Você compraria ações de uma “empresa de descontos”? Conheça as ações da Méliuz (CASH3) e o método que usamos para determinar isso
As ações da Mélluz (CASH3) são de uma empresa que fornece descontos em compras através da devolução em dinheiro para os usuários da plataforma. Sim, essa empresa adotou um modelo tão interessante de negócios e que movimenta tanto dinheiro que chegou à bolsa de valores.
As ações da Méliuz (CASH3), considerando as características tão peculiares desse negócio, que depende do interesse das marcas e lojas pagarem para estarem no espaço fornecido pela empresa em seu site e aplicativo, seriam boas para investir?
Neste artigo, vamos apresentar a empresa e o que são as suas ações e, principalmente, mostraremos a metodologia que usamos para avaliar se uma companhia é boa para investir, em que nos baseamos no volume de negócios para determinar se os big players (investidores institucionais) estão ou não interessados em algum movimento desses ativos, de queda ou de alta.
- O que é a Méliuz e suas ações (CASH3)?
- Ações da Méliuz (CASH3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Méliuz (CASH3)?
- Formas de ganhar em ações da Méliuz (CASH3)?
- Investir ou não investir em ações da Méliuz (CASH3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Méliuz (CASH3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Méliuz (CASH3)?
- Conclusão
A Méliuz tem 121.838.600 de ações ordinárias e 69.979.611 ou 57,44% estão em livre negociação.
1. O QUE É A MÉLIUZ E SUAS AÇÕES (CASH3)?
Segundo a página das ações da Méliuz (CASH3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Portal Virtual Para Veiculação E Divulgação de Marcas. Produtos E Outros Materiais. Locação de Espaço Publicitário. Intermediação de Negócios. Licenciamento de Softwares E Participação em Sociedades.
- Classificação Setorial: Tecnologia da Informação / Programas e Serviços / Programas e Serviços
A Méliuz nasce em 2011, como startup. Ela dá gratuitamente cupons de desconto de lojas online. Parte do dinheiro do preço dos produtos é devolvido ao consumidor diretamente na conta bancária (cashback).
A empresa tem 3.000 lojas parceiras e, até o momento, devolveu mais de R$ 94 milhões aos clientes. A base de consumidores cadastrados no programa é de 10 milhões.
A ideia do negócio da Méliuz é repassar ao cliente uma parte do valor que as empresas pagam para anunciar no site.
Dessa forma, a loja parceira, a Méliuz e o consumidor saem ganhando. Basta que o consumidor se cadastre gratuitamente. O consumidor, então, realiza a compra na loja parceira e o estabelecimento notifica a Méliuz sobre os detalhes da transação e o valor a ser recebido pelo cliente aparece como pendente em seu extrato.
Tão logo receba a comissão pela venda, a startup repassa o valor que cabe ao cliente.
O Méliuz tem parceria com mais de 1.600 lojas online, entre elas, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Casas Bahia, Walmart, Ricardo Eletro, Fnac, Sephora, Netshoes, Extra.
O ano de 2019 marcou a entrada da empresa no mercado de soluções financeiras. Em parceria com com um banco que atua como emissor, lançou o Cartão Méliuz – um cartão de crédito sem anuidade que oferece até 1,8% de cashback em todas as compras.
Em 2020, passou a oferecer cashback a partir da leitura da nota fiscal da compra de produtos específicos, em parceria com indústrias de bens de consumo – Méliuz via Nota Fiscal.
No contexto imposto pela pandemia do COVID, criou o Méliuz Renda Extra, um programa que permite ao usuário ganhar comissão recomendando os parceiros do Méliuz, sem precisar sair de casa.
O que são as ações da Méliuz (CASH3)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Méliuz (CASH3).
Quando uma empresa decide crescer sem ter que lançar mão de caríssimos empréstimos ou financiamentos bancários, uma boa opção é abrir capital. Isto é, vender a investidores pequenas partes de seu capital social. Essas pequenas partes são chamadas de ações. Quem compra ações se torna sócio da empresa.
Porém, nem todos os que compram e vendem ações estão interessados em se tornar sócios. Boa parte da movimentação de negócios da bolsa, inclusive com ações da Méliuz (CASH3) se dá com traders de curto prazo que compram ativos para vendê-los pouco tempo depois – prazos que vão de dias a algumas semanas – quando esses ativos estiverem um pouco mais valorizados.
Histórico da empresa e de suas ações (CASH3)
- 2011: O site do Méliuz vai ao ar e a empresa passa a fazer parte do San Pedro Valley – comunidade de startups de Belo Horizonte.
- 2012: Méliuz é uma das 100 empresas selecionadas para participar do Startup Chile. Lançamento do programa de partnership para funcionários.
- 2013: Com 6 funcionários, o Méliuz reabre o escritório em Belo Horizonte após a temporada no Chile.
- 2016: Lançamento do aplicativo do Méliuz. Inauguração do Centro de Engenharia e Tecnologia, em Manaus
- 2018: Fundadores são aprovados no 63º Painel Internacional de Seleção (ISP), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tornam-se Empreendedores Endeavor. Méliuz é eleita Startup do Ano e também recebe o prêmio de Equipe Fundadora, concedidos pela Associação Brasileira de Startups.
- 2019: Aplicativo do Méliuz é eleito top 6 apps de compra favoritos dos brasileiros (Fonte: Pesquisa Conectaí – IBOPE). Criação do Dia do Cashback – 29 de maio. Lançamento do Méliuz Partners, programa de recompensa exclusivo para influenciadores digitais. Méliuz é a vencedora do prêmio “Empresas que mais respeitam o Consumidor”, na categoria Programas de Fidelidade. Lançamento do Cartão Méliuz, um cartão de crédito cobranded, sem anuidade e que oferece até 1,8% de cashback em todas as compras. Eleita a 9ª melhor empresa de tecnologia para se trabalhar em Minas Gerais (porte médio) e uma das top 50 nacionais, pelo ranking da GPTW (Great Place to Work).
- 2020: Méliuz passa a oferecer cashback via leitura de nota fiscal da compras de produtos específicos, em parceria com indústrias de bens de consumo. Lançamento do Méliuz Renda Extra. Méliuz é reconhecido com uma das 35 melhores empresas para se trabalhar, pelo Ranking Mulher, da GPTW, na categoria Médio Porte e é eleita a 11ª Melhor Empresa para se trabalhar em Minas Gerais (GPTW). Lançamento das ações na Bolsa
2. AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Méliuz (CASH3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Todas as negociações, inclusive de qualquer outra ação de qualquer outra empresa, são feitas em ambiente totalmente eletrônico, sem interferência direta de humanos, sem papelada, sem burocracia, mas também com mais velocidade, controle e segurança.
Isso também desburocratizou e facilitou a participação de pessoas físicas na bolsa de valores: basta ter um computador conectado com a internet, uma conta em uma corretora de valores e, pronto, já podemos negociar ações da Méliuz (CASH3) e de outras empresas na bolsa, além de outros ativos e derivativos do mercado.
Quais ações a Méliuz possui?
A Méliuz (CASH3) só possui ações ordinárias na bolsa de valores, aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia. No entanto, não podemos imaginar que ter “apenas” 100 mil ações é suficiente em um universo de milhões ações. Apenas entre aspas, porque sabemos que 100 mil ações é uma pequena fortuna para o investidor de varejo, pequenos investidores como você ou eu. Além de direito ao voto, as ações ordinárias da Méliuz (CASH3) garantem muitos outros direitos.
Qual são os códigos
Todas as ações da bolsa de valores são negociadas sob códigos de negociação. Esses códigos de negociação são formados, geralmente, por quatro letras e um numeral. O nome técnico dos códigos é ticker. O ticker da Méliuz é CASH3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Méliuz (CASH3) não são negociadas em outros mercados mundiais. Por enquanto, pelo menos, são negociadas apenas na nossa bolsa, a B3.
Diversas ações brasileiras são negociadas nos mercados estrangeiros através de programas de recibos, por exemplo, as ADRs, nos mercados dos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que são negociados como as próprias ações, mas as ações de fato ficam custodiadas por empresas financeiras responsáveis.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Méliuz (CASH3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Israel Fernandes Salmen | 19,18 | 0,00 | 19,18 |
Ofli Campos Guimarães | 19,18 | 0,00 | 19,18 |
Opportunity Hdf Administradora de Recursos Ltda | 8,21 | 0,00 | 8,21 |
Lucas Marques Peloso Figueiredo | 3,05 | 0,00 | 3,05 |
Xp Gestão de Recursos Ltda. | 5,79 | 0,00 | 5,79 |
André Amaral Ribeiro | 1,14 | 0,00 | 1,14 |
Outros | 43,45 | 0,00 | 43,45 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)?
Podemos lucrar com as ações da Méliuz (CASH3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações como as ações da Méliuz (CASH3). Comprar e vender é apenas uma delas. No entanto, de fato, as mais populares são as seguintes:
- Fazer trade com CASH3: compramos as ações já com a intenção de vender quando elas valorizarem depois de um prazo mais ou menos curto. Esse prazo pode ser de alguns segundos a um dia (day trade), poucos dias (swing trade), algumas semanas (position trade). O trade pode ser feito tanto na compra (quando queremos que a ação suba), quanto na venda (quando queremos que a ação caia)
- Dividendos: este é para aqueles que querem comprar as ações e “sentar em cima”, não vender nunca mais. Esse tipo de investidor acredita que está adquirindo ações de uma empresa importante, boa e sólida que, à medida que for crescendo, vai dividir o lucro com ele. Geralmente, enquanto está acumulando ações, o investidor usará os dividendos para comprar mais ações e se beneficiar dos “juros sobre juros”
Vejamos como se comportaram os dividendos das Méliuz (CASH3) nos últimos anos. Os dividendos nada mais são do que a divisão de parte do lucro da empresa (pelo menos 25%) com os acionistas.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA Méliuz (CASH3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos em investimento, naturalmente, estamos falando de longo prazo. Ações, de fato, podem ter intensas valorizações ao longo dos anos.
Porém, estamos falando de renda variável. Mesmo ações de companhias poderosas como a Méliuz (CASH3) podem ter reveses com o passar do tempo.
Ainda que seja uma empresa sólida e confiável como essa, sempre em crescimento, a cotação de seus papeis sempre estará exposta a fatores econômicos nacionais e internacionais muito maiores que ela.
Sem falar na possibilidade de ataques especulativos ou mesmo crises econômicas monumentais como a de 2008 e, por que não lembrar, a de 1929. E não podemos deixar de citar a mais recente: a pandemia fez a bolsa cair pela metade dos pontos praticamente.
Quanto mais tempo nos posicionamos nesse tipo de papel, mais tempo ficamos expostos a algum cataclismo financeiro.
Então, o nosso posicionamento é que entremos em operações em ações já com o viés de sairmos em algum momento, sabendo a hora de sair, seja com lucro, seja com prejuízo.
Porém, mesmo assim, é necessário ter o entendimento de que é preciso ter uma estratégia, uma leitura do mercado que nos auxilie a determinar esses momentos de entrada e de saída, para termos uma maior probabilidade de ganhos.
Nossa sugestão para descobrir esses momentos de entradas e saídas em operações com ações é o Raio X Preditivo de que falaremos a seguir.
Vantagens competitivas e estratégias da Méliuz (CASH3)
Em sua página de relacionamento com investidores, a Méliuz (CASH3) apresenta os seguintes pontos para defender um possível investimento.
Estrutura voltada para lançamento de produtos
O Méliuz adota o mesmo sistema de gerenciamento de lançamento de produto utilizado pelo Google, com fluxo bem definido e completo, o que torna o processo mais eficiente e preciso.
Produto orientado a dados
A maior parte do time é de produto e engenharia – 48% dos colaboradores do Méliuz trabalham desenvolvendo plataformas com objetivo de conquistar clientes por meio de um produto único e diferenciado.
Forte cultura de testes
Implementa, de maneira consistente, a execução de testes para continuar melhorando as conversões e reduzindo custos em todas as etapas do funil, nos produtos e processos internos.
Times Top of Mind de Big Data e BI
Utiliza de forma intensa as tecnologias, como Machine Learning, aplicadas à extensa base de dados para desenvolver e entregar produtos customizados para parceiros, mediante a transformação dos dados de perfis e hábitos de consumo em inteligência de mercado.
Tecnologia proprietária e exclusiva
O Méliuz desenvolveu uma tecnologia própria de alto padrão para entrega de soluções em CRM, atendimento ao cliente e marketing de indicação (member get member).
Entre os maiores centros de tecnologia para desenvolvedores.
Com a proximidade de uma das melhores Universidades do país (UFAM – Universidade Federal do Amazonas), atraímos talentos nas áreas ligadas à tecnologia para trabalhar na filial em Manaus, que possui capacidade para mais de 250 profissionais.
Forte programa de partnership
Todos os funcionários podem receber stock options do Méliuz por meio do programa de partnership.
Reconhecimento e meritocracia em todos os níveis
Programa de Promoções & Méritos com regras claras e pré-definidas, válidas para todos os níveis.
Cultura, o segredo que nenhuma empresa consegue replicar
Para garantir o fortalecimento da cultura, mesmo com a entrada de novas pessoas, a entrevista de cultura faz parte do processo seletivo em todos os níveis.
Prêmios e Reconhecimentos
Empresa certificada pelo GPTW (Great Place to Work)
Melhor empresa de tecnologia para trabalhar no Amazonas (GPTW)
3ª melhor empresa de tecnologia para trabalhar em Minas Gerais (GPTW) 35 melhores empresas para trabalhar – Ranking Mulher (GPTW)
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores!
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)?
A maior parte das metodologias de Análise Técnica, atualmente, observa o movimento do preço no gráfico das ações. Porém, o movimento do preço depende de outra informação que consideramos mais importante: o volume de negócios. Sem volume, o preço não tem capacidade de se movimentar. Além disso, o volume se comporta, muitas vezes, de maneira diferente do que a Análise Técnica Clássica acredita em termos de influência.
A Nova Análise Técnica, codificada pela metodologia do Raio X Preditivo, através de ferramentas e conceitos, visa seguir o volume de maneira a entender e interpretar como os grandes players, aqueles participantes do mercado que realmente têm capacidade de influenciar o movimento de preços, estão se posicionando.
Através dessa observação, é possível identificar zonas de trade de maior probabilidade de acerto. A ideia, assim, é reduzir o stop loss, reduzindo o valor que colocamos em risco, e aumentar as chances de ganho.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)?
Nada mais fácil do que, atualmente, comprar ações da Méliuz (CASH3).
Com um único celular conectado à internet isso é possível em poucos minutos.
O primeiro passo é baixar o aplicativo de sua corretora de valores preferida.
Depois, preenchendo um formulário, fotografando alguns documentos e alguns outros detalhes, abrir a sua conta.
A seguir, usando o seu internet banking, fazer a transferência dos valores.
Tão logo o dinheiro “caia” você já pode comprar as ações.
Porém, se você fizer desse jeito estará pulando uma etapa importante que é a sua educação financeira para a bolsa.
Faça um curso que lhe ensine o real funcionamento da bolsa de valores e que lhe dê a real noção de como podemos ler o comportamento dos ativos nos gráficos, com a utilização de indicadores que nos mostrem o fluxo, o volume e o posicionamento dos participantes realmente importantes (a fim de que nos posicionemos a favor deles e não contra)
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MÉLIUZ (CASH3)
As ações da Méliuz (CASH3) podem ser sim um bom investimento. Mas não devemos nos basear em possibilidades na bolsa de valores. O mais prudente é acompanhar os big players do mercado (investidores institucionais) através do volume, que denuncia sua atuação, os pontos em que eles acumularam e distribuíram ativos e em que níveis de preço. Dessa maneira, usamos esses participantes fortes como parceiro, determinando os melhores momentos para iniciarmos e encerrarmos nossas operações ou mesmo investirmos. Para uma melhor leitura do volume, com essa abordagem, sugerimos fortemente o Raio X Preditivo.