Conheça as ações da Minerva Foods (BEEF3), uma empresa de alimentos que tem tudo para estourar no mercado chinês: descubra se este é o momento de comprar usando nosso método
As ações da Minerva Foods (BEEF3), embora menos falada que suas concorrentes, a JBS e a BR Foods, não correm por fora, não. Correm por dentro: são a segunda do setor e ainda possuem sete negócios relacionados, pra aproveitar do boi até o mugido. Do setor da carne, tem bife até no código das ações (BEEF, quer dizer carne em inglês).
As ações da Minerva Foods (BEEF3) podem mesmo ter um grande impacto com sua chegada ao mercado chinês, com seus bilhões de bocas a alimentar? E como ela fica diante da concorrência das outras gigantes brasileiras?
Este artigo é pra falar pra você sobre essa companhia e suas ações BEEF3, o histórico da empresa, os negócios e, acima de tudo, nossa postura quanto ao investimento de longo prazo em ações da Minerva Foods, mas não só dela: de qualquer companhia da bolsa. E aproveitaremos pra apresentar o método que utilizamos pra determinar se está na hora de comprar ou de vender uma ação ou qualquer ativo negociado no mercado.
- O que é a Minerva Foods e suas ações (BEEF3)?
- Ações da Minerva Foods (BEEF3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Minerva Foods (BEEF3)?
- Formas de ganhar em ações da Minerva Foods (BEEF3)?
- Investir ou não investir em ações da Minerva Foods (BEEF3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Minerva Foods (BEEF3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Minerva Foods (BEEF3)?
- Conclusão
A Minerva Foods tem 376.921.065 ordinárias (BEEF3) e, destas, 136.645.864 (36,25%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A MINERVA FOODS E SUAS AÇÕES (BEEF3)?
Segundo a página das ações da Minerva Foods (BEEF3) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Líder Na América Do Sul Na Exportação de Carne Bovina In Natura E Seus Derivados. E Que Atua Também No Segmento de Processados.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Carnes e Derivados.
Como já deixamos claro, a Minerva Foods (BEEF3) está entre as grandes brasileiras e na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados
Ela também se destaca na exportação de gado vivo. E também atua no processamento de carne bovina, suína e de aves.
São 25 plantas de abate de bovinos sendo 11 localizadas no Brasil, 5 no Paraguai, 3 no Uruguai, 5 na Argentina e 1 na Colômbia, com capacidade total de abate de 26.380 cabeças de gado por dia.
Há uma planta de abate localizada no Brasil exclusiva ao processamento de proteínas – Minerva Fine Foods. Pode incluir nessa conta, ainda, duas plantas nas cidades de Rosário e Pilar, na Argentina, por conta da marca Swift Argentina: uma tem capacidade de processamento de 162 toneladas por dia e a outra de 55 toneladas por dia, respectivamente.
A carne da Minerva Foods (BEEF3) chega a mais de 100 países em cinco continentes através de treze escritórios comerciais. São ainda 14 centros de distribuição sendo 9 no Brasil, 1 no Paraguai, 1 na Colômbia, 2 no Chile e 1 na Argentina.
Confira a capacidade das unidades de abate da Minerva Foods (BEEF3):
País | Abatedouros | Capacidade de abate | Porcentagem de capacidade |
Brasil | 11 | 11.880 | 45,0% |
Paraguai | 5 | 5.400 | 20,5% |
Argentina | 5 | 5.050 | 19,1% |
Uruguai | 3 | 3.200 | 12,1% |
Colômbia | 1 | 850 | 3,3% |
Total | 25 | 26.380 | 100,0% |
A Minerva Foods está na bolsa desde 2007, com suas ações negociadas.
Negócios relacionados da Minerva Foods (BEEF3)
- Minerva Live Cattle Export: desde 2003, a Minerva Live Cattle Exports exporta gado vivo a custos competitivos pra diversos mercados, cumprindo as especificações exigidas pelos clientes de diferentes regiões e culturas em todo o mundo.
- Minerva Leather: A Minerva Leather atua na comercialização de couro nos estados wet blue e semiacabado pra empresas automotivas, moveleiras, calçadistas e de artefatos do mundo inteiro.
- Minerva Biodiesel: A Minerva Biodiesel produz uma fonte renovável de energia a partir do sebo bovino com selo social de biocombustível e agregando valor ao subproduto do abate, enquanto fortalece o compromisso da Minerva Foods com a sustentabilidade ambiental.
- Minerva Casings: A Minerva Casings produz e comercializa envoltórios naturais com padrão de qualidade e internacional, destinados à produção de alimentos defumados, cozidos e curados.
- Minerva Ingredients: A Minerva Ingredients produz e comercializa ingredientes pra nutrição animal, com alto valor nutricional e energético, tais como sebo bovino, ossos pra pet food e as farinhas de carne e ossos e de sangue bovino, derivados de matérias-primas provenientes do processo de abate e desossa de nossas indústrias.
- Minerva Foods Asia: A Minerva Foods Asia, através de seus escritórios na Austrália e no Brasil, é responsável pela importação e exportação de produtos de proteína animal de alta qualidade, sempre atendendo às necessidades de seus clientes.
- Minerva Energia: A Minerva Energia realiza a gestão da matriz energética, tanto pras unidades da Minerva Foods no Brasil e no exterior, como pra parceiros comerciais, através do aprimoramento de iniciativas e estruturação de fontes de energia limpa e sustentável.
O que são as ações da Minerva Foods (BEEF3)?
As ações de uma empresa – e isso inclui as ações da Minerva Foods (BEEF3) – são a menor fração do capital social da companhia. Quer dizer, figurativamente é como se eu comprasse o pedacinho da companhia quando compro uma ação. Eu me torno sócio, acionista, investidor.
A empresa, por sua vez, ao vender ações pela primeira vez na bolsa de valores, capta um determinado valor que será usado para expandir o seu negócio. Se tudo der certo, o investidor, depois de ter assumido o risco, passa a ver seu patrimônio crescer, já que o valor da empresa aumentou.
Uma empresa maior poderá receber mais lucros e, assim, o acionista poderá receber parte desses lucros em forma de dividendos.
Histórico da empresa e de suas ações (BEEF3)
- 1957: A Família Vilela de Queiroz deu início à criação de gado e prestação de serviços de logística pra transporte de gado de fazendas pra abatedouros;
- 1992: A Família Vilela de Queiroz comprou do Frigorífico Minerva do Brasil S.A., sua primeira unidade de abate e processamento, localizada na Cidade de Barretos, Estado de São Paulo (sua sede atual). Ainda em 1992, a Companhia constituiu a Indústria e Comércio de Carnes Minerva Ltda;
- 1999: O Minerva passou a arrendar e subseqüentemente adquiriu uma unidade de abate e processamento na Cidade de José Bonifácio, Estado de São Paulo;
- 2001: A Companhia passou a arrendar a unidade de processamento na Cidade de Cajamar, Estado de São Paulo; A unidade de Cajamar foi encerrada em 2009;
- 2004: Construção e abertura de nova unidade de abate e processamento na Cidade de Palmeiras de Goiás, no Estado de Goiás, que, segundo acredita-se, é uma das mais modernas instalações de processamento da carne bovina da América Latina;
- 2006: O Minerva firmou contrato de locação de uma unidade de abate e processamento na Cidade de Batayporã, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul; e
- 2007: Início da construção da unidade do Minerva na cidade de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia e aquisição de unidades industriais nos Estados de Tocantins e Pará. Em abril de 2007, a Companhia adquiriu uma unidade industrial já em operação em Araguaína, no Estado de Tocantins, e iniciou a construção de uma unidade industrial pra a produção de carne cozida e congelada (cooked frozen), na Cidade de Barretos, Estado de São Paulo, em joint-venture com a empresa irlandesa Dawn Farms Group.
- 2008: Aquisição do frigorífico Lord Meat, no estado de Goiás , com capacidade atual de abate de 500 cabeças/dia. Aquisição do frigorífico Friasa, no Paraguai, com capacidade de abate de 700 cabeças/dia.
- 2009: Inauguração da planta de cooked frozen em Barretos, no estado de São Paulo, sendo a primeira unidade produtiva da Minerva Dawn Farms, fruto da joint venture entre o Minerva S.A. e a Dawn Farms Foods. Atualmente a Minerva S.A. é proprietária de 100% das ações da Minerva Dawn Farms. A unidade produtiva é uma das maiores do país no processamento de carne para produtos industrializados. Início das atividades em Rolim de Moura/RO.
- 2010: Aquisição da planta em Campina Verde, no estado de Minas Gerais. Início das atividades em maio de 2010.
- 2011: Aquisição do frigorífico PUL, no Uruguai, tendo capacidade de abate de 1.400 cabeças/dia.
- 2012: Aquisição do frigorífico Frigomerc, no Paraguai, tendo capacidade de abate de 1.000 cabeças/dia.
- 2013: Abertura de 2 centros de distribuição (Uberlândia, MG e Rolim de Moura, RO). Em setembro de 2013, o International Finance Corporation (IFC) tornou-se acionista da Companhia adquirindo 3% do capital. Em novembro de 2013, a Companhia anunciou a aquisição de duas plantas de abate de bovinos da BRF, concretizando assim um movimento estratégico importante, de expansão de suas atividades para o estado do Mato Grosso.
- 2014: Aquisição do Frigorífico Carrasco, no Uruguai, tendo capacidade de abate de 900 cabeças/dia. Aquisição de Frigorífico em Janaúba, no estado de Minas Gerais, tendo capacidade de abate de 900 cabeças/dia. Conclusão da aquisição e início das operações nas plantas de Várzea Grande e Mirassol D’Oeste no estado do Mato Grosso, tendo capacidade de 1.500 cabeças/dia e 1.100 cabeças dias respectivamente.
- 2015: Aquisição de 100% de Red Cárnica S.A.S e 100% das ações de Red Industrial Colombiana S.A.S (juntos frigorífico Red Cárnica), na região de Córdoba, na Colômbia tendo capacidade de 850 cabeças/dia. Assinatura de um contrato entre FRIGOMERC S.A e DIGNA S.A. para aluguel de uma planta de processamento e abate de bovinos (frigorífico Expacar), localizada na cidade de Assunção, no Paraguai, tendo capacidade de 600 cabeças/dia.
- 2016: Aquisição da Intermeat – Assessoria de e Comércio Ltda, sociedade limitada com sede em Barueri, SP. Constituição da subsidiária Minerva Comercializadora de Energia Ltda, para atuar no setor de comercialização de energia.
- 2017: Aquisição da JBS Mercosul, no Paraguai, Uruguai e Argentina, aumentando a capacidade de abate em 52% totalizando 26.380 cabeças por dia. Ao todo, a Companhia adquiriu 9 unidades frigoríficas (sendo 5 na Argentina, 3 no Paraguai e 1 no Uruguai), uma unidade de processados na Argentina e um centro de distribuição na Argentina.
2. AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Minerva Foods (BEEF3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em um sistema de negociação totalmente eletrônico, sem participação direta humana, o PUMA (Plataforma Unificada Multimercados).
Quais ações a Minerva Foods possui?
A Minerva Foods tem apenas ações ordinárias. As ações ordinárias dão direito a voto pleno nas assembleias da companhia e também tem direito a receber proventos (dividendos, juros sobre capital próprio).
Qual são os códigos das ações da Minerva Foods
As ações da Minerva Foods são conhecidas pelo código BEEF3. Os códigos das ações negociadas na bolsa de valores são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
As ações da Minerva Foods (BEEF3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Minerva (BEEF3) são negociadas somente na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Algumas ações brasileiras são negociadas em bolsas estrangeiras através de um sistema de recibos. Nos EUA, as American Depositary Receipts (ADR) são negociadas como se fossem ações, enquanto as ações propriamente ditas ficam custodiadas no Brasil por uma empresa financeira responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da BEEF3 são os seguintes:
Nome | %ON – BEEF3 |
Salic (uk) Limited | 32,90 |
Vdq Holdings S.A. | 29,16 |
Outros | 37,11 |
Ações Tesouraria | 0,84 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR EM AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3)?
Trade em ações da Minerva Foods (BEEF3)
O trader não visa o acúmulo ou o investimento em ações. Ele compra e vende para fazer negociações e lucrar. Se acha que vai subir, compra para, a seguir, vender as ações com lucro. Se acha que vai cair, aluga as ações de um investidor, vende e, depois, compra quando estiverem mais baratas (devolvendo as ações ao investidor e pagando a aluguel). A prática da venda descoberta, como essa última operação é chamada, é bem comum e intermediada pela corretora de valores.
Os trades se subdividem em day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de poucos dias) e position trade (operações de poucas semanas).
Ganhar dividendos com ações da Minerva Foods (BEEF3)
Os investidores gostam de ações que pagam bons dividendos. Os dividendos são parte dos lucros líquidos de um exercício (geralmente, um trimestre) que devem ser divididos com os acionistas. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo. Investidores geralmente gostam de acumular ações em qualquer situação, estejam elas em queda, estejam elas em alta. Então usarão os dividendos para comprar mais ações da Minerva Foods (BEEF3). Essas por sua vez renderão mais dividendos e, na próxima oportunidade, ele poderá comprar mais ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A nova empresa terá participação da Minerva, com 51% do capital e da Joey, com 49%.
O investimento total é de U$ 15 milhões.
A joint-venture fará a importação e distribuição da carne na China.
A iniciativa preferencialmente venderá produtos da Minerva para a China continental. Hoje, a Minerva leva US$ 800 milhões de seus produtos anuais para a China, um crescimento de 72% em relação aos anos 2000. A Minerva também vê uma oportunidade de entrada nesse mercado gigantesco pela recente peste que dizimou rebanhos de porcos no país. A guerra comercial com os Estados Unidos, por outro lado, independentemente de seu resultado, já propiciou condições de estabelecimento de contatos com esse mercado oriental.
Cuidado com o longo prazo na bolsa
Existem, de fato, diversos fatores que indicam as ações da Minerva Foods (BEEF3) como um bom ativo para investir. Mas, cuidado.
Investir no estrito termo da palavra, implica longo prazo. Temos a experiência para dizer que, embora uma ação, no longo prazo possa subir muito (o que nem sempre acontece), o caminho até lá é tortuoso. Muitas vezes, investidores de primeira viagem abandonam ativos porque eles deram 10% de prejuízo até aquele momento. Para ver, logo a seguir, esse ativo valorizar 20% e seguir adiante em um longo ciclo de alta.
Por outro lado, o longo prazo tem outras armadilhas que nos atingem sobretudo quando nos vemos, por exemplo, em uma crise internacional, que derruba o preço das ações de um modo geral, sejam elas de grandes e sólidas empresas, sejam de empresas promissoras. Essas crises, na grande figura dos índices, década após década, não representam mais do que um “pequeno tropeço”. Porém, para quem acabou de colocar todo o seu dinheiro em ações, gera preocupação.
Os índices da bolsa sobem no longo prazo por um motivo
E por outro motivo também: os índices, de fato, no longo prazo só fazem subir, mas as ações que os compõem mudam o tempo todo. Eles são formados apenas pelas ações que estão desempenhando bem. Empresas que já fizeram parte do Ibovespa, na sua composição, algumas delas nem existem mais… talvez alguém tenha comprado ações dessas empresas, um dia, achando que, “no longo prazo elas iriam valorizar de qualquer forma.
Assim, recomendamos sempre encarar a bolsa não como investimento, mas como um ambiente de oportunidades que podem ser encontradas se usarmos a ferramenta certa. Entendemos que há outros especialistas que tem outro posicionamento e isso é compreensível. Este é o nosso posicionamento e temos bons resultados com isso. Além disso, evite comprometer todo o seu dinheiro em ações e renda variável e estude cuidadosamente o momento de entrar e de sair de operações.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: a taxa que é cobrada pela execução das ordens, tanto na compra quanto na venda de ações e outros ativos da bolsa. Varia de corretora para corretora e de acordo com outros fatores.
- Taxa de custódia: a taxa que as corretoras cobram para manter ações na carteira do trader ou do investidor. No entanto, diversas delas estão abandonando essa prática.
- Taxas da bolsa: emolumentos, liquidação, registro, negociação. Tudo isso junto dá pouco mais de 0,03% sobre o valor financeiro negociado.
- Imposto Sobre Serviço: é de 5% sobre a taxa de corretagem cobrada pela corretora.
Imposto de renda
O imposto de renda incide apenas sobre o lucro e, obviamente, se há lucro.
- 20% de alíquota sobre operações de day trade.
- 15% de alíquota sobre operações comuns (que duram mais de um pregão).
Para as operações que não são de day trade, os meses em que as vendas não superam R$ 20 mil são isentos.
Prejuízos de meses anteriores podem ser descontados do lucro atual, gerando um abatimento.
O recolhimento é de responsabilidade do investidor. Se houve lucro em determinado mês, calcula-se o valor do imposto e paga-se, via DARF até o último dia útil do mês seguinte.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3)?
As ações da Minerva Foods (BEEF3), assim como qualquer outra ação da bolsa de valores, têm comportamentos que se repetem. Mas, diferentemente do que pregam outros cursos sobre trade, esses comportamentos não têm uma ligação tão direta com o preço. A relação de causalidade principal é com o volume. O volume é a causa. O preço é o efeito.
Por isso, o Raio X Preditivo estuda com afinco o volume e o fluxo de ordens, pois os considera o combustível do preço, determinando tendências e uma íntima ligação com liquidez, fator muito buscado pelos grandes investidores institucionais que precisam montar e desmontar grandes posições em ativos.
O Raio X Preditivo é composto de conceitos e técnicas feitos sob medida pra leitura e pra interpretação do volume. Lendo e interpretando as causas, conseguimos nos adiantar com mais frequência aos efeitos, dessa forma encontrando regiões saudáveis de alta probabilidade de trade.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MINERVA FOODS (BEEF3)?
Nada mais fácil que, hoje em dia, comprar e vender ações.
Basta baixar o aplicativo da sua corretora de valores escolhida (acredito que todas as corretoras minimamente decentes têm o seu atualmente). Ou, então, acesse o site da empresa. Preencha o formulário com seus dados pessoais e dados bancários. Depois disso, talvez você precise enviar a foto de algum documento. Mas a verdade é que não vai demorar mais do que alguns minutos, no máximo algumas horas para sua conta estar aberta. Ter conta em corretora não tem custo algum: é grátis, não precisa ter saldo mínimo e nem taxa de manutenção. E mesmo com a conta zerada, sem nunca ter feito uma operação antes, você já ganha diversos benefícios.
Por exemplo, acesso a uma conta demo, tipo uma conta simulada, para fazer operações sem correr o risco de perder dinheiro de verdade.
O primeiro passo, no entanto, que antecede tudo isso, é se inscrever num curso sobre bolsa de valores e trade. Sem isso, dificilmente você terá algum sucesso. E, depois, passe a testar seus novos conhecimentos na conta demo. Claro que é mais fácil operar na conta demo, visto que não há o peso emocional de se ter dinheiro de verdade sobre a mesa. Porém, não imaginamos como uma pessoa poderá ter sucesso operando na conta real se nem na conta demo ela consegue ter sucesso.
9. CONCLUSÃO
O Brasil é um gigante do agronegócio e na exportação de alimentos, manufaturados ou não, em natura ou não. Qualquer companhia que já esteja bem posicionada nesse setor já salta em grande vantagem no inevitável crescimento econômico que está por vir.
É o caso da Minerva Foods (BEEF3).
No entanto, não sabemos que caminho essas ações – ou qualquer outra ação da bolsa de valores – percorrerá para chegar aos pontos mais altos do gráfico. Talvez um investidor mais empolgado compre ações num momento que anteceda uma queda significativa de preços sem ter a capacidade, no entanto, para interpretar o significado disso e como agir nessa situação.
O comportamento preditivo
Muito mais vantajoso seria se ele pudesse antever com certo sucesso o momento de uma provável queda. Isso é fácil com alguns conceitos da Nova Análise Técnica, como a “Euforia Máxima”, os picos de volume, a distribuição e outros. Ainda assim, a meta do Raio X Preditivo não é dar certeza do que acontecerá a seguir. Mesmo porque isso não é possível. O objetivo aqui é apontar áreas saudáveis de trade ou de posicionamento.
Na renda variável, portanto, devemos estar prontos para as perdas ou momentos em que vemos nosso capital derreter. Há formas de evitar que isso se torne um problema financeiro real:
- Posicionamento financeiro limitado a apenas uma parte de nosso dinheiro: perdas que poderiam ser significativas são totalmente assimiláveis, não interferindo no emocional do investidor ou do trader.
- Operações com perspectivas de saída em caso de um objetivo de lucro ou uma certa porcentagem de prejuízo.
Para determinar os ativos que estão dando oportunidade, em termos de áreas saudáveis de negociação, recomendamos o uso do Raio X Preditivo.