Conheça uma metodologia para investir em ações da Modalmais (MODL11) ou qualquer outra ação da bolsa colocando os big players do mercado ao seu lado
As ações da Modalmais (MODL11) seriam boas para investir ou para fazermos trades? Certamente, se você chegou até aqui, deve ter feito esta pergunta em algum momento. A questão é: não sabemos em que momento você chegou aqui e em que momento a ação está.
As ações da Modalmais (MODL11), por isso, são sim o tema deste artigo, porém, queremos apresentar uma metodologia que serve para qualquer momento da bolsa de valores e não, não tem nada a ver com análise de preços. A metodologia que iremos apresentar serve para qualquer ativo da bolsa e ela funciona porque acompanha a atuação dos participantes que controlam a bolsa de valores através de seus recursos financeiros, tecnológicos e de recursos humanos altamente qualificados.
Os big players são aqueles participantes com capacidade de defender posições, compradas ou vendidas, e até mesmo provocar fortes movimentos no preço. O Raio X Preditivo acompanha a atuação desses participantes através da análise do volume, considerando que o volume é a causa e o preço é mero efeito desse fator.
- O que é a Modalmais e suas ações (MODL11)?
- Ações da Modalmais (MODL11): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Modalmais (MODL11)?
- Formas de ganhar em ações da Modalmais (MODL11)?
- Investir ou não investir em ações da Modalmais (MODL11): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Modalmais (MODL11)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Modalmais (MODL11)?
- Conclusão
A Modalmais tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 412.566.001 |
Preferenciais | 291.633.999 |
Total | 704.200.000 |
Destas, estão em livre negociação as seguintes:
Quantidade de Ações Ordinárias | 86.565.469 | 20,98% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 219.030.933 | 75,11% |
Total de Ações | 305.596.402 | 43,40% |
1. O QUE É A MODALMAIS E SUAS AÇÕES (MODL11)?
Segundo a página das ações da Modalmais (MODL11) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: A Companhia Tem Por Objeto Social A Prestação de Serviços de Banco Múltiplo. Nas Carteiras Comercial E de Investimento. Bem Com Realização de Operações No Mercado de Câmbio.
- Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos
O Banco Modal nasceu há 25, focado em investimentos e coordenação de grandes operações no mercado nacional e estabelecendo parcerias estratégicas com os principais agentes financeiros locais e internacionais.
Segundo a ModalMais, as plataformas financeiras deveriam ser um ecossistema integrado, no qual serviços bancários e de investimentos deveriam ficar lado a lado. Foi com base nesta ideia que em 2018 surgiu o Modalmais: uma das primeiras plataformas de investimento integrada a um banco digital. De forma intuitiva, prática e digital, oferece uma ampla base de produtos e serviços bancários associados a uma plataforma completa de investimentos, para que os objetivos dos investidores sejam realizados em um só lugar.
O Modalmais nasce com uma arquitetura tecnológica Different by design – isto é, desenhada de maneira integrada desde sua concepção.
Sua plataforma de investimentos ombina produtos próprios aos dos principais bancos e gestoras do Brasil e conta ainda com produtos do Credit Suisse.
O modalmais investe nas pessoas. E no futuro.
O que são as ações da Modalmais (MODL11)?
As ações de uma empresa – e isso inclui as ações da Modalmais (MODL11) – são a menor fração do capital social da companhia. Quer dizer, figurativamente é como se eu comprasse o pedacinho da companhia quando compro uma ação. Eu me torno sócio, acionista, investidor.
A empresa, por sua vez, ao vender ações pela primeira vez na bolsa de valores, capta um determinado valor que será usado para expandir o seu negócio. Se tudo der certo, o investidor, depois de ter assumido o risco, passa a ver seu patrimônio crescer, já que o valor da empresa aumentou.
Uma empresa maior poderá receber mais lucros e, assim, o acionista poderá receber parte desses lucros em forma de dividendos.
Histórico da Modalmais e suas ações MODL11
- 1995 – História começou em 1995, quando ex-sócios do Banco Garantia, com ampla experiência no mercado, fundaram o Banco Modal S.A. no Rio de Janeiro.
- 1999 – Expandiu negócios se tornando um banco um banco múltiplo com carteira comercial e de investimentos. Nesse mesmo ano, abre escritório em São Paulo. Ao longo dos anos que se seguiram, passa a atuar também como administradores de recursos de terceiros, participa da estruturação e coordenação de grandes operações no mercado nacional, faz parcerias estratégicas com grandes agentes internacionais, recebe autorização para prestar serviços de custódia e escrituração, entre outros.
- 2015 – Em outubro de 2015, nota a oportunidade de atender ao público pessoa física, lança oficialmente, por meio da Modal DTVM, o homebroker modalmais, um canal de investimentos on-line focado na pessoa física, disponível pelo portal modalmais.com.br. Com o homebroker, passa a oferecer produtos financeiros próprios e de terceiros para os investidores de varejo, o que representou um importante passo estratégico.
- 2018 – Em outro movimento estratégico, cria o banco digital Modalmais, combinando a plataforma de investimento ao banco digital – integrados em um aplicativo único. A partir daí, passa a oferecer produtos bancários, tais como conta-corrente sem taxas de manutenção, pagamentos de contas, transferências (TED e DOC) e cartão de débito.
- 2019 – Realizamos a cisão das atividades de administração e custódia de fundos estruturados (focados em ativos ilíquidos) para Modal Administração Fiduciária (MAF) – e, já no ano seguinte, conclui sua venda para a Apex Group, provedor global destes serviços financeiros. Plataforma digital se torna ainda mais robusta, com lançamento de novo app com novas funcionalidades e recursos. Produtos estruturados pelo time de Mercado de Capitais passaram a ser distribuídos também na plataforma digital, ampliando o escopo das sinergias entre operações.
- 2020 – Em janeiro de 2020, diante do amadurecimento do mercado de agentes autônomos independentes (“AAIs”) e com o objetivo de gerenciar mais um importante canal de distribuição, realiza a aquisição da Hub Capital, empresa voltada ao atendimento de agentes autônomos independentes, family offices e consultores de investimentos. Também lança com exclusividade e em parceria com a Visa o primeiro cartão de crédito na América Latina com tecnologia Motion Code, oferecendo mais segurança aos clientes para compras on-line. Em junho de 2020, firma parceria com o Banco de Investimentos Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento e gestão de recursos do mundo. Com a implementação do acordo, pretende explorar oportunidades e sinergias, incluindo a oferta de uma ampla gama de produtos originados e/ou distribuídos pelo Credit Suisse aos clientes; ao passo que o banco suíço poderá customizar e oferecer a plataforma tecnológica e integrada a serviços bancários aos seus clientes. Em dezembro de 2020, recebe de um grupo de investidores locais um aporte de capital no valor de R$ 258 milhões, trazendo importante reforço de capital para o fortalecimento de nossa estratégia digital. Também em dezembro de 2020, encerra um importante ano de sua história, anunciando a aquisição da Investir Juntos, uma plataforma educacional que personaliza a experiência e aprendizagem para atrair clientes, oferecendo educação financeira direcionada para cada perfil de cliente, em função de sua jornada individualizada de investimentos.
- 2021 – Em fevereiro de 2021, anuncia a aquisição da Eleven Financial Research, uma das mais respeitadas casas de análises independentes do mercado brasileiro. Tal movimento reforça a crença na educação financeira como empoderamento dos investidores, ajudando-os a investir mais e melhor. Em abril de 2021 adquire a Refinaria de Dados, uma startup de análise de dados baseados em processamento de big data, inteligência artificial e machine learning, com foco em desenvolvimento de produtos digitais para o mercado financeiro. Ainda em abril de 2021, adquire também a Carteira Global, uma plataforma de gerenciamento e consolidação de posições baseada em open finance que oferece serviços tanto para clientes B2C, quanto para nossos parceiros B2B. Com o objetivo de apresentar as características e dados dos investimentos que compõem ou podem compor o portfólio dos clientes finais, por meio da Carteira Global, clientes e parceiros conseguem acompanhar a evolução patrimonial e performance dos ativos e carteiras de investimento em um único local, com uma visão unificada, principalmente em um cenário em que o compartilhamento de dados será potencializado através do open finance.
IPO
Em abril de 2021, realiza a abertura de capital (IPO), ingressando no Nível 2 de Governança Corporativa na B3 – Bolsa, Brasil, Balcão sob o ticker MODL11.
2. AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Modalmais (MODL11) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa Balcão). As negociações são em ambiente totalmente eletrônico.
Os negócios acontecem em um sistema chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). O PUMA proporciona negociação extremamente rápida, segura e mantendo acesso pra investidores e traders de todos os portes.
De fato, em um simples computador, um trader comum, através da internet e pelo intermédio de uma corretora de valores pode comprar e vender ações da Modalmais a partir de sua casa.
Essa acessibilidade toda, no entanto, esconde o fato de que, ao entrar nesse ambiente, estamos competindo com os grandes investidores institucionais.
Os grandes investidores institucionais são pouco mais de 100 megacorporações que, juntas, controlam metade do capital mundial direta ou indiretamente. Metade delas têm intensa participação nas bolsas de valores, com controle do volume financeiro envolvido, com algoritmos avançadíssimos fazendo negócios a cada milésimo de segundo, mentes geniais pra programar esses “robôs” e CEOs extremamente competitivos e bem informados.
Nesse cenário, não dá pra ir contra esses caras.
É preciso saber o que eles estão fazendo e se posicionando, de maneira que não vamos na contramão dele. O choque com esses “veículos” sempre causa acidentes.
Para saber como eles estão se posicionando e quais seriam os pontos saudáveis de trade para nós, a melhor forma é analisar o volume: o volume é a causa dos movimentos de preço e, não à toa, os big players tentam a todo custo escondê-lo.
Mais abaixo falaremos de um método que ajuda na análise do volume a fim de encontrar essas regiões saudáveis de trade: o Raio X Preditivo.
Quais ações a Modalmais possui?
A Modalmais possui ações ordinárias e preferenciais:
- As ordinárias dão direito a voto nas assembleias da companhia, mas não têm preferência no recebimento de dividendos e outros proventos
- As preferenciais, como o nome indica, tem preferência no recebimento de proventos, mas não têm direito a voto nas assembleias, salvo em caso especiais
Além disso, as “ações” da Modalmais negociadas na bolsa são, na verdade, units, que são um mix de ações ordinárias e preferenciais e são identificadas pelo código numérico 11.
Qual são os códigos das ações da Modalmais
Os códigos de negociação das ações da Modalmais é MODL4 (preferenciais) e MODL3 (ordinárias). As units têm código MODL11.
As ações negociadas na bolsa são conhecidas por códigos de negociação. Os códigos de negociação têm quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. Os códigos também são conhecidos pelo termo “ticker”.
As ações da Modalmais (MODL11) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente, as ações da MODL11 são negociadas somente na bolsa de valores brasileira.
Algumas ações brasileiras são negociadas em outras bolsas do mundo através de programas de recibo.
Podemos citar, por exemplo, as ADR, nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que são negociados em bolsas como a de Nova York, como se fossem ações. As ações, de fato, correspondentes a esses recibos, são custodiadas por aqui por empresas financeiras responsáveis.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Modalmais (MODL11) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Modal Controle Participações S.A. | 79,01 | 24,88 | 56,59 |
Banco de Investimentos Credit Suisse (brasil) S.A. | 9,02 | 25,51 | 15,85 |
Digital Mais Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 2,33 | 6,59 | 4,09 |
Outros | 9,64 | 43,03 | 23,47 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Modalmais (MODL11), bem como de outras empresas negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Duas delas se destacam.
Trade com ações da Modalmais (MODL11)
O trader não quer ser sócio, acionista ou investidor. Ele só quer lucrar da maneira mais rápida possível dentro de sua periodicidade operacional.
- Se o preço vai subir, na opinião dele, ele compra. Tão logo suba tanto quanto ele gostaria, ele vende e fica com a diferença. Se o preço cair, ele terá prejuízo
- Se o preço vai cair, segundo suas análises, ele aluga ações, vende e, quando chegar no seu alvo, mais barato, ele recompra, devolvendo as ações, pagando o aluguel e ficando com a diferença. Se o preço subir, no entanto, ele perdeu dinheiro
Esse tipo de operação de venda é conhecido como venda a descoberto e, ainda que os iniciantes estranhem de início, ela é bem comum e facilitada pelas corretoras de valores através do aluguel de ações.
Os trades também podem ser classificados pela sua periodicidade operacional:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Modalmais (MODL11)
O investidor compra as ações para acumulá-las ao longo do tempo. Sempre que tem uma oportunidade, ele compra. Se as ações caem de preço, ele nem se preocupa compra mais, pois ele escolheu essa companhia por ter analisado seus fundamentos e achado que ela é boa e sólida. Não importa se o preço cai: isso significa que as ações estão baratas, uma vez que a empresa manteve seus fundamentos.
Não bastasse isso, provavelmente, esse investidor escolheu ações que pagam dividendos regularmente. Os dividendos são parte do lucro líquido de um exercício (possivelmente um trimestre) que são divididos entre os acionistas. O investidor usa os dividendos para comprar mais ações, que darão mais dividendos para comprar mais ações…
Para essa tática dar certo, as ações precisam ser boas pagadoras de dividendos:
- Não ter falhas de pagamento de dividendos nos últimos anos: todo o trimestre a empresa apresenta lucro
- O valor dos dividendos é bom: o dividend yield é satisfatório
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos de investimento, falamos de “longo prazo”. Claro, no longo prazo, se olharmos os gráficos dos índices das bolsas mundiais veremos que ele sempre cresce, sempre está em tendência de alta. Os momentos de crise, digamos, as de 1929, 2008 e tantas outras que aconteceram (por que não nos referirmos também à última crise de 2020?), não passam de pequenas oscilações diante da grande figura. O desespero momentâneo é uma grande ilusão para os índices.
Porém, os índices trazem em sua composição a presença de diversas ações. E as ações que não desempenham bem, são tiradas deles. Algumas das empresas que foram importantes para os índices no passado nem existem mais.
Considerando isso, olhamos com cautela a tese de que, se escolhermos boas ações de grandes e sólidas empresas teremos obrigatoriamente frutos a colher no futuro distante.
No longo prazo, muita coisa pode acontecer. Inclusive as empresas que você escolheu desaparecerem. Nesse sentido, consideramos que a melhor postura, mesmo que você seja um investidor e não um trader, a de olhar para as ações sempre considerando um momento de saída das operações.
Uma das melhores formas de se fazer isso é observar o comportamento dos grandes investidores institucionais que sempre tiram proveito da euforia do mercado para distribuir ativos e do pânico para comprar ativos baratos. Podemos acompanhar esse comportamento muito inteligente através de como o volume de ativos negociados se desenrola. A metodologia que trabalha com essa visão é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica. A Nova Análise Técnica considera o volume como o combustível do mercado. Como causa dos movimentos de preço, o volume, bem como o fluxo de ordens, permite prever com maior probabilidade de acerto os movimentos em que os ganhos são potencializados em termos de contundência e em termos de permanência na operação. A leitura do Raio X Preditivo também permite saídas mais ágeis e acertadas das negociações, uma vez que fica mais fácil saber quando nos posicionamos na contramão do mercado.
O Raio X Preditivo tem conceitos, técnicas e ferramentas (indicadores Sato’s) especializados na leitura do volume. Praticando e usando esse arsenal, o trader consegue saber onde os grandes investidores institucionais estão se posicionando. São esses participantes aqueles capazes de mover o mercado através dos grandes volumes e recursos financeiros e tecnológicos de que dispõe. Colocando-os como aliados, as chances de sucesso nos trades é muito maior.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)?
Antes de tomar essa decisão eu quero que você pare e pense: você realmente sabe o momento certo de comprar ações da Modalmais (MODL11)? Você sabe o momento certo de comprar qualquer ativo na bolsa de valores? E sabe o momento certo de sair? Se estiver no prejuízo, saberá de as probabilidades maiores ou menores do prejuízo aumentar ou de a operação voltar para o lucro?
Se você não tem ideia de como isso funciona, o primeiro passo é adquirir um curso, um treinamento que o prepare para a realidade que vai encontrar no mercado. Precisa ser um curso que não só leia o preço, mas que acima de tudo vá atrás dos motivos para que o preço se comporte desta ou daquela maneira.
Nosso entendimento é de que a causa dos movimentos de preço é o volume e que o volume é controlado pelos investidores institucionais, na esmagadora maior parte do tempo. A metodologia que nos dá a leitura desses fatores é o Raio X Preditivo.
Depois de iniciar seus estudos, está na hora de abrir sua conta na corretora de valores. Mas nem deposite o dinheiro para operar ainda. Primeiro, treine bastante na conta demo que a corretora fornece. Depois, não deixe de treinar na nossa ferramenta replay de mercado, que permite que simulemos diversos pregões reais em um único dia.
Sabemos que ferramentas de simulação não dão uma real noção o que é operar com dinheiro de verdade, mas também sabemos que, se você não tiver bons resultados na conta demo, tampouco terá na conta real.
Depois disso tudo, aí sim, transfira o dinheiro para a conta da corretora e comece a operar de verdade, comprar e vender ações.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MODALMAIS (MODL11)
Assim, como podemos perceber, notícias, balanços e até mesmo a análise do preço puro e simples, podem nos levar a conclusões equivocadas e o ativo pode se movimentar ao contrário de tudo que esperávamos. Porém, o ativo sempre obedecerá ao volume: sem volume, não há “combustível” para que um movimento de queda ou de alta se mantenha. Assim, consideramos fundamental dominar os métodos de leitura do volume de ativos negociados, não importa o papel, sejam ações da ModalMais (MODL11) ou qualquer outro. Atualmente, a metodologia que melhor faz a leitura do volume é o Raio X Preditivo.