Você sabia que você pode estar comprando ações da Light (LIGT3) na hora errada? Aprenda como fazer isso com os profissionais
As ações da Light (LIGT3) fazem parte de um grupo de ações da bolsa de valores que pode interessa muito a quem aposta no crescimento do país, num novo ciclo. Ações de companhias de energia elétrica podem desempenhar bem num futuro próximo: afinal, uma país que cresce precisa de energia.
As ações da Light (LIGT3), desse modo, podem ser interessantes para quem deseja colocá-las em um portfólio de longo prazo? Para responder essas perguntas, este artigo vai falar sobre essa companhia, sua história, seus negócios e, sobretudo, a respeito de nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo em ações, não só as da Light (LIGT3), mas de qualquer empresa negociada na bolsa de valores.
- O que é a Light e suas ações (LIGT3)?
- Ações da Light (LIGT3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Light (LIGT3)?
- Formas de ganhar em ações da Light (LIGT3)?
- Investir ou não investir em ações da Light (LIGT3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Light (LIGT3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Light (LIGT3)?
- Conclusão
A Light tem 303.934.060 de ações ordinárias e, embora, ela tenha acionistas majoritários, o site da B3 revela que todas elas estão em livre negociação, em free float (100%).
1. O QUE É A LIGHT E SUAS AÇÕES (LIGT3)?
Segundo a página das ações da Light (LIGT3) no site da B3, a companhia assim se classifica no mercado:
- Atividade Principal: Participação em Sociedades P/ Exploração Serviços de Energia Elétrica.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.
A Light (LIGT3) atua no setor de energia elétrica no Brasil, gerando, distribuindo e comercializando energia. A Light é uma das três distribuidoras de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro (Rio e Baixada Fluminense, menos o município de Magé), juntamente com a Enel Rio e com a Energisa Nova Friburgo.
Para entendermos a abrangência da Light (LIGT3) precisamos saber que o Estado do Rio de Janeiro tem uma área de 43.781 km quadrados. Sua população é de cerca de 17,2 milhões de pessoas. Nesse contexto, a área de concessão da Light atinge aproximadamentee 26% (11.307 mil km²) do Estado. Isso é o suficiente pra que a empresa chegue a uma população de 11 milhões de pessoas. Isso é 64% do público desse estado.
O Rio de Janeiro também tem 92 municípios. A Light (LIGT3) chega a 31 deles (34% dos municípios totais). Isso dá 4,5 milhões de clientes no estado da federação com o segundo maior PIB do Brasil (perde apenas pra São Paulo).
Para você ter uma pálida ideia do que isso representa em termos de consumo, dê uma olhada nos números referentes a 2018:
- Consumo de 28.027 GWh
- 455 GWh referentes ao Mercado Cativo
- 906 GWh de referentes ao Mercado Livre
- 666 GWh de Concessionárias.
Em 2018, o atendimento em termos de consumo ficou assim dividido:
- Classe residencial: 46,6%
- Classe comercial: 30,3%
- Outras classes: com 19,3%
- Classe industrial: 3,8%.
O Grupo Light (LIGT3) é constituído por
- Sua holding, Light S.A
- Light Serviços de Eletricidade S.A. (distribuição de energia)
- Light Energia S.A. (geração de energia)
- LightCom Comercializadora de Energia S.A. (comercialização de energia)
- Light Conecta Ltda (geração de energia e serviços)
- Light Soluções em Eletricidade Ltda. (serviços) e Instituto Light (institucional)
- Além de outras controladas
Produção de energia
A Light Rio, através da Light Energia S.A, tem uma estrutura que inclui cinco usinas hidrelétricas, com capacidade instalada de 852 MW. A empresa possui também duas usinas elevatórias. Entretanto, a Light não produz toda a energia elétrica que distribui a seus clientes, necessitando comprar energia adicional de outras usinas/empresas geradoras, tais como o complexo nuclear de Angra dos Reis, Furnas Centrais Elétricas e Itaipu.
O que são as ações da Light (LIGT3)?
Ações são a menor fração possível do capital social de uma companhia.
Quando compro ações, me torno sócio da empresa, investidor, acionista.
A companhia vende ações – que representam em seu conjunto tudo o que ela vale em termos de capitalização – pra captar recursos no mercado e pra dividir os riscos com os investidores.
Os investidores, no entanto, veem seu patrimônio crescer na medida que essa captação é bem utilizada em projetos, redução de dívida, uso em capital de giro e outras possibilidades.
E também recebem dividendos se a empresa mantiver e aumentar seus lucros.
Porém, muitos participantes do mercado não estão interessados em se tornar sócios da empresa. Eles querem comprar e, então, vender, tão logo as ações atinjam uma certa valorização. Eles também gostam de lucrar com a queda do preço:
- Alugam ações
- Vendem as ações alugadas
- Recompram quando estão mais baratas
- A diferença entre as duas negociações é o lucro
- Se as ações sobem de preço, eles tiveram prejuízo
Os traders também são conhecidos como especuladores.
Histórico da empresa e de suas ações (LIGT3)
- 1904: Para atuar na então Capital Federal do Brasil, foi fundada, em Toronto, no dia 9 de Junho de 1904, a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd., que recebeu autorização para funcionar no Rio de Janeiro em 30 de Maio de 1905.
- 1907: Em 30 de julho de 1907, a Companhia inaugurou o serviço de fornecimento de energia elétrica estável e segura ao Rio de Janeiro pela Light. No mesmo ano, a Light adquiriu e unificou diversas companhias de carris urbanos que funcionavam na cidade, controlando o serviço até 1963, alargando a zona urbana do Rio de Janeiro, contribuindo pra o surgimento de vários bairros como Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon.
- 1996: Após o período sob administração do governo federal, a Light foi privatizada, por meio de leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro realizado em 21 de Maio de 1996, teve seu controle acionário transferindo ao consórcio formado por três multinacionais – Electricité de France (EDF), AES Corporation, Reliant Energy – e pela Companhia Siderúrgica Nacional. Em Fevereiro de 2002, foi concluído o processo de reestruturação societária, consolidando a EDF como controladora da Light.
- 2005: Em 2005 foi finalizado o processo de desverticalização da Light, originando a holding Light S.A. (LIGT3), controladora das três operacionais: Light Energia S.A., responsável pela geração / transmissão; Light Serviços de Eletricidade S.A., responsável pela distribuição, e Light Esco Ltda, comercializadora, formando assim o Grupo Light.
- 2006: Em 28 de Março de 2006, foi celebrado o Contrato de Compra e Venda de Ações entre a EDF International S.A (EDFI) e a Rio Minas Energia Participações S.A. (RME), composta pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Andrade Gutierrez Concessões S.A. (AG Concessões), Pactual Energia Participações S.A. (Pactual Energia) e Luce Brasil Fundo de Investimentos em Participações (Luce). Assim, em 10 de agosto de 2006, foi realizada a transferência de ações de emissão da Light (LIGT3) e de quotas representativas do capital social da Lidil Comercial, de titularidade da EDF, pra RME, que se tornou a nova controladora do Grupo Light.
- 2010: Entre março e novembro de 2010, a Cemig adquiriu a participação da AG Concessões na Light, passando a deter uma participação direta de 26,06% da companhia.
- 2011: Entre maio e outubro de 2011, a Parati S.A. – Participações em Ativos de Energia Elétrica (“Parati”) adquiriu participações indiretas, que totalizam 25,64% do capital total da Companhia. A Parati é composta pela Cemig, com 25% do capital total e pelo Fundo de Investimento em Participações Redentor (“FIP Redentor”), com 75% do capital total. Por sua vez, o FIP Redentor é formado pelos bancos BTG Pactual, Santander, Votorantim e Banco do Brasil. Em 17 de agosto de 2011, a Light, por meio de sua subsidiária Light Energia (LIGT3), realizou o investimento na empresa focada no desenvolvimento de projetos de geração de energia renováveis Renova Energia S.A. Em 25 de outubro, a Light (LIGT3) anunciou a sua entrada, em conjunto com a Cemig, na participação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
- 2012: Em 10 de fevereiro de 2012, a Companhia por meio de sua subsidiária Light Energia (LIGT3), adquiriu a participação acionária, detida pela Investminas Participações S.A. (“Investminas”), na Guanhães Energia S.A.
- 2013: No dia 11 de janeiro de 2013, foi anunciado, pela Light S.A. e a Light Energia S.A. (“Light Energia” e, em conjunto com Light, as “Companhias”), pra o mercado em geral que foi concedido à Light Energia nesta data, pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, o registro de companhia aberta, na categoria “B”.
- 2016: Em 30 de novembro de 2016, a CEMIG adquiriu a totalidade das ações de emissão da RME e da LEPSA, detidas pelo Banco BTG Pactual S.A. (“BTG”) pelo valor de R$ 202 milhões, referente a 153.634.195 ações preferenciais.
- 2017: Em novembro de 2017, a CEMIG adquiriu a totalidade das ações de emissão da LEPSA e a totalidade das ações preferenciais de emissão da RME, detidas pelo BB-BI, pela BV Financeira e pelo Banco Santander, pelo valor de aproximadamente de R$ 1 bilhão.
- 2019: Em abril de 2019 a Cemig concluiu o processo de incorporação de suas subsidiárias integrais LEPSA e a RME, extinguindo o objeto e as obrigações assumidas no Acordo de Acionistas da companhia. Em julho de 2019 foi concluído o processo de oferta pública de distribuição primária e secundária de ações da Light. A Cemig reduziu sua participação de 49,9% para 22,6% e a BNDESPAR de 9,4% para 6,3%. Assim, a Light (LIGT3) passou a ser uma empresa com capital pulverizado nas mãos de diversos acionistas nacionais e internacionais.
2. AÇÕES DA LIGHT (LIGT3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
Quais ações a Light possui?
A Light (LIGT3) tem somente ações ordinárias. As ações ordinárias são ativos que dão a seus possuidores os seguintes direitos:
- direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;
- direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);
- entre outros direitos
Qual são os códigos das ações da Light
O código de negociação das ações da Light é LIGT3.
As ações da Light (LIGT3) são negociadas em quais bolsas?
A Light S/A também possui valores mobiliários disponíveis para negociação no mercado de balcão organizado norte-americano, particularmente na plataforma OTC – Over The Counter, adminstrada pela Financial Industry Regulatory Authority – FINRA. O código de negociação é LGSXY.
A negociação é possibilitada pelo programa de ADRs (American Depositary Receipts). Um ADR é um certificado negociável dos Estados Unidos de titularidade de ações de uma companhia aberta não americana. Os ADR são cotados e negociados em dólares dos Estados Unidos em bolsas desse país. Eventuais dividendos também são pagos aos investidores em dólares. A intenção dos ADR é facilitar a aquisição, detenção e venda de ações não americanas por investidores dos Estados Unidos e oferecer a essas empresas um veículo de financiamento.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da LIGT3 são os seguintes:
Nome | %ON – LIGT3 |
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig | 22,58 |
Bndes Participações S/a- Bndespar | 6,30 |
Outros | 71,12 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
Note que esta é a posição que encontramos no site das ações da Light (LIGT3) no site da B3, fornecida pela empresa no dia 27 de setembro de 2019.
É importante saber isso, porque em outubro, a Light vendeu todas as suas posições acionárias à Renova Energia, equivalente a 17% das ações. “Cabe mencionar que, uma vez realizadas as notificações, o fechamento da transação poderá ser consumado, tendo a CG se comprometido a vender parte das ações objeto à Cemig GT, caso essa última exerça o seu direito de preferência”, comunicou a Light em fato relevante.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Light (LIGT3), bem como de outras empresas negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Duas delas se destacam.
Trade com ações da Light (LIGT3)
O trader não quer ser sócio, acionista ou investidor. Ele só quer lucrar da maneira mais rápida possível dentro de sua periodicidade operacional.
- Se o preço vai subir, na opinião dele, ele compra. Tão logo suba tanto quanto ele gostaria, ele vende e fica com a diferença. Se o preço cair, ele terá prejuízo.
- Se o preço vai cair, segundo suas análises, ele aluga ações, vende e, quando chegar no seu alvo, mais barato, ele recompra, devolvendo as ações, pagando o aluguel e ficando com a diferença. Se o preço subir, no entanto, ele perdeu dinheiro.
Esse tipo de operação de venda é conhecido como venda a descoberto e, ainda que os iniciantes estranhem de início, ela é bem comum e facilitada pelas corretoras de valores através do aluguel de ações.
Os trades também podem ser classificados pela sua periodicidade operacional:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Light (LIGT3)
O investidor compra as ações para acumulá-las ao longo do tempo. Sempre que tem uma oportunidade, ele compra. Se as ações caem de preço, ele nem se preocupa compra mais, pois ele escolheu essa companhia por ter analisado seus fundamentos e achado que ela é boa e sólida. Não importa se o preço cai: isso significa que as ações estão baratas, uma vez que a empresa manteve seus fundamentos.
Não bastasse isso, provavelmente, esse investidor escolheu ações que pagam dividendos regularmente. Os dividendos são parte do lucro líquido de um exercício (possivelmente um trimestre) que são divididos entre os acionistas. O investidor usa os dividendos para comprar mais ações, que darão mais dividendos para comprar mais ações…
Para essa tática dar certo, as ações precisam ser boas pagadoras de dividendos:
- Não ter falhas de pagamento de dividendos nos últimos anos: todo o trimestre a empresa apresenta lucro
- O valor dos dividendos é bom: o dividend yield é satisfatório
Vejamos como foram os pagamentos dos dividendos da LIGT3 nos últimos anos:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 29/04/2019 | 0,19 | 0,91% |
Dividendo | 27/04/2018 | 0,14 | 0,82% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA LIGHT (LIGT3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos de investimento, falamos de “longo prazo”. Claro, no longo prazo, se olharmos os gráficos dos índices das bolsas mundiais veremos que ele sempre cresce, sempre está em tendência de alta. Os momentos de crise, digamos, as de 1929, 2008 e tantas outras que aconteceram, não passam de pequenas oscilações diante da grande figura. O desespero momentâneo é uma grande ilusão para os índices.
Porém, os índices trazem em sua composição a presença de diversas ações. E as ações que não desempenham bem, são tiradas deles. Algumas das empresas que foram importantes para os índices no passado nem existem mais.
Considerando isso, olhamos com cautela a tese de que, se escolhermos boas ações de grandes e sólidas empresas teremos obrigatoriamente frutos a colher no futuro distante.
No longo prazo, muita coisa pode acontecer. Inclusive as empresas que você escolheu desaparecerem. Nesse sentido, consideramos que a melhor postura, mesmo que você seja um investidor e não um trader, a de olhar para as ações sempre considerando um momento de saída das operações.
Uma das melhores formas de se fazer isso é observar o comportamento dos grandes investidores institucionais que sempre tiram proveito da euforia do mercado para distribuir ativos e do pânico para comprar ativos baratos. Podemos acompanhar esse comportamento muito inteligente através de como o volume de ativos negociados se desenrola. A metodologia que trabalha com essa visão é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: a taxa de custódia está sendo abandonada pelas corretoras. Era a que era cobrada para manter as ações que você comprou em sua carteira.
- Taxa de corretagem: a taxa de corretagem é a taxa cobrada para a execução de ordens. Sua ordem de compra foi executada? Taxa de corretagem. Sua ordem de venda foi executada? Taxa de corretagem. Varia de corretora para corretora, de ativo para ativo, do valor financeiro envolvido, em alguns casos, e até se você comprou um pacote pré-pago de taxa de corretagem.
- Taxas da bolsa: emolumentos, registro, liquidação, negociação. As taxas da bolsa envolvem tudo isso e, para pessoas físicas, é uma incidência de pouco mais de 0,03% sobre o valor envolvido. Incide na compra e incide na venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é pago pela corretora à Prefeitura de São Paulo (onde, fisicamente, está a bolsa de valores). Incide em 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o imposto de renda só acontece se tiver lucro. Então, embora não faça muito sentido em princípio, é bom que você pague muito imposto de renda. É sinal de que está ganhando muito dinheiro. É de 20% sobre o lucro nas operações de day trade e de 15% nas outras operações. Dá para descontar os prejuízos de meses anteriores. Nas operações que não são de day trade (que duram mais de um pregão), nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil há isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas (indicadores Sato’s). As ferramentas servem para que os conceitos sejam aplicados na prática. Basicamente o Raio X Preditivo ensina você a interpretar o comportamento do volume de ativos negociados.
O volume de ativos negociados bem como o fluxo de ordens de compra e venda são indicativos do que pode acontecer com o preço. O volume, assim, é considerado a causa e o preço, apenas o efeito. A Nova Análise Técnica, assim, se diferencia da Velha Análise Técnica porque esta considera o preço nas suas análises, baseando suas decisões em acontecimentos passados.
A Nova Análise Técnica se aproxima do presente: se interpretamos as causas temos mais chances de nos adiantar aos efeitos e aproveitarmos movimentos importantes do preço.
Também podemos considerar o Raio X Preditivo como o estudo da atuação dos Investidores Institucionais, já que eles são responsáveis pela maior parte do volume de ativos negociados nos mercados mundiais.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)?
Comprar e vender ações, atualmente, é muito simples. Primeiro você pode baixar o aplicativo da sua corretora de valores escolhida ou acessar o site. O próximo passo é preencher um formulário com seus dados pessoais e bancários. Em alguns minutos, sua conta estará aberta. A seguir, é só transferir, via TED, o dinheiro que pretende usar. Notou que dá para fazer tudo isso via celular? Antigamente, nem faz tanto tempo assim, dava um trabalhão investir na bolsa de valores. Não é à toa que muita gente pensava que era coisa que só servia para gente rica.
Porém, apesar dessa facilidade, recomendamos que o seu primeiro passo seja se inscrever em um curso sobre a bolsa de valores e sobre trade.
Após abrir sua conta na corretora, comece a treinar na conta demo, uma conta em que você não usa dinheiro de verdade. Sabemos que há muitas críticas quanto ao treino na conta demo. De fato, negociar ações com dinheiro de verdade é bem diferente, visto a pressão emocional envolvida. Porém, não imagine que você terá sucesso na conta real, com dinheiro de verdade, se nem na conta demo conseguir bons resultados.
Só então recomendamos que comece a operar ações, da Light (LIGT3) e de outras empresas, em sua conta real.
9. CONCLUSÃO
A Light, através de uma série de medidas, vem buscando otimizar seu perfil de dívida, redução dos custos financeiros e aumento da geração de valor para seus acionistas. Isso pode fazer com que, no longo prazo as ações da Light (LIGT3) valorizem? Isso, considerando ainda que, com o crescimento econômico do país, tão aguardado, o Brasil pode vir a precisar de ainda mais energia…
Claro que as ações da Light (LIGT3) podem valorizar e muito nos próximos 10 ou 20 anos. Mas nesse meio tempo ninguém sabe o que acontecerá nesse percurso: será que vale a pena ficar comprado em um grande número de ações, se a economia for atingida por uma eventual crise que desvalorize a maioria das ações, como já vimos anteriormente, em outros anos e décadas?
Assim, nossa recomendação sempre será:
- Comprometimento apenas parcial com renda variável: eventuais perdas não serão tão impactantes à totalidade de seu dinheiro.
- Horizontes de saída e de entrada em operações: através da observação do comportamento dos investidores profissionais, observando-se volume e fluxo.
- Uso de uma metodologia eficiente para observação do volume e do fluxo: recomendamos o Raio X Preditivo.
Quero aprender a comprar ações