Os prejuízos da Marisa querem dizer que preciso vender as ações (AMAR3)? Talvez não. Todos os dias, esta e outras ações da bolsa dão oportunidades de lucros, não importa se a situação é de queda ou de alta. Aprenda agora a ler os sinais
As ações da Marisa (AMAR3) são ações que despertam grande interesse dos traders e investidores participantes da bolsa de valores brasileira. Uma das maiores redes varejistas do Brasil, especializada em moda feminina, esta companhia tem muito potencial de crescimento. Mas será que vale a pena comprar ações da Marisa (AMAR3) agora?
Primeiro vamos a alguns números pra termos uma ideia do que estamos falando. A Marisa (AMAR3) tem um total de 204 milhões de ações ordinárias (AMAR3). Destas, 25,65% estão em “free float”, sendo livremente negociadas nos mercados: 52.529.246 de AMAR3.
Esta quantidade de ações dá liquidez suficiente pra que os participantes – traders e investidores – possam comprar e vender e fazer muitos negócios diariamente. Todos os dias, as ações da Marisa (AMAR3) dão oportunidades de lucro. Por isso, queremos falar um pouco sobre essa companhia, sua história, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao investimento nesses ativos e nos demais ativos da bolsa de valores. Além disso, quero apresentar a você uma metodologia que pode ajudar no momento de decisão pra comprar ou vender esses papeis.
- O que é a Marisa e suas ações (AMAR3)?
- Ações da Marisa (AMAR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Marisa (AMAR3)?
- Formas de ganhar com ações da Marisa (AMAR3)?
- Investir ou não investir em ações da Marisa (AMAR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Marisa (AMAR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Marisa (AMAR3)?
- Conclusão
Note que, no momento, as ações da Marisa (AMAR3) não fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Este índice é o principal termômetro de nosso mercado e traz apenas aquelas ações que, juntas, são responsáveis por pelo menos 80% do volume de negócios do mercado. Porém, isso não quer dizer que essas ações não mereçam nossa atenção ou que os negócios, pra nossa análise, sejam insuficientes.
1. O QUE É A MARISA E SUAS AÇÕES (AMAR3)?
Segundo a página da Marisa (AMAR3) no site da B3, a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Atividade Principal: Comércio Varejista de Artigos Do Vestuário E Acessórios. Prestação de Serviços de Correspondente Bancário. Intermediação de Negócios E Congêneres. Atuação Como Representante de Seguros.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.
A Marisa Lojas S/A (AMAR3) é uma grande rede varejista de moda feminina brasileira, atuando nas áreas de vestuário e acessórios. O seu slogan é “De Mulher Pra Mulher”, denotando os 60 anos de presença no atendimento desse público e a consequente experiência nesse mercado.
Tudo nasceu já na infância do fundador da rede, que acompanhava o dia a dia da loja de sapatos do pai, fundando em 1948 a Marisa Bolsas (confira a linha do tempo, mais abaixo neste artigo).
Na época, ele vendia em pronta-entrega os estoques dos principais fabricantes nacionais. Com o sucesso do empreendimento, expandiu para a Marisa Malhas. Atualmente, a Marisa (AMAR3), assumidamente, tem foco na classe C, considerada a nova classe média, com uma rede de centenas de lojas por todo o território nacional.
A companhia divulgou um prejuízo líquido de R$ 17,2 milhões no primeiro trimestre de 2016 e pouco depois implantou um plano de profissionalização, com a entrega do cargo da presidência de Márcio Goldfarb pra Marcelo Pereira Araujo (ex-Grupo Libra, CSN e Natura).
Uma das estratégias pra enfrentar a crise – que não atingiu exclusivamente a Marisa – a companhia encerrou as operações com venda direta (vendas feitas diretamente por consultas e consumidores) e concentrou-se em em negócios mais amadurecidos com foco em redução de custos.
A Marisa (AMAR3) não escapou das controvérsias que são comuns no varejo de moda: em 2010, a oficina de costura Dranys foi flagrada em uma fiscalização feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) com condições de trabalho escravo. Foi descoberto que 94,5% do faturamento da Dranys, de janeiro de 2009 a fevereiro de 2010, foram obtidos com encomendas das Lojas Marisa. Finalmente, a Marisa foi absolvida das acusações em 2013.
O que são as ações da Marisa (AMAR3)?
A certo momento de sua história, qualquer empresa pode considerar que se trata da oportunidade de crescer. Oportunidades não podem ser desperdiçadas. Porém, pra crescer, é preciso alavancagem: dinheiro extra pra fazer o crescimento acontecer.
Esse dinheiro pode ser conseguido com bancos (empréstimos com juros caríssimos) ou lançamento de debêntures (basicamente, pedindo dinheiro emprestado ao mercado, aos investidores, pessoas físicas e jurídicas).
Outra opção muito válida e que nos interessa mais é a abertura de capital. A abertura de capital significa que o capital da empresa passará a ser social. Pra isso, esse capital é dividido em ações que passam a ser negociados na bolsa.
No lançamento das ações, diversos investidores compram as ações da companhia e, com isso, ela levanta fundos pra seus próprios empreendimentos.
Cada ação é a menor fração do capital social de uma empresa. É literalmente um pedacinho daquilo que a empresa vale em sua totalidade.
Quando eu compro uma ação, por exemplo, as ações da Marisa (AMAR3) me torno sócio dela. Aliás, a abertura de capital da Marisa, foi em 2007.
O benefício disso é que, se os investimentos em crescimento da empresa derem certo, o valor dela vai aumentar também. Se o valor da empresa aumenta, o que acontece?
Exato. O valor das ações cresce na mesma proporção. Desnecessário dizer que, quando eu compro ações da companhia, também estou assumindo o risco de tudo dar errado: a empresa está dividindo o risco dela com os acionistas.
Tem outra vantagem de comprar ações assim: se a empresa cresce, é de se esperar que passe a lucrar mais. Acontece que, por lei, pelo menos 25% dos lucros de um exercício deverão ser divididos entre as ações igualmente, em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo.
Acontece que nem todos os participantes do mercado querem ser “investidores”. São justamente aqueles, que no fim das contas, dão liquidez diária aos ativos da bolsa, sejam ações da Marisa (AMAR3) ou não.
São os traders, também conhecidos popularmente como especuladores.
O que eles fazem?
Eles compram ações pra vender depois de um tempo mais ou menos curto (de curtíssimo a médio prazo), quando as ações estiverem mais caras e, com isso, têm lucro.
Outra tática: alugar ações de algum investidor de longo prazo, vendê-las e recomprá-las quando estiverem mais baratas. Depois devolvem as ações ao detentor original, pagam o aluguel e ficam com a diferença. Parece coisa de maluco, mas é uma operação bem normal chamada de venda a descoberto. Naturalmente, ela só é realizada quando há expectativa de queda no valor das ações.
Histórico da empresa e de suas ações (AMAR3)
- 1948 – Sob o comando de seu fundador, Bernardo Goldfarb, a Companhia abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, a Marisa Bolsas.
- 1949 – Passou a utilizar o nome Marisa pra suas lojas, com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço atrativo.
- 1952 – Iniciou sua expansão por todo o território nacional, abrindo novas lojas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus.
- 1990 – Já presente em todas as regiões do país, e acompanhando as tendências do mercado de varejo, a Companhia inaugurou sua primeira loja em shopping center, na cidade de São Paulo.
- 1999 – A Marisa (AMAR3) adotou um novo modelo de loja, a Marisa Ampliada, a qual oferece, além de moda feminina, moda masculina e infantil. Foi também nesse ano que a Companhia criou seu próprio cartão de crédito private label, o Cartão Marisa. A inauguração da Marisa Virtual, nossa loja virtual, também aconteceu nesse mesmo ano.
- 2001 – A fim de aprimorar e atualizar a imagem da marca Marisa (AMAR3) , iniciou-se nova fase de modernização, ampliação e padronização de suas lojas, com a finalidade de melhor expor e segmentar seus produtos dentro das lojas.
- 2006 – Iniciaram-se as atividades da SAX, instituição financeira com o objetivo de oferecer crédito pessoal para clientes selecionadas do Cartão Marisa.
- 2007 – Abertura de capital da Companhia (IPO).
- 2008 – Foi fechado um acordo comercial com o Banco Itaú para o lançamento do cartão de crédito ItauCard Marisa.
- 2009 – Iniciou-se um segundo plano de expansão da Companhia. Até 2013 foram abertas 180 lojas.
- 2014 – Início do processo de profissionalização do corpo de Executivos da Companhia.
- 2016 – Finalização do processo de profissionalização do corpo de Executivos da Companhia. Início do Programa Transformar, que tem por objetivo a realização de mudança estrutural nos processos e na cultura da Companhia, visando crescimento no médio e longo prazo.
2. AÇÕES DA MARISA (AMAR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Marisa (AMAR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todos os negócios acontecem em meio eletrônico, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
O sistema PUMA permite negociações rápidas, seguras e acessíveis para todos os participantes.
Isso quer dizer que qualquer um de nós, pequenos investidores e traders de varejo, pode comprar e vender ações a partir do conforto de sua casa, bastando para isso ter um computador conectado com a internet e conta em corretora de valores.
Acontece que as facilidades são iguais para os grandes players, participantes cujas posições em ativos estão além da nossa imaginação em termos de magnitude. A seu lado eles têm diversas vantagens:
- Tecnologia: algoritmos de última geração, capazes de se aproveitar dos menores desequilíbrios do mercado, posicionando milhares de ordens de compra e venda num único segundo e, se necessário, cancelando e reposicionando essas ordens.
- Mais tecnologia: hardware (computadores) de última geração, capazes de rodar sem problema algum esses complexos algoritmos, bem como conexões rápidas e até mesmo próximas geograficamente com as bolsas, a fim de aproveitar cada nano segundo.
- Pessoal capacitado: pessoas capazes de fazer essa programação toda, algumas das mentes matemáticas mais poderosas do planeta, muito bem remuneradas.
- Dirigentes implacáveis: alguns dos profissionais mais competitivos, com as melhores informações do mercado. Desnecessário dizer que estas pessoas não se informam nos portais de notícia. Geralmente, elas são a notícia. E, sim, são muito bem remunerados também.
Quem são os grandes players? Apenas para você ter ideia, um grupo de pesquisadores suecos fez em 2011 um levantamento e descobriu que apenas pouco mais de uma centena de companhias controla 40% de todas as outras companhias transnacionais do planeta. Estamos em 2019 e é muito provável que essa concentração de capital tenha aumentado. Estima-se que metade dessas transnacionais opere com força nos mercados. Então estamos falando de umas 50 companhias que, juntas, são responsáveis por 90% de todos os negócios que acontecem nas bolsas do mundo (uma estimativa que não deve estar fora da realidade).
Portanto, não se iluda com a facilidade de começar a operar na bolsa de valores.
Você estará brigando com esse tipo de participante e ele não liga de tirar todo o seu dinheiro uma vez que você tenha aceitado as regras.
O que fazer, se queremos operar ações da Marisa (AMAR3) e de outras companhias com segurança?
Mais adiante eu apresento uma solução.
Quais ações a Marisa possui?
A Marisa possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão voto pleno nas assembleias da companhia.
Mas lembre-se: não adianta ter 100, 1000 ou dez mil ações da Marisa (AMAR3) se o seu objetivo é participar ativamente de assembleias. Estamos falando de um universo de 204 milhões de ações e cada uma vale um único voto.
Além disso, geralmente, as companhias limitam a participação nas assembleias a que se tenha pelo menos 5% dos papeis. No caso da Marisa, isso daria pouco mais de 10.200.000 ações ou, na cotação de hoje, o equivalente a R$ 65 milhões.
Qual são os códigos
Todas as ações da bolsa de valores são negociadas segundo seus códigos de negociação.
Os códigos de negociação são formados por quatro letras (geralmente) e um numeral (de um ou dois dígitos):
XXXXYY – Onde XXXX são as letras e YY são os números. A exceção é o código de negociação da B3, que é B3SA3.
No caso, o código de negociação da Marisa é AMAR3.
O código de negociação também é conhecido como ticker.
- Baixe nosso e-book Códigos de Negociação: Clique Aqui!
São negociadas em quais bolsas
As ações da Marisa são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Outras ações brasileiras podem ser negociadas em bolsas internacionais através de programas de recibos.
Um exemplo marcante são as ADRs, as American Depositary Receipts, que permitem que ações nacionais sejam negociadas em bolsas dos Estados Unidos, como a Bolsa de Nova York.
As ADRs são recibos que podem ser negociados normalmente, como se fossem ações, enquanto a ação correspondente fica “travada” no Brasil, sob custódia de companhia responsável, geralmente um banco.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MARISA (AMAR3)?
Segundo a página das ações da Marisa (AMAR3) no site da B3, os principais acionistas da companhia são:
Nome | %ON – AMAR3 |
Rodrigo Terpins | 6,00 |
Denise Golfarb Terpins | 6,05 |
Décio Goldfarb | 0,36 |
R2m Fi Multimercado Investimento No Exterior | 4,66 |
Fany Rachel Goldfarb | 0,45 |
Jack Leon Terpins | 0,00 |
Ricardo Goldfarb | 6,66 |
Renata Goldfarb | 6,64 |
Marina Goldfarb | 6,57 |
Marcelo Goldfarb | 6,07 |
Roberta Goldfarb Philipsen | 6,07 |
Flávia Goldfarb Papa | 6,07 |
Márcio Luiz Goldfarb | 6,17 |
Michel Terpins | 6,00 |
Ticiana Terpins Strozenberg | 6,00 |
Cshg Dragster Ii Fim Cp Ie | 0,46 |
Outros | 25,65 |
Ações Tesouraria | 0,09 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MARISA (AMAR3)?
Existem duas formas mais óbvias de se ganhar dinheiro com ações da Marisa dentre uma infinidade possível:
- Trade com ações da Marisa (AMAR3): destacamos este modo. Através da Nova Análise Técnica – que explicaremos a seguir – podemos detectar a atuação dos grandes investidores institucionais e antecipar, assim, os movimentos de preços mais importantes. Assim, compramos quando achamos que vai subir e vendemos rapidamente, tão logo o preço atinja o alvo esperado. Também podemos vender, se achamos que vai cair, para recomprar a seguir (por um preço menor. Essas operações de curto prazo podem durar de segundos (day trade) a meses (position trade).
- Distribuição de dividendos das ações da Marisa (AMAR3): se, no entanto, o investidor quiser ficar com as ações compradas durante um longo período de tempo expondo seu dinheiro às flutuações de um mercado incerto no longo prazo, existe a opção do “buy and hold”. Literalmente, comprar e segurar, não importa o que aconteça. Os dividendos são 25% dos lucros da empresa que são divididos entre as ações e distribuídos a seus possuidores, os investidores. Se a empresa não lucrar em determinado trimestre ou ano, não há dividendos. Os dividendos são usados pelos investidores geralmente para comprar ainda mais ações e, assim, mais tarde, receber mais dividendos.
Claro que, para essa tática dar certo, a companhia deve ser uma boa pagadora de dividendos e os dividendos devem ser de um valor considerável em relação ao preço da ação. Vejamos como foram os dividendos da Marisa (AMAR3) nos últimos anos.
Data de Aprovação | Valor |
30 Mar 2015 | 0,059445 |
30 Mar 2015 | 0,059445 |
04 Abr 2014 | 0,099496 |
10 Abr 2013 | 0,105091 |
01 Dez 2012 | 0,189219 |
10 Abr 2012 | 0,154789 |
20 Jul 2011 | 0,492595 |
05 Abr 2011 | 0,064205 |
05 Ago 2010 | 0,048994 |
Hmmm… pelo visto, nos últimos anos, a partir de 2015, não houve dividendos.
Para ter um número para comparar com dividendos de outras companhias, você pode fazer o seguinte:
- Somar os dividendos de determinado ano.
- Dividir o resultado pelo valor da ação no início daquele exercício.
- Multiplicar o resultado por 100.
Isso nos dá uma porcentagem que são os juros anuais de uma suposta aplicação naquela ação no início daquele ano.
Claro que essa conta muito básica e simplista nos dá apenas os “juros” relativos às ações, desconsiderando muitos outros fatores importantes, como a própria valorização (ou desvalorização) do papel.
Claro, já serve para comparar dividendos de diferentes ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MARISA (AMAR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
O investimento no longo prazo, para ações, pode ser muito bom e pode ser muito ruim. Pronto, não disse nada, o cara. Mas é isso mesmo. Investir em ações é renda variável. Se soubéssemos que sempre ganharíamos e até o valor que ganharíamos se chamaria renda fixa e não teria tantas vantagens (nem tantos riscos).
Acontece que tem muita gente que gosta de dizer: “No longo prazo, a bolsa de valores sempre dá lucro, sempre valoriza!”
Isso nem sempre é verdade.
Geralmente, se olharmos para índices, isso é real. Porém, os índices só trazem aquelas ações de melhor desempenho. Mesmo as que são muito bem negociadas são “defenestradas” caso comecem a desempenhar mal, caso da OGX e das ações da Oi. As regras de formação das carteiras funcionam dessa maneira.
Ainda assim, mesmo os índices, com empresas tão fortes, volta e meia, passam por revezes.
Que dizer então de empresas isoladas ou de pequenas carteiras com cinco ou seis ações que, no máximo, o pequeno investidor consegue formar com seus parcos conhecimentos?
Os ativos da bolsa de valores são presas fáceis para acontecimentos como crises nacionais e internacionais, bem como a atuação dos grandes investidores institucionais, capazes da manipulação do preço através do volume.
Por isso, recomendamos a entrada na bolsa obedecendo os seguintes parâmetros:
- Trades com duração delimitada: deve haver uma estratégia para a entrada em uma operação e para sua saída, no curtíssimo, curto ou médio prazo.
- O dinheiro alocado na bolsa deve ser numa porcentagem de suas economias totais que não comprometa seu futuro financeiro em caso de prejuízo.
Tudo isso, por outro lado, deve ser balizado por uma ferramenta de tomada de decisões que privilegie o entendimento da atuação dos grandes investidores institucionais.
Se não temos como prever os movimentos causados por acontecimentos nacionais e mundiais, por outro lado, em horizontes mais curtos, a movimentação do volume financeiro e de ativos dos grandes players nos dá pistas de como podemos nos posicionar.
Para ler a atuação dos big players, nossa recomendação é a metodologia do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MARISA (AMAR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Podemos subdividir os custos de operações em bolsa, nas quais incluímos a compra e a venda de ações da Marisa (AMAR3) em custos de corretora, bolsa e impostos.
Corretora
- Taxa de corretagem: cada ordem de compra e venda tem a cobrança da taxa de corretagem que é sobre a execução das ordens. Geralmente é proporcional ao valor envolvido na operação.
- Taxa de custódia: diversas corretoras estão deixando esta de lado, mas corresponderia aos custos de manter as ações compradas em custódia do investidor.
Bolsa
- Emolumentos: é uma taxa cobrada pela B3 para cada compra e venda de ativos e diz respeito à negociação e liquidação, representando, para a pessoa física um valor de 0,0375% sobre o valor total negociado.
Impostos
- ISS: o Imposto Sobre Serviço é cobrado pela prefeitura de São Paulo, onde funciona a bolsa é é 5% da Taxa de Corretagem.
- Imposto de renda: a alíquota é de 20% para operações de day trade (que começam e terminam no mesmo dia) e 15% para as outras operações. Claro que a incidência é só sobre o lucro. Nas operações normais, nos meses em que não há vendas superiores a R$ 20 mil, o lucro é isento.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é uma metodologia que leva em conta que a atuação dos grandes investidores institucionais é fundamental para a movimentação do preço: eles precisam movimentar quantidades gigantescas de ativos e valores financeiros que, para nós, são difíceis até de imaginar.
Para ficar de olho no movimento desses gigantes, o Raio X Preditivo fica de olho no volume, fator sem o qual uma tendência não se sustenta e sem o qual o mercado não se movimenta. Afinal, é o volume de negócios numa direção que provoca a demanda necessária para que um preço se eleve ou a oferta suficiente para que um preço caia.
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas. As ferramentas são indicadores exclusivos que são capazes de colocar os conceitos, teóricos, para funcionar, na prática.
Enquanto a Velha Análise Técnica focaliza seus esforços na análise do preço simplesmente, sabemos que o preço é mero efeito de uma causa anterior, que é o volume. Focando na causa, conseguimos nos antecipar aos efeitos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MARISA (AMAR3)?
Os passos seguintes parecem simples. De fato, o mais provável é que seja cada vez mais fácil e popular investir em ações, sobretudo com os juros da economia cada vez mais baixos.
Porém, de nada adianta você começar a comprar ações da Marisa (AMAR3) e elas começarem a desvalorizar.
Antes de decidir comprar ou vender ações, primeiro se informe, saiba onde está se metendo para saber como fará esse tipo de investimento.
O mais recomendável é que você faça um curso sobre bolsa de valores e negociação nos mercados (trade) de acordo com a realidade, de preferência focado nas causas dos movimentos de preço – a saber, o volume – e nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
- Abra uma conta em uma corretora: basta preencher um formulário online e em poucas horas sua conta estará aberta. É completamente grátis.
- Transfira o dinheiro que quer negociar: tem que ser a partir de uma conta de mesmo CPF que o seu.
- Converse com seu agente autônomo de investimento e ele lhe dará orientações sobre a compra das ações da Marisa (AMAR3): vai lhe apresentar o home broker ou uma plataforma gráfica de negociações através dos quais você pode fazer isso.
- Já pode comprar suas ações.
Agora veja um método que vai ajudá-lo a escolher as melhores ações do mercado:
9. CONCLUSÃO
A Marisa (AMAR3) teve prejuízos nos últimos anos, mas tudo indica que será capaz de se recuperar. É uma grande empresa. Porém, seria irresponsabilidade dizer que isso é uma certeza. Comprar ações da Marisa (AMAR3) é uma decisão que deve ser pautada por uma cuidadosa análise. Se, depois de tudo o que eu escrevi, você ainda está pensando no longo prazo, é uma análise ainda mais criteriosa.
Nossa recomendação continua sendo:
- Busca de oportunidades no curto prazo com ajuda da metodologia Raio X Preditivo.
- Comprometimento de uma parcela limitada de seu capital.
No mais, basta que se saiba que as oportunidades na bolsa de valores acontecem diariamente. Basta saber como aproveitar, gerenciar os riscos e proteger os ganhos.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!