As ações da Mater Dei (MATD3) merecem estar na sua carteira de investimentos? Só nossa metodologia que acompanha o volume de ativos negociados lhe dará a melhor resposta
As ações da Mater Dei (MATD3) estreiam na bolsa de valores em um mês (abril de 2021) em que diversas outras empresas do setor de saúde fizeram sua estreia (distribuidoras de insumos médicos, farmacêuticas e outras redes hospitalares).
As ações da Mater Dei (MATD3) seriam interessantes para investirmos ou fazermos trades? É fundamental, mais do que qualquer outra coisa, observarmos o comportamento institucional (big players) a fim de encontrarmos pontos interessantes de entrada, seja para investimento ou para fazer trades. Na metodologia que apresentaremos aqui – além de dados sobre a companhia – traremos a metodologia que utilizamos, o Raio X Preditivo, para, através do volume, detectarmos o comportamento desses participantes.
- O que é a Mater Dei e suas ações (MATD3)?
- Ações da Mater Dei (MATD3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Mater Dei (MATD3)?
- Formas de ganhar em ações da Mater Dei (MATD3)?
- Investir ou não investir em ações da Mater Dei (MATD3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Mater Dei (MATD3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Mater Dei (MATD3)?
- Conclusão
1. O QUE É A MATER DEI E SUAS AÇÕES (MATD3)?
A Mater Dei (MATD3) se define, no prospecto de sua IPO, como um ecossistema integrado na prestação de serviços hospitalares e oncológicos, sendo uma referência nacional em saúde e a maior rede hospitalar de Minas Gerais em número de leitos privados, com 18,0% do total de leitos privados na região metropolitana de Belo Horizonte, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (“CNES”)
Em 31 de dezembro de 2020, a Mater Dei possuía 1.081 leitos hospitalares distribuídos em suas três unidades, localizadas estrategicamente na região metropolitana de Belo Horizonte, dos quais 541 são leitos operacionais, 540 leitos já construídos, porém não operacionais.
Na época da IPO (abril de 2021), encontrava-se em construção na cidade de Salvador, Estado da Bahia, uma nova unidade hospitalar com capacidade para 367 leitos hospitalares e um centro médico com mais de 10.000 m2 de área construída, com previsão para início de suas operações no primeiro semestre de 2022.
Segundo a empesa, a Rede Mater Dei é a única plataforma hospitalar com 100% dos seus hospitais acreditados pela JCI no Brasil (Joint Commission International, certificação de referência mundial no setor hospitalar), possuindo 58,7% dos leitos privados acreditados internacionalmente (pela Joint Comission International – JCI ou Qmentum International.
Fundada e gerida há 40 anos por uma família de empreendedores, a empresa diz ter entregue consistentemente fortes resultados operacionais e financeiros, resultando na melhor margem EBITDA e margem Líquida dentre os hospitais credenciados na Associação Nacional de Hospitais Privados (“ANAHP”) desde 2016 até sua última publicação, em 2019.
Os hospitais Mater Dei:
- Mater Dei Santo Agostinho
- Mater Dei Contorno
- Mater Dei Betim-Contagem
- Mater Dei Salvador (em construção; 10 mil metros quadrados)
Tem ainda os seguintes recursos em sua rede:
- Centro de Reprodução Humana
- Hospital Integrado do Câncer
- Mais Saúde Mater Dei reúne em um só lugar estruturas de apoio e diagnóstico, com equipe multiprofissional de referência de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas
- Mater Dei Medicina Diagnóstica
- Medicina do Esporte e Exercícios
- Cirurgia Robótica
Mater Dei foi inaugurada em 1º de junho de 1980. Possui também dois Centros de Convenções, um localizado no Mater Dei Santo Agostinho, outro localizado no Mater Dei Contorno e, em breve, haverá um terceiro no Mater Dei Betim-Contagem.
O que são as ações da Mater Dei (MATD3)?
Em algum momento de sua história, uma companhia pode detectar que é o momento certo para crescer: uma oportunidade.
Porém, todos os seus recursos financeiros já estão comprometidos em outras operações. Inclusive, o caixa pode estar negativo, pois em seu desenvolvimento a companhia contrai dívidas, naturalmente. Faz parte do processo.
Como conseguir recursos extras para executar planos expansionistas, ampliar mercados e, por outro lado, não contrair mais dívidas? Sim, empréstimos têm juros. Não é uma boa ideia.
A solução está na abertura de capital.
No que consiste a abertura de capital?
A companhia passa a negociar o seu capital na bolsa de valores em forma de ações.
Cada ação é a menor fração possível do capital social da companhia. Em linguagem simples, um pedacinho da empresa.
No IPO – Oferta Pública Inicial de Ações -, a companhia dá o pontapé inicial à venda de seu capital social. Nesse dia, ela capta os recursos de que precisa.
Quem compra as ações, passa a ser sócio. Um investidor. Um acionista. Uma pessoa, física ou jurídica, que aceita dividir o risco das operações da empresa.
Porém, não só os riscos. Se o dinheiro captado for bem empregado, a companhia vai crescer. Crescendo, o valor da empresa também aumenta. E o das ações, na mesma proporção (claro, no entanto, que o valor das ações obedece a lei da oferta e da procura… isso nem sempre é “justo”).
Não só o valor das ações vai aumentar. Uma empresa que está indo bem tende a lucrar mais, da mesma forma. Se ela lucra mais ela distribui mais dividendos. Os dividendos são parte dos lucros líquidos de certo exercício que são distribuídos entre as ações. Quanto mais ações eu tenho, mais parte dos lucros eu recebo. No Brasil, essa parte é de 25% geralmente (mas nada impede que esse valor seja diferente).
Existe uma parte dos participantes da bolsa de valores, porém, que não está interessada nos dividendos ou em ser acionista ou coisa que o valha. Os traders ou especuladores apenas querem comprar ações e vender tão logo elas valorizem, para, assim, obter lucro.
Linha do tempo das ações da Mater Dei (MATD3)
- 1980 – No dia 1º de junho de 1980, é inaugurado o Hospital Mater Dei
- 1984 – Inicia-se a publicação anual do programa de reuniões científicas, em diversas especialidades. Começa a funcionar o Salvador, unidade com equipe multidisciplinar destinada a atender as urgências e emergências domiciliares, em plantão 24 horas. Logo após, foi inaugurado o Serviço de Urgência Cardiológica com Unidade Coronariana Móvel.
- 1986 – É criada a Unidade de Mastologia – Unimater voltada para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. A Unimater firmou o Mater Dei como centro de referência para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama, realizando procedimentos revolucionários e exclusivos em Minas Gerais. Dentre eles, estão a cirurgia radioguiada (avaliação de lesões não palpáveis na mama) e a pesquisa do linfonodo sentinela (método de diagnóstico do câncer de mama). É criada a primeira equipe multidisciplinar de Minas Gerais a atuar em uma Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico – UTIP. A equipe atua com vários especialistas da área de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos oferecendo assistência completa aos pacientes infantis.
- 1987 – É inaugurada a Unidade de Uroginecologia e Urodinâmica – Uromater.
- 1989 – Começa a funcionar o serviço de tomografia computadorizada, importante recurso de diagnóstico por imagem. Nasce a primeira criança fruto da fertilização in vitro realizada em Minas Gerais, no Mater Dei, e a terceira do Brasil.
- 1990 – É inaugurado o Centro de Litotripsia, destinado ao tratamento de cálculos renais.
- 1993 – A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal – UTIP demonstra resultados assistenciais excelentes, com a recuperação sem sequelas de uma recém-nascida de 26 semanas e 800 gramas.
- 1994 – O Centro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Mater Dei realiza o primeiro implante de stent em artéria ilíaca em Minas Gerais.
- 1995 – O Mater Dei sediou o II Simpósio Internacional de Uroginecologia, que contou com a presença de profissionais de todo o Brasil e do exterior. É inaugurada nova estrutura do CTI.
- 1996 – Realização do primeiro transplante de fígado bem sucedido em Minas Gerais.
- 1997 – O Hospital dá início às obras do Bloco II, um edifício de 17 pavimentos, com infraestrutura moderna e humanizada, heliponto
- 1998 – É inaugurado o Laboratório de Patologia Clínica, com atendimento 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. As áreas de diagnóstico, imagem e exames complementares são ampliadas, com disponibilização 24 horas para a população e para o corpo clínico.
- 1999 – José Salvador Silva, diretor presidente, recebe o título de Empresário do Ano, concedido pela Associação Comercial de Minas Gerais.
- 2000 – O Mater Dei inaugura o Bloco II, dentro do projeto “Mater Dei 2000 – Maior e Melhor”, iniciando com o Day Hospital, centro especializado em cirurgias de pequeno e médio porte, onde o paciente recebe alta no mesmo dia.
- 2001 – Inaugura, ainda, seu novo Centro Obstétrico e Maternidade, em ambiente mais amplo e humanizado.
- 2002 – Inaugura dois serviços dentro da estrutura do Pronto Socorro 24 horas, o atendimento em Medicina Geriátrica – em uma iniciativa pioneira em Belo Horizonte, e a Clínica de Oftalmologia.
- 2004 – A equipe de Mastologia do Mater Dei passou a coordenar estudos sobre a quimioprevenção do câncer de mama no Brasil.
- 2005 – Inauguração do Serviço de Ressonância Magnética equipado com estrutura moderna e qualificada.
- 2006 – No dia 1º de junho 2006, dia que o Mater Dei completou 26 anos, foi inaugurado o novo CTI, com capacidade para 50 leitos e 1,5 mil m2.
- 2007 – É inaugurada e passa a funcionar moderna Unidade de Radioterapia para tratamento de câncer, que alia equipamentos de última geração a competentes profissionais.
- 2008 – É adquirido e adotado o equipamento de mamografia digitalizada. É adquirido pelo Mater Dei novo tomógrafo multislice 64 canais.
- 2009 – É credenciada pelo MEC a residência médica do Mater Dei. Entre as especialidades contempladas estão cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia.
- 2010 – É feita expansão da Unidade de Oncologia. Com a ampliação, triplica-se a capacidade de atendimento e pacientes que precisam de quimioterapia. É adquirido um segundo equipamento de ressonância magnética, agora com potência de 3 Teslas. É feita aquisição de moderno tomógrafo Multislice, equipamentos que está entre os mais modernos do mundo. Da mesma maneira, são ampliados os equipamentos de ultrassonografia 4D e medicina nuclear, dentro dos mais avançados padrões tecnológicos e de qualidade. Em dezembro, o Hospital anuncia projeto de expansão com a compra do terreno do antigo Mercado Distrital do Barroca de 7.800 m2 para construção de nova unidade hospitalar, o Mater Dei Contorno.
- 2011 – São iniciadas as obras para a construção da nova unidade hospitalar Mater Dei Contorno que terá 22 pavimentos e estrutura de hospital geral com pronto-socorro, unidade de oncologia, centro cirúrgico, Unidade de terapia intensiva – UTI, unidades de internação e de diagnóstico, etc.
- 2013 – É inaugurado o agendamento online.
- 2014 – Inauguração Mater Dei Contorno (comemoração dos 35 anos do Mater Dei): nasce a Rede Mater Dei de Saúde. Inaugurado o Centro de Reprodução Humana.
- 2015 – Inauguração do Mais Saúde Mater Dei. Inauguração do Centro de Oncologia, no Mater Dei Contorno, com o 1º Pronto-socorro oncológico de Minas Gerais.
- 2016 – Inauguração do Hospital Integrado do Câncer, no Mater Dei Contorno. Implementação do Mater Dei Medicina Diagnóstica.
- 2017 – Início das obras do Mater Dei Betim – Contagem. Expansão do Pronto-socorro ginecológico e obstétrico, no Mater Dei Santo Agostinho. Inauguração das salas de admissão e acompanhamento das pacientes em trabalho de parto, no Mater Dei Santo Agostinho.
- 2018 – Inauguração do primeiro ambulatório de nódulos hepáticos da rede privada de Minas Gerais no Hospital Integrado do Câncer Mater Dei. Rede Mater Dei realiza a primeira cirurgia robótica em criança menor de cinco anos. Rede Mater Dei realiza primeira cirurgia de pieloplastia robótica pediátrica.
- 2019 – Inauguração do Mater Dei Betim-Contagem, em 19 de janeiro
2. AÇÕES DA MATER DEI (MATD3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Mater Dei (MATD3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações, a exemplo de qualquer outro ativo negociado na B3, se dão em ambiente totalmente eletrônico sem interferência humana direta. O sistema responsável por controlar milhões e milhões de operações diárias é o Puma (Plataforma Unificada Multiativos).
O Puma permite que eu, você ou qualquer outro investidor ou trader comum negocie ações, contratos, minicontratos, opções, commodities a partir da própria casa, bastando, para isso, ter apenas um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora da bolsa de valores.
Essa facilidade toda pode dar a ilusão de que a bolsa de valores não é o ambiente hostil e competitivo que ela realmente é.
Enquanto nos conectamos a partir de nossos simples computadores, com simples plataformas gráficas de negociação, estamos entrando no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais que se digladiam entre si tendo, para isso, diversas vantagens competitivas.
- Robôs HFT (High Frequency Trading/Alta Velocidade de Negociação): algoritmos que posicionam e reposicionam milhões de ordens a cada fração de segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado
- Hardware e conexões de última geração: para poder rodar esses algoritmos avançadíssimos e para conseguir posicionar as ordens necessárias com maior precisão possível
- As mentes matemáticas mais bem remuneradas do planeta a fim de programar esses algoritmos
- Os CEOs mais competitivos e bem informados, interessados a usar toda essa estrutura a favor de suas corporações
Entrar nesse ambiente sem uma metodologia capaz de ler o comportamento e a atuação desses participantes é pedir para ir na contramão do mercado e levar prejuízos, não importa a periodicidade em que você opera.
O Raio X Preditivo, a partir do volume que só esses participantes são capazes de movimentar, nos dá as pistas e as informações necessárias para nos posicionarmos não contra os grandes investidores institucionais, mas a favor de seus movimentos, desse modo usando-os como aliados: entramos em investimentos e trades com maios possibilidade de sucesso.
Quais ações a Mater Dei possui?
A Mater Dei (MATD3) possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias. Elas também têm direito a receber proventos (dividendos e juros sobre capital próprio).
Qual são os códigos das ações da Mater Dei
Reconhecemos as ações da Mater Dei pelo código MATD3, através do qual elas são negociadas na bolsa de valores.
As ações da Mater Dei (MATD3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Mater Dei (MATD3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), atualmente.
3. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MATER DEI (MATD3)?
Conheça algumas das formas de se fazer dinheiro com ações da Mater Dei (MATD3):
Trade com ações da Mater Dei (MATD3)
O trade visa o lucro em um prazo mais ou menos curto a partir da volatilidade dos preços das ações. Nesse caso, estamos querendo ganhar com o sobe e desce dos preços. Podemos ganhar dinheiro tanto comprando, quando achamos que os preços vão subir, quanto vendendo ações, quando achamos que os preços vão cair. Podemos classificar esse tipo de operação através da periodicidade operacional das negociações.
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão (podem durar alguns segundos até algumas horas).
- Swing trade: operações que duram de dois dias a algumas semanas.
- Position Trade: operações que duram de algumas semanas a poucos meses.
Ganhar dividendos com ações da Mater Dei (MATD3)
Muita gente prefere comprar ações de empresas e ficar com elas por períodos indefinidos: é o famoso “buy and hold”.
Se possível mantém as ações durante a vida toda, uma verdadeira “poupança” com ações.
Quando essa estratégia funciona e a empresa vai bem, a ideia é que ela tenha mais lucros. Se ela tem mais lucros, tem mais dividendos. Com mais dividendos, compro ainda mais ações. Que, mais tarde, darão mais dividendos. Para comprar mais ações. Acho que você entendeu o ciclo, certo?
Mas, atenção, para saber se essa estratégia vai dar certo precisamos saber duas coisas:
- A empresa é boa pagadora de dividendos? Tem pago dividendos regulares em todos os exercícios, por exemplo, nos últimos cinco anos?
- A empresa tem bom dividend yield, quer dizer, o valor dos dividendos corresponde a uma proporção significativa do valor da ação?
4. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MATER DEI (MATD3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Nossa recomendação é encarar o mercado, independentemente da ação em que estamos interessados, como um ambiente altamente especulativo.
Nele, alguns poucos big players buscam arrancar dinheiro de instituições mais frágeis financeiramente e estruturalmente (fundos, bancos centrais e outros). Nessa guerra, as pessoas físicas quase sempre saem perdendo, entrando em investimentos em momentos de euforia, quando os movimentos de alta estão prestes a acabar, frequentemente com fortes movimentos de queda.
Nesse sentido, indicamos, caso queira investir, se posicionar com uma parcela de seu dinheiro que não represente desequilíbrio financeiro e emocional em caso de uma crise. O mesmo se preferir fazer trades de curto prazo.
Procure ter bem claro o momento de entrar, quanto tempo ficará na operação e qual é o lucro que você tem como objetivo. Porém, o mesmo vale para o prejuízo. Não espere suas ações passarem a valer metade do que pagou para sair. O arrependimento sempre é grande.
Uma das melhores formas de encontrar esses pontos de entrada é analisando o volume de ativos negociados ao longo do tempo e em diferentes faixas de preço. Essas faixas de preço de alto volume indicam interesse institucional e, a partir delas, partem os movimentos mais fortes do preço, seja de alta, seja de queda.
Para fazer esse tipo de análise, a partir do volume, a nossa indicação é a metodologia do Raio X Preditivo.
5. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MATER DEI (MATD3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MATER DEI (MATD3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que ajuda o trader a encontrar regiões saudáveis de negociação. São aqueles pontos do gráfico em que os grandes investidores institucionais estão se posicionando a fim de provocar um movimento de impulsão ou de retração.
Para fazer isso, o Raio X Preditivo se vale do estudo do volume como causa das oscilações importantes do preço, ao passo que outras metodologias usam o próprio preço para tentar determinar esses pontos. No entanto, o preço é tão somente o efeito.
Porém, se nos adiantamos aos efeitos, graças ao estudo da causa (volume), temos mais chance de nos adiantarmos a situações estratégicas para se obter lucro.
O Raio X Preditivo oferece o estudo do volume através de conceitos e ferramentas, ferramentas que facilitam e tornam a aplicação dos conceitos no gráfico dos ativos extremamente intuitiva.
7. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MATER DEI (MATD3)?
Antes mesmo de abrir sua conta na corretora de valores, recomendo que você faça um curso que ensine sobre a bolsa de valores e sobre trades de ações, contratos e outros ativos do mercado.
Só então abra sua conta e transfira o dinheiro necessário para operar.
Antes de operar de verdade, também é bom treinar na conta demo, de maneira que suas nova habilidades, aprendidas num curso como o Raio X Preditivo, possam ser postas a prova. É bem verdade que operar com dinheiro de verdade é bem diferente, mas não podemos esperar que teremos sucesso em uma conta real se, antes, não tivermos sucesso na conta de demonstração
8. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MATER DEI (MATD3)
A Mater Dei, que acaba de abrir suas ações para negociação na bolsa, tem importantes concorrentes também negociadas no mercado e com muito maior abrangência geográfica. Alguns analistas dizem que é arriscado escolher investir nessas ações nesse cenário e no preço atual. Porém nós preferimos observar o posicionamento dos investidores institucionais, verificando em que faixa de preço eles estão preferindo fazer suas “apostas”. Com essa leitura, feita a partir do volume de negócios, nós temos o posicionamento desses participantes fortes e encontramos regiões mais seguras para entradas em investimentos e em trades. Essa leitura do volume de ativos negociados é dada pelo Raio X Preditivo.