As ações da Localiza (RENT3) vão subir ou cair? Nunca mais se preocupe com isso: os grandes investidores vão entregar o jogo pra você. Mas você precisa saber ler as cartas. Aprenda agora
As ações da Localiza (RENT3) representam 1,205% da carteira teórica que compõe o Índice Bovespa (Ibovespa), índice mais importante da nossa bolsa de valores, que dá a temperatura dos investimentos no mercado e que, por assim dizer, baliza os negócios brasileiros.
Só participam do índice as ações com maior liquidez da bolsa de valores, aquelas que, juntas, conseguem representar pelo menos 80% dos negócios realizados na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
De fato, das 722 milhões de ações da Localiza (RENT3), 561 milhões (ou 77%) são negociadas livremente segundo a página da empresa no site da B3.
A Localiza, por isso, merece nossa atenção neste artigo, para que possamos aprender um pouco mais sobre sua história, sua dinâmica, suas ações e, também, sobre nossa postura sobre o investimento nesses ativos, bem como em qualquer ativo da bolsa de valores.
- O que é a Localiza e suas ações (RENT3)?
- Ações da Localiza (RENT3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Localiza (RENT3)?
- Formas de ganhar com ações da Localiza (RENT3)?
- Investir ou não investir em ações da Localiza (RENT3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Localiza (RENT3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Localiza (RENT3)?
- Conclusão
1. O QUE É A LOCALIZA E SUAS AÇÕES (RENT3)?
A Localiza, com sede em Belo Horizonte, se desdobra em diversas frentes. Entre elas a Localiza Hertz, a Localiza Seminovos e a Localiza Gestão de Frotas. O negócio da Localiza, como você já deve ter imaginado, é carros. A especialidade e aquilo pelo que ela é conhecida é o aluguel de automóveis. Atua em capitais, aeroportos do Brasil e também em diversos países da América Latina: Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Uruguai e Chile.
Tudo começou com seis fuscas usados, em 1973, comprados a crédito. Hoje tem 7200 empregados, centenas de agências e uma frota próxima de 250 mil veículos. O sistema de franquias veio m 1985 para superar a crise da dívida externa que ficou aguda em 1983, no Brasil. A marca ficou ainda mais forte, com isso.
Outra solução da Localiza (RENT3) foi passar a vender seus carros usados diretamente ao consumidor, reduzindo custos e aumentando a margem de lucro e a capacidade de renovação de frota.
O que são as ações da Localiza (RENT3)?
A Localiza (RENT3) abriu o seu capital na Bovespa em 20 de maio de 2005 e conseguiu arrecadar cerca de 284 milhões de reais na época.
Quando uma empresa faz isso, ela está arrecadando dinheiro para seus projetos de crescimento e expansão. Quando, por sua vez, o investidor compra ações da Localiza, está virando sócio dela. Ainda que de uma parte muito pequena da empresa… imagine… mil ações em 722 milhões de ações não são nada!
De fato, uma ação nada mais é do que um “pedacinho” da empresa.
O fato é que ele receberá dividendos quando a empresa lucrar (tem direito a pelo menos 25% dos lucros) e ficará feliz ao ver que seu patrimônio está crescendo à medida que a empresa passa valer mais e mais.
Claro, isso no melhor dos cenários.
Por outro lado, boa parte dos negócios diários de uma companhia se dá por conta da atuação dos pequenos e dos grandes trader que, sem interesse em se tornar “sócio”, preferem comprar pra, a seguir, vender, tão logo as ações apresentem valorização suficiente.
Esse períodos em que essa operação dura pode ser de poucos segundos ou até alguns meses. O fato é que o trader faz uma projeção de ganhos e, tão logo os obtenha, encerra a operação. Também faz uma projeção de perdas, aquele momento em que decide sair para que um eventual prejuízo não se amplie.
Histórico da empresa e de suas ações (RENT3)
1973: A Localiza (RENT3) foi constituída em 1973, com uma pequena agência no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, iniciando suas atividades com 6 fuscas usados e financiados.
1979: No final da década de 70, a Localiza (RENT3) iniciou sua expansão, abrindo sua primeira filial em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Pouco tempo depois, estava presente no Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e Fortaleza. Ao contrário da concorrência, que optava por concentrar suas atividades nas regiões sul e sudeste do País, a Localiza decidiu inicialmente expandir-se pelo nordeste e, em menos de 3 anos, estava presente na maioria das capitais de tal região.
1981: Em 1981, a Localiza (RENT3) assumiu a liderança no mercado de aluguel de carros no Brasil, em número de agências.
1984: Em 1984, com o objetivo de expandir sua rede, a Localiza (RENT3) iniciou suas atividades de franchising no Brasil, com o licenciamento das 6 primeiras franqueadas, através de sua controlada Localiza Franchising.
1991: Também no início dos anos 90, a Localiza (RENT3) iniciou a venda para a renovação da frota, dos carros usados nas Divisões de Aluguel de Carros e de Frotas, direto a consumidores finais com a criação do Seminovos Localiza.
1997: Em 1997, buscando melhorar seu potencial de acesso aos mercados de capitais internacionais, os sócios fundadores venderam 33,33% da Localiza (RENT3) para o DLJ Merchant Banking, gestor de fundos de investimentos estrangeiros. Ainda em 1997, a Companhia acessou o mercado de capitais internacional por meio da emissão de Senior Note, registradas na SEC (Security and Exchange Commission) com o prazo de 8 anos. Com o objetivo de operar o negócio de aluguel de frotas de forma independente, nesse mesmo ano a Localiza constituiu sua controlada Total Fleet responsável por contratos de longo prazo.
2005: Em 6 de maio de 2005, foi deferido junto à CVM o registro de companhia aberta, sendo autorizada a negociação pública de valores mobiliários de sua emissão. A Localiza (RENT3) abriu seu capital através de oferta pública, de ações ordinárias, quando o sócio Donaldson, Lufkin & Jenrette – DLJ vendeu a totalidade de sua participação na Localiza. A negociação das ações iniciou-se em 23 de maio de 2005, com a oferta de 21.477.500 ações ordinárias, representativas de aproximadamente 34,40% do capital social.
2006: Concluiu uma distribuição primária de 3.825.000 ações, captando recursos de R$156,8 milhões (follow-on). Nesta mesma oferta pública, foi realizada uma distribuição secundária de 5.785.714 ações de titularidade dos acionistas fundadores.
2012: A partir de 2 de janeiro de 2012 as ações da Localiza (RENT3) passaram a compor a carteira teórica do Índice Bovespa (Ibovespa). A entrada da Localiza nos índices mostra a confiança e o reconhecimento que a Localiza adquiriu junto aos investidores nacionais e internacionais e possibilita o aumento de liquidez da RENT3. Ainda em 2012, o Programa de ADR Nível I foi aprovado pela CVM no dia 22 de maio de 2012 e o início da negociação ocorreu em 5 de junho de 2012.
2017: Em 2017, a Localiza (RENT3) deu início à sua parceria estratégica com a Hertz, de modo que o segmento de Aluguel de Carros passou a se chamar Localiza Hertz. A parceria consiste em a Localiza assumir todas as operações Hertz Brasil e em viabilizar aos clientes reservas no mundo inteiro através dos próprios canais. O ano de 2017 a Localiza atingiu recordes financeiros e operacionais históricos e consecutivos.
2018: Em 2018 a Localiza (RENT3) continua apresentando forte ritmo de crescimento e rentabilidade. No fechamento 9M18, a frota da Plataforma Localiza era composta por 222.177 carros distribuídos em 583 agências presentes em 6 países da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Equador). Segundo os dados da ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), a Localiza é a líder do mercado brasileiro de aluguel de carros, contando com uma fatia de 32,3% do total.
2. AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Localiza (RENT3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações acontecem em meio totalmente eletrônico. Ou seja: não tem papelada nem gritaria entre operadores, como havia até o início deste século (confira em filmes e em cenas de telejornais que você encontra no Youtube).
Dessa maneira, podemos negociar ações e outros ativos da bolsa de valores tendo apenas um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores.
Porém, essa facilidade não pode servir de desculpa para descuido. Devemos estar consciente que estaremos no mesmo ambiente de verdadeiros predadores, os investidores institucionais, que estão munidos de grande capacidade financeira, de algoritmos de negociação preparados para se aproveitar dos menores desequilíbrios do mercado a cada nano segundo, todos programados por algumas das mentes matemáticas mais geniais e bem remuneradas do planeta. Isso sem falar de que esses participantes são liderados por CEOs que certamente não usam os portais de notícias para se informar: eles têm informações que ninguém mais tem.
Quais ações a Localiza possui?
A Localiza só possui um tipo de ação, a ordinária. As ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias e, por outro lado, também têm direito a receber proventos, em forma de dividendos e juros sobre capital próprio.
Se você espera comprar 100 ações da Localiza e participar das assembleias dando pitacos, pode tirar o cavalinho da chuva. Pense o que representam 100 ações em um universo de 700 e tantos milhões de ações. Uma gota no oceano.
Qual são os códigos
O código de negociação das ações da Localiza é RENT3. Todas as ações da bolsa são conhecidas por esse tipo de código. O nome técnico é ticker. Todo ticker é conhecido por quatro letras e um numeral.
São negociadas em quais bolsas
Além de ser negociada na bolsa de valores brasileira, a B3, as ações da Localiza (RENT3) também são negociadas nos Estados Unidos. A Localiza possui programa de ADR nível I negociado com o símbolo LZRFY no mercado de balcão OTCQX.
As ADRs são certificados ou recibos negociáveis em dólares americanos que representam a posse de ações de uma companhia não-americana. As ADRs da Localiza representam ações ordinárias da Localiza depositadas junto ao banco depositário que dão lastro ao certificado e carregam os direitos vinculados a elas. Os donos de ADRs recebem dividendos em dólares americanos e têm o direito de votar nas decisões dos acionistas. As ADRs foram especialment criadas para facilitar a compra, manutenção e venda de ações não-americanas por investidores americanos.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?
Segundo a página da Localiza (RENT3), no site da B3, os principais acionistas da Localiza são os seguintes:
Nome | %ON (RENT3) |
José Salim Mattar Júnior | 5,51 |
Eugênio Pacelli Mattar | 5,28 |
Antônio Cláudio Brandão Resende | 6,00 |
Flávio Brandão Resende | 4,74 |
Blackrock Inc. | 5,00 |
Outros | 72,76 |
Ações Tesouraria | 0,71 |
Total | 100,00 |
Note que há um compromisso da empresa com a liquidez, permitindo que suas ações sejam negociadas livremente. Como contamos no início deste artigo, cerca de 77% das ações têm o que é chamado de “free-float”.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?
Podemos ganhar dinheiro com ações da Localiza (RENT3) de diversas formas. As principais delas são as seguintes:
Trade: a ideia do trade é comprar e vender tão logo as ações da Localiza (RENT3) atinjam uma valorização mínima desejada. Outra ideia é vender e depois recomprar mais baratas, no caso de esperarmos uma desvalorização. Isso é possível alugando as ações de um investidor: depois de recomprá-las, devolvemos e ficamos com a diferença (caso elas de fato tenham desvalorizado)
Dividendos: quando investimos pensando em segurar as ações indefinidamente, como uma espécie de poupança, os dividendos fazem, por assim dizer, o papel dos “juros”. Geralmente, o investidor pega os dividendos e compra mais ações para se aproveitar dos “juros sobre juros”. No entanto, precisamos saber se os tais dividendos valem a pena. Dê uma olhada, na tabela abaixo, nos dividendos pagos pela Localiza (RENT3) nos últimos anos.
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Valor |
02 Abr 2019 | 20 Mai 2019 | 0,011000 |
02 Abr 2019 | 20 Mai 2019 | 0,010000 |
21 Mar 2019 | 20 Mai 2019 | 0,096414 |
13 Dez 2018 | 06 Fev 2019 | 0,074537 |
21 Set 2018 | 16 Nov 2018 | 0,067377 |
21 Jun 2018 | 16 Ago 2018 | 0,064955 |
22 Mar 2018 | 16 Mai 2018 | 0,063557 |
07 Dez 2017 | 31 Jan 2018 | 0,064746 |
13 Set 2017 | 07 Nov 2017 | 0,062162 |
13 Set 2017 | 07 Nov 2017 | 0,186485 |
30 Jun 2017 | 24 Ago 2017 | 0,178614 |
08 Mar 2017 | 02 Mai 2017 | 0,191613 |
08 Mar 2017 | 02 Mai 2017 | 0,182489 |
19 Dez 2016 | 08 Fev 2017 | 0,224468 |
30 Set 2016 | 23 Nov 2016 | 0,158655 |
30 Jun 2016 | 17 Ago 2016 | 0,176597 |
25 Abr 2016 | 20 Mai 2016 | 0,005004 |
18 Mar 2016 | 12 Mai 2016 | 0,170175 |
11 Dez 2015 | 28 Jan 2016 | 0,159481 |
26 Jun 2015 | 19 Nov 2015 | 0,141816 |
26 Jun 2015 | 20 Ago 2015 | 0,123396 |
01 Abr 2015 | 21 Mai 2015 | 0,214031 |
20 Mar 2015 | 14 Mai 2015 | 0,107094 |
12 Dez 2014 | 30 Jan 2015 | 0,081568 |
01 Jul 2014 | 20 Nov 2014 | 0,076619 |
01 Jul 2014 | 28 Ago 2014 | 0,072000 |
20 Mar 2014 | 14 Mai 2014 | 0,066900 |
20 Mar 2014 | 16 Mai 2014 | 0,185378 |
19 Dez 2013 | 10 Fev 2014 | 0,080767 |
06 Abr 2013 | 18 Jun 2013 | 0,024654 |
12 Mar 2013 | 03 Mai 2013 | 0,069870 |
24 Set 2012 | 14 Nov 2012 | 0,071754 |
21 Mar 2012 | 06 Jun 2012 | 0,126347 |
26 Set 2011 | 18 Nov 2011 | 0,062709 |
09 Abr 2011 | 22 Jun 2011 | 0,112547 |
25 Set 2010 | 18 Nov 2010 | 0,042178 |
02 Abr 2010 | 25 Jun 2010 | 0,029477 |
Os valores acima representam em reais o quanto foi pago por ação. Por exemplo, em 2019, eu sei que será pago um total de cerca de R$ 0,10 por ação (até o momento). Se você tem mil ações, receberá R$ 100 aproximadamente.
Sempre considere quanto por cento do valor das ações os dividendos pagos em determinado ano. Será que dividendos inferiores a Selic (fácil de obter em qualquer renda fixa) valem a pena?
Outra coisa a levar em conta: a empresa paga dividendos todos os anos sem falhar? Se os pagamentos são irregulares, talvez não seja uma boa ideia comprar essas ações para ficar com elas indefinidamente.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando olhamos para uma empresa que começou com 5 fuques e hoje tem quase 250 mil carros dos mais variados, ficamos imaginando se ela tem ainda para onde crescer: tem sim! Imagine o que pode acontecer se, por exemplo, serviços de transporte por aplicativo se radicalizarem… ou se, no futuro, os carros autônomos se tornarem um novo nicho e menos gente quiser possuir veículos?
Se a decisão de comprar e vender ações não pode ser tomada pelo desempenho passado de um ativo (pois esse desempenho pode não se repetir), não podemos tomar essa decisão também por nossas expectativas futuras, por mais promissora que a empresa seja, caso da RENT3.
A bolsa de valores é mercado de risco, renda variável, em que podemos inclusive perder dinheiro. Isso deve ser levado em conta e colocado na balança na hora de investirmos.
Eu não recomendaria colocar todas as suas economias na bolsa de valores, sobretudo no longo prazo: se é difícil prever o que vai acontecer nos próximos segundos com o preço de uma ação, imagine nos próximos anos.
Poucas pessoas têm o nível de conhecimento e segurança de um Luiz Barsi ou de um Warren Buffett na hora de escolher ativos.
Os fatores que influenciam as ações no longo prazo são diversos:
- Políticas e economias setoriais
- Políticas e economias nacionais
- Políticas e economias mundiais
- Investidores institucionais
A influência dos investidores institucionais se dá sobretudo no curto prazo, pois eles vivem em busca de liquidez para montar e desmontar posições gigantescas em ativos.
Essa atuação é mais facilmente detectável – através de conceitos e ferramentas adequados – do que acontecimentos na economia nacional e mundial, estes, muitas vezes, imprevisíveis.
Portanto, a nossa postura é de evitar o investimento em longo prazo de qualquer ação que seja. Preferimos prazos mais curtos de negociação, com pontos de entrada e saída bem determinados e balizados por uma metodologia que permita seguir o volume e o fluxo de ordens causado pelos investidores institucionais. Para isso, recomendamos fortemente o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Pode-se dividir os custos de operações com ações em três categorias: taxas da bolsa, taxas da corretora e impostos.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que incluem registro, liquidação e negociação. Essa taxa tem incidência de 0,031526% sobre o valor total da operação de compra ou venda, para pessoas físicas.
- Taxas da corretora: a corretora tem a taxa de corretagem que, geralmente, é um valor fixo de acordo com o volume financeiro da operação, tanto para a compra como para a venda de ativos. A taxa de custódia, que era cobrada pelo serviço de manutenção das ações em carteira, está entrando em desuso pelas corretoras.
- Impostos: o Imposto Sobre Serviços é cobrado sobre a taxa de corretagem (5%). O Imposto de Renda incide sobre o lucro das operações. É de 20% para operações que começam e terminam no mesmo pregão (day trade) e de 15% para os outros tipos de operação. No primeiro caso, não há isenção, podendo-se abater prejuízos de meses anteriores do lucro obtido no mês atual. Para o segundo caso, há isenção caso as vendas no mês em que se obteve lucro tenham sido inferiores a R$ 20 mil.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
A Análise Técnica Clássica, apesar de ultrapassada, ainda é largamente usada. Acontece que ela só observa o preço e, segundo os conceitos da Nova Análise Técnica, o preço é mera consequência, mero efeito de uma causa anterior: o volume e, por consequência, o fluxo de ordens.
A Nova Análise Técnica está sistematizada na metodologia do Raio X Preditivo. O Raio X Preditivo usa conceitos e ferramentas para viabilizar na prática a aplicação desses conceitos. Seguindo o volume, seguimos os grandes players institucionais. Seguindo os grandes players institucionais seguimos o lado com maior probabilidade de ganhar a queda de braço do mercado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?
Muito simples:
- Abra uma conta na corretora
- Transfira o dinheiro
- Compre as ações
Parece fácil? E é. Basta ter um celular e em menos de duas horas você já fez tudo isso. A compra das ações em si leva menos de um minuto, com certeza.
Muito bem. Tacar fogo na sua casa também é fácil. Basta ter um pouco de gasolina e uns fósforos.
Assim, nossa recomendação é que você, antes, faça um curso sobre a bolsa de valores e sobre trade.
De preferência, um curso que de fato mostre a realidade do mercado, como ele funciona e como podemos tirar proveito da atuação daqueles que são responsáveis por 90% dos negócios da bolsa, os grandes investidores institucionais.
Minha recomendação de curso e treinamento é o Raio X Preditivo.
Veja o vídeo abaixo e aprenda um método incrível para começar a investir em ações:
9. CONCLUSÃO
Se olharmos o gráfico das ações da RENT3 veremos que as ações da Localiza vêm num crescente incrível. Será que ainda tem espaço para crescer mais? Claro que tem e, provavelmente, é o que vai acontecer. Porém, não sabemos como isso vai acontecer e quanto tempo isso vai levar. Além, é claro da eventualidade de algum imprevisto e algo dar errado.
No parágrafo acima parece que eu não cheguei a nenhuma conclusão. E é isso mesmo. O longo prazo é isso: absoluta incerteza. Eu posso olhar pela janela e dizer se vai chover daqui a alguns minutos. Mas, olhando pela janela, não sei se vai chover daqui a 17 dias.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!