As ações da Marfrig (MRFG3) podem ser sua oportunidade de ganhar dinheiro, mas tem de ser agora. Aprenda um novo método de negociação
As ações da Marfrig (MRFG3), cotadas hoje na faixa dos R$ 7 (abril de 2019), fazem parte do Índice Bovespa, o Ibovespa. O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele é composto por uma carteira teórica de ações cujo mix representa 80% dos negócios feitos no mercado. As ações da Marfrig (MRFG3) representam 0,184% desse mix.
O fato de as 621 milhões de ações da Marfrig (MRFG3) fazerem parte do Ibovespa indicam por si só que elas são bastante negociadas. De fato, mais de 64% (402 milhões) delas estão em “free-float”, isto é, livremente negociadas pelos participantes do mercado.
Tamanho interesse nas ações da Marfrig (MRFG3) nos incentiva a estudar um pouco mais sobre elas, sobre a companhia e sobre nossa postura de investimento a longo prazo nesses ativos, bem como em outros ativos da bolsa de valores.
- O que é a Marfrig e suas ações (MRFG3)?
- Ações da Marfrig (MRFG3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Marfrig (MRFG3)?
- Formas de ganhar com ações da Marfrig (MRFG3)?
- Investir ou não investir em ações da Marfrig (MRFG3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Marfrig (MRFG3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Marfrig (MRFG3)?
- Conclusão
1. O QUE É A MARFRIG E SUAS AÇÕES (MRFG3)?
Fundada em 1986, a Marfrig Global Foods é uma das maiores produtoras de proteína do mundo, ao lado de outras como a BRF e JBS. São mais de 50 unidades de produção em 12 países e em quatro continentes. Seus produtos – a base de bovina, ovina, de aves e de peixes -, a exemplo de sua concorrente, estão em mais de 100 países. Suas ações são negociadas sob o código MRFG3.
São mais de 40 mil funcionários. Em termos de produção ovina (ovelhas e afins), ela não tem concorrente à altura na América do Sul. A mesma posição se encontra no setor de aves no Reino Unido.
O início de sua história, na década de 80, foi com cortes de carnes especiais pra grandes redes de restaurantes. Em 2000, houve um ciclo de expansão e em 2007, abriu o capital na BM&FBovespa, hoje B3. Com isso, obteve facilidade pra adquirir empresas no Brasil e no Exterior.
O que são as ações da Marfrig (MRFG3)?
As ações ordinárias MRFG3 estão listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa. A listagem nesse segmento especial implica na adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, tais como o voto em Assembléia Geral Extraorinária (AGE) e a venda das ações pelo mesmo preço que o acionista controlador, caso este decida vender sua participação majoritária na companhia (Tag Along de 100%).
Quando uma empresa decide-se por abrir capital na bolsa de valores, na verdade, ela está vendo oportunidades de crescimento que podem ser alavancadas através da captação de recursos no mercado. Isto é: ela vai vender seu capital social a investidores e esses investidores passarão a ter “pedaços” da empresa em forma de ações.
Esse dinheiro captado será usado para os planos de expansão e uma vez que eles tenham dado certo, a empresa passa a valer mais. Se a empresa vale mais, então, os “pedaços” ou “ações” passam a valer mais também.
Os investidores passam a ter um patrimônio mais valioso em suas mãos e, por outro lado, passam a receber dividendos, que nada mais são do que parte dos lucros da empresa (pelo menos 25%) divididos por ação. Quanto mais ações e quanto mais lucros, mais dividendos, proporcionalmente.
O fato é que nem todos querem se tornar sócios da Marfrig através das MRFG3. A maior parte das movimentações do mercado se dá através de trades de curto prazo por participantes que não estão interessados em “investir” a longo prazo. Eles querem lucrar com a volatilidade das MRFG3 que, como toda ação da bolsa, diariamente sobe e desce de preço.
Histórico da empresa e de suas ações (MRFG3)
1986 – Início das operações com a distribuição de cortes de carnes especiais pra grandes redes de restaurante no Brasil.
1990 a 2000 – Fortalecimento da operação da Marfrig Beef, com a inauguração do 1º centro de distribuição próprio, em Santo André (SP).
2001 – Arrendamento da segunda unidade de abate e processamento de carne bovina, localizada em Promissão (SP), adquirida posteriormente. Início das atividades de exportação com a marca “GJ”, hoje renomada e de reconhecida qualidade no mercado internacional.
2001 a 2005 – Diversificação regional da Marfrig Beef no Brasil e início das atividades de exportação de carne bovina.
2005 a 2006 – Início do processo de expansão internacional, através da aquisição de empresas na Argentina, Uruguai e Chile da diversificação regional no Brasil.
2007 – Abertura de capital no Novo Mercado da BM&FBovespa e continuidade do processo de expansão internacional no América do Sul.
2008 – Aquisição da Moy Park, a maior produtora de aves da Irlanda do Norte e uma das 20 maiores empresas de alimentos do Reino Unido.
2009 – Primeira empresa de alimentos no mundo a assinar um compromisso público com o Greenpeace pra assegurar a compra de gado legal e combater o desmatamento no bioma Amazônia.
2010 – Aquisição da Keystone Foods, uma das maiores fornecedoras globais de alimentos pra redes de restaurante e serviço rápido de alimentação (quick service restaurant – QSR), com atuação na América do Norte, Ásia e Oceania.
2012 – Direcionamento do foco da Keystone ao negócio de produção, industrialização e comercialização de alimentos à base de proteínas, através da venda do negócio de serviços de logística especializada.
2013 – Reestruturação do capital com a venda das unidades de negócio Seara e Zenda por R$ 5,85 bilhões. Início da nova cultura organizacional “Focar para Ganhar”.
2014 – Aprovação da nova denominação social da Companhia – Marfrig Global Foods S.A. Distinção entre o cargo de Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração, em linha com as melhores práticas de governança corporativa do mercado. Atingimento das projeções financeiras (Guidance) para o ano de 2014.
2018 – Em abril a Marfrig anunciou a aquisição do controle da National Beef consolidando-se como uma das principais produtoras globais de carne bovina. Com uma plataforma operacional no eixo das Américas, a Companhia serve aos principais mercados consumidores do mundo. Em novembro a Marfrig concluiu a venda da Keystone Foods, em linha com o objetivo de reduzir sua alavancagem financeira. A empresa torna-se uma empresa mais simples, focada e com estrutura de capital adequada ao setor.
2. AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Marfrig (MRFG3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, em ambiente eletrônico, sem papeis ou gritaria envolvida, como víamos naqueles filmes de antigamente ou nos noticiários da década de 80 e 90 que podemos encontrar no Youtube.
Tudo é feito pela rede de computadores. Isso possibilita que pessoas como você ou eu possam comprar e vender MRFG3 tendo apenas um computador comum, um acesso à internet e uma conta em uma corretora de valores.
Basta isso pra que coloquemos nossas preciosas economias no mesmo ambiente em que grandes investidores institucionais lutam entre si, usando robôs HFT (robôs de alta frequência de negociação), informações privilegiadas e pessoal altamente preparado e competitivo para extrair dinheiro do mercado.
Trata-se de um cenário aparentemente em que estamos em desvantagem, porém, com as ferramentas certas podemos comprar e vender ativos escolhendo o lado certo dentre os que estão negociando e tirando vantagem disso.
Quais ações a Marfrig possui?
Como a Marfrig faz parte do Novo Mercado da B3, a empresa só tem ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto em assembleias e uma série de outros benefícios. As ordinárias também tem direito a receber proventos, em que a companhia divide os lucros com os acionistas, tais como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos
O código de negociação das ações da Marfrig é MRFG3.
São negociadas em quais bolsas
Além da ação MRFG3, na B3, a companhia também é negociada no Mercado de Balcão (OTC) dos Estados Unidos, sob a forma de American Depositary Receipts (ADR).
Os códigos de negociação da Marfrig no USOTC são MRRTY e MRRTF. Os American Depositary Receipts são um instrumento criado pra permitir e facilitar que investidores norte americanos negociem ações de empresas que não são dos Estados Unidos. Por meio deste instrumento, um número determinado de ações ordinárias da Marfrig (MRFG3) passa a ser representado por um ADR, que é precificado e negociado em dólares no mercado de balcão norte-americano (OTC).
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?
Segundo a página da B3 sobre a Marfrig, os principais acionistas da MRFG3 são os seguintes:
Nome | %ON – MRFG3 |
Mms Participações Ltda. | 34,52 |
Bndes Participações S.A | 33,75 |
Brandes Investment Partners. L.p. | 10,01 |
Marcia Ap. Pascoal Marçal Dos Santos | 0,52 |
Marcos Antonio Molina Dos Santos | 0,52 |
Outros | 20,55 |
Ações Tesouraria | 0,13 |
Total | 100,00 |
Podemos observar que os detentores de mais ações ordinária MRFG3 são a MMs e o BNDES.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?
Existem duas formas principais de ganhar com ações da Marfrig (MRFG3):
- Trade: é quando compramos ações da Marfrig (MRFG3) para vender depois de um tempo por um preço maior. Também podemos vender as ações (as alugando antes) para recomprá-las por um preço mais barato. Esse tempo varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão, podendo durar horas ou até mesmo segundos), swing trade (operações que duram alguns dias) e position trade (operações que duram algumas semanas.
- Distribuição de dividendos: dividendos são a distribuição obrigatória de pelo menos 25% dos lucros da empresa entre suas ações. Esta modalidade é para quem quer comprar as ações e ficar com elas indefinidamente, apostando que elas sempre valorizarão no longo prazo, o que não é a nossa postura recomendada.
Vejamos como foi a distribuição de dividendos da Marfrig (MRFG3) nos últimos anos.
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Valor |
05 Abr 2011 | 15 Dez 2011 | 0,014036 |
05 Abr 2011 | 15 Dez 2011 | 0,014036 |
15 Abr 2010 | 0,043941 |
Já de início percebemos que faz algum tempo que a Marfrig não distribui dividendos. Se você é uma pessoa que está pensando em receber os dividendos da MRFG3 como “juros” de sua “poupança” em ações, talvez seja melhor escolher outra ação.
Outra forma de avaliar os dividendos da MRFG3 é dividir o valor de todos os dividendos de um ano pelo valor da ação e multiplicar por 100. Isso nos dará uma porcentagem de juros anual. Se ela for menor que a Selic, talvez seja mais prudente deixar esse dinheiro em uma renda fixa que nos dá porcentagens superiores a isso sem os riscos da renda variável.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Marfrig está em vias de conseguir o contrato com a rede de lanchonetes McDonald’s. Com isso, ela seria responsável por 3 milhões de quilogramas de hambúrguer mensais. Isso renderia um faturamento de R$ 450 milhões por ano, estimativamente. Desde 2017, a JBS é a fornecedora, quando tirou a BRF do páreo. Se isso acontecer, as ações da Marfrig (MRFG3) irão subir? Vale a pena investir?
A resposta é: provavelmente irão subir sim. Talvez antes mesmo de que o sucesso do novo acordo seja publicamente anunciado.
Vale a pena investir? A resposta é não.
Na verdade, o motivo disso está numa palavra usada anteriormente: “Provavelmente”.
Quer dizer, tudo pode acontecer.
No longo prazo as ações da Marfrig (MRFG3) vão subir? Provavelmente.
Como farão esse caminho é que são elas.
Certamente, as MRFG3 estarão expostas, como todas as outras ações da B3, a uma série de intempéries.
Como você vai se sentir quando descobrir, como muita gente descobriu em 2008, que seus investimentos haviam sido reduzidos à metade em questão de dias?
Você vai vender para evitar perdas maiores, vai comprar mais porque as ações estão em liquidação ou vai simplesmente segurar suas ações para ver o que acontece?
Hoje sabemos que muitas ações de 2008 voltaram a seus patamares ou até os superaram. Mas, na época, não havia essa certeza. Não havia ninguém dizendo que não poderia cair mais.
Muitos pequenos investidores do longo prazo preferiram vender, antes que “perdessem tudo”. Eles não tinham as informações corretas para tomar as melhores decisões.
Ao mesmo tempo, estavam enfrentando investidores institucionais que aproveitaram o seu desespero para, dessa forma, obter liquidez, comprando tudo o que podiam a um preço baixo.
Uma vez feito isso, adivinhe o que aconteceu: as ações voltaram a subir, para raiva de quem, no desespero vendeu no prejuízo.
Claro que, no longo prazo, a maioria das grandes e boas empresas da bolsa de valores, como a MRFG3, vai valorizar!
Mas, novamente, não sabemos como isso vai acontecer. E quanto maior o tempo em que decidimos nos expor menos sabemos.
Ficamos à mercê de:
- Política e economia setorial
- Política e economia nacional
- Política e economia internacional
- Grandes investidores institucionais
No curto prazo, as maiores influências se dão por conta dos grandes investidores institucionais. E, em vez de os termos como uma deficiência, podemos usá-los a nosso favor. Eles costumam deixar pistas de suas intenções e de seus movimentos através do grande volume financeiro, de ativos e de fluxo de ordens que injetam no mercado. Sabendo ler esses dados com os conceitos e as ferramentas certas, passamos a enxergar o que pode acontecer com maior probabilidade num curto prazo de operação.
Por isso, recomendamos prazos mais curtos de operação na bolsa e o uso de metodologias focadas em volume e fluxo de ordens, como é o caso do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Podemos dividir os custos de investimentos em ações em três categorias:
- Custos da corretora: taxa de corretagem, cobrada por ordem de compra e venda; taxa de custódia, que é um valor mensal que as corretoras podem cobrar para manter a custódia de suas ações (a maior parte delas está abandonando estes).
- Custos da bolsa de valores: emolumentos, que incluem registro e negociação e incidem sobre o total financeiro envolvido em cada ordem. Para pessoas físicas, ele é de 0,0325% ao todo.
- Impostos: ISS (Imposto Sobre Serviços), uma alíquota de 5% sobre a corretagem; Imposto de Renda (incide só sobre o lucro: 20% para operações de day trade, sem isenção, e 15% para outras operações, com isenção para os meses em que as vendas foram inferiores a R$ 20 mil).
Confira nosso artigo sobre Importo de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo, como explicado no tópico em que falamos se vale a pena investir em ações da Marfrig (MRFG3), nos dá um panorama de curto prazo do que vai acontecer com qualquer ativo da bolsa de valores.
Isso é possível através da observação da atuação dos grandes investidores institucionais, os únicos participantes capazes de injetar volume e deixar um fluxo de ordens capaz de realmente influenciar o deslocamento dos preços através de alterações na demanda e na oferta.
Para isso, o Raio X Preditivo se concentra em conceitos e ferramentas que observam o volume e fluxo de ordens. Esses dados dão um panorama mais provável do que pode acontecer com o preço.
Enquanto isso as metodologias antigas de Análise Técnica se perdem em observar o preço. Ou usando o próprio preço (price action) ou usando indicadores que são variações do preço.
Segundo a Nova Análise Técnica, o preço é mero efeito das informações mais importantes, derivadas do volume, que são a causa.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?
Começar a comprar ações da Marfrig (MRFG3) é fácil, como veremos a seguir. Mas não devemos começar a fazer isso sem antes termos contato com ao menos um curso que nos dê a real noção do que é o mercado: um dos ambientes mais competitivos que existe.
Além disso, devemos nesse curso estudar uma metodologia que nos permita a leitura do mercado a fim de que possamos tomar decisões mais adequadas para os cenários mais prováveis de queda ou de baixa no curto prazo.
Tenha em mente o seguinte: ao dirigir em uma estrada não temos como prever tudo o que acontecerá no percurso. Ao subir uma montanha, por exemplo, não sabemos quantos aclives e declives encontraremos e nem como será esse trajeto. Porém, enxergando cem metros adiante é possível saber se devo acelerar, mudar de marcha, pisar no freio e, depois de um tempo, chegar onde eu queria. É isso o que um bom método de investimento nos dá. Visão suficiente para que tomemos decisões imediatas.
Nesse sentido, recomendamos o Raio X Preditivo.
Depois de ter contato com um curso adequado sobre a bolsa de valores, basta abrir uma conta em uma corretora, transferir o dinheiro e começar. Simples assim? Sim. Você consegue fazer tudo isso usando apenas um celular e tendo os documentos necessários.
Confira o vídeo abaixo e aprenda um método incrível para investir na Bolsa:
9. CONCLUSÃO
As ações da Marfrig (MRFG3) têm todas as condições de, no longo prazo, continuarem a subir. Claro que sim, mesmo com concorrentes fortes como BRF ou JBS. Aliás, mesmo que elas se fundam em algum momento (não descarte essa hipótese para o futuro), isso pode ser até motivo para mais valorizações.
O que acontece é que, no longo prazo, é impossível saber o que vai acontecer. Aliás, uma coisa é certa: grandes crises globais dos mercados sempre acontecem e isso é uma questão de tempo. Será que você vai ter cabeça para ver suas ações desvalorizarem mesmo sabendo que sua empresa é forte? Será que você vai acreditar mesmo numa recuperação com paciência bovina? E será que essa recuperação vai se dar no tempo que você está imaginando ou vai demorar décadas? Veja o exemplo das ações da Petrobras, que nunca mais voltaram ao patamar de 2008 (já faz mais de dez anos).
Em se tratando de ações, não as vemos como “poupança”. A bolsa de valores é lugar de especulação e os trades de curto prazo e com um valor limitado de seu dinheiro envolvido é o mais adequado. Mesmo esses trades devem ser guiados por uma metodologia capaz de dar uma leitura da bolsa. Consideramos que essa leitura é possível através do volume e do fluxo de ordens e, nesses quesitos, nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!