As ações da MRS Logística (MRSA3B) valem a pena para investir? Conheça um método que revela o jogo secreto dos big players
As ações da MRS Logística (MRSA3B), que administra uma malha rodoviária relativamente pequena, mas com alto potencial financeiro, seriam um bom investimento num momento em que o agronegócio brasileiro vai ganhando mais e mais importância, bem como outras commodities não agrícolas?
As ações da MRS Logística (MRSA3B), para responder esta pergunta, são o tema deste artigo. Porém queremos destacar também uma metodologia que ajuda na sua tomada de decisões para qualquer ativo da bolsa, não só esse, através da análise do volume de ativos negociados. O volume denuncia a atuação dos big players institucionais e, assim, nos mostra regiões de preço em que é mais interessante comprar e vender. A nossa metodologia é o Raio X Preditivo e ela é especializada na interpretação apurada do volume de ativos negociados tratando esse parâmetro como o motivo da alta e da queda dos preços.
- O que é a MRS Logística e suas ações (MRSA3B)?
- Ações da MRS Logística (MRSA3B): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da MRS Logística (MRSA3B)?
- Formas de ganhar em ações da MRS Logística (MRSA3B)?
- Investir ou não investir em ações da MRS Logística (MRSA3B): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da MRS Logística (MRSA3B)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da MRS Logística (MRSA3B)?
- Conclusão
A MRS Logística tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 188.332.687 |
Preferenciais | 151.667.313 |
Total | 340.000.000 |
Estas estão em livre negociação nos seguintes números:
Quantidade de Ações Ordinárias | 4.309.906 | 2,29 |
Quantidade de Ações Preferenciais | 1.951.372 | 1,29 |
Total de Ações | 6.261.278 | 1,84 |
1. O QUE É A MRS LOGÍSTICA E SUAS AÇÕES (MRSA3B)?
Segundo a página das ações da MRS Logística (MRSA3B) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Ferroviário
A MRS Logística é uma operadora ferroviária de carga que administra uma malha de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional, e hoje está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção mais de três vezes superior àquela registrada nos anos 90.
A malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta passam pelos trilhos da MRS, que concentra, apesar da extensão relativamente curta de sua malha, um terço de toda a carga transportada por trens no país (em 2013, mais de 156 milhões de toneladas úteis de carga).
Além do transporte de cargas como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers, entre outros, a MRS oferece soluções logísticas mais amplas, incluindo o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais (que se valem de mais de um meio de transporte), além de serviços ferroviários customizados. A companhia tem hoje indicadores comparáveis aos das mais eficientes e seguras ferrovias norte-americanas e europeias, em quesitos como eficiência energética, transit time, disponibilidade e confiabilidade de ativos, segurança e produtividade, e se destaca pelo uso intensivo de tecnologia e de uma cultura de inovação.
A MRS Logística é uma concessionária de serviços públicos e uma companhia constituída sob a forma de sociedade anônima. O setor ferroviário nacional é regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece uma série de metas com relação a produtividade e segurança, que são reportadas regularmente pelas concessionárias e compiladas pela Agência.
Estrutura
A MRS foi constituída como uma S.A. em 1996 para operar a chamada Malha Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). MBR (32,9%), CSN (18,6%), Congonhas Minérios (18,6%), UPL (11,1%), Vale (10,9%), Gerdau (1,3%) e um grupo pulverizado de pequenos investidores (6,5%) são os acionistas da companhia. Estas empresas, a partir de um Acordo de Acionistas, constituem, por meio de representantes, o Conselho de Administração, o mais alto órgão de governança da MRS, responsável, entre outras atribuições, pelo direcionamento estratégico global da companhia, pela decisão sobre os investimentos mais significativos e pela saúde e longevidade da organização.
O Conselho de Administração também nomeia o Presidente e os Diretores da Companhia. Em seu mais alto nível executivo, a MRS possui hoje seis Diretorias: Operações, Engenharia e Manutenção, Comercial, Finanças e Desenvolvimento, Recursos Humanos e Relações Institucionais.
Malha Ferroviária
A malha ferroviária sob gestão da MRS tem peso estratégico acentuado para toda a economia nacional justamente por sua disposição geográfica: ela estabelece conexão entre regiões produtoras, grandes centros de consumo e quatro dos maiores portos do país (Rio de Janeiro, Itaguaí, Sepetiba e Santos). São 1.643 km de ferrovia, que equivalem a aproximadamente 6% da estrutura nacional e nos quais são transportados cerca de um terço de toda a produção nacional, números que dão a exata noção do nível de produtividade do sistema.
Desde a criação da MRS, já foram construídos outros 250km de linha férrea, aproximadamente, em projetos de duplicação ou expansão de capacidade. Um projeto de destaque neste sentido foi a conclusão, em 2014, do trecho conhecido como Segregação Leste, uma linha de 12 km entre Manoel Feio e Suzano, em São Paulo, que permitiu o fim do compartilhamento dos trens de carga com os de passageiros (administrados por outra companhia) na região. Estas ampliações representam tanto ganhos de capacidade produtiva quanto de Segurança.
Frota
A MRS detém cerca de 20% da frota ferroviária nacional, incluindo mais de 18 mil vagões e 730 locomotivas. A companhia tem se destacado pela renovação constante e desenvolvimento de novos ativos e pelos níveis de disponibilidade e confiabilidade do material rodante.
Entre estes projetos, dois merecem destaque especial. Primeiro, as sete locomotivas criadas pela fabricante suíça Stadler para a operação da MRS na Serra do Mar, em São Paulo, conhecida como Cremalheira (foto ao lado).
Estas locomotivas possuem um sistema adicional de tração e frenagem motor, provido por um terceiro trilho, no centro da via, e um conjunto de rodas dentadas, que permitem vencer uma inclinação de até 10%, uma rampa considerável quando se trata de trens. Estas máquinas, em plena operação, são as mais poderosas locomotivas já construídas no mundo.
A MRS também tem inovado com relação a sua frota de vagões. Também em São Paulo, com foco no atendimento ao segmento de carga geral, foi desenvolvido o vagão Double-Stack Penta Articulado, que dobra a capacidade de transporte de containers, com relação aos vagões prancha tradicionais. A companhia também é pioneira no desenvolvimento de vagões de minério de alta capacidade e performance, graças a parcerias com alguns dos principais fabricantes de material ferroviário no Brasil e no mundo.
O que são as ações da MRS Logística (MRSA3B)?
Quando uma empresa percebe a oportunidade de crescer, muitas vezes não tem os recursos financeiros para empreender esses planos.
Para conseguir esse dinheiro, ela pode pedir emprestado a um banco, por exemplo: mas os juros podem inviabilizar um crescimento ainda mais pujante e marcante.
Assim, uma boa ideia pode ser abrir capital e passar a negociar ações na bolsa de valores. A ideia é vender parte desse capital – representado pelas ações, cada uma a menor fração possível desse valor – na bolsa de valores. Quem compra ações, está literalmente comprando um pedacinho da empresa. E aceitando dividir o risco do empreendimento com a companhia em troca de também dividir o sucesso financeiro, caso ele exista.
A empresa, ao vender parte de seu capital, angaria recursos. Digamos que esses recursos angariados sejam bem utilizados: o valor da empresa cresce. Se o valor da empresa cresce, a menor fração possível desse valor, a ação, também cresce de valor. Se eu comprei ações a um valor menor, de antigamente, agora elas valem mais e meu patrimônio cresceu.
Além disso, se a empresa crescer, é de se esperar que ela tenha mais lucros. Os lucros, por lei, devem ter uma parte dividida com os acionistas, na proporção das ações que eles possuem em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Então, além de ver minhas ações valorizarem, num cenário ideal, além de tudo, eu recebo dinheiro por causa das ações que possuo.
Uma parte dos participantes do mercado não está interessada em investir, em ser sócia. Essa parte prefere comprar ações e vender imediatamente tão logo tenha uma valorização de acordo com seus objetivos. Em caso de mercado em queda, eles lucram vendendo, logo depois de recomprar a preços mais baratos (mais abaixo eu explico mais detalhadamente esse tipo de operação. Esses participantes são conhecidos como traders.
2. AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do MRS (MRSA3B) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em um ambiente totalmente eletrônico.
Isso significa que o pregão viva voz é coisa do passado, esquecido nos cada vez mais longínquos anos de 2009.
Todas as negociações são intermediadas pelo sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativo). O PUMA permite milhões de negociações diárias, simultâneas, rápidas, seguras e acessíveis.
Por acessibilidade, entendemos que qualquer um com um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores que lhe faça o meio de campo pode negociar ações, do MRS (MRSA3B) e de outras empresas da bolsa de valores.
Porém, é importante que saibamos que, ao entrar nesse ambiente, estamos dividindo espaço com alguns dos mais competitivos investidores institucionais, empresas gigantescas com capacidade de movimentar volumes enormes, financeiros e em ativos.
Do seu lado, elas têm algoritmos capazes de explorar os menores desequilíbrios do mercado (robôs HFT), programadores e matemáticos prontos a programar esses recursos nos computadores mais potentes e bem conectados com as bolsas e os CEOs mais competitivos e bem informados do planeta. Não, eles não se informam nos portais de notícia, como você. Geralmente eles são as informações.
Podemos ficar à mercê desses participantes ou podemos usá-los a nosso favor: eles estão sempre atrás de liquidez, porque precisam comprar e vender quantidades enormes de ativos. Observando o volume e o fluxo de ordem dos institucionais, conseguimos nos posicionar na compra ou na venda de maneira mais inteligente, encontrando operações com grande probabilidade de sucesso e escolhendo o lado que provavelmente sairá vencedor em determinados momentos chave.
Para fazer isso, existe uma metodologia no Brasil de que falarei logo mais neste artigo.
Quais ações a MRS possui?
A MRS possui ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia, e preferenciais, aquelas que têm prioridade no recebimento de dividendos e outros proventos e benefícios.
Qual são os códigos das ações da MRS
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por códigos, também chamados de ticker, formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da MRS é MRSA3B (ordinárias) e MRSA5B e MRSA6B (preferenciais).
As ações da MRS (MRSA3B) são negociadas em quais bolsas?
As ações da MRS (MRSA3B) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, unicamente. Mas nada impede que no futuro sejam negociadas em outras bolsas do mundo.
Isso se dá através de um programa de recibos. Talvez o mais conhecido sejam as ADR, negociadas nos Estados Unidos, negociados em bolsas como a de Nova York.
As American Depositary Receipts são negociadas como se fossem ações, do mesmo jeito, porém as ações a elas correspondentes ficam custodiadas nos mercados locais por bancos.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da MRS Logística (MRSA3B) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Gerdau S.A. | 2,37 | 0,00 | 1,31 |
Usiminas Participações E Logística S.A. | 19,92 | 0,23 | 11,13 |
Companhia Siderúrgica Nacional (“grupo”) | 14,13 | 24,24 | 18,64 |
Vale S.A. | 19,26 | 0,51 | 10,89 |
Railvest Investments Inc. | 7,83 | 0,00 | 4,34 |
Csn Mineração S.A. | 13,70 | 24,75 | 18,63 |
Minerações Brasileiras Reunidas S.A. | 20,00 | 48,99 | 32,93 |
Outros | 2,79 | 1,28 | 2,13 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações como as da MRS (MRSA3B):
Trade com ações da MRS (MRSA3B)
Fazer trade com ações da MRS (MRSA3B), com outras ações da bolsa e com outros ativos e derivativos do mercado consiste em entrar em operações e sair tão logo se atinja um objetivo de lucro, no curtíssimo, no curto e no máximo no médio prazo.
Podemos:
- Comprar: se achamos que as ações vão subir de preço. Se caírem teremos prejuízo.
- Vender: se achamos que as ações vão cair de preço. Se subirem perderemos.
Podemos vender ações que não temos conosco na bolsa de valores. Essa operação chamada “venda a descoberto” é bem comum e intermediada através de muita facilidade pelas corretoras de valores.
Eu vendo as ações que acho que vão desvalorizar. Se for uma operação que se encerra no mesmo dia, basta recomprá-las. Se a operação for até o final do pregão, passando para o dia seguinte, um setor da corretora especialmente voltado para esse tipo de operação (BTC) vai alugar as ações de um investidor. Ao final, recompramos as ações e elas são devolvidas ao investidor, claro, mediante o pagamento do aluguel. Para essa operação dar certo, vendemos elas a um preço e recompramos elas mais baratas. Se o preço subir, teremos um prejuízo.
Ganhar dividendos com ações da MRS (MRSA3B)
Os investidores são aqueles que compram ações na intenção de ficar com elas por tempo indefinido.
Analisaram os fundamentos da empresa, viram que o preço está abaixo do que a companhia realmente vale e esperam que esses valores se equiparem em algum momento. E que continuem a subir ao longo dos anos e décadas.
Se os preços caem, ele aproveita para comprar ações que agora estariam em “promoção”. Se sobe, comemora, pois está no caminho certo.
Uma boa empresa, em bom estado, paga dividendos. E os dividendos são uma forma de remunerar o investimento. Muitos investidores usam os dividendos para comprar mais ações. Essas novas ações darão, no futuro próximo, ainda mais dividendos. E assim pode-se comprar mais ações até que se tenha um grande patrimônio em ações acumulados.
Essa estratégia só funciona se a empresa pagar dividendos regularmente. E esses dividendos devem representar uma porcentagem aceitável frente ao valor total da ação, fator medido pelo dividend yield.
Não encontramos informações recentes dos dividendos pagos pela MRS (MRSA3B) porque, devido a todas as questões pelas quais ela passou nos últimos anos, ela não pagou proventos recentes. Mas é possível que, em breve, volte a pagar.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 27/11/2020 | 27/11/2020 | 31/12/2020 | 0,34 | 0,86% |
Dividendo | 17/06/2020 | 17/06/2020 | – | 0,34 | – |
Dividendo | 25/11/2019 | 25/11/2019 | 20/12/2019 | 0,35 | – |
Dividendo | 25/04/2019 | 25/04/2019 | – | 0,35 | – |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B): QUAL DECISÃO TOMAR?
São comuns as histórias de investidores iniciantes que colocam todo o seu dinheiro em ações ou, pior, numa única ação. Eles fazem isso num momento de euforia do mercado, otimismo, com todas as notícias excelentes… isso é extremamente rotineiro. E, logo depois, os preços caem: os grandes players, os investidores institucionais se aproveitaram da liquidez que esses novos participantes ofereceram a fim de distribuir seus papeis acumulados em movimentos anteriores.
E agora os preços caem. Os “investidores” ficam sem saber se vendem com prejuízo, se compram mais (isso quando têm dinheiro), se deixam tudo como está…. e, quando jogam a toalha, vendendo com grandes perdas, o mercado volta a subir e eles ficam sem entender nada.
Assim, nosso posicionamento é de que quem está interessado a entrar na bolsa de valores aprenda metodologias que aproveitem apenas os melhores movimentos e até mesmo os movimentos de queda, favoravelmente.
Nossa recomendação, para tanto é o Raio X Preditivo.
No longo prazo tudo dá certo?
Se olhamos os índices, no longo e sobretudo no longuíssimo prazo, a perspectiva é sempre de alta.
Mas lembre-se:
- Os índices são compostos apenas das ações com melhor desempenho. Ações com mau desempenho, mesmo sendo bastante negociadas acabam saindo do índice de um jeito ou de outro. Portanto, os índices sempre terão bom desempenho, mesmo considerando crises fortes como as de 1929 ou a de 2008
- O que funciona para índices, portanto, não funciona para ações isoladamente. Cuidado ao escolher as ações e cuidado ao escolher seus pontos de entrada
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que se baseia no volume e no fluxo de ordens para encontrar zonas saudáveis de trade.
Ele considera o volume como a causa dos grandes movimentos de preço. O preço – tão adorado pelas metodologias antigas -, assim, é mero efeito.
Se sabemos ler as causas, conseguimos nos antecipar aos efeitos.
O Raio X Preditivo também pode ser considerado a leitura do comportamento dos grandes players institucionais, já que são esses os responsáveis pela maior parte do volume do mercado e pelos seus picos.
Dessa forma, o Raio X Preditivo se especializa em colocar o trader ombro a ombro com esses participantes, transformando-os em aliados.
A ideia é encontrar zonas saudáveis de trade, onde são os pontos de decisão dos investidores institucionais: a ideia não é adivinhar o que o preço vai fazer, mas encontrar regiões de entrada em operações para que, se houver perdas, elas sejam pequenas e, se houver ganhos, eles sejam vultosos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)?
O passo que não pode ser negligenciado é:
- Se inscrever em um curso sobre bolsa de valores. De preferência, a metodologia escolhida deve levar em conta o comportamento do volume e a atuação dos grandes players, pelo volume denunciada, na hora de tomar as decisões. Por isso, recomendamos o Raio X Preditivo.
O passo seguinte é abrir uma conta em uma corretora de valores: é grátis, não tem saldo mínimo e não tem taxa de manutenção. Além disso, tem diversos serviços grátis, como a orientação de um agente autônomo de investimento e uma conta demo para operar na bolsa sem arriscar “dinheiro de verdade”.
Isso tem a ver com o passo posterior: antes de operar dinheiro de verdade, faça uso da conta demo para testar suas novas habilidades aprendidas no curso. Sabemos que é muito diferente operar na conta real, mas você não terá sucesso nela se não tiver sucesso nem na conta demo.
A seguir, a essa altura, você já estará bem por dentro de tudo aquilo que deve fazer: transferir o dinheiro que deseja operar em ações, sejam da MRS (MRSA3B) ou de qualquer outra companhia do mercado.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MRS LOGÍSTICA (MRSA3B)
A MRS é uma empresa que tem exclusividade em uma malha rodoviária altamente lucrativa e, à medida que a demanda por ela for crescente e a companhia for capaz de atender, tende a lucrar e a crescer cada vez mais. No entanto, não tome nenhuma decisão de investimento sem antes saber o que estão fazendo os participantes fortes do mercado, pois eles são capazes de movimentar o preço de acordo com seus interesses. Assim, utilize uma metodologia que saiba ler o posicionamento desses big players (pois eles não divulgam isso pra ninguém, a não ser quando já estão posicionados e aí já é muito tarde). A melhor forma de detectar o interesse institucional sempre será a análise do comportamento do volume e a melhor metodologia para fazer isso é o Raio X Preditivo.
Gostaria de vender minhas ações da MRS LOGÍSTICA, 1.275. Não sei como proceder