Vale a pena comprar ações da Movida (MOVI3) em meio a pandemia de coronavíus?
Quando falamos de ações da Movida (MOVI3), empresa de locação, terceirização e venda de usados, devemos pensar também na JSL, que a adquiriu recentemente e que também é negociada na bolsa. As duas, por sua vez, agora, estão sob o guarda-chuva da Simpar, que controla outras empresas desse grupo.
As ações da Movida (MOVI3), portanto, são o tema deste artigo. Falaremos da história da empresa, de seu negócio e, principalmente, queremos mostrar pra você o método que utilizamos para determinar se está na hora de comprar e vender uma ação.
- O que é a Movida e suas ações (MOVI3)?
- Ações da Movida (MOVI3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Movida (MOVI3)?
- Formas de ganhar em ações da Movida (MOVI3)?
- Investir ou não investir em ações da Movida (MOVI3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Movida (MOVI3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Movida (MOVI3)?
- Conclusão
A Movida tem 298.921.014 de ações ordinárias MOVI3 e 132.113.940 (44,20%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A MOVIDA E SUAS AÇÕES (MOVI3)?
Segundo a página das ações da Movida (MOVI3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Aluguel de Carros E Gestão de Frotas
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Diversos / Aluguel de carros
A Movida é uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no Brasil, de acordo com informações públicas de mercado fornecidas pela ABLA e por companhias do setor.
Em dezembro de 2014, por meio de uma reestruturação do Grupo JSL (grupo de serviços logísticos do país), segundo estudo publicado pelo ILOS, em novembro de 2009, a companhia consolidou todas as atividades de “rent a car” e de gestão e terceirização de frotas do Grupo JSL (hoje, tanto a Movida quando a JSL estão sob o guarda-chuva da Simpar).
As atividades da Companhia estão divididas em dois segmentos:
- Segmento de locação de veículos (“rent a car” ou RAC); e
- Segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF).
Buscando atuar com frota de veículos de qualidade, com excelente estado de conservação e baixa quilometragem, a companhia mantém permanente processo de renovação de frota operacional, com a desmobilização de seu ativo a partir de doze meses contados da respectiva aquisição e consequente venda desses veículos seminovos, por meio de pontos próprios, principalmente sob a marca Movida Seminovos, que envolvem uma variedade de marcas e modelos.
Em 31 de dezembro de 2019, a Companhia possuía uma frota total de 110 mil carros e uma rede de atendimento, com pontos localizados em todos os estados do Brasil.
Em 31 de dezembro de 2019, a Companhia possuía 191 pontos de atendimento.
A rede de seminovos contava com 67 pontos de venda próprios distribuídos em 25 estados e 1 distrito federal.
O que são as ações da Movida (MOVI3)?
As ações de uma empresa são pequenos pedaços de seu capital social.
Quando uma empresa abre seu capital social na bolsa de valores, passa a negociar esses “pedaços”.
Geralmente isso é feito quando se pretende captar recursos do mercado a fim de investir em programas de crescimento.
Quem compra as ações lançadas passa a ser investidor. Ou, mesmo, sócio. Porém, nem todos gostam da ideia de serem “sócios” e preferem ser “traders” negociando ações, vendendo quando as ações vão cair e comprando quando vão subir.
Se os investimentos da empresa – em que usou os recursos captados com a venda de suas ações – derem certo, ela vai passar a valer mais. E as ações, como são parte desse valor, passam a valer mais também. Os investidores veem seu capital crescer.
Além disso, podem vir a receber dividendos caso a empresa seja lucrativa. Os dividendos são uma parte dos lucros divididos entre os acionistas. Também podem vir em forma de juros sobre capital próprio. As duas modalidades são chamadas de proventos e são pagos periodicamente, desde que a empresa seja lucrativa.
As ações também podem ser usadas para se obter lucros mais imediatos. Os traders tentam estimar se uma ação vai cair ou subir. Se achar que vai subir, ele compra para vender o mais rápido possível.
Se achar que vai cair, o trader vende para recomprar a seguir. A venda sem o ativo é feita mediante o aluguel de ações, operação que é intermediada e facilitada pelas corretoras.
Histórico da empresa e de suas ações (MOVI3)
- 2006 – Fundada em São Paulo
- 2012 – 29 pontos de atendimento. 2400 carros.
- 2013 – Aquisição pela JSL
- 2014 – 82 pontos de atendimento. 37 mil carros.
- 2015 – Segundo maior participante do mercado. Entrada no “mercado premium”. 179 lojas e 53 mil carros.
- 2016 – 242 pontos de atendimento. 64 mil carros.
- 2017 – Abertura de capital na bolsa no Novo Mercado. 241 pontos de atendimento. 76 mil carros. Aquisição da Movida Premium, operação de carros de luxo.
- 2018 – 250 pontos de atendimento e 93 mil carros. Criação da i-move, transformando a Movida na única plataforma multimodal de mobilidade no Brasil, como oferta de bicicletas elétricas e trikkes.
2. AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Movida (MOVI3) são negociadas na B3, a nossa bolsa de valores. Os negócios acontecem em um ambiente eletrônico.
Tudo fica mais seguro, menos passível de erros, rápido e acessível.
Com um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores podemos negociar ações da Movida (MOVI3) e outros ativos e derivativos da bolsa de valores.
Sim, é uma tranquilidade. Mas isso posiciona investidores novatos e desavisados no mesmo ambiente que grandes investidores institucionais. É o mesmo que jogar um bando de crianças na jaula dos leões: e elas ainda acham que vão ganhar dinheiro.
Os institucionais, também conhecidos como “big players, têm vantagens financeiras, tecnológicas e de recursos humanos que vão além de nossa imaginação:
- Vantagens financeiras: boa parte do capital mundial está nas mãos deles
- Vantagens tecnológicas: robôs de alta frequência de negociação (HFT)
- Vantagens de recursos humanos: programadores muito bem remunerados e dirigentes muito bem informados e extremamente competitivos.
Para investir ou fazer negociações na bolsa é importante usar um método que nos mostre como esses grandes participantes estão se posicionando para que nos posicionemos ao lado deles e não no seu caminho. O atropelamento seria inevitável.
Nossa recomendação é o treinamento Raio X Preditivo.
Quais ações a Movida possui?
A Movida possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia.
Porém, as ações ordinárias da Camil também têm direito a dividendos e quaisquer outros proventos, como juros sobre capital próprio, além de outros direitos.
Qual são os códigos das ações da Camil
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação. Os códigos de negociação também são conhecidos como ticker. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da Movida ou ticker é MOVI3. De fato, ações ordinárias, geralmente são reconhecíveis pelo dígito 3.
As ações da Movida (MOVI3) são negociadas em quais bolsas?
A Movida iniciou a negociação de ADRs Nível I (American Depositary Receipt) em 07 de fevereiro de 2019. O Programa de ADR Nível I não implica aumento de capital social ou emissão de novas ações e visa ampliar as formas de acesso de investidores estrangeiros à Companhia, bem como aumentar a liquidez das ações.
- Proporção: 1 ADR corresponde a 4 ações ordinárias
- Símbolo: MOVYY
Algumas ações negociadas na B3 podem ser negociadas em outras bolsas do mundo e isso é relativamente comum.
Exemplo: as ADRs do mercado (American Depositary Receipts), nos EUA, são recibos são comprados e vendidas normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam sob custódia de uma instituição bancária no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Movida (MOVI3) são os seguintes:
Nome | %ON – MOVI3 |
Simpar S.A. | 55,11 |
Outros | 44,48 |
Ações Tesouraria | 0,41 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)?
Podemos lucrar com as ações da Movida (MOVI3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da Movida (MOVI3)
No trade, nosso objetivo de lucro é no curto prazo. Não queremos ser sócios. O estratagema é, basicamente, comprar quando achamos que a ação vai valorizar.
Por outro lado, vendemos se julgamos que as ações vão cair de preço. Para tanto, alugamos as ações de um investidor, vendemos as ações alugadas e recompramos quando estiverem mais baratas. Devolvemos, pagamos o aluguel e ficamos com a diferença de valor.
Os trades podem ser classificados de diversas maneiras, por exemplo, quanto a sua duração e objetivos:
- Day trade: as operações começam e terminam no mesmo dia (podem durar até mesmo segundos!).
- Swing trade: operações que duram dias.
- Position trade: operações que duram semanas.
Ganhar dividendos com ações da Movida (MOVI3)
Se você é um investidor e se identifica com o longo prazo, pode estar interessado, então, em receber dividendos.
Esse tipo de investidor não está interessado em vender as ações. Nem daqui a anos. Ele quer acumular, acumular e acumular. Recebendo cada vez mais dividendos que vão ajudar a comprar cada vez mais ações.
No entanto, se ele comprar ações de empresa que não esteja crescendo e nem tendo lucros, não receberá dividendos. E tão pouco a empresa valorizará.
Por isso, para que essa estratégia dê certo precisamos de duas características óbvias:
- A companhia precisa pagar bons dividendos. Sempre verifique o dividend yield
- A companhia precisa pagar dividendos regularmente
Confira os dividendos mais recentes da Movida (MOVI3)
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/12/2019 | 03/01/2020 | 06/05/2020 | 0,13 | 0,67% |
Juros Sobre Capital Próprio | 30/09/2019 | 03/10/2019 | 06/01/2020 | 0,09 | 0,63% |
Juros Sobre Capital Próprio | 28/06/2019 | 27/09/2019 | 10/10/2019 | 0,08 | 0,5% |
Juros Sobre Capital Próprio | 29/03/2019 | 28/06/2019 | 10/07/2019 | 0,08 | 0,51% |
Juros Sobre Capital Próprio | 29/03/2019 | 28/06/2019 | – | 0,08 | 0,51% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em sua página de relacionamento com os investidores, a Movida (MOVI3) aponta algumas vantagens competitivas e estratégias:
- Manutenção da expansão orgânica e geográfica com foco em rentabilidade e excelência no atendimento aos clientes
- A Companhia pretende dar continuidade ao seu modelo de negócio baseado em eficiência e qualidade no atendimento ao cliente e manter seu crescimento, consolidando e aumentando seu market share
- Crescimento do mercado: o mercado de locação de veículos ainda é incipiente no Brasil e caracterizado pela baixa concorrência de empresas relevantes como a Companhia, por contar com presença maior de empresas regionais e poucas empresas relevantes, e histórico de carência de oferta de serviços personalizados e com foco no cliente;
- Automatização dos processos e controles, como redução no tempo de retirada e devolução dos veículos;
- Abertura de novos pontos de atendimento, fortalecendo a presença nacional e eventualmente a internacional;
- Tendência crescente de terceirização de frotas devido à necessidade do cliente em focar no seu core business, além de redução de custos e na alocação de capital;
- Desenvolvimento de uma rede de franquias para cidades menos populosas;
- Aproveitamento de eventuais oportunidades de realizar aquisições estratégicas; e
- Incremento da utilização dos programas de fidelidade.
Tudo isso é muito interessante. Porém, de nada adianta se não soubermos o posicionamento dos investidores institucionais. As posições dos institucionais são importantes pois nos faz saber que faixas de preço eles estão dispostos a defender. Também podemos estimar se estão trabalhando na venda de ativos, agressiva ou passivamente, ou na compra, agressiva ou passivamente. Sabemos de tudo isso olhando o volume. Mas para saber interpretar essa leitura é importante ter um treinamento como o oferecido pelo Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda.
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional.
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda. Mais recentemente a bolsa de valores também passou a cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ação superiores em valor a R$ 20 mil.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%. Leia nosso artigo sobre o tema!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de ferramentas e e conceitos. As ferramentas – indicadores Sato’s permitem a aplicação direta e simples dos conceitos da Nova Análise Técnica diretamente sobre os gráficos.
Toda essa estrutura visa seguir o comportamento do volume de ativos negociados e, por consequência o comportamento dos grandes investidores institucionais.
Sabendo como os big players estão se posicionando e o que provavelmente farão a seguir, fica mais fácil se posicionar ao lado deles: são eles aqueles que têm a maior capacidade de movimentar o mercado de acordo com sua vontade e com sua necessidade de lucro e sobretudo de liquidez para montar e desmontar posições, sejam compradas, sejam vendidas.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)?
Eu sugiro que, antes de mais nada, você faça um curso sobre a Nova Análise Técnica. A única sugestão que eu tenho no momento é o Raio X Preditivo. Depois de ter se preparado, em algum momento pode seguir estes simples passos:
- Abrir conta na corretora
- Transferir o dinheiro via TED
- Começar a negociar ações
Parece até mentira que é tão simples. Mas é. Foi-se o tempo de que negociar ações era coisa de “gente rica”. Porém, não esqueça: sem um bom curso sobre trade você vai perder dinheiro. Não é uma suposição: é certeza.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MOVIDA (MOVI3)
A Movida (MOVI3), como sabemos, tem concorrentes importantes no Brasil… de cabeça podemos citar Localiza/Hertz, Locamérica/Unidas… ambas na bolsa também. Qual delas vai se dar bem na atual situação econômica é brincadeira de futurologia… inclusive, todas elas podem se desenvolver com maior ou menor sucesso. Um bom exercício é tentar descobrir, através da leitura do volume, em qual delas os big players estão posicionados com maior força. Para fazer isso, recomendamos o Raio X Preditivo. Você pode descobrir um bom momento de entrada para um investimento ou até mesmo para negociações de curto prazo, na compra ou na venda.