Saiba tudo sobre essa empresa que pode disparar com o crescimento do agronegócio: as ações da Kepler Weber (KEPL3) são mesmo um bom investimento? Temos um método que pode ajudar na decisão
As ações da Kepler Weber (KEPL3) estão diretamente ligadas ao sucesso do setor do agronegócio brasileiro. Será que, com a volta do crescimento do país, esses papeis vão subir de preço? Será esse o momento de investir?
As ações da Kepler Weber (KEPL3) tiveram uma fase em que foram um dos patinhos feios da bolsa de valores brasileira. Nos últimos meses, no entanto, vêm surpreendendo. Será este o momento de comprar?
Para responder essas perguntas, preparamos este artigo contando a história da companhia, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo em ações da bolsa de valores.
- O que é a Kepler Weber e suas ações (KEPL3)?
- Ações da Kepler Weber (KEPL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Kepler Weber (KEPL3)?
- Formas de ganhar em ações da Kepler Weber (KEPL3)?
- Investir ou não investir em ações da Kepler Weber (KEPL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Kepler Weber (KEPL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Kepler Weber (KEPL3)?
- Conclusão
As ações da Kepler Weber (KEPL3) são ao todo 26.311.971 de ordinárias. Destas, quase a totalidade está em livre negociação (free float): 26.293.632 (99,93%).
1. O QUE É A KEPLER WEBER E SUAS AÇÕES (KEPL3)?
Segundo a página da Kepler Weber no site da B3, as ações KEPL3 se enquadram nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Indústria E Comércio de Produtos E Matérias Primas Relacionadas A Metalurgia. Importação E Exportação. Prestação de Serviços. Comércio de Produtos Destinados A Agroindústria.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Máquinas e Equipamentos / Máq. e Equip. Industriais.
A Kepler Weber S/A tem fábricas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul.
Sua atuação se dá sobretudo no agronegócio, particularmente na etapa que vem depois das colheitas de grãos. Pra você ter uma ideia, nossa produção anual de grãos que ultrapassa 145 milhões de toneladas e, dessas, mais de 90 milhões passam por um ou mais produtos da Kepler Weber.
A companhia manufatura equipamentos pra armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis. Portanto, trata-se de uma empresa estratégica pra o setor de produção agrícola.
Portfólio:
- Silos metálicos
- Transportadores horizontais e verticais
- Secadores
- Máquinas de limpeza de grãos
- Sistemas de armazenagem
- Terminais portuários
- Instalações industriais
- Cervejarias e maltarias
O mercado da Kepler Weber é enorme e de grande potencial em volume, variedade e capacidade financeira:
- Trading companies
- Cooperativas
- Indústrias de beneficiamento/industrialização de alimentos
- Produtores de grãos de médio e de grande porte
Para esses clientes, diante das especificidades de seus negócios, são desenvolvidos projetos sob medida no sistema turn key.
A Kepler Weber (KEPL3) está há mais de 85 anos no mercado, sendo há mais de 40 anos exportadora e líder do setor na América do Sul.
Pode-se dizer também que a Kepler Weber S.A (KEPL3) se enquadra no setor metalomecânico. Sua tecnologia é genuinamente brasileira e um planejamento estratégico focado em seus colaboradores e acionistas, fornecedores, clientes e na comunidade, equilibrando o resultado econômico-financeiro ao desenvolvimento social e à preservação do meio ambiente.
Os avanços tecnológicos que Kepler Weber apresenta e com grandes investimentos, as suas unidades fabris têm capacidade pra processar 100 mil toneladas de aço por ano, marca que coloca a Companhia na vanguarda da área metal-mecânica, sendo também a primeira do setor a utilizar robôs em sua linha de montagem.
O que são as ações da Kepler Weber (KEPL3)?
Ações são o menor pedaço possível, a menor fração possível do capital social de uma empresa. Ao comprar ações, estou me tornando sócio da empresa. Quando lança ações no mercado, em um processo chamado IPO (Oferta Pública de Ações), a companhia está literalmente “se vendendo” ao mercado, pra captar recursos pra implantar planos de expansão e novos projetos. Ao mesmo tempo, divide os riscos dessa iniciativa com os investidores que devem estar cientes desses riscos. Os investidores, por outro lado, têm esperança de que os recursos captados sejam bem usados e eles possam ver suas ações valorizarem na medida que a companhia cresce de valor. Se tudo der certo, além disso acontecer, a companhia terá lucros maiores no futuro, que terão de ser divididos com os acionistas.
Porém o mercado está repleto de participantes que não estão interessados em serem sócios, querendo lucrar em prazos menores, comprando a um preço, na expectativa de que o preço suba, e vendendo quando atingir esse objetivo. Eles podem até fazer vendas descobertas, a fim de recomprar mais barato e lucrar com a queda do preço das ações. A eles chamamos de traders ou especuladores.
Histórico da empresa e de suas ações (KEPL3)
- 1925 – Em 12 de maio surge uma pequena ferraria, fundada pelos irmãos Otto Kepler e Adolfo Kepler Jr.
- 1928 – O pequeno empreendimento se transforma em indústria fabricando, entre outros produtos, prensas de banha, fumo e óleo vegetal, centrífugas de mel e carrocerias pra caminhões e ônibus.
- 1939 – Paulo Otto Weber é admitido como sócio, surgindo a “Kepler Irmãos & Weber”.
- 1961 – Entra em operação o primeiro secador pra cereais, fabricado pela Kepler Weber.
- 1963 – A empresa se transforma em sociedade anônima e passa a operar sob a denominação de Kepler Weber S.A. – Indústria, Comércio, Importação e Exportação.
- 1973 – É iniciada a era das exportações, com a venda dos primeiros equipamentos pra o Paraguai.
- 1975 – Marca a inauguração do novo Parque Fabril, em Panambi/RS.
- 1976 – Com o surgimento da KW Engenharia, tem início a elaboração de projetos, fabricação e montagem de equipamentos especiais, como maltarias, cervejarias, instalações industriais e portuárias, e de armazenagem e movimentação de cereais, de grande porte. Neste mesmo ano, é fabricada a primeira bateria de silos metálicos.
- 1980 – A Kepler Weber passa a produzir máquinas e instalações para fábricas de alimentos balanceados.
- 1981 – A empresa ganha novo impulso na área das exportações ao fundar sua trading própria, a GKS – Companhia de Comércio Exterior.
- 1988 – O lançamento de uma nova linha de silos metálicos, atingindo capacidades de até 13.000 toneladas revolucionou o mercado de armazenagem.
- 1996 – Em fevereiro de 1996, teve seu controle acionário adquirido por instituições de primeira linha do mercado financeiro e de investimentos da América Latina, como BB Banco de Investimentos S/A, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Instituto Aerus de Seguridade Social, SERPROS Fundo Multipatrocinado, Outros – Minoritário.
- 1997 – O Grupo Kepler Weber adquiriu a empresa Cepem – Centro de Engenharia e Montagem Ltda.
- 1999 – Em busca de novas e desafiadoras posições de mercado, o Grupo Kepler Weber passou por relevantes reestruturações, a partir de junho de 1999, quando adotou novos procedimentos de gestão e implantou modificações radicais na condução de seu negócio orientada pelos novos controladores.
- 2001 – Entram no mercado as Estruturas Metálicas para linhas de transmissão de energia elétrica e suportes para antenas de telecomunicações.
- 2002 – A Unidade de Galvanização é inaugurada junto ao Complexo Industrial da Fábrica 2, em Panambi.
- 2003 – Alteração da razão social do Cepem – Centro de Engenharia e Montagem Ltda. para Kepler Weber Inox Ltda., com o foco voltado para a produção de equipamentos destinados à pecuária leiteira (tanque de resfriamento e transporte de leite à granel, ordenhadeiras).
- 2004 – Em 19 de novembro de 2004, foi inaugurada a nova unidade industrial, localizada em Campo Grande, MS, tornando o Grupo Kepler Weber o maior produtor de sistemas completos de armazenagem de grãos do mundo, um marco na história da empresa, que vem crescendo junto com o Brasil, transformando e consolidando resultados. Em dezembro do mesmo ano foi criada a Kepler Weber Automação e Instalações Elétricas Ltda., com o objetivo de fabricar e comercializar equipamentos eletrônicos e elétricos e desenvolvimento de sistemas de automação industrial.
- 2010 – Em 28 de outubro de 2010, foi aprovada a incorporação da Kepler Weber Inox Ltda. pela Kepler Weber Industrial S.A., ambas controladas da Kepler Weber S.A.. A Incorporação foi aprovada no contexto de reduzir custos e simplificar o encerramento das atividades da KW Inox Ltda.
2. AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Kepler Weber são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações, a exemplo de outras ações da bolsa de valores, acontecem em ambiente eletrônico. O pit onde aconteciam as negociações antigamente, debaixo de muita gritaria, com negócios e registros sob responsabilidade humana não passa agora de um ponto de visitação, turismo e curiosidade.
A acessibilidade que isso trouxe colocou os investidores e traders iniciantes em certo pé de igualdade na hora de negociar com os grandes players institucionais. Porém, muitos novatos e alguns experientes ignoram as diferenças tecnológicas, de recursos humanos e tecnológicas que colocam esses participantes de grande porte a frente de todos.
É recomendável que traders e investidores de varejo usem ferramentas que permitam colocar esses participantes, os institucionais, a seu lado, evitando ir contra os movimentos que eles tentam, muitas vezes com sucesso, causar no preço através do controle do volume.
Para tanto, recomendamos conhecer o Raio X Preditivo.
Quais ações a Kepler Weber possui?
As ações da Kepler Weber são ordinárias, isto é, aquelas que dão direito a voto nas assembleias e que também têm direito a receber dividendos e outros proventos, embora sem preferência nisso diante de ações preferenciais. Porém a Kepler Weber não tem ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Kepler Weber
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, também chamados de ticker.
O ticker das ações da Kepler Weber é KEPL3.
As ações da Kepler Weber (KEPL3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Kepler Weber são negociadas somente na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e em nenhuma bolsa estrangeira.
As ações brasileiras podem ser negociadas em bolsas do exterior através, por exemplo, de programas de recibos.
Os mais famosos são as ADR (American Depositary Receipts), que são negociadas nas bolsas dos Estados Unidos. A ADR são negociadas como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas por uma empresa do setor financeiro responsável por isso.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas são os seguintes:
Nome | %ON – KEPL3 |
Caixa de Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil | 17,48 |
Bb Banco de Investimentos | 17,45 |
Fernando Francisco Brochado Heller | 14,52 |
Banclass Fundo de Investimento de Ações | 9,94 |
Tarpon Gestora de Recursos S.A. | 15,00 |
Outros | 25,61 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Kepler Weber (KEPL3). Duas delas são as mais conhecidas:
Trade com ações da Kepler Weber (KEPL3)
Aquele que escolhe ser trader não está interessado em ser sócio, investidor ou acionista da empresa. Se pegar dividendos, vai ser mera coincidência com a data em que ele resolveu estar comprado naquela ação.
Como age o trader:
- Através da análise técnica, entende que o preço vai subir: então ele compra ações e vende, com lucro, quando chegarem a certo objetivo mais caro. Se as ações caírem, porém, ele terá prejuízo.
- Através de suas análises no gráfico, o trader interpreta que os preços das ações vão cair. Nesse caso, ele alugará ações de um investidor, venderá e, quando estiverem mais baratas, recomprará. Devolverá as ações, pagará o aluguel e ficará com a diferença entre os dois preços como seu lucro. Se as ações subirem de preço, ficará no prejuízo. Esse tipo de operação é conhecido como venda a descoberto e, embora possa parecer estranha para os iniciantes, é bem comum e fácil de ser executada através do intermédio da corretora de valores.
Os trades também podem ser divididos de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: duram alguns dias.
- Position trade: duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Kepler Weber (KEPL3)
Claro, há aqueles que por algum motivo – geralmente através da Análise Fundamentalista – decidem investir no longo prazo em ações da Kepler Weber (KEPL3). Esses vão se posicionar na ideia de acumular cada vez mais ações dessa companhia.
Não importa se a cotação caiu ou subiu, vão comprar sempre que possível. Inclusive, se o preço caiu, eles vão comprar ainda mais ações, pois estão “baratas” em sua análise: afinal, o valor da empresa não mudou apenas porque houve um volume de ofertas maior.
Além de acreditar que o valor de seu patrimônio em ações, no longo prazo, irá aumentar naturalmente, não só pela compra constante de ações e pela sua valorização, esse tipo de participante do mercado está apostando no pagamento de dividendos.
Dividendos são a parte dos lucros líquidos de determinado exercício que são divididos com os acionistas. Geralmente, são 25% dos lucros líquidos, mas esse valor depende do que está escrito no estatuto social da companhia.
Quanto mais ações eu tenho mais dividendos recebo. O investidor costuma usar os dividendos para comprar mais ações, que, então, rendem mais dividendos, que permitirão comprar mais ações e assim por diante, numa progressão geométrica, como nos juros compostos ou juros sobre juros.
Para essa estratégia funcionar, porém, é preciso que a companhia pague dividendos constantes, sem falhar, e que os dividendos representem um valor razoável frente ao valor total da ação (vemos isso verificando o dividend yield, largamente divulgado por todas as companhias).
Vejamos como têm sido os dividendos das ações da Kepler Weber (KEPL3) nos últimos 10 anos:
Ação | Provento | Aprovação | Data-com | Cotação | Valor | Yield |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 27/04/2016 | 27/04/2016 | 14,7 | 0,1 | 0,7 |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 23/04/2015 | 23/04/2015 | 31,87 | 1,36 | 4,27 |
ON – KEPL3 | JRS CAP PROPRIO | 24/10/2014 | 24/10/2014 | 43,11 | 0,48 | 1,12 |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 25/04/2014 | 25/04/2014 | 37,49 | 0,5 | 1,32 |
ON – KEPL3 | JRS CAP PROPRIO | 11/10/2013 | 12/11/2013 | 30,56 | 0,41 | 1,34 |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 24/04/2013 | 24/04/2013 | 13,46 | 0,3 | 2,23 |
ON – KEPL3 | JRS CAP PROPRIO | 29/10/2012 | 29/10/2012 | 10,47 | 0,21 | 2,01 |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 05/04/2005 | 05/04/2005 | 9,45 | 0,01 | 0,1 |
ON – KEPL3 | DIVIDENDO | 05/04/2005 | 05/04/2005 | 9,45 | 0,01 | 0,07 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em 2018, a Kepler Weber (KEPL3) teve lucro líquido de R$ 8,3 milhões. Parece pouco, mas isso foi um bom sinal. Afinal, em 2017, houve um prejuízo líquido de R$ 34,3 milhões. Naquele ano, a margem líquida atingiu 1,4% e a receita líquida chegou a R$ 576,3 milhões, apenas 0,4% inferior a 2017. O Ebitda foi de R$ 48,4 milhões, em 2018, bem superiores aos R$ 12,7 milhões negativos de 2017. Margem de 8,4% em 2018.
No informativo divulgado pela Kepler Weber (KEPL3), a companhia vem implantando “rigoroso controle de despesas, pela otimização e redução de custos e pelo reposicionamento de preços pela companhia”.
A companhia vem desenvolvendo algumas atividades estratégicas:
- Movimentação de Granéis Sólidos (MGS): foco em granéis vegetais e fertilizantes.
- Reposição e Serviços (R&S): maior rede de cobertura para 4 centros de distribuição regionais, facilitando o acesso dos clientes às peças de reposição, com a agilidade necessária durante a safra.
- Exportação: estratégia de aproximação dos clientes, por meio de uma base em Bogotá, cobrindo a Colômbia e países vizinhos.
- Mercado Interno: demonstrar aos produtores a importância da armazenagem como estratégia para aumentar a rentabilidade do seu negócio, ampliando a demanda por novas unidades armazenadoras.
Todas as empresas da bolsa de valores, de fato, fazem questão de demonstrar aos acionistas e aos investidores que estão tomando providências para ampliar e melhorar gestão, produtos, serviços e abrangência de mercado. A ideia é comunicar: amigos, no médio e no longo prazo, iremos crescer.
De fato, a avaliação de se isso vai acontecer ou não passa por muitos outros fatores e, eventualmente, um investidor pode resolver apostar em uma empresa para o longo prazo.
Se os critérios foram acertados – e isso não é fácil -, depois de 20 anos talvez ele já esteja colhendo os frutos, em termos de valorização e dividendos.
Porém, vemos com cautela a permanência no longo prazo, pois muitas coisas acontecem em dez ou vinte anos. Inclusive empresas consideradas imbatíveis podem ir à banca rota. Não só isso, haverá momentos em que, num mercado em crise sistêmica, o investidor veja seu capital em ações reduzido à metade.
Na nossa opinião, isso é necessário. Com um método adequado, é possível detectar com maior precisão os ciclos de alta e de baixa na bolsa de valores através do comportamento do volume que, por sua vez, é controlado pelos investidores institucionais. Assim, o participante da bolsa poderá entrar comprando ações de boas empresas apenas nos momentos em que os big players já as estão acumulando. E se desfazer delas ou mesmo fazer operações vendidas quando eles já estiverem distribuindo essas ações numa fase final de alta.
Para ter esse tipo de leitura e postura, recomendamos conhecer a metodologia Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Quando negociamos ações, sempre teremos taxas. Conheça algumas delas:
- Taxa de custódia: a taxa de custódia está sendo abandonada pelas corretoras. Era a que era cobrada para manter as ações que você comprou em sua carteira.
- Taxa de corretagem: a taxa de corretagem é a taxa cobrada para a execução de ordens. Sua ordem de compra foi executada? Taxa de corretagem. Sua ordem de venda foi executada? Taxa de corretagem. Varia de corretora para corretora, de ativo para ativo, do valor financeiro envolvido, em alguns casos, e até se você comprou um pacote pré-pago de taxa de corretagem.
- Taxas da bolsa: emolumentos, registro, liquidação, negociação. As taxas da bolsa envolvem tudo isso e, para pessoas físicas, é uma incidência de pouco mais de 0,03% sobre o valor envolvido. Incide na compra e incide na venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é pago pela corretora à Prefeitura de São Paulo (onde, fisicamente, está a bolsa de valores). Incide em 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: o imposto de renda só acontece se tiver lucro. Então, embora não faça muito sentido em princípio, é bom que você pague muito imposto de renda. É sinal de que está ganhando muito dinheiro. É de 20% sobre o lucro nas operações de day trade e de 15% nas outras operações. Dá para descontar os prejuízos de meses anteriores. Nas operações que não são de day trade (que duram mais de um pregão), nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil há isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica. A Nova Análise Técnica considera o volume como o combustível do mercado. Como causa dos movimentos de preço, o volume, bem como o fluxo de ordens, permite prever com maior probabilidade de acerto os movimentos em que os ganhos são potencializados em termos de contundência e em termos de permanência na operação. A leitura do Raio X Preditivo também permite saídas mais ágeis e acertadas das negociações, uma vez que fica mais fácil saber quando nos posicionamos na contramão do mercado.
O Raio X Preditivo tem conceitos, técnicas e ferramentas (indicadores Sato’s) especializados na leitura do volume. Praticando e usando esse arsenal, o trader consegue saber onde os grandes investidores institucionais estão se posicionando. São esses participantes aqueles capazes de mover o mercado através dos grandes volumes e recursos financeiros e tecnológicos de que dispõe. Colocando-os como aliados, as chances de sucesso nos trades é muito maior.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA KEPLER WEBER (KEPL3)?
Antes de mais nada, se quer comprar, vender, negociar ações da Kepler Weber (KEPL3) ou qualquer outra ação do mercado, faça um curso sobre bolsa de valores e sobre trade, sem se deixar levar pela empolgação ou uma eventual “euforia de manada”.
Só então, abra conta em uma corretora e transfira o dinheiro para operar: isso é sim é bem fácil. Pode ser feito até pelo celular e, salvo exceções, em questão de uma hora sua conta já está operacional.
9. CONCLUSÃO
A Kepler Weber (KEPL3, na bolsa de valores, teve sua época de ouro, quando suas ações custavam R$ 570, em 2004. Claro, esse valor se desconsiderarmos o grupamento de 50 pra 1 que aconteceu em 2012. Ela atingiu um fundo em setembro de 2018 e, nos últimos meses, vem consistentemente se recuperando, numa balada que sugere mais constância do que um rompante especulativo.
Faz todo sentido, afinal, a Kepler Weber é uma empresa densamente envolvida com o agronegócio. Se o agronegócio cresce, cresce também a Kepler Weber. Nesse sentido, há toda a possibilidade de a empresa recuperar ao longo dos anos seu posto de rainha das soluções em armazenamento e processamento de produtos desse setor.
Porém, antes de isso acontecer, se acontecer, muita coisa pode ocorrer na bolsa de valores: crises, especulações massivas dos grandes investidores institucionais e muito mais.
Não há motivo para comprometer sequer parte de seu dinheiro em momentos que podem ser não tão favoráveis.
Por isso, recomendamos uma leitura preditiva através do volume e do fluxo de ordens dos big players para encontrar posições favoráveis para entrar comprando ou mesmo vendendo.
- Não comprometa todo o seu dinheiro na renda variável: será mais fácil tomar decisões e lidar com eventuais perdas, tomando decisões sem emocionalidade.
- Considere pontos estratégicos de entrada e saída.
- Para isso, use uma metodologia de leitura do mercado; recomendamos o Raio X Preditivo.
Eu não conhecia o histórico de empresa. E fora de sério. Parábens ao grupo…