nacionais e internacionais. Não poucas vezes, uma ação pode também sofrer um ataque especulativo e agressivo de investidores institucionais que viram uma oportunidade de controlar os preços através do volume.
Nesses momentos, é comum que os iniciantes se desesperem, porque não sabem se a queda continua, se terão condições de aproveitar a “oportunidade” para comprar mais ações (muitas vezes já estão com o dinheiro totalmente comprometido com as ações em queda) ou se deixam tudo como está. Muitos jogam a toalha, amargando prejuízos.
Por vezes, não adianta nem ter diversificado, comprando diferentes ações de diferentes setores, pois o mercado pode estar em queda como um todo. O que fazer?
Nesse contexto, nossa recomendação é evitar se comprometer dessa forma.
- Considerar operações com começo, meio e fim, com horizontes de saída seja no lucro ou no prejuízo. Quanto mais tempo ficarmos posicionados, mais poderemos ser surpreendidos por uma queda acentuada
- Considerar colocar no mercado de risco apenas uma parte de seu capital
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que prioriza a análise do volume de ativos negociados, considerando esse fator como o combustível do movimento dos preços, sendo a causa dessa volatilidade. Ao passo que outras metodologias usarão o próprio preço (mero efeito) como fator primordial na tomada de decisões.
Como o volume de negociações na bolsa, geralmente é ocasionado pelos big players, pelos investidores institucionais, também podemos considerar que o Raio X Preditivo se trata do estudo da atuação desses participantes, usando suas posições como referência para encontrar oportunidades de trades saudáveis: em que o risco é menor do que a chance de lucrar, isto é, se houver prejuízo ele será pequeno e, se houver ganhos, eles serão grandes.
Para tanto, o Raio X Preditivo usa uma série de conceitos e ferramentas (indicadores Sato’s) para aplicar esses conceitos de forma intuitiva sobre o deslocamento do preço no tempo, nos gráficos dos ativos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)?
Se você leu com atenção este artigo, deve ter se ligado que a bolsa de valores é um dos mercados mais competitivos que pode existir, com big players disputando a machadadas as menores fatias de liquidez que conseguirem.
Num cenário desses, não dá para entrar só com a cara e a coragem, só porque você decidiu que precisa comprar ações da Multilaser (MLAS3).
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em um curso sobre bolsa de valores e trade que lhe dê as ferramentas para ler a atuação desses participantes mais fortes: pelos motivos do tópico anterior, recomendamos fortemente o Raio X Preditivo.
Somente depois de se matricular, só então, abra uma conta em uma corretora de valores. É fácil (dá para fazer por um aplicativo de celular) e totalmente grátis (não tem taxa de abertura, taxa de manutenção e nem mesmo precisa depositar nada).
Feito isso, peça imediatamente uma conta demo, para você treinar seus novos conhecimentos aprendidos no curso escolhido. O bom é que essa conta também é grátis e a plataforma gráfica de negociação que você vai usar para treinar também é.
Muita gente vai dizer que não vale a pena treinar na conta demo, pois fazer trades com dinheiro de “mentirinha” é muito diferente de usar dinheiro de verdade. E é mesmo. Eles estão certos. Mas se você não for bem na conta demo, enquanto não tiver resultados consistentes nela, não espere que terá resultados melhores na conta real.
Depois de treinar suficientemente na conta demo, aí sim, transfira dinheiro para sua conta e comece a comprar e a vender ações.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MULTILASER (MLAS3)
A Multilaser está presente há 30 anos no mercado brasileiro e, durante muito tempo, pareceu ser ofuscada por marcas mais conhecidas, apesar de sua presença sólida e constante. Porém, agora, parece querer assumir o protagonismo de seu setor. Sem dúvida, ela tem muito a crescer e suas ações podem valorizar. Porém, recomendamos que, na hora de decidir pela compra ou não de ações dessa empresa, o investidor ou o trader adote uma postura cautelosa, buscando analisar o volume e encontrando vestígios de atuação institucional (big players), o que pode indicar bons pontos de compra e venda de ações, não só da Multilaser, mas também de outras companhias da bolsa de valores. Esse tipo de análise é dado com maestria pela metodologia do Raio X Preditivo.