As ações da M. Dias Branco (MDIA3) vão cair ou vão subir? Esse método parece mágica, mas não é e ensina você a encontrar oportunidades nesta e em outras ações da bolsa
As ações da M. Dias Branco (MDIA3) não são estranhas ao público brasileiro. Quer dizer, se você não tem problemas com glúten e já comeu produtos à base de farinha de trigo, já deve ter entrado em contato com essa companhia nos mercados da vida. Quem nunca ouviu falar dos biscoitos Piraquê, por exemplo? Mas a M. Dias Branco é muito mais que isso.
As ações da M. Dias Branco (MDIA3), por isso, para que você a conheça melhor, são o tema deste artigo. Vamos apresentar um pouco mais sobre a companhia, sua história, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao trade e até mesmo o investimento de longo prazo em ações dessa companhia. Mas não só isso, daremos para você nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo em qualquer ação da bolsa de valores e apresentaremos um método que pode servir para encontrar oportunidades que surgem diariamente nos ativos do mercado.
- O que é a M. Dias Branco e suas ações (MDIA3)?
- Ações da M. Dias Branco (MDIA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da M. Dias Branco (MDIA3)?
- Formas de ganhar em ações da M. Dias Branco (MDIA3)?
- Investir ou não investir em ações da M. Dias Branco (MDIA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da M. Dias Branco (MDIA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da M. Dias Branco (MDIA3)?
- Conclusão
A M. Dias Branco (MDIA3) tem 339.000.000 de ações ordinárias. Desse total, 84.751.852 (25%) estão em livre negociação, em free float, segundo a página das ações no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira.
1. O QUE É A M. DIAS BRANCO E SUAS AÇÕES (MDIA3)?
Segundo o site da B3, na página das ações da M. Dias Branco (MDIA3), a companhia se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produção E Comercialização de Biscoitos. Massas. Farinha de Trigo E Farelo. Margarinas E Gorduras. Bolos. Snacks. Mistura Para Bolos E Torradas.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Alimentos Diversos.
O Moinho Dias Branco S/A Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa brasileira que está entre os líderes na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias.
A M. Dias Branco fabrica vende e distribui bolachas, biscoitos e massas alimentícias.
Mas ela também tem outros produtos, manufaturando farinha de trigo e trigo integral, margarina e gordura vegetal.
A distribuição dos produtos acontece através de uma rede de vendedores internos, representantes de vendas independentes e distribuidores terceirizados.
São 12 fábricas em 7 estados da federação.
Suas principais marcas:
- Fortaleza
- Richester
- Adria
- Isabela
- Basilar
- Zabet
- Vitarella
- Treloso
Não podemos esquecer é claro da Piraquê, famosa por seus enroladinhos de goiaba.
A abertura de capital da M. Dias Branco (MDIA3) foi em 18 de Outubro de 2006.
O que são as ações da M. Dias Branco (MDIA3)?
Todas as ações negociadas na bolsa de valores – e certamente podemos incluir as ações da M. Dias Branco (MDIA3) – são a menor fração possível do capital social de uma empresa. Em uma linguagem bem simples, trata-se de um pedacinho da companhia.
Quando compramos ações da M. Dias Branco (MDIA3), estamos comprando um pedaço da empresa, quase que literalmente.
A empresa por sua vez lançou ações no mercado porque precisava captar recursos junto ao mercado e os investidores decidiram dividir os riscos desse empreendimento.
Se os recursos forem bem utilizados, a empresa cresce, o negócio se desenvolve e os lucros aumentam. Assim, as ações se valorizam na mesma proporção. E parte dos lucros é dividida entre os investidores em forma de dividendos.
Uma parte do mercado, no entanto, não está interessada em investir ou ser sócia da empresa. Os traders ou especuladores gostam de comprar ações e vender tão logo elas atinjam um patamar de valorização. Também podem vender ações que achem que vão despencar numa operação chamada venda descoberta (quando vendemos ações que não temos alugando antes esses papeis).
Histórico da empresa e de suas ações (MDIA3)
- 1936: A história da M. Dias Branco (MDIA3) começa na chegada da família Dias Branco a Fortaleza/Ceará, onde o português Manuel Dias Branco instala a Padaria Imperial
- 1940: Manuel Dias Branco forma uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, justificando a razão social da empresa como M. Dias Branco & Irmãos.
- 1951: A empresa se transfere para novas instalações, ainda em Fortaleza, na Rua João Cordeiro, tendo o nome de Padaria Fortaleza.
- 1953: Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho de Manuel, ingressa na sociedade. Neste mesmo ano, começam as atividades da Fábrica Fortaleza como indústria de massas alimentícias.
- 1962: A Fábrica Fortaleza, agora tem a razão social de M. Dias Branco S/A Comércio e Indústria e moderniza seu parque fabril e amplia sua área de negócios no lançamento de novos produtos. É criado o Fortinho, mascote da Fábrica Fortaleza estampado nas embalagens dos produtos e veiculado na mídia impressa e televisiva.
- 1972: A Fábrica Fortaleza se torna a terceira empresa mais importante do país em sua área de atuação e capacidade produtiva, tornando-se líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste.
- 1976: Começa a construção da nova sede da Fábrica Fortaleza, em um terreno de 600.000 m² na BR 116, Km 18.
- 1980: Todas as atividades da empresa são transferidas para a nova sede da Fábrica Fortaleza, na BR 116, km 18, no município de Aquiraz/CE, posteriormente desmembrado no município de Eusébio. Lá são instaladas novas linhas de massas e biscoitos e modernos silos para estocagem de matérias-primas.
- 1992: Entra em operação em Fortaleza/CE, o primeiro moinho da M. Dias Branco. Esse empreendimento representa um marco para o mercado de farinha de trigo e seus derivados no país. O Moinho Dias Branco tem parte de sua produção destinada ao abastecimento da Fábrica Fortaleza.
- 2000: O segundo moinho da M. Dias Branco, o Grande Moinho Potiguar, Inicia suas atividades na cidade de Natal-RN. É um projeto integrado, composto por um moinho de trigo e de uma fábrica de massas. No mesmo ano, é assinado o protocolo de intenções de construção do Grande Moinho Aratu, moderno complexo industrial que seria composto por um moinho de trigo, uma fábrica de biscoitos, uma fábrica de massas e um porto privativo.
- 2002: Inaugurada em Fortaleza/CE a GME, unidade industrial de produção de Gorduras e Margarinas Especiais, tendo parte destinada ao abastecimento da própria empresa e outra para venda no mercado, marcando a entrada neste novo segmento.
- 2003: A M. Dias Branco (MDIA3) adquire a empresa Adria Alimentos do Brasil Ltda., composta pelas indústrias: Adria (São Caetano do Sul/SP), Isabela (Bento Gonçalves/RS), Basilar (Jaboticabal/SP) e Zabet (Lençois Paulistas/SP). Essa aquisição permitiu que a empresa assumisse a liderança nacional, em volume, do mercado de biscoitos e massas. Também em 2003, entra em funcionamento o Grande Moinho Aratu, em Salvador/BA, pertencente a um complexo industrial que, além do moinho, conta com um grande centro de distribuição regional dos produtos e um complexo portuário.
- 2005: Inicia-se a operação, em Cabedelo/PB, do Grande Moinho Tambaú, como parte de um complexo industrial que inclui uma indústria de massas e um centro de distribuição regional.
- 2006: Abertura de capital e início de negociação das ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F BOVESPA) e ingresso no segmento Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa exigido no mercado de capitais brasileiro.
- 2008: A M. Dias Branco (MDIA3) adquire a Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda., sediada em Jaboatão dos Guararapes/PE e conhecida pelas marcas Vitarella e Treloso.
- 2011: A empresa adquire a NPAP Alimentos S/A, empresa que há mais de um século fabrica, em Pernambuco, os biscoitos e massas da marca Pilar. Em dezembro, é anunciada também a aquisição da Pelágio Participações S/A, que atua no mercado com o nome fantasia Estrela. A empresa, com sede em Maracanaú/CE, produz massas, biscoitos, bolos e snacks.
- 2012: Aquisição do Moinho Santa Lúcia, localizado em Aquiraz/Ce. A empresa atua no mercado com as marcas Predilleto e Bonsabor.
- 2014: Um moinho é adquirido em Rolândia/PR, ampliando a verticalização de farinha de trigo, e outro começa a ser construído em Bento Gonçalves/RS. Em maio, Ivens Dias Branco Júnior assume a Presidência da empresa. Com o novo nome à frente da Companhia, Ivens Dias Branco assume a Presidência do Conselho Administrativo.
- 2015: A M. Dias Branco (MDIA3) inaugura sua moderna fábrica de torradas no município de Eusébio/CE, lançando-se neste novo segmento com suas diferentes marcas. Conclusão das obras e início das operações de moagem do novo moinho construído no Eusébio/Ce, acelerando seu objetivo de integrar o processo produtivo através da produção de 100% do seu principal insumo: farinha de trigo.
- 2017: A empresa alcança a maior receita líquida e Ebtida da história em valores absolutos. Neste ano, são lançados os produtos Adria Plus Life, linha de alimentos integrais da Companhia, e é feito o arrendamento da área e infraestrutura pública do Porto do Rio de Janeiro/RJ.
- 2018: Em maio, a M. Dias Branco (MDIA3) conclui a aquisição de 100% das ações da Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê, alinhada ao objetivo de acelerar seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste.
2. AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da M. Dias Branco (MDIA3) são negociadas na Bolsa de Valores Brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações acontecem em ambiente eletrônico, através do sistema PUMA, que garante velocidade, segurança e acesso ao ambiente de negócios.
Nesse ambiente, os grandes investidores institucionais movimentam milhões ou bilhões de reais.
Eles têm a seu lado os robôs HFT (algoritmos de alta velocidade de negociação) e uma série de vantagens que vão muito além de pura e simplesmente a financeira.
Sabendo disso, o investidor iniciante precisa se precaver, buscando uma metodologia de negociação que o proteja de ir na contramão do que estes participantes poderosos estão fazendo.
Quais ações a M. Dias Branco possui?
A M. Dias Branco tem apenas ações ordinárias.
As ações ordinárias da M. Dias Branco dão aos acionistas os seguintes direitos:
- Direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- A empresa também se compromete a manter em circulação uma parcela mínima de ações representando 25% de seu capital social (free float mínimo de 25%).
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social.
- Direito a voto pleno.
- Direito a reembolso de capital.
Qual são os códigos das ações da M. Dias Branco
O código das ações da M. Dias Branco é MDIA3. O código das ações negociadas na bolsa de valores é formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. Os códigos de negociação também são referidos por ticker.
As ações da M. Dias Branco (MDIA3) são negociadas em quais bolsas?
O Moinho Dias Branco S/A Indústria e Comércio de Alimentos não possui valores mobiliários disponíveis para negociação no exterior.
Diversas ações brasileiras são negociadas no exterior por um sistema de recibos, como as ADR (American Depositary Receipts), nos Estados Unidos. As ADR são negociadas como se fossem as próprias ações, com a mesma agilidade. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da MDIA3 são os seguintes:
Nome | %ON |
Dibra Fundo de Investimento em Ações. | 63,32 |
Outros | 36,68 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da M. Dias Branco (MDIA3). Duas delas são as mais comuns e utilizadas pelos traders e investidores do mundo:
Trade com ações da M. Dias Branco (MDIA3)
No trade, não estamos interessados em sermos sócios, investidores, acionistas.
A ideia aqui é analisar, determinar uma possível tendência e fazer uma operação nesse sentido.
Por exemplo, se achamos que o preço da ação vai subir, compramos. Depois de subir um tanto, vendemos e ficamos com lucro. Se cair, no entanto, temos prejuízo.
Se achamos que vai cair, alugamos ações de um investidor, vendemos (acredite, é perfeitamente legal e normal fazer isso; se chama venda a descoberto) e recompramos quando estiver mais barato. Mas podemos ter prejuízo se o preço subir.
Os trades podem ser classificados por sua duração: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de poucos dias), position trade (operações de poucas semanas).
Ganhar dividendos com ações da M. Dias Branco (MDIA3)
Os investidores, por sua vez, preferem comprar ações e ficar com elas indefinidamente. Se o preço da ação cai e seu patrimônio diminui de valor, nem esquentam: aproveitam para comprar mais, pois as ações estão baratas. Eles querem acumular ações, como se fosse uma espécie de poupança.
Eles estão, muitas vezes, focando nos dividendos que as empresas lucrativas pagam. O lucro de cada exercício deve ser dividido com os acionistas. Geralmente, 25% do lucro é dividido entre os acionistas. Esse valor pode variar de companhia para companhia.
O investidor usa os dividendos para comprar mais ações. As novas ações receberão, mais adiante, ainda mais dividendos, podendo comprar mais ações e assim por diante.
Porém, para isso dar certo, é preciso que as ações paguem bons dividendos e com frequência.
Vejamos como foram os dividendos das M. Dias Branco (MDIA3) nos últimos tempos.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 20/12/2018 | 0,41 | 0,96% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Esta é nossa postura, independentemente de estarmos falando de ações da M. Dias Branco (MDIA3) ou de outra ação da bolsa de valores.
Quando falamos de investimento, estamos falando de longo prazo. Somos muito cautelosos quanto a dizer que devemos deixar dinheiro em ações por um longo tempo, mesmo sabendo que há investidores que têm relativo sucesso nesse posicionamento de ficar com ativos em carteira não se importando com as quedas do mercado.
Consideramos que ao mesmo tempo que as bolsas, no longo prazo, sempre terão os índices em tendência de alta: mas não esqueça que os índices só são formados pelas ações com bom desempenho. Grandes companhias – ou que já foram grandes, um dia – já foram tiradas dos índices. Algumas delas até deixaram de existir ou mesmo saíram da bolsa.
Nos momentos de crise, como a de 2008, que atingem todas as empresas, saudáveis ou não, causam muita dor de cabeça aos iniciantes que decidem colocar todo o seu dinheiro no longo prazo na bolsa de valores. Não são poucos os que acabam vendendo seus papeis, com grande prejuízo, pouco antes de eles voltarem a subir (para o espanto de todos).
Assim, o investimento propriamente dito deveria ficar restrito a uma parte muito pequena de seu capital a fim de que eventuais perdas não gerem arrependimento, pânico e decisões erradas.
Defendemos operações com pontos de entrada estratégicos e pontos de saída idem. Desta maneira, evitamos que nosso dinheiro fique sob risco por demasiado tempo.
Mas como encontrar esses pontos? Sim, pois ficar caçando momentos em que o preço vai subir ou vai cair pode ser tão arriscado para seu dinheiro quanto o longo prazo.
É aí que entra um bom método de análise da bolsa. Mais para frente falaremos do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Devemos sempre levar em consideração as taxas que envolvem a operação de ações na bolsa de valores:
- Taxa de corretagem: a taxa que é cobrada pela execução das ordens, tanto na compra quanto na venda de ações e outros ativos da bolsa. Varia de corretora para corretora e de acordo com outros fatores.
- Taxa de custódia: a taxa que as corretoras cobram para manter ações na carteira do trader ou do investidor. No entanto, diversas delas estão abandonando essa prática.
- Taxas da bolsa: emolumentos, liquidação, registro, negociação. Tudo isso junto dá pouco mais de 0,03% sobre o valor financeiro negociado.
- Imposto Sobre Serviço: é de 5% sobre a taxa de corretagem cobrada pela corretora.
Imposto de renda
O imposto de renda incide apenas sobre o lucro e, obviamente, se há lucro.
- 20% de alíquota sobre operações de day trade.
- 15% de alíquota sobre operações comuns (que duram mais de um pregão).
Para as operações que não são de day trade, os meses em que as vendas não superam R$ 20 mil são isentos.
Prejuízos de meses anteriores podem ser descontados do lucro atual, gerando um abatimento.
O recolhimento é de responsabilidade do investidor. Se houve lucro em determinado mês, calcula-se o valor do imposto e paga-se, via DARF até o último dia útil do mês seguinte.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas. As ferramentas – indicadores Sato’s – servem para aplicar os conceitos intuitivamente. E os conceitos dizem respeito à análise do volume e do fluxo de ordens e sua relação de causalidade com a movimentação dos preços.
Para a Nova Análise Técnica o volume é considerado a causa de tudo o que acontece com o preço que, por sua vez, é mero efeito. O Raio X Preditivo se diferencia, assim, dos outros métodos que focam sua atenção no preço e tentam prever o futuro baseados no passado.
O Raio X Preditivo, dessa forma, se adianta aos efeitos, observando o comportamento das causas.
Também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento dos investidores institucionais, visto que eles são os responsáveis pela maior parte do volume de negócios observados no mercado.
Ao se colocar lado a lado com esses participantes, os traders que usam o Raio X Preditivo conseguem localizar regiões saudáveis de negociação, aumentando a probabilidade de sucesso de seus negócios com ações da M. Dias Branco e outras empresas negociadas na bolsa.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA M. DIAS BRANCO (MDIA3)?
Começar a comprar ações é muito simples hoje em dia e requer apenas dois passos. Porém, preciso que você leia este tópico até o seu final, pois há uma advertência importante.
Eis os dois passos:
- Abra uma conta numa corretora de valores: para abrir uma conta em uma corretora de valores você só precisa de um computador conectado à internet ou um celular para instalar o aplicativo dessa empresa. Aí é só preencher um formulário com seus dados pessoais e bancários. Em alguns minutos, sua conta estará aberta
- Agora é só pegar o dinheiro da sua conta bancária que você informou no cadastro e transferir para a sua conta na corretora via TED. Pronto. Já pode começar a comprar e vender ações.
Mas não faça nada disso se ainda não se inscreveu em um treinamento sobre a bolsa de valores e sobre trade. E, mesmo depois de ter se inscrito e aprendido alguma coisa, use a conta demo da corretora para treinar a fim de testar seus conhecimentos sem o risco de perder dinheiro.
Embora a conta demo seja bem diferente de operar na conta real, por não envolver dinheiro real, não espere que você tenha sucesso na conta real se não tiver sucesso na conta demo.
9. CONCLUSÃO
Se escolhermos investir em ações, como as ações da M. Dias Branco (MDIA3) para o longo prazo, devemos saber que haverá momentos difíceis que não necessariamente terão a ver com o real valor da empresa, o valor intrínseco. Se tiverem, tanto pior, cometemos um engano ao escolher as ações e nem sempre isso está tão evidente assim.
De qualquer modo, se não estivermos emocionalmente preparados podemos tanto errar desfazendo a operação sem necessidade (em vez de comprar mais ações, por estarem baratas), como podemos errar ao permanecer na operação porque uma companhia pode estar além da recuperação.
Qualquer um desses cenários é difícil. Recomendamos a leitura do mercado através do volume e da atuação institucional nos ativos. Assim fica mais fácil e a probabilidade de se estar certo é maior.
O que defendemos
Independentemente de sua postura ou do seu método, recomendamos o comprometimento apenas parcial de seu capital com renda variável. Apenas aquela parcela que não vá lhe causar impactos tão profundos a ponto de as emoções impedirem de raciocinar com clareza.
Além disso, advogamos operações mais flexíveis sem um comprometimento teimoso com o longo prazo: não há motivo para ver um prejuízo se avolumar indefinidamente se a cada instante, diferentes ações e outros ativos apresentam oportunidades de ganhos consistentes no mercado.