As ações da JHSF Participações (JHSF3) são para comprar ou para vender? Pare de tentar adivinhar e descubra um método que conta pra você o que os investidores que mandam no mercado estão fazendo
As ações da JHSF Participações (JHSF3) é uma empresa que se define como uma companhia voltada a atender ao público de alta renda, particularmente no que diz respeito a shoppings, hotéis, aeroportos e mesmo restaurantes (ela é a dona do famoso Fasano). Basicamente, no setor imobiliário.
Antes de responder à pergunta a seguir, considere o seguinte: o Brasil enfrenta a crise do novo coronavírus. Vêm muitos desdobramentos por aí, uma possível recessão, por exemplo. Seria inteligente ou mesmo prudente investir em ações da JHSF Participações, levando-se em conta tudo isso? E negociar?
Não são perguntas simples de responder.
As ações da JHSF Participações (JHSF3), por isso, são o tema deste artigo. Mas, acima de tudo, o tema deste artigo é a nossa metodologia para determinar a atuação dos investidores institucionais (big players), de maneira a acompanhar esses participantes que determinam a flutuação do preço através do volume de compra e venda de ativos.
- O que é a JHSF Participações e suas ações (JHSF3)?
- Ações da JHSF Participações (JHSF3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da JHSF Participações (JHSF3)?
- Formas de ganhar em ações da JHSF Participações (JHSF3)?
- Investir ou não investir em ações da JHSF Participações (JHSF3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da JHSF Participações (JHSF3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da JHSF Participações (JHSF3)?
- Conclusão
A JHSF Participações tem 641.241.829 de ações ordinárias JHSF3 e, destas, 251.282.664 (39,19%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A JHSF PARTICIPAÇÕES E SUAS AÇÕES (JHSF3)?
Segundo a página das ações da JHSF (JHSF3) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa brasileira, a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: Empresa Que Investe No Brasil em Negócios Voltados A Atender O Público de Alta Renda. Focada No Desenvolvimento E Administração de Projetos de Shopping Centers. Hotéis E E Restaurantes E Incorporação.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações
Os negócios da JHSF são bastante diversificados, mas a empresa define que eles têm algo em comum: o público que tem dinheiro. Não deixa de ser uma vocação e uma estratégia interessante para o mundo dos negócios. Afinal, tudo o que uma empresa quer é um público que tenha dinheiro, de preferência muito, para pagar por seus produtos e serviços.
Segundo a companhia, a JHSF é líder no setor imobiliário de alta renda no Brasil. Atua em:
- Mercados de incorporações residenciais e comerciais
- Desenvolvimento e administração de shopping centers
- Hotéis de alto padrão
- Aeroporto executivo internacional.
A JHSF (JHSF3) foi fundada em 1972, tem suas ações negociadas na bolsa brasileira desde 2007 e consolidou sua atuação em capitais como São Paulo, Salvador, e Manaus.
A empresa é composta por quatro unidades de negócios:
- Shoppings
- Incorporações
- Hotéis & Restaurantes Fasano
- Aeroporto Executivo
A JHSF (JHSF3) vem seguindo uma tendência do exterior: redirecionou o foco de seus negócios para a área de renda recorrente.
Nos últimos anos, a holding priorizou a implantação de projetos que têm como característica o desenvolvimento e administração de shopping centers, hotéis de alto padrão e o Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, composto na primeira fase pelo Aeroporto Executivo Catarina e o Catarina Fashion Outllet.
Suas principais marcas:
- JHSF
- Fazenda Boa Vista
- Shopping Cidade Jardim
- Catarina Fashion Outlet
- Fasano
Mercado de luxo, portanto.
Vamos dar uma olhada em cada uma das áreas de atuação isoladamente:
Incorporação
A JHSF (JHSF3) atua em todas as etapas do processo de incorporação imobiliária:
- Avaliação de oportunidades de negócios
- Aquisição de terrenos
- Desenvolvimento do projeto
- Execução das obras
- Obtenção de licenças, alvarás e aprovações governamentais
- Marketing, vendas e administração
A maioria dos projetos desse segmento foi desenvolvida em São Paulo e em suas proximidades.
Renda Recorrente
A JHSF (JHSF3) é desenvolvedora e operadora de shopping centers desde 1999 e foca os projetos em nichos:
- Unidade de negócios Shoppings: que consolida as operações de shopping centers, serviços para shoppings (administração, estacionamentos e fornecimento de energia e telecomunicações);
- Cidade Jardim Fashion (e-commerce)
- Varejo: operação de marcas internacionais de alto luxo.
A JHSF (JHSF3) conta com o lançamento de novo modelo de centro comercial, Cidade Jardim Shops, no bairro Jardins, São Paulo, com cerca de 6.500 m² de ABL total.
Adicionalmente, a companhia trabalha em um novo projeto na Avenida Faria Lima, no bairro do Itaim em São Paulo, com cerca de 15.500 m² de ABL.
Hotéis e Restaurantes
Operação de hotéis e restaurantes administrados sob a bandeira “Fasano”.
São 7 hotéis em operação (São Paulo, Rio de Janeiro, Fazenda Boa Vista, Punta del Este, Angra dos Reis, Belo Horizonte e Salvador), além de 27 restaurantes e bares em 7 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Angra dos Reis, Punta del Este, Belo Horizonte e Salvador).
O potencial de crescimento dessa divisão, no curto prazo, pode vir de 3 novos hotéis no Brasil (Trancoso e São Paulo, Itaim e Cidade Jardim), onde também desenvolve atividades de novos restaurantes.
No médio e longo prazo, tem intenção de expandir as operações para Estados Unidos e Europa.
Aliás, já estão nos EUA: lançou em Nova Iorque o Fasano Fifth Avenue, empreendimento inédito com apartamentos privados Private Residences e Club Residences (multi-propriedade), e o Restaurante Fasano New York na Park Avenue.
O início das atividades está previsto para 2020, sujeita a obtenção de licenças costumeiras para esse tipo de operação.
Aeroporto Executivo
O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo inaugurou sua primeira fase em 16 de dezembro de 2019 e é o primeiro aeroporto executivo do Brasil, pensado há cerca de 10 anos, quando foi identificada uma oportunidade para contribuir para a melhoria da infraestrutura e serviços da aviação executiva.
Com estrutura e atendimento diferenciados da atual oferta no Brasil, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo conta com pista de 2.470 metros de extensão, 6.000 m² de hangar e 21.600 m² de pátios.
A Companhia trabalha nesse momento na internacionalização do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, de forma a tornar o portão de entrada de passageiros e investimentos no Brasil.
O modelo de negócios é similar a soluções implantadas em cidades como Nova Iorque, Londres e Paris, que, após desenvolverem aeroportos dedicados exclusivamente a aviação de negócios, contornaram o gargalo de capacidade dos aeroportos comerciais, mesma dificuldade verificada nos dois principais aeroportos da região Metropolitana de São Paulo.
O que são as ações da JHSF Participações (JHSF3)?
As ações de uma empresa são pequenos pedaços de tudo o que ela vale, o chamado capital social ou capitalização. A empresa vende suas ações em um evento chamado Oferta Pública de Ações para arrecadar recursos para investir em seu negócio. Se esse dinheiro for bem utilizado, a empresa irá crescer. E quem comprou as ações, os investidores, verão as ações que compraram valorizarem. Claro que eles também estão assumindo um risco ao comprar ações, sejam ações da JHSF (JHSF3) ou de qualquer outra companhia, pois nada garante que as coisas irão como esperado, por mais inteligência e habilidade que os administradores tenham. Porém, se tudo der certo, a companhia pode, inclusive, passar a lucrar mais. O que é bom, pois parte do lucro deve ser dividida com os acionistas, em forma de dividendos e juros sobre capital próprio.
Histórico da empresa e de suas ações (JHSF3)
- 1972 – Constituição da JHSF Construção e Planejamento
- 1974 – Construção da primeira agência bancária, atividade na qual a JHS não só foi pioneira, como seria líder por mais de 20 anos, com um total de mais de 1.000 agências bancárias construídas para mais de 20 instituições financeiras.
- 1980 – O primeiro passo em incorporação de edifícios residenciais marca o início das duas áreas de atuação, Incorporação e Construção, que levariam a JHS a construir mais de 6.000.000 de metros quadrados nos próximos 20 anos.
- 1980-1985 – O período foi marcado pela entrega de grandes obras, entre eles o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, a Pista de Provas da GM, o edifício sede da Bovespa e da BMF.
- 1992 – A JHSF lança os edifícios residenciais com padrão de acabamento globalizado, entre os quais se destacam o Edifício Paço do Sion e o Edifício Royal Gate.
- 1994 – A JHSF inova com o lançamento do Edifício American Loft, o primeiro do gênero em São Paulo.
- 1999 – A JHSF cria sua área de Propriedades, sendo a primeira empresa a implantar e explorar os edifícios AAA, com características e inovações técnicas superiores a tudo que havia no mercado, destacando-se o Edifício Metropolitan Office, na Rua Amauri, e o Edifício Platinum, na Rua Jerônimo da Veiga. A JHSF atua como sócia na incorporação do Edifício San Paolo, situado na Avenida Faria Lima.
- 2001 – A JHSF cria a divisão de Shoppings e marca presença no mercado com a inauguração do Shopping Metrô Santa Cruz, primeiro shopping totalmente integrado a uma estação de metrô do Brasil.
- 2002 – A JHSF Incorporadora lança o Edifício Paris, uma marca definitiva em edifícios-residências de alto padrão, com o tamanho dos edifícios americanos. O ano também é marcado pela inauguração do Edifício Banco Santos, na Rua Hungria, que é sem dúvida um novo marco na cidade de São Paulo.
- 2004 – Inauguração Edifício Paris marco dentre os residenciais classe A.
- 2006 – Lançamento Parque Cidade Jardim, o primeiro projeto de uso misto em larga escala no mercado brasileiro.
- 2007 – Aquisição do Fasano Hotels. Lançamento Fazenda Boa Vista, a primeira master planned community destinada a segunda residência.
- 2008 – Inauguração Shopping Cidade Jardim. O primeiro shopping a céu aberto de São Paulo, parte do Complexo Cidade Jardim. Inauguração do Hotel Fasano Rio de Janeiro projetado por Philipe Starck.
- 2009 – Lançamento Praça Vila Nova, residencial de alto-padrão
- 2010 – Inauguração Parque Cidade Jardim. Lançamento Benedito Lapin. Criação divisão Retail, divisão de varejo JHSF com as marcas Hermès, Emilio Pucci e Jimmy Choo. Inauguração primeira expansão Shopping Cidade Jardim. Lançamento Vitra, empreendimento com design de Daniel Libeskind. Inauguração Hotel Fasano Las Piedras em Punta del Este.
- 2011 – Inauguração segunda expansão Shopping Cidade Jardim. Inauguração do Hotel Fasano Boa Vista.
- 2012 – Inauguração do Shopping Bela Vista. Lançamento Residência Cidade Jardim. Inauguração Cidade Jardim Corporate Center. Início das obras do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo.
- 2013 – Inauguração do Shopping Metrô Tucuruvi. Inauguração do Shopping Ponta Negra. Lançamento Mena Barreto 423.
- 2014 – Inauguração Catarina Fashion Outlet. Lançamento Cidade Jardiim Townhouses.
- 2015 – Início das obras Fasano Ffith Avenue.
- 2017 – Inauguração do Hotel Fasano Angra dos Reis.
- 2018 – Inauguração Fasano Belo Horizonte. Inauguração Hotel Fasano Salvador. Inauguração CJ Fashion
2. AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da JHSF (JHSF3) estão na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
A Plataforma Unificada Multiativos (PUMA) extinguiu o pregão viva voz deixou de existir em 2009 e permitiu que todas as negociações acontecessem em meio eletrônico.
Você só precisa de um computador conectado à internet ou um celular com acesso à rede para investir em ações ou negociá-las.
Parece tranquilo, mas não é.
Milhões de brasileiros caíram nessa ilusão entre 2018 e início de 2020, entrando na bolsa achando que ganhariam rios de dinheiro com facilidade. Os investidores institucionais tiraram partido dessa euforia para vender ativos a preços cada vez mais caros. Até que veio a pandemia e derrubou os preços: milhões de pessoas e muitos fundos se viram obrigados a vender suas ações a preços cada vez mais baixos e, agora, os institucionais passavam a comprar, estimulando a queda e absorvendo ações de boas empresas a preços baixos.
Estima-se que mais de 80% dos volumes de negócios são de responsabilidade dessas mega corporações de investimento.
Esses participantes fortes precisam de muita liquidez para montar suas posições em ações e outros ativos. Eles se aproveitam de diferentes maneiras das quedas, das altas e mesmo das lateralizações (muitas vezes estimulando esses movimentos a seu critério através do controle do volume).
Assim, precisamos entender como esses participantes fortes estão atuando. Não dá para nos posicionarmos na venda se sabemos que eles estão acumulando ativos (comprando).
Atualmente, para isso, utilizamos o Raio X Preditivo, que explicaremos logo mais.
Quais ações a JHSF Participações possui?
A JHSF possui apenas ações ordinárias. Ações ordinárias dão direito aos acionistas a votar nas assembleias da empresa e cada ação corresponde a um voto. Ações ordinárias também têm direito a juros sobre capital próprio e dividendos (proventos).
Qual são os códigos das ações da JHSF Participações
O código de negociação das ações da JHSF é JHSF3. O dígito 3 indica que se trata de ações ordinárias. Todas as ações da bolsa brasileira são conhecidas por códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral.
As ações da JHSF Participações (JHSF3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da JHSF (JHSF3) são negociadas apenas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. No futuro, é possível que ela esteja também em mercados internacionais através de programas de recibo, como, por exemplo, as ADR, nos Estados Unidos. Os American Depositary Receipts nada mais são que recibos que são negociados em bolsas como a de Nova York, como se fossem as próprias ações. Porém, as ações propriamente ditas ficam custodiadas no Brasil por uma companhia financeira responsável por essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da JHSF (JHSF3) são os seguintes:
Nome | %ON – JHSF3 | %PN | %Total |
Fábio Roberto Chimenti Auriemo | 3,80 | 0,00 | 3,80 |
José Auriemo Neto | 11,92 | 0,00 | 11,92 |
Jhsf Par S.A. | 42,38 | 0,00 | 42,38 |
Capital Research Global Investors | 7,66 | 0,00 | 7,66 |
Flatly Global Ltd. | 2,72 | 0,00 | 2,72 |
Outros | 31,53 | 0,00 | 31,53 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3)?
Trade com ações da JHSF (JHSF3)
O trade consiste na compra e na venda de ações com a expectativa de, respectivamente, alta ou queda do ativo.
Na alta, compramos para vender quando as ações estiverem mais caras. Se caírem de preço, teremos prejuízo.
Na baixa, vendemos, para recomprar quando as ações estiverem mais baratas. Se subirem de preço, teremos prejuízo.
Esta última modalidade é a venda a descoberto. Alugamos as ações, vendemos e esperamos ficarem mais baratas. Depois, recompramos, a um preço menor. Ficamos com a diferença, depois de devolver as ações ao investidor de quem as alugamos e pagamos o aluguel.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade: operações que duram alguns dias
- Position trade: operações que duram algumas semanas
Cada uma dessas operações vai visar porcentagens de ganho diferentes, com menor ou maior alavancagem, com diferentes condutas de acompanhamento dos gráficos e exigência de participação do trader. Por exemplo, o day trade pede que ele fique de olho nos gráficos o tempo todo em que estiver operando.
Ganhar dividendos com ações da JHSF (JHSF3)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações é comprar os ativos a perder de vista, como se fossem uma poupança e ir acumulando ao longo do tempo. Geralmente, quem faz isso espera remunerar seus investimentos através do recebimento dos dividendos e frequentemente usa os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, recebe mais dividendos. Com mais dividendos, compra mais ações e assim por diante.
Claro, para isso, as ações devem ser boas pagadoras de dividendos: além de não haver falhas nos exercícios, o dividend yield, que mede a porcentagem que o dividendo representa diante do preço da ação, deve ser suficiente.
Considere os dividendos pagos pela JHSF nos últimos anos:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 20/12/2019 | 27/12/2019 | 20/01/2020 | 0,08 | 1,18% |
Dividendo | 29/03/2019 | 03/04/2019 | 11/04/2019 | 0,12 | 4,43% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Não importa se você é um investidor de longo prazo e olha para os fundamentos da empresa ou se é um trader que fica de olho no gráfico dos preços: se você não levar em conta o volume de negociações estará ignorando uma parte muito importante do “jogo”. Os big players dominam o volume e, através do volume na demanda e na oferta, através das posições que eles estão dispostos a defender, podemos tanto prever momentos de comprar e vender em trades como encontrar pontos ótimos de entrada em investimentos de longo ou longuíssimo prazo. Portanto, se estiver prestes a investir em ações da JHSF (JSSF3), não deixe de considerar o volume das negociações.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Custos da corretora: taxa de custódia e taxa de corretagem. A taxa de custódia está caindo em desuso devido à concorrência e outros fatores. A taxa de corretagem se refere a execução das ordens. É um pequeno valor referente ao tipo de ativo negociado, ao volume (de ativos ou financeiro). O valor varia entre as corretoras. O investidor pode comprar um plano pré-pago se fizer muitos negócios por mês
- Custos da bolsa: os emolumentos, que envolvem registro e negociação, incidem sobre o valor financeiro de cada operação de compra ou venda e equivalem a pouco mais de 0,03% sobre esse valor, para pessoas físicas. Atualmente, a bolsa também cobra uma taxa de 0,12% sobre os dividendos de carteiras de ações superiores a R$ 20 mil
- Imposto sobre serviços: o ISS incide sobre a taxa de corretagem em 5%
- O Imposto de renda é diferente para o day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia) e para as outras operações. Para o day trade, a incidência é de uma alíquota de 20% sobre o lucro e, a cada mês, podemos descontar os prejuízos dos meses anteriores. Calculamos os 20% sobre o saldo. Nas outras operações, a alíquota é de 15% sobre o lucro. Há isenção nos meses em que as vendas não foram iguais ou superiores a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia especializada em seguir a atuação dos grandes players institucionais, aqueles que têm condições de movimentar os preços através do volume.
Para isso, usa uma série de conceitos, técnicas e ferramentas que acompanham e interpretam as informações dadas pelo volume.
No Raio X Preditivo, o volume é uma informação mais importante que o preço. O preço, para essa metodologia, é mero efeito e o volume é a causa.
Se interpretamos a causa, nos adiantamos aos efeitos e conseguimos encontrar regiões saudáveis de trade: quando perdemos, perdemos pouco; e quando ganhamos, ganhamos muito.
A ideia é saber em que níveis de preço os big players se posicionaram e nos colocarmos ao lado desses participantes, com maiores chances de vencer a queda de braço do mercado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA JHSF PARTICIPAÇÕES (JHSF3)?
Você NÃO PODE dispensar o fato de que precisa fazer um curso sobre a bolsa de valores e sobre trade.
Um mercado tão competitivo como esse, não é para quem não tem um mínimo de conhecimento. E pode ter certeza de que uma maioria dos que entraram nos últimos meses na bolsa não têm.
Recomendamos o Raio X Preditivo.
Quando abrir sua conta na corretora de valores, comece a treinar as ideias que está aprendendo através de outros recursos grátis: a plataforma gráfica de negociação e a conta demo.
Alguns dirão que não vale a pena treinar na conta demo, pois nela não usamos dinheiro de verdade. Mentira. De fato, a conta demo não é a mesma coisa que a conta real. Mas não imagine que terá sucesso na conta real se não conseguir ter sucesso na conta demo, com “dinheiro de mentirinha”. A conta real é bem mais exigente.
Depois de treinar por tempo que julgar suficiente, recomendamos que inicie seus trabalhos na conta real. Para isso, precisará transferir dinheiro para sua conta da corretora e, pronto, pode começar.
9. CONCLUSÃO
Mesmo uma empresa que atende o público de alta renda pode vir a sofrer com uma possível recessão que se instale depois da superação da pandemia: menor renda, menos negócios, menos crescimento, menos consumo, atinge todas as camadas da população, embora alguns segmentos sejam mais resilientes. Porém, eventuais preços baixos de ativos podem ser favoráveis pontos de entrada em diversas ações da bolsa. Convém, porém, no momento dessa decisão de compra (ou venda) observar o posicionamento dos investidores institucionais – sempre mais informados e com maior capacidade de deslocar o preço através do volume. Essa análise é feita com maior probabilidade de acerto através das ferramentas e conceitos do Raio X Preditivo.