As ações da JSL (JSLG3) vão cair ou vão subir? Conheça a empresa e aprenda um método que vai parecer adivinhação. Mas não é: é entendimento de como o mercado funciona
As ações da JSL (JSLG3) é daquelas que fazem a economia andar. Literalmente. Trata-se de uma empresa de transporte, a maior do setor rodoviário. Também atua no transporte de pessoas. Será que em uma situação como a atual, ela tem condições de desempenhar bem tanto no curto como no longo prazo?
No atual contexto, é uma boa ideia investir em ações da JSL (JSLG3)? Ou seria uma ação só para trades (curto prazo)?
As ações da JSL (JSLG3), a fim de responder essa pergunta, são o tema deste artigo. Mas adianto que a principal informação que temos aqui é a metodologia que usamos para detectar a atuação institucional (big players) através do grande volume de negócios que eles movimentam. Dessa forma, podemos nos posicionar com mais assertividade.
- O que é a JSL e suas ações (JSLG3)?
- Ações da JSL (JSLG3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da JSL (JSLG3)?
- Formas de ganhar em ações da JSL (JSLG3)?
- Investir ou não investir em ações da JSL (JSLG3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da JSL (JSLG3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da JSL (JSLG3)?
- Conclusão
A JSL tem 207.735.316 de ações ordinárias JSLG3 e, destas, 57.018.636 (27,60%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A JSL E SUAS AÇÕES (JSLG3)?
Segundo a página das ações da JSL (JSLG3) no site da B3, a bolsa brasileira, a companhia assim se classifica:
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Rodoviário
JSL (JSLG3) é um grupo brasileiro de empresas relacionadas aos transportes e logística, com sede na cidade de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo.
Fundada em 1956 pelo empresário português Julio Simões, como toda empresa desse tipo começou pequena.
No início, Simões fazia o transporte de produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, para o Rio de Janeiro.
E só depois começou com as “cargas pesadas”, especializando-se neste segmento.
Hoje, tem os seguintes ramos de atuação, entre outros:
- Transportes de cargas gerais
- Logística e cadeia de suprimentos
- Aluguel e gestão de frota (adquiriu a empresa de locação de veículos Movida por 65 milhões de reais em 2013)
A partir daqui, porém, tenha em mente que desde meados de julho a controladora de todas as empresas abaixo descritas é a Simpar (anteriormente apenas controladora acionária da JSL). A JSL era a holding, mas passou, assim, a ser subsidiária da Simpar. No entanto, achamos saudável colocar as empresas “irmãs” da companhia para que você tenha uma noção do ambiente em que ela se insere. A Movida, uma das empresas agora “irmãs”, ela mesma, tem suas próprias ações negociadas na bolsa independentemente.
Possivelmente, com a Simpar no comando de todas, a organização faz mais sentido até.
Atualmente é a maior empresa de transporte rodoviário do Brasil e possui varias filiais espalhadas pelo país. Com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do Brasil e líder em seu segmento de atuação, a empresa opera em todo o território brasileiro e em três países do Mercosul (Argentina, Chile e Uruguai).
Uma de suas estratégias, no momento, é o aumento da frota para suprir a demanda, sobretudo de São Paulo.
- 230 filiais no Brasil e no Mercosul
- 24 mil empregados
- 130 mil ativos operacionais (incluindo 2.317 caminhões)
- 120 lojas para comercialização de ativos leves e pesados.
O consumo de combustíveis chega a quase 10 milhões de litros por mês.
Em 2013 adquiriu a Trans Rio Sergipe em Aracaju-SE, concessionária Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Sua subsidiária CS Brasil opera linhas municipais em Mogi das Cruzes e Guararema na Região Metropolitana de São Paulo, em São José dos Campos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e em Sorocaba na Região Metropolitana de Sorocaba.
Entre 2006 e 2016 operou o transporte de passageiros entre os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Santa Isabel, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guarulhos e São Paulo.
Até final de 2018, foi responsável pelo transporte municipal de Itaquaquecetuba. Desistiu da operação estrategicamente, que foi vendida para a mineira Expresso Planalto, do grupo CSC.
Em 2018, ainda, concluiu a reorganização das unidades de negócios existentes em empresas independentes, através das quais atua em setores de grande potencial de crescimento:
- JSL Logística: líder em serviços de logística rodoviária, atua no atendimento a diversos setores da economia, como papel e celulose, automotivo, alimentício, siderurgia, bens de consumo, energia elétrica, químico e mineração. Hoje, atua nas linhas de negócios de transporte rodoviário de cargas e logística dedicada de cargas rodoviárias; logística de commodities; distribuição urbana; logística interna; serviços de armazenagem; e fretamento (transporte de pessoa para empresas)
- CS Brasil: serviços a órgãos públicos e empresas de capital público e misto, com o objetivo de especializar e otimizar os serviços nesse segmento. . Líder neste setor no Brasil, com um posicionamento único através da maior rede de concessionárias de caminhões Volkswagen/MAN do país, contando com 14 unidades, além de 15 concessionárias Valtra e 11 lojas de seminovos.
- Vamos: centraliza todas as atividades de locação de longo prazo e comercialização de caminhões, máquinas e equipamentos (sem operador/motorista) da JSL, que já atuava nesse negócio há mais de 20 anos
- Movida: empresa de locação de veículos para pessoas físicas e jurídicas. Finalizou o ano de 2018 com 186 lojas de atendimento para aluguel de veículos, 64 lojas de seminovos e 92.875 carros.
- Original Concessionária: possui uma rede de 15 concessionárias autorizadas que comercializam veículos leves, novos e usados, das marcas Volkswagen, Fiat e Ford.
- BBC Leasing: o BBC é o braço financeiro do grupo. Com a missão de contribuir para a melhoria da jornada do cliente, oferece soluções, produtos e serviços financeiros. Conta hoje com o BBC Leasing, que impulsiona, por meio de operações de arrendamento mercantil, a comercialização dos seminovos leves e pesados do Grupo JSL; e com o BBC Digital, uma plataforma digital de serviços financeiros estabelecida com base em nossa expertise em transportes e mobilidade. Estruturado como novo negócio em 2019, o BBC Digital nasce para transformar a relação entre os motoristas e o setor financeiro, atendendo suas necessidades e oferecendo em um único lugar suporte e mobilidade para que sigam seu caminho com tranquilidade
Suas linhas de negócio:
- Serviços Dedicados à Cadeia de Suprimentos
- Gestão e Terceirização de Frotas e Equipamentos
- Transporte de Passageiros
- Transporte de Cargas Gerais
O que são as ações da JSL (JSLG3)?
As ações de uma companhia nada mais são do que a menor fração possível de seu capital social.
Em palavras bem simples: uma ação é um pedacinho da empresa.
Mas por que as empresas vendem “pedacinhos” no mercado?
Por alguma razão uma companhia pode detectar uma chance de expandir seus negócios. Depois de um processo elaborado, a companhia chega ao dia da IPO (Oferta Pública de Ações). Nesse dia, ela coloca suas ações a disposição do mercado e investidores de todos os portes passam a adquirir esses ativos.
Com a venda de parte dos ativos ao mercado, a companhia capta recursos para seus projetos.
Os investidores, ao comprar as ações, estão aceitando dividir com a empresa os riscos do negócio. Se os recursos captados forem bem utilizados, a empresa irá crescer, se tornar mais saudável, forte, poderosa e atuante. Assim, ela passa a valer mais.
Como cada ação equivale a um “pedaço” fixo do valor da empresa, se a empresa valoriza, as ações tendem a valorizar proporcionalmente.
Se a empresa for lucrativa, os lucros – geralmente 25% deles – deve ser dividido entre os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Assim, periodicamente, os investidores veem os dividendos “pingarem” em suas contas.
Histórico da empresa e de suas ações (JSLG3)
- 1950 – Compra do primeiro caminhão de Júlio Simões, que se dedica ao transporte de hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes (SP) ao Rio de Janeiro (RJ)
- 1956 – Início da aliana com a Suzano Papel e Celulose
- 1958 – Empresa alcança frota de 5 veículos
- 1962 – Instalação da sede em Mogi das Cruzes
- 1964 – Abertura da filial da Transportadora Julio Simões Ltda em Santos (SP
- 1970 – Aquisição da Transcofer, especializada em carga pesada e no segmento siderúrgico
- 1972 – Construção do atual endereço principal do grupo, na avenida Saraiva, em Mogi das Cruzes, frota supera a marca dos 40 veículos
- 1980 – Início do serviço de locação de veículos leves e fretamento para transporte de colaboradores
- 1982 – Estabelecimento da parceria com grande cliente do setor siderúrgico
- 1993 – Início do serviço de transporte coletivo intermunicipal de passageiros na cidade de Itaquaquecetuba
- 1995 – Início da comercialização de veículos com a compra da Original (marca Volkswagen)
- 1998 – Primeiro contrato de terceirização de frota em limpeza urbana, com quase 100 caminhões compactadores oferecidos à prefeitura do Rio de Janeiro
- 1999 – Compra da Transcel
- 2008 – Compra da Lubiani Logística
- 2009 – Criação da CS Brasil (Companhia de Serviços), que consolida operações para o setor público em gestão de terceirização de frota, limpeza urbana e transporte coletivo. Estruturação da Júlio Simões Logística SA, uma sociedade por ações
- 2010 – JSL abre seu capital no Novo Mercado, segmento mais exigente da bolsa de valores brasileira
- 2012 – Início das operações da MAN-RJ e incorporação da SIMPAR Concessionárias
- 2013 – Compra a Movida
- 2014 – Início das operações da JSL Leasing Companhia se torna signatária do Pacto Global das Nações Unidas. Ingresso no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3
- 2015 – Início das operações da Movida Seminovos. Criação da Vamos, que centraliza todas as atividades de locação de longo prazo e comercialização de caminhões, máquinas e equipamentos (sem operador)
- 2016 – Celebração dos 60 anos da JSL. Aquisição da Quick Logística. Início do processo de abertura de capital da Movida.
- 2017 – Movida abre seu capital e capta R$ 600 milhões no IPO. Aquisição do grupo Borgato.
- 2018 – Conclusão da reorganização das empresas do grupo: Conquista de lucro líquido recorde de R$ 189 milhões.
- 2019 – Lucro Líquido Recorde de R$ 319 milhões. JSL Leasing passa a ser denominada BBC Leasing. Criação da BBC Digital.
2. AÇÕES DA JSL (JSLG3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da JSL (JSLG3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Todas as negociações, desde 2009, acontecem em ambiente eletrônico, a Plataforma Unificada Multiativos (PUMA), que permite negociações seguras, rápidas e acessíveis. De sua casa, com um computador conectado à internet ou mesmo um celular, tendo uma conta em uma corretora de valores, você pode negociar ações da JSL (JSLG3).
Mas, antes de entrar na bolsa, precisamos estar cientes de seu funcionamento e de como o controle do volume de negócios por conta de alguns participantes, pode influenciar os resultados dos menos experientes.
Nós, que não temos esse poderio, precisamos compreender a atuação desses participantes. Precisamos entender como eles lidam com o problema da liquidez – não é fácil comprar milhões de ações sem interferir no custo dessa operação – e como deixam pistas de sua atuação através dos gigantescos volumes que negociam e tentam ocultar através de algumas estratégias.
Uma das melhores formas de se fazer isso é usar a metodologia Raio X Preditivo, sobre a qual falaremos abaixo.
Quais ações a JSL possui?
A JSL possui apenas ações ordinárias. Não possui ações preferenciais.
As ações ordinárias da JSL têm as seguintes características:
- Direito de voto nas assembleias gerais de acionistas, sendo que cada ação da JSL corresponderá a um voto;
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- Direito de alienar as ações da Companhia, nas mesmas condições asseguradas aos acionistas controladores, no caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do seu controle, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas (tag along);
- Direito de alienar as ações da JSL em oferta pública a ser realizada pelos acionistas controladores, em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem das ações da Companhia no Novo Mercado, pelo seu valor econômico, apurado mediante laudo de avaliação elaborado por empresa especializada e independente; e
- Direito ao recebimento integral de dividendos e demais distribuições pertinentes às ações da JSL e todos os demais benefícios conferidos aos titulares das ações da Companhia.
Qual são os códigos das ações da JSL
O código de negociação das ações da JSL é JSLG3. O dígito 3 indica que se trata de uma ação ordinária.
As ações da JSL (JSLG3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da JSL (JSLG3), até o momento, não são negociadas em nenhuma bolsa de valores estrangeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA JSL (JSLG3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da JSL (JSLG3) são os seguintes:
Nome | %ON JSLG3 | %PN | %Total |
Simpar S.A. | 55,09 | 0,00 | 55,09 |
Jussara Elaine Simões | 2,24 | 0,00 | 2,24 |
Fernando Antonio Simões | 8,67 | 0,00 | 8,67 |
Solange Maria Simões Reis | 1,99 | 0,00 | 1,99 |
Marita Simões | 2,18 | 0,00 | 2,18 |
Outros | 29,41 | 0,00 | 29,41 |
Ações Tesouraria | 0,42 | 0,00 | 0,42 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA JSL (JSLG3)?
Trade com ações da JSL (JSLG3)
O trade é a compra de ações – da JSL (JSLG3) ou outras – já com a intenção de, em uma ocasião, de vendê-las com lucro, mais caras, depois de um tempo mais ou menos curto.
Se achamos que vão cair de valor, podemos alugá-las, vender esses papeis alugados e, tão logo eles estejam mais baratos, comprá-los de volta.
O nome desse tipo de operação é venda a descoberto.
Os trades podem ser:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da JSL (JSLG3)
Os lucros das companhias são divididos com acionistas através dos dividendos (ou ainda através dos juros sobre capital próprio). As companhias listadas na bolsa devem dividir pelo menos 25% dos lucros com os investidores.
Investidores são aqueles que imaginam que as ações de uma companhia vão valorizar ao longo dos anos e até mesmo das décadas.
Os dividendos são pagos por ação. Quanto mais ações tenho, mais dividendos recebo. Por isso, muitos investidores compram mais ações com os dividendos que recebem: para receber mais dividendos.
Pra conseguir ter esse efeito, o investidor deve comprar ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos: existem aquelas que, por não estarem conseguindo lucrar, simplesmente não pagam.
Além disso, o dividend yield deve ser satisfatório. Esse indicador mostra em porcentagem quanto o dividendo vale em relação ao preço da ação.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 30/04/2020 | 30/04/2020 | 14/05/2020 | 0,06 | 0,3% |
Juros Sobre Capital Próprio | 20/12/2019 | 03/01/2020 | 10/02/2020 | 0,19 | 0,64% |
Juros Sobre Capital Próprio | 21/12/2018 | 28/12/2018 | 13/05/2019 | 0,15 | 2,22% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA JSL (JSLG3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Não importa se:
- Você prefere o longo prazo e olha os fundamentos da empresa
- Você prefere operações de curto prazo (trade) e olha o gráfico das ações
Se você não analisar o volume de negociações, detectando o posicionamento dos big players, você não saberá o momento certo de comprar ou mesmo de vender as ações. É inegável a influência dessas posições sobre o preço das ações e lutar contra participantes fortes como esses é arriscado.
Por um lado, sabemos que:
- Eles defenderão suas enormes posições compradas com mais compras se o preço voltar a cair até elas e as posições vendidas, com mais vendas, se o preço subir até elas
- Se o preço ultrapassar essas regiões, encerrarão as posições compradas com vendas, aumentando a oferta e acelerando a queda e encerrarão posições vendidas com compras, aumentando a demanda e acelerando a alta
Esse é apenas um dos aspectos das possibilidades de se encarar a bolsa através do volume. Tem muito mais que isso.
Pra saber como o investidores institucionais estão atuando, recomendamos o uso da metodologia do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA JSL (JSLG3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Custos da corretora: taxa de custódia e taxa de corretagem. A taxa de custódia está caindo em desuso devido à concorrência e outros fatores. A taxa de corretagem se refere a execução das ordens. É um pequeno valor referente ao tipo de ativo negociado, ao volume (de ativos ou financeiro). O valor varia entre as corretoras. O investidor pode comprar um plano pré-pago se fizer muitos negócios por mês
- Custos da bolsa: os emolumentos, que envolvem registro e negociação, incidem sobre o valor financeiro de cada operação de compra ou venda e equivalem a pouco mais de 0,03% sobre esse valor, para pessoas físicas. Atualmente, a bolsa também cobra uma taxa de 0,12% sobre os dividendos de carteiras de ações superiores a R$ 20 mil
- Imposto sobre serviços: o ISS incide sobre a taxa de corretagem em 5%
- O Imposto de renda é diferente para o day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia) e para as outras operações. Para o day trade, a incidência é de uma alíquota de 20% sobre o lucro e, a cada mês, podemos descontar os prejuízos dos meses anteriores. Calculamos os 20% sobre o saldo. Nas outras operações, a alíquota é de 15% sobre o lucro. Há isenção nos meses em que as vendas não foram iguais ou superiores a R$ 20 mil. Veja nosso artigo sobre o Imposto de Renda em Operações da Bolsa de Valores: clique aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA JSL (JSLG3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de negócios como a informação mais importante para a tomada de decisões de compra e venda de ações.
O volume é o combustível do mercado. Se não há demanda, o preço não sobe. Se não há oferta, o preço não cai. Como os responsáveis por 80% do volume de negócios, estimativamente, são os big players institucionais, também consideramos o Raio X Preditivo como o estudo do comportamento dos institucionais.
O volume é a causa do movimento do preço. O preço, por sua vez, é mero efeito. Se entendemos o volume, nos antecipamos aos efeitos mais prováveis, tirando proveito deles em operações rápidas, com baixo risco e alto potencial de lucro.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA JSL (JSLG3)?
- A bolsa de valores é extremamente competitiva. Não é espaço para amadorismo. Você precisa ter um mínimo de conhecimento. De outra forma terá prejuízo. Faça um bom curso
- Abra sua conta na corretora
- Treine na conta demo (é grátis). Claro que, por não usar dinheiro de verdade, fica mais fácil, mas sem sucesso na conta demo, não devemos esperar que teremos resultados na conta real
- Depois de treinar bastante, comece a atuar no mercado real, comprando e vendendo ações da JSL (JSLG3) e de outras empresas da bolsa de valores
9. CONCLUSÃO
Poucas empresas de transporte são como a JSL e, além disso, ela é a líder no seu segmento. Em um país que tem seu transporte de mercadorias e pessoas sendo feito majoritariamente por vias rodoviárias, mesmo em tempos de crise, isso coloca a companhia em vantagem. Resta saber se no longo e longuíssimo prazo a empresa saberá continuar a capitalização dessa vantagem para continuar a crescer a continuar a expandir o seu negócio em termos de serviços disponíveis e em termos de atendimento geográfico. Independentemente de sua opinião, é fundamental saber principalmente o que pensam os grandes investidores institucionais. Eles estão comprando? Estão vendendo? Já estão posicionados? Para saber isso, você precisa saber ler o volume de negociações ao longo do tempo e em cada faixa de preço adequadamente. Para conseguir fazer isso, você deve contar com uma metodologia como o Raio X Preditivo.