As ações da Mangels (MGEL4) vão cair ou vão subir? Elas e outras ações da bolsa estão sob o controle dos big players e nós sabemos como saber o que eles estão fazendo
A Mangels é uma empresa que teve que apelar para Recuperação Judicial em 2014 e em 2017 conseguiu superar essa difícil fase e vem se mantendo bem mesmo no contexto da Covid-19. Considerando o perfil de superação de crises, seria interessante investir em ações da Mangels (MGEL4)?
As ações da Mangels (MGEL4) são o tema deste artigo e, a fim de responder esta pergunta, vamos apresentar para você uma metodologia que acompanha o posicionamento dos grandes players através do volume de ativos negociados. Com o Raio X Preditivo, fica fácil tomar a decisão de investir ou fazer trades nesta e em outras ações da bolsa.
- O que é a Mangels e suas ações (MGEL4)?
- Ações da Mangels (MGEL4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Mangels (MGEL4)?
- Formas de ganhar em ações da Mangels (MGEL4)?
- Investir ou não investir em ações da Mangels (MGEL4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Mangels (MGEL4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Mangels (MGEL4)?
- Conclusão
A Mangels tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 2.067.243 |
Preferenciais | 3.715.969 |
Total | 5.783.212 |
Destas, estão em livre negociação as seguintes:
Quantidade de Ações Ordinárias | 1.547 | 0,07 |
Quantidade de Ações Preferenciais | 2.720.810 | 73,22 |
Total de Ações | 2.722.357 | 47,07 |
1. O QUE É A MANGELS E SUAS AÇÕES (MGEL4)?
Segundo a página das ações da Mangels (MGEL4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produção de Relaminados / Trefilados E Perfilados de Aço /Exceto Arames.
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Siderurgia e Metalurgia / Artefatos de Ferro e Aço
A Mangels tem sede em São Paulo e produz manufaturados de aço e alumínio, principalmente rodas para automóveis e cilindros para gás.
Sua fundação se deu na Mooca em 1928 por Max Mangels Jr. e H. Kreutzberg. De início, produziam baldes de aço galvanizado. Mas o primeiro produto importante foram os botijões de gás, a partir de 1938. As rodas vieram na década de 1960. Exporta seus produtos e tem uma fábrica em São Bernardo do Campo, uma Guarulhos e duas em Três Corações.
A Mangels tem uma gestão voltada para a preservação ambiental, é certificada pela ISO 14001, e busca continuamente desenvolver ações no dia a dia que permitam gerar menor impacto ambiental. A Mangels busca, ainda, reduzir constantemente a geração de efluentes líquidos e de resíduos, assim como o consumo de energia e de água, reafirmando assim o compromisso com as novas gerações e com um planeta mais sustentável.
A Mangels disponibiliza softwares diferenciados capazes de interagir e trocar arquivos com os profissionais de engenharia de qualquer montadora. A Mangels trabalha com rodas de aros de 13 a 20 polegadas, com os mais variados acabamentos, como rodas pintadas, rodas diamantadas, rodas com inserto e com acabamentos premium.
No processo produtivo, 100% das rodas são avaliadas nos testes de raio X, estanqueidade gás hélio, balanceamento dinâmico, estático e 1º harmônico. Com essa preocupação e a busca constante de melhores resultados, a Mangels já conquistou cinco importantes certificações: ISO 9001, ISO TS 16949, ISO 14001, SA8000 e a OHSAS18001.
Pioneira em 1938 na fabricação de seu primeiro botijão para gás liquefeito de petróleo (GLP), hoje, os botijões da empresa estão presentes na maioria dos lares brasileiros, bem como nos lares da maioria dos países da América Latina. Dentre os produtos estão os vasilhames de GLP de vários tamanhos: P2, P5, P8, P13, P20, P45 e P190.
Além da fábrica de vasilhames, a Empresa possui 1 Centro de Destroca e 6 oficinas de requalificação de vasilhames de GLP em várias cidades brasileiras, onde são recuperados os botijões e cilindros de acordo com as normas da ABNT e da ANP.
Com o produto Reservatórios de Ar, a Mangels atua no mercado de veículos pesados, máquinas agrícolas e compressores de ar. A principal matéria prima para fabricar os reservatórios de ar é o aço plano, e o produto é fundamental para o sistema de freios de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas além de compressores de ar para as mais variadas finalidades. A Mangels atende as principais montadoras de veículos pesados do país, bem como importantes fábricas de compressores.
A Mangels produz também os eixos traseiros para alguns modelos de veículos leves, o que permite à empresa ampliar sua presença na indústria automotiva e estreitar ainda mais o seu relacionamento com as montadoras do país.
Centro de serviços de aços
Localizado no Polo Industrial de Manaus desde 2008, a Mangels atua através de um Centro de Serviços de Aços, de aproximadamente 15.000m² de área total, com capacidade instalada de 25 mil toneladas/ano no processamento de aço plano para estamparia.
Para o fornecimento de rolos, blanks e chapas de aço de baixo carbono e alta resistência, a Mangels utiliza linhas de corte longitudinal, transversal e recorte, atendendo os exigentes segmentos de motocicletas, eletroeletrônicos e de acessórios e componentes para ferragens.
O que são as ações da Mangels (MGEL4)?
Mas o que significa quando uma empresa abre capital na bolsa de valores, quando ela passa a negociar suas ações nos mercados?
Uma ação nada mais é do que uma pequena parte, a menor possível do capital social de uma companhia. Figurativamente falando, é como se fosse um pequeno tijolo de toda a estrutura que a compõe. Literalmente falando, a ação representa a menor fração possível de tudo o que essa companhia vale.
Uma empresa vende suas ações, parte de seu capital, a investidores porque precisa captar recursos no mercado para ir a frente com seus planos: de aquisições, construções, fluxo de caixa, investimentos em sua própria estrutura.
O investidor, o acionista, que compra essas ações, aceita dividir o risco do empreendimento com a companhia, observando a possibilidade de também, dividir o lucro, caso tudo dê certo.
De fato, se os recursos captados forem bem utilizados e tudo correr bem, a empresa cresce. Se cresce, aumenta de valor. E, se aumenta de valor, suas ações aumentam de valor também proporcionalmente.
Além disso, uma empresa maior passa a ter mais lucros. Se tem mais lucros esses lucros serão divididos com os acionistas, como prevê a lei e o estatuto social da companhia, em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
A verdade é que o mercado está repleto de participantes que não estão interessados em ganhar dinheiro com dividendos ou no longo prazo no papel de investidores, acionistas ou sócios.
Os traders ou como são popularmente conhecidos, os especuladores, estão interessados em comprar ações para vendê-las tão logo atinjam determinado valor de mercado e possam obter um lucro de forma mais imediata.
Eles também podem lucrar quando acham que as ações vão cair de valor. Nesse caso, alugam ações de um investidor, vendem e as recompram tão logo estejam suficientemente mais baratas. Esse tipo de operação é bem corriqueiro, é intermediada e facilitada pelas corretoras e é conhecida pelo termo “venda a descoberto”, “venda descoberta” ou mesmo, em inglês “short”.
História da Mangels (MGEL4)
- 1928: Em São Paulo, Max Mangels Junior e Heinrich Kreutzberg fundam a Mangels & Kreutzberg Ltda. e iniciam a produção de baldes galvanizados em uma pequena fábrica no bairro da Mooca.
- 1938: Atendendo ao pedido da Cia. Ultragaz, a Mangels & Kreutzberg inicia a produção de botijões para gás liquefeito de petróleo (GLP).
- 1949 a 1951: Filhos de Max Mangels Junior assumem cargos na diretoria da empresa. Max Ernst fica à frente das áreas técnica e industrial da empresa, e seu irmão Peter das áreas comercial, administrativa e financeira. Nesse período também é desenvolvido o P13 – botijão com capacidade para 13kg de gás, que se tornou modelo oficial de vasilhame para GLP de uso doméstico no Brasil.
- 1958: Tem início a produção de rodas de aço para veículos leves.
- 1963: Mangels & Kreutzberg adota a denominação de Mangels Industrial S/A.
- 1966: Mangels adquire a Bratal Ferro e Aço S/A, um Centro de Serviço de Aço. Com isso, a Mangels passa a ser também uma empresa de serviço e distribuição de aço plano.
- 1968: Tranferência da Bratal Ferro e Aço S/A e inauguração da nova fábrica de aços relaminados em São Bernardo do Campo (SP).
- 1971: A Mangels torna-se uma empresa de capital aberto.
- 1975: Inaugurada nova fábrica de cilindros para GLP em Três Corações (MG).
- 1978: Com o marco dos 50 anos de história da Mangels, inicia sua jornada na empresa Robert Max Mangels.
- 1989: Tem início a produção de rodas de alumínio na unidade industrial de Três Corações.
- 1998: Início da produção de rodas de alumínio como equipamento original.
- 2002 a 2004: O patrocínio da Stock Car faz o nome da Mangels estar ainda mais presente na mídia e no mercado.
- 2005: Fábricas de Três Corações (MG) e de São Bernardo do Campo (SP) são certificadas pelo Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001.
- 2008: No final desse ano é inaugurado o Centro de Serviços de Aços (CSA) localizado no Polo Industrial de Manaus.
- 2010: A Unidade de Cilindros da Mangels adquire da Superfície S.A. as oficinas de requalificação de botijões de Araucária/PR e Paulínia/SP, e o Centro de Destroca em Araucária/PR.
- 2010: Encerramento da produção de rodas para Aftermarketing da Mangels. Passando a atender somente o mercado de rodas originais para as montadoras de veículos nacionais e internacionais (OEM).
- 2011: A Mangels Unidade Cilindros inaugura nova oficina de requalificação de botijões em Feira de Santana/BA.
- 2013: A fim de se reestruturar operacional e financeiramente, a Mangels é obrigada a recorrer à Recuperação Judicial, cujo plano foi homologado em dezembro de 2014.
- 2017: A Sede Administrativa se muda para o edifício Domo Corporate localizado em São Bernardo do Campo/SP.
- 2017: Encerramento da Recuperação Judicial, homologado na 2ª Vara de Falência e Recuperação Judicial de São Paulo/SP.
- 2018: Fabio Mazzini assume como Diretor Geral da Mangels Industrial S.A. A Mangels recebe a certificação IATF 16949 e o Upgrade da ISO9001.
- 2019: Construção do novo galpão na Unidade de Rodas e inauguração da nova Linha de Pintura com Verniz Acrílico.
2. AÇÕES DA MANGELS (MGEL4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Mangels são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações são feitas em ambiente absolutamente eletrônico sem interferência humana direta, permitindo negócios velozes, em grande número, seguro e acessíveis.
Quanto à acessibilidade, os pequenos traders e investidores devem estar cientes que estão num ambiente dominado pelos grandes investidores institucionais e num cenário de risco. Para lidar com isso, recomendamos que use uma estratégia que considere a atuação desses participantes altamente capacitados. Para isso, recomendamos que se dê uma olhada no nosso tópico sobre o Raio X Preditivo.
Quais ações a Mangels possui?
A Mangels possui ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia, e ações preferenciais, que são aquelas que têm prioridade no recebimento de proventos.
Qual são os códigos das ações da Mangels
As ações da Mangels são conhecidas nos pregões por seu código de negociação (MGEL4).
Todas as ações da bolsa de valores têm códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, também conhecidos como “ticker”.
As ações da Mangels (MGEL4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Mangels (MGEL4) são negociadas atualmente apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nada impede que, a exemplo de outras empresas brasileiras, a Mangels (MGEL4) tenha suas ações negociadas em bolsa de valores estrangeiras. Isso se dá, geralmente, através de programas de “recibos”. Como as ADRs do mercado dos Estados Unidos.
Na Bolsa de Nova York, por exemplo, diversas ações brasileiras são negociadas através das American Depositary Receipts. As ADR são negociadas como se fossem ações, tendo a mesma facilidade e agilidade, enquanto as ações correspondentes ficam sob custódia de um banco no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Mangels (MGEL4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Robert Max Mangels | 0,00 | 23,73 | 15,25 |
Clube de Investimento Valore | 0,00 | 8,14 | 5,23 |
José Antonio Bortoluzzo Neto | 0,00 | 10,76 | 6,92 |
André Ricardo Beim | 0,00 | 8,11 | 5,21 |
Mangels S.A. | 99,92 | 0,00 | 35,72 |
Organon Master Fia | 0,00 | 9,15 | 5,88 |
Outros | 0,07 | 40,10 | 25,79 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 99,99 | 99,99 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro em ações como as MGEL4 na bolsa de valores.
Trade em ações da Mangels (MGEL4)
O trade, do inglês, negociação, é a compra e a venda de ações no curtíssimo, no curto e no máximo no médio prazo.
Compramos quando achamos que vai subir de preço. E vendemos, nesse caso, quando atingir um valor acima de acordo com nossa estratégia. Ou quando atingir um valor abaixo, pois não queremos que o prejuízo fique ainda maior.
Também podemos vender ações, se achamos que o preço vai cair (mesmo sem tê-las: já explico). Quando estiverem mais baratas, recompramos. Se o preço subir, no entanto, poderemos ter que comprar elas mais caras, amargando um prejuízo, sob o risco de ele se avolumar caso não encerremos a operação mesmo com perdas.
“Vender ações sem tê-las” é chamado de venda descoberta. Para fazer isso, com a ajuda da corretora, o trader aluga ações de um investidor: é uma operação bem corriqueira embora estranha para os iniciantes.
As operações de trade também podem ser classificadas de acordo a sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia; algumas podem durar apenas segundos
- Swing trade: operações que duram poucos dias
- Position trade: no position trade as operações duram poucas semanas
Ganhar dividendos em ações da Mangels (MGEL4)
Um investidor, por outro lado, está interessado em comprar ações da MGEL4 e acumulá-las ao longo dos anos, aconteça o que acontecer.
Caiu? Compra mais porque está barato.
Subiu? Fica feliz porque o patrimônio cresceu financeiramente. E compra mais, porque ele sempre vai comprar sempre que tiver oportunidade.
E um dos objetivos disso pode ser remunerar seu investimento com dividendos. Os dividendos são parte dos lucros da companhia dividido igualmente entre cada uma das ações. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo. E posso usar os dividendos para comprar mais ações. Que me darão mais dividendos e assim por diante.
Mas para isso funcionar, é preciso que a empresa pague dividendos regularmente. E esses dividendos devem ser relativamente altos, frente ao valor da ação, o que pode ser medido com uma coisa chamada dividend yield, que é o que o dividendo representa em termos de porcentagem em relação à cotação do papel.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MANGELS (MGEL4): QUAL DECISÃO TOMAR?
São inúmeros os investidores iniciantes que entram na bolsa de valores ou mesmo em ações individuais em momentos de euforia do mercado, quando todas as notícias são otimistas. E colocam todo o seu patrimônio na renda variável.
Para sua surpresa, depois de um tempo maior ou menor, os índices e o preço das ações começam a despencar. Com perdas de 10% ele já começa a ficar assustado, mas ainda acredita. Mas o que dizer de crises em que os papeis caem para metade do seu valor? Sim já aconteceu.
Você acredita mesmo que no longo prazo tudo dá certo?
É verdade que, no longuíssimo prazo, os índices sempre apresentam alta. Mas aí temos duas questões: os índices são compostos apenas por aquelas ações que desempenham melhor e as que desempenham mal são deles catapultadas; e os investidores iniciantes, nos momentos difíceis, desenvolvem a visão em túnel, incapazes de ver a figura maior.
Vender tudo com prejuízo antes que o prejuízo piore? Comprar mais ações porque está barato? Mas ele nem tem mais dinheiro para isso… Segurar porque vai melhorar?
Invariavelmente, a história se repete. Os iniciantes vendem suas ações dias antes de o mercado se recuperar. Isto tem um motivo para acontecer, mas é uma história para outro artigo.
Nossa recomendação quanto ao “investimento” em ações
Assim, nossa recomendação é nunca investir todo o seu dinheiro em renda variável, nunca colocar a parte de seu dinheiro em uma única ação e sempre ter um cenário de saída, limitando seu tempo de exposição ao risco, tanto no lucro como no prejuízo. Além disso, os pontos de entrada devem ser criteriosamente estudados. Para escolher esses pontos, que devem ser em regiões saudáveis de trade, recomendamos o Raio X Preditivo, de que falaremos logo mais adiante.
Dessa forma, você vai se expor apenas às oportunidades com mais frequência e não a toda volatilidade, inclusive a negativa, a qual um investimento se expõe.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que segue o volume e o fluxo de ordens, bem como procura regiões saudáveis de trade, aumentando a qualidade das operações dos traders.
Para isso, interpreta o volume, determinando a atuação ou não dos investidores institucionais, aqueles participantes com capacidade de apenas usando seus recursos financeiros e tecnológicos manipular o comportamento do mercado, manejando com maestria a oferta e a demanda.
Outra ideia do Raio X Preditivo é utilizar comportamentos comuns desses participantes, repetidos diariamente em diversos ativos, diversas vezes por dia, a favor do trader de varejo.
O Raio X Preditivo considera o volume como a causa dos movimentos de preços e os movimentos de preço como meros efeitos. Lendo as causas com sabedoria, nos antecipamos aos efeitos e aumentamos as chances de acerto de nossas operações.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)?
Nada mais fácil, hoje em dia, do que comprar e vender ações.
Abrir conta na corretora de valores é grátis, sem mínimo de dinheiro (dá para deixar zerada), sem custo de manutenção.
Basta ter um computador conectado à internet, acessar o site, preencher o formulário e pronto. Só transferir o dinheiro, via TED, e pronto.
Porém, mais uma vez, alertamos: não ache que ganhar dinheiro negociando ações é tão fácil quanto negociar ações.
Recomendamos que você faça um curso, de preferência o Raio X Preditivo (pelas características acima) e, antes de começar, teste suas habilidades no simulador.
Sabemos que negociar ações de verdade é diferente de simular, mas se você não tiver sucesso no simulador, não será na conta real que terá.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MANGELS (MGEL4)
A Mangels, pelo visto, deixou para trás seus momentos mais difíceis, mas os desafios continuam. A melhor forma de avaliar de forma independente e verdadeira este e qualquer outro ativo, no entanto, é através do comportamento institucional que revela aqueles papéis que tem tudo para decolar ou que podem apresentar quedas no futuro. Fazemos isso o observando o comportamento do volume. E para ter uma leitura fidedigna desse parâmetro o melhor é usar uma metodologia nele especializada, como é o caso do Raio X Preditivo.